Eduardo Guimarães: “Volta Lula” é insensatez

Tempo de leitura: 2 min

“Volta, Lula” é insensatez

por Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

Pensei em escrever um texto sob o título “Escuta, Dilma”, após ter escrito outro em que pedi que a presidente falasse mais, ou seja, que parasse de fazer pronunciamentos burocráticos e usasse o palanque de quatro anos de duração a que todo presidente da República tem direito para fazer política, pois ocupa o cargo de líder política dos brasileiros.

Dilma não fala sobre política porque não escuta sobre política. Ao que parece, as pessoas que a assessoram mais diretamente nessa seara lhe têm um temor reverencial, sem falar no resto do entorno que vemos na internet, dia após dia, dizer amém a cada novo erro estratégico na condução política deste governo.

O movimento “Lula 2014” a que a Folha de São Paulo remete hoje suas vítimas poderia ser uma invenção, mas não é. Todos sabem como tem sido ruim a interlocução de Dilma com os mesmos movimentos sociais, sindicatos e parlamentares que a matéria diz que já pedem que a presidente ceda a Lula a candidatura presidencial pelo PT daqui a três anos.

Nada poderia simbolizar melhor o processo de envelhecimento precoce a que este governo se submeteu do que o surgimento de um movimento que pretende que Dilma tenha um mandato só em um país que teve as quatro últimas eleições presidenciais vencidas por dois presidentes no exercício do cargo.

Todavia, o movimento “Volta, Lula” não ajuda. Soa como chantagem, mesmo que pretenda o que diz pretender. Até porque, falta muito tempo para a próxima eleição presidencial e ninguém, portanto, tem condições de decidir nada. Sobretudo o próprio Lula.

A matéria da Folha alude a “sebastianismo” na tentativa de desqualificar a iniciativa, pois o que a direita midiática mais teme na vida, além da morte, é a volta de Lula ao poder. É uma bobagem. Se a Constituição permite um “Volta, Lula” – ou “Lula 2014”, como quer o jornal –, atribuir a possibilidade a “messianismo” vai de encontro à Carta Magna da nação.

Para continuar lendo, aqui.

PS do Viomundo: A mídia precisa de assunto e inventa assunto. Nunca para explicar, sempre para confundir, especialmente quanto o “tema” é do gosto dos emplumados (mas o motorista com o qual trabalhei hoje não vê a hora do Lula voltar).

Demóstenes Torres: Ver enlatado americano é “direito”

Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vivi

Tô torcendo pra que os tiros que o Partido da Mídia está dando saiam todos pela culatra!!!!!

Paulo Eduardo

Puxando comentário que fiz no post lá no site do Eduardo Guimarães…

E perguntando pra que tanto alarido, e será que não estamos ecoando e fazendo o jogo da midiona?

——————————————————————————————————————————————————

Casseta, Eduardo

Talvez o lema: “deixa o homem trabalhar!” deveria ser ressuscitado em nova roupagem “deixa a mulher trampar!”

Desde a queda de Palocci alguns de seus textos tem sido de “fim de mundo!”, de “fim de governo”, o mais recente é o “então Lula escolheu errado a sucessora!”, na buena, já coloquei no post de ontem “volta, Lula” é insensatez, que se Dilma está sendo pautada pela grande mídia, a blogsfera com esse discurso de “já era o governo”, acaba por reverberar, fazer eco aquilo que condena, e ajuda a fortalecer o sentimento e construção do senso-comum de que esse governo é uma merda e que temos um poste na presidência!

Que faxina em política não cola é fato, mas quem impôs esse adjetivo de “faxineira” foi a midiona, e da-lhe eco, cacofonia em espaços de contraponto. Não vejo Dilma impunhando esse tema moralista – varre, varre, acho que aqui que vejo primeiro! -, mas buscando repactuar a base, indo pra conversação, mas não dá pra ser leniente com agumas coisas, por exemplo:

1. os 10 milhões de Palocci, que como diz PHA, sai do governo mas não entrega os clientes!

2. os superfaturamentos no Dnit, como esperar que a presidenta Dilma seguresse sucessão de irregularidades…

3. turismo e agricultura.

E é bom lembrar que Lula empurrava com a barriga até onde dava, quando algo começava a esgarçar, da-lhe cabeças na bandeja… mas Lula é o Lula, ele tinha estofo, forjado em mais de trinta anos de palanque e debates, de contato com a populção.

