VIOMUNDO

Luiz Caversan: “Dona Dilma, não fomos nós da ZL que xingamos”

14 de junho de 2014 às 22h20


Desculpas, dona Dilma

por Luiz Caversan, na Folha de S. Paulo

Cara dona Dilma,

dirijo-me à senhora Dilma Rousseff pessoa física mesmo, não à presidente do meu país, e chamando-a de dona porque foi assim que aprendi a me dirigir a pessoas do sexo feminino que já tenham uma certa idade e sejam mães ou avós de família.

E sabe onde aprendi como me dirigir educadamente a quem quer que seja, mas principalmente às senhoras?

Foi na zona leste, dona Dilma, lá mesmo pras bandas do estádio em que a senhora foi tão rude e desrespeitosamente tratada na última quinta-feira.

Tendo nascido e sido criado naquele cantão da cidade e conhecedor da índole daquele povo todo, dona Dilma, eu humildemente peço desculpas pelo tratamento que a senhora recebeu ali no nosso pedaço. E tenho toda a serenidade do mundo para lhe garantir: não fomos nós, povo da Zona Leste, que a ofendeu daquele jeito.

Ah, não foi mesmo, viu?

Sabe por quê? Porque mandar uma senhora como a senhora pro lugar onde a mandaram já resultou em muita briga e até morte pra aquelas bandas. Isso não se faz, ninguém por ali deixa barato ir xingando assim a mãe dos outros, ainda mais com a filha sentada do lado, onde já se viu?

A gente boa da zona leste, dona Dilma, não é disso, não.

Respeita pra ser respeitada.

Tampouco é um pessoal que fica adulando poderosos ou puxando o saco de quem quer que seja, não se trata disso. Se é pra protestar, o povo protesta. Se é pra vaiar, vaia.

Mas a educação que a gente recebeu em casa ensinou que não se fala palavrão para uma senhora e não é desta maneira, ofendendo a todos os que ouviram os absurdos que lhe disseram, que se vai se mudar alguma coisa, qualquer coisa.

Não, dona Dilma, não fomos nós da ZL que xingamos a senhora –eu falo nós, embora não more mais por aquelas bandas, porque meu coração nunca sairá de lá, e vira e mexe estou zanzando por ali, visitando gente amiga na Penha, Vila Esperança, Vila Granada, Vila Ré, Guaianases, Itaquera…

Também achei necessário me dirigir à senhora, dona Dilma, porque uns amigos que foram ao jogo me informaram que os xingamentos, as palavras de baixo calão vieram principalmente do setor do estádio em que os ingressos custavam quase mil reais ou as cadeiras eram ocupadas por VIPs –e milão prum ingresso não rola aqui na ZL, não, muito menos a gente é very important people pra receber este tipo de convite.

De modo que, mesmo sem procuração, falo em nome da gente boa da ZL para não apenas me desculpar pela grosseria, pela deselegância e pelas ofensas que foi obrigada a ouvir, mas também para fazer um convite: aparece de novo lá no nosso estádio!

Mas vai num dia de jogo do Timão.

Olha, pode ser até que a senhora ouça alguma vaia, viu, porque afinal é difícil separar uma mulher que tem filha e neto, e já merece respeito apenas por isso, da presidente da República – e ali a gente vota como quer, respeita opinião diferente e acredita em democracia.

Agora, garanto que com o estádio sem toda aquela gente diferenciada que tomou conta de Itaquera no jogo do Brasil, ninguém vai mandar a senhora àquela parte, não.

Porque se algum engraçadinho se atrever a fazer isso, vai acabar levando um tapa na boca.

Porque é assim que fomos educados.

Um abraço pra senhora e um beijo pro Gabriel, seu neto, que aliás tem o mesmo nome do meu.

Luiz Caversan é jornalista e consultor na área de comunicação corporativa. Foi repórter especial, diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos ‘Cotidiano’, ‘Ilustrada’ e ‘Dinheiro’, entre outras funções. Escreve aos sábados.

 Leia também:

Lula: “Cretinice” no Itaquerão foi “fomentada por parte da imprensa”; acusa Cesar Maia de ter treinado vaia do Pan

Dilma responde aos xingamentos: Nem tortura me tirou do rumo

 

81 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Luís Carlos

16/06/2014 - 17h30

Não foi a Zona Leste de SP nem o Brasil. Foram os amestrados da mídia corporativa que relincharam.

Responder

carmen silvia

15/06/2014 - 23h33

Que coisa mais linda essa cartinha do Caversan,me levou às lágrimas.São Paulo como todos sabemos não é composta majoritariamente pelos vips do itaú.

Responder

    BACAMARTE

    16/06/2014 - 09h43

    Surpresa maior, é a falha ter publicado!

El Cid

15/06/2014 - 21h57

duas mulheres… e uma grande diferença !!

http://www.dailymotion.com/video/x1zjzqg_duas-mulheres-e-uma-grande-diferenca-entre-elas_news

Responder

    Luís Carlos

    16/06/2014 - 21h25

    Um grande beijo no coração de Maria Sueli. MARAVILHOSA!!! Cidadã, trabalhadora e brasileira!

