Laura e Julio Silveira: A despolitização da periferia

Tempo de leitura: 2 min

por Laura, em comentário no blog

Despolitizada é apelido. Durante a ditadura militar a periferia era politizada, havia a igreja e os partidos de esquerda que agiam clandestinamente.

Era o que se chamava “trabalho de base”. A esquerda estava enfronhada e distribuida em redes micro-espraiadas no país. E a população tendo espaços para pensar a sí mesma. Assim também nas fábricas, nos sindicatos.

Isso acabou. O PT hoje é um partido “eleitoral”. A dita militância é uma palavra vazia. Quem faz hoje “trabalho de base” nas periferias metropolitanas e no país — nas pequenas cidades, alastrado — e organiza a população são as igrejas evangelicas.

É isso o que faz o sucesso do Russomano nas eleições paulistanas. Ou seja, há que ter esquerda e esquerda atuante no mundo do real, não nas estruturas administrativas (apenas). Cadê os movimentos sociais. Há alguns espontaneos, que começam a crescer. Organização só tem MST e UNE . Sindicatos, cindidos entre governismo e PSTus e Psois da vida . E olhe lá.

*****

por Julio Silveira, em comentário no blog

A despolitização é um processo marqueteado dia a dia, pelos intrumentos da ignorância, nominados como midia corporativa.

Eles religiosamente pregam o afastamento dos cidadãos, os principais agentes da mudança, pintando quadros negros e apocaliticos da politica nacional. Dissociando o cidadão de sua representação como se não fossem uma coisa só. É uma estratégia muito bem sucedida, que muitas vezes parece articulada com elementos da propria politica, que parecem ter que fazer prova para torna-la coisa para amorais e aéticos.

O que atende aos interesseiros desse sistema, que conduzem opiniões. Apesar de terem sido diagnosticados como um mal a ser combatido para o bem da sociedade há tempos, continuam a perpetuar, com ajuda.

PS do Viomundo: Outro problema é que sempre que um partido perde eleitores a culpa nunca é dele. É sempre “dos outros”. Então, quando isso acontece, os pobres são acusados de terem escolhido a religião errada, o candidato errado, de serem incapazes de fazer a escolha “certa”. Teve até uma importante colunista que escreveu que é preciso “dar educação” aos pobres, para que eles escolham partidos “estruturados”, dentre os quais ela incluiu o PSDB. Ué, mas logo o PSDB, que desmilinguiu o Estado brasileiro, reduzindo a capacidade de oferecer a educação pública e gratuita que ela agora defende para os pobres?

Leia também:

Dalmo Dallari: A Constituição ignorada

Rui Martins: Governo Dilma financia a direita

Requião: Não me arrependo de ter extinto a publicidade oficial

Maria Rita Kehl: Retórica de Alckmin é a da ditadura

Safatle: O conservadorismo filho bastardo do lulismo

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Almir

O PT não “se modificou”. O partido teria “se modificado” se a realidade social tivesse continuado a mesma de 2002. Como todos nós sabemos, a sociedade evoluiu muito nesses últimos 10 anos, e os partidos que não evoluiram junto com ela estão sendo extintos – o DEM é o exemplo mais acabado disso.

Quem não evolui pára no tempo, e se extingue pela seleção natural – a exemplo dos dinossauros.

FrancoAtirador

.
.
É aquela velha história:

“Nem só de pão vive o homem”.
.
.

    Mário SF Alves

    Perfeito o entendimento, caro Franco. E isso é só o começo de uma visão de mundo que torna inaceitável a ação praticada pelos aloprados, mensalânicos e outros demais travestidos de santos, encapados ou não. Estes cavaram e estão a cavar a própria cova. Deixaram-se seduzir pela arapuca que continha e contém o farelo dourado semeado pela CIA. Agora aguentem. Pena que enfiaram a esquerda toda nesse julgamento doido; eivado de excepcionalidades e por aleivosias esdrúxulas desprezadas até pelo tribunal de exceção de Nuremberg ao julgar acusados de crimes contra a humanidade praticados durante a anti-democracia nazista.
    Mas, quanto ao PT, meu caro, ele é muito maior do que todos esses sabujos juntos.

assalariado.

Minha culta ignorância sobre a história da luta de classes pede para eu dizer o seguinte: Quem trabalhou muito bem esta questão da despolitização do povo nação foi o Sr. Josef Stalin (stalinismo), no século passado. Isso mesmo, este, achava que os ideais socialistas deveriam ser aplicados em um só país. Deu no que deu! Sendo que, o marxismo sovietico nunca foi real, como a imprensa burguesa nos ensinou a chamar o que (na verdade), nunca passou de capitalismo de Estado na antiga URSS (União das Republicas Socialistas Sovieticas). Esses lideres ‘comunistas’ da antiga URSS e agregados resolveram por em prática esta idéia pragmatica de poder ‘popular’, e assim, mataram a criança socialista em seu berço, antes mesmo dela perceber que existisse.

Fizeram justamente o oposto da qual Marx tanto defendeu nas tribunas da internacional comunista. Ou seja, que o socialismo obrigatóriamente para se -lo, teria que, como politica economica, junto com as politicas de Estado, deveriam ir sempre em direção ao povo com o povo, caso contrário, esquece! Sim, nesse dia, nasceu o capitalismo de Estado na versão social democrata do século 19 que, na melhor das hipoteses, foi a nova forma ‘socialista’ de enganar o povo politicamente e deixa -lo olhando a distancia, e só chama- lo para conversar sobre este assunto em anos eleitorais. No caso brasileiro, não é mera coincidencia, é fato. É fruto e consequencia, desse atraso ideologico da social democracia sovietica que se esparramou planeta afora naqueles dias de guerra fria. Em todo caso, a história, querendo ou não, é dialética. Ou voce chama o povo ou ele te atropelará, quem já leu sobre a dialética do materialismo histórico marxista da luta de classes, sabe disso.

Abraços Socialistas.

    Roberto Locatelli

    Realmente, assalariado, o nome dessa guinada à direita é stalinismo.

luca brevi

Participei na construção do diretorio do PT na cidade de Bebedouro. A minha tonica éra um jornal e, ao invés de uma sede grande no centro da cidade, varias pequenas sedes nos arrebaldes. Com isso, o partido mais proximo do trabalhador fazendo o jogo cultural e politico ao mesmo tempo.
Não foi assim,e não aconteceu mais nada. O PT se esvaziou na cidade e os oportunistas estão lá, deitando e rolando.Mas, antes que seja muito tarde, se ja não é?,eu tenho um projeto. Acho-o bom, mas não tenho dinheiro para implementa-lo sózinho. Portanto…

Roberto Locatelli

É a mesma tecla que venho martelando nos últimos dez anos.

Fui militante do PT nas décadas de 70 e 80. Acompanhei o triste processo de desenraizamento do PT em relação ao trabalho de base e os movimentos populares.

A ideia era tornar o PT um partido mais palatável à classe média, para vencer eleições. Como se essa fosse a única forma de vencer eleições. Chávez e Cristina Kirchner, entre outros, mostraram que não é. A outra maneira, muito melhor, é ampliar as raízes no movimento popular.

O primeiro passo para essa guinada à direita (sim, pois afastar-se do movimento popular é ir para a direita) foi tirar o poder dos chamados núcleos de base, que eram núcleos petistas ligados aos bairros e aos movimentos populares. Esvaziados, eles se extinguiram.

Depois, o PT foi cada vez mais mudando seu programa, aceitando a entrada de políticos oportunistas, e hoje estamos assim: no berço do PT, aqui em São Paulo, disputamos com Serra por uma vaga no segundo turno com o primeiro colocado, Russomanno.

Também aqui em São Paulo o sindicato dos metroviários (um dos mais importantes do estado), cuja direção era de petistas, foi para militantes do PSTU. O PT deveria se perguntar: como isso aconteceu? No DCE da USP também o PT foi derrotado e venceu uma chapa de militantes do PSTU, PCO e outros.

A direção do PT sempre insiste em justificar sua inação usando o argumento da tal “correlação de forças”, escamoteando o fato de que nós podemos influenciar essa correlação de forças. Aliás, é assim que acontecem as revoluções, quando a esquerda influencia fortemente a população, através de seu trabalho de base.

Hoje, ainda há uma identificação do PT com o movimento popular. Ainda confio em alguns militantes, e em alguns parlamentares. Dr. Rosinha, por exemplo. Mas esta década definirá se o PT estará extinto como alternativa popular ou se ele retomará seu caminho original. Só que não podemos esperar. Acho que a esquerda deve agir como o MST age: manter e aprofundar o trabalho de base, independente de partidos.

