Emir Sader: A hora do resgate de São Paulo é agora

Tempo de leitura: 2 min

por Emir Sader, no seu blog

São Paulo, uma das cidades mais extraordinárias do mundo, se tornou uma cidade triste, cinzenta, cruel, de exclusão, de discriminação, de intolerância. Tornou-se a cidade mais injusta do Brasil, pela brutal polarização entre a mais desenfreada riqueza e os maiores polos de pobreza, de miséria, de abandono do Brasil. A isso ficou reduzida nossa querida São Paulo nas mãos da sua elite e dos partidos que a representam.

A chance de seu regate é agora. Pelo desgaste das políticas da direita e pela conjunção de fatores que levou Fernando Haddad a liderar as pesquisas. Não por acaso o resgate é comandado por um ex-estudante da USP e um ex-operário metalúrgico do ABC – algumas das grandes marcas que de São Paulo, de que nos orgulhamos tanto.

São Paulo foi guindada, pelas mãos da sua direita, à condição de uma cidade que renega o que ela tem de melhor. Renega a diversidade, renega os movimentos sociais, renega os trabalhadores nordestinos – que construíram, com suas mãos e seu sofrimento, a riqueza de São Paulo -, renega a cultura, renega sua relação com o Brasil, renega o seu povo.

Uma São Paulo que virou as costas para o outros estados, virou as costas para Brasil. Uma São Paulo que tentaram manter à margem do maior processo de democratização econômica e social que o país já viveu. À margem do reconhecimento e extensão dos direitos básicos a todos os cidadãos brasileiros, antes marginalizados pelos governantes, especialmente no governo tucano acentuou a desigualdade, a miséria e a pobreza no Brasil.

Ao invés de “locomotiva da nação”, como apregoa a velha elite paulista, tornou-se objeto de vergonha nacional – pela miséria, pela discriminação, pelo racismo, pela violência policial e dos grupos extermínio, pela decadência de seus sistemas de educação e de saúde pública, entre tantas outras vergonhas.

Agora chegou a hora do resgate de São Paulo. Chegou a hora de colocar São Paulo no mesmo processo que tem feito o Brasil avançar, pela primeira vez, na superação da sua maior chaga – o de ser o país mais desigual do continente mais desigual do mundo.

Chegou a hora, as condições estão dadas, se juntam as prementes necessidades com as excelentes perspectivas. Vamos, todos ao resgate de São Paulo. Essa cidade carece e merece esse resgate. O povo paulistano necessita. O Brasil precisa de uma São Paulo justa, humana, solidária. Vamos ganhar para realizar, juntos o resgate de São Paulo.

Leia também:

Lincoln Secco: Supremo político

Ramatis Jacino: O sonho do ministro Joaquim Barbosa pode virar pesadelo

Comparato: Pretos, pobres, prostitutas e petistas

Dalmo Dallari critica vazamento de votos e diz que mídia cobre STF “como se fosse um comício”

Rubens Casara: “Risco da tentação populista é produzir decisões casuísticas”

Gurgel pede arquivamento de denúncia contra deputado que recebeu de Cachoeira

Luiz Flávio Gomes: “Um mesmo ministro do Supremo investigar e julgar é do tempo da Inquisição”

Paulo Moreira Leite: Denunciar golpe imaginário é recurso “quando se pretende promover ruptura”

Marcos Coimbra: STF invade atribuições dos demais Poderes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fatima Souza: Sobre os ataques a policiais em São Paulo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Emir Sader: A hora do resgate de São Paulo é agora […]

Datafolha: Haddad 58% x Serra 42% « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Emir Sader: A hora do resgate de São Paulo é agora […]

Panfleto de João Castelo diz que UNE e UBES apoiam-no; entidades desmentem e repudiam « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Emir Sader: A hora do resgate de São Paulo é agora […]

Juíza quer censurar Blog do Sakamoto por divulgar decisão sobre libertação de trabalhadores escravos « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Emir Sader: A hora do resgate de São Paulo é agora […]

Robôs ligam para casa de eleitores atacando Haddad « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Emir Sader: A hora do resgate de São Paulo é agora […]

abolicionista

Tentarei ser breve e imparcial em meu comentário:

Neste domingo, é Haddad na cabeça!

