Quando a mídia é parte do problema

Tempo de leitura: 3 min

Madrid: Trabalhando (de outro jeito)

22/5/2011, Trending Topics Madrid

Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu

Victoria dizia-me essa manhã, no acampamento de Valencia: “sou empresária desde os 23 anos, tenho 31”. Tem um estúdio de desenho. Por isso, diz, para demonstrar que há gente de todos os tipos reunida na praça “del Ayuntamiento”, criou, com alguns colegas, a página Reflexionando.org. Mostra-me, num Mac conectado a uma tomada emprestada por um dos quisques que vendem flores no centro da cidade. É um projeto fotográfico que mostra todos os que queiram posar para uma fotografia no estúdio improvisado: um lençol branco pendurado num dos lados do quisque. A ideia surgiu ontem à noite. Ao meio dia de hoje, a rede estava montada e mais de 300 pessoas já haviam sido fotografadas por Tania e Xaume, fotógrafos de jornal. Todos eles, mais Sonia, que fotografa interiores, dividem um espaço de trabalho cooperativo, SN4.

Durante a assembleia de ontem, decidiram fazer algo para contribuir para a jornada de reflexão. E, como tantos outros, decidiram que, nessa jornada tão ordenada, todos estavam trabalhando rápido e bem – e que tinha de ser assim.

Um traço dos que mais surpreende todos os que passam pelas praças nos protestos na Espanha é a eficiência com que se organizaram pequenos territórios, como pequenas cidades, com todos os tipos de serviços. Cada um aparece e faz o que sabe fazer.

A rede wifi que alimenta o celular de Victoria vem do “barco pirata”, uma espécie de cabana feita de papelão e coberto com um guarda-sol, coroado por uma antena que distribuiu banda larga para toda a praça. Dali se atualizam as páginas (http://www.facebook.com/acampadavalencia) e contas (http://twitter.com/#!/acampadavlc) nas redes do acampamento. O barco foi montado com a ajuda de Juan, Vicent e José Vicente, todos com cerca de 20 anos, que estudam telecomunicações na Universidad Politécnica de Valencia. “Há 22 horas, estava cravando um pau num cubo”, conta José Vicente, que não dorme desde então e apontando, porque ali está, o pau cravado num cubo, que funciona como antena … e de mastro para a nave pirata. A pirataria é licença poética: o pessoal têm autorização para usar a rede, cedida por um hotel da rua de baixo.

Aproveitaram que uma das casas estava em reformas, e ali instalaram uma antena que leva o sinal até o barco. “Podíamos roubar sinal de redes sem fio, mas preferimos fazer assim. É melhor que as pessoas colaborem”.

Além da rede, montaram ontem um canal de televisão que transmite diretamente das assembleias através de Megalive (http://www.megalive.com/?v=6NAS8INB), uma divisão de Megavídeo. Foi o canal mais visto ontem dessa rede, e de fato, o excesso de acessos derrubou a rede. É sucesso, dado que a eletricidade vem de baterias e que a transmissão cai quando acaba a bateria de um celular e é preciso passar para outro.

José Vicente colou na camiseta um recorte de del Google Map (http://www.thetechnoant.info/campmap/) onde as pessoas marcam cada nova manifestação que surge no mundo.

Como os rapazes da Teleco, Kelsang também é muito jovem e estuda na Universidade de Valencia. Tem 20 anos, 2º ano de jornalismo e atende a imprensa com profissionalismo. Veio para cá na 4ª-feira, com colegas da universidade; os outros se foram, ele ficou. Pos-se a falar, tomar decisões e, depois, perceberam que estava organizando as coisas. Nesse jogo, diferente do mundo do trabalho ‘normal’, as horas de trabalho voam. “Sinto-me muito mais jornalista aqui, do que quando estou trabalhando”. Pergunto-lhe por que, em outros acampamentos, a imprensa nem sempre é bem recebida. Diz que está atendendo e atenderá todos os jornalistas. Que se os veículos quiserem distorcer o que virem e ouvirem, distorcerão. É sempre assim e faz sentido, porque os meios são parte do sistema contra o qual se protesta.

