Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil

Tempo de leitura: 4 min

Dilma e a guerra que se anuncia

por Leandro Fortes, no Brasília eu vi

O movimento era previsível e as razões óbvias, mas não deixa de ser perturbadora a investida dos grandes grupos midiáticos ao governo da presidenta Dilma Rousseff, depois de um curto período de risível persistência de elogios e salamaleques cujo único objetivo era o de indispô-la – e a seu eleitorado – com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Digo que era um movimento previsível não apenas por conta do caráter ideologicamente hostil dos blocos de mídia com relação a Dilma, Lula, PT ou qualquer coisa que abrigue, ainda que de forma distante, relações positivas com movimentos sociais, populares e de esquerda. A previsibilidade da onda de fúria contra o governo também se explica pela transição capenga feita depois das eleições, um legado de ministros e partidos de quinta categoria baseado numa composição política tão ampla quanto rasa, e que, agora, se desmancha no ar.

Assim, pode-se reclamar da precariedade intelectual da atual imprensa brasileira, da sua composição cada vez mais inflada de jornalistas conservadores, repórteres raivosos e despolitizados, quando não robotizados por manuais de redação que os ensina desde a usar corretamente o hífen, mas também como se comportar num coquetel do Itamaraty. Mas sobre a indigência do comportamento da base aliada, é tudo verdade, como também é verdade que, ao herdar de Lula essa miríade de ministros-jabutis colocados na Esplanada dos Ministérios, Dilma aceitou iniciar o governo com diversos flancos abertos, a maioria resultado da aliança com o PMDB, e se viu obrigada a fazer essa tal “faxina” pela mídia, embora se negue a admiti-lo, inclusive em recente entrevista à CartaCapital.

Dilma caminha, assim, sobre a mesma estrada tortuosa do primeiro ano do primeiro mandato de Lula, quando o ex-operário chegou a crer, cegado pela venda de inacreditável ingenuidade, que as grandes corporações de mídia nacionais, as mesmas que fizeram Fernando Collor derrotá-lo, em 1989, poderiam ser cooptadas somente na base do amor e do carinho. Dessa singela percepção infantil adveio a crise do “mensalão”, a adoção sem máscaras do jornalismo de esgoto nas redações brasileiras, a volta do golpismo como pauta de reportagem e a degeneração quase que absoluta das relações entre o poder público e a imprensa.

Em 2010, agregados ao projeto de poder do PSDB e de seu cruzado José Serra, os grupos de mídia formaram um único e poderoso bloco de oposição e montaram um monolítico aríete com o qual tentaram derrubar, diuturnamente, a candidatura de Dilma Rousseff. Não fosse a capacidade de comunicação de Lula com as massas e a conseqüente transferência de votos para Dilma, essa ação, inconseqüente e, não raras vezes, imoral, teria sido vitoriosa. Perdeu-se, contudo, na inconsistência política de seus líderes, na impossibilidade de comparação entre os dois projetos de País em jogo e, principalmente, na transfiguração final – triste e patética – de Serra num fundamentalista religioso, homofóbico e direitista, cuja carreira política se encerrou na melancólica e risível farsa da bolinha de papel na careca.

Ainda assim, Dilma Rousseff foi comemorar os 90 anos da Folha de S.Paulo, sob alegada conduta de chefe de Estado, como se não tivesse sido o jornalão da Barão de Limeira o primeiro condutor do circo de mídia montado, em 2010, para evitar que ela chegasse à Presidência. Foi a Folha que publicou, na primeira página, uma ficha falsa da então candidata, com o intuito de vendê-la como fria guerrilheira de outrora, disposta a matar e seqüestrar inocentes, sequer para lutar contra a ditadura, mas para implantar no Brasil uma ditadura comunista, atéia e, provavelmente, abortista. O fim da civilização cristã no Brasil. Dilma sobreviveu à tortura e à prisão, mas não conseguiu escapar dessa armadilha, e foi lá, comemorar os 90 anos da Folha. Agora, instada a fazer a tal “faxina”, talvez esteja recebendo um salutar choque de realidade.