Cláudio

15/06/2014 - 17h26

Alguém está também com dificuldades para postar comentários no Escrevinhador do Rodrigo Vianna ? Aparece uma mensagem de erro: “Input error: Invalid referer”… Isso já faz bastante tempo, há dias. Pode não ser nada, problema só no computador local, mas… é melhor ficar atento, alerta. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Responder

Cláudio

15/06/2014 - 17h13

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Responder

lulipe

15/06/2014 - 16h06

Imagina se ela tivesse discursado….

Responder

Aroeira

15/06/2014 - 15h18

Incrível para o dono do Itaú: catadora raciocina e também é gente. Veja o vídeo.

http://youtu.be/0Sq70dWIQdY

Responder

Ricardo

15/06/2014 - 15h17

Abaixo, texto publicado no Yahoo, o site americano no Brasil. Uma mescla de fascismo, antinacionalismo e algum problema emocional provavelmente. Mas é o tipo de texto escrito para influenciar e manipular os leitores. Basta ler os comentários ao texto no site para ver que funciona. Espero que as autoridades tomem alguma providência.
“Por Redação Yahoo! Brasil. | Alexandre Soares Silva – 4 horas atrás. (…) somos brasileiros. Não temos a tradição de respeitarmos nossos presidentes. E, sendo eles o que são, não há mesmo motivo para respeito…Todo cargo de autoridade deve ser tratado com as costas da mão; com suspeição e desprezo. Na verdade, nossa melhor tradição é tratarmos nossos presidentes com desrespeito…Presidentes sulamericanos não devem ser respeitados. Seria como respeitar um cantor de pagode…Desde o golpe da República todos os presidentes brasileiros foram tratados como se fossem presidiários que escaparam da cadeia através de bueiros e apareceram de repente no seu quintal, cobertos de fezes e brandindo uma faca. E isso está muito certo, porque é isso mais ou menos que eles são…Imagine durante um instante todos os trinta e quatro presidentes do Brasil, enfileirados num lado de uma sala. De Deodoro a Dilma, todos de pé. E vamos tirar as roupas deles para que ninguém os identifique por faixas presidenciais, medalhas etc. Todos nus.
Agora imagine, na outra ponta da sala, uma fila de homens que foram catados às pressas na rua para fazer uma participação num filme pornô…Como diferenciar um grupo do outro?(…)”
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/alexandre-soares-silva/como-tratar-um-presidente-132715068.html

Responder

Fabio Passos

15/06/2014 - 14h46

“As vaias e ofensas de que foi vítima ontem a Presidente do Brasil são uma desmoralização para os paulistas.
Ou melhor, foram uma demonstração da incivilidade das classes dominantes paulistas, porque só seus membros podiam pagar os ingressos.”
Bresser Pereira

O que envergonha o Brasil na copa?
A “elite” branca, rica… e mal educada.

Responder

    Edna Lula

    16/06/2014 - 09h47

    O povo brasileiro é muito mais bem educado do que a elite branca golpitsa e reacionaria. Os trabalhador do Brasil tem mais educação do que muito empresario branco metido a europeu. Lula, siga fiurme em defeza de nossa presidenta Dilma!

Leo V

15/06/2014 - 14h11

Enquanto a imprensa internacional se preocupa com a supressão da democracia e as arbitrariedades da repressão durante a Copa, no Brasil parece que o problema é xingamento à presidente da república.
Nítida inversão de valores sobre o que é democracia.

Enquanto isso, o governo do Rio implementa Tarifa Zero só para os clientes endinheirados da FIFA irem ao estádio. E depois não sabem por que o povo revoltado quebra tudo.

Responder

ricardo almeida

15/06/2014 - 14h07

Tb acho guerra he guerra estas vagabundas tucanas tem que irem para o inferno agora e’ dilma no pimeiro turno.

Responder

Fabio Passos

15/06/2014 - 13h41

No final, a “elite” branca e rica é a única coisa que envergonha o Brasil na copa do mundo. rsrs
A desta gente não contamina o povo brasileiro.

As baixarias são o resultado das seguidas derrotas eleitorais.
Perdedores.
Inconformados com a ascensão social dos trabalhadores pobres.

Responder

Elias

15/06/2014 - 13h36

Não sei se o álcool, ou uma certa emotividade, mas me sinto impelido a declarar publicamente que o texto de Luiz Caversan meu levou às lágrimas. Foi como se lesse uma defesa à minha mãe, à minha irmã ofendidas tão grosseiramente e sem nenhuma razão a não ser a ganância e o egoísmo daquela gente dita VIP.

