Tiro, porrada e bomba: filhos de Bolsonaro trabalharam para deslegitimar resultado do primeiro turno; veja vídeos

Tempo de leitura: 3 min

Quem registrar o voto com máquinas fotográficas, filmadoras, e telefones celulares poderá ser multado em até R$ 15 mil e até mesmo ser preso. A lei visa preservar o sigilo do voto, e caso esse sigilo seja quebrado, o eleitor pode ser detido por até 2 anos. TSE, no twitter

Voto é sigiloso mas filho de Bolsonaro pede que eleitor faça gravação

do Vermelho

Eduardo Bolsonaro, filho do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), orientou em post no twitter neste domingo (7) que eleitores filmem problemas nas urnas.

De acordo com a legislação eleitoral é proibido filmar a hora do voto para não violar o sigilo.

“Prezados, em caso de problemas com a urna filmem, de preferência gravem lives e falem o estado zona e seção onde está ocorrendo o problema”, escreveu Eduardo Bolsonaro, que é candidato a deputado federal por São Paulo.

Jair Bolsonaro colocou em xeque a confiabilidade da urna eletrônica. Em recente entrevista declarou que não aceitaria um resultado que não seja a vitória dele.

Nesta campanha para alimentar a tese de que as urnas não são confiáveis, a campanha de Bolsonaro e seguidores montaram um sistema paralelo de apuração para este domingo.

No sábado (6), a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral Rosa Weber reiterou: “Nosso sistema eletrônico de votação é ágil, seguro, confiável, e, sobretudo, auditável. Há condições de auditar, como já ocorreu, e foi constatado que não houve sequer um caso comprovado de fraude”.

O ministro do TSE, Og Fenandes, declarou neste domingo (7) após nova auditagem que o cidadão pode confiar no Sistema Eleitoral Brasileiro.

Sobre a hipótese de fraude levantada pelo candidato Bolsonaro ele comentou: “Cada cidadão, candidato ou não, tem direito a ter suas crenças. Se essa crença confere com a realidade, é outra coisa. A realidade está aí e tem sido vista”.

PS do Viomundo: É por acaso que apoiadores de Bolsonaro agem com violência quando se encontram com adversários? Obviamente que eles respondem ao clima de desconfiança e ódio destilados pela própria campanha, como se viu em Maringá, quando um bolsonarista atacou uma carreata do PT (ver abaixo).

Apoiador de Bolsonaro ataca carreata do PT em Maringá e fere militantes

De motocicleta, agressor invadiu uma passeata de apoio a Fernando Haddad em Maringá, tomou bandeiras e quebrou vidros de um carro onde estava a presidente de um sindicato local que, por conta dos estilhaços, levou cinco pontos na mão

Por Ivan Longo, na revista Forum

Uma carreata de apoio ao candidato à presidência Fernando Haddad (PT) em Maringá (PR) foi atacada na tarde deste sábado (6) por um apoiador de Jair Bolsonaro (PSL).

O agressor, que dirigia uma motocicleta com um adesivo de campanha do militar da reserva, avançou contra o ato de rua, arrancou bandeiras dos militantes e as usou para quebrar os vidros das janelas do carro onde estava a presidente do Sindaen (Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná), Vera Pedroso, que teve a mão cortada por conta dos estilhaços.

Ela foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local e levou cinco pontos.

Os militantes presentes na passeata tentaram conter o motociclista até a a chegada da polícia, mas instantes depois outros quatro homens apareceram para ajudá-lo e, em meio à mais agressões, conseguiram fugir. Fontes ouvidas pela Fórum informaram que algum tempo depois a Polícia Militar localizou o agressor e um dos homens que apareceu para ajudá-lo.

Os policiais, no entanto, apenas coletaram seus dados e os liberaram em seguida. Seus nomes não foram revelados.

O PT local registou boletim de ocorrência e informou que reforçará a segurança dos militantes na cidade.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

elder pacheco

Parafraseando (tradução livre) Marx: “Um monstro ronda o mundo e o Brasil. O monstro do nazi-fascismo…”
A barbárie está instalada, o caos predomina nas redes sociais e se reflete nas ruas, nas praças, nas esquinas, em cidades minúsculas do interior ou nas metrópolis e megalópolis onde a violência vem num crescendo só comparável à escalada nazista na alemanha e demais países que aderiram ao nazi-fascismo.
E não há reação dos de debaixo. Muitos e muitas daqui das periferias aderiram à onda desagregadora do tecido social “capitaneada” pelo símbolo do que há de mais hediondo “líder” messiânico, proponente do vale tudo pelo poder. Até mortes (Marielle/Anderson, Moa e outros/as), e de vários líderes em todo o país que não pontuam nestas mídias cúmplices de bolsonazi, vem sendo o elemento chave de acuar as forças sociais que procuram ainda resistir.
Mas os números de ocupações nas ruas é insuficiente. Mais do que isto. Não o contingente de manifestantes, mas as classes sociais que se apresentam neste cenário.
Poucos e poucas das periferias, das fábricas,das obras, etc.
O desalento do desemprego lhes impõe medo e semi-covardia, anestesiando-os, encantoado-os numa redoma e num cordão de isolamento das lutas reais contra a barbárie que vem tomando conta nesta conjuntura turbulenta.
Nossas mensagens não vêm atingindo as camadas mais violentadas do tecido social brasileiro, muitos/as dos/as quais corujubservando de longe acontecimentos que estão refletindo diretamente em sua cozinha e na dispensa.
Este monstro conseguiu a domesticidade via mídia/cultos medievais/juizo final/salvação da alma e coisas que tais envenenando de desinformação e ignorância do real, as consciências do povo humilde e crente em salvadores “iluminatis”. que lhes tirarão do purgatório terreno levando-os/as ao paraíso inexistente fora do terreno do existir aqui e agora.
Apontam-lhes um DEVIR que os desarmam do pensar em seu redor, desconhecendo os e as à sua volta como semelhantes no sofrimento imposto pelas classes abastadas, que manipulam em seu favor, esta credulidade cega e submissa.

O sinal está piscando na emergência. E o dilúvio poderá vir se não revertermos tal situação, nesta então nau sem rumo. A Arca de Noé não tem bote nem colete salva-vidas. Não adianta reunir cada espécie isoladamente(as esquerdas e demais democratas) na tentativa de embarcar para um porto inseguro, sem futuro, para um inanalcansável cabo da boa esperança.
Por isto peço que pesquisem a palavra de ordem que as massas gritavam na Cabanagem no Pará 1845/40.
Só ela pode orientar os passos a seguir. Estudem-na, é uma delas, orientadora do que há por vir.
Ela pode ser traduzida para a esfera de resistência política pacífica caso consigamos reverter mais uma derrota eleitoral NO VOTO…
Senão, o que nos restará?
Revivê-la?

jarbas

Bolsonaro será sempre um loser. Graças a Deus!

Bel

Agora estou entendendo porque muitos candidatos dizem defender a família. A família (toda ou quase toda) na política…

Cleiton do Prado Pereira

A Lei só vale para cidadão comum, se for “Cidadão do Bem” ou “Cidadão de Bem” como se autodenominam os eleitores do Bolsonaro esta Lei não se aplica. Desde que ele forjou o atentado, e acusou o TSE de estarem fajutando as urnas e ainda cometeu crimes de distribuição de notícias falsas na web sem punição, ficou claro que pra eles a única Lei que vigora é a Lei de Gerson, “LEVE VANTAGEM VOCÊ TAMBÉM CERTO”.

Deixe seu comentário

Leia também