O fato é que o embate entre as partes, haja ou não uma Lei dos Meios, nos moldes da legislação argentina, não é só inevitável, mas também inadiável. A presidenta reluta, naturalmente, em iniciar um conflito entre a lei e os meios de comunicação, não é por menos. Ela sabe o quanto foi dura e a ainda é a vida dos colegas vizinhos da Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador e Paraguai com os oligopólios locais. Faz poucos dias, um jornalista brasileiro, encastelado numa dessas colunas de horror da imprensa nativa, chamou a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de “perua autoritária”, em resposta a leitores que lhe enviaram comentários indignados com um texto no qual ele a acusava, Cristina, de usar o próprio luto (o marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, morreu em outubro do ano passado) para fins eleitorais. Implícito está, ainda, a questão do machismo (a “faxina” da nossa presidenta), ou melhor, a desenvoltura do chauvinismo, ainda isento de freios sociais eficazes.

Tenho cá minhas dúvidas se o mesmo jornalista, profissional admirado e reconhecido por muitos, teria coragem de se referir ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como “pavão engabelado”, apenas para ficar na mesma alegoria do mundo animal atribuída a Cristina Kirchner, por ter posado de pai amantíssimo ao assumir, 18 anos depois, a paternidade de um filho da jornalista Miriam Dutra, da TV Globo – e, aos 80 anos, descobrir que caiu no golpe da barriga. Passou dois mandatos refém da família Marinho por conta de um menino que não era dele. Algum comentário sarcástico nas colunas e blogs da “grande imprensa” a respeito? Necas de pitibiriba. Com a presidenta argentina, mulher que enfiou o dedo na cara de um grupo midiático “independente” que sustentou uma ditadura nazista, responsável pelo assassinato de 20 mil pessoas, o colunista, contudo, se solta e se credencia a nos fazer rir.

Duvido que Cristina Kirchner fosse ao aniversário do Clarín.

Márcia Denser: Vão clamar no #@%&*!

Eduardo Guimarães e a volta do Lula

O veto ao aumento real para os aposentados

Governo vai acabar com o fator previdenciário

Cheiro ruim no ar? Vem do Reino Unido


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Emiliano José: A luta envolvendo a internet é política | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil […]

@mvenancio

Análise perfeita do quadro político, no mesmo estilo de sempre de Leandro.

Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil | Viomundo – O que você não vê na mídia « Argila da Palavra

[…] Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil | Viomundo – O que você não…. […]

Lula: Discutir 2014 é “imbecilidade” | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Dilma e o peso das alianças políticas   […]

Elizabeth

É claro que a midia quer esta armadilha das denuncias de corrupção! Penso que há uma saida…. saber antes deles! E melhor termos que antecipar a pauta deles!! leis do medio no momento é começar uma guerra de foices muito cedo! Dilma precisa de mais um ano no governo!
.>
Flando nisso viram o que a Dilma disse…
"O Brasil sem Miséria é o país inteiro fazendo de fato a verdadeira faxina que precisa fazer, a faxina contra a pobreza extrema. A afirmação é da presidenta Dilma Rousseff, que participou nesta quinta-feira (18/8), em São Paulo (SP), da cerimônia de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria com os governadores do Sudeste"
.

Dilma ta dizendo que seu trbalho é focar as relizações do governo!
#Brasilsemmiseria

Lucio

"Corrupção atinge níveis inimagináveis”, dizem delegados"

"Delegados da Polícia Federal, inconformados com ataques que a corporação recebe a cada operação, lançaram manifesto por meio do qual lamentam que “no Brasil a corrupção tenha atingido níveis inimagináveis”. Destacam que “milhões de reais, dinheiro do povo, são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades”.

“Quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a público e se dizem “estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal”", afirma o documento, subscrito pela Associação Nacional dos Delegados da PF, uma das principais entidades da classe que detém atribuição constitucional para presidir inquéritos sobre desvios de recursos do Tesouro.

“No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada”, assinala o protesto. “Estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada. Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas.”

Eles ponderam que “em todos os países a doutrina policial ensina que o preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende”.

Os delegados recorrem ao criminalista Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no governo Lula, que um dia declarou: “A Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos”.

http://m.estadao.com.br/noticias/nacional,%E2%80%

tiago tobias

O PIG tá governando o Brasil. O PIG é quem pauta as demissões da presidenta.

    PEDRO SERGIO

    É VERDADE TIAGO, E OS DEMITIDOS SÃO TODOS INOCENTES, COM CERTEZA.