Responder

Junior

15/06/2014 - 13h22

Peço vénia a Azenha,para escrever algumas considerações sobre a mídia nativa.”O Apodrecimento da Mídia Brasileira”.Não e nenhuma novidade,que a mídia,por fins nitidamente comercias,deixou de ser mídia,informação,imparcialidade,verdade factual,fiscal do poder,seja ele onde for,justiça.Passou a exercer a função de um partido político de oposição,em contra-ponto ao governo do PT.Lula apanhou e apanha como um cão danado.Dilma até que tentou,erroneamente mas tentou.Para que fato mais eloqüente,quanto instalou as Organizações Globo no seio do Palácio do Planalto,com a nomeação de Helena Chagas,como ministra da Comunicação do Governo,com seus milhões e bilhões pára gastar como quisesse,sempre privilegiando seus padrinhos de nomeação .Porém,foi no julgamento do Mensalão,episódio forjado e montando,nas entranhas da mídia,que a coisa tomou um rumo sequer visto nos chamados anos de chumbo da Ditadura Militar.Branda para alguns,cruel e sanguinária,para quem dela discordasse.Acomchanbrada com o Supremo Tribunal Federal,comandado por um psicopata,e sua maioria deslumbrada com os holofotes das TV’S,quando não,chantageados por ela,a coisa tomou o rumo do desconhecido.Assumiu o leme do navio,achando que o levaria a um porto seguro,estivesse ele onde estivesse.De mãos dadas com o Supremo,desconhecerem leis,direitos,forjaram penas,assassinaram reputações,ceifaram vidas,mataram sonhos.Rasgaram a Constituição simplesmente,para destruir um partido, o PT e o governo.Praticaram toda sorte de misérias e desgraças.Burramente,não se deram conta das tempestades,que viriam por certo,ao longo da rota.Da noite para o dia,se depararam com uma tempestade avassaladora.O Titanic apresentava rombos de todos os tamanhos em seu casco.Com o naufrágio eminente,começaram jogar a carga ao mar.Eduardo Campos/Marina Silva(costuma falar com Deus,alertada antes para não embarcar,acabou abandonada a apropria sorte),ocupantes de camarotes VIP’S,foram atirados fora sem complacência.Joaquim Barbosa com uma bóia envolta no pescoço,atirou-se no mar revolto.Aecio,no convés,olhando o,nada,sem entender bem o que está acontecendo,aguarda seu momento final.O Titanic midiatico segue sem rumo,para se colidir com os rochedos de outubro.Ate lá,alguns de seus ocupantes,serão desmascarados com as imundícies guardadas a sete chaves no porão do navio,pegos com a boca na botija,envergonhados,se atirarão ao mar.Quando outubro chegar,o Titanic será tragado pelas ondas impiedosas da justiça divina,de onde se espera,outra mídia ressurga.

Responder

Francisco de Assis

15/06/2014 - 12h45

PENSAM QUE PALAVRÃO ESCONDE 20 ANOS DE ESCURIDÃO

Responder

Fabiana

15/06/2014 - 12h26

Não estava lá! Mas se tivesse xingaria tbm!
Isso é o apelo de um povo revoltado!
Já viu qto custou a copa pro Brasil? Três vezes mais do q qq pais q já sediou a copa!
A Fifa foi isenta de pagar impostos aqui no Brasil!!!!
Já viu o qto eles vão faturar??? Nao existem nem números para isso!
O Brasil quis dar mais estádios do q a fifa pediu! Pq será?
O q será feito do estádio construído em Manaus? Lá nem futebol tem!
É muito revoltante!

Responder

    Fabio Passos

    15/06/2014 - 14h12

    Você lê revista veja?
    Parece uma militante do PiG. Virulência sem conteúdo.
    Todo este ódio só faz mal para você…

    Avelino

    15/06/2014 - 14h55

    Cara Fabiana
    Você pode transformar essas acusações em números e fontes?
    Seria interessante.
    Saudações

    Weslei

    15/06/2014 - 15h02

    Xingar chefe de estado, seja esse chefe Dilma, Aécio, Eduardo Campos, não se deve fazer, ela foi eleita democraticamente, e se não gosta respeite a democracia. Gastou muito dinheiro em estádios??? Cada ente federativo tem o direito de gastar o dinheiro como quiser dentro da lei. O dinheiro foi gasto pelos seus respectivos estados e não pela união. Ah! em Manaus o estádio vai ser elefante branco?? Eles, como entes federativos podem decidir como gastam suas verbas, a maioria do povo de manaus aprovaram a Copa lá, ou é só pode ter no eixo Rio-São Paulo??? Eu como paulista não posso dizer nada sobre o gasto do Estado de Amazonas, porque, aqui se gasta muito em eventos como carnaval, fórmula 1, se tiver que cobrar é aqui, não lá!

    Patricio

    15/06/2014 - 16h09

    Fabiana deve estar revoltada também com a roubalheira do PSDB no estado de São Paulo: Metrô, CPTM, Rodoanel, Sabesp… uma fila interminável de malfeitorias. Sem falar na privataria generalizada, no mensalão dos tucanos, no puxa-saquismo ao FMI que quase quebra o país. Seus tucanos são uns santinhos, Fabiana.

    Samara

    15/06/2014 - 17h12

    Respondendo suas perguntas ( mesmo porque não nos faltam fontes confiáveis de informação para sanar nossas dúvidas). O custo total dos gastos da Copa foram elevados em função das obras de infraestrutura para as cidades sede, obras estas de grande importância para a população – plano de mobilidade, central de segurança e hospital para emergência. Isto constitui um grande legado que, evidentemente, não vai acabar com a Copa. Sobre os estádios, as arenas são multiuso – servem para eventos religiosos, eventos culturais, não somente para futebol…No página de transparência http://www.copatransparente.gov.br está o detalhamento de todos as ações executadas, licitação, projetos, obras e respectivos recursos empregados. O projeto de mobilidade executado na cidade do Rio de Janeiro vc encontra nesta página http://www.cidadeolimpica.com.br/noticias/conheca-a-transcarioca-de-ponta-a-ponta/?utm_source=emailmkt&utm_medium=email&utm_campaign=cidadeolimpica .
    Quando a isenção de impostos, esta é uma exigência da FIFA a todos os países que sediam a Copa.
    É sempre bom se informar antes de criticar…

    Luís Carlos

    16/06/2014 - 21h17

    Fabiana
    Ao menos você conhece Manaus? Creio que não, e fica regurgitando o que lê e ouve na mídia esportiva corporativa do sudeste (SP?).
    Deverias sair de sua cidade e conhecer o país. Ou será que só se interessa em conhecer a Disney?

