Maringoni: Marina, à direita de Aécio, pode concorrer à esquerda

Tempo de leitura: 4 min

Colunistas| 06/10/2013 | Copyleft

DEBATE ABERTO

Marina, um problemaço para o PT

por Gilberto Maringoni, na Carta Maior

Marina não é de esquerda. Não bastassem as acusações de “chavismo” ao atual governo, seu fundamentalismo religioso provavelmente a coloca à direita de Aécio Neves.

Ambos devem ter o mesmo programa econômico – produzido por inquilinos da Casa das Garças e órfãos de FHC – com uma diferença: até aqui Aécio não fala em ensinar criacionismo nas escolas e nem se coloca contra avanços nos costumes.

Mas essa seguramente é opinião de um setor minoritário da população.

Para a maioria, Marina foi ministra do Meio-ambiente de Lula, defende a natureza e saiu do governo por causa da “velha política” (algo tão indefinível quanto “rede sustentabilidade”).

Além disso, ela e Eduardo Campos foram ministros e aliados de primeira hora da gestão petista.

Todos integrariam um condomínio político semelhante e representam – aos olhos das maiorias – um racha no campo progressista.

Como diferenciar?
Como se diferenciarão as candidaturas de Dilma e Marina/Eduardo Campos em 2014?

Tudo indica que não será pelo contraste político. A postulante petista não poderá falar que o PSB tem como aliados Bornhausen, Heráclito Fortes e Paulo Skaf, integrantes da fina flor da direita brasileira.

A aliança petista com Sarney, Collor, Sérgio Cabral, Blairo Maggi, Paulo Maluf e Katia Abreu (para não falar de Gleici Hoffmann, Paulo Bernardo e José Eduardo Cardozo) deixarão a presidente sem argumentos, se for retrucada à altura.

Zero a zero até aí.

No segundo turno de 2010, Dilma atacou pesadamente seu oponente José Serra, em debate pela TV Bandeirantes.

Acusou-o de ser privatista e de planejar vender o pré-sal. Eleita, ela rendeu-se à fúria privatizante – estradas, portos e aeroportos – e quer passar nos cobres parte do pré-sal.

Jogo empatado.

Lula, nesta semana, deu mais uma contribuição à geleia política. Afirmou que o projeto do PT para a Constituição de 1988, “se tivesse sido aprovado, certamente tornaria o país ingovernável”.

E detalhou os motivos: “O PT queria um texto mais avançado, contemplando reforma agrária, estabilidade no emprego, imposto sobre fortuna, criação do Ministério da Defesa”.

Ou seja, uma plataforma democrática básica, segundo o ex-presidente, tornaria o país “ingovernável”.

É mais menos ou que dizia José Sarney, em 1988, e o empresariado nacional nos anos seguintes.

Marquetagem

A diferença em 2014 será também marcada por quem tiver o marqueteiro mais competente (e mais caro).

A julgar pelas arrecadações de campanha de três anos atrás, Dilma levará a melhor nesse quesito.

A presidenta poderá alardear os êxitos dos governos petistas em elevar salários e manter a estabilidade da moeda.

Mas estará discursando sobre o passado, enquanto campanhas pedem mais. Pedem planos para o futuro.

Eduardo Campos não exibe conteúdo algum em suas falas. Ninguém sabe ao certo o que pensa da vida. Mas sempre que pode, propaga que fará “mais” e “diferente”.

Numa campanha esvaziada de demarcações claras, é um começo.

Economia e protestos


Um componente importante da disputa de 2014 estará largamente pautado pelo desempenho da economia e pela volta ou não das manifestações de junho.

Apesar do crescente déficit externo, nada parece indicar uma queda abrupta nas expectativas.

Emprego, renda e inflação seguem estáveis.

O governo escolheu a senda da contração – através da agressiva política de elevação dos juros básicos – e devemos ter mais um ano de PIB medíocre. Mas não um solavanco, como em 2009.

Uma nova explosão social às portas das eleições (na época da Copa, por exemplo) pode ter efeito devastador para a candidatura oficial. Mas aqui adentramos, por enquanto, no terreno do imponderável.

Saída pela esquerda?

O 1º. vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, em entrevista à Carta Maior, afirmou sobre a candidatura Eduardo Campos (possivelmente extensiva hoje à Marina) que “A minha expectativa é que ele seja uma pontuação à esquerda da candidatura da Dilma. Uma oposição pela esquerda”.