    PEDRO

Marat

Certa feita um jornalista (?!) de sobrenome Pannúnzio (ou Pafúncio, talvez) escreveu num jornal que Dilma estava usando uma burka, quando de sua ida a uma sessão de quimioterapia em SP. Esse "profissional" da comunicação, assim como muitos de sua estirpe (ou de seu jaez), usa a burka da ignorância, da maldade e da estupidez, a mando de seu Sultão. Há entre nossos "jornalistas" (masculios e femininos), muitas esposas de sultões de "meios de comunicação", que fazem o que o maridão manda, mas há também os eunucos, que se irritam demais quando falamos dessas esposas que usam a burka em troca de soldo polpudo!

Marat

Texto maravilhoso de um atento leitor do Brasil e dos brasileiros. Pena que seja um texto para poucos. Este texto tem de ser traduzido (e simplificado) aos eleitores tucanos, para ver se aquelas cabecinhas arcaicas funcionem ao menos uma vez!

    Operante Livre

    Você quer dizer passar para Tucanês ou para o Tacanhês?

    Marat

    Operante, se levarmos em conta a objetividade e a eficiência da coligação Unidos Pela Mentira (PFL/PSDB/PPS/PIG), o tucanês, em sua variedade popular, tem sido quase perfeito, uma vez que vende cocô em latinha há quase 16 anos em SP e o povo compra… desse modo, talvez, se fizermos algo parecido com o tucanês, mas mostrando a VERDADE, talvez possamos qeubrar esse ciclo vicioso, e nem precisaremos do tacanhês… podemos sim, mostrar o tacanhês aos incautos… Abraços.

Marcio H Silva

Dilma não vai aguentar. Já está percebendo que terá que tocar adiante o projeto da lei de media. Os caras tão provocando muito e ela vai ter que tomar a atitude. Eles querem ver o circo pegar fogo e a lei de media vai ser um ótimo elemento para eles manipular. Só espero que a reação do povo aqui seja a mesma do povo da argentina.

Ana Cruzzeli

Argentina é Argentina, Brasil é Brasil…
Argentina fala espanhol, Brasil fala português
Na Argentina roubou-se crianças durante a ditadura, pelo que eu saiba isso não aconteceu no Brasil
Agora os argentinos são muito mais politicos que nós brasileiros, logo temos que brigar muito para nos fazermos dignos ainda do Lula que deixou essa mulher como nossa lider.

Gosto muito do Leandro, sempre muito ponderado, contudo muitos tem pegado muito mais pesado com Dilma, como já fizeram com Lula e o Leandro também.

Dilma fez o que fez pelo melhor do Brasil, quem não enxerga isso, quem não lhe dá apoio nesse momento é porque não sabe o quanto doi olhar no olho do detrator, pega-lhe a mão e ainda ouvir sua voz.
Dilma foi vitima da folha do estado de São Paulo. Eu sempre achei que as vitimas deveria ser tratadas como vitimas e os vilões como vilões. Pelo visto tenho muito ainda a aprender…

Contudo ainda acredito que Dilma tem aprendido muito mais que qualquer um. Que aqueles que queremos proteger por muitas vezes são os primeiros a não entender e os primeiro a enfurecer.

Temos que brigar muito na rua, nos tribunais para sermos dignos daqueles que brigaram por nos tempos atrás. Dilma e Lula foram presos pela ditadura, Dilma foi torturada. Quem nunca passou por isso não pode exigir nada dessas pessoas, nem sequer fazer criticas.

Estou magoada, estão sendo muito injusto com essa mulher. Estou muito magoada.

    Lucas

    "(…)logo temos que brigar muito para nos fazermos dignos ainda do Lula que deixou essa mulher como nossa lider(…)"

    Concordo que o Lula foi grande presidente. Na minha opinião o maior que o Brasil já teve. Mas, por favor, menos adoração cega. Nós não temos que nos fazer dignos do Lula. Nós votamos nele para nos realizar um serviço. Um serviço que ele realizou admiravelmente para os padrões dos políticos tupiniquins. Mas ele não fez nada mais que a obrigação dele como presidente. E em troca, ganhou um dinheirão (e continua ganhando). Não devemos nada a ele, muito menos lealdade cega.

    Além disso, não foi ele que nos deixou a Dilma. Fomos nós que votamos nela, após a campanha que ela realizou. É mais do que um pouco sexista dizer que Lula, em sua suprema magnificência, nos deixou "essa mulher" pra nos governar, transformando ela (e a gente) em mero predicado do Sujeito Lula.

