Marcos Coimbra: Os três equívocos da “grande imprensa”

Tempo de leitura: 3 min

por Marcos Coimbra, em CartaCapital, sugestão de Julio Cesar Macedo Amorim

A cobertura de nossa “grande imprensa” da atualidade política gira em torno de três equívocos. Por isso, mais confunde que esclarece.

Os três decorrem da implicância com que olha o governo Dilma Rousseff, o PT e seus dirigentes. A mesma que tinha em relação a Lula quando era presidente.

Há, nessa mídia, quem ache bonito – e até heróico – ser contra o governo. E quem o hostilize apenas por simpatizar com outros partidos. Imagina-se uma espécie de cruzada para combater o “lulopetismo”, o inimigo que inventaram. Alguns até sinceramente acreditam que têm a missão de erradicá-lo.

Não é estranho que exista em jornais, revistas, emissoras de televisão e rádio, e nos portais de internet, quem pense assim, pois o mundo está cheio deles. E seria improvável que os empresários que os controlam fossem procurar funcionários entre quem discorda de suas ideias.

Até aí, nada demais. Jornalismo ideológico continua a ser jornalismo. Desde que bem-feito e enquanto preserve a capacidade de compreender o que acontece e informar o público. O problema da “grande imprensa” é que suas antipatias costumam levá-la a equívocos. Como os três de agora. Vejamos:

O Desespero de Lula

Pode haver suposição mais sem sentido do que a de que Lula esteja “desesperado” com o julgamento do mensalão?

Ele venceu as três últimas eleições presidenciais, tendo tido na última uma vitória extraordinária. Só ele se proporia um desafio do tamanho de eleger Dilma Rousseff.

Hoje, em qualquer pesquisa sobre a eleição de 2014, atinge mais de 70% das intenções de voto, independentemente dos adversários.

Seu governo é considerado o melhor que o Brasil já teve por quase três quartos do eleitorado, em todos os quesitos: economia, atuação social, política externa, ecologia etc. (sem excluir o combate à corrupção).

O mensalão já aconteceu e foi antes que galvanizasse a imagem que possui. Lula tem, portanto, esse conceito depois de passar pelo escândalo. O ex-presidente não tem nenhuma razão para se importar pessoalmente com o julgamento do mensalão. Muito menos para estar “desesperado”.

O que ele parece estar é preocupado com alguns companheiros, pois sabe que existe o risco de que sejam punidos, especialmente se o Supremo Tribunal Federal for pressionado a condená-los. Solidarizar-se com eles – e fazer o possível para evitar injustiças – não revela qualquer “desespero”.

A Batalha Paulista

Não haverá um “enfrentamento decisivo” na eleição para prefeito de São Paulo. Nada vai mudar, a não ser se a gestão local, se José Serra, ou Fernando Haddad, ou Gabriel Chalita sair vitorioso.

Como a “grande imprensa” está convencida de que José Serra vai ganhar – o que pode ser tudo, menos certo -, a eleição está sendo transformada em um “teste” para Lula, o PT e o governo Dilma. Ou seja, quem “nacionaliza”a disputa é a mídia. Apenas porque acha que Haddad vai perder. Se Serra vencer, o PSDB não aumenta as chances de derrotar Dilma (ou Lula) em 2014. Caso contrário, terá sua merecida aposentadoria. O melhor que os tucanos podem tirar da eleição paulista é a confirmação da candidatura de Aécio Neves.

Quanto ao PT e ao PMDB, vencendo ou perdendo, saem renovados. No médio e no longo prazo, ganham. Por enquanto, a mídia está feliz. Cada pesquisa em que Haddad se sai mal é motivo de júbilo, às vezes escancarado. Quando subir, veremos o que vai dizer.

É a Economia, Estúpido

Sempre que pode, essa mídia repete reverentemente a trivialidade que consagrou James Carville, o marqueteiro que cuidou da campanha à reeleição de Bill Clinton.

