PCdoB: Lula é preso político e tarefa da esquerda é tirá-lo da cadeia

Tempo de leitura: 2 min
Foto Perfil Facebook

Foto assessoria de comunicação

Amplitude, mobilização e luta pela liberdade de Lula

Consumou-se mais uma etapa do golpe de agosto de 2016. O maior líder político do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está arbitrária e injustamente preso.

É um preso político. Está no cárcere por força de vereditos encomendados, previamente tramados.

Nenhuma prova foi apresentada contra ele.

As sentenças foram alicerçadas tão-somente em declarações de criminosos confessos que ganharam em troca benesses e privilégios da chamada lei da delação premiada.

Que se diga a verdade. Lula está preso porque no país, com umas das maiores desigualdades sociais do mundo, ele governou sobretudo para os pobres.

Está encarcerado porque pôs o Brasil de pé. Com ele, o país passou a se relacionar de forma altiva com as grandes potências do sistema internacional.

Lula está preso por ter lançado as bases de um ciclo de desenvolvimento soberano, democrático e de progresso social.

Lula está preso porque, conforme atestam todos os institutos de pesquisa, é hoje o pré-candidato à Presidência da República com mais apoio popular.

Sua prisão e sua exclusão da disputa presidencial se constituem uma espécie de exigência das forças reacionárias que promoveram a ruptura democrática.

Que nenhum cidadão, nenhuma cidadã, nenhuma liderança ou partido político, sobretudo do campo progressista, deixem se enganar.

A prisão de Lula não é um fato isolado, é parte de um plano cujos alvos são o Estado Democrático de Direito, a soberania do país, a democracia e os direitos sociais e trabalhistas.

A liberdade a Lula deve ser, a partir de hoje, uma bandeira a ser erguida bem alto por todas as forças democráticas, populares e patrióticas.

Para o PCdoB, as forças progressistas devem ter o seguinte norte: amplitude (agregar o mais amplo leque de forças políticas e sociais), mobilização, inclusive, com sucessivas e diversificadas comitivas à Curitiba, resistência ativa, em ondas crescentes, nas ruas, nas Casas Legislativas, nas redes sociais, em todos os espaços possíveis, até que a jornada democrática e popular liberte Lula dessa injusta prisão.

São Paulo, 7 de abril de 2018

Luciana Santos
Presidente do Partido Comunista do Brasil- PCdoB

Manuela D’Ávila
Pré-candidata do PCdoB à Presidência da República

Veja também:

Ouça, leia ou veja a íntegra do discurso de Lula em São Bernardo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Bonifácio

É preciso juntar todas as forças democráticas para libertar Lula agora. Apelar para toda a ajuda externa, esclarecer todos os europeus e americanos sobre a inocência de Lula, já que eles se importam muito com a imagem de seus próprios atos lá fora. Toda a pressão de todos os setores democráticos ligados ao Judiciário, ao Ministério Público, à Polícia e até mesmo à mídia conservadora deverão ser acionados. Porque se a prisão persistir, com certeza não vai haver eleição e vamos mergulhar numa fase do golpe que vai durar mais dois anos, com expectativa de ampliação para mais quatro anos, depois. É impossível haver eleição com Lula preso, basta pensar um pouco para entender isso. O programa radical do neoliberalismo que está sendo implantado sofreu abalos com a impossibilidade ou falta de empenho voluntário de Temer de avançar com ele a qualquer custo. Ele se empenhou, mas chegou a um limite. Se conseguirmos que este limite seja congelado, poderemos ter uma pequena chance de recuperação democrática. Mas os ogros do sistema financeiro internacional não irão se conformar com este programa implantado parcialmente. Eles tenderão a estendê-lo de qualquer maneira, mesmo sem nenhum voto, e não têm qualquer escrúpulo de fazer o que for preciso para isso. Inclusive adiar as eleições por um motivo qualquer que eles próprios gerarão. Neste momento, se conseguirmos soltar Lula, ainda haverá esperança para a democracia no Brasil. .

Judas da Silva

não acredito que o cristianismo seria hoje o mesmo se a turba tivesse tomado esse das mãos dos romanos libertando-o. Lula preso rende muito mais voto para esquerdas. Eu não estou totalmente convencido que tudo não passa de uma trama petista. Afinal, quando ele poderia ter voltado para presidência preferiram deixá-lo coçando o saco e repetir o poste com um vice golpista

    José Bonifácio

    Não sabia que havia teoria da conspiração entre os coxinhas. isso significa que se Lula for solto, vão culpar o Supremo por ter participado de uma gigantesca armação petista para aumentar o mito do Lula e deixá-lo ainda mais imbatível. No limite, poderão culpar até Deus por estar do lado do “Brahma”.

FrancoAtirador

A PM do Paraná colocou os Patos Fascistas
bem na frente da Superintendência da PF,
e os Militantes da Resistência de Esquerda
bem na frente do Prédio do Batalhão da PM

Deixe seu comentário

Leia também