Operante Livre

Não vejo chance alguma de sucesso nessa política de boa vizinhança.
Pau é pau. Pedra é pedra. PIG é golpista. Dilma tem que dizer mais claramente o que é.
Sem negociação com inimigos. Negocie com adversários que jogam limpo na regra.

Taques

" … não deixa de ser perturbadora a investida dos grandes grupos midiáticos ao governo da presidenta Dilma Rousseff …"

Então tá.

Decerto foram os grupos midiáticos que nomearam ministros corruptos e obrigaram a presidenta fazer alianças com patriotas como Sarney, Temer, Calheiros, Collor e Jucá.

A culpa é da Veja como diz o ínclito e injustiçado Rossi.

Censura já !!!

    El Cid

    "Decerto foram os grupos midiáticos que nomearam ministros corruptos e obrigaram a presidenta fazer alianças com patriotas como Sarney, Temer, Calheiros, Collor e Jucá. "

    eles são similares com seus ídolos do outro lado, não é, Troll-Tique-Taques?

    A Dilma não pode pautar é por onde você venera tanto: o PIG !!!

Roberto Locatelli

Rapaz, Leandro Fortes é excelente jornalista e analista político. As críticas feitas neste texto vão direito ao alvo:

1) Dilma se rebaixou e foi ao piquenique da ditabranda, beijando a mão que tramou contra Lula e trama contra ela. Assinou embaixo da ficha falsa e do editorial que chamou a ditadura de "ditabranda". Aquela conversinha de que foi um tapa na

2) Dilma se pautou pelas denúncias do PIG. Veja-se o caso Palocci. Eu, pessoalmente, não gosto de Antonio Palocci, acho que ele representa o deus-mercado. Mas um governo não pode seguir uma agenda feita pela mídia oposicionista. Estamos em meio a uma gigantesca crise internacional

Até o vacilante Barack Obama chegou a considerar a Fox um partido adversário. Está na hora do Governo ser menos subserviente à mídia golpista.

    Mário SF Alves

    "Está na hora do Governo ser menos subserviente à mídia golpista". O que que é isso, companheiro/relojoeiro, donde foi que você tirou tamanho conhecimento da hora? Por acaso és algum estrategista no processo de enfentamento do PIG? Ou seria o efeito YPF-Argentina a moldar nossos ânimos?
    Tá bom. Vou relativizar a hora e entender que "hora" não significa hora presente, é isso?

    Mário SF Alves

    Bom, seja como for, voltando à questão do efeito YPF-Argentina, de uma coisa tenho certeza: é "hora" de repercutirmos ao máximo a decisão da presidenta Cristina Kirchner. Mesmo porque para o PIG é como se nada tivesse ocorrido. Ou, noutros termos, como se reestatização alguma tivesse existido.

CC.Brega.mim

Não entendo como o pessoal pensa
que o início era caótico
e que tudo foi aprendido na cara e coragem
meio que sem querer..

se não houvesse tremenda sabedoria desde o início
quando é possível realizar mudanças
os imensos obstáculos não teriam sido vencidos
como foram. todos viram.

é uma questão de lógica.

os trancos e barrancos
me parecem mais estratégia da direita
que está focada no saque do estado
e não na sua estruturação
para efetiva distribuição de renda e direitos
acho prepotente supor a insuficiência do outro

no mais, ele está certo quanto à guerra.

iconoclasta

a pergunta que nao quer calar: porque os dois temas que mais afligem os brasileiros comuns (segurança publica e corrupção) são tabu (porque seriam parte da agenda da direita?) nos ditos blogs progressistas???

    Celso

    De onde tirou essa estatística? Entendo que esses temas são importantes e devem ser discutidos por qualquer cidadão, agora dizer que são os "que mais afligem os Brasileiros comuns" é se pautar pelá mídia golpista. Sai fora troll!

Sérgio Pestana

Concordo plenamente com muitos dos comentários. Porém, quero acrescentar que a comunicação do governo é fraca. Precisa com urgência utilizar os meios de que dispõe, entre eles o rádio e a televisão semanalmente. Afinal estas são concessionárias públicas e devem ser usadas ad nauseam pelo governo não só para divulgar seus programas sociais como desmentir as mentiras plantadas pela mídia para destabilizá-lo. Caso houver o recrudescimento desses fatos lamentáveis de chantagens e mentiras, vamos convocar nosso povo para ir às ruas e junto com os sindicatos, associações, movimentos sociais, levar nosso apoio e solidariedade à presidenta. E se mais for preciso, estarmos todos os dias nas ruas chamando a atenção sobre esses maus elementos da política e da imprensa.

