Izaías Almada: O samba do togado doido

Tempo de leitura: 3 min

O que chama a atenção no atual episódio do encontro no escritório do ex-ministro Jobim é o emaranhado de versões repercutidas na imprensa com o propósito simples e cristalino de desviar o foco das investigações da Polícia Federal e, sobretudo, das sessões da CPMI Cachoeira/Veja/Demóstenes no Congresso Nacional.

por Izaías Almada, em Carta Maior

Não! Não pense o leitor que vou aqui destilar mais uma catilinária contra o ministro Gilmar Mendes em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até por que o ex-presidente é maior de idade e saberá se defender muito bem, pois tem grande experiência política e sabe lidar com situações de saia justa.

O que chama a atenção no atual episódio do encontro no escritório do ex-ministro Jobim é o emaranhado de versões repercutidas na imprensa com o propósito simples e cristalino de desviar o foco das investigações da Polícia Federal e, sobretudo, das sessões da CPMI Cachoeira/Veja/Demóstenes no Congresso Nacional.

A “defesa” do senador Demóstenes na Comissão de Ética do Senado e as novas acusações do ministro Gilmar Mendes ao ex-presidente Lula, bem como o silêncio do contraventor Carlos Cachoeira na CPMI, formam um painel expressivo de como a bandidagem insiste em tentar melar a CPMI e livrar a própria cara e de outros meliantes envolvidos, em particular em órgãos de imprensa comprometidos com toda essa semvergonhice.

Um escárnio com o Brasil que tenta trabalhar, vencer enormes desafios nas áreas da educação, da saúde, de saneamento básico. De um Brasil que tenta passar seu passado ditatorial a limpo, que tenta acabar com os juros escorchantes cobrados pelos bancos privados. De um Brasil que quer incentivar e aumentar o seu parque industrial, consolidar seu mercado interno, desenvolver regiões como o nordeste e tirar milhões da pobreza.

O discurso do senador Demóstenes na Comissão de Ética é uma pérola de cinismo e deboche com a sociedade brasileira, delatando alguns companheiros de viagem, invocando a proteção divina e sugerindo, vejam só quanta honradez, que a CPMI cumpra a sua função de ir a fundo na sua tarefa, como se ele – Demóstenes – estivesse ali por acaso ou, como cinicamente afirmou, por uma grande perseguição pessoal.

Antes dele, os jornais já haviam estampado a fotografia do silêncio de Cachoeira, com aquela expressão de quem encara o país de frente e – como o célebre personagem do saudoso Chico Anísio – pergunta: “Sou, mas quem não é?” Milhões não são, bicheiro Carlinhos, milhões não são. E esses muitos milhões exigem justiça e, acima de tudo, respeito. O seu silêncio na CPMI é o silêncio dos covardes.

E agora vem o valente e destemido ministro Gilmar Mendes, esse exemplo de profissional discreto para o cargo que ocupa, a lançar suspeitas para todos os lados, sempre e quando essas suspeitas possam atingir o ex-presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores, alguns de seus aliados e a esquerda de um modo geral.

Há quem diga que não existe crise nenhuma e que o Brasil real não está dando bola para essas diatribes de Gilmar Mendes & Cia. Será? É sempre recomendável que em política nenhum de nós se comporte como os avestruzes que enfiam a cabeça no buraco. Crises políticas e institucionais podem surgir em 24 horas a pretexto deste ou daquele acontecimento.

Senão vejamos: militares da reserva e alguns da ativa, segundo se depreende por manifestos aqui e ali, estão receosos ou mesmo contra a instalação e os trabalhos da Comissão da Verdade; fazendeiros e usineiros estão descontentes com os vetos da presidenta ao Código Florestal; os bancos privados ainda não engoliram a baixa dos juros e não vão abrir mão assim sem mais nem menos de seus escorchantes lucros; os conglomerados mediáticos andam assustados com medidas ou leis que possam vir a regular a atuação do setor com a criação de uma nova Lei de Meios. Tudo isso a um só tempo.

Juntos, esses setores, mesmo que com alguns conflitos de interesses entre eles aqui e ali, sempre estiveram nas trincheiras do obscurantismo, do conservadorismo, apenas em defesa de seus negócios e contra os direitos dos trabalhadores que constituem a maioria da população brasileira. Não há que superestimá-los, concordo, mas também não se deve subestimá-los.

Quando um país que inicia sua caminhada para a maioridade tem na sua mais alta corte de justiça um togado cuja atuação e o linguajar lembram mais nossas jagunçadas interioranas, torna-se necessário que botemos as barbas de molho. Ninguém é bandido até prova em contrário… E muito menos santo.

Escritor e dramaturgo. Autor da peça “Uma Questão de Imagem” (Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos) e do livro “Teatro de Arena: Uma Estética de Resistência”, Editora Boitempo.