    FrancoAtirador

    15/06/2014 - 12h15

    Elias

    15/06/2014 - 13h16

    Te respeito, te admiro e te aplaudo, caro Franco Atirador.

    FrancoAtirador

    18/06/2014 - 09h02

    .
    .
    Valeu, caríssimo Elias.

    Não só seus comentários,

    mas seu próprio nome

    é motivo de inspiração.

    Hasta La Victoria!

    Siempre!
    .
    .

Silvia Lima

15/06/2014 - 11h39

ora ora
se a copa do mundo foi feita para os abastados, porque tanta indignação??

o governo usa o pobre apenas para ocupa o poder.

quando faz festa é para ricos… o pobre como diz a presidente “compra uma cervejinha e ve pela tv” (ambas parceladas a perder de vista) kkkk e olha que se a copa fosse na china dava pra assistir do mesmo jeito…

eu como nao sou nem elite nem beneficiário do bolsa familia so tenho uma coisa a declarar: ACHO É POUCO!!!!!

Responder

    Fabio Passos

    15/06/2014 - 15h22

    Prezada Silvia Lima, comemorar baixaria deste nível desmerece você.
    Sugiro deixar de ler revista veja e assistir jn. O esgoto do PiG encheu teu coração de ódio.
    Melhoras.

    ARY XAVIER

    15/06/2014 - 22h55

    Dona Silvia,
    como você é infeliz!Muito mais do que vc mesmo o saiba.

Alemao

15/06/2014 - 11h21

Os limpinhos torcedores de esquerda nunca mandaram o juiz para aquele lugar não é mesmo?

Responder

    Weslei

    15/06/2014 - 15h07

    Juiz não é chefe de estado, há muita, mas, muita diferença mesmo! Não se xinga chefe de estado em um evento internacional, seja ele, Aécio, Eduardo campos. Cite para mim quantos países do mundo xingaram seu chefe de estado em um evento internacional???

    Samara

    15/06/2014 - 18h55

    Discordo radicalmente deste tipo de baixaria mas o Presidente da Africa do Sul também foi xingado…Lamentável

    Samara

    15/06/2014 - 19h00

    Completando a informação abaixo: Foi xingado e mesmo assim foi reeleito…

    Fabio Passos

    15/06/2014 - 15h17

    Nunca ofendi uma senhora com xingamentos.
    Nem todo mundo é da sua laia, PiG-boy.

Marduk

15/06/2014 - 10h07

É que não tinham grana para o ingresso, senão iam vomitar as belas palavras que conhecem, graças ao funk.

Responder

mineiro

15/06/2014 - 08h44

quem mandou criar area vip para burgues entrar de graça, quem mandou criar areas especiais para burgues ficar separado do povo. é nisso que da , ficou paparicando essa corja da elite dos quintos dos infernos esses 4 anos, mas o pig da desgraça tambem é nisso que da. nem se quer tentou fazer a regulaçao dos meios de comunicaçao e tomar o poder desses vagabundos queria o que? a verdade que esse governo dessa pres. acolheu essa turma de facistas e ninguem fez nada contra essa burguesia elitizada e queria o que? que eles aplaudissem um governo progressista? essa turma nunca vai dar a mao a palmatoria para um governo progressista e a pres. ja deveria ter sabido disso. entao pres.ve se de agora em diante começa a combater essa elite asquerosa , porque o candidato salafrario deles vem ai , o playboi carioca que nunca gostou de minas vem ai e pode preparar vai ser uma campanha suja. pode esperar vai ser pior do que 2010. o autor do texto nem precisa escrever o texto isento o povo pobre de sp , porque o brasil inteiro ja sabe que foi a elite da casa grande piguiática que fez isso, e quem nao sabia.

Responder

    mineiro

    15/06/2014 - 08h47

    so para lembrar , ninguem ate agora deu nomes aos bois , quem foi um por um que estava vaiando na area vip elitizada. tem que falar um por um quem estava la , se nao vamos pensar que estao com medo de dar nomes aos bois. tem dar os nomes pelo menos de alguns.

    Zanchetta

    15/06/2014 - 14h25

    Acabei de ver a foto da Marta Suplicy na área VIP!!! Será que ela cantou?

    Weslei

    15/06/2014 - 15h08

    Concordo, o PT gosta de apanhar mesmo!

Murdok

15/06/2014 - 08h43

Alguém viu a globo focar um negro ou uma negra, ou os negros não foram ao estádio?

Responder

    Dinha

    15/06/2014 - 16h05

    Minha mãe questionou a mesma coisa.

