Partidos condenam novo golpe contra a democracia, com STF, com tudo

Tempo de leitura: 2 min

Partidos políticos divulgam nota em defesa da democracia e da soberania popular

Do PT na Câmara

Os presidentes do PT, PDT, PCdoB e PSB divulgaram nota sobre a inclusão, na pauta do STF, de uma ação para definir se o Congresso tem poderes para adotar o sistema parlamentarista, sem consultar a população em plebiscito.

Para os dirigentes, esse é o primeiro passo de mais um golpe contra a democracia e a soberania popular no país.

“Só por meio de eleições livres e democráticas teremos um governo com a necessária legitimidade para superar a grave crise econômica, social e política em que o país se encontra, retomar o desenvolvimento com justiça social, a geração de empregos e a defesa do patrimônio nacional”, diz o texto.

Leia a íntegra:

A repentina inclusão, na pauta do STF, de uma ação para definir se o Congresso tem poderes para adotar o sistema parlamentarista, sem consultar a população em plebiscito, é o primeiro passo de mais um golpe contra a democracia e a soberania popular no país.

Trata-se de um movimento acintosamente estimulado pelo governo golpista, para impedir que um presidente legitimamente eleito pelo povo assuma o governo com os plenos poderes previstos na Constituição, como foi decidido duas vezes em plebiscitos nacionais (1963 e 1993).

Cientes de que não conseguirão se manter pelo voto popular, as forças que sustentam o governo golpista pretendem evitar, a qualquer custo, a retomada do processo democrático, para continuar implementando sua agenda de retrocessos, de retirada de direitos e de entrega do patrimônio nacional.

É urgente denunciar e enfrentar mais este golpe, motivo pelo qual nossos partidos constituem uma Frente em Defesa da Democracia, com o objetivo de garantir eleições livres e democráticas, com a participação de todas as forças políticas.

Quem propõe a mudança do sistema de governo tem de enfrentar esse debate com o povo, por meio de plebiscito, e não por conchavos políticos e manobras judiciais.

Só por meio de eleições livres e democráticas teremos um governo com a necessária legitimidade para superar a grave crise econômica, social e política em que o país se encontra, retomar o desenvolvimento com justiça social, a geração de empregos e a defesa do patrimônio nacional.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB

Leia também:

Curador detona STF por apoio a condução coercitiva


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zarco

“… para impedir que um presidente legitimamente eleito pelo povo assuma o governo com os plenos poderes previstos na Constituição …”

Um parlamentarismo já está em funcionamento. O sr. Temer é chefe de governo. O chefe de estado efetivo para o Brasil é o sr. Kurt Tidd.

Hudson

Minha questão é:
– O que os partidos progressistas podem fazer para eleger um grande número de bons quadros nas casas legislativas?

RONALD

Lula 2018 pelo voto legítimo e popular !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RONALD

Basta deste STF cretino decidir nossas vidas, chega !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

carlos

As pessoas em questão são as menos indicadas pra falar em democracia, eu pergunto que democracia, aqui entende-se por ser um governo do povo pelo e para o povo, o que estamos vendo é uma cleptocracia literalmente, governo de ladrões.

Bovino

Nota não resolve nada, a Frente Brasil Popular tem que invadir o congresso.

Deixe seu comentário

Leia também