Lá, naquele momento, foi uma frase boa.

Aqui, não passa de um mantra usado para desmerecer o apoio popular que Lula teve e Dilma tem. Com ela, pretende-se dizer que “a economia é tudo”. Que, em outras palavras, a população, especialmente os pobres, pensa com o bolso. Que gosta de Lula e Dilma por estar de barriga cheia.

Com base nesse equívoco, torce para que a “crise internacional”ponha tudo a perder. Mas se engana. É só porque não compreende o País que acha que a economia é a origem, única ou mais importante, da popularidade dos governos petistas.

Nos últimos meses, a avaliação de Dilma tem subido, apesar de aumentarem as preocupações com a inflação, o emprego e o consumo. E nada indica que cairá se atravessarmos dificuldade no futuro próximo.

Lula não está desesperado com o julgamento do mensalão. Se Serra for prefeito de São Paulo, nada vai mudar na eleição de 2014. As pessoas gostam de Dilma por muitas e variadas razões, o que permite imaginar que continuarão a admirá-la mesmo se tiverem de adiar a compra de uma televisão.

Pode ser chato para quem não simpatiza com o PT, mas é assim que as coisas são.

Leia também:

Marcio Sotelo Felippe: Folha parece ter entrado mesmo na batalha dos “dois lados”

