Flash ad ID:10

PATROCINE O VIOMUNDO

SOMOS 31.817 FAÇA PARTE !

A bomba que vai estourar no colo de Teixeira

publicado em 9 de dezembro de 2011 às 1:36

por Luiz Carlos Azenha

No livro Privataria Tucana, Amaury Ribeiro Jr. faz menção às investigações feitas por ele sobre a fortuna do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a partir de documentos públicos referentes ao cartola, obtidos na Junta Comercial e em cartórios do Rio de Janeiro. É curioso como quem tem experiência na investigação de lavagem de dinheiro bate o olho na papelada e logo monta o quebra-cabeças.

A empresa RLJ Participações (R de Ricardo, L de Lúcia e J de João, presumimos) foi montada em maio de 1992. É muito importante ficar de olho nas datas. Notem como é curioso: quando a empresa foi formada aparecem como testemunhas o advogado Alberto Ferreira da Costa (que não assina) e Guilherme Terra Teixeira (irmão de Ricardo Teixeira):

Em 29 de julho de 1992, em Vaduz, Liechtenstein, quem é que recebe procuração para assinar pela Sanud no Brasil? Sim, o Alberto Ferreira da Costa, que aparece como testemunha no ato de formação da RLJ. Em tese, a Sanud era uma empresa investidora no Brasil. Fica um claro ar de arranjo:

Aqui ficamos sabendo, também, que a Sanud surgiu em 7 de novembro de 1990 e que quem assina por ela em Liechtenstein é o dr. Alex Wiederkehr, advogado criador de empresas que funcionam em uma caixa postal e servem de fachada para lavar dinheiro de origem suspeita ou desconhecida das autoridades.

Em seguida, a Sanud se torna sócia da RLJ no Brasil, mais precisamente em 28 de setembro de 1992.

Fast forward para 06/10/1994, na mais recente mudança societária registrada na Junta Comercial do Rio de Janeiro: quem assina pela Sanud é o irmão de Teixeira, aquele que lá atrás testemunhou o nascimento da RLJ Participações.

Nada disso é novidade — ou pelo menos não deveria ser — para investigadores ou jornalistas brasileiros.

Uma das CPIs que investigaram a CBF já tinha sentido o cheiro de lavanderia: a Sanud fez empréstimos à RLJ, registrados pelo Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Mas a RLJ nunca pagou de volta!

A novidade é que, quando a rede BBC denunciou Teixeira e João Havelange como destinatários da propina da International Sports Marketing (ISL), empresa que pagou para garantir contratos lucrativos com a FIFA, a emissora britânica teve acesso à lista com valores e datas dos pagamentos.

E quando foi o primeiro pagamento da ISL à Sanud, de 1 milhão de dólares?

10 de agosto de 1992.

Ou seja:

16 de maio de 1992, formada a RLJ;

29 de julho de 1992, Sanud passa procuração para Alberto Ferreira da Costa em Vaduz, já prevendo que a Sanud se tornaria sócia da RLJ Participações no Brasil;

10 de agosto de 1992, Sanud recebe a primeira propina listada pela ISL;

28 de setembro de 1992, Sanud se torna sócia da RLJ.

Também tivemos acesso à lista e fica claro que, à medida em que a Sanud recebia mais e mais dinheiro de propina lá fora, os investimentos da RLJ cresciam e cresciam no Brasil

O propinoduto da ISL foi documentado por um juiz-investigador da Suiça. A papelada foi trancafiada numa corte de Zug. Advogados de Teixeira e Havelange bloquearam a divulgação. Várias empresas jornalísticas querem acesso à papelada e estão tentando isso por via judicial.

O repórter Andrew Jennings, que fez a denúncia na BBC, acha que a FIFA está sob pressão de quem interessa… dos grandes patrocinadores, que não querem associar suas marcas a uma entidade agora conhecida por toda sorte de falcatruas. Isso sem falar na pressão política de governos como o da Inglaterra, que se julgou lesada ao perder o direito de sediar a Copa.

A rede de proteção de Havelange e Teixeira, lá fora, está se rompendo, como demonstra a decisão de Havelange de se afastar do Comitê Olímpico Internacional (COI) antes que fosse saído.