Ao mesmo tempo, já devemos estar preparados para, ainda nesta década, construir e apoiar um partido efetivamente marxista. O capitalismo dá sinais de esgotamento. A Europa afunda e os EUA estão devendo 110% de seu PIB. Haverá grandes revoltas populares em todo o mundo. Sem uma direção consciente, essas revoltas se extinguem sem alcançar resultados. É hora, pois, de organizar o movimento popular.

Claudio Luiz Pessuti

Ue, não foi o Rui Falcão que fez uma “ode a alienação” ao dizer que o povo se interessa por Avenida Brasil, uma novela, e não liga pra julgamento do mensalão?Agora engulam a “querida” Classe C, que só se preocupa com empregos, churras e cerva no findis, e dinheiro pra pagar prestação do carango novo, comprado com isenção de IPI. não e isso o que o Lula queria, que o “pobre consumisse”?Agora chora na cama que e lugar quente!

    leprechaun

    concordo com o colega, o objetivo do lulismo -não do PT- era integrar as massas na sociedade estúpida de consumo, pronto, missão cumprida. Isso que os, hoje, psolistas não entenderam. A galera da perifa tá se deliciando com o crédito farto e as porcarias eletrônicas do momento. O PT cumpriu seu papel, transformou milhões de miseráveis em ávidos consumidores, queimando etapas ainda por cima, pois esses consumidores não passaram pelo mundo do trabalho. Quem aí falou em politização? O(s) efeito(s) dessa nova organização social saltam aos olhos em SP, a classe C votará naquele que ela acredita ser capaz de manter seu atual nível de vida, e a figura que passa essa imagem é, de longe, o Russomano. Ou vc´s acham que a classe C é grata ao PT ? Eles nem se lembram que foi o PT quem ampliou a gama de benefícios sociais. Organizado, funcionando e consciente na perifa só tem uma entidade: o PCC

Fábio

Boa tarde!
Aconteceu comigo aqui em Guarulhos, onde resido.
Várias pessoas agitavam bandeiras do PT.
Perguntei à uma delas: “Você é militante/filiada ao PT?”
Resposta, apontando para as demais: “aqui não tem militante e nem filiado. Fazemos pelo dinheiro que vamos receber.”
É uma amostra ao que foi reduzido o Partido.

Alexandre Silva

Concordo com o o Viomundo, por isso que sempre critiquei aqui em outros post o desrespeito do PT com suas bases e o que lula fez com Marta e João da Costa. Além do mais desqualifica sua militÂncia, ou será que precisa ser político para entender quais os anseios da sociedade ou daqueles que já foram eleitores do partido.

será dificil o PT entender que o Brasil esta diferente do que há dez anos atrás? Será que o PT diz que o país mudou, ascendeu milhões de pessoas e isso é bravata ou é real. se o PT acredita que é real, saberia muito bem dizer porque Russomanno dispara, porque é o simples, os eleitores petistas não querem nada de graça, querem pagar, mas pagar para ter o melhor, para ter atendimento digno nos hospitais e não fazer mais hospitais, reduzir a tarifa de ônibus e aumentar o tempo do bilhete, muito melhor do que o bilhete mensal que a impressão de ser de graça etc

Bem como desconhece a maturidade do povo, hj em dia as igrejas já não fazem mais a cabeça como antigamente em relação a voto, a imprensa é quem infla esse tipo de assunto, mas se sair as ruas verá que não é assim.

Outra coisa, os vereadores fazem diferença sim, kassab ganhou da Marta em 2008 por que vereadores do Dem/PSDB fizeram mais do que petistas quando estavam no poder, e isso é fato

será que o PT não percebe que lá se vão 10 anos de governo lula/Dilma? Será que o discurso será sempre do nós contra eles? O discurso de que o PT é sempre dos mais desfavorecidos? Essa é minha opinião.

Se pegar todos as idéias, textos que Marta Suplicy fez durante o tempo em foi senadora e falava da cidade de Sp vai perceber que o novo era o discurso dela, Marta caminhava para esse novo PT ao me refiro o de manter a qualidade do serviço e ainda de poder ajudar os que mais precisam.

Deixe seu comentário

Leia também