Joaquim

15/06/2014 - 07h51

Achei oportuno divulgar este texto publicado no face:

O verdadeiro pano de fundo!

Essa grosseria toda contra a Presidenta Dilma Roussef , inclusive sem respeito à famílias e crianças fez despertar em mim mais uma reflexão.Eu nunca ouvi dizer que um homem Presidente tenha sido agredido tão covarde e acintosamente da forma que a Presidenta foi agredida, É como se fosse um coro “ensaiado” para o mundo inteiro ouvir. Mais ainda do que ao Cargo houve para mim uma violência de Gênero. Esse ódio não me parece explicitar a tal da “indignação contra a roubalheira”. São muito mais questões do Universo da Psicologia e da Psiquiatria, é o ódio contra a mulher simbolizada pela Presidenta. Ódio que se estende em todas as classes sociais. Porque concluo dessa forma? Não acredito nesse “arroubo de honestidade” que tomou conta da sociedade brasileira. Num passado historicamente recente houve em Minas Gerais um Governador que provocava na população,insistentemente,comentários sobre a sua roubalheira. No entanto grande parte da população confirmava os seus “roubos” dizendo “rouba mas faz’. Era homem, ovacionado por muitos. , Assim também, em Sete Lagoas, diziam de um Prefeito , que por sinal, foi afastado por alguns anos da politica pela Justiça “Fulano rouba mas faz.” Só para frisar ” os dois HOMENS eram respeitados. Em uma da eleições, em que o mesmo, de Sete Lagoas, se recandidatava, eu era candidata a Vice em um partido opositor. Em um dos locais de votação me deparei com esse Candidato com a aparência de embriagues que me agrediu com um vocabulário chulo, atingindo a minha “condição feminina” Dirigi~me a Delegacia da Cidade de Sete Lagoas e ouvi dos “homens” que não adiantava eu reclamar pois nenhum policial iria atrás do tal “Fulano”

Responder

lukas

15/06/2014 - 07h27

Só tem tucano na FSP…rs

Responder

    Mário SF Alves

    15/06/2014 - 10h06

    Só. E não será por um mea culpa meia boca, murista e irônico, que deixará de sê-lo.

    Aliás, me desculpe, de fato, a maioria não é. As circunstâncias e a bilis do patrão é que são e sempre foram, portanto…

Horridus Bendegó

15/06/2014 - 06h22

O Dia do “Vai Tomar no Cu” deveria ser decretado Feriado Nacional!

Porque o “Vai Tomar no Cu” é o delineamento claro das fronteiras de nossa desgraça histórica.

Hoje, nada mais a destaca do que os 56 mil assassinatos anuais cometidos por brasileiros contra brasileiros!

Que diabo de sociedade é esta?

Gosto do Mino Carta, editor chefe da revista Carta Capital.

Ele diz que a elite brasileira é a pior do mundo….

Considerando os aspectos mais genuínos de nossa História tupiniquim, que são muitos a nos avermelhar de vergonha – éramos (os brancos escravocratas) definidos pelos cronistas estrangeiros que aqui passavam como preguiçosos e ignorantes, atrasados e boçais – o Mino está certíssimo!

Trazendo essas definições aos dias de hoje, a platéia privilegiada do Itaquerão, em 12 de junho de 2014, branca e boçal, herdeira mor das sinhás e sinhôs de antanho, representa a gente que surpreendia os viajantes cronistas europeus do sec XIX com seu mau gosto de trajar casacas e cartolas no sufocante verão carioca como se imaginassem a si mesmos no inverno de Paris.

Porque o mundo inteiro percebeu que não havia um único negro na platéia!

Estariam lá fora guardando os landaus de seus senhorios?

O motivo do “Vai Tomar no Cu”?

A opção política da Presidente Dilma Rousseff pelos que não puderam pagar o valor exorbitante dos ingressos que os que mais torciam pelo Não Vai Ter Copa pagaram! (Hipócritas)

E pagaram apenas pela boçalidade de serem vistos uns pelos outros num evento considerado caro, para mostrar ao mundo que podem pagar!

Na verdade estavam mandando “Tomar no cu” os que se diferenciam deles pela cor, pelo bolso e pela educação.

O feriado do dia do “Vai Tomar no Cu” seria o do dia do “Vai tomar no cu, boçal!”

Responder

    Mário SF Alves

    15/06/2014 - 10h11

    Aprovado. Se dependesse do meu voto, esse seria um dia histórico, mesmo. E o que seria o melhor disso: um dia de reflexão e aprimoramento político. Um dia de educação política. Um dia nacional de educação política.

    Luciano Bastiani

    15/06/2014 - 10h14

    Bem colocado! É exatamente isso!

    vansan

    15/06/2014 - 10h40

    Meu caro… Ficar reutilizando as mesmas e grotescas frases só alimenta alguns que tenham pensamento tão vil quantos os que fizeram aquele ato impatriótico- não contra a Dilma, mas contra a representante maior de nosso País.

sergio

15/06/2014 - 04h14

Só mesmo o PRONATEC e um curso de Boas Maneiras para ver se resolve o problema dos vira-latas raivosos.
Uma gente que se acha elite, usa termos chulos e não sabe praticar um boa disputa política.