Mas, voltando aos documentos exibidos acima — que, repito, já são de conhecimento até do mundo mineral — o Amaury costuma ensinar que há quatro indícios claríssimos de lavagem de dinheiro: empréstimos ou investimentos vindos do Exterior, sem que a origem seja conhecida; o uso de parentes nos negócios relacionados aos ” investimentos” (no caso de Teixeira, o irmão, o filho e o sobrinho); empresas que recebem grandes quantias mas dão prejuízo (caso da RLJ, que gastou um montão de dinheiro sem dar retorno); sinais exteriores de riqueza.

O surpreendente, mesmo, é que Teixeira e a CBF tenham sido alvo de duas CPIs no Congresso — ambas resultaram em relatórios incriminadores — e que a gente continue falando sobre o mesmo assunto mais de uma década depois, sem maiores consequências.

Leia também:

CartaCapital: “Serra sempre teve do que seria publicado”

Doutor Escuta: Um dos capítulos do livro de Amaury Ribeiro Jr.

Na campanha: Fogo amigo, no PT e no PSDB

A bomba que vai estourar no colo de Teixeira

Assista aqui a série de reportagens sobre Ricardo Teixeira mencionada no livro

O Brasil Privatizado, de Aloysio Biondi

 

52 Comentários para “A bomba que vai estourar no colo de Teixeira”

  1. [...] O processo de divórcio litigioso entre Ricardo e Lúcia congelou os negócios do casal, razão pela qual até hoje, pelos documentos que constam na Junta Comercial do Rio de Janeiro, a Sanud, embora extinta em Liechtenstein, ainda aparece como sócia da empresa de Teixeira no Rio, conforme demonstramos no Jornal da Record (documentos posteriormente reproduzidos aqui no blog). [...]

  2. [...] O processo de divórcio litigioso entre Ricardo e Lúcia congelou os negócios do casal, razão pela qual até hoje, pelos documentos que constam na Junta Comercial do Rio de Janeiro, a Sanud, embora extinta em Liechtenstein, ainda aparece como sócia da empresa de Teixeira no Rio, conforme demonstramos no Jornal da Record (documentos posteriormente reproduzidos aqui no blog). [...]

  3. [...] A bomba que vai estourar no colo de Teixeira (na qual divulgamos, em dezembro de 2011, alguns dos do…   [...]

  4. [...] ↑http://www.viomundo.com.br/denuncias/a-bomba-que-vai-estourar-no-colo-de-teixeira.html [...]

  5. [...] A bomba que vai estourar no colo de Teixeira   [...]

  6. [...] A bomba que vai estourar no colo de Teixeira [...]

  7. [...] A bomba que vai estourar no colo de Teixeira [...]

  8. dom, 11/12/2011 - 10:29
    Fabio

    Azenha o PT já deixou a Pizza pronta faz tempo, quero ver se vão mexer neste véspero.
    Se não fizeram isto em oito anos, quero ver se vão encarar agora, vai vir o bláblá da governabilidade.

  9. sáb, 10/12/2011 - 20:45
    MChagas

    Que tal divulgar no blog o nome dos deputados que impediram a aprovação do relatório final da cpi. Formam a bancada da bola e precisam ser conhecidos.

  10. sáb, 10/12/2011 - 16:26
    Volpini

    Como brasileiro devemos continuar ignorando, desprezando, a massa cheirosa, como eles dizem, rs, massa cheirosa, isso cheira a esgoto, é esgoto o que eles são.
    Nós brasileiros estamos bem antenados, antenados em uma mídia independente, onde se faz jornalismo sério, jornalismo com ética, não essas reportagens de esgoto que vemos pelas mídias da massa cheirosa.
    O Brasil está bem, estamos bem, e não iremos deixar que essa podridão volte ao poder novamente, esquece, já era, eles não vão conseguir mais nada, somos brasileiros, o Brasil é tudo de bom, viva.

  11. sáb, 10/12/2011 - 11:00
    Noir

    Caro Azenha, o último parágrafo do post está muito engraçado, é de morrer de rir.
    Para que alguma coisa "ande, aconteça, tome jeito" ou qq outra expressão que deseje usar, é preciso e urgente que seja FECHADO O STF e DESTITUÍDOS TODOS OS DESEMBARGADORES.
    É preciso RECONSTRUIR o 3º Poder, o Poder Judiciário.

