Jeferson Miola: Por uma mesa de diálogo progressista para interromper 20 anos de destruição na Prefeitura de Porto Alegre

Tempo de leitura: 3 min
Sede da Prefeitura de Porto Alegre. Foto: Joel Vargas /PMPA

Por uma mesa de diálogo progressista em Porto Alegre

Por Jeferson Miola, em seu blog

A etapa estadual do PPA participativo [Plano Plurianual de Investimentos do governo federal] realizada em Porto Alegre no último sábado, 8 de julho, teve momentos de memória e nostalgia.

Ministros de Estado e representantes de organizações e movimentos sociais que se revezaram ao microfone evocaram a memória do Orçamento Participativo [OP], processo que nasceu em Porto Alegre no governo da Administração Popular com o prefeito petista Olívio Dutra [1989/1992].

O OP revolucionou a administração pública brasileira e ensinou que com controle popular do orçamento público a corrupção não viceja.

Não se teve notícia, em 16 anos de Administração Popular, de um único caso de autoridade do governo implicada em desvio de dinheiro público, improbidade administrativa ou malversação de recursos.

A experiência do Orçamento Participativo, que propiciou a modernização da cidade com enormes avanços sociais, culturais e investimentos estruturais, projetou internacionalmente Porto Alegre e o Brasil.

Hoje, no entanto, Porto Alegre nem de longe lembra aquela cidade que encantou o mundo e foi exemplar com políticas públicas de transporte, educação, saúde, desenvolvimento com inclusão e justiça social e gestão democrática.

Com os retrocessos impostos pelo bloco dominante desde 2004, a capital gaúcha é um laboratório de experimentos ultraliberais e privatizantes que aprofundam as injustiças, as desigualdades sociais e levam a cidade à estagnação econômica.

O PIB da cidade, por exemplo, que era o 5º no ranking nacional em 2002, passou para a 8ª posição em 2020 [IBGE].

A Prefeitura repete as fórmulas neoliberais equivocadas, que foram desastrosas no mundo inteiro e que, por isso mesmo, estão sendo revertidas por vários países que as adotaram.

O governo municipal funciona como um entreposto de transação dos negócios de grupos privados, em especial da burguesia financeira-imobiliária associada ao monopólio midiático, que se apoderam da renda municipal e de imensas parcelas do orçamento por meio de arrocho do funcionalismo, da privatização de serviços e empresas estatais, e da terceirização irresponsável de serviços públicos.

O governo municipal do prefeito bolsonarista “Sebastião Melnick” [MDB] acelerou e aprofundou esse processo de apropriação da renda e do orçamento municipal por grupos privados através da destruição de direitos sociais e do desmonte e privatização de serviços e políticas públicas.

O “governo Sebastião Melnick” está implicado em múltiplos escândalos de corrupção que, entretanto, são blindados por uma maioria cúmplice na Câmara de Vereadores e pelos grupos de mídia, beneficiários diretos dos negócios rentáveis que operam na cidade.

A eleição de 2024 deverá ser um plebiscito de julgamento dos 20 anos das sucessivas gestões neoliberais e ultraliberais desastrosas, que produziram atraso e barbárie na cidade.

É preciso, contudo, que a esquerda e o campo democrata-progressista de Porto Alegre se unam em torno do propósito de interromper este ciclo nefasto de 20 anos de destruição e corrupção na Prefeitura de Porto Alegre.

O atual prefeito disputará sua reeleição ao cargo com considerável vantagem, pois conta com uma formidável máquina eleitoral, coesão política da oligarquia em torno de si, poder econômico e blindagem midiática.

Em razão disso, o campo democrático-popular, que na eleição se beneficiará das enormes conquistas do governo Lula, está desafiado a construir, desde já, no mínimo uma coesão política nos moldes daquela praticada na eleição geral de 2022.

Para viabilizar essa unidade imprescindível do campo democrático-popular, é preciso se materializar uma mesa de diálogo progressista em Porto Alegre.

Será fundamental, para isso, a instalação deste espaço político aberto, de agenciamento de todos ativismos partidários, intelectuais e sociais comprometidos com a luta feminista, libertária, antirracista, antifascista e antineoliberal para se elaborar um diagnóstico comum sobre os 20 anos de devastação conservadora e neoliberal em Porto Alegre e, a partir daí, se construir um programa alternativo comum para recuperar a capital gaúcha desde a perspectiva da maioria do povo porto-alegrense e brasileiro.

Leia também:

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Comentários

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Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/F1bkpySXoAExJg0?format=jpg

Em Nota Pública, Bancada dos Deputados Estaduais do PT
alerta que decisão do TCE-RS não encerra o processo de
privatização da Corsan.

https://twitter.com/PTassembleiaRS/status/1681782920288018432

Zé Maria

Consumando o Golpe da Entrega da CORSAN ao Setor Privado,
Pleno do TCE-RS referenda, por 4 votos a 2, decisão ilegal que
liberou assinatura do contrato de compra e venda da estatal.

A Discussão Jurídica acabará se dando nas instâncias superiores
do Poder Judiciário, porque no estado do RS ‘tá tudo dominado’
pela Quadrilha de Privatas do Patrimônio dos Outros.

Zé Maria

PRIMEIRA TURMA DO TCE-RS JÁ TEM MAIORIA PARA
DETERMINAR A ANULAÇÃO DO LEILÃO DA CORSAN.

Mas Conselheiro Pró-Venda da CORSAN pediu Vista
do Processo. E Julgamento foi Suspenso para Gaveta.

https://youtu.be/s6PJNqxfwW4?t=12418

Zé Maria

JULGAMENTO NO TCE-RS COMEÇA ÀS 14 HORAS

PROCESSO DA CORSAN É O ÚLTIMO (7º) DA PAUTA

PRIMEIRA CÂMARA – 24ª Sessão –
Telepresencial (Resolução Nº 1124/2020)

Pauta do dia 18 de julho de 2023 – 14h00min –
Sala virtual

CONSELHEIRA-SUBSTITUTA ANA CRISTINA MORAES

7. Processo 19728-0200/21-7
Processo de Contas Especiais.
Período: de 01 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021.
CORSAN – CIA. RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO

https://portal.tce.rs.gov.br/aplicprod/tcers.PK_PORTAL_AGENDA_BLOBS.agenda_pauta_blob?p_ano_sessao=2023&p_orgao_julgador=1&p_nr_sessao=24

Zé Maria

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“Água Potável: Direito de Todos e Dever do Estado

“Desde o ano de 2010, a água é proclamada como direito humano pela
Organização das Nações Unidas (ONU), evidenciando a preocupação,
também no âmbito internacional, de tutelar este recurso essencial à
sobrevivência humana.”

“Justamente por se tratar de um direito subjetivo inerente ao ser humano, qualquer iniciativa de cobrança deve ter por escopo exclusivamente a proteção, conservação, recuperação e melhor distribuição deste bem.

Jamais pode-se ter como desiderato o lucro, sob pena de mercantilização
indevida de um direito humano reconhecido em nível internacional.”

https://jus.com.br/artigos/90078/agua-potavel-direito-de-todos-e-dever-do-estado

DIREITO DE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL
COMO DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/27165/16363
https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/27165

PEC que torna acesso à água potável direito fundamental vai à Câmara
Fonte: Agência Senado

https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2277279
https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/132208
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/31/pec-que-torna-acesso-a-agua-potavel-direito-fundamental-vai-a-camara

Zé Maria

“Um grupo de especialistas da ONU alertou que o governo
uruguaio “cria um risco de privatização de fato da água
para consumo humano, obrigando a população a comprar
água”, e instou o governo a dar prioridade ao uso gratuito
da água para consumo humano.”

https://twitter.com/DCaggiani/status/1679983209885634563

“Uruguay: El agua para consumo humano
debe estar por encima de sus usos industriales”

https://news.un.org/es/story/2023/07/1522682

Zé Maria

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A Corsan foi entregue de presente à Aegea
pelo Governador Eduardo Leite (PSDB/RS)
por um valor simbólico de R$ 4,1 bilhões.

Os Valores já Investidos pela Estatal Gaúcha,
só nos últimos 3 anos, já superam R$ 5 Bilhões.

Portanto, todos os Ativos da CORSAN, Patrimônio
da População do Rio Grande do Sul, na realidade,
foram DOADOS ao Consórcio Privado AEGEA.
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Zé Maria

A assinatura do contrato de venda da Corsan foi um golpe

A ordem do Governador Eduardo Leite para que o Presidente
do Tribunal de Contas do Estado (TCE), autorizasse, através
de um canetaço, a assinatura do contrato de venda da Corsan
foi um golpe.

Segundo a própria Conselheira Relatora do processo que ainda
tramita no TCE sobre o tema, o procedimento evocado pelo
presidente do TCE sequer figura no Regimento Interno da Casa
como algo permitido.

Na verdade, o Governador Leite, com este golpe, tenta evitar
o julgamento do processo pela Câmara Técnica do TCE ou,
pelo menos, que este julgamento quando ocorresse (próximo
dia 18 de julho) ocorra já com o contrato de venda assinado.
Assinatura que acabou ocorrendo na última sexta feira (8),
após a autorização duvidosa do presidente do TCE.

Leite sabe que o processo, ao retornar ao TCE vindo do Ministério
Público de Contas (MPC), trouxe novidades sobre um, cada vez
mais evidente, prejuízo de bilhões aos cofres públicos referente
ao valor de venda da estatal.

São muitas dúvidas apontadas pelo MPC que ainda remanescem.

Assim se manifestou o Procurador-Geral do MPC:

“Destarte, tem-se que admitir a continuidade incondicionada
(sem contracautelas) do procedimento, com a assinatura do
contrato de compra e venda e a efetiva transferência das ações,
havendo questões remanescentes relacionadas ao efetivo índice
de esgotamento sanitário e ao plano de Investimentos (CAPEX),
que, em última análise, repercutem na precificação da empresa
(valuation), seria não somente aceitar-se o risco de dano ao Erário
como privar da necessária segurança jurídica a desestatização
pretendida”.

No mesmo Parecer, o MPC cita que dentro dos R$ 14 Bilhões que
Eduardo Leite colocou como necessidade de investimentos para
a universalização dos serviços, temos:

– R$ 279 milhões de obras extra Capex.
(As obras não são atribuições da Corsan.)

– R$ 937 milhões em hidrômetros para manutenção
(Isto não é para universalização.
É para otimizar o lucro da empresa.)

– R$ 1.891 Bilhão referente a parcela de obras
que serão pagas pelo usuário com a mudança
tarifária prevista para 2028.

– R$ 1.802 Bilhões de investimentos feitos pela
Corsan pública em 2021, 22 e o projetado para 2023.

(Estes investimentos fazem parte do CAPEX, mas
a Corsan pública, em grande medida, já os realizou )

Então, temos que dos R$ 14 bilhões que o governo afirma
que a empresa privada terá que investir dos seus cofres,
já devemos descontar o valor de R$ 4.909 Bilhões.

E se a empresa privada será “aliviada” de investir quase
R$ 5 bilhões, o preço de venda da corsan deve ser, no mínimo,
o dobro.

E isso, somado a várias outras dúvidas elencadas no Parecer do MPC,
é que o governador tenta esconder da sociedade gaúcha ao ordenar
o canetaço dado pelo Presidente do TCE.

Qual o tamanho do prejuízo ao estado citado no Parecer do MPC
e que ficou sem a devida análise pelo TCE antes da assinatura
do Contrato de venda?

Não sabemos. Leite quer sigilo sobre este dado também.

Para o SINDIÁGUA/RS a questão não está encerrada.

Vamos lutar para que este prejuízo ao cidadão gaúcho
seja devidamente esclarecido e feita a necessária
responsabilização dos envolvidos.

12 de julho de 2023
Diretoria de Comunicação do Sindiágua/RS

http://sindiaguars.com.br/2023/07/12/artigo-porque-a-assinatura-do-contrato-de-venda-da-corsan-foi-um-golpe-por-rogerio-ferraz/

Zé Maria

“Meu Repúdio a toda e qualquer Decisão Dependente e Parcial,
como a proferida pelo senhor, presidente, na semana passada”,

ANA CRISTINA MORAES
Conselheira do Tribunal
de Contas do Estado RS.
Dirigindo-se ao Presidente do TCE-RS,
Alexandre Postal (MDB); em Sessão
do Pleno no dia 12/07/023, 4ª-Feira.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2023/07/relatora-diz-que-presidente-do-tce-foi-parcial-ao-liberar-privatizacao-da-corsan-clk0au0f8004r0150yknnp6mb.html

https://www.correiodopovo.com.br/colunistas/taline-oppitz/tce-decis%C3%A3o-monocr%C3%A1tica-de-postal-sobre-corsan-deflagra-crise-e-cobran%C3%A7as-1.1061694

Zé Maria

Alô, Porto Alegre!
O Próximo na Fila da “Privataria Tucana” é o DMAE!

“Sob Aegea, Corsan deve disputar possível
privatização do saneamento em Porto Alegre”

https://www.jornaldocomercio.com/politica/2023/07/1114979-sob-aegea-corsan-deve-disputar-possivel-privatizacao-do-saneamento-em-porto-alegre.html

Zé Maria

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Não, Leitinho, o Processo ilegal de Privatização da CORSAN não vai ficar por isso mesmo.
Tem muita água pra rolar.
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BANCADA DO PT /RS REFORÇA AÇÃO
CONTRA O SIGILO DO PROCESSO DA CORSAN

Engana-se quem pensa que o processo de privatização da Corsan está concluído com a assinatura do contrato.

Aliás, o próprio ato de assinatura, ocorrido às pressas e em meio a um impasse jurídico, só reforça as suspeitas de que diversas irregularidades foram cometidas.

Vale lembrar que a decisão monocrática e arbitrária do conselheiro Alexandre Postal ainda será submetida aos demais integrantes do Tribunal de Contas do Estado, bem como o processo em si, que tramita desde julho de 2021 e que constam as diversas inconsistências na elaboração dos estudos de precificação da companhia.

Porém, antes de qualquer coisa, é imprescindível que seja levantado o sigilo do processo.

Se após a realização do leilão não haviam mais razões para manter boa parte dos documentos em segredo judicial, a situação se torna ainda mais esdrúxula com a assinatura do contrato.

Não é razoável que o Tribunal de Contas do Estado conclua os trâmites processuais sem que tudo seja debatido com transparência e compromisso com o interesse público. Não é apenas a nossa bancada que exige o levantamento do sigilo.

O Ministério Público do Contas, em todos os seus pareceres recentes, defendeu que toda a documentação seja tronada pública.

O princípio da publicidade é um compromisso de todas as pessoas e instituições que atuam no serviço público, ainda mais quando o assunto em discussão é um dos maiores patrimônios do estado e a empresa responsável por um serviço absolutamente essencial para a vida de toda população.

Portanto, seguiremos defendendo que tudo venha à tona.

Paralelamente, vamos seguir com as demais ações judiciais em diversas esferas, inclusive no Supremo Tribunal Federal, para preservar o interesse público.

Nas petições que já estão em análise pelos órgãos competentes, vamos agregar informações importantes.

Ao contrário do Governo Estado e do próprio governador, que defenderam a manutenção do sigilo e atropelaram as instituições, seguiremos atuando para esclarecer cada detalhe desse processo.

Temos todos os indícios de que o Rio Grande do Sul está sendo roubado e não vamos aceitar que acordos de gabinetes tenham maior peso que o devido processo legal.
 
Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

https://ptassembleiars.org.br/2023/07/10/bancada-do-pt-reforca-acao-contra-o-sigilo-do-processo-da-corsan/
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Zé Maria

Boa tipificação do bolsonarismo pelo Deputado Pastor Henrique0 (PSOL-RJ)

https://twitter.com/i/status/1678843610203054082

Zé Maria

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O tal Marco do Saneamento de Guedes/Bolsonaro converteu

o Tratamento e Fornecimento de Água em Monopólio Privado.

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Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/F0s4yCgWAAEdh7p?format=jpg
https://pbs.twimg.com/media/F0s4yCQX0AYeoEs?format=jpg

Nota da Bancada Estadual do PT na ALERGS

“Temos todos os indícios de que o Rio Grande do Sul está sendo roubado
e não vamos aceitar que acordos de gabinetes [para entrega da CORSAN] tenham maior peso que o devido processo legal.”

https://twitter.com/PTassembleiaRS/status/1678497722440073217

Sandra Rezende

O PPA aproxima o governo do povo, mas será que aproxima o povo do governo? Espera-se que sim, mas veremos nas eleições de 2024.

Zé Maria

Terra Sem Lei

Presidente do TCE-RS dá novo Canetaço no Processo e, sem respaldo legal, libera assinatura do contrato de privatização da CORSAN, e passa por cima
da Decisão da Conselheira Relatora que havia concedido liminar suspensiva.

https://www.extraclasse.org.br/wp-content/uploads/2023/07/Tutela-de-Urgencia-deferida-Despacho-Interlocutorio-Despacho-interlocutorio-generico-1.pdf

E apesar de Agravo [*] interposto ao Pleno do TCE-RS pelo Procurador-Geral
do Ministério Público Estadual de Contas, o Governador do Estado Gaúcho,
Eduardo Leite (PSDB), mesmo assim assinou o Contrato de Compra e Venda
da Estatal Estadual CORSAN com o Consórcio Empresarial Privado AEGEA.

*[“O Processo de Contas Especiais nº 19728-02.00/21-7 tramita
há mais de ano, é verdade, mas isso decorre de sua complexidade
e extensão, sendo que não houve momentos de paralisação na sua
tramitação, seja pelos Relatores que nele atuaram, seja pela Área Técnica,
seja pelas defesas, seja pelos terceiros interessados e amicus curiae,
seja,ainda, por parte deste Ministério Público de Contas.

Pelo contrário, a priorização deste processo se deu em todos os setores
deste Tribunal de Contas, não havendo excepcionalidade que exigisse
a intervenção anômala da Presidência da Casa.

A título de exemplo, este Parquet, em nenhum momento, utilizou
seu prazo regimental de 60 dias para se manifestar nos autos.

Na decisão recorrida, não há fundamentação sobre a excepcionalidade
da atuação do Presidente, fazendo crer que esse requisito estaria vinculado
não à legitimidade da decisão, mas ao mérito em si, que, mesmo em âmbito
judicial, não deve ser analisado na suspensão de segurança.”

“De outro lado, a urgência para atuação anômala do Presidente não foi objeto de fundamentação na decisão recorrida.
E nem haveria de ter, porquanto o processo de contas especial segue
tramitando normalmente e sendo priorizado em todos os setores do
Tribunal de Contas, inclusive, antes da decisão agravada, já estava
incluído em pauta de julgamento aprazado para do dia 18/07/2023.

A intervenção do Presidente, se mantida, pode resultar em conflitos
de jurisdição interna nesta Corte de Contas.”

(https://www.extraclasse.org.br/wp-content/uploads/2023/07/AR-CORSAN-Suspensao-da-cautelar-ato-do-Presidente.pdf)]
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Zé Maria

Os Porto-Alegrenses que se cuidem:
A Quadrilha da Direita Estadual já entregou
a CORSAN de Bandeja e de forma ILEGAL.
O próximo a ser entregue é o DMAE.

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