Vladimir Safatle: Canonizando Margaret Thatcher

Tempo de leitura: 2 min

por Vladimir Safatle, na Folha de S. Paulo, sugestão do professor Caio Toledo

“Não existe esse negócio de sociedade. Existem apenas homens e mulheres individuais, e há famílias.” Foi com essa filosofia bizarra que Margaret Thatcher conseguiu transformar o Reino Unido em um dos mais brutais laboratórios do neoliberalismo.

Com uma visão que transformara em inimigo toda instituição de luta por direitos sociais globais, como sindicatos, Thatcher impôs a seu país uma política de desregulamentação do mercado de trabalho, de privatização e de sucateamento de serviços públicos, que seus seguidores ainda sonham em aplicar ao resto do mundo.

De nada adianta lembrar que o Reino Unido é, atualmente, um país com economia menor do que a da França e foi, durante um tempo, detentor de um PIB menor que o brasileiro. Muito menos lembrar que os pilares de sua política nunca foram questionados por seus sucessores, produzindo, ao final, um país sacudido por motins populares, parceiro dos piores delírios belicistas norte-americanos, com economia completamente financeirizada, trens privatizados que descarrilam e universidades com preços proibitivos.

Os defensores de Thatcher dirão que foi uma mulher “corajosa” e, como afirmou David Cameron, teria salvo o Reino Unido (Deus sabe exatamente do quê). É sempre bom lembrar, no entanto, que não é exatamente difícil mostrar coragem quando se escolhe como inimigo os setores mais vulneráveis da sociedade e quando “salvar” um país equivale, entre outras coisas, a fechar 165 minas.

Contudo, em um mundo que gostava de se ver como “pós-ideológico”, Thatcher tinha, ao menos, o mérito de não esconder como sua ideologia moldava suas ações.

A mesma mulher que chamou Nelson Mandela de ” terrorista” visitou Augusto Pinochet quando ele estava preso na Inglaterra, por ver no ditador chileno um “amigo” que estivera ao seu lado na Guerra das Malvinas e um defensor do “livre-mercado”.

Depois do colapso do neoliberalismo em 2008, ninguém nunca ouviu uma simples autocrítica sua a respeito da crise que destroçou a economia de seu país, toda ela inspirada em ideias que ela colocou em circulação. O que não é estranho para alguém que, cinco anos depois de assumir o governo do Reino Unido, produziu o declínio da produção industrial, o fim de fato do salário mínimo, dois anos de recessão e o pior índice de desemprego da história britânica desde o fim da Segunda Guerra (11,9%, em abril de 1984). Nesse caso, também sem a mínima autocrítica.

Thatcher gostava de dizer que governar um país era como aplicar as regras do bom governo de sua “home”. Bem, se alguém governasse minha casa dessa forma, não duraria muito.

Professor Caio Toledo sugere também este vídeo

Leia também:

De uma penada, Folha extingue imperialismo britânico


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Boaventura de Sousa Santos: Sobre o austeritarismo alemão – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Vladimir Safatle: Canonizando Margaret Thatcher […]

Astronauta de Passagem

Fiz o seguinte experimento sociológico: fiquei 3 dias só vendo noticiário da globo após a morte da “dama” (eu sei, precisa estômago…). Como não conhecia ao certo a história dela, achei que seria uma oportunidade única. Fui vendo os jornais globais e acreditando, acreditando…

Formei a seguinte opinião: tatcher foi uma grande estadista, mezo-popular, mezo-impopular, maaaaasss fez muitas coisas boas pelo seu país. Deveria ter concorrido com o papa, mas como ela era anglicana… Os contrários ao seu governo são, como sempre, “radicais”.

Quando acabou o estoque de engov, abandonei a globo e resolvi dar uma olhada nos blogs sujíssimos. Qual não foi minha surpresa ao ver que tatcher foi uma bruxa, uma entreguista da pior espécie, canalha de tão baixa estirpe a ponto de seu cadáver correr o risco de ser sequestrado e queimado pelos “radicais” que a odiavam. A população questiona até a presença da polícia, paga com verbas públicas, em seu funeral.

Terminado o experimento, formulei a seguinte conclusão a respeito de margareth tatcher: a globo é um lixo.