    • seg, 12/12/2011 - 17:07
      Luiz Carlos

      Finalmente alguém descobriu a América. A JUSTIÇA é e sempre foi a raiz de todos os nossos problemas.

      Todo e qualquer problema quando deixa de ser arbitrado, se acumula e transforma a justiça num verdadeiro lixo; o país estagna e fica a mercê das piores espécies de bandidos, traficantes, lavadores de dinheiro, terroristas de estado, barões de mídia, ladrões de galinha, etc.

      Nada! Absolutamente nada funciona parece os EUA retratados nos filme de gangsters.

      Sem justiça não existe e nunca existirá civilização infelizmente esta é a nossa situação.
      Os países que hoje dispõe de justiça, como uma certeza banal em suas cidadanias, tiveram que passar por um "Banho de Sangue".

      Como lidar com o sistema (in)justiciário brasileiro??

  12. sáb, 10/12/2011 - 2:18
    João Guardeda

    um mau-caráter chamado "Paulinho do blog" está se aproximando de vocë, ele tem varias condenações criminais por calunia, ele inventa uma coisa sobre vocë, aí publica e diz que é a verdade porque ele só publica verdade e fica repetindo o mesmo assunto até que vira burburinho e vai ferrando com alguém que nem sabe o que está acontecendo. Dizem que ele é um laranja de um grupo de oposição na política dentro do Corinthians e é porta-voz dele mesmo. Cuidado que ele não tem o menor escrúpulo e para subir no status da internet ele tenta falar e criar uma grande polëmica com gente que tem uma certa celebridade, ele faz de tudo

  13. sáb, 10/12/2011 - 1:23
    SILOÉ-RJ

    O JB online repercute bem a matéria, com 3 tópicos diferentes.

  14. sex, 09/12/2011 - 19:27
    Jojô Colim

    Coisinha maravilhosa de se ler, deliciante. Apreciei por demais, também, as diferenças nas assinaturas dos personagens centrais, estranhezas…
    Fogueira neles, Amaury e Azenha! Um dia a casa cai de vez.

  15. sex, 09/12/2011 - 19:12
    pperez

    Olha aí esse Amaury é porreta mesmo e já merece uma cadeira na ABL pelos bons serviços prestados ao País.
    O problema seria dividir o espaço do chá das 4 com Merval Pereira e Sarney!

  16. sex, 09/12/2011 - 18:59
    Sr.Indignado

    Tá… e eu que nunca recebi uma nota fria, estou na malha fina.
    Viva o Brasil!

  17. sex, 09/12/2011 - 18:11
    frederico

    O livro é bem-vindo e oportuno, já que a Copa se aproxima e Ricardo Terra Teixeira continua na ordem. Mas essa bomba é antiga, está no colo dele faz tempo, só que não explode. Enquanto aguardamos e torcemos pra quie seja, enfim, detonada, gostaria de convidar a todos os que lutam pela decência e que sabem que uma Copa é muito mais do que futebol, para que apoiem a campanha #foraricardoteixeira . É só tuitar #foraricardoteixeira que, somado ao #caiforaricardoteixeira, já passou dos 244 mil tweets.

  18. sex, 09/12/2011 - 17:50
    Fabiano

    Não vejo a hora de nossa grande mídia, imparcial, ler esses documentos e continuar as investigações, como sempre fazem, sem olhar partido nem ideologia de quem deve ser investigado.

  19. sex, 09/12/2011 - 17:42

    Em 2008 a Alemanha, através de seu Serviço Secreto, conseguiu quebrar o sigilo bancário de milhares de sonegadores que usavam o paraíso fiscal de Liechtenstein. Será que o Brasil não tem um acordo de troca de informações com a Alemanha para obter esses dados?
    http://en.wikipedia.org/wiki/2008_Liechtenstein_t

  20. sex, 09/12/2011 - 17:35
    Jo Rolex

    Detalhe curioso: As três assinaturas de Lucia Havelange Teixeira são muito diferentes.