Vamos devolver o Nosferatu para transilvânia e comemorar na paulista!

SÃO PAULO
Adoro esta cidade
São Paulo do meu coração
Aqui nenhuma tradição
Nenhum preconceito
Antigo ou moderno
Só contam este apetite furioso esta confiança absoluta este otimismo esta audácia este trabalho este labor esta especulação que fazem construir
dez casas por hora de todos os estilos ridículos
grotescos belos grandes pequenos
norte sul egípcio ianque cubista
Sem outra preocupação que a de seguir as estatísticas prever o futuro o conforto a utilidade a mais-valia e atrair uma grande imigração
Todos os países
Todos os povos
Gosto disso
As duas três velhas casas portuguesas que sobram são faianças azuis

Blaise Cendrars (Tradução de Teresa Thieriot.)

Bonifa

É um trabalho incomensurável, tentar dar a São Paulo um norte de planejamento sério, não os planejamentos estratégicos fajutos neoliberais de curto prazo. Um Norte a ser seguido cuidadosamente no dia a dia para resultados a serem alcançados a médio e longo prazo. Desmantelar toda uma gigantesca infraestrutura e superestrutura básicamente erradas, predatórias e absurdas, o que enfiou a cidade em problemas insanáveis e de sofrimento incalculável para toda a população. É um desafio imenso, mas temos esperança de que finalmente chegará à cidade a inteligência e a coragem suficientes para enfrentar este desafio.

    Cibele

    Disse tudo, é isso aí, Bonifa!

    Mário SF Alves

    Bonifa,
    Tô pasmo! Você foi ao cerne da questão. Estive pensando sobre isso por esses dias. O planejamento (“estratégico”) desses caras é nada mais do que conjunto de diretrizes. Não é planejamento socialmente inclusivo. Casos esporádicos à parte, não é, nunca foi e não poderia ter sido. A competência deles é terceirizar serviços, obrar e deixar tudo como sempre esteve. O resto do tempo livre, a cuca fresca, você já imagina o uso, não? No mínimo, no mínimo, aos limites da irresponsabilidade.

Francisco

De novo, ouso discordar um pouco do professor Emir Sader, justamente porque sei que ele é democrático: primeiro, ganhar a eleição não significará está no poder, pois o poder em São Paulo, como em qualquer ambiente neoliberal capitalista, é de quem tem grana (aquele que faz coisas feias e bonitas, que diz o Caetano, que também faz muita coisa feia); depois, São Paulo nasceu como exploração das demais regiões do Brasil: os Bandeirantes, heróis de São Paulo hoje, enriqueceram São Paulo com a escravização de indígenas e negros – não seria diferente hoje. São Paulo não é tão criativa assim e nem tão acolhedora como se propaga por aí. São Paulo é colonizadora, exploradora e dominadora. Isso temos que mudar, os paulistas e paulistanos e os imigrantes.

    Cibele

    Francisco, é verdade. São Paulo tem um DNA meio complicado… Mas a vida é feita de esperança, amor e trabalho! Tudo é possível quando se une esses três elementos. Eu acredito e muitas pessoas também. Já é um começo. Quanto ao xingamento, tudo bem, mas já passou a vontade. Melhor mesmo é o desprezo. Eles não aguentam isso…

Jairo Beraldo

Enquanto isso, aqui em Goiás, o tucanóide M.Perigo mandou projeto de lei, para a ALEGO, que lhe dá plenos poderes para detornar, doar, escafeder com o patrimonio público do estado e só a Record Goiás teve coragem de denunciar. A quadrilha tucana vai fazer um limpa no estado. Seria o caso de uma intervenção federal aqui, senão não vai sobrar pedra sobre pedra do nosso patrimonio.

