Fernando Brito: Os mascates da Petrobras não descansam

Tempo de leitura: 4 min

17/02/2012

O professor Rogério Furquim Werneck, um dos decanos do ninho neoliberal instalado na PUC do Rio de Janeiro,  volta à carga hoje, na sua coluna, contra a Petrobras.

O seu artigo anterior, prevendo uma Petrobras imobilizada, levou, no mesmo dia, uma tunda do pessoal que não confunde a profissão de economista com a de caixeiro, aqueles mascates tão simpáticos do passado, que se preocupavam em vender tudo, bem rápido,  como melhor preço possível e voltar logo para encher de novo o baú de mercadorias, para repetir a dose, enquanto as costas aguentassem o fardo.

Levou uma tunda porque, no mesmo dia, a Petrobras vendia títulos em volume recorde – US$ 7 bilhões – e pagando os menores juros já obtidos em toda a sua história.

Porque, ao contrário dos caixeiros, o mercado heavy-metal está olhando a empresa no médio e longo prazo e sabe que suas perspectivas não são boas, são ótimas.

Porque a Petrobras tem as três coisas que são necessárias para fazer uma grande petroleira.

A primeira, é óbvio, é petróleo. E as jazidas brasileiras, no cálculo mais modesto, vão chegar a 40-50 bilhões de barris. Com otimismo, talvez ao dobro.

E a reserva estabelecida pelo regime de partilha estabelecido no lugar das concessões que vigiam garantem a ela o acesso a este mar de petróleo.

A segunda, é capacidade técnico-operacional e tecnológica para explorar este petróleo de águas ultra profundas, bem diferente de furar no deserto de monarquias e regimes “domados”.  Nem o mais sectário adorador das multinacionais é capaz de negar a liderança absoluta de empresa neste segmento exploratório.

E a terceira, e é aí que a coisa começa a pegar com o nosso mascate intelectualizado, é capital. Porque ela tem um sócio controlador que não apenas pode capitalizá-la como, neste processo ampliar sua fatia na propriedade da empresa e, portanto, na absorção dos lucros que todos sabem – inclusive o professor Furquim – que ela vai gerar.

Curioso que o professor se escandalize com o fato de que o Governo Federal colocou nela – e não foi grátis, pois a cessão das jazidas já mapeadas de Franco e Libra é, como diz seu nome, onerosa, isto é, a União será remunerada por elas – “R$ 75 bilhões de preciosos recursos do Tesouro”.

Deculpe, professor, mas é da lógica do mercado que o sócio majoritário de uma empresa com perspectivas brilhantes coloque nela capital, porque está colocando onde terá retorno.

A alegação que estes recursos poderiam ser alocados em outras áreas é que se constitui, para usar suas próprias palavras, num “primitivismo estarrecedor”.

E não é preciso uma construção teórica para o provar. Basta perguntar –  ao Dr. Furquim Werneck, inclusive – se ele pode apontar os benefícios que o povo brasileiro, dono da Petrobras, auferiu com a venda de parte de seu capital na Bolsa de Nova York, na forma de ADRs, no período FHC. Nem mesmo abateu-se na dívida pública ou se acumularam reservas.

Trocamos um naco da Petrobras – só em parte recuperado com a capitalização – por um nada. Ou por despesas que – mesmo admitindo que não houvesse uns espertalhões de outro tipo de PAC, um “Plano de Acumulação no Caribe” – não deixaram nenhum benefício perene para o Brasil.

Como o tolo da história da galinha dos ovos de ouro, ele reclama que tudo está devagar demais. Que o ouro poderia vir mais depressa se a Petrobras não teimasse em usar o plano de investimentos que terá, obrigatoriamente, de realizar para explorar estas reservas num processo de compras nacionais que gere novas plantas industriais, emprego, riqueza e conhecimento dentro do Brasil.

No “primitivismo estarrecedor” do professor Furquim, por exemplo, teria sido um erro a Petrobras encomendar os navios que levantaram a indústria naval brasileira. Na lógica do mascate, se tem navio para vender lá fora, para entregar mais rápido e custando um pouco menos, é lá que temos de comprar.