Se for verdade, a postulação Marina/Campos poderá ter algumas consequências importantes na conjuntura eleitoral:

A. Tornará o apoio do PMDB ainda mais vital para o PT. Com isso, teremos uma bolha especulativa no preço do apoio da agremiação de Michel Temer;

B. Pode forçar alguma definição política entre as candidaturas.

C. Mandará para o limbo as pretensões do PSDB e seu candidato.

D. Uma postulação mais à esquerda, com maior nitidez, pode se destacar.

Até aqui, Dilma tem ampla vantagem. O que se desenha agora é um possível segundo turno. Mas há muito tempo pela frente.

Gilberto Maringoni, jornalista e cartunista, é professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC. Doutor em história pela Universidade de São Paulo, é autor de “A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez” (Editora Fundação Perseu Abramo).

PS do Viomundo: As primeiras declarações de Marina Silva, se foram resultado de uma estratégia eleitoral já definida com Eduardo Campos, demonstram que ela fará o papel clássico do candidato a vice. Engordar a chapa. No caso, engordar à direita, destacando o “chavismo” do PT para agradar a setores antipetistas hoje ligados ao PSDB. Enquanto isso, o cabeça de chapa falará à esquerda.

Veja também:

Não precisa explicar, as capas das revistas semanais dizem tudo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ZePovinho

E por que os banqueiros estão caindo fora da Dilma????Simples:a União foi transformada em transferidora de recursos para o sistema financeiro nos anos noventa,dentre outras,pela Lei de Responsabilidade Fiscal(ou Lei de Irresponsabilidade Social)

http://jornalggn.com.br/noticia/ministerio-da-fazenda-vai-aceitar-novo-indexador-para-dividas-de-estados-e-municipios

Ministério da Fazenda vai aceitar novo indexador para dívidas de Estados e Municípios

qua, 09/10/2013 – 09:21

Do Valor

Fazenda confirma novo indexador para dívida de Estados e municípios

Por Edna Simão e Leandra Peres

O secretário-executivo interino do Ministério da Fazenda, Dyogo de Oliveira, confirmou, nesta terça-feira, 8, ao deixar a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, que o ministério aceita a aplicação retroativa da taxa Selic como teto para a dívida renegociada por Estados e municípios com a União a partir de 1996. “É uma questão de justiça. Não faz sentido a União ter lucro, se financiar à custa dos Estados”.

O contrato original, assinado entre a União e os governos estaduais e municipais, previa a correção da dívida pelo IGP-DI mais juros de 6% ao ano, no caso de Estados, e IGP-DI mais 7,5% ou 9% ao ano, no caso de municípios.

A partir de agora, a Selic funcionará como um teto para o estoque existente até 31 de dezembro de 2012. Segundo Oliveira, “haverá pouquíssimo impacto na revisão do estoque”. Ele reconheceu que, entre os principais beneficiados estará a prefeitura de São Paulo, cuja dívida é corrigida por juro de 9% acima do IGP-DI……

Zilda

Só mesmo um ex-petista – cheio de mágoa e ressentimento como Maringoni, para achar que Marina – na companhia de Caiado, Heráclito Fortes, os Bornhausen, etc. – pode oferecer um programa à esquerda de Dilma. De certo o professor surtou e voltou a acreditar em Papai Noel também.

Mardones

Acho que é preciso analisar o ineditismo de um vice ter mais popularidade que o titular ao cargo. Isso foi esquecido pelo articulista.

Imagina uma chapa com Dilma vice de Michel Temer. rs rs rs.

Primeiro o PSB precisa resolver essa questão. Caso Marina seja vice de Eduardo, como vai ficar o eleitorado da dupla? Pensar que haverá uma aglutinação entre os que querem ‘mais’ com os que querem o ‘novo’ é inadequado.

Julio Silveira

Justiça seja feita, no atual leque de opções da cidadania para a presidência não tem nenhum candidato verdadeiramente de esquerda.
Mesmo o Lula já afirmou não ser, e dá demonstrações inequívocas de que é sincero quando afirma isso.
Sonhadores são os que acreditam termos governos de esquerda neste País.
Inclusive nos governos estaduais e prefeituras. Essa postura critica só se justificam na ânsia de querer ocupar esse espaço ideológico nesta salada de transformistas paro o centro e direita. Parece que ser autentico esquerdista macula a imagem perante a cidadania.

FrancoAtirador

.
.
Conceição/Azenha.

Há alguns dias, comentários mais longos não estão entrando.

Há alguma limitação imposta em razão do tamanho do texto?
.
.

    Luiz Carlos Azenha

    Caro,

    Devem estar caindo no spam. Infelizmente estamos sendo inundados por spam e fica difícil separar os comentários que caem lá. Faremos o possível para impedir que se repita. abs

    FrancoAtirador

    .
    .
    Grato pela atenção dispensada, Azenha.

    Um abraço camarada e libertário a tod@as.
    .
    .