Mino Carta: A Marcha dos Marcianos ainda desfila


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José da Mota

Parte 1:Comentário escrito originalmente para um outro artigo do Marcos Coimbra da Carta Capital, no Blog Maria Frô. Cabe em todos tratam de análise política, porque quando não há algo de psico-especial, sobrenatural, é estatístico.
É sobre artigo do Marcos Coimbra o título “Lula com Maluf”.
Na lógica político-matemática-estatística dos especialistas em coligações partidárias, a somatória de votos por partidos é levada em conta nas coligações, porque entre outras vantagens da própria quantidade de votos em si, como tempo de rádio e tv que é obrigatoriamente correlacionado, depois saem como caça-talentos em busca de candidatos com currais eleitorais independentes seguros e à até surpresas como Éneas e Tiririca. Com a mínima segurança de acertos para todos.
Além de um risco velado, estarem sujeitos, à pequenas ou grandes fraudes eletrônicas em nosso sistema de votação eletrônica que as autoridades estão virando as costas para o problema ou investigando muito discretamente.
Este é o caminho natural das pedras das coligações partidárias, um plágio em outras palavras do artigo do Marcos Coimbra aqui comentado.
Mas há algo de misterioso, um tanto sobrenatural, algo que nos chama, não a todos porque a maioria é pré-fabricada pelo sistema do homem mesmo. E que as vezes acontece e por mais que forcem o jogo dentro da lógica e estatística da matemática junto ao esforço da grande mídia de formação de opinião da grande massa, perdem o jogo. Hoje em dia, na maioria das vezes. Por que? Talvez eu responda no final do meu comentário, que agora passo a descreve-lo, o antigo, inspirado pela emoção, logo abaixo:
Mas como a política é uma caixinha de surpresas, abre-se uma nova esperança para São Paulo, com sustância e qualidade em um nova aliança do PT com o apoio de lideranças dignas de admiração e respeito de todos nós. Como Rabelo, Manuela Dávila e Tarso Genro se aliando à Lula.
Parte 2:Sendo Manuela Dávila o projeto de futuro do Brasil, suas disputas em Porto Alegre fazem parte de uma preparação natural de quem vem assumir responsabilidades a nível nacional o mais breve que a sua idade permita.
vou deixar um comentário feito sobre o apoio do PC do B ao PT de São Paulo, mudando-o para os personagens certos, para que o leitor tenha noção do que estou falando:
Agora sim eu posso dizer com segurança e certeza:
“O Galo Cantou Canto Certo”
E só agora fui saber que o certo deste canto era; para São Paulo
caminhar de mãos dadas com Manuela Dávia, Renato Rabelo, Haddad, Tarso Genro, PC do B e PT.
A falta de preconceito e farsas, apoiou Hadadd, e se chama Renato Rabelo. Botando a prova todos os seus anos de luta pelo bem do Brasil. Ao lado da maior liderança política jovem que surgiu nos últimos anos no país, Manuela Dávila, com certeza em carreira breve e mulher já na idade exigida, possivelmente ven ser nossa presidenta da República.
Porto Alegre ao elege-la, Manuela Dávila, prefeita, dará-lhe a oportunidade de mostrar aos brasileiros toda a sua capacidade de governar, inclusive a nação na hora certa politicamente.
E o que um dia em vários Blogs foi comentado por mim exageradamente emocionado para a aliança Haddad e Erundina, descubro que foi puro engano, do que entendi sobre “O Canto Certo que O Galo Cantou”.
Então repito tudo o de bom que descrevi, substituindo os personagens errados pelos certos, obedecendo ao canto do galo.
“O Galo Cantou Canto Certo”
São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar.
O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo. São tantos acertos políticos, da prefeitura de São Paulo à Prefeitura de Porto Alegre, governo federal, à até a Presidente Dilma. De onde naturalmente gerará maior aproximação, melhor administração e mais projetos para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Agora sim, é de se admirar e repetir para acreditar, estratégia política racionalmente inimaginável, um golpe de sorte, dar a vitória da disputa pela prefeitura de São Paulo, mudando todo o quadro político nacional.
Como se projeto planejado em universidades como Federal de Juiz de Fora, UFRJ ou UFRS, mas por político conhecedor de nossas mazelas. P.S. Dividido em partes. Como se fosse uma tese de doutorado, PHD, com o título, “Passo a passo para mudar a política brasileira de mãos para sempre” ou “Os novos rumos do Brasil” ou mais brilhante ainda;
“Brasil acordado em solo esplendido”, ousando um pouco mais, “Brasil acordado em solo esplendido com Manuela Dávila futura presidente”.
Como para o PT no início das negociações para a campanha eleitoral de São Paulo perder o apoio de Kassab foi considerado uma derrota fatal. A surpresa da chegada da surpreendente Manuela Dávila (PC do B, do gigante Renato Rabelo (PC do B) e do próprio PC do B na aliança com Haddad foi sensacional.
E ainda como a cereja do bolo ganharam o apoio do cobiçado, e também ápto líder à assumir a presidência do Brasil, Tarso Genro, como padrinho e costurador político de uma aliança PT PC do B para Porto Alegre.
Paro por aqui, porque sobre este tema há muito o que conjecturar. Em outra oportunidade volto à ele com prazer, e haverá, um tanto bom. E diferentemente da primeira vez, verdadeiro, verdadeiramente compromissada a coligação aqui anunciada.
Continuando o comentário anterior… Sobre a resposta para a pergunta que deixei em aberto para o seguinte parágrafo:
Parte 3:Na lógica político-matemática-estatística dos especialistas em coligações partidárias, a somatória de votos por partidos é levada em conta nas coligações, porque entre outras vantagens da própria quantidade de votos em si, como tempo de rádio e tv que é obrigatoriamente correlacionado, depois saem como caça-talentos em busca de candidatos com currais eleitorais independentes seguros e à até surpresas como Éneas e Tiririca. Com a mínima segurança de acertos para todos.
Além de um risco velado, estarem sujeitos, à pequenas ou grandes fraudes eletrônicas em nosso sistema de votação eletrônica que as autoridades estão virando as costas para o problema ou investigando muito discretamente.
Este é o caminho natural das pedras das coligações partidárias, um plágio em outras palavras do artigo do Marcos Coimbra aqui comentado.
Mas há algo de misterioso, um tanto sobrenatural, algo que nos chama, não a todos porque a maioria é pré-fabricada pelo sistema do homem mesmo. E que as vezes acontece e por mais que forcem o jogo dentro da lógica e estatística da matemática junto ao esforço da grande mídia de formação de opinião da grande massa, perdem o jogo. Hoje em dia, na maioria das vezes. Por que? É senhores marqueteiros políticos e políticos estrategistas que usam estatísticas e a força da grande mídia para tudo. Respondam. Por que ocorrem estes fenômenos? O que em uma corrida de cavalo o vencedor com menor probabilidade para tanto o chamam de azarão. Diferentemente do jogo político, onde nas montagens das coligações estruturam os candidatos à certa altura com probabilidades-estatísticas tão próximas que o resultado é imprevisível. Com diferença tão pequena de votos que só se sabe quando somam os derradeiros mil votos de as vezes centenas de milhões deles.
Agora respondo, sobre aqueles que nem percebe o que se passa à sua volta politicamente, os 80% do Marcos Coimbra. Continuam 80%, mas diferentes, subconscientemente diferentes porque se tornaram capazes de distinguir o que não eram, um tanto ainda a melhorar, mas vem crescendo, esse discernimento. Distinguem como disse antes, subconscientemente, a verdadeira liderança de uma pré-fabricada pela grande mídia junto à sua parafernália de cálculos estatísticos e o esforço quase sobre-humano para influenciar as massas.
Fenômeno este, do subconsciente, irreversível, o homem evoluiu para um outro estágio que só cientistas para nos explicarem, à quem tenha paciência de ouvi-los.
Por isso vem surgindo lideranças especiais, subconscientemente, reconhecidas como verdadeiras. E já que em comentário anterior uma delas foi citada, uso-a como exemplo para este comentário, a querida Manuela Dávila.
José da Mota

