VIOMUNDO

Diário da Resistência


Pimenta quer que Helena Chagas explique critérios de verbas para a mídia
Política

Pimenta quer que Helena Chagas explique critérios de verbas para a mídia


11/04/2013 - 10h48

Pedido à ministra Helena Chagas, da Secom/PR, foi formalizado pelo deputado Paulo Pimenta nessa quarta-feira

da Assessoria de Imprensa do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), via e-mail

Na tarde desta quarta-feira (10), o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou junto ao Gabinete da Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados requerimento para que a ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, explique aos parlamentares petistas os critérios utilizados para o direcionamento da mídia publicitária do Governo Federal. No documento, Pimenta solicita a realização de um seminário, em data a ser definida, a democratização dos meio de comunicação no Brasil e que, além da ministra Helena Chagas, também sejam convidados representantes de blogueiros; das rádios comunitárias; e representante das mídias regionais do Brasil.

“Quero levar para dentro da bancada do PT este debate. Já estamos há mais de 10 anos com Governos populares neste País, com o Presidente Lula e agora com a Presidenta Dilma, mas em praticamente nada se alterou a concentração das verbas publicitárias do Governo Federal para os grandes meios de comunicação, em detrimento de uma política de afirmação de uma mídia regional e de formas alternativas de informação” criticou Pimenta.

Outra discussão que o deputado tem levantado é o processo de judicialização, orquestrado pelos grandes grupos de comunicação com apoio de um “judiciário conservador” para asfixiar e calar pelo bolso – mesmo método utilizado na época da ditadura – jornalistas independentes e profissionais com atuação em mídias alternativas, como sites e blogs. O episódio mais recente desse processo de judicialização foi contra o site viomundo.com.br, do jornalista Luiz Carlos Azenha, condenado a pagar R$ 30 mil ao diretor de Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel.

Abaixo o documento enviado à liderança do PT:

Leia também

Juventude do MST denuncia criminalização de blogueiros; Dilma cala-se

Democratização da mídia, na pauta de sindicalistas da AL

Pimenta quer que Secom explique destino das verbas publicitárias

“Deputados e empresas estão bloqueando votação do Marco Civil da Internet”

Blogueiros criam fundo e sugerem Lúcio Flávio como beneficiário

Jornalistas experientes aderem ao crowdfunding do Viomundo

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



18 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Beloni

12 de abril de 2013 às 18h01

DEPUTADO PAULO PIMENTA EXPRESSO AQUI A MINHA SATISFAÇÃO EM QUERER COLOCAR OS PINGOS NOS IS ! QUANDO A PRESIDENTE DILMA COLOCOU HELENA CHAGAS ( EX-COMENTARISTA DA GLOBO NEWS E TAMBÉM DA REDE GLOBO ! SÓ PODERÍAMOS IMAGINAR QUE ACONTECERIA ISTO QUE ESTÁ OCORRENDO COM AS VERBAS DE PUBLICIDADE ! É MUITO CLARO QUE A DONA HELENA QUEIRA PROTEGER SEUS ANTIGOS PATRÕES E COLEGAS DE PROFISSÃO ! A PRESIDENTA DILMA NÃO FOI NADA INTELIGENTE POSSUÍMOS PESSOAS IMPORTANTÍSSIMAS E DE MAIS CREDIBILIDADE EM NOSSO PAÍS ! POR QUE ( UMA PERGUNTA QUE FAÇO ) O PARTIDO DOS TRABALHADORES EM VEZ DE USAREM A FORÇA QUE POSSUEM NÃO A USAM ? SIGA EM FRENTE PIMENTA FAÇA COM QUE ESTA SENHORA VÁ DEPOR NA COMISSÃO AO QUAL O SENHOR PLANEJA JÁ ESTÁ TARDE DEMAIS PARA SER FEITO ISTO ! FORA GENTÁLHA DA GLOBO ! ABRAÇOS E SUCESSOS PARA O SENHOR E NOVAMENTE OS NOSSOS SINCEROS PARABÉNS PELA CORAGEM E INICIATIVA !

Responder

    Conceição Lemes

    12 de abril de 2013 às 18h09

    Beloni, por favor, letras minúsculas nos próximos comentários. É norma do Viomundo. sds

marco

12 de abril de 2013 às 15h11

Sou a favor de se utilizar o mesmo tipo de cálculo utilizado pelo ex-presidente Lula em seu encontro com Bono(U2). Quantas bolsas Famílias poderia se fazer a mais com essa verba de publicidade? ora, voltemos a época de real jornalismo que inclusive dá mais emprego, se alguma dessas mídias quer noticia corra atrás, nada de BV e correlatos…, que se vá atrás de notícias, aí talvez fosse uma concorrencia mais justa inclusive com os blog’s.

Responder

juma

12 de abril de 2013 às 07h10

Apoiado!
E que absurdo condenar o jornalista do Vi o Mundo a pagar 30 mil à Globo!

Responder

Fabio Passos

11 de abril de 2013 às 23h58

Nao faz o menor sentido o Estado continuar sustentando oligarquias que trabalham ininterruptamente com o objetivo de perpetuar o atraso no Brasil.

Chega de mamata para o PiG.
marinho, civita, frias e mesquita que parem de surrupiar dinheiro do povo que tanto desprezam.

Responder

COMUNICAÇÃO: Pimenta quer que Helena Chagas explique critérios de verbas para a mídia | Política Baiana

11 de abril de 2013 às 23h25

[…] de afirmação de uma mídia regional e de formas alternativas de informação” criticou Pimenta. Da Assessoria de Imprensa Share comunicação deputados governo mídia ministérios Anterior: OPINIÃO: PF vai investigar […]

Responder

Marat

11 de abril de 2013 às 21h44

Quando estive em Porto Alegre, minha impressão é que o povo local, via de regra, é infinitamente mais politizado que o meu povo de SP. Nós precisamos importar gaúchos para fazer política neste nosso paupérrimo (intelectual e politizadamente) estado.

