Vigília no Dia da Consciência Negra: Lula, único a pedir perdão pela escravatura

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Ricardo Stuckert

Da Redação, com Agência PT de Notícias 

Na terça-feira, 20 de novembro, foi celebrado o Dia da Consciência Negra.

Atos foram realizados em todo País.

Em Curitiba (PR), militantes reuniram-se na Vigília Lula Livre para uma roda de conversa sobre como combater o racismo institucional.

Na terça-feira, fez 228 dias que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná.

A resistência à prisão política de Lula, em frente à PF, completou também 228 dias.

Luiz Carlos dos Santos, militante do movimento negro e diretor da APP-Sindicato (congrega os professores da rede pública estadual), relembrou as conquistas obtidas nos governos Lula e Dilma:

Logo que assumiu a Presidência da República, Lula criou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, que foi uma das primeiras estruturas destituídas pelo governo golpista do Temer.

Também tivemos políticas de cotas, que possibilitaram o ingresso da população negra nas universidades públicas e privadas.

Lula foi o primeiro presidente do Brasil — e até agora único — a pedir ”perdão pelo que fizemos aos negros.

Foi em abril de 2005, durante visita histórica à Ilha de Gorée, na costa do Senegal. Era daí que os africanos escravizados eram transportados para as Américas, inclusive o Brasil.

Durante a sua fala, Luís Carlos destacou a importância do povo negro estar presente na Vigília Lula Livre:

Assim como a luta da população LGBTI e dos companheiros do campo e da cidade, a luta do povo negro tem que estar presente nesse espaço de resistência.

Aqui fazemos o resgate dos avanços nos governos Lula e Dilma, para que a gente não os perca.

Luís Carlos tratou também do combate ao racismo institucional:

O Brasil tem a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. Apesar disso, a gente está invisível, não estamos nos espaços de poder.

Hoje é o Dia da Consciência Negra, que é um dia de reflexão, de organização da luta e da resistência diante do preconceito e do racismo que existe no Brasil.

Temos racismo institucional arraigado nas estruturas da sociedade brasileira e precisamos vencer isso a cada dia, vencer o racismo que mata, segrega e tira possibilidades da população negra.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o fotógrafo Joka Madruga, da Agência PT, fez o ensaio fotográfico  “Dandaras e Zumbis” com militantes na Vigília LulaLivre. Confira.



Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também