Marcos Coimbra: A televisão na eleição de São Paulo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcos Coimbra: Os três equívocos da “grande imprensa” […]

Made in Chorrochó

A grande imprensa(PIG),não comete equívocos.Ela realmente é tendenciosa.Graças ao trabalho dos blogueiros, a população tem tomado conhecimento,das matérias tendenciosas publicadas por estes veiculos de comunicação.
As denúncias plantadas,que culminaram na demissão de alguns ministros,ao contrário do esperado,serviu para aumentar a aceitação da presidente Dilma,diante da população,sem ruir a base de apoio,como queria o PIG.

SILOÉ-RJ

O PIG se esquece que é de barriga cheia que se raciocina melhor, daí…

Marcos Sousa

Para ler mais sobre esta mídia adestrada pela oposição de direita, representante do grande capital, com representantes em todas as instituições, inclusive no Supremo, acesse: http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/05/oposicao-brasileira.html

Leilane

O texto do Coimbra, para mim é perfeito. Mas fugindo um pouco do assunto…
Porque o Sr. Jose Serra inventou q iria conhecer um sistema on line que está disponível na internet e na verdade foi assistir e gorar o jogo do Brasil com a Argentina em NY? O mantra é mentir sempre…Sem a menor necessidade. Pelo visto, nos blogs, ele estava com o Sr (rouba medalha), Marim, que eu acho que, como empresa privada, convida quem quiser às suas espeças. E foi o que aconteceu!!! Mas mentir sempre, enganar as pessoas sempre. Vergonha na cara nem pensar!!!

Luiz Shigunov

Vê-se claramente quem esta desesperado! Estão perdendo assinantes, leitores e não conseguem mais influenciar as decisões como antigamente. Finalmente!

Os três equívocos da “grande imprensa” « Ficha Corrida

[…] Marcos Coimbra: Os três equívocos da “grande imprensa” « Viomundo – O que você não vê na… Rate this:Sirva-se:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Deixe um comentário […]

Murdok

Não é a questão de pensar com o bolso, mas pensar com a barriga cheia que é coisa diferente.

nilson vieira

A midia funciona no mundo
das idéias de platão.
Só pode ser, pois escrevem
tantas asneiras e ainda
acreditam nelas.