Douglas O. Tôrres

Dilma tem que acordar,como aconteceu com o Lula com o mensalão,ela tem que ver que ser uma boa administradora e achar que compor com a velha mídia a fará ter um bom governo,por suas "boas intenções".A lua de mel com o PIG,já acabou(se é que teve alguma algum dia),e também com a base e os movimentos sociais que lutaram pela sua eleição.Vai ser bombardeada pelos dois lados,e aí,vai ficar cedendo como tem acontecido de maneira corriqueira em se governo.Ela esta se colocando absolutamente de graça e de maneira tola me uma situação de pressão em futuro breve.As greves e passeatas já começaram,mas quando as centrais e o MST forem para as ruas e o PIG do outro lado botando lenha na fogueira,bem vamos aguardar.

Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil … | Mídia Global

[…] Read more here: Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil … […]

Marcelo de Matos

Última notícia no imbróglio das comunicações: "O negócio mais esperado é a troca de comando na Net, hoje controlada pelas Organizações Globo. O empresário mexicano Carlos Slim e dono da Embratel, sócio na TV a cabo, deve assumir o controle da empresa. A Telefônica deverá assumir o controle da TVA".

    Silvio I

    Marcelo de Matos:
    Está ótimo vamos a continuar vendendo para os estrangeiros nossas comunicações!Acredito que tem chegado o momento, da intervenção do novo Ministro da Defensa Amorim, e por um coto em esse assunto, que não e tanto do Ministério das Comunicações, si não que e um problema geopolítico, de interes nacional.

Eduardo Guimarães: “Volta Lula” é insensatez | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil   […]

Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil … | Media Brasil

[…] View post: Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil … […]

ricardo silveira

Depois de tudo o que a grande mídia fez nas últimas eleições, pensava que o marco regulatório para as comunicações seria uma das primeiras iniciativas do atual governo. Não há explicação aceitável para tanto apreço com uma mídia monopolista, mau-caráter, nociva à democracia brasileira. Parece-me que o governo acredita que uma boa administração basta para fazê-lo terminar o mandato. Mas a questão é maior, trata-se de assegurar um espaço público livre de manipulações, sem o que continuaremos desrespeitando a cidadania política dos brasileiros.

Beto Lima

Caro Leandro.
Voçe não está de todo, equivocado. Ela sabendo quem é quem na base de sustentação do seu governo, (PMDB, PR e outros quadrilheiros) sabe que tem lá sua limitações para avançar em certas estratégias. Se já é difícil manter a governabilidade, fazendo esse meio de campo com a Folha e Cia, imagina, se ela jogasse duro, num governo austero ao extremo???? Só com uma nova regulamentação das mídias, e aí é jogo duro, mas tem que ser jogado.

Fabio_Passos

Além de colocar o dedo na ferida, vocês repararam que o Leandro Fortes começou a escrever o obituário de fhc?

Confiram:

"… por ter posado de pai amantíssimo ao assumir, 18 anos depois, a paternidade de um filho da jornalista Miriam Dutra, da TV Globo – e, aos 80 anos, descobrir que caiu no golpe da barriga. Passou dois mandatos refém da família Marinho por conta de um menino que não era dele."

Fabio_Passos

Análise arrasadora.

Incrível como este governo continua se lambendo com as organizações mais corruptas do Brasil: rede globo / veja / fsp / estadão.

Já passou da hora de democratizar a mídia.
Que saudades do Brizola!

bissoli junior

faria muito ao governo e principalmente à sociedade que a TV Brasil se transformasse nalgo criativo, de qualidade, atraente. o modelo da TVE do Rio, com programas de estúdio sempre foi fraco, o jornalismo repetindo a velha fórmula das comerciais nos cansa, enfim, nova roupagem e novos conteúdos, novos espaços, novos olhares. puxa vida, até quando vamos esperar?