É um tanto prematuro esses prognósticos, que diga-se de passagem, não colaboram para um rearranjo da forças, só contribui para sedimentar um pessimismo surreal…

Se Dilma está achando – e não sei se ela acha isso! – que levando e sendo levada pela midiona vai se dar bem, talvez, logo logo ela acorde, como Lula acordou depois de patinar um pouco, que esse pacto de convivência pacifica, só se estabelece se os dois lados estão armados até os dentes, e saia para o contra-ataque, e pra isso ela vai precisar de bases guarnecidas e não com bases vociferando um senso-comum de fim-de-mundo tão bem montado pela oposição de fato – os meios de comunicação convencionais!

Acabar com esse alarido, que vejo se desseminando pela web, ou blogsfera, de que “não foi pra isso que elegi Dilma”, “governo de merda!”, “esse governo está na contra-mão de Lula” – WHAT? WTF? – e outros “quetais”, primeiro contribui para a “insensatez” do volta Lula, o MITO, e segundo acaba por minar fontes importantes de resistência em caso de ataques mais duros e tentarem varrê-la – isso confirmaria seu prognóstico!

Sabendo que Lula sofreu isso no início, “não foi pra isso que o elegi!”, “Sarney como apoiodor, isso é uma heresia!”, e assim foi, até que nos demos conta de que se abandonassemos o barco seria o fim de um projeto que mudou muito a cara do Brasil.

Vamos com calma, dar um tempo para os desdobramentos… o projeto de mudanças do país e maior do que esse deus nos acuda que tem surgido na blogsfera… sem contribuições alarmistas e ecoante da midiona!

Dilma não está desconstruíndo o que Lula fez, está dando continuidade, e ajeitando a máquina… e se tá perdida, talvez esse denuncismo todo, seja ou será o choque de realidade, ou a pelaja real do poder que pode forjá-la a ser a presidenta que elegemos!

Flw

Paulo Eduardo

Fabio_Passos

Talvez um "Volta Dilma"?
Para que a presidenta interrompa os retrocessos que promoveu na área econômica, cultural, saúde e de política exterior… e retome uma agenda progressista.

Aumento de juros, privataria de aeroportos, destruição do PNBL, submissão da política exterior aos interesses ianques, medievais coordenando programa de saúde da mulher… como não ter saudades do Lula?

Que tal se a Dilma volta a defender e realizar um governo mais progressista?

Vivemos um claro retrocesso em relação ao governo Lula-2.

Marcio H Silva

O texto é um aviso para os Xiitas do PT.
Dilma tem que da uma guinada na sua conduta. Ouvir mais as bases, os militantes, o povo. Tem que ser menos tecnocrata e mais política, tirar a lata de vaselina da gaveta e usar, tem que ceder para determinados assuntos. A pior coisa para uma organização é ter um chefe que não escuta ninguém e mete medo na equipe. Todos ficam com medo de apontar os erros. Lula 2014 é obra do PIG para confundir….e que se dane a nação….

Leonardo Câmara

Brasileiro tem mesmo mesmo memória curta….

O governo Lula começou de uma forma INFINITAMENTE pior que o governo Dilma nos quesitos relação com o congresso, relação com os movimentos sociais, articulação política etc.

Regressem a 2003 e verão os servidores públicos com marchas imensas contra a (contra) reforma da previdência.

Fazer política não implica em ficar matraqueando de cima de um palanque o tempo todo. Aliás, pra fazer isso é preciso alguém no gabinete trabalhando para realizar as coisas. E se cai ministro nesse governo, é porque ela não é leniente com (supostos) corruptos como Lula foi apoiando Sarney.

Se a conjuntura fez com que Lula tivesse que engolir esse sapo, e isso é compreensível, ela não tem porque engolir sapo algum.

E pelo que sei, parte de uma bem razoável lei de mídia foi aprovada no senado há pouco, coisa que o Lula também não teve coragem de fazer.

Tô achando é que tem muita viuvinha do Lula por aí. Passou a fase dele, tem uma contribuição positiva pro país, agora é olhar pra frente.

Com relação à postura de Dilma, ninguém foi mais preciso do que Mauro Santayana no JB.

    EUNAOSABIA

    Também não me canso de elogiar Lula… afinal ele não mudou NADA…. uuufffaa…. já pensou se ele resolve fazer o que prometeu a vida toda?

    Eduardo Guimarães

    Leonardo, você vê alguma diferença entre o Brasil que Lula recebeu de FHC e o que Dilma recebeu de Lula?