Foi assim que o mascate mais festejado do Brasil, o sr. Roger Agnelli, comprou a “Frota do Mico”, os supergraneleiros que, quando não racham, não podem aportar na China.

Ao professor Furquim, com a lógica do caixeiro, pouco se lhe dá, por exemplo, que a encomenda bilionária de três dezenas de sondas de águas ultraprofundas tivesse sido feita aqui. Ao contrário, ele é capaz de provar, e com razão, que se poderia comprá-las na Escandinávia ou na Coreia talvez até uns 10% mais baratas e com entrega mais rápida.

Ele se agarra na entrevista (ótima, por sinal) do ex-diretor de Exploração da empresa, Guilherme Estrella, de que há um ônus imediato na contratação de equipamentos aqui, que faz uma vinculação entre a velocidade de exploração e a  capacidade nacional de prover, em boa parte, os equipamentos industriais que ela irá demandar para rebater uma  resposta de empresa de que as compras nacionais não guardariam essa relação.

Ora, se algum texto de assessoria afirmou isso, desta maneira, está mais que claro, nos discursos que fizeram a nova presidente da Petrobras, Graça Foster, e a própria  presidenta Dilma Rousseff, que essa é uma orientação estratégica.

Aqui não se cometerá a tolice da história da galinha dos ovos de ouro, de correr loucamente para arrancar todo o petróleo, seja como for, para vender seja como for.

Porque nem mesmo o caixeiro, que pratica essa lógica na venda de quinquilharias, age assim quando se trata dos bens próprios, ao que pertence à sua família. Ou aos “batricios”.

Quando se trata de uma riqueza imensa, não-renovável, estratégica, só pode praticá-la quem é outro tipo de vendedor.

Que geralmente são, ao contrário dos cansados caixeiros que viajavam pelo país, encantando as nossas cidadezinhas remotas, homens “cultos”, bem-vestidos e de modos sofisticados.

Mas, na sua alma de desamor a este povo e seu futuro, pensam com um lápis preso na orelha e oferecem-se como os mascates do Brasil.

Leia também:

A manipulação dos dados de crimes em Minas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hell Back

O Neoliberalismo não deu certo até no país (E.U.A.) onde o mesmo foi elaborado. Porque daria certo em um outro país?

Eunice

Essa gente se dá a qualquer serviço, como se sabe. Estejamos alertas e até muito mais que isso, preparados. Agem em conjunto e usam a mais sórdida das armas: a mentira. E atacam de surpresa. E estão inconformados com as mudanças nas mentes. Gente perigosa.

Cleverton_Silva

Estes entreguistas são fraquinhos demais. Só os alienados cheirosos acreditam no papo furado deles. Se a Petrobras tem capital para investir e uma missão estratégica de contribuir com o desenvolvimento do país, pagar 10% a mais para estimular a índústria do Brasil é um preço pequeno a pagar. Agnelli e o seu estímulo à indústria naval chinesa (navios chineses que não podem aportar na China) é uma das maiores piadas do mundo dos negócios, um verdadeiro negócio para a China. O ignorante Werneck ignora que à medida que os fornecedores da Petrobras forem se estabelecendo, poderão aumentar a oferta e os preços caírem, o tempo de produção também. Os privatas do pior salário do Brasil e demonios não conhecem o país onde vivem.

