Nesta sexta e sábado, acontece em São Paulo a 7ª edição de Mil Guitarras para Victor Jara; entrada gratuita
Tempo de leitura: 7 minRedação
Mil Guitarras para Victor Jara é um tributo ao cantor, compositor, músico, professor, diretor de teatro, poeta e ativista político chileno assassinado pela ditadura Pinochet, em 16 de setembro de 1973.
Está na 7ª edição, que terá uma novidade em relação às anteriores.
Será em dois dias, 20 e 21 de setembro, em São Paulo.
Na sexta-feira, o evento começa às18h30, no Armazém do Campo, do MST (veja o endereço no card abaixo). Haverá:
- exibição inédita do documentário “En Septiembre Canta El Gallo”, de Nano Stern e Luis Briceño (Chile).
- roda de conversa sobre cultura, resistência e transformação social ontem e hoje.
- lançamento do single da música Manifesto (Víctor Jara), gravada por Kátya Teixeira e Francisco Prandi.
No sábado, a programação tem início às 11h, no Galpão Cultural Elza Soares. Às 12h, acontece o almoço do MST.
Veja mais detalhes no cards abaixo. A entrada é gratuita.
Cantando resistência: um tributo aos 50 anos da despedida de Victor Jara
Por Fernanda Alcântara, na Página do MST
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No palco da história, alguns artistas se destacam não apenas por seu talento, mas também por sua coragem e compromisso.
Victor Jara, o renomado professor, diretor de teatro, poeta, cantor, músico e ativista político chileno, foi uma destas forças arrebatadoras para a cultura, e sua voz reverbera até hoje como uma ferramenta poderosa na resistência contra regimes opressores.
“Victor Jara foi um grande artista, músico e compositor, mas principalmente foi um militante da luta de classes, um militante da classe trabalhadora. Ele era filiado ao Partido Comunista no Chile e também atuava como professor na Faculdade de Comunicação. Ele ficou muito conhecido por suas canções de protesto, no Chile e em toda a América Latina, mas também por não ter se rendido jamais”, lembra Jade Percassi, do Coletivo de Cultura do MST.
Nasce uma estrela campesina
“Yo no canto por cantar
Ni por tener buena voz
Canto porque la guitarra
Tiene sentido y razón”
(Manifesto – Victor Jara)
Nascia em 28 de setembro de 1932, no Chile, Víctor Lidio Jara Martínez, em meio a um cenário de efervescência cultural e política que mudaria sua vida.
Sua infância transcorreu em meio a um país imerso em debates fervorosos sobre justiça social, direitos humanos e igualdade, temas que, mais tarde, definiriam sua carreira e seu ativismo.
Desde cedo, Jara demonstrou uma paixão ardente pela música. Crescendo em um ambiente permeado pelo som de violões e canções populares, aprendeu a tocar violão com a mãe, de tradições camponesas, e já com um repertório de canções folclóricas que ecoavam pelas ruas de Santiago.
Nos palcos, Victor Jara encontrou sua voz e seu espaço para expressar suas convicções. Suas canções se tornaram uma trilha sonora da luta pela justiça social no Chile.
Com sua voz cativante e letras poderosas, ele capturou a essência da vida e da esperança do povo chileno, usando sua música como um espelho da sociedade e uma ferramenta para inspirar mudanças.
Por volta de 1967, Jara se considerava um “cantor de protesto”, mas depois ele mudou de ideia sobre o termo. Ele achava que a indústria musical estava usando esse rótulo de maneira errada.
Em vez disso, ele dizia que era um cara que trabalhava com música, não um artista, afinal, “só o povo e o tempo poderiam decidir se ele era um artista de verdade”.
Em junho de 1973, em Lima (Peru), disse: “Agora, eu sou só um trabalhador. E um trabalhador com uma consciência bem clara de que sou parte da galera que está lutando para ter uma vida melhor”.
Na época em que tudo fervilhava, não só na cultura, mas na política e na sociedade, um grupo de artistas decidiu apoiar o socialista Salvador Allende.
Victor Jara, junto com Isabel e Ángel Parra, Sergio Ortega, além dos conjuntos Quilapayún, Inti-Illimani e Aparcoa, sobem aos palanques e criam canções em defesa de Allende, que tinha como lema “Sem canções, não há revolução”.
Estes músicos, que compartilhavam das ideias políticas da Unidade Popular, ganharam o nome de “Nova Canção Chilena”.
