Janio de Freitas: A sorte de Haddad

Tempo de leitura: 2 min

O petista não teria a esperar senão problemas de convivência com Erundina, e dela com a campanha

por JANIO DE FREITAS, de Folha de S. Paulo

FERNANDO HADDAD ganhou, e não foi pouco, com a renúncia de Luiza Erundina a vice em sua candidatura a prefeito paulistano. Não tardaria a que o problema para Haddad, e não pequeno, fosse superar os previsíveis embaraços provocados pela maneira irascível, grosseira e individualista que Erundina se permite a pretexto de política.

Luiza Erundina é inconvivível politicamente. Já em seus últimos tempos no PT, a recusa rígida que manteve, diante de dirigentes do partido, ao exame das divergências, deixou mais do que frustração. Há ressentimentos pessoais inapagados até hoje. E motivadores de muitas das reações negativas, nos quadros mais altos do PT, à entrega da vice a Erundina.

Ao menos desde o governo Itamar Franco, que a homenageou com um cargo no governo por escolha sua, de presidente, ficou claro o que significa a proximidade política com Erundina. Do início ao fim de seu breve trânsito pelo governo, Erundina mais pareceu da oposição dura. Até o rompante final em que exibiu arrogância e presunção incapazes de poupar mesmo a quem a homenageara.

Fernando Haddad não teria a esperar senão problemas de convivência com a vice, da vice com a campanha e, bem provável, com segmentos do eleitorado. Mas no PT e no PSB isso não era -não poderia ser- ignorado por nenhum dos que produziram a “ideia” de dar a vice a Luiza Erundina.

A ansiedade de Lula de impor o seu plano para Recife, cassando ao prefeito João Costa o direito à possível reeleição, pode explicar parte da escolha. Mas nada explica que ao ato autoritário, com que atendeu o governador Eduardo Campos, Lula sobrepusesse falta de lucidez a ponto de aceitar Erundina, tão bem conhecida por ele, para representar o PSB junto a Haddad.

O desgaste maior recai sobre Lula, ainda mais por ser o caso Erundina caudatário do acordo com Paulo Maluf. Mas Fernando Haddad também recebe a sua quota. Por mais sorte sua, o episódio se dá quando nem campanha há ainda. É daqueles que tendem a evaporar sozinhos, se os planos estaduais de Lula permitirem.

Ao esquentar da campanha, também o acordo com Paulo Maluf não será o prato saboroso que o PSDB de José Serra espera.

Há muito noticiário impresso e gravado, muitas declarações e evidências de que o acerto com Maluf era buscado também pelos peessedebistas. E negociado pelo próprio governador Geraldo Alckmin, cuja administração conta com um afilhado de Maluf. Matéria-prima abundante para respostas (senão ataques) contundentes.

Fernando Haddad é o único que nada perdeu com a renúncia de Luiza Erundina. E ganhou, no mínimo, a oportunidade de uma companhia na chapa mais ao seu estilo.

 Leia também:

Hipocrisia… e os erros de Lula e Erundina

Nassif: “Erundina errou, pensou só em si, não nas suas bandeiras políticas nem nos seus movimentos sociais”

Bob Fernandes: “O PT e Lula, mais uma vez, erraram”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mirmila Musse: A política do bem e do mal « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Janio de Freitas: A sorte de Haddad […]

Luiz Fortaleza

A mídia demotucana tá feliz com aliança maluf-lula e fará o papel do serra na cobrança da coerência política e expor as contradições do PT. Pode aguardar. Vem chumbo grosso aí. O elogio ou a fala do FHC sobre o episódio já diz tudo. O PSDB e a mídia dando corda pro PT-SP se enforcar politicamente.

Luiz Fortaleza

Como as pessoas apaixonadas têm dificuldades de criticar seu MITO. Quase uma deusificação política de Lula e do PT como entidades inerrantes, perfeitas do ponto de vista político. Para kem conhece Erudina, para kem conhece a sua análise dialética do movimento histórico, sabe que Erudina não pensa ou raciocina a partir das aparências dos fatos, das interpretações factuais tendenciosas. Lula e PT também erraram feio ao se aliar a direita mais conservadora do Roberto Jefferson. Desgastou-se eticamente o PT, deprimiu-se uma militância juvenil, estudantil, que ainda acreditava no PT, criaram-se cisões, onde pessoas sentindo mal-estar político saíram e criaram o PSOL. O PT de certa forma se corrompeu, e se corrompeu ideologicamente. Fez a opção socialdemocrata pelo poder. Agora louvem e adorem o malufismo, a velha e suja forma de se fazer política apenas para conquistar uma capital para pouco fazer em relação ao povo. Não compreendem o movimento histórico na sua totalidade e vive apenas preso a uma visão conjuntural histórica. Abaixo os mitos construídos, abaixo os fetiches humanos políticos, sejam críticos, parem de se iludir com O MELHORISMO NO CAPITALISMO. O PT não vai salvar todos brasileiros da estrutura perversa do processo predatório de acumulação do capital. Os acríticos do capitalismo são políticos e/ou militantes iludidos com uma sociedade melhor no sistema de mercado em crise. Não vai ter emprego pra todo mundo, os miseráveis não vão desaparecer, e São Paulo não vai se tornar melhor com Haddad ou qualquer outro prefeito. A contabilidade capitalista apenas iludem, pq hoje vivemos uma fase de “prosperidade do capitalismo brasileiro”. Mas a burguesia sabe que é passageiro, historicamente conjuntural, como foi a prosperidade na época de Getúlio ou até no milagre econômico do regime militar. Depois vem a crise, a depressão ou recessão e assim continua tudo como está, a reprodução do ciclo do capitalismo e o povo na miséria. Ainda temos em pleno século 21, resíduos de vida medieval, trabalho escravo, crianças e adultos analfabetas ou nas ruas, fumando crack, povo sem saneamento, atendimento hospitalar de qualidade e escola ainda do século 19. Lula não pode tudo e nem sempre acerta em tudo. Portanto, militantes alienados e da reflexão crítica do capital, não ajam como socialdemocratas, pq esta faliu na Europa há tempos. O PT ker fazer um neokeynesianismo tupiniquim, um Estado-provedor no Brasil, Keynes errou feio, achando que o Estado do bem-estar controlaria a selvageria do capitalismo e teria mais poder que o mercado capitalista. O Estado ou qualquer máquina administrativa é um comitê financeiro da burguesia, age, sobretudo,para atender os interesses dos capitalistas burgueses, o que sobrar, dá pro povo. Essa é a lógica da administração capitalista de Estado.

Beloni Rosa Vieira Cardoso

O jornalista Jânio de Freitas abordou com clareza, nitidez e realidade o que ocorreu ! A deputada Erundina teve seu momento de glória, ao não aceitar participar da chapa do candidato Haddad ! Lula nunca jogou para perder e esta deputada que chegou a convocar a imprensa para dar entrevista e criticar o ex-presidente Lula errou feio, se ela não queria mais ser candidata encontra-se outros argumentos, mas não ficar criticando tanto Lula quanto Haddad, nesse episódio todo como diz Jânio de Freitas foi ela que saiu MENOR ! SERÁ QUE ELA FARÁ CAMPANHA ? NÃO ACRDITAMOS ! POIS ELA NÃO TEM A NOBREZA DE PERDOAR COMO TEM O PRESIDENTE LULA ! PARABENS AO LULA E AO HADDAD ! ELES VENCERÃO !

abolicionista

Em primeiro lugar, acho que deveríamos parar com esse papo de “quem errou” e unir as forças. Um esquerda desunida não consegue fazer nada. São Paulo vive uma situação de emergência e a única solução à vista é derrubar o tucanato. Pra cima deles!

Sagarana

Chora!!!

Marcelo de Matos

O UOL informa que Lula comemorou repercussão da foto com Maluf e Haddad. Tudo é mídia, afinal: falem mal, mas, falem de mim, como diz o velho ditado.

    Luiz Fortaleza

    A MÍDIA tá é feliz com essa aliança de personalidades antagônicas e vai pegar no pé. A mídia fará o papel da cobrança de coerência no lugar do SERRA. Podes crer.

Roberto Locatelli

Ah, os analistas. Ao invés de pensar em termos de luta política, eles preferem psicologizar a “análise”.

Então tá. Haddad escapou de um destino horrível. Maluf o salvou bem a tempo.

    Afonso

    Melhor síntese do artigo.

Roberto Locatelli

Nos próximos meses, analistas e petistas enraivecidos se dedicarão a falar mal de Erundina.

Que ela errou, errou. Mas Lula e o PT erraram mais ainda.

E tanto Erundina quanto o PT ainda não entenderam que o PIG é o PIG.

Sugiro ao Janio de Freitas escrever um artigo sobre como será a convivência de uma hipotética administração Haddad com o malufismo, tanto na Câmara de Vereadores como em uma ou mais secretarias.

    Ildefonso Murillo

    A convivencia do PT com o malufismo será a mesma de tantas outras correntes como é no mundo inteiro nas democracias. Haverá espaços às opiniões na proporção de suas representatividades.

    Afonso

    Inaceitável “dois pesos e duas medidas”: o Maluf é democrático ao lado do PT e reacionário ao lado do PSDB? Não existe luta popular aliada à elite, NÃO EXISTE! A “social-democracia” sempre foi a arma da elite (isto dito por Marx) contra o comunismo e o PT é, hoje, o maior partido social-democrata deste país, superando o p-SD-b. Ninguém de nós tem o direito de julgar a Erundina, ela não “deve” aprovação por ninguém, quaisquer que sejam os motivos. Aos que se consideram arautos do saber, da moral, da verdade, que julgam o caráter de outros como se fossem perfeitos: João 8:7 – “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra”.

    Francisco Souza

    Caro Roberto, a convivencia vem desde 2002, quando o PP apoiou Lula e levou um Ministério. Se Mafuf significa PP hoje, significava em 2002. Não entendo os que berram hoje apenas…

RicardãoCarioca

Atencão para os falsos progressistas, que na verdade são tucanos, postando aqui como se fossem petistas desiludidos e contrariados. Os verdadeiros eleitores do Haddad devem abrir seus olhos porque o que há pela frente, o que é realmente, importante, é vencer o Serra, o PSDB e o PiG nessas eleicões. Não caiam na falsa choradeira troll e vamos nos concentrar no mal que está na administracão paulistana atualmente e que precisa ser defenestrada nas urnas.

    Marcelo de Matos

    Falooouuu….

    Luiz (o outro)

    Você está certissimo… esse pessoal que comenta dizendo-se desiludidos e que não votarão no Haddad vão fazer o que? Apenas ajudar o Jênio… vamos abrir o olho, o objetivo de quem quer melhorar o País é ir minando o poder da tucanalha…

Geysa Guimarães

Janio de Freitas eu respeito, não costuma cometer “folhices”.
Deve estar certo.

    abolicionista

    Concordo.

Marcelo de Matos

Também acho que Hadadd saiu ganhando, mas, principalmente, por outro motivo: a classe média paulistana, tradicionalmente ligada ao tucanato, não digerirá uma chapa puro sangue da esquerda. O candidato ideal a vice seria D’Urso, mas, essa aliança dependeria de uma nova “concertación” em nível nacional. A solução caseira, PC do B, tem ainda o inconveniente de que Netinho de Paula não está disposto a desistir da cabeça de chapa. Nádia Campeão ou qualquer outro, como vice, seria ruim. Pena que a Manuela é candidata no RGS. Ela talvez pudesse dar mais força à candidatura Haddad.

Willian

“Há muito noticiário impresso e gravado, muitas declarações e evidências de que o acerto com Maluf era buscado também pelos peessedebistas.”

Inacreditável como nos dias de hoje, a única defesa possível para os petistas é que eles são iguais a todos. Cadê aquele partido que se dizia diferente de tudo o que está aí ou que, nas palavras do grão-duque Zé Dirceu, “não róba e não deixa robar”?

Muito engrançado também o escândalo pelo apoio do Maluf, como se Sarney, Calheiros, Jáder Barbalho, Romero Jucá fosse pouco. Estes tudo bem, né?

    J Fernando

    O “partido que se dizia diferente de tudo que aí está” não conseguia eleger Lula presidente enquanto ele não fez as alianças tanto contestadas e deu a vice-presidência para Alencar, que não é esquerdista.
    Dilma deu continuidade ao Governo Lula, mas o vice… todos temem o Temmer.

    Ildefonso Murillo

    E vai ter que dar espaço aos diferentes para ganhar a prefeitura de São Paulo. Ai a diferença se fará nas ações da administração como ocorre no plano federal. Se não fizesse alianças o Lula e o PT não teria saido de São Bernardo. O episódio Maluf foi e é polêmico mas, fez o Haddad aparecer na mídia e já já a pontuação nas preferências irá mostrar que com Erundina ou sem ela a campanha de Haddad teve ganho nessa celeuma!!! eu acho que ta na hora de começar a discutir o secretariado!!! kkkkkkkk

Bernardino

Perfeito o Artigo do Janio de Freitas ate parece escrito por um psicanalista.Ele fez anatomia do comportamento da sra Erundina.Lembro-me que quando deixou o ministerio do Itamar por divergencias,ela grosseiramente disse do mesmo : Nunca vi uma pessoa tao Burra!!quem fala isso de um presidente que a convidou para um cargo na cota pesssoal nao merece consideraçao!!!

    Geysa Guimarães

    Bernardino:
    Foi uma escorregada gigante da Erundina.
    Além da ética, se Itamar era burro, não sei mais o que é inteligência.
    Sebastião Neri dizia que “Itamar faz tudo errado, MAS DÁ TUDO CERTO”.

lulipe

Ah, bom.Então tá explicado, deve ter sido uma jogada de marketing do “descobridor do Brasil” e “senhor do mundo”…O malabarismo que alguns fazem para explicar o tiro no pé que foi dado não tem limites, é cômico!!!

    RicardãoCarioca

    Gerou mídia. Chora.

    Ildefonso Murillo

    Perai o Lulipe!! O Lula ainda não é “senhor do mundo”!! Ele tem recusado os convites. Tem que concentrar-se nas campanhas!!!

Deixe seu comentário

Leia também