clovis di firenze

Quanta penúria e quanto rancor no texto. Vamos lá pessoal, a Dilma tem muitas pessoas para tirar da pobreza, a Dilma tem muitas pessoas para tirar da humilhação da fome e da miséria por este grande País, se ficarmos chorando pelos cantos a banda passa e não se ver. Votei no Lula votei na Dilma e estou pouco me lixando com foia e seus lacaios, sou mais Brasil, quero ver o povo simples feliz, o PIG, como diz o PHA que se Fo@#$#@da. E tenho dito.
Se gostarem de arte é no meu ainda pequeno blog. http://www.artesclovis.blogspot.com

    Marcos C.Campos

    O problema Clovis , é que a midia faz a cabeça da classe média e do povo, levando-os a pensar que investimentos sociais não são prioridade no Brasil. São visões do mundo e do pais totalmente diferentes e a midia quer algo diferente do que você escreveu ai em cima … lógico que eles não assumem isto … este é o problema mas na prática … jogam contra tudo o que é investimento e movimento social …

    Gabriel

    Correção, faz a cabeça da maioria da classe média endireitada herdeira de privilégios ( e vice versa). Achar que o povo cai nessa é como se fossem idiotas infantis e ressuscitar teorias ingênuas como a da bala mágica http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_hipod%C3%A9rm… .

Cezarley

Perfeito, Leandro Fortes. Já estamos cansado de saber como se comporta a velha mídia, ou PIG, tanto faz. Mas não podemos esquecer que Dilma conhece, e muito bem, seus inimigos. Está no começo de governo e com certeza quando chegar ao fim vai estar bem diferente do que está agora.
Esperemos e veremos. O tempo nos dirá o que acontecerá!!!

Carlos Nunes

Grande texto, se posso acrescentar algo.
Cristina Kirchner provavelmente se reelege,
e a Dilma?

Antonio

Faltou o jornalista falar da inteligência do Se-erra. Ele é brilhante, ainda mais quando disse que fez o cano entre Ceará e Sergipe para abastecer o povo sedento do Sertão, ainda mais ainda, quando tomou aquela bolada de papel no crânio despelado, que quase lhe abriu um buraco na sensível careca e foi preciso gastar dinheiro público para fazer tomografia. Se-erra. Se-erra muito e Eunãosabia.

Mas eu acho que a Dilma foi à Foia só para tirar um sarro da safada, tipo : óia eu aqui de pre-si-den-ta.

    @VIOMUNDO

    Que lindo aquele cano. Talvez a melhor invenção da História do marketing político. E dizem que no Brasil nada se cria…

O_Brasileiro

Se até os jornalistas estão pedindo uma Lei de Meios ("Ley de Medios") é porque há algo de muito, muito errado com a mídia em Pindorama…

Rafael

Imagino que Dilma tinha alguma esperança de "paz" com a mídia, por isso foi ao aniversário da folha. Paciência. Eu torceria para que Dilma não fosse, mas isso não é fato que prejudique Dilma. Torço para que aprovem uma lei para mídia e rapido.

Eduardo Guimarães

Perfeito, o Leandro. Sempre perfeito

Marcelo de Matos

A relação dos governantes com a mídia e a oposição deve pautar-se pela urbanidade. Episódios como aquele em que o senador Arthur Virgílio xingou o Presidente Lula de vagabundo e ameaçou dar-lhe uma surra não fazem parte do contexto republicano e democrático. São manifestações de selvageria em era civilizada. É de estranhar que setores da esquerda queiram que Dilma ignore a mídia, ou seja hostil com ela. Nas democracias modernas os governantes mantêm relação cordial com a mídia. Até Leonel Brizola quis melhorar seu relacionamento com a mídia fazendo uma visita ao Estadão, mas, não foi recebido pela família Mesquita. Isso faz parte do folclore das republiquetas: essa cultura tem de ser superada. Talvez só no Brasil cobrem esse comportamento dos governantes. Duvido que a esquerda francesa ou alemã pense dessa forma.

    cesar

    é verdade. a esquerda deve ser cordial, polida e honrada. os governos solidarios e conciliadores.
    enquanto a midia deve ser parcial e fingir isençao, deves ser tiranica e posar de democratica. aos direitistas resta serem ser bons de mira e depois se esconderem na loucura.

Bonifa

Se não podemos ver imagens da Marcha das Margaridas na gloriosa imprensa brasileira, vejamos-las então na imprensa francesa: http://www.lemonde.fr/ameriques/portfolio/2011/08

    O_Brasileiro

    A TV Brasil mostrou. Pra gente ver a necessidade de haver TV pública (para os que ainda assistem TV).