Responder

FrancoAtirador

15/06/2014 - 02h09

.
.
14/06/2014

É ESTA GENTE SEM EDUCAÇÃO QUE QUER ASSUMIR O PODER?

Por Laura Capriglione, em seu blog no Yahoo, via Conversa Afiada

“Isso, se a senhora me permite, eu não admito”,
protestou o ajudante de pedreiro Afonso de Medeiros, 48 anos, negro, evangélico, ex-dependente químico, morador na Favela do Moinho, centro de São Paulo.

O homem se referia aos xingamentos contra a presidente Dilma Rousseff, durante o jogo de abertura da Copa do Mundo, no estádio de Itaquera.

“Ei, Dilma! Vai tomar no cu.”

O grito nasceu na ala Vip (http://imgur.com/0ZsVDfN) e tomou a Arena Corinthians.

Entre os mais entusiasmados estava a colunista social do jornal “O Estado de S.Paulo”, que deve ter achado muito fina, elegante e sincera a modalidade de protesto.

Mas é isso que é a gente que diz que quer tomar o poder?

“Isso não se faz com uma mulher, nunca”, disse o pedreiro Medeiros, que assistia ao jogo em pé, diante da televisão instalada no Bar do Grappite, logo na entrada da favela.
“É covardia.”

E olha que a favela do Moinho era no dia do jogo um reduto de manifestantes anti-Copa. Os “vândalos” que denunciaram os gastos excessivos com a construção de estádios escolheram a favela para assistir juntos ao jogo. Democraticamente, dividiram com torcedores fanáticos de Neymar, Fred e Oscar o chão de terra batida do Moinho (chama-se assim porque ali funcionou um antigo moinho das Indústrias Matarazzo).

Os anti-Copa, entretanto, não chegavam aos pés dos vips do estádio de Itaquera no quesito vandalismo verbal.
Um garoto vestido com a camisa da Croácia, por exemplo, comemorou o gol adversário com uma adaptação do bordão “Não vai ter Copa”.
Virou “Não vai ter hexa!” Foi abraçado entusiasticamente pelos demais e ficou nisso.

“Eu sou feminista, véi. Comigo não tem essa de xingar mulher, mesmo que ela seja a presidente! A gente já é xingada demais na vida: de puta, baranga, gorda, sapatona, malcomida, burra”,
explicou uma ativista que havia participado de protestos naquela tarde.

Dilma sabia que ia pro sacrifício.

Quem tem dinheiro para comprar os cobiçados ingressos Fifa não é o brasileiro que costuma frequentar estádio (na porta, cambistas ofereciam os últimos tickets por até R$ 2.000).

São os mesmos endinheirados que passaram os últimos anos dizendo que o estádio não sairia. Saiu.

Que não haveria aeroportos pros gringos aterrissarem. Houve.

O jornal da colunista até publicou que haveria ataques do PCC na abertura. E necas.

Eles têm de estar revoltados mesmo: muita contrariedade. O PT fundiu-lhes a cabeça.

O jeito foi extravasar nos moldes odientos consagrados pelas redes sociais.

“Ei, Dilma! Vai tomar no cu.”

Há quem ache que o presidenciável Aécio Neves deve usar o linchamento verbal contra Dilma em seu horário eleitoral gratuito. Sabe de nada, inocente!

Experimenta pôr a grosseria na campanha… Porque vaiar, tudo bem.
Mas xingar assim é falta de educação demais, coisa de mal-agradecido traíra. E isso não se perdoa.

Os marqueteiros tucanos têm de ensinar ao seu eleitorado um pouco mais de polidez.
Nem que seja para aparecer na TV.

(http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/06/14/a-colonista-do-estadao-deve-se-achar-muito-chic-%E2%80%8B)

Bar do Grappite, na Favela do Moinho

Sem vandalismo algum

Responder

    Zanchetta

    15/06/2014 - 09h43

    Essa gente sem Educação… sem segurança, sem saúde… mas com Estádio…

    Lagrange

    16/06/2014 - 00h38

    Cérebro irrigado com bílis.

    Luís Carlos

    16/06/2014 - 17h24

    Sem educação e sem saúde só você Zanchetta. Deve estar doente, de ódio.