Responder

JOTACE

11 de abril de 2013 às 18h00

Quem viver,verá.Estamos chiando e continuaremos a chiar sem que nada seja resolvido a não ser o que tem sido o propósito dos governos petistas: fazer o jogo da máfia da comunicação, que alavanca a entrega do país, para transformá-lo mais ainda na colônia da qual vêm se nutrindo a casa grande oligárquica, apátrida servidora do capital internacional, e das grandes potências. É tempo de que os blogs progressistas desistam de lutar contra o domínio da grande mídia, particularmente da Globo, a partir de decisões do governo de Dilma. Está mais do que evidente que nada conseguirá. Esta presidente desde sua posse tem dado todas as provas possíveis de como melhor servir à grande imprensa, ao capital internacional. Mais do que isso, tem demonstrado todo santo dia que nada vai fazer para mudar seus propósitos. Ainda é tempo que as lideranças dos verdadeiros blogs progressistas se reunam para discutir o tema com políticos do nível de um Requião com o fim de mudar a face desse Brasil de hoje. Que me desculpem todos pela sinceridade das minhas palavras, mas este é o único caminho que nos resta, rãs da fábula que elegeram como rei uma cegonha. Abraço geral do Jotace

Responder

João Vargas

11 de abril de 2013 às 15h31

Finalmente alguém do PT resolveu mexer no vespeiro. E, sendo este alguém o deputado Pimenta dá pra levar fé.

Responder

Sérgio Eduardo

11 de abril de 2013 às 15h16

Não era necessário o deputado enviar requerimento para a Helena Chagas; eu mesmo posso explicar os critérios utilizados para o direcionamento da mídia publicitária do Governo Federal. É simples, para a tv e rádio o critério é a audiência, para as revistas e jornais, a quantidade de exemplares vendidos. O que mais o senhor Paulo Pimenta deseja saber????

Responder

Ronaldo Silva

11 de abril de 2013 às 14h39

É mais fácil o PT arranjar uma pastinha cala-boca(secretaria, ministério,etc..) para o deputado do que mexer com a globo. Quem viver verá!

Responder

romildo

11 de abril de 2013 às 14h24

Estes parlamentares têm medo do PIG pois eles podem acabar com as suas carreiras política.
Basta dizer na primeira página de um jornal que o parlamentar é ladrão ele logo será afastado de suas funções e terá que provar que não é ladrão pois quem acusou, acusou sem provas e goza do direito de “liberdade de expressão”.

Responder

Silva

11 de abril de 2013 às 14h19

Eu não entendo por que a dona dilma nomeia pessoas ligado a esses grupos grupos sanguinários da nação, a helena chagas deve ser uma pessoa muito importante estrategicamente para está nesse posto comandado pelo barões da mídia, é brincadeira………………………..

Responder

Geysa Guimarães

11 de abril de 2013 às 12h51

Só me falta o mate para comemorar essa gauchice!
Queria um deputado assim aqui em São Paulo.
Bravo, Paulo Pimenta, bravíssimo!

Responder

    Julio Silveira

    11 de abril de 2013 às 14h08

    Cuidado com o que deseja.

abolicionista

11 de abril de 2013 às 12h45

Será que o governo vai se mexer? Duvido muito, a declaração de Paulo Bernardo mostra que ele sentiu algum tioi de pressão, mas daí a tentar alguma coisa há um abismo de indiferença a ser vencido. Ah, e o BV, o bônus de volume, também tem que entrar na pauta. Quem sabe o governo Dilma tenha resolvido criar coragem? Quem sabe…

Responder

FrancoAtirador

11 de abril de 2013 às 11h32

.
.
Sugere-se estender o convite ao Presidente da EBC

que, citando o global Boni, afirmou que a TV Brasil

tem de copiar o modelo da Rede Globo de Televisão.

“Nós temos concorrentes e precisamos trabalhar pensando em tomar índices de audiência da concorrência.
Não adianta ficar pregando para convertidos, fazendo coisas chatas de que só nós gostamos.
E além de ampliar a nossa audiência precisamos fidelizar esse novo público que conquistarmos.
Boni, ex-diretor da Globo, resumiu isso da seguinte forma:
a TV Brasil tem que ser uma Globo com conteúdo diferente, tem que se apropriar da mesma linguagem com outro conteúdo”.

(Nelson Breve, presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC)

(http://rsurgente.opsblog.org/2013/04/06/o-campo-publico-de-comunicacao-tem-que-mudar-a-cabeca-defende-presidente-da-ebc/)
.
.
Nestes tempos em que a TV Justiça transforma julgamentos em BBBs,

é bem possível que a TV Brasil converta os fatos em factóides,

conforme interesses propagandísticos de patrocinadores privados.
.
.

Responder

IVO MENEZES

11 de abril de 2013 às 11h24

A liberdade de expressão a que se agarra a mídia hegemônica é via de mão única: a via da sua própria expressão. A luta real pela liberdade de expressão é uma construção que se inicia, e que não vai ser de governo, mas da sociedade.

Quero saber ( tenho direito ) o que faz o governo, através de mídia isenta, quero ser informado do real e não da leitura orientada que faz a oposição midiática das ações de governo.

A luta, portanto, é um imperativo, e é de todos. Estou esperando o momento para participar, assinando e pagando por conteúdo que tenho recebido gratuitamente.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.