    Silvio I

    Eduardo Guimaraes:
    Você não mora no Brasil, e si mora não enxerga. Será bom dar uma volta por o Oftalmologista. Ou você e cego, porque não quer ver? Brasil necessita muito mais para mudar o totalmente, mais isso leva anos. Principalmente a cultura, demora umas duas a três gerações.

    Leonardo Câmara

    Do ponto de vista do toma lá dá cá não vejo nenhuma mudança. Quanto aos progressos sociais e econômicos, eles são evidentes.

    Mas este não é o ponto, os erros do início do governo Lula foram de Lula ao colocar Dirceu para governar o país. Corrigiu-se quando escolheu Dilma para suceder Dirceu, que é quem governa esse país desde 2005, pelo menos.

luiz pinheiro

Esse movimento “Lula 2014” não existe – a não ser nas páginas do PIG, que aposta sempre na intriga.
O certo é que em 2014 Dilma e Lula estarão do mesmo lado. E também em 2011, 2012, 2013, 2015, etc.

Operante Livre

Lula é um experiente articulador. Soube trazer a Dilma para a centro.
Saberá trazer alguém para São Paulo e para Minas, principalmente.
Lula deve fazer o que for necessário para desbancar o tucanato Paulista, nem que seja ser vir a ser o governador de São Paulo. O ideal é que represente o Brasil nos organismos internacionais.
No Brasil pode muito bem ser um senador. Lula estará sempre no centro do Brasil Maior.Ele entende o povo, é do povo, o povo o respeita, tem poder outorgado pelo povo com base em sua história e não no "populismo".

    Marcio H Silva

    Ele poderia utilizar isto para comer a sopa pela beirinha, ou seja, poderia descontruir o PSDB em SP e MG, mudando o poder nestes estados. O que me deixa intrigado é ele ser parceiro de Cabral no RJ. Infelizmente no RJ estamos sem lideres a muito tempo.

    Operante Livre

    Fora Cabral e Paes.
    Novas versões de Garotinho.

Cláudio

Lula foi um dos melhores presidentes que o país já teve, no entanto, sou RADICALMENTE CONTRA a sua volta a presidência, a sua hora já foi, ele vai deixar saudades e orgulho para muitos brasileiros, mas tem que ficar na dele, não pode voltar!!!!

    Silvio I

    Claudio:
    Ele si não existir algum candidato a altura ele poderia voltar no ano 2018. Creio que ainda estará com idade,não sei.Por o momento me parece um bom candidato, para acabar com o PSDB e PMDB juntos em São Paulo, nas próximas eleições para governador.Haddad continuaria de Prefeito, e Mercadante de ministro que acredito que se está desempenhando bem, no cargo.

alcides

Está tão fácil derrubar ministro desse governo que, depois de alguns outros, cansarão e tentarão um alvo maior: a própria chefe. E pela velocidade da coisa, não vai demorar muito a acontecer. E do jeito que tá fácil, não vai ser preciso balançar muito para ela cair.

    Eduardo Guimarães

    O último sujeito que inventou essa história de "faxina" na política, usando uma tal "vassourinha", acabou varrido

    Silvio I

    Eduardo Guimaraes:
    Realmente ele renunciou, dizendo que existiam forças ocultas.Lembre se que quem foi seu substituto foi derrocado, por o golpe militar feito por brasileiros vendidos aos EUA, e os EUA moviam os pauzinhos.Esse golpe poderia ter ocorrido no governo de Vargas, mais este foi abortado, com seu suicídio.

Taques

"Volta Lula" com apenas 8 meses de governo e 4 ministros demitidos ???

A Dilma é só isso ???

Jesus …

    Silvio I

    Taques:
    Pode ficar tranqüilo, isso se chama acomodação, e limpeza. Apo do temporal vai aparecer à calma! Passa que Dilma está sobre uma base mais sólida, de a qual estava Lula, e ela tem condições de moralizar um pouco a política, no Brasil. Veja que diz um pouco, já que e muito difícil de acabar com alguma coisa, que se chama corrupção, que esta integrada no tecido social.

Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães e a volta do Lula […]

iconoclasta

"Ao que parece, as pessoas que a assessoram mais diretamente nessa seara lhe têm um temor reverencial, sem falar no resto do entorno que vemos na internet, dia após dia, dizer amém a cada novo erro estratégico na condução política deste governo."…bingo

Eugenio, OFS

Paz e bem!

Eu quero ‘Lula 2014′,
mas não é por decepção
com o Governo Dilma,
quero isto desde o ano passado.

Márcia Denser: “Vão clamar no #$+@!&*” | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Eduardo Guimarães e a volta do Lula   […]

Deixe seu comentário

Leia também