Rafael

Interessante como essa Beattrice se apega a um um detalhe que não quer dizer nada. Insiste em dize que conceder um aeroporto é privatizar. Sinceramente o Estado não precisa ter aeroporto, se fosse privado não faria diferença alguma. O que o Brasil precisa ter controle é da Petrobras, CEF, BB, BNDES, da Vale que fhc deveria ser preso duvido que tudo que já foi corrompido desde do ano 1500 chegou perto do que foi entregar a Vale. O Brasil precisa ter controle sobre empresas de energia, mantê-las estatais CHESF todas empresas de geração, transmissão e distribuição de energia. Proteger essas empresas é extremamente importante para soberania e desenvolvimento do Brasil. Ficar discutindo que o governo concedeu um aeroporto, condedeu a operação do aeroporto e mesmo assim a Infraero estatal ter 49% e o governo arrecadar 24,5 bilhões de reais, valor que deve ser maior ou igual ao que o fhc arrecadou durante todas a privatizações do seu governo e usar isso como comparação com o que foi a privatização do FHC é coisa de idiota.

    beattrice

    Essa Beattrice se opõem a privatarias em que o ESTADO brasileiro vende o patrimônio público,
    o que já foi repudiado pelo povo brasileiro nas urnas
    em tres eleições presidenciais.
    Quanto às ofensas pessoais, constitui traço comum ao "caráter" dos dilmistas de plantão no blog
    que tomam de assalto em qq crítica a dona Dilma [Solange] ou seus ministrinhos.

    jaime

    Existe uma nova seita em atividade, chamada Dilmolatria. Tudo o que ela faz é bom, porque investida da sabedoria divina. Assim, consegue transformar pedras em pão e entreguismo em desenvolvimento. A Petrobras é das poucas coisas que me faz não ter inveja da Argentina, onde agora mesmo estão investigando os preços cobrados pelas petroleiras privatizadas, que têm custos argentinos e preços internacionais, exatamente ao contrário daqui. PIB de 2,79%? Economista? Pelamordedeus!

Matheus

1) A Petrobrás mostra a sua competência e refuta os sofismas sobre a "ineficiência de tudo o que é público". Ótimo, que bom! Mas também precisamos nacionalizar todos os recursos do subsolo e acabar com esses "leilões" sujos que estão multiplicando o capital do Eike, da Chevron, etc. Investigar e reverter a privataria tucana, para retomar o controle estatal democrático dos setores estratégicos para o desenvolvimento e a soberania nacionais.
2) A privataria tucana e a petista são ambas privatarias, sem desculpa. As diferenças mínimas, exageradas ao extremo pelos pelegos governistas, não tornam esse entreguismo menos condenável e vergonhoso. Precisamos lutar contra TODAS as privatizações. É ingenuidade acreditar que haverá um "neoliberalismo com face humana", um "entreguismo progressista" ou algo semelhante. A privataria seve apenas aos financistas que adquirem as empresas e serviços públicos e aos políticos corruptos que as vendem.
3) Além de reverter a devastação neoliberal e imperialista da economia brasileira, é necessário ir além e pensar na nacionalização de outros setores, a começar pelos bancos.

    Airton

    Matheus, concordo totalmente com vc. Só que dos males, o menor.

ZePovinho

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-propos

A proposta de venda do BB no acordo com o FMI
Enviado por luisnassif, dom, 19/02/2012 – 23:27

Por Waldyr Kopesky

Acordo de 1998 com o FMI referendava compromisso de "alienar" BB, CEF e BNDES

Nassif, viu isso? É a minuta de um "Acordo Stand By" do Brasil com o FMI à época (1998), comprometendo-se a fazer ajustes fiscais e medidas regulatórias futuras no sistema financeiro nacional que incluiriam a privatização de estatais (com seus ativos incluídos) como BB, CEF e até mesmo o BNDES! Isso em troca de mais linhas de crédito junto à instituição, o que apenas aumentaria ainda mais a dívida externa brasileira e reduziria drasticamente a estrutura governamental de ação e regulação junto ao sistema financeiro – justamente o que nos salvou da crise de 2008. O documento todo é explosivo (pelo tom de submissão e complacência), mas vale citar o item 18:

