VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


João Paulo Rillo: O Baú da Infelicidade e A Porta da Desesperança
Reprodução de vídeo
Repolitizando

João Paulo Rillo: O Baú da Infelicidade e A Porta da Desesperança


11/10/2019 - 13h29

por João Paulo Rillo*

Lá, lá, laiá, agora é hora de alegria… Um, dois, três, pi, cinco, seis, sete, pi… Silvio Santos vem aí… Quem quer dinheirooo?… Pedro de Lara aia, laia laia… A pipa do vovô não sobe mais… Ritmooo, é ritmo de festa…

Quem nasceu na década de 70 e 80 e não passou parte do tempo na frente de uma televisão dando audiência pra emissora do Silvio Santos que atire a primeira pedra. Esse homem está no imaginário de milhões de brasileiras e brasileiros.

Silvio volta a ser alvo de críticas e reflexões sobre o conteúdo veiculado em seu canal, o SBT.

Desta vez realiza um concurso de beleza infantil, expondo ao Brasil inteiro corpos de crianças e estimulando, sim, a sexualidade precoce a partir de padrões opressores de estética.

Juntamente com as críticas feitas ao programa foi recuperado um vídeo em que o apresentador pergunta a uma criança se ela prefere sexo, dinheiro ou poder.

Se um professor falasse em uma sala de aula com 30 alunos 10% do que fala o Silvio Santos em rede nacional já teria sido atirado em um fogueira pela turba delirante que defende a “escola sem partido”.

Até os 12 anos, eu achava o Silvio Santos o máximo, um homem bom para o povo. Assim como muita gente considera o apresentador Luciano Huck uma pessoa boa para com os pobres.

Mas foi com uma música do Raul Seixas, chamada Super Heróis, que eu comecei a refletir melhor sobre o verdadeiro Silvio: “…não é que eu vi o Silvio Santos, sorrindo aquele riso franco e puro para um filme de terror…”

Todo conteúdo exibido pela TV do Silvio é um lixo? Não. Um dos conteúdos cômicos mais geniais que eu assisti era veiculado no SBT: Chaves.

Os desenhos mais interessantes da minha infância passavam no programa do Bozo (o palhaço e não o miliciano).

Silvio é apenas um apresentador charlatão sem qualidade nenhuma? Não. Muito pelo contrário, é um comunicador brilhante, conversa com o povo brasileiro como poucos.

Goza de uma intimidade com parte das donas de casas desse país que nenhum outro comunicador ou comunicadora passou perto de ter. Inegavelmente é um artista talentoso.

Não reconhecer as qualidades do ex-camelô não nos ajuda a entender o império que ele construiu. E por mais irônico que seja, Silvio Santos sempre jogou contra o povo e continua jogando. Hoje, em posição tática, escudando e apoiando um delinquente no poder central.

O grande problema do Silvio não são seus devaneios sexistas, machistas e homofóbicos, cada vez mais frequentes e desavergonhados.

Isso é muito grave. Mas o pior problema é o lado que o Silvio escolheu na vida.

Imagina o Silvio Santos, colocando todo seu talento e inteligência na construção da emancipação popular?

Mas não, o que o homem da Porta da Esperança mais fez na vida foi utilizar a boa fé e a miséria social do povo pra fazer fortuna e alienar o país. Silvio é um dos grandes aliados do capital financeiro nacional e internacional. Silvio ataca a democracia e a soberania popular não é de hoje.

Mas a parte boa do episódio infame e execrável em que ele pergunta pra uma criança se ela prefere sexo, dinheiro ou poder (coisas que ele conseguiu bajulando corruptos e defendendo torturadores), é que, por se tratar de uma figura pública conhecidíssima e adorada por parte da população, nos possibilita dar um tiro de canhão na hipocrisia odienta e raivosa estabelecida nesse país.

É possível constranger e desmoralizar os falsos moralistas que justificaram seus votos em Messias pra salvar a família brasileira dos esquerdistas pervertidos, e que agora silenciam vergonhosamente frente a uma declaração estúpida e desrespeitosa do dono do SBT.

Assim como silenciam frente as boçalidades proferidas diariamente pelo presidente da república.

Nada de infame me espanta em Silvio Santos. Ele já é, em si, uma infâmia pra quem considera o capitalismo uma ordem econômica perversa e exploradora.

Me espanta a covardia dos que já perceberam a tragédia que é o governo que eles e o Silvio Santos elegeram e não tem a saudável coragem pra admitir. Estão paralisados pela atmosfera hipócrita que ajudaram a construir.

Não é feio admitir erros e mudar de posição. Quanto antes fizerem isso, melhor pra todo mundo.

A indiferença e a omissão só fortalecem os lacaios e tiranos que estão no comando do governo, dos bancos e das grandes emissoras de TV, impondo uma agenda político-econômica perversa, que só tem causado sofrimento ao país.

Eu sei que, no íntimo, muitos que votaram no Messias, estão super arrependidos e não sabem como admitir isso.