Mas também penso na assembleia Del Sol, onde muitos de meus amigos jornalistas passam todos os dias, quando saem do jornal. De fato, as assembleias pelas praças estão cheias de jornalistas, profissão especialmente precária.

Em Valência houve uma assembleia que recebeu o nome de “Jornalismo Real Já” (http://twitter.com/#search?q=%23periodismorealya). A divisão entre o que fazem os veículos e o que pensam os jornalistas empregados é cada vez maior e mais evidente.

Um grupo põe em pé, ao lado de uma barraca, a capa de El País (http://img.kiosko.net/2011/05/21/es/elpais.300.jpg), que hoje mostra uma foto, de fotógrafo amador, do exato momento em que manifestantes trocaram o nome da Praça del Ayuntamiento por “Praça 15 de Maio”.

A mesma foto esteve ontem nesse blog (http://blogs.elpais.com/trending-topics/2011/05/los-virales-de-spanishrevolution-2.html), sem eu saber que seria capa do jornal, porque estava circulando como viral, e todos a distribuíam para todos. Fiquei sabendo que o jornal viu a imagem no Twitter, alguém passou pelo Flickr e conseguiram localizar o autor no Facebook. A foto foi comprada por telefone. Uma cadeia de acasos e oportunidades impensável há apenas poucos anos.

As garrafas de água e as bisnagas de protetor solar circulam de mão e mão. Jornalistas, técnicos de telecomunicações e informática, especialistas em artes gráficas, todos, fazem o que sabem fazer. Outra forma, outro lugar, outro objetivo.

Leia aqui uma reflexão sobre a blogosfera e as mídias sociais


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre Oliveira

…acredito que o que está se iniciando na Espanha é um passar a limpo, do papel da mídia atual. Se não se trata de uma regulamentação estruturada pelos meios legais, trata-se da regulamentação levada a cabo pela sociedade. As críticas ganham voz através da democracia digital, que, se de um lado é virtual, por outro é a única acessível irrestritamente, de forma eminentemente democrática, com um forte tempero anarquista. Rótulos à parte, que se celebre cada minuto deste protesto criativoe que se mude a face da "Velha Europa" . Viva os blogeiros sujos daqui e de lá!!!

ana db

A midia serve aos poderosos na manutenção do status quo. E o povo que se lasque.
Eles não estão entendendo…
O capitalismo esta morto!
O deus mercado morreu!
Abusaram por decadas do povo subdesenvolvido analfabeto da africa e america latina convocados ao sacirifico no altar do FMI. Agora chegou a vez dos europeus e estadunidenses pagarem a conta da farra dos bilionarios privilegiados. Vamos ver se eles estarão dipostos ao sacrificio.

FrancoAtirador

.
.
ZAPATERO SOFRE DERROTA AMARGA: AS ENTRANHAS DO 'BASTA' EM MADRI

Restauração conservadora dá mais um passo na Europa com a derrota esmagadora do PSOE, de Zapatero, para a direita representada pelo Partido Popular, nas eleições municipais espanholas deste domingo.

Apesar dos protestos libertários da juventude, uma parcela expressiva da sociedade espanhola, a exemplo do que já ocorreu em Portugal e na Inglaterra, inclina-se à direita pela absoluta inexistência de prospostas alternativas ao arrocho ortodoxo para enfrentar a crise mundial.

"Se o diagnóstico é errado, você faz coisas malucas. Não é possível estabilizar as contas de um país apenas com corte de gastos", adverte, por exemplo, Heiner Flassbeck, diretor da Unctad, em entrevista à Claudia Antunes, na Folha, domingo.

Flassbeck critica especialmente a 'solução' grunhida por Angela Merkel, a dama-de-ferro alemã, que exige 'cortes nas férias' e nos gastos públicos dos países em crise para nivelar o padrão competitivo dentro do bloco, hoje dominado pelo comércio alemão.

Paradoxalmente, é o que o governo Zapatero tem feito de forma 'espontânea' nos últimos meses, na ilusão de afastar o risco de uma quebra da economia espanhola.

Como a moeda única europeia impede a intervenção cambial para estimular exportações, países menos avançados como a Espanha, a Grécia e Portugal acumulam deficits comerciais crescentes sob hegemonia alemã.