Roberto Locatelli

Basta lembrar que Carlos Montenegro, presidente do Ibope, deu entrevista dizendo que Dilma não iria ganhar. Até mesmo o presidente de um instituto de pesquisa confunde análise da realidade com desejo pessoal. Não é o caso de Marcos Coimbra, que simpatiza, sim, com o PT, mas não tira os olhos do mundo real.

    kodaly

    Agora o MonteNegro está mais cauteloso, preferiu não apontar favoritos para eleição paulistana, mas emitiu uma opnião interessante a respeito do alto índice de rejeição do Serra, “fadiga de material”.

    Roberto Locatelli

    Ôpa, Montenegro está mais esperto. E uma coisa eu falo: “fadiga de material” é problema grave. Qualquer peça que apresente esse problema precisa ser sumariamente descartada, senão destrói a estrutura da qual faz parte.

UNE refuta Globo: “Microfonia da mídia golpista” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia também: Marcos Coimbra: Os três equívocos da “grande imprensa” […]

jandui

Resumo,

os cães ladram e a caravana passa.

O povo tá cagando e andando pra essa turma da Casa Grande a qual vai se desmoronando aos poucos.

Bonifa

O ministro Ayres Britto defendeu que é legítima a pressão da “sociedade” pela urgência do julgamento do mensalão. E que parece que a “sociedade” ficou satisfeita com sua decisão de realizar o julogamento a partir de Agosto. Quem exatamente o ministro está tomando por “sociedade”? Alguém, ponderando as mais profundas fontes de informação que abastecem as convicções do ministro, poderia definir com aproximação de clareza quem o ministro está tomando como sendo a “sociedade”? Não se pode ser tão ligeiro em definições quando se é presidente da Suprema Corte. Muito bem, e depois do julgamento do mensalão, o STF vai se autodissolver, terá cumprido sua missão na Terra? Terá extinguido o Partido dos Trabalhadores e extraditado o incômodo Lula para a prisão de Abu Ghraib, como é o desejo da imprensa direitista chinfrim do Brasil?

    ricardo

    Bonifa, eu acho que faço parte desse coletivo abstrato que o ministro chama de “sociedade”. Eu gostei do agendamento do julgamento. Você também faz parte da “sociedade”. Gostou não?

    Bonifa

    Talvez não tenhamos sido claro o suficiente. Não nos referíamos à data, também não temos nada contra ela, e sim ao fato da mesma haver sido fixada por pressão da “sociedade”, que desconfiamos se refira a forças direitistas e à mídia de direita.

    Roberto Locatelli

    Certamente eles não se referem aos 80% de brasileiros que apoiam Lula, ou aos 90% que apoiam Dilma.

    Quando a Veja (a revista comandada por Cachoeira) diz que quer apressar o julgamento, na verdade, quer dizer que quer apressar o linchamento.

    Quando a Veja (a revista comandada por Cachoeira) diz que quer ver os acusados na cadeia, ela se refere a apenas um acusado: José Dirceu. Os outros pouco importam.

Marcio H Silva

Morre aos 77 anos o jornalista e escritor Ivan Lessa

Foi fundador, em 1969, e um dos principais colaboradores do jornal crítico e satírico “O Pasquim”, durante os anos de resistência à ditadura militar brasileira.
No “Pasquim”, ele escreveu, entre outras, as colunas “Gip! Gip! Nheco! Nheco!”, “Fotonovelas” e os “Diários de Londres”. Ele também criou, em parceria com o cartunista Jaguar, o ratinho Sig, símbolo da publicação.

Eu era viciado no O PASQUIM.

SILVA

E a Regina Duarte, ainda diz: Tenho Medo!!!! Esta “elementa” está estigmatizada pelo resto da vida, pela idiotice que falou.

Fátima

Mais um artigo lúcido e esclarecedor do grande Marcos Coimbra.

oziel f. de albuquerque

Marcos Coimbra assino embaixo tudo o que falou.