"…Com determinação, o governo dará continuidade à sua política de modernização e redução do papel dos bancos públicos na economia. O Banco Meridional uma instituição federal foi privatizado em 1998 e, em 1999, o sexto maior banco brasileiro, o BANESPA, agora sob administração federal, será privatizado. Ademais, o Governo solicitou à comissão de alto nível encarregada do exame dos demais bancos federais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, BNB e BASA) a apresentação até o final de outubro de 1999 de recomendações sobre o papel futuro dessas instituições, tratando de questões como possíveis alienações de participações nessas instituições, fusões, vendas de componentes estratégicos ou transformação em agências de desenvolvimento ou bancos de segunda linha. Essas recomendações serão analisadas e decisões serão tomadas pelo Governo antes do final do ano, sendo que as determinações serão implementadas no decorrer do ano 2000…"

O link para o texto inteiro é esse :http://www.fazenda.gov.br/portugues/fmi/fmimpe02.asp

É grave a revelação desse documento, pois deixa claríssimo as reais intenções do governo de então em relação ao que ele imaginava ser o futuro do País, não acha? E desmonta todo o discurso de que a política de Lula seguiu à risca a cartilha econômica de FHC e que, esta, nos levaria inequivocamente à posição e cenário privilegiados do Brasil, hoje…

Jacó do B

Se esse aspone está preocupado com investimento do governo federal em empresas em que ele é acionista, devia estar cobrando do Ministério Público Federal cadeia para o sr Roger Agnelli, incompetente e protegido da direitalha/Pig Brasileira. A Vale tem como acionista o BNDES.

FrancoAtirador

.
.
Irã suspende venda de petróleo à França e ao Reino Unido.

Agência France Press (AFP), em Teerã, via CartaCapital

http://www.cartacapital.com.br/internacional/ira-

Polengo

Deus, ogum, rá, buda, qualquer um ou todos, tenham piedade daqueles que sentem saudades de tirar os sapatinhos.

FrancoAtirador

.
.
Comparativo da rentabilidade das ações da Petrobrás PN
com as variações de índices de preços, poupança e dólar.

Período: de 04/07/2000 a 02/08/2010
.
.
PETROBRÁS PN (PETR4) = 523%
.
.
IGPM = 132%
.
.
IPCA = 92%
.
.
CADERNETA DE POUPANÇA = 124%
.
.
Variação do DÓLAR = -3,4877%

Cotações:
04/07/2000 = 1,8121
02/08/2010 = 1,7489
.
.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,de-20
http://www.calculoexato.com.br/menu.aspx

Jose Olavo

E depois o Morigoni diz que todos os partidos são iguais…Vai ser sectário assim lá no inferno,,,

Jose Olavo

Isto é um alerta. Eles estão dcoidos para voltar ao poder para poder vender a Petrobras, BB, CEF e até os aeroportos que foram concedidos eles vender. São os vendilhões da pátria. PSDB nunca mais…

    beattrice

    Os aeroportos foram PRIVATIZADOS, ou alguém aqui finalmente, depois de 2 semanas durante as quais venho perguntando incessantemente, vai dar um único exemplo de uma concessão de serviço no Brasil por 30 anos que foi suspensa ou cancelada???

    Jose Olavo

    V sabe o que vai acontecer daqui a 30 anos? V deve jogar na mega sena para ganhar o prêmio já que sabe o que vai acontecer daqui a 30 anos…
    Priovatização nunca mais…PSDB nunca mais.

    Airton

    Cara Beatrice, não sei se voce observou que os aeroportos foram concedidos por até 30 anos e por 40 bilhões de reais para os cofres publicos, contando os 24 pagos e mais 16 bi em ivestimentos que, ao fim, voltará totalmente para a mão do governo. A Vale do Rio Doce, só pra comparar, não foi concedida. Foi doada pela módica quantia de3, 4 bilhões, enquanto seu valor de mercado era de… 300 bi de reais (100 bilhões de dólares na época em que um dólar valia 3 reais). Isso sim, é mais que "privatização". É doação de patrimônio público. A tentativa de algumas pessoas do PSDB (as menos inteligentes, claro) querer comparar, é algo para se rir. Por tanto, essa concessão, ao contrário das privatizações tucanas, só vai trazer benefício para o povo. Ainda bem que não conseguiram privatizar a Petrobrás. A Vale mandou 6 mil trabalhadores para a rua, quando ouviu dizer que viria uma crise; a Petrobras continuou investindo e contratando serviços, gerando emprego e renda. A Vale para 850 milhões por ano de royalties e impostos; a Petrobras paga 27 bilhões. A Vale investe 250 milhões por ano em meio ambiente; a Petrobras. Se com isso voce não estiver satisfeita, vote no Serra!