Em lugar do arrocho suicida — politicamente, como o demonstra a Espanha e economicamrente, como deixa evidente o esfarelamernto da Grécia — Flassbeck diz que a solução efetiva seria um movimento coordenado de aumentos salariais maiores na Alemanha, para estimular o consumo interno, e menores nas economias deficitárias da zona do euro.

A ortodoxia alemã, porém, não aceita nem conversar sobre reajustes maiores para os seus obedientes trabalhadores. Quer, ao contrário, nivelar a UE pelo arrocho mantendo os demais países como mercados para as exportações alemãs.

O desmonte grego e espanhol sugere que a receita começa a fazer água.

Carta Maior; 2ª-feira 23/05/2011

Yarus

O Governo FHC/Serra, não suportaria 10 minutos de artilharia pesada do PIG/Terroristas Econômicos.
Lula/Dilma, já passam dos 8 anos de forma competente. Vejam ou revejam:[youtube Ig9pE6qwzxw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw&feature=related youtube]

Janes Rodriguez

Alguém pode me explicar? Os espanhóis estão indignados com as politicas de direita que est~çao sendo praticadas. E daí, por indignados, votam na direita? Eles querem mais do mesmo? Ou eu não entendi?

    assalariado.

    Janes,hoje os socialistas europeus asumiram a social democracia do tipo,vamos explorar o povo mas,nem tanto.Ou seja,o socialismo europeu,lá como cá,é só de fachada.Lá não existem mais partidos de esquerda e faz tempo.Voce escolhe um partido que governa distribuindo miséria,ou um partido que governa distribuindo pobreza.Esta é a verdadeira face oculta do capital,é o capitalismo,nu e cru,tudo de acordo com sua lógica de concentração de renda em prol da burguesia.Além do mais o Estado do bem estar social criado na europa sempre foi as custas do sofrimento dos povos colonizados (Brasil no meio)pelos imprerialistas do G7. E tome guerra,invasões,saques,…

    Saudações Socialistas.

Jair

Dura derrota dos socialistas de Zapatero nas eleições locais na Espanha

(AFP) – Há 2 horas

MADRI — Os socialistas do chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, sofreram neste domingo um duro golpe nas eleições locais, vencidas pelo opositor Partido Popular (PP), com quase 10 pontos de vantagem.

Com 100% dos votos apurados, o PP conseguiu 37,58% dos votos contra 27,81% dos votos obtidos pelos socialistas, que nas eleições anteriores de 2007 tinham ficado com 34,92% dos votos.
Reagindo à derrota, Zapatero admitiu um retrocesso "muito grande" do Partido Socialista nas eleições municipais e regionais e considerou "razoável esperar que o PSOE recebesse hoje um castigo nas urnas".

"Era razoável esperar que o PSOE recebesse hoje um castigo nas urnas, assumimos isso e entendemos", reconheceu Zapatero, que descartou antecipar as eleições gerais, previstas para março de 2012, devido ao resultado ruim.

Mais de 34 milhões de espanhóis foram às urnas neste domingo para eleger 8.116 prefeitos e cerca de 68.400 vereadores, além de 824 deputados dos parlamentos de 13 das 17 comunidades autônomas espanholas.

A derrota é mais sensível para os socialistas pelo fato de terem perdido nas eleições para vereadores em duas cidades talismãs, uma delas Barcelona, em que os socialistas governavam desde 1979 e onde neste domingo os nacionalistas derrotaram o catalães do CiU.

O PSOE também perdeu Sevilha, capital andaluza e berço do socialismo moderno espanhol, onde o PP foi a formação mais votada.

Revoltados com a crise econômica, dezenas de milhares de espanhóis estão nas ruas desde a semana passada, ocupando praças nas principais cidades espanholas, onde exigiram uma "democracia real", por considerar que o PSOE e o PP, os dois grandes partidos espanhóis, não os representam.

Atingidos pela forte crise econômica e por uma taxa de desemprego de 21%, que sobe aos 44% entre os menores de 25 anos, dezenas de milhares de jovens voltaram a se reunir na noite de sábado na Praça Porta do Sol de Madri, onde já estão há uma semana acampados realizando diversos debates e assembleias nos quais discutem suas propostas.