  21. sex, 09/12/2011 - 16:57
    Leonardo

    Quando esta bomba vai estourar? É a pergunta que não quer calar! Este Sr. e sua quadrilha são investigados há anos, passaram por duas, isso mesmo duas CPI's em 2001/2002. As falcatruas são de conhecimento público, porém misteriosamente nada acontece e ainda por cima deram um cheque em branco a ele como prêmio, a organização da Copa 2014. Senão vejamos as coincidências: Segundo a BBC Ricardo Teixeira recebeu propina da falida ISL (empresa que negociava direitos de transmissão das copas, como pode uma empresa dessa falir se somente repassa um produto que só pode dar lucro??!), TV Globo conseguiu exclusividade das Copas de 2002, 2006, 2010 e 2014 estas duas últimas sublicenciou à TV Bandeirantes. A TV Globo teria pago propina direta ou indiretamente por estes direitos ou foi chantageada de alguma forma e agora não quer passar o recibo? Qual a razão para esconder as denúncias e blindar Ricardo Teixeira?
    Perguntas que não querem calar…

    • dom, 11/12/2011 - 0:02
      yacov

      Lembro do Luxemburgo, na maior cara-de-pau, dizendo que não sabia a origem de algo como US$ 25.000 em sua C/C… E de uma espécie de "Liberou geral" de importações para os jogadores e comissão técnica em 1994, nos USA, e eles compraram como sacoleiros cheios da grana no Paraguay. Vergonhoso…

      “O BRASIL PRA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  22. sex, 09/12/2011 - 16:43
    zamora

    Ô livrinho abençoado: demorou, mas arrombou…

  23. sex, 09/12/2011 - 16:31
    JOSÉ GILVAR GONZAGA

    PROMOTORES DE JUSTIÇA PODEM COMEÇAR A TRABALHAR. O POVO SO QUER UMA COISA O DINHEIRO DE VOLTA QUE ESSES LADRÕES LEVARAM. E CADEIA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS. DIA 09 DE DEZEMBRO É O OFICIALIZADO PELO POVO COMO O DIA DA CORRUPÇÃO. VIVA O AMAURY RIBEIRO JR. VIVA A DEMOCRACIA.

  24. sex, 09/12/2011 - 15:34
    Rodrigo Falcon

    A bomba que vai estourar no colo de Teixeira e de todos que confiam numa competição minimamente idônea em 2014.
    Ou a hipocrisia só funciona para alguns?

  25. sex, 09/12/2011 - 15:27
    Paulo Roberto

    E por falar em corrupção generalizada…E por falar em corrupção generalizada…

    Publicado pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo:
    "DEVASSAS DO CNJ NOS TRIBUNAIS COMEÇAM A DESCOBRIR OPERAÇÕES FINANCEIRAS ESQUISITAS."
    http://aojesp.jusbrasil.com.br/noticias/2959493/d

  26. sex, 09/12/2011 - 15:13
    Mugi

    Nooossaa Senhora. Esse Livro é melhor do que eu pensava. Ele investigou o Teixeira TB.

    Azenha eu falar pra vc mandar isso tudo pro Romário, pro repórter da BBC tb, mas se vc diz que isso tudo já é de conhecimento até do mundo mineral. e mesmo assim ninguém cai, então nosso povo está mais ferrado do que eu pensava. Uma pena. Então digo dinovo

    Acooooooooordaaaaaa Zé Cardoso. se não OHHHHH DilmaAAAA vc vai ficar olhando sem fazer nadaaaa???

    Pela mor de Deus.

  27. sex, 09/12/2011 - 12:54
    Carlos Eduardo

    Alberto Ferreira da Costa é sogro do Guilherme Terra Teixeira.

    • sex, 09/12/2011 - 14:17
      Carlos Eduardo

      Agora, quanto a ser advogado, tenho dúvidas ainda.

      O único advogado que achei por aqui em SP com este nome é este que está em nota abaixo . mas…mas…pode ser homônimo.:

      OAB Sorocaba cria Comissão de Direito Desportivo

      A diretoria da OAB/Sorocaba aprovou a criação da Comissão de Direito Desportivo, tendo em vista projeto apresentado pelo advogado Alberto Ferreira da Costa, que a presidirá. Nas palavras de Alberto, a comissão visa, dentre outras coisas, "capacitar os profissionais, contribuindo para o desenvolvimento técnico e científico da comunidade integrada direta e indiretamente ao Direito Desportivo, através da promoção de seminários, palestras, cursos, pesquisas e estudos inerentes ao tema." O próximo passo será a convocação dos futuros membros para a primeira reunião de trabalho.