Leia também:

Mark Weisbrot: Apostando na crise para justificar a ditadura dos bancos

Cynara Menezes: Gilmar Mendes tentou usar Ayres Brito como escada

Mino Carta: “Nunca escrevi uma única, escassa linha para louvar os torturadores da ditadura”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leandro Fortes: Sobre bajuladores e bajuladores « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Izaias Almada: O samba do togado doido […]

Doris Gibson

Almada, tenho estado em alerta justamente quanto ao que você adverte no antepenúltimo parágrafo. Já cheguei a conversar com o meu vereador, Marcelo Santa Cruz, a respeito. Disse-lhe: esta gente está bem longe do pijama e das pantufas. Mas ele acha que não há risco; que não há “clima internacional para isso”!

Ildefonso Murillo Seul

E curioso notar que se pesquisar no Google o nome “Gilmar Mendes”, na terceira linha a terceira palavra que aparece é “corrupto”!

Acertou quem disse que é o Gilmar XUXA. So falta falar que foi abusado na infancia e a culpa é do Lula e do PT.

“Joaquim Barbosa Falou

E o Dallari Avisou:

O GD é picareta com anel de Doutô!!!

Bonifa

Pensam que Demóstenes se entregou? Quem passa a vida inteira a se regozijar de estar enganando milhões de trouxas, acreditará sempre que será possível continuar enganando. Embora a realidade crua já o aponte como um dos mais simbólicos réprobos do país, ele não vê motivos para não acreditar que escapará da cassação.

    pperez

    Não creio que este verme tenha algum sentimento em perder um cargo publico da relevancia de um senador da república.
    Como qualquer bandidinho chinfrim, deve estar agora matutando como gozar as delicias da vida com os milhões que tem guardado nas lavanderias e laranjais espalhados pelo Brasil afora e alhures!

Gerson Carneiro

Podemos dizer que a mais recente capa da revista do crime é um solfejo do samba do togado doido.

A revista do crime diz aos seus leitores que a CPI foi criada por Lula para se vingar da imprensa e agora a CPI se volta contra Lula.

É uma teoria que não convence ninguém que não seja assinante. Apenas agrada leitores assinantes.

Gerson Pompeu

É um absurdo que se possa ser ministro da mais alta corte sem ter sido juiz de carreira. Um juíz deve ser neutro, já o advogado sempre toma partido, seja defendendo ou acusando.

abolicionista

Como todo monopólio, a mídia está fazendo de tudo para proteger o seu quinhão. O PT, não se sabe se por falta de vontade ou força política, fecha os olhos e finge que não vê. A elite agradece e a população, como de costume, repousa em esplêndida ignorância. O mais triste é que, pelo andar da carruagem, a elite escravista ainda tem vida longa no Brasil…

Fabio Passos

Se gilmar dantas & rupert civita ousam produzir fraudes em série é porque tem segurança que vão permanecer impunes.

Nós é que não podemos tolerar isso.

Se pulhas como gilmaluco e civita continuarem fazendo impunemente suas bandalheiras o Brasil vai permanecer indefinidamente refém destas “elites” atrasadas e corruptas.

Ary

Afinal de contas, o que a Xuxa e o Gilmar mentes tem em comum? O comportamento retardado. Ambos levaram uma eternidade para denunciar o malfeito. Gilmar, vulgo “Xuxa”.

mariazinha

Inteiramente de acordo em botar as barabas de molho; essa gente citada não é gente. São demônios em forma de gente, dispostos a tudo para conservarem poder sobre as massas e regalias demoníacas com que refestelam-se assaltando o Estado brasileiro.

alício

Togado doido é pouco.Ele tem o DNA de Hitler. Foi assim que aquele louco começou. Só que hoje tem os “blogs” sujos para denunciar.Goebell só a rede grobo, mas não cola mais repetir uma mentira exaustivamente até virar verdade, não é hômi da CIA que fala num jornal da nefasta TV na hora em que a maior parte do cidadão de bem já está no terceiro sono?

Carmen Regina Dias

Bravo! Compartilho suas idéias em intensidade e verdade.

As gerações futuras veráo claramente a insidiosa teia tenebrosa em que se
esteve enleado todo um País, por culpa e desgraça do Partido Golpista e que a atual geração apenas começa a perceber, graças à Internet.

Hoje ficou mais difícil enganar o povo. Ao menos o povo que, votando, elege seus governantes.
Hoje queremos governantes de extremado idealismo e fraternidade.
Feito Lula, feito Dilma.

o mais a gente sabe o que é.

Marat

É por essas e outras que eu afirmo: Jornalista sério tem fontes; jornalista da veja tem cachoeira!!!

pperez

Esta CPMI das trampas do Demostenes com o crime organizado e as peraltices da imprensa golpista na minha opinião,entrou no jogo para ofuscar a outra da Privataria Tucana, cuja lama impediria os tucanos alçar voo tão cedo!
Esta poderia revelar os bastidores da politica e do empresariado brasileiro para roubar e lavar descaradamente dinheiro publico.
FHC e Serra ora atentos espectadores desta CPMI, poderiam estar agora suando sangue se somente alguns documentos do livro do Amaury viessem ao debate!
Enquanto isto não ocorre, agradeçamos ao deputado que fez do seu destempero verbal a nossa voz, ao ter a paciencia capitulada diante de tanto cinismo e covardia.

Deixe seu comentário

Leia também