Neste domingo, os manifestantes decidiram permanecer nas ruas por pelo menos mais uma semana.

    beattrice

    Esperemos que este GRITO seja ouvido na Esplanada.

João

Como alguém disse um dia: "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira".

operantelivre

Quero ver isto chegar a londres, washington e telaviv.

    Carlos Rico

    Não demora.A crise econômica,a recessão e o endividamento dos governos(Estado) das grandes economias não pára.Em Madison,Winscosin,os protestos e movimentos grevistas estão calados pela imprensa dos EUA.

    O desemprego não diminui.A economia capenga.Milhares e milhares de cidadãos estadunidenses perdem a casa todos os meses.Milhões dependem da "bolsa família" do governo americano.

    Vai demorar só mais um tiquinho,mas até 2020 o que é sólido se desmanchará no ar.

    E nesse dia,os trabalhadores dessas grandes nações não aceitaram mais a demagogia dos exploradores-especuladores de wall street.Que comam brioches,foi o que disse Maria Antonieta para as multidões esfomeadas e mal-trapilhas da França pré-1789(ou pelo menos foi o que a "oposição" disse que ela disse).

    E essa mesma demagogia parece ser a que os poderosos de sempre mostram.O governo dos EUA prontamente despejou trilhões de dólares para ajudar os pobres banqueiros ricos.Eles já saíram da crise(sic),mas o Povo tá sem pão.

    E agora?

    Revolução!!!!

    Ronaldo

    Quero ver isto chegar a Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte . . .

    Quando o brasileiro cordial irá às ruas para protestar em seu benefício?

    O churrasco de Higienópolis foi um bom começo?

    Que tal um protesto pela Ley de Medios, em frente ao MiniCom, para acordar o Hibernardo?

Teo Gouvêa

Agora dói no "Velho Mundo" a política extrativista do FMI e cumpadritos. Durante décadas fomos espoliados por esta mesma política predatória e sofremos a perda de gerações de jovens sem sonhos ou sequer sono. Agora, é por lá, mesmo que antes dos Pirineus, mas, de qualquer forma, lá. Não sei pq, mas isso me lembra bastante aquele poema que diz mais ou menos assim – tiraram uma rosa de meu jardim e eu não fiz nada…

Beto Vasques

Quando o feitiço volta contra o feiticeiro!

Um rapaz italiano, que se define de direita, falando ao canal fascista de televisão "Intereconomia", dá uma aula de jornalismo, sugerindo aos "analistas políticos" do canal a saírem dos seus estúdios e vir a praça ver o que está passando na praça antes de desfiar leviandades em suas análises. Não satisfeito, o rapaz falando ao vivo para o próprio canal de tv lhes acusa de estarem manipulando a informação. Imperdível, (vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=yvq3Rjnjz0g&fe

    Luís

    Que cacetada.

assalariado.

A mídia tem o gene da burguesia.É um agente das elites do capital dentro dos nossos lares.Que produz e reproduz os valores das elites e sua ideológia egoista que,sendo dona dos meios de produção(fabricas e terras),e de comunicação,nos faz a todos escravos dos seus lucros.Afinal esta não é a lógica do capital,os lucros acima dos anseios e necessidades sociais.Cria e alimenta a hegemonia das elites manipulando as noticias,os fatos,dentro da sociedade de luta de classes,e a nivel global,manipula povos e nações.O mapa da piramide capitalista nos mostra o porcentual de como esta dividida as classe sociais nesta sociedade. Diz que: A burguesia capitalista é 5% da sociedade, são os que exploram os assalariados em geral,vivem da exploração do proximo e como sanguessugas do Estado. Mesmo sendo minoria(5%),são hegemonicos na sociedade,graças a midias de suas propriedades privadas,que é porta voz dos interesses dos donos do capital e por tabela cria um caldo cultural e psicologico do esta tudo dominado(povo sem reação),em vez de reproduzir os anseios sociais/coletivos da sociedade.Imaginem internautas isto tudo que falei,globalizado.

Saudações Socialistas.