    beattrice

    Em primeiro lugar e antes de tudo seria muito gentil que respondesse à pergunta:
    cite por favor UMA ÚNICA "concessão" por 30 anos que tenha sido suspensa, revista, cancelada.
    Depois da resposta conversamos.
    Quanto ao Serra, não representa a única alternativa de voto, não sei se você observou.
    Em tempo,
    os petucanos precisam arrumar um discurso melhor, o do lobo mau ou do tucano mau não vai colar para sempre, sobretudo depois da PRIVATIZAÇÃO dos aeroportos.

    Alvaro Tadeu Silva

    beattrice, seu traveco de uma figa, uma concessão como a Rodovia Presidente Dutra foi na verdade, uma privatização da estrada. Na época medieval, quem circulasse pelas terras do duque, conde, barão, etc., tinha de pagar pedágio. A concessão dos aeroportos deu-se com a INFRAERO dona ded 49% dos negócios. Você não é apenas burro, é um mau caráter.

Arlene

Um pulha.

José Figueiredo

Viva o Nacionalismo!!!!!

rita

facil batizem de petrobrax e vendam tudo…
outra coisa: a petrobras cresceu pois teve ambiente para isso… acho que é obra de getulio, uma empresa estrategica que teve ambiente para o investimento e a pesquisa tecnologica. criamos um gigante…já pensou se em outras coisas tivessem feito o mesmo? tipo, carros… o brasileiro tem criatividade de sobra…

FARPA

Os traidores do Brasil não descansam. As privatizações criminosas do FHC acabaram com as ferrovias, a industria naval, entregaram as telecomunicações com financiamento do BNDES e como resultado pagamos as TARIFAS MAIS CARAS do mundo, só não venderam o banco do Brasil, a CEF e a Petrobrás, a preço de banana e muito dinheiro nas contas deles em paraísos fiscais, porque não deu tempo. Mas, com apoio do PIG, que é o mais bandido de todos, voltam a carga. Precisamos de leis, e pena de morte ou prisão perpétua, como nos EUA, para entregadores e traidores do nosso povo.

    beattrice

    Vamos aguardar a taxa de embarque e demais serviços em aeroportos privatizados.

Riri Farinha

Oi, Fernando. A lógica do caixeiro se aplica de forma fidedigna à "antilógica" do indigitado autor. Que bom ler, num domingo de carnaval, tão inspirado texto. Parabéns, mais uma vez.

Paulo P.

DOMINGO, 19 DE FEVEREIRO DE 2012

Paul Crair Roberts: Tirania nos EUA já foi institucionalizada!
Paul Craig Roberts: Previsão para o novo ano – do Vermelho
QUANDO EM MARÇO DE 2010 DEIXEI A MINHA COLUNA NO CREATORS SYNDICATE E PUS A CANETA DE LADO, RECEBI TANTOS PROTESTOS DOS LEITORES QUE DOIS MESES MAIS TARDE COMECEI DE NOVO A ESCREVER. ESTA RENOVADA ATIVIDADE RESULTOU NESTE NOVO ANO NUM SÍTIO DE REDE PESSOAL (VER AQUI).

As minhas colunas vão aparecer primeiro no meu sítio. Os sítios onde os meus leitores estão habituados a encontrá-las podem continuar a publicá-las desde que ligadas ao meu sítio e indicando os direitos de autor. O sítio mantém-se se o apoio dos leitores o justificar. De outro modo, concluirei que o custo do sítio excede o valor daquilo que tenho para dizer.

Este passado ano não foi bom para os 99% e o novo ano parece vir a ser ainda pior. Esta crônica trata das perspectivas sobre a liberdade. A próxima será sobre as perspectivas econômicas.