Mário SF Alves

Resposta indignada ao Elio Gaspari em matéria divulgado pelo PiG Folha de São Paulo onde manifesta franca idolatria à Tatcher, a mesma que, segundo ele, tinha horror a consenso, deficit, inflação, sindicatos, empresas estatais, socialismo e desordem :
________________________________________________
Pois bem, senhor escritor Elio Gaspari, deixo claro que nada tenho contra suas preferências ou alinhamentos ideológicos. No entanto, seu lamento pela ditadura não ter sido suficientemente capaz de implantar no Brasil o modelo utilizado por ela, na Inglaterra, penso ver estampada aí a figura de mais um técnico em obter, tratar e divulgar informações. Mais um viciado em tabula rasa. Mais um que insiste em estabelcer analogia entre o Ocidente , dito desenvolvido, e nós, brasileiros, “pindoramenses” como queira, dos quinhentos anos de braZil senzala. Nós, brasileiros, do singular capitalismo subdesenvolvimentista nem sequer nacional; nós, eternamente excluídos, pelo vil regime regime casa-grande-braZil-eterna-senzala e ecossistemas associados
_____________________________________
Vai, prezado Gaspari, vai por aí. Ah, um aviso: essa viseira, a extrema esquerda também usa, e quem sabe, num futuro não tão distante, quem sabe, essas duas retas não se encontram num canto qualquer deste finito planetinha azul? Se é que já não se encontraram, faz tempo. Hitler e Stalin que o digam.
____________________________________________________
E quanto à sua adorada modelo, a Tatcher, a que, dizem, fechou de vez todas as portas para a possibilidade de uma nova mulher no poder na Inglaterra, dou outro aviso: primeiro cuide de pensar em desenvolver socioeconomicamente o Brasil, depois, sim, cuide de trazer a cabeça dela. Mas, veja bem, não nos venha com soluções macunaímicas de tipo fernandenriqueando, não, viu.
Pena. Tempo perdido. Deixei de considerar que a seu ver só os “bem nascidos”, os da casa-grande, têm vocação para gerir e (sub)desenvolver o Brasil. Pena mesmo. Aliás, nem a ditadura militar no auge de todo aquele apogeu autoritário e terrorista teve peito para implantar o Estatuto da Terra; importante instrumento de correção nas históricas distorções na posse e uso da terra. Aliás, documento elaborado sob encomenda dela mesma. Pena.

Luiz Fortaleza

A DAMA DE FERRO QUE FERROU OS TRABALHADORES BRITÂNICOS.

Morrissey: Thatcher não tinha um átomo de humanidade – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Safatle: Canonizando Margareth Thatcher […]

Guanabara

Por falar em “there’s no other way”…

Chevron é autorizada pela ANP a retomar produção no campo de Frade

http://noticias.r7.com/economia/noticias/chevron-e-autorizada-pela-anp-a-retomar-producao-no-campo-de-frade-20130408.html

Renato

Margaret Thatcher nunca chamou Mandela de terrorista. Ela chamou a ANC de terrorista em uma época que ela derramava sangue da população em uma verdadeira guerra civil. Entre 85 e 89 5 mil pessoas tinham morrido no caos urbano do país.

Tenha um mínimo de dignidade e faça uma pesquisa decente antes de repetir inverdades. Abraços.

Fabio

Thatcher salvou a Inglaterra do esquerdismo alucinado que estava arruiunando a economia do país. Mesmo depois que os trabalhistas assumiram, não modificaram radicalmente a política economica. Os ingleses deveriam ter continuado a política dela, hoje seriam o país mais rico do planeta. Mas ainda estão patinando no welfare state.

Fabio Passos

Que mulher horrenda.
Fez um mal terrivel a seu proprio povo para favorecer uma minoria de vagabundos espertalhoes.

Alem da tabelinha com reagan como capacho dos poderosos, tatcher ficou famosa ao ser humilhada por Deng Xiaoping.

    Carlos Cruz

    Enxofre, labaredas, chicotadas, gritos e gemidos, explosões vulcanicas, o Inferno está em festa com a chegada de mais um ilustre representante do ódio, capitalismo selvagem, miséria. Viva!!!!! Ela chega para fazer companhia a Hitler, Ronald Regan, e a tantos outros. Bem vinda, Margaret Thatcher.

    Fabio Passos

    Coitado do capeta. rs

    abolicionista

    Acho que o inferno vai entrar em recessão, vão cortar a verba das fornalhas, privatizar o serviço das balsas, demitir Caronte cortar duas cabeça de Cérbero e racionar a água do rio Styx.

Bley

Caso eliminassemos, aqui no blog, neste post, por exemplo, os comentarios de todos os “sujos”, e permanecessem apenas as “demotucanices” dos trolls, atestar-se-ia a primariedade das intervencoes dos mesmos. Com tais catequistas, o credo demotucano vai pra debaixo de sete palmos!

tori

Inglaterra e Argentina unidas pelo mesmo sentimento.
O povo dos dois países comemora nas ruas.
É o fim simbólico de um ciclo perverso.
A Dama de Ferro, enfim virou cinzas.
Gozemos esse momento único.
Céus e infernos se agitam.
E se unem, também.

    Fabio Passos

    O mundo inteiro esta mais feliz.