Avelino Batista – Carangola MG – MG

Na primeira eleição em que o Lula foi eleito a Mídia jogou com a seguinte lógica: Ele era um ex – metalúrgico e o Padin era um bagre ensaboado e com apoio da extrema de S. Paulo, veio a eleição e deram com o burros nágua. Na releição colocaram até o Papa na roda e o Bergoinzine, deram com o burros nágua de novo. Veio a Dilma que diziam que era um poste, aí então uns suicidaram etc e etc e agora vem 2014 vai ser difícil enterrar este tucanoDemos, quem sabe possa ser em cova rasa.
Não haverá caixões suficientes para todos.

Yarus

#aUNEsomosNos TUITAÇO, hoje, (09/06) às 18 HORAS

Cassio Zecati

Perfeito!

Fabio Passos

O PIG vai insistir com o ideário udenista até a cova…

Paulo Chacon

Os apoiadores do zé esgoto serra: kassab, tiririca, maluf, gilmar gangster mente, paulo preto, alckimin, et caterva.

Os apoiadores do Haddad : LULA E DILMA. Precisa mais?

Coitado do zé esgoto.

    ricardo

    Precisa! Precisa desempacar dos 3% e obter os votos da maioria dos paulistanos.

Emanoel C Neto

A grande imprensa é igual ao PSDB está longe do povão e não sabe o que o povo brasileiro pensa, a grande mídia acredita ser a opinião pública, mas nunca será, jamais será o Brasil é outro a rejeição pelo DEM e PSDB é enorme. O desespero deles é aparente basta vê a reportagem da Rede Globo contra a UNE é puro desespero por não mais conseguir formar opinião.

Antônio

NÃO SÃO EQUIVOCOS, SÃO ESTRATÉGIAS

Sabem, quando o termo PIG apareceu pela primeira vez no Conversa Afiada, eu achava um exagero do PHA. Hoje eu vejo com clareza que o chamado PIG não só existe como conta com a colaboração de empresários (Carlinhos Cachoeira é chamado de empresário pelos principais órgãos de comunicação do Brasil), membros do Poder Judiciário, do Legislativo e até mesmo do poder Executivo. Quero dizer, o golpe sempre esteve pairando no ar e quando pinta um escândalo de corrupção a grande mídia sempre se posiciona de uma maneira partidária. Defende ou esconde os corruptos de alguns partidos (ver o caso de A Privataria Tucana) enquanto tenta impor outra vez um julgamento político ao escândalo do chamado “mensalão” porque envolve políticos dos partidos que ela abomina. E esconde, distorce ou apoia as práticas daqueles que prestam um colaboração inestimável a desmoralização das frágeis Instituições Republicanas (Suprema Corte, Polícia Federal, Receita Federal, Ministérios Públicos, etc).

Fico imaginando as mentiras, manipulações tentativas de golpes, extorções, robalheira generalizada praticadas com o inestimável auxílio da grande mídia (o que chamamos hoje apropriadamente de PIG) quando ainda não se ouvia falar na palavra internet, e fico horrorizado. Se hoje, com os chamados “blogs sujos” (e o Blog do Azenha é um deles) denunciando o comportamento dos atores dessa tragicomédia, o PIG continua se comportando de maneira canalha, imaginem como eles, os poderosos donos dos meios de comunicação do Brasil, não agiam no passado (antes do advento da intenet). Recentemente eu li dois livros que abriram meus olhos para o tamanho do poder destrutivo de certos homens de imprensa e como eles derespeitavam as regras do jogo democrático. Os livros são Chatô, o rei do Brasil (de Fernando Morais) e O Anjo Pornográfico (de Ruy Castro). Leiam e se arrepiem.

Portantoa, o PIG não está equivocado. Ele sabe onde está apostando todas as fichas. Se vão ganhar com o escândalo do “mensalão” só o tempo dirá.

    Federico

    As pessoas acostumadas com o poder sempre apostarão todas as fichas para ficar com ele, isso a gente pode observar no munda afora. Com o tempo as regras no deram certo(“democracia”)onde o jogo do PiG tinha funcionado pós-ditaduras, as gerações pós acreditaram e América do Sul saiu das cinzas, porém sobrou a escória, não elegível, dos jornais, serviço público de comando, etc(1º mundo), que estão esperando para retomar ( o comando) para pior…se os blogs estão contra a parede agora, imagina num governo dos demos o resto dos avanços nem falo, a catástrofe, é só ver a Europa Clero .

Eduardo Souto Jorge

Marcos, o que me deixa muito preocupado e’constatar a cada dia, que dos 3 pilares fundamentais para uma democracia evoluir, nos estamos so’com 1. Nao temos imprensa nem oposicao dignas da situacao atual do Brasil. Isso e’pessimo.Nenhum governo e’eterno na democracia. Mas sem uma imprensa diversificada ideologicamente e sem uma oposicao competente, seria nas suas propostas, temo pelo futuro do Brasil.

Pedro Henrique

Análise perfeita. A mídia está nua. A imprensa paulista concorre a pior do mundo.

    Marcio H Silva

    Pior do mundo é a carioca, A GLOBO e seu Kamelo amestrado.

João

Há, nessa mídia, quem ache bonito – e até heróico – ser contra o governo
———–

Há tb aqueles q acham “vantajoso” ser a favor do governo!

rsrsrs

    edumix

    Pois é o PIG antes do Lulapetismo, achava muito vantajoso apoiar os governos de então, por que será??!!!

alexandre

Marcos Coimbra não fala nada com nada há séculos, é o que vive defendo as imposições de lula e achando qualquer ato para justificar o autoritarismo petista.

Faz tudo para desqualificar Marta Suplicy em defesa de Haddad, o novo, alias não sei onde é o único novo nessa eleição, tirando SErra a maioria são, seja na idade ou nas idéias, por isso esse discurso de novo serve para qualquer um. Porque o novo tem ser do pt?

Esse papo de renovação é balela,Haddad que fosse vereador, que fosse candidato a senador em 2014. Queremos Marta prefeita, era isso.

    Ulisses

    Apareceu mais um dos que deve-se achar bonito ser contra! E ainda vem com conversa mole de querer a Marta como candidata. Deve ser para assim poder chama-la de Martaxa, prostitua ou pior como ocorreu antes. Com o Haddad este papo não rola. Haddad vai ser reconhecido quando a campanha começar como quem revolucionou o ensino superior no país, levando os pobres a universidade! E apoiado pelo Lula. Vai ser difícil para o Serra, seu real candidato!

    Alexandre

    você é daqueles que não aceitam opiniões contrárias, bastou contrariar dai vai dizendo que é da oposição, se for assim no PT tem muita gente de oposição tamanha é a indignação com que lula vem fazendo no PT. Marta é da oposição, joão da costa e os militantes que o apoiam, luzianne todos que são contra lula são de oposição.
    Os termos que vc citou é fruto de um machismo que não ajuda em nada.
    Bonito é ter opinião própria e não dizer amém a tudo que seu mestre mandou, lula. Não venha com esse papo mole de oposição, de seu candidato etc.
    Acho que lula foi autoritário, desrespeitou a militância em SP e em Recife, humilhou João da Costa e Marta, se acha dono do PT. E que Haddad é um tiro no pé e não chega no segundo turno.

Rafael

Marcos coimbra acertou bem no alvo. É muito evidente a torcida pela crise, pela disparada do dolar, pelo aumento da inflação tudo isso para quem sabe a popularidade de Dilma e Lula cairem.

Coutinho

Uma análise perfeita, séria e muito didática. É tudo o que penso e gostaria de dizer a cada pessoa. Por que não temos grandes jornais para fazer o contraponto? Porque os donos de grandes fortunas têm a mesma ideologia.

Deixe seu comentário

Leia também