As perspectivas para a liberdade são tristes. Os escritores críticos das guerras ilegais de Washington e da subversão da Constituição dos EUA podem ver-se em prisão indefinida, porque as críticas às políticas de Washington podem ser consideradas ajudas aos inimigos de Washington, podendo incluir organizações de caridade que forneçam ajuda às crianças palestinas bombardeadas e frotas que tentem fornecer ajuda humanitária a Gaza .

Os regimes de Bush/Obama estabeleceram as bases para a detenção de críticos do governo sem o devido processo legal. A Primeira Emenda tem sido restringida a todos, menos aos americanos snobs que cantam USA! USA! USA! Washington estabeleceu-se a si própria como procurador mundial, condenando outros países por violações dos direitos humanos, ao mesmo tempo que pelo seu lado bombardeia meia dúzia de países atrasados e ameaça vários outros com o mesmo tratamento, violando de caminho a lei fundamental dos EUA e as convenções de Genebra sobre a tortura a detidos.

CNTINUA EM….
http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2012

tonicco

É isso aí, colega. Esses vendilhões recebem "salários" diretamente dos gringos. São os traidores da pátria brasileira. Fiquemos de olhos abertos.

Zé Francisco

Dr. Furtim propõe um furtão. Tinha que ser um gênio da PUC/RJ.

    Viscount der Goldes

    " Tinha que ser um gênio da PUC/RJ. "
    Você quis dizer: "gênio". rs

Gersier

Eita que esses pulhas entreguistas com complexo de vira latas(tadinho dos cães) não dão sossego.

Brasileira

que delícia de texto, às vezes de fina ironia, a la "tapa com luva de pelica; às vezes, tiro de canhão. Deixou meu carnaval melhor em Sampa, cujo silêncio – esse senhor desconhecido em nossa frágil capital, dos mais altos decibéis do país – só foi tocado pela satisfição dessa leitura.

beattrice

Gostaria de ver a mesma defesa em relação aos aeroportos indevidamente privatizados pelo des-governo de dona Dilma Solange, que não respeita o patrimônio público nem a vontade nacional, que certamente desde 2002 rejeita a argumentação neoliberal.
E, segundo Morvan, o noticiário já anuncia também a liquidação dos portos brasileiros,
pela privataria petista.

    sergio m pinto

    Menina, estás precisando aprender, definitivamente, a diferença entre privatização, privataria e concessão de serviços.
    Ou quem aluga apartamento, por exemplo, nunca mais tem o imóvel de volta?

    Bonifa

    Beatricce, Deus queira que você não tenha razão.

    beattrice

    E tem gente precisando aprender a diferença entre militancia e cartão-ponto.

    Gustavo Pamplona

    Beattrice…

    Eu fiquei 1 mês e 10 dias sem comentar aqui (consequentemente não acompanhava os comentários direito) e notei que vocês estavam chamando a Dilma com este "Solange" no meio.

    O que significa isto?

    —-
    Desde Jun/2007 notando Solanges em Dilmas no "Vi o Mundo"! ;-)

    beattrice

    Singela homenagem à mais nova qualificação de censora de dona Dilma, relembrando portanto dona Solange dos tempos ditatoriais.

Paulo P.

Os Antípodas da Realidade que nos é Pintada…

Publicado: 18/02/2012 | Autor: minhamosca |
»
Nos antípodas da realidade que nos é pintada (à força) estão a Islândia e a Grécia, ou Portugal, ou a Irlanda, ou a Espanha, ou a Itália, ou os outros que obviamente se seguirão, a não ser que o mundo “acorde”. Desses antípodas é-nos continuadamente dito, transmitido, exclamado, escrito, proclamado de forma descomplexada que a presença de um país no euro é essencial, vital, importante, inquestionável, positivo, entre outros adjectivos, de tal forma que a esmagadora maioria do Zé Esquecido (povo) é esmagado pela sua própria incapacidade critica em relação à relação de promiscuidade existente entre os poderes políticos, económicos (casinos) e aqueles que deviam ter a função de informar. Chega a ser cómica a forma como o mundo nos é pintado pelos meios de comunicação generalistas, pelos seus pseudo-experts, pelos seus comentaristas de banca(da), tal a forma tendenciosa/silenciosa, pretensiosa e insistentemente quase ignorante como aborda os temas centrais que afectam o nosso dia-a-dia, o nosso futuro mais próximo, o nosso real futuro daqui a uns anos.