Emanuel Leandro

É o PIG com força total já logo de inicio querendo derrubar já os ministros do governo Dilma, e com a ajuda daqueles que antes estavam do outro lado, inclusive e principalmente com Rede Record no meio, a última rede de TV que faltava para ingressar no PIG.

Ontém no programa do tucanoide Marcos Mion, um personagem chamado "Luíz", imitando a voz de Lula, se dizia um desocupado que virou um cachaceiro por ter perdido o emprego para uma mulher. Um ótimo emprego em que trabalhava muito pouco , ganhava e viajava muito.

A Record News, que foi inaugurada com a presença de Lula, agora vai virar um reduto do PIG e da imprensa tucana. Uma verdadeira enxurrada de jornalistas "tucanopigs" foi desaguada por lá, trazendo a frente nada mais nada menos do que o Heródoto Barbeiro.

Sei que este meu poste não vai ser publicado, pois estou censurado aqui, apesar de nunca ter ofendido ninguém, pois não faz parte de minha índole. Sou o criador da maior comunidade do PT e da 2ª maior comunidade da Dilma do Orkut.

Quem manda é o patrão, não é mesmo?!?!

Leider_Lincoln

Tá escutando, vendo e ouvindo, né PT? Dá uma de PSOE ou PASOK para ver aonde você vai parar e o que te espera! E por falar nisso: bora dar fim na Ana "ECAD" de Amsterdan, Antônio "Se os outros fazem por que eu não posso" Palloci e José Eduardo "Dantas" Cardozo enquanto isso ainda é um pedido.
PQP! Que raio de partido é esse que diz governar para o povo, pelo bem do povo mas sem o o povo?
Dilma, acorda enquanto é tempo!
Por que se começarmos a desconfiar que você não nos ouve, gritaremos mais alto, pode ter certeza. São novos tempos e estes tempos que estão vindo não são só de mulheres na Presidência, são tempos em que se tolera por cada vez menos tempo e motivos gritos surdos trancados no peito…

    fernando

    Esse blog e o do Eduardo Guimarães são os únicos que publicam nossos comentarios quando chamamos a atencão do governo sobre algum problema que está acontecendo, aqui temos voz e espero que continue assim não somos cidadãos de 4 em 4 anos, só quando convém, queremos ser atendidos 365 dias por ano. Espero também não me decepcionar com o governo pelo qual eu minha familia e amigos lutamos p eleger, não perdoaremos traicão com preferencias governamentais pelos RICOS, é bom não seguir o exemplo da igreja que da opcão pelos pobres levantada pela teologia da libertacão voltou para TUDO para os ricos!

    ZePovinho

    Estou com você,Leider.Em 2005 o dirceu saiu e ganhamos a Dilma,com uma inflexão positiva anorme no governo.
    Como Palocci é o lobista mor dos banqueiros na ante-sala do Gabinete da Presidência da República,a saída do Dr.Palocci e aquelas pantufas cômicas nos permitiria outra guinada.

    Paulo Monarco

    Como é triste ter a parceria de uma excelente pitonisa que meses atrás já prenunciava o que aconteceria no ministério da cultura…

Robson Porto

"Quando a mídia é parte do problema"

Eu gostaria de saber quando a mídia NÃO é parte do problema…

    Klaus

    Quando você concorda com o que ela fala, ela está do seu lado. A blogosfera independente é mídia, pois não? E você deve achar que ela é parte da solução.

yacov

Que ótimo este movimento!!!! Espero que isso tome corpo e chegue ao resto da Europa e do mundo em breve, pois o mundo não suporta mais a ditadura do sistema finaceiro, sugando e drenando com seus juros extorsivos e especulação as riquezas do mundo e levando desemprego, recessão e exclusão para todos.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

SILOÉ -RJ

Pelo visto essas manifestações são virus de alto contágio, e não vai demorar muito chegar por aqui.
Aí poderemos gritar: VIVA OS JOVENS DO BRASIL!!!

Werner_Piana

Ainda podemos sonhar com uma verdadeira Democracia, fora da "Nova (Velhíssima) Ordem Mundial" ?
Que vivam os jovens da acampadavalencia !!!

Deixe seu comentário

Leia também