J Souza

O Prof. Emir Sader disse tudo!
Chega de tudo para os ricos e nada para os pobres!
Chega de torturar o povo trabalhador de São Paulo!
Que o bem estar e a dignidade se espalhem também para a periferia de São Paulo!

Cibele

Viomundo, não aguento mais esses trolls! O Haddad devia estar com uns 80 por cento, concorrendo com aquele horroroso e mentecapto. E ninguém vai mandar o Emir Sader ir embora da minha cidade impunemente. O Edu é que tá certo, o blog dele está bem melhor agora sem aquela enxurrada de vigaristas comentando. Tá louco, isso não é ser democrático, é dar espaço indevidamente. Desculpe, mas é. Outra coisa: o Serra ter dito que vai botar a Febem nas escolas vai passar batido aqui? Ou fui eu que não vi? O cara conseguiu, ele é um jênio, conseguiu deixar todo mundo ainda mais enraivecido com ele(rsrs). Tô com uma vontade de xingar, esse merece! Mas isso a gente deixa pra quem anda de metrô em SP e fica sussa. Valha-me Deus!

    Francisco

    Cibele, se a Son(s)inha pode, porque você não poderia? rs

Rodrigo Leme

Olha, se o Emir Sader quiser mudar, eu dou passagem. Não faz falta nenhuma…

Que mania de desqualificar uma cidade, uma população só pq nao tem costume de eleger o PT em toda eleição. Arrogância, prepotência de gente que só pensa em ganhar eleição.

    Tursi

    Você é o dono de São Paulo? Quer dizer que quem não vota nos tucanos tem que ir embora? Quem sabe de preferência negros e nordestinos não é mesmo? E onde é que está no texto a desqualificação de São Paulo? O

    Rogerio Barros

    Seu problema é de vista ou de leitura e interpretação de texto?

    Rodrigo Leme

    Não, é quem não gosta da cidade mesmo que tem que ir embora. Vote em quem quiser, mas SP não melhor ou pior que qquer outra capital. E vc precisa mesmo que eu aponte onde o “professor” desqualifica a cidade no texto?

    Tursi

    Preciso. Aponte.

    edson sanches

    Chico Lang, volte para o Mesa Redonda e pare de falar besteira!!!!

    Francisco

    Chico Lang?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bruno

    Comncordo! Que mania idiota de pintar SP como a pior cidade na face da Terra. São Paulo é uma das capitais MENOS VIOLENTA do Brasil, com a menor taxa de homicídos entr as capitais e com número de mortes em confrontos policiais bem menor do que a maioria das cidades brasileira. Isso é FATO! São números reconhecidos até pelo Governo Federal. São Paulo avançou bastante no transporte, nunca se investiu tanto em metrô. Educação é um ponto fraco, como em todo o Brasil, mas SP está longe de ser o pior exemplo. Emir Sader, antes de escrever bobagens, informe-se, por favor!

Apavorado por Vírus e Bactérias

Alckmin de Pinheirinho Nahas é o próximo a ser varrido, com sua polícia política, com seu PCC, sua Educação de Qualidade nas Escolas Públicas, seu modelo de Saúde para o povo, que quase foi privatizado, com toda a corrupção dos desgovernos do PSDB e tudo o que o sujeito tiver direito de levar para o exílio político.

Fabio Passos

São Paulo escolhe a solidariedade e envia o boneco da pior “elite” do mundo para os quintos…

O JUIZ

Cidade recordista nacional em incêndio de comunidades carentes.
O modus operandi tucano não deu certo desta vez.
À vitória, irmãos Paulistanos.
Vamos nos livrar da praga cerra, de uma vez por todas.

Deixe seu comentário

Leia também