Islândia. Quantas vezes nos últimos anos ouvimos, lemos, vimos na televisão falar dela?
Porquê o continuado silêncio em relação ao que se passa na Islândia?

————————————————————-

continua…. http://minhamosca.wordpress.com/2012/02/18/os-ant

    Bonifa

    Sabe porquê deixaram de presssionar a Islândia? Porque ela é famosa, mas é muito pequena. É menor, geográficamente e o PIB também, que cidade de Ribeirão Preto. Em compensação, colocaram seu nome no Índex Neoliberal: É proibido divulgar notícias da Islândia.

Paulo P.

Assistam aos heróis do prof. Furquim Werneck em ação…
http://www.youtube.com/watch?v=rtTGAg5gUyw&fe

Joaquim Silva Xavier

Rogerio Furquim Werneck????

Eu já ouvi esse sobrenome…

Carlos Furquim Werneck de Lacerda, agente da Central Inteligence Agency no Brasil, seria seu parente, Professor?

E o senhor?
É agente da CIA também?
Ou da NED?

    Julio Silveira

    Será que é parente do Carlos Lacerda? Era só o que faltava ter deixado um descendente para nos assombrar.

    Antonio Abreu

    Assombração é com Lúcia Hipólitto, outro não, CHEGA!!!

    Jacó do B

    Deve ser parente da Dorotéa Werneck, "Sinistra" do Planejamento no Governo Collor.

Alexei_Alves

Tenho orgulho de ser um dos milhões de donos da Petrobrás… e ai de quem tentar tirar isso de nós.

ZePovinho

Os neoliberais sofrem de ejaculação precoce,mizifio Azenha.

    José Ricardo Romero

    Ótimo, Seo Povinho. É isto mesmo. São mentalmente ou safados ou retardados, e sofrem de males típicos da adolescência: pressa, desconhecimento e falta de reflexão.

    ZePovinho

    Eles ainda têm a mentalidade de 1500,Romero.Querem extrair o máximo de pau-brasil e,depois,ir morar na Europa.Esses cupins de pau-brasil(não as saúvas) são o mal do Brasil.
    Eles não mudam.Não vão mudar.Como já disse por aqui,trabalhei no meio da direita.Eles ficam tirando onda do povo brasileiro naqueles almoços,jantares e festas depois das eleições.Dizem que o Zé Povinho não passa de gado e se referem assim quando passamos espremidos nos ônibus,metrôs e trens.
    A Petrobrás representa um projeto de nação.É muito mais do que uma empresa de petróleo.

josé do ceará

Alguém duvida de que pessoas assim,na realidade, gostariam de ver a petrobrás vendida a preços módicos às multis internacionais ?Para eles, é melhor ser dependente de tecnologias desenvolvidas no exterior(que chique) e pagar ,eternamente,Royalties por isso(que legal).Melhor é não desenvolver corpo tenico brasileiro(engenheiros,técnicos, pesquisadores) se podemos comprar tudo em dólar na noruega, nos eua etc.Inteligente mesmo, é doar o pré-sal para um oligopólio poderossissimo e deixar seu futuro nas mãos de agencias reguladoras capturadas.Por que ,segundo,o texto dele, comprar sondas,plataformas e gerar empregos no Brasil se podemos dar empregos aos coreanos,singapurenses ? A resposta: devem achar que todos somos idiotas…

RicardãoCarioca

A folha de pagamento dos americanos aqui no país não é pequena!

    Zé Francisco

    Talvez a intenção de Furtim seja entrar nesta folha. E para a Folha também.

Deixe seu comentário

Leia também