Amarula

CONVERSA FIADA

E a conversa fiada dos marineiros continua, a de que Marina teria sido prejudicada pela justiça eleitoral a pedido do Lula, como se Lula tivesse pressionado a ministra Carmem Lúcia para prejudicar a Marina.

E eu disse para um marineiro que eu conheço que a Marina não emplacou a Rede porque foi INCOMPETENTE. Ela deitou na Rede antes do partido (político?) ser aprovado, achando que de última hora ia prevalecer o “jeitinho brasileiro”, simplesmente porque a Marina contava com a simpatia da grande mídia e é amiga do Gilmar Mendes. Senão, como se explica que uma candidata que teve 20 milhões de votos na eleição passada não tenha conseguido 480 mil assinaturas autênticas para fundar o seu partido? Como uma pessoa que não teve competência para fundar um partido (???) nessas circunstâncias pode governar um país complexo como o nosso?

Para encerrar, eu disse para este “marineiro”: não
deixe que a Marina lhe faça de bobo. Pare com este blábláblá e cobre dela um programa de governo.

Coitada dessa vice de 20 milhões de votos!

Luís Carlos

Parece que para o autor tudo é igual? Não vejo dessa forma. Aliás vejo muitas diferenças entre os resultados de Lula/Dilma e resultados tucanos ou falas de Eduardo/Marina. Aliás, Marina já está dando trabalho a Eduardo, desautorizando alianças feitas pelo presidente do PSB. Eduardo terá que lidar com uma vice com maior intenções de voto que ele, e na política densidade eleitoral é “posto”, ou seja, tem força quem tem voto. Eduardo não tem e da forma como aconteceu, Marina se apresentou como quem tem mais que ele. Eduardo pode ser “devorado pela aranha depois da cópula”. Aranha que não está nem a direita nem a esquerda, está de acordo com seus desejos e anseios, já repudiados por muitos que aderiram a Rede pelo que fez e da forma que fez.

ricardo silveira

Os movimentos de defesa do meio ambiente surgiram cheios de energia, fundados em valores fundamentais à vida humana, e assim, no primeiro momento, se sobrepuseram tanto à esquerda quanto à direita ao denunciarem que os modelos de sociedade de um ou de outro levavam, todos nós, a um fim inexoravelmente trágico, com o esgotamento dos recursos que nos asseguram a sobrevivência. Com esse discurso ganharam a “classe média”, sempre apavorada com o empobrecimento. A esquerda percebeu logo e se realinhou à nova realidade e suas exigências, incorporando as novas bandeiras, até porque à esquerda se tratava de complementar e não corrigir. À direita não, porque significava renunciar à acumulação nos termos que a beneficia desde sempre. Mas, estranhamente, os recém-criados partidos da defesa ambiental se juntaram a ela, direita, e não à esquerda. A razão é uma só: ou renunciaram à causa que defendiam ou, de fato, nunca defenderam o que dizem defender. A rigor, são legendas de classe média, sem projeto de mudança, sempre usadas pela direita.

Bonifa

Se o Maringoni acredita que não há forma discursiva de se confrontar em debate as privatizações e concessões do governo Dilma com as privatarias tucanas, é problema dele. Mas há. Quanto a se referir à baixa qualidade dos aliados, é conversa de botequim. Isto jamais estaria em questão na confrontação política aberta, embora pudesse haver algum golpe abaixo da cintura ao alguém mostrar a foto de alguém abraçado com um atual inimigo. Impossível Marina avançar pela esquerda. Para Marina é mais importante o fundamentalismo religioso que os sonhos ambientalistas. Ela quebraria metade de seu apoio conservador e ainda estaria se contradizendo em diversas questões. Seu discurso também não combina com o desenvolvimentismo de Campos, que mede seus músculos no espelho e se acha em condições de realizar mais pelo mesmo caminho que já se está a trilhar. Realizar o quê? Mais estradas, mais portos, mais hidrelétricas. Tudo o que Marina não quer.

Fabio Passos

Marina tinha um potencial fabuloso.
Por que tinha de se entregar para corporações capitalistas como itaú e natura? Inacreditável alguém que fala no “novo” aderir a pieguice neoliberal… que apenas viúvas de fhc e imbecis adestrados pelo PiG ainda aceitam.
Marina fala em sustentabilidade… mas defende o regime que só produz devastação e desigualdade.

Marina se vendeu!
Baratinho…

Gerson

Ainda vale a frase ??:

É a Economia estúpido!!

Ou isso já é coisa do passado ?

    FrancoAtirador

    .
    .
    É válido mais do que nunca.

    Escrevi um texto sobre o tema.

    Mas foi parar na caixa de spam.
    .
    .

maria utt

Faltou falar do mais médicos, a bandeira mais forte que Dilma tem até agora.