    MARIA

    TV BRASIL mostrou para QUEM tem acesso à tv brasil! Ela nao alcanca TODO o país e ela precisa pra ontem de investimentos em equipamentos equipe e programacao para conquistar o telespectador com qualidade de programacao .SINAL ABERTO JA

    Marat

    Os dois falaram bem! Precisamos democratizar logo os meios de comunicação!

    Mário SF Alves

    Marat, aproveitando a oportunidade: afinal, qual é o critério estabelecido pela imprensa corporativa na seleção e divulgação daquilo que se convencionaou chamar de notícia?

trombeta

Ótimo texto.

Entretanto, os fatos apontam em direção contrária, desde que a esquerda chegou ao poder no Brasil quem perdeu mais: mídia ou governo? quem está mais enfraquecido: mídia ou governo? quem está em crise: mídia ou governo?

Eu sempre digo a oposição ao PIG é o cimento que nos une, esquerda de todos os matizes, centro-esquerda, setores nacionalistas, colorados e gremistas… o dia em que o baronato midiático deixar de fazer o que faz corremos o risco de perdermos nossa unidade e nos deixarmos levar pelo comodismo e a ociosidade ideológica.

crisbaiano01

simplismente sem cometario o texto acima. sabias palavras…
se a dilma ñ abrir bem os olhos ela pode dormir no palacio do planalto e acorda fora dele,isso é serio pessoal.sem ley de medios seu mandanto corre serios riscos.uma ''crise'' nos moldes mesalão 2005. não sei se ela resiti.o lula resistiu…será q dilma resistiria???
Lei De Medios Já!!!

(brasil-livre-se do pig)

Morvan

Boa tarde.
Elogiar o Leandro, o Emir e outros que, via de regra, fazem sempre por escrever imponentes artigos, é pacificamente óbvio, o que não me impede – evidentemente, de fazê-lo. Certeiro, cirúrgico, pontual, sr. Leandro.
Em várias situações eu falei, aqui no VOM e no CAf sobre o desfecho deste "namorico de interesses". Sim, namorico de interesses, pois nenhum dos cortejantes quer o idílio; a Presidente deseja aplacar o inaplacável, a exemplo de Lula, que só teria "ido pro pau" no final do segundo turno, em 2006 (avião, aloprados, etc.). Se Lula não tivesse peitado o PIG no final do segundo turno, estaríamos aqui, não a analisar esta tentativa de côrte (o diacrítico é meu) mídia & Governo, mas, analisando como o Brasil fora leiloado tão rápido; do outro lado da côrte mal-ajambrada, conquanto impossível, está o PIG e sabemos o que o PIG quer: golpe. DNA é fogo.
Só que quem está mostrando a impossibilidade do consórcio é o próprio PIG, pois um escorpião não pode ficar sem inocular. De novo, DNA [golpista] é fogo!

Não cabe à Presidente Dilma abrir o olho; cabe a nós. A Presidente já está jogando o seu jogo, para o bem ou para o mal. A sociedade organizada, em blogs empoeirados, sindicatos, associações, é que deve conclamar a todos para o embate.
Como é mesmo o nome daquele belíssimo filme, com o R. Burton e Elizabeth Taylor?
Ah, é Adeus Às Ilusões.

Sinopse, elenco: http://www.adorocinema.com/filmes/adeus-as-ilusoe

Morvan, Usuário Linux #433640.

    MARIA

    É isso aí! Cabe ao povo se mobilizaar e exigir do congresso a aprovacao de uma lei d meios e TODOS os outros projetos que queremos ver implantados porque nós somos os donos dos votos, eles que tratem de nos obedecer e acatar ou…tiramos os inuteis do congresso, podemos exigir o impedimento dos deputados e senadores que nao fizerem o trabalho para o qual os elegemos nao podemos?

    Silvio I

    MARIA:
    Concordo que o povo se deve mobilizar e exigir do governo. Mais onde está o povo, e alguém que o guie, ou algum partido político que dirige o movimento? E muito difícil pedir peras, ao olmo. Para isso, se tem que ter cultura de cidadania, que nos está faltando. E muito provável que de aqui a um tempo, graças a estes blogs sujos, posamos avançar muito em esse sentido.

    Mário SF Alves

    Gostei disso, Morvan. Se não é o caminho, ao menos terá sido a lanterna a lumiar a estrada. Valeu.

Orlando Bernardes

Assino embaixo. Parabéns!