      ____________________________
      http://www.ogusuku.com.br/site/informativo/201105

  28. sex, 09/12/2011 - 12:36
    ULISSES BARBOSA

    Pasmem, encontrei aqui :
    http://livraria.folha.com.br/busca?q=a+privataria

  29. sex, 09/12/2011 - 12:22
    alexandre

    Estava pensando em comprar o livro, mas sei que vou ficar com mais raiva desses canalhas e no final a (justiça ?) vai engavetar essa bandidagem (ou já esqueceram que rico, principalmente politico) não pode nem ser investigado quanto mais preso.

  30. sex, 09/12/2011 - 12:19
    Maximilianoa Grego

    Isso é apenas o início. Trata-se de caso complicado de evasão de dinheiro, muito dinheiro, bandalheiras feitas por gente do alto e$calão do crime. Claro que vai demorar e não será apenas esse documento que culminará em penalizações. Mas é o começo. E tudo tem que começar. Não é, pessoal do contra?

  31. sex, 09/12/2011 - 11:23
    Gustavo Pamplona

    Eu vou… digamos… acordar vocês para a REALIDADE… Este livro "Privataria Tucana" não vai dar em NADA!!!

    Com um governo como este sendo refém da mídia… Quantos ministros que foram derrubados mesmo?

    E o Fernando Pimentel agora. Quanto tempo dura?

    E olha que sou de BH (alguns aqui sabem disto) e votei no Pimentel.

    • sex, 09/12/2011 - 14:30
      cassio zecatti

      Gustavo.. Talvez você tenha razão… eu acredito num tapetão, assim como rolou entre Artur Virgílio vs Sarney, lembra? Ficou tudo por ali!!

    • sex, 09/12/2011 - 17:45
      ana

      Gustavo,
      É por isso que existe tanta impunidade neste Brasil, porque existe muita gente que pensa como o senhor, que sempre vai dar em pizza, bandido tem que ir para a cadeia mesmo. Só que os maiores bandidos são justamente da própria justiça, ganha de um aqui, ganha de outro lá, e assim vai. Não viu o presidente da OAB
      Nacional, envolvido em corrupção no Pará? Não viu o Aécio Neves dirigir bebado e com Carteira de Habilitação vencida, não acha que isso também é falta de ética? Não precisa acordar os brasileiros para a realidade, brasileiro não é burro e a resposta foi dada nas eleições passada. O senhor fala dos ministros que foram derrubados neste governo, e quantos ministros corruptos da Era FHC perderam os cargos? Garanto o senhor que no governo de FHC houve muito mais corrupção do que agora. Sr Gustavo o brasileiro não é BURRO.
      Parabéns Amauri, vc fez a sua parte de alertar quem são esses falsos moralistas.

  32. sex, 09/12/2011 - 9:26
    Reg

    Só não vai dar em nada, se as concorrentes das que patrocinam a FIFA e jogadores não quiserem.

  33. sex, 09/12/2011 - 9:12
    eujasabia

    não vai dar em nada, como sempre. viva o brasil. não levem a coisa tão a sério…

  34. sex, 09/12/2011 - 8:01
    Leider_Lincoln

    Vamos ver o que a nossa "imprensa livre e ética" vai fazer… Na verdade, estou até esperando os trolls. Sei que um deles é ligado a esta referida imprensa.

    • sex, 09/12/2011 - 12:13
      Jairo_Beraldo

      Seria Herr Klaus???…ele é o pitbull dos noticeiros do esgoto….mas sinto que ele é um deles!!!

      • sex, 09/12/2011 - 18:19
        Klaus

        Grande Jairo Beraldo, aquele que defende o espancamento de adversários da imprensa…

      • sáb, 10/12/2011 - 13:43
        Jairo_Beraldo

        Alemão, só sugeri DIRETAMENTE ao Naldin que fizesse um retiro espiritual perpétuo no presídio de segurança máxima de Catanduvas-PR…pedi que ele corresse atrás de seus DEVERES…onde voce tirou esta ideia que eu defendo o espancamento de adversários da imprensa…não há uma dose excessiva de cinismo e hipocrisia de sua parte? Quem defende o espancamento de adversários, são nossos irmãos da direita raivosa, da qual voce é integrante!

  35. sex, 09/12/2011 - 2:26
    Armando S Marangoni

    Êta cabra arretado esse Amaury!
    Só pelos dois pedaços que já li aqui já me sinto devedor dele.
    Pode cobrar.

Comentar