Eles tinham algo em comum: suas músicas expressavam a esperança de um futuro melhor através do socialismo. Embora o termo já tivesse sido usado como nome de um festival em 1969, agora ele passava a representar um movimento político bem claro, durante a campanha e o governo de Allende.
O resultado foram anos de transformações não apenas culturais, mas também políticas e sociais. A ascensão das massas levou à eleição de Salvador Allende e de sua coalizão de esquerda, a Unidade Popular, em 1970.
Em apenas três anos, eles realizaram mudanças significativas, como a nacionalização do cobre, a principal riqueza do país que estava nas mãos dos Estados Unidos, e deram aos trabalhadores mais controle nas fábricas.
Além disso, começaram a implementar uma reforma agrária incipiente. Jara atua junto ao povo nas mobilizações e na televisão. Ao lado do poeta Pablo Neruda, denuncia o avanço do fascismo e defende a paz.
Ditadura
Em 11 de setembro de 1973, o Chile foi palco de um dos eventos mais nefastos de sua história, quando o golpe militar liderado por Pinochet derrubou o governo democraticamente eleito de Salvador Allende.
O país mergulhou em uma ditadura brutal que durou 17 anos, marcada por perseguições políticas, violações dos direitos humanos e censura.
“Tem uma passagem, entre tantas outras, que são passagens bonitas da história da militância na vida dele. Mas infelizmente tem a passagem marcante, que é da forma como ele foi torturado e assassinado. Encontramos esta passagem no livro que foi escrito pela companheira dele, Joan Jara, em que um grupo com centenas de professores, estudantes, artistas que estavam se manifestando em apoio ao Salvador Allende e contra o golpe e foram conduzidos para esse estádio, que tinha se tornado um espaço de detenção”, lembra Jade.
A coragem implacável e imensurável de Victor Jara teve um custo, e um dia após o golpe militar Jara foi preso, torturado e brutalmente assassinado pelas forças do regime.
Jara, uma das vozes mais proeminentes da música popular da América Latina, foi torturado e morto com 44 tiros após ser detido na Universidade Técnica do Estado. Sua morte chocou o mundo e se tornou um símbolo da brutalidade da ditadura chilena.
Frente à repressão implacável do regime, a cultura se tornou uma ferramenta crucial na luta pela liberdade e justiça.
Victor Jara desempenhou um papel central nesse movimento, uma vez que suas canções, muitas vezes impregnadas de mensagens políticas, se tornaram hinos de resistência para aqueles que se opunham à ditadura.
Sua música, até hoje, é uma arma pacífica para inspirar e unir o povo chileno, mantendo viva a chama da esperança.
Hoje em dia, relembra é uma maneira de manter vivas as esperanças e a memória dos crimes da ditadura e da resistência.
Até hoje, muito da impunidade de seu assassinato perdura, embora no campo político e legal tenha havido avanços para responsabilizar os torturadores e líderes do regime militar que causaram tanto sofrimento no Chile.
Em julho deste ano [2023], nos Estados Unidos, um juiz da Flórida retirou a cidadania norte-americana do ex-tenente do Exército Pedro Pablo Barrientos Nuñez, que vive no país desde 1990. Ele é acusado de ser o autor material do assassinato de Víctor Jara.
O juiz afirmou que Barrientos mentiu em seu processo de imigração, negando qualquer envolvimento em genocídio ou homicídio, o que tornou sua cidadania ilegal.
Oficiais da reserva do Exército, como Raúl Jofré, Edwin Dimter, Nelson Haase, Ernesto Bethke, Juan Jara e Hernán Chacón, junto com Rolando Melo, também foram condenados a penas que variam de 8 a 25 anos de prisão.
A Suprema Corte reconheceu o assassinato e sequestro tanto de Jara quanto de Quiroga, que estiveram detidos no Estádio Chile, em Santiago, nas primeiras fases do regime de Pinochet.
Legado duradouro
Jade Percassi ressalta como esta obra figura, junto com outras outros nomes importantes da música de protesto, um marco para todos aqueles que lutam pela vida e por justiça.
“Jara teve um papel fundamental para manter as ideias da resistência quando entre trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e da América Latina, também por conta da sua existência, desse papel que ele cumpriu, fazendo parte desse desse coletivo mais amplo de artistas durante esse período das ditaduras brutas aqui na América Latina”.
Apesar de sua morte prematura, Victor Jara deixou um legado duradouro. Suas músicas continuam a inspirar pessoas em todo o mundo a lutar por justiça e liberdade. Além disso, sua história destaca a importância da cultura como um meio poderoso de resistência contra regimes autoritários.
Sua obra continua atual, sensível e é importante, como diz aquele, aquele poema: Não cantamos por cantar; cantamos porque os nossos mortos querem que nós cantemos, que a gente não esqueça, que a gente continue a luta pela qual eles deram a vida por isso”
Por isso, Victor Jara é lembrado não apenas como o talentoso músico que foi, mas também como um herói da resistência contra a ditadura no Chile.
Sua coragem e dedicação à causa da justiça e da igualdade demonstram o papel fundamental que a cultura desempenha na luta contra a opressão.
Afinal, seu legado recorda que, mesmo nos momentos mais sombrios, a música e a arte têm o poder de iluminar o caminho para um mundo melhor, como lembra sua última canção inacabada, feita já no Estádio Chile (atual Estádio Víctor Jara), após ser preso:
“[…] Espanto como o que vivo/como o que morro, espanto./ De ver-me entre tantos e tantos/momentos do infinito/ em que o silêncio e o grito/ são as metas deste canto./O que vejo nunca vi,/o que tenho sentido e o que sinto/fará brotar o momento…”
Leia também
Documentário: ”Vozes do silêncio. Nem perdão nem esquecimento”. Assista, legenda em português
Comentários
Zé Maria
Documental:
“El Día que MURIÓ Victor Jara”
https://youtu.be/fG3MHOBQpi0
Zé Maria
https://www.publishnews.com.br/estaticos/uploads/2024/09/KW8anYzGhOZyWwjaisE0Nqy0G4Pci3iu2KIq7ABs3djkgSV9y56twJtsHps9cCxIhRt3mdq3sK3UGzor.jpeg
Livro
“Apenas Uma Mulher Latino-Americana
Em Busca da Voz Revolucionária”
Sessenta Anos Após o Golpe Militar de 1964,
Biógrafa e Jornalista Bruna Ramos da Fonte
Mergulha no Fértil Repertório do Cancioneiro
de Protesto Latino-Americano
Em Apenas uma mulher latino-americana (Rocco, 280 pp),
a jornalista Bruna Ramos da Fonte convida o leitor para
uma viagem através da chamada música de protesto
(ou revolucionária, como preferia chamar o compositor
e ativista chileno Victor Jara) produzida no Brasil e nos
países hispano-americanos durante o período da chamada
Guerra Fria.
Com prefácio assinado pela cantora e compositora chilena
Tita Parra, neta de Violeta Parra, a narrativa focaliza a um só
tempo a trajetória da autora e a da canção engajada no
continente, que tanto marcou as décadas de 1960 e 1970.
Com a intenção de resgatar o contexto histórico, político
e social em que surgiu o cancioneiro dessa época –
principalmente a Nueva Canción Latinoamericana –,
há mais de dez anos a autora iniciou uma série de
entrevistas, pesquisas e viagens pela América Latina
e Caribe.
Ao longo dos anos, entrevistou nomes fundamentais
para a cultura e a história latino-americana da segunda
metade do século XX, a fim de refletir e questionar sobre
as questões sociais e históricas do nosso continente.
Em uma cativante autobiografia musical de uma mulher
latino-americana, nascida no coração do ABC paulista,
berço do movimento sindical brasileiro, Bruna Ramos
da Fonte realiza de forma magistral seu objetivo de compor
um “manifesto de alguém que acredita na arte e na cultura
como as grandes ferramentas da revolução”.
https://www.publishnews.com.br/materias/2024/09/19/em-busca-da-voz-revolucionaria
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Zé Maria
https://bsky.app/profile/revistajacobina.bsky.social/post/3l4bq757trh2r
Camarada, Víctor Jara!
PRESENTE!
https://jacobin.com.br/2021/09/camarada-victor-jara-presente/
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Joan Jara!
Hasta Siempre!
https://www.bbc.com/mundo/articles/cd1p5epp43qo
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La Estrella de la Esperanza Continuará Siendo Nuestra!
https://cdn.bsky.app/img/feed_thumbnail/plain/did:plc:7m43jdugny3mwuwhlbmcyijg/bafkreigw4d5x7jkyohak4erda2vtokcxwpcv2fy2vrmppmsagkhyl2fgxa@jpeg
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https://vermelho.org.br/2023/08/31/militar-comete-suicidio-apos-condenacao-por-assassinato-de-victor-jara/
“Militar Reformado do Exército Chileno Suicida-se
Após Condenação pelo Assassinato de Víctor Jara”
Hernán Chacón Soto, 86, foi Condenado a 15 Anos de Prisão
por Homicídio Qualificado e 10 Anos por Sequestro Qualificado
pelos Assassinatos do Cantor Chileno e de Littré Quiroga.
Chacón foi um dos 7 (sete) ex-militares chilenos condenados
pela tortura e assassinato do cantor e compositor Víctor Jara.
https://english.elpais.com/international/2023-08-30/retired-chilean-army-brigadier-takes-own-life-after-conviction-for-1973-murder-of-victor-jara.html
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https://bsky.app/profile/mattyll.bsky.social/post/3k62jmkna4n2o
“Corte Suprema dicta sentencia definitiva por secuestro y homicidio
de Víctor Jara Martínez y Littré Quiroga Carvajal.
25 años para los autores del secuestro y homicidio y 8 años para el encubridor.”
https://www.pjud.cl/prensa-y-comunicaciones/noticias-del-poder-judicial/97777
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Zé Maria
https://www.instagram.com/entrelatinosbrasil/p/C-6Igo8Ph4Y/
https://www.instagram.com/espacocultural_elzasoares/p/DAEZsS7P465/
Zé Maria
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Se Victor Jara fosse vivo hoje estaria cantando
Contra o Genocídio de Palestinos por isRéu.
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El Derecho de Vivir En Paz
(Víctor Jara)
Por Víctor Jara
https://youtu.be/XkXise2bHE0
El derecho de vivir
Poeta Ho Chi Minh
Que golpea de Vietnam
A toda la humanidad
Ningún cañón borrará
El surco de tu arrozal
El derecho de vivir en paz
Indochina es el lugar
Más allá del ancho mar
Donde revientan la flor
Con genocidio y napalm
La Luna es una explosión
Que funde todo el clamor
El derecho de vivir en paz
Indochina {Palestina] es el lugar
Más allá del ancho mar
Donde revientan la flor
Con genocidio y napalm
La Luna es una explosión
Que funde todo el clamor
El derecho de vivir en paz
Tío Ho, nuestra canción
Es fuego de puro amor
Es palomo palomar
Olivo de olivar
Es el canto universal
Cadena que hará triunfar
El derecho de vivir en paz
Es el canto universal
Cadena que hará triunfar
El derecho de vivir en paz
El derecho de vivir en paz
https://www.letras.com/victor-jara/667838/
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Plegaria A Un Labrador
(Víctor Jara)
Por Víctor Jara
https://youtu.be/jmUnNbAKPNE
Levántate y mira la montaña
De donde viene el viento, el Sol y el agua
Tú que manejas el curso de los ríos
Tú que sembraste el vuelo de tu alma
Levántate y mírate las manos
Para crecer, estréchala a tu hermano
Juntos iremos unidos en la sangre
Hoy es el tiempo que puede ser mañana
Líbranos de aquel que nos domina en la miseria
Tráenos tu reino de justicia e igualdad
Sopla como el viento la flor de la quebrada
Limpia como el fuego el cañón de mi fusil
Hágase por fin la voluntad aquí en la tierra
Danos tu fuerza y tu valor al combatir
Sopla como el viento la flor de la quebrada
Limpia como el fuego el cañón de mi fusil
Levántate y mírate las manos
Para crecer, estréchala a tu hermano
Juntos iremos unidos en la sangre
Ahora en la hora de nuestra muerte
Amén, amén, amén
https://www.letras.com/victor-jara/404885/
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Concierto Víctor Jara – 17 de Julio de 1973 (Recital Completo)
https://youtu.be/UhXBrp3oAIM
https://www.letras.com/victor-jara/
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La Guitarra de Víctor Jara
(Incluyendo Entrevista Joan Jara Torner)
https://youtu.be/LLS7eGabeDI
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Não sobreviverá o Projeto de Esquecimento Histórico promovido
pelas Ditaduras Militares com Apoio Logístico dos Estados Unidos
da América e Auxílio Prestimoso da Imprensa Empresarial Tradicional
Entreguista Latino-Americana.
FASCISTAS, GOLPISTAS, NÃO PASSARÃO!
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