    Chora 1% de miliardarios vagabundos… e seus capachos. rsrs

Julio Silveira

A Tatcher é como a maioria do Herois da direita. Um elemento que lhes atribuiu lucros sobre vidas desimportantes, as nossas.

Justo: Ditadura argentina ajudou a construir mito da "dama de ferro" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Vladimir Safatle: Canonizando Margaret Thatcher […]

Vlad

Há muito aprendi a respeitar os inimigos manifestos.
E a enojar-me com os falsos amigos, que insidiosamente nos roubam a esperança.
O PT é pior que a ARENA.

    abolicionista

    Todo mundo já percebeu que o Psol respeita demais os “inimigos”. Tanto respeito assim faz a gente ficar pensando…

bruno

engraçado é o safatle elogiar chavez e criticar thatcher…..e depois das reformas de cada um que perduram até hoje tendo ambos permanecido mais de 10 anos no poder….acho até engraçado alguém querer comparar uym com outro…e dizer que a crise de 2008 é culpa do liberalismo não só é ignorancia como delinquencia tipico do safatle!!!!ela abominava tudo o que levou a crise de 2008!!!principalmente o intervencionismo estatal na economia, nos mercados taxas de juros etc….

    Cassius Clay Regazzoni

    Meu caro amigo maluco, o que salvou o mundo até aqui foi exatamente o intervencionismo estatal, injetando bilhões de dólares/euros para honrar os desastres causados pela desregulação do mercado e a ciranda financeira internacional. Hipocrisia tem limites.

    abolicionista

    Quanta asneira, foi justamente a desregulamantação dos mercados promovidas pelo neoliberalismo que abriu caminho para o capital financeiro. Aliás, a crise provocada pela dama-de-ferro também se fez notar na própria Inglaterra. É isso que dá estudar economia pelo manual da revista Veja.

abolicionista

Os resultados do neoliberalismo no Brasil:

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/04/12/tabelinha-para-matar-tucano-luladilma-10-x-0-cerrafhc/

Teco

O demo tá frito. Já tinha acm, rmarinho,agora o hímem de ferro.
E em breve conforme está anunciado no inferno, num cinema perto
de sua casa, Fhgá,serra,caiado,agripino e assemelhados.

Flavio

Margaret Thatcher: a premiê britânica que mudou a economia mundial para sempre e derrotou a vadiagem comunista!

    Dialética

    Como assim, Flávio? Não é no comunismo que há empregos para todos? e muitas vezes nem se escolhe?

    Antonio

    …e mandou todo o velho continente para o meio do furacão. Só sobrou a Alemanha, o resto está atolado na merda capitalista.Que bom.!!!

    Paulo Figuiera

    Margareth Tatcher: A mulher que mudou a economia mundial para sempre, cujas consequencias as economias européias experimentam hoje.
    E colocou no poder a vadiagem dos que detém o capital financeiro

    Jimmy Savile

    Ding Dong. The witch is dead.

mariazinha

Esta mulher foi-se desse mundo e espero que São Pedro aplique-lhe um corretivo por todas as maldades que andou fazendo por aqui; já que por aqui, ninguém teve coragem de barrar sua impertinência.

Gerson Carneiro

A verdade é que a Tatcher não suportou um Papa argentino.

A Dama de Fogo

Calorosa homenagem da torcida do Liverpool à Dama de “Ferro”:

https://www.youtube.com/watch?v=x-4FJcnX0i8&NR=1&feature=endscreen

“When Maggie Thatcher dies we,re all avin a party”

“Quando Maggie Thatcher morrer vamos festejar”

    Ana Cruzzeli

    Como diz o ditado
    Rei morto rei posto.
    Dá-lhe Gerson, sem deixar vácuo politico para o Serra.
    DAMA DE FOGO foi muito boa.

Vladimir Safatle: Canonizando Margaret Thatcher | Observatório de Relações Internacionais da UFOP

[…] Thatcher apoiando Pinochet  Fonte: Viomundo Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando… Esse post foi publicado em Economia, História, […]

jaime

Quando os neoliberais falam em redução do tamanho do Estado é preciso entender que ele é reduzido apenas para alguns. As grandes empresas e os financistas nunca precisam se preocupar. O guarda-chuva do Estado não se fecha nem se reduz para esses, pelo contrário.

    Alemao

    O PT é neoliberal então?

    jaime

    Algumas políticas do PT são sim neoliberais, daí a insatisfação de grande parte da militância. Por outro lado, mantém medidas econômicas que favorecem a classe mais pobre, esta completamente esquecida pelos neoliberais. Em política, principalmente partidária e especificamente a brasileira atual, não há mais preto e branco simplesmente. Aliás, na vida o preto-no-branco só acontece até que sejamos egressos da infância. Costuma-se chamar a isso de maniqueísmo. Nem todos, naturalmente aceitam passar adiante dessa fase.

Deixe seu comentário

Leia também