Edgar Rocha

15/06/2014 - 01h51

Certa vez fui a uma manifestação em frente a Assembleia Legislativa de São Paulo. Isto no início dos anos 90. Um tempo em que esta gente que gritava contra a Dilma sequer pensava em sair às ruas pra discutir problemas que já eram muitíssimo graves desde aquela época. Foi numa greve de prfessores. Havia sempre os mais exaltados, que partiam pra baixaria e ofensa pessoal a cada deputado estadual contrário a greve. Gritávamos palavras de ordem e pedíamos aumento (eu era professor na época). Foi aí que passou um anjo (!) Sabe aquele momento em que todo mundo cala a boca ao mesmo tempo durante um burburinho? Pois é. O anjo que passou no meio de nós era um senhor, de cara de poucos amigos, arrogante e com um olhar de quem estava disposto a descer a mão no primeiro que falasse mais alto. Esta figura era nada menos e o coronel Erasmo Dias. Até o carro de som desligou (com o Jair Menegueli falando).
É… Infelizmente, eram professores a se curvarem ao passado violento. Temo que uma geração inteira continuou sendo educada sob o lema “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Será que, se no lugar da Dilma fosse um ditador, alguém a ser tão duramente criticado nestes últimos tempos, esta gentinha classe média abriria a boca sequer pra vaiar? Sei que fiz uma comparação precária entre a postura dos manifestantes da greve de 92 e estes babacas que desrespeitaram a Dilma. Além do que, evocar o Erasmo Dias soa bem estranho. Mas, numa coisa os militares abusaram durante a ditadura: a autoridade institucional. Porque, quando aquele que é criticado abusa do uso da força e se mostra ameaçador, todo mundo cala o bico! A classe média, sobretudo, adoraria estar ali na área VIP, pagando de papagaio de pirata. Não é só por serem autoritários. É por serem covardes, mesmo. Mas, quando se trata de uma figura legitimada no regime democrático, que assume o dever cívico de permitir a livre manifestação, aí os covardes deitam e rolam. O que esta gentalha endinheirada está pedindo é limite! Se querem um ditador, dêem a eles o que querem! Que a Dilma mande buscar o nome de cada um dos engraçadinhos que acharam fácil agredi-la e os coloquem no devido lugar. Não por desagravo a ela somente, mas pro bem das instituições, da legalidade, da autoridade eleita (ELEITA! É bom repetir). E não tema ser comaprada ao Erasmo, ao Figueiredo ou seja lá quem for. Por contradizê-los a própria Dilma for torturada! Agir de acordo com a lei é preservar as instituições do autoritarismo de quem se coloca acima até da civilidade! Só assim ela terá respeito. Não tenha pena nem pudor em agir de acordo com seus direitos, Presidenta!

Responder

Hyldeth de Souza

15/06/2014 - 00h49

Desculpe-me, ilustre jornalista, mas os xingamentos que a senhora presidente do Brasil ouviu foi apenas consequência do seu péssimo (des)governo, pautado pelas falcatruas, clientelismo, desvios de assombrosas quantias do dinheiro público….. Ela não deveria ter aparecido no estádio, pois ela não é inocente…..

Responder

    Fernando Alves

    15/06/2014 - 01h07

    Mas será o Benedito! Que vc vai repetir essa lenga-lenga? Eu só não te mando…porque não sou da sua gente!

    Ulisses

    15/06/2014 - 04h00

    A direita coxinha sempre vem com este papo de roubalheira e desmandos. Peço que a cidadã cite especificamente as tais roubalheiras que tanto generaliza. Exemplifique como eu posso exemplificar aqui os muitos casos de roubalheiras tucanas a começar atual, o metrô de SP, cujo escândalo está na ordem de 3,5 bilhões de reais. Ou então vai criticar a sogra, ou seu próprio partido PSDB qu é mais sujo que puleiro de galinha

    Joaquim

    15/06/2014 - 07h57

    Como se todas as acusações de roubo neste pais fosse privilégio desse governo, como algum político escapasse dessas acusações, como se a honestidade imperasse na vida da maioria dos cidadãos, que sonega, que não devolve o troco a mais, que fura fila, que corre atrás de políticos para algum beneficio. Será que a turba enfurecida se dirigiu covardemente ao uma mulher por estes motivos?

    Faria

    15/06/2014 - 11h14

    SERÁ O BENEDITO !!!
    Como tem gente desinformada neste país.
    Muda o disco filhinha !
    Essa conversinha já deu né ?
    Se não tem o que falar, fique quietinha pra não pagar mico.

    Mário SF Alves

    15/06/2014 - 11h20

    Pra refrescar a memória lavada pelo PiG e adjacências:

    http://debatesemcensura.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html


    ____________________________________
    A seguir aquele que desde outros carnavais ficou conhecido como o que “rouba mas faz”:

    _________________________________________
    A seguir imagens de recente escândalo envolvendo roubo praticado por ninguém mais ninguém que…

    “Esteve no centro de uma polêmica: depois de vendido em leilão em Nova Iorque, por mais de um milhão de dólares, ou 835 mil euros, a concretização da venda estava dependente do esclarecimento das suspeitas de contrabando que pendiam sobre ele. O caso ficou agora arrumado: o esqueleto de um tiranosauro asiático, o Tyrannosaurus bataar, foi realmente roubado da Mongólia e as autoridades norte-americanas entregaram-no esta segunda-feira, em Nova Iorque, às autoridades do país de origem.”
    http://imagens5.publico.pt/imagens.aspx/769075?tp=UH&db=IMAGENS
    http://www.publico.pt/ciencia/noticia/eua-devolvem-tiranossauro-roubado-a-mongolia-1593622

    Outros mais… onde, mesmo?

    ______________________________________
    Essa aí, diz o texto, morreu esperando o homem perfeito. Já o PiG vai morrer jurando de pé junto que a corrupção nasceu com os governos de coalizão liderados pelo PT. Só não vai admitir nunca que a PF nunca foi tão preparada e que prendeu como nunca como nos governos do PT; e nem o histórico rouba mas faz do Ademhar de Barros; nem o trensalão tucano, nem o mensalão do PSDB, nem o Privataria Tucana, e nem que esse é o capitalismo mais corrupto da face da Terra. Mostrar o Darf, então, jamais.