ZePovinho

O projeto verde se casa perfeitamente com a volta dos neoliberais,Azenha.Por isso que Marina Silva está agarrada com André Lara Resende(aquele que é um dos pais do plano real e que o Nassif acusou de ganhar 500 milhões com informacão privilegiada,no livro Os Cabecas de Planilha)).Veja bem.Na matéria desse endereco o Lara Resende afirma:
http://www.istoe.com.br/reportagens/328066_AS+ESCOLHAS+DE+MARINA

“….que a Terra já esgotou seus prnicipais recursos e não admite novas tentativas de crescimento econômico”

Isso se casa perfeitamete com as críticas que os verdinhos fazem do modelo econômico desenvovimentista do PT,que nós sabemos ter um elemento financeiro forte também.Porém,os bancos públicos estão aí investindo pesado e direcionando o crédito para pequenas,médias e grandes empresas.Esse dinheiro os bancos privados que vivem dos juros da dívida pública(como o BTG Pactual do André Esteves) querem abocanhar.Por isso o Esteves está com o Aécio Neves,sonhando na privatizacão do BNDES,CEF,Banco do Brasil,etc:
“Presidenciável tucano fala a investidores estrangeiros em evento do banco BTG Pactual, no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, nesta terça-feira 8; foi ladeado pelos sócios André Esteves e Pérsio Arida no caminho para o púlpito; “Pilares macroeconômicos construídos pelo PSDB foram colocados em risco pela má condução da política econômica”, desferiu Aécio Neves; “Mas temos capacidade de encerrar esse ciclo do PT e iniciar outro, em que ética e eficiência caminhem juntos”; para ele, “campanha presidencial está aberta: sessenta por cento da população não querem votar na presidente Dilma”
http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/117175/Na%C3%A7%C3%A3o-tornou-se-pouco-confi%C3%A1vel-diz-A%C3%A9cio-em-NY.htm

O BTG-Pactual é um dos dealers primários de venda de títulos da dívida pública,ganhando bilhões por deter esse privilégio que só cabe a 10 bancos e 2 fundos de investimento:https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/mercado-interno/dealers

Em suma,os concentradores financeiros viram na Bláblárina um excelente oportunidade de parar a economia do Brasil e redirecioná-la ao que vinha acontecendo nos anos noventa:bancos,empresas e todo tipo de bandido financeiro sugando os recursos públicos por meio do crecimento da dívida pública que virou o melhor negócio do planeta poruqe você ganha muito sem trabalhar.
É lamentável a Marina se prestar a esse papel ridículo.Depois de 10 anos de crescimento econômico,com melhora de todos índices econômicos,distribuicão de renda,aumento de salário,pleno emprego e nos vêm os verdinhos dizendo que temos de ficar sem empregos para salvar pererecas e banqueiros ladrões da Casa da Desgarcas,digo,da Casa das Garcas(Gávea) onde fica o ninho da bandidagem financeira tucana no Rio de Janeiro.

carlos

A meu juizo essa aliança Marina e Eduardo Campos, já começa errada, do ponto de vista, da visibilidade, eu acho que qualquer canditado, exceto governo, que já tem o seu plano politico ou seja: vai continuae defendendo, o minha casa minha vida, bolsa familia, e outros, enquanto que os outros, fiseram alinaça sem propostas para o povo brasileiro, ou seja eles estão pensando em primeiro neles mesmos depois nas sua familias, depois seus partidarios, que envolvem um partido no caso o PSB e um tal rede sustentabilidade quando for criado, isso é que eu entendo.

maria madalena

militancia DIGITAL é um grupo de jovens que fica diponivel 8 horas por dia na internet fazendo comentarias enviando e-mails e redes sociais criticando os opositores do partido…….O PSDB tem cerca de 5 mil integrantes da MILITANCIA DIGITAL TUCANA que atua nas redes sociais e nos e-mails e nos comentarios dos principais jornais criticando a DILMA e o PT e em 2014 AECIO promete uma MILITANCIA DIGITAL com 20 mil jovens operando (criticando a DILMA na INTERNET e nas redes sociais ,se prepara PT 2014 vem chunbo grosso,monte uma militancia digital senão adeus REELEIçÂO.

Ulisses

“Acusou-o de ser privatista e de planejar vender o pré-sal. Eleita, ela rendeu-se à fúria privatizante – estradas, portos e aeroportos – e quer passar nos cobres parte do pré-sal”. Opa, parei por aqui! Já basta um PSOL na vida. Outro xiita não dá!

    dimas

    Nada mais parecido com a direita que a “suposta” esquerda no poder. Esta era a frase preferