Haddad conversa com manifestantes e promete 55 mil moradias

Tempo de leitura: 3 min

HADDAD ATENDE MOVIMENTOS E REAFIRMA META PARA A CONSTRUÇÃO DE CASAS

do Facebook do prefeito

Prefeito subiu no trio-elétrico dos movimentos por moradia que se reuniram em frente ao prédio da Prefeitura. Ele reafirmou a meta de construir 55 mil casas e disse que a prefeitura tem compromisso de atender também os moradores não-organizados

O prefeito Fernando Haddad atendeu na manhã desta quarta-feira (17) manifestantes da União dos Movimentos por Moradia, que se reuniram em frente à sede da Prefeitura, no viaduto do Chá (Centro). Haddad subiu no trio-elétrico e falou sobre os projetos de habitação para a cidade de São Paulo. “Reitero nosso compromisso de construir 55 mil moradias. Nós passamos os primeiros dias da gestão mapeando todas as oportunidades para a construção de casas”, afirmou. De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes na manifestação.

Segundo o prefeito, apesar da meta de construir 55 mil casas, quase o dobro de locais estão sendo mapeados pela prefeitura. “Quem quer 55 mil não pode planejar 55 mil moradias, senão não é possível chegar ao final do governo com a meta cumprida. Nós mapeamos até agora 99 mil locais passíveis de construção e possivelmente vamos chegar a 120 mil em 15 ou 30 dias”, garantiu.

Haddad afirmou que a Prefeitura se reunirá com as lideranças dos movimentos para apresentar o mapeamento dessas oportunidades de construção. “O que nós vamos fazer é abrir a nossa planilha aos movimentos, para que eles possam acompanhar passo a passo os projetos, inclusive os deles, que às vezes ficam parados no departamento de aprovação não por culpa da prefeitura, mas porque eles demoram a fazer correções no projeto”.

O prefeito, porém, garantiu que a prioridade é atender também os moradores que não são organizados. “Eu tenho que atender pessoas que estão desorganizadas e que têm o direito constitucional à moradia. Uma família que está em uma situação de risco, mesmo que ela não pertença ao movimento organizado, eu não posso voltar as costas. Então vamos abrir a situação da prefeitura, para que eles com solidariedade entendam que há pessoas que têm direitos também e que precisam ser resguardados”.

Sobre a utilização de edifícios desocupados para a criação de moradias populares, Haddad lembrou que nem todos os prédios são viáveis para este tipo de projeto. “Eu sou a favor de tributar os prédios vazios com o IPTU progressivo no Centro. Às vezes há a impressão de que qualquer imóvel vazio pode ser reformado para receber habitação popular. Não é possível transformar todos em moradia, porque alguns são inviáveis economicamente. É mais fácil construir desapropriando estacionamentos ou sobrados degradados do que reconstruir estes prédios”, disse.

DESAPROPRIAÇÕES

De acordo com o secretário José Floriano (Habitação), a expectativa é de sejam desapropriados até junho terrenos suficientes para a construção de 8 mil moradias, no valor de R$ 80 milhões. Em média, demora seis meses o processo de desapropriação e doação do terreno para a Caixa Econômica Federal, para a construção de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o secretário informou que atualmente estão em produção 14 mil novas moradias populares e em breve haverá o início da construção de mais 3 mil unidades.

REUNIÃO

Ainda na manhã desta quarta-feira, Os secretários José Floriano (Habitação) e João Antônio (Relações Governamentais) receberam uma comissão dos manifestantes e ficou definido que, na próxima quarta-feira (23), haverá nova reunião entre os representantes dos movimentos e a Prefeitura de São Paulo para apresentação dos projetos.

Leia também:

Paulo Metri: Governo Dilma vai deixar que levem U$ 675 bi do pré-sal

Abaixo, veja documentário de Gustavo Costa e Marco Aurélio Mello sobre os sem teto:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

cleverson

Tô achando que o Haddad vai levar porrada dos dois “lados”-da globo e da record-.
Ví uma reportagem, bem parecida com a Folha em relaçao a Marta em seus primeiros seis meses de governo. Só que a record “cobrou” em cem dias.
Russomano é o Alkmim da Record.
Boa sorte pro Haddad.
De um nao petista (com orgulho).

pedro volpe

Já que vai ficar só na promessa mesmo pra que economizar?

Promete logo um trilhão de casas…

Willian

Nossa, há quanto tempo não via alguma notícia sobre a cidade de São Paulo! As coisa realmente melhoraram por lá nestes últimos meses. Parece que nem choveu este ano.

Ultimamente Pernambuco tem sido a pauta mais constante.

    renato

    Willian, não chove, não esfria, não pega fogo
    em favela, é o projeto ” Esponja”.
    Fantástico, o que não faz um processo de eleição
    democrática.
    A midia como você sabe, dá um tempo para o novo
    Governate, ma parece cem diaas, depois começa a malhação,
    isto conforme os acordos prévios.

Jose Mario HRP

Reconstruindo o que a privataria destruiu:

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/2013/04/a-producao-nacional-de-insulina-foi.html?view=classic

Alemao

Esse é o PT, mal começou o governo e já começou a propaganda política.

Fabio Passos

Enquanto Haddad se preocupa em construir casas para a populacao pobre… alckmin rouba as casas de familias pobres com espancamentos e assassinato para entregar a um especulador.

E preciso resgatar o Estado de Sao Paulo.
psdb-PiG = terra arrasada

Deixe seu comentário

Leia também