    Urbano

    15/06/2014 - 11h56

    Ô rio desce, estás te idiotizando tanto assim por quê??? Por acaso, é algum autoflagelo para se redimir de pecados?

    maria do carmo

    15/06/2014 - 11h59

    Hildeth, desinformada!

    denis dias ferreira

    15/06/2014 - 13h09

    O que essa leitora assídua da Veja está fazendo por aqui? Ela deve estar pensando que isto aqui é o salão de beleza que costuma frequentar e onde pinta o cabelo de loiro, faz a sua chapinha semanal e depila as partes íntimas. Pelo comentário dela, é fácil deduzir que ela foi uma das pessoas que mandou a Dilma pra aquele lugar, ou que mandaria se lá tivesse ido.

    Avelino

    15/06/2014 - 15h00

    Cara Hyldeth de Souza
    Quais dinheiros assombrosos foram desviados pela Dilma?!
    Precisamos de valores e fontes.
    Saudações

    Patricio

    15/06/2014 - 16h30

    Hyldeth de Souza, melhore seus argumentos. A central de maldades tucana escolhe fofoqueiras a dedo.

    Luís Carlos

    16/06/2014 - 17h26

    Hyldeth
    Vai ver é por isso que Alckmim não anda a pé na rua.

Elder

14/06/2014 - 23h47

É isso aí. Parabéns

Responder

Isidoro Guedes

14/06/2014 - 23h47

Não o conheço pessoalmente, mas parabéns Luiz Caversan por seu excelente texto publicado na Folha de São Paulo.
Eu que moro hoje em Pernambuco (no município de Goiana, Zona da Mata Norte, há 67 km. do Recife), mas vivi na Zona Leste, no bairro da Penha de França (na confluência da Vila Esperança com a Vila Matilde) adorei esse seu texto.
Meus pais nordestinos e a gente boa da Zona Leste paulistana sempre me passaram lições de educação, honestidade, honradez e respeito em relação as pessoas.
Por isso vibrei com seu lúcido e coerente texto.

Responder

Marat

14/06/2014 - 22h58

Texto espetacular… Sou palmeirense (e sofredor, óbvio), mas tenho certeza que a maior parte da torcida corintiana é decente, e certamente receberia a Dilma com respeito e urbanidade.
Espero que ela vá a algum jogo do Corinthians.
Outra coisa muito bem escrita no texto foi sobre o local de onde vieram os escabrosos xingamentos… Lá estavam muitas pessoas dos bairros “chiques” de SP, onde conheci muita gente terrivelmente preconceituosa com os brasileiros, mas que ficam e quatro para os estadunidenses!

Responder

carmen

14/06/2014 - 22h49

Que lindo! Me comoveu, sou parceira dos seus pensares,
estou feliz por você ter escrito o que eu gostaria
de tr escrito também.
Um grande abraço.
Carmen

Responder

Antoni Mistro

14/06/2014 - 22h39

e também não foi o pessoal de Cuiabá:
https://www.facebook.com/photo.php?v=817674568243634&set=vb.100000032961314&type=2&theater

Acho que nem também o pessoal do Tocantins:
https://www.youtube.com/watch?v=ndJQEW8P4ps

né? todos eram VIPs

Responder

Rafael GT

14/06/2014 - 22h36

Vamos fazer valer a exibição de um grande avanço da ciência!!!
Campanha pra ser mostrado o exoesqueleto funcionando no pontapé da final!!!

https://www.facebook.com/pages/Campanha-Pontap%C3%A9-da-FINAL-Parapl%C3%A9gico-com-Exoesqueleto/1507969089417720?ref=hl&ref_type=bookmark

Responder

    Marat

    15/06/2014 - 00h08

    O Nicolelis agora poderia criar um cérebro artificial para o Reinaldo Azevedo!

    Luís Carlos

    16/06/2014 - 17h28

    Mesmo um gênio como Nicolelie tem limites.

    FrancoAtirador

    15/06/2014 - 02h15

    .
    .
    A Presidente da República Federativa do BraSil Dilma Vana Rousseff poderia convocar
    os Ministérios da Saúde, da Educação, da Cultura, do Esporte e da Ciência e Tecnologia,
    bem como as Secretarias da Presidência da República e demais Setores afins,
    para, em conjunto, promoverem a reapresentação do experimento com o exoesqueleto
    elaborado no Projeto Andar de Novo, fruto do incansável Trabalho de Pesquisa
    do Neurocientista e Professor BraSileiro e Patriota Miguel Nicolelis,
    com transmissão em rede e ao vivo por todas as Emissoras de TV Públicas do País,
    e com retransmissão obrigatória e sem intervalos pelas empresas privadas de comunicação,
    que são concessionárias mediante outorga do Poder Estatal no Brasil,
    e, além disso, com disponibilização em canais de vídeo on line pela Internet.
    .
    .

    Alemao

    15/06/2014 - 11h23

    Psss, vc tem certeza que ele é petista roxo? E se ele for tucano? Vai retirar o que disse?

    Edna Lula

    16/06/2014 - 10h49

    Mais uma vez, o mundo se curva ante o Brasil. Avante PT; avante petistas. Vitória!

Deixe uma resposta