Comando da campanha de Capriles leva nome de Bolívar

Tempo de leitura: 3 min

Para derrotar o legado de Chávez, campanha de Capriles lança mão até de Bolívar

por Jair de Souza, especial para o Viomundo

Nos últimos 15 anos, Simón Bolívar passou a ser uma das figuras históricas mais abertamente odiadas pela oposição direitista da Venezuela, assim como por todos os muitos inimigos de Hugo Chávez que comandam os meios de comunicação em todo o planeta.

Entre os furibundos odiadores de Simón Bolívar encontram-se muitos antigos esquerdistas (ex-trotskistas, ou ex-marxistas), os quais, quando querem desqualificar rotundamente a alguém, tacham-no de “bolivariano”.  E nada mais precisa ser dito para que a desgraça esteja lançada sobre esse alguém. A execração está consumada!

Este ódio visceral declarado a Simón Bolívar advém do regaste feito por Hugo Chávez do verdadeiro papel anti-imperialista, popular e revolucionário desempenhado pelo Libertador em seu período de vida. Antes de Chávez entrar em cena, o entranhável ódio que as oligarquias sempre cultivaram contra Simón Bolívar não aparecia de modo aberto e declarado. Cultuava-se a imagem de Bolívar da maneira mais supérflua imaginável, sem jamais fazer menção a seus objetivos, nem contra quais inimigos ele lutou. Ou seja, a vingança das oligarquias contra aquele homem que tantas contrariedades lhes causara era torná-lo uma figura oca, desprovida de qualquer conteúdo social, um real símbolo de superficialidade.

Tudo mudou quando Bolívar foi reinserido em sua verdadeira dimensão revolucionária. Sendo assim, não deveria causar-nos estranheza o fato de que, após ter desfechado o golpe de Estado contra o governo de Hugo Chávez em 2002, a primeira medida do comando da direita oligárquica golpista tenha sido lançar um decretado no qual eliminava o adjetivo “bolivariano” que tinha sido acrescentado ao nome do país pela Constituição de 1999. Assim como foi muito simbólica a imediata remoção do retrato de Simón Bolívar do palácio presidencial naquele momento em que eles acreditavam que já tinham vencido a parada. É que eles não contavam que, poucas horas depois, o povo e as forças armadas legalistas derrotariam o golpe reacionário de direita.

Contudo, o ódio que essas mesmas forças direitistas antibolivarianas  nutrem por Hugo Chávez consegue superar em muito seu eterno ódio contra Simón Bolívar. Só isto pode justificar a atual decisão de dar a seu comando de campanha presidencial (o comando de campanha do candidato oligarca Capriles Radonski) o nome de Comando Simón Bolívar. O desejo e a esperança da direita venezuelana é, com tal medida, semear confusão entre o povo bolivariano e, assim, pescar em águas turvas. Parece pouco provável que tenham êxito, mas, sem dúvida, sua intenção está clara.

Nunca tiveram coragem de fazer isto enquanto Hugo Chávez estava vivo, pois sabiam que, para a esmagadora maioria do povo, Simón Bolívar e Hugo Chávez são duas fases históricas de um mesmo personagem. Para este povo, Simón Bolívar é Hugo Chávez, assim como Hugo Chávez é a reencarnação de Simón Bolívar. Porém, eles pensam que, talvez, essa associação não venha a dar-se com Nicolás Maduro, o sucessor escolhido pelo próprio Hugo Chávez.

Em outras palavras, com o objetivo de derrotar o legado de Hugo Chávez, para esta direita proimperialista e entreguista, vale tudo. Vale inclusive lançar mão do nome de outro de seus mais odiados inimigos e tentar explorá-lo indecentemente.

Leia também:

Martín Granovsky: Maduro, o preferido de Brasil e Argentina


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Estevão Zanch

Porque o PT não se apropriou de Tiradentes ou D.Pedro I aqui no Brasil, como o Chavez fez com Bolívar?

Lu Witovisk

Ontem encontrei isto, vejam no FB pq não sei incluir fotos aqui. Mas a sobrinha do Capriles é um exemplo de como eles são bolivarianos…. acham que o povo cairá, a direita realmente é burra.

MALDITOS POBRES!!!!!!

(POR ADRIANA MENDOZA CAPRILES, SOBRINA DE CAPRILES)

¿Por qué millones de personas despiden a Chávez? No entiendo por qué l@s venezolan@s, siguen pasando horas y horas en esas colas eternas (van 8 días) para despedir al presidente, con lo bien que les iría con lo que plantean los que tuvieron antes el poder, y quieren volverlo a tener.

A modo de ejemplo, ésta tipa es la sobrinita de Capriles, que sirve para representar a todos los que desde el interior (el propio Capriles y toda la oligarquía financiera que ha ido perdiendo parte de sus privilegios) o desde el exterior (desde el exilio dorado de Miami) quieren volver a tener el país y su riqueza en sus manos, volviendo a poner a los pobres en su sitio: en la mierda.

¿Alguien lo quiere más claro? Quizá si nuestros medios de (in)comunicación fuesen más serios en sus análisis y mucha gente abriese su mente a no dejarse engañar por los mensajes sesgados que lanzan, verían el proceso bolivariano de otra manera. Y quizá deberían seguir el consejo del profesor J.C. Monedero: “Los que no lo entendáis, renunciad a vuestros prejuicios. Merece la pena”.

Aunque también es cierto que podéis poneros de parte de l@s que piensan como Adrianita, que son los que van a llevar a Venezuela fuera de la “dictadura” y a permitir el progreso del país (esto es, del 5% de ricos que van a volver a recuperar prácticamente la totalidad de la riqueza a costa de la miseria de casi toda la población).

¿Quiénes ejercen la verdadera dictadura?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=613045038709277&set=a.592722054074909.142926.592646027415845&type=1&theater

    Lu Witovisk

    A foto que postei foi um printscreen do FB da tal sobrinha, transcrevi o que está lá.

    FB de Adriana Mendoza Capriles (nasceu na Venezuela, mora em Miami):

    los pobres no merecen tantas mierdas vale hay que privatizar la salud y la educacion hay que eliminar misiones privatizar la educacion y la salud eliminar tantas ayudas a lós marditos pobres eliminar esas universidades necesitamos nuestra pdvsa que gran parte era de mi família y de lãs transnacionales hay que devolver la cantv la eletricidad y las empresas básicas y la explotacion de minerales hay que devolverselas a quienes se la expropiaron

Marcio H Silva

Será que contrataram o Marketeiro do Serra?

Scan

Coitado do Bolivar…ter o nome associado a esse rebotalho humano,contra o qual lutou a vida toda.
Triste isso.

Urbano

A direita mundial é useira e vezeira nisso. O mitômano zé contra-rampa, durante a campanha presidencial de 2010, quis se colar na popularidade do Eterno Presidente Lula… E tantos e tantos outros da oposição ao Brasil, que fizeram o mesmo. Caso não seja assim, não é da direita torturante, digo, tortuosa.

RicardãoCarioca

Agora vai né, Capriles? kkkkkkkkkkkk

A direita é ridícula em qualquer lugar, só muda o país explorado por ela.

Moacir Moreira

Algo semelhante acontece no Brasil em relação ao ódio que a classe média nutre pelo grande estadista Getúlio Vargas, líder de uma Revolução vitoriosa que inseriu nossa grandiosa Nação no século XX, afastando do poder a oligarquia escravista do café com leite.

Oligarquia esta que, no entanto, retomou o controle com o golpe de 64 patrocinado pelo dinheiro sujo dos banqueiros do crime organizado internacional.

Francisco

É o jeito tucano de ser…

O Bolsa-Familia é nosso, a redução de impostos é nossa… a mesma música.

Abreu e Lima foi o (brilhante) general brasileiro que lutou ao lado de Bolivar. Perseguiu ao lado dele uma utopia de América livre.

Foi autor do primeiro livro em língua portuguesa a se chamar “Socialismo”. Cabra macho de primeira: brigou, lutou, guerreou!

Quem resgata? PT? PSB? PSDB? PCdoB?

Ninguém. No Brasil, não há utopias.

João-PR

E por aqui, tucanos que quiseram vender a Petrobrás com o nome PETROBRAX, agora falam em reestatizá-la!!!

Qualquer semelhança não é mera coincidência: a direita, tanto aqui, quanto lá, quer se apropriar de um capital eleitoral que não lhes pertence. Isso é estelionato eleitoral. O resto, como diria o eterno candidato da Tia Carmela (o Zezinho): é trololó.

FrancoAtirador

.
.
A OPOSIÇÃO NA VENEZUELA PERDEU O SENSO DO RIDÍCULO

O comando de campanha eleitoral do candidato oligarca a presidente

Henrique Capriles Radonski, pela frente de oposição na Venezuela,

ser ridiculamente batizado com o nome de “Comando Simón Bolívar”

vai ser um mico similar ao do Serra se apresentando como o “Zé”

na campanha presidencial do PSDB/DEM/PPS, em 2010, no Brasil,

Que tal mandar o jingle do Serra para colaborar com o “Zé” Capriles?

(http://www.youtube.com/watch?v=-JLdo7daibk)
.
.
O DEPARTAMENTO DE ESTADO NORTE-AMERICANO JÁ PRODUZIU COISAS MELHORES.
.
.

Fabio Passos

Um bando de entreguistas usando o nome de Bolivar para tentar tapear a populacao.
As oligarquias decrepitas da America Latina sao identicas…

Deixe seu comentário

Leia também