Fraternalmente faço uma sugestão. Não guardem mágoas e decepções, isso faz muito mal pra saúde de todos nós. Ponham pra fora suas justas indignações e arrependimentos. Juntem-se aos que querem a mesma coisa que vocês queriam quando votaram iludidos no Messias.

Vai na sua rede social e manda o Silvio e todos os fascistas enfiarem suas grosserias com o povo no Baú da infelicidade que eles estão causando.

Vamos combinar uma coisa entre nós. Sintam-se a vontade pra dizer que erraram, se arrependeram e que não compactuam com “tudo isso que ta aí”, e nós caminharemos juntos, por um país justo e civilizador.

*João Paulo Rillo é diretor de teatro,e militante do PSOL e ex-deputado estadual paulista.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

13 de outubro de 2019 às 15h11

Os Midiáticos Fascistas de Mercado não se conscientizaram
que foram eles os principais responsáveis “purtúduíssuquistaí”.
Aí cabe perguntar: ‘Quando é que vão fazer a Autocrítica’ ? …

“irmã Dulce deve tá horrorizada vendo lá do paraíso
(ela foi pra lá!!) vendo essa gente desmiolada,
tirana e sobretudo desrespeitosa com cargo
de ministro no BR!
deus nos livre, digo sem demora!!”
Jornalista Thaís Herédia
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/10/12/nenhuma-menina-introduziu-crucifixo-na-vagina-afirma-damares-em-evento.htm

Responder

Zé Maria

13 de outubro de 2019 às 13h59

Cuidado com a Maníaca!
É o Fim dos Tempos …

“Damares precisa entender que
a Vida não é o Filme do Exorcista”
Joanna Maranhão
https://twitter.com/Jujuca1987/status/1183189509434990592

“As fantasias sexuais da ministra damares são porcas demais.
Eu não deixaria uma filha minha perto dessa gente”
Cynara Menezes
https://twitter.com/cynaramenezes/status/1183193620041687042

“O discurso de Damares Alves é um astucioso exemplo
de tecnologia política que usa ‘sexo’ como fator de mistificação.
Na perversa Sexologia Política do choque, sexo é arma.
Sexo passou a ser tecnologia do poder obscurantista
contra o Gênero como fator de esclarecimento”
Marcia Tiburi
https://twitter.com/marciatiburi/status/1183306648850448385

Na Concepção Mística dos Povos Semitas (Hebreus e Árabes),
o Comportamento Sexual fora dos Padrões Morais Vigentes
é o Primeiro Elemento que atenta contra a ‘Autoridade’ Divina
e também o Objeto Original da ‘Tentação’ do Mal Personificado, em geral, na Mulher que simboliza a Atração, a Sedução pelo Sexo.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/2/21-24
https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/2/25
https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3/7
https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3/10
https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/3/11
https://www.islamreligion.com/pt/articles/1190/viewall/historia-de-adao-parte-1-de-5/

Responder

Caracol

12 de outubro de 2019 às 07h45

Prezado João Paulo, reconheço e simpatizo com suas boas intenções, mas você está sendo ingênuo, já se foi o tempo em que otário era vítima. Não mais. Otário é cúmplice.

Responder

Zé Maria

12 de outubro de 2019 às 00h50

“Para o PS a geringonça não morreu”

Socialistas garantem que a “geringonça” não morreu e que continua a existir um entendimento entre os partidos.

“O trabalho continuará como existiu”,
declarou o socialista Duarte Cordeiro, que integrou a delegação negocial do PS.

De acordo com Cordeiro, “existe total disponibilidade para continuarmos a trabalhar nos termos em que trabalhámos nos últimos quatro anos, em prol do desenvolvimento do país com medidas e resultados que foram tão valorizados nas eleições legislativas”.

https://www.publico.pt/2019/10/11/politica/noticia/ps-responde-bloco-ps-geringonca-nao-morreu-1889751/amp

Responder

ana s.

11 de outubro de 2019 às 22h12

Discordo. SS sempre foi evidentemente grotesco e de uma mediocridade gritante. Mania que paulista tem de nos empurrar goela abaixo lixo como SS e Hebe com um bando de formador de opinião “intelectual” impondo a ideia de que são “inteligentes e talentosos”. São umas bestas que prosperam por puxar saco dos podres poderosos e porque a gente vive num país onde há milhões de pessoas capazes de eleger uma monstruosidade como Bolsonaro para a presidência da república. A gente merece mesmo ser colônia do império decadente que elegeu Trump. Sem + saco pra nada nem pra ninguém. Isto aqui é uma nação suicida que glorifica vermes e encarcera seu único estadista dos últimos 50 anos. Vamos nos ferrar completamente e estamos fazendo por merecer.

Responder

Zé Maria

11 de outubro de 2019 às 19h57

https://twitter.com/i/status/1182759348377935872

Olha aí a Gurizada do Colégio Pedro II
dando exemplo até aos Velhos Militantes:

“Os deputados que quebraram a placa de Marielle
invadiram o Colégio Pedro II para fazer provocações.
Foram recebidos pelos alunos e alunas assim”

https://twitter.com/ManuelaDavila/status/1182759348377935872

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.