Leider_Lincoln

Não há o que acrescentar. Na verdade há! Paulo Bernardo não é ministro para o tamanho da tarefa dele: lhe faltam pulso e culhões. Deve ser demitido!

    EUNAOSABIA

    Cuma?

    El Cid

    … você adora fingir de tonto, né Piu-Piu ??

    P Pereira

    El Cid, ele não sabe fingir.

    ana

    ele não finge. ele mente

    Marat

    ô da poltrona, se liga – rsrsrs

    Operante Livre

    Será que vamos ter que esperar o PIG demitir o cara?
    Só se demite quem o PIG exige?
    Esse cara tem que sair e ir ser dirigente de corporação midiática.
    Não dá para agradar o PIG e fazer um governo decente.
    A Dilma precisa fazer ao menos uma mudança que seja por sua deliberação e não vinda de fora.
    É a chance de dar uma marca.

    Marat

    O PIG só demite o Bernardo se ele ousar levantar um mindinho contra a libertinagem de expressão!

Regina Braga

O que está faltando para a Dilma, é melhorar mesmo a comunicação com o povão.Mas dizer que ela deve tripudiar o pig é outra coisa.Ela é livre e não pode ser refém, nem de nós e nem do pig…Enquanto a Lei dos Médios não chega,vamos continuar a apostar na Presidenta,infantil ela não é!

Marcelo

Texto perfeito , descreve bem os fatos . Mas tenho uma duvida , não seria obrigação do executivo combater essa midia criminosa e se obrigação é ,o que o governo tem feito para combate-las ?

Ps: não é uma critica , apenas uma duvida .

EUNAOSABIA

A Carta Capital é super isenta e independente, todo mundo sabe disso.

    ciro hardt araujo

    Que coisa, não?

    Gustavo Pamplona

    O Estadão, a Globo, a Veja e a Folha são super isentos e independentes, todo mundo sabe disso. (hahhaha)

    —-
    Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
    Desde Jun/2007 sendo super isento e independente no "Vi o Mundo"! ;-)

    Rafael

    Como poderia um meio de comunicação ser isento? Alguém fez isso até hoje?

    Gerson Carneiro

    Você disse que NAOSABIA .

    Mas me fala aí: aonde eu posso ver os gols de domingo?

    El Cid

    Gersão, qual o medo do trollzinho de não te responder?

    Pedro1

    Mas você não sabia.

    El Cid

    ah, você está comparando com o Estadão, a Globo, a Veja e a Folha, que são hiper-mega-max isentos e independentes, Piu-Piu??

    Sir Roderick

    Vocês comunistas satânicos devem espelharem-se no nobre confrade Eunucosabia, exemplo de palha… digo, de homem sério e descente. Na atual crise econômica e de valores por qual passa nosso país varonil, perdendo a chance do bom momento da economia mundial, urge alterar os paradigmas, resgatando as tradições, valorizando a familia e preservando ao máximo a propriedade. O fim do governo bolchevique, que atormenta a nação há mais de oito anos, depende cada vez mais do trabalho diuturno de pessoas como o confrade Eunuco.

    O_Brasileiro

    Pelo menos, assume!
    Já outras revistas e jornais…

    Marat

    O senhor será contratado, em breve, pelo Professor Hariovaldo!

    Operante Livre

    Ainda bem que você tem bom humor.

    Polengo

    Tanto, que ela precisa ficar divulgando princípios editoriais, que descumpre a cada segundo.

José Américo

Perfeito. Parabéns, Leandro, verbalizou muito dos que os cidadãos brasileiros pensam sobre essa velha mídia.

Aracy_

Assino embaixo. E mando a mídia golpista brasileira àquele lugar para o qual Marcos Bagno despachou Dora Kramer no artigo recém-publicado na Caros Amigos. Basta de hipocrisia.

monge scéptico

Muito bom!. Dilma tem abrir os olhos e, comunicar-se com as massas, pois são muito alienadas e,
deviam ser uma base pública de apoio.

Mineirim

Comentar o quê? O Leandro disse tudo!

Alexei_Alves

Ótimo texto.
Só não concordo que a Dilma estava sendo ingênua em acreditar que a mídia iria mudar para o seu lado. Tenho certeza que ela sabia com quem estava brincando. Ela só estava jogando o – perigoso – jogo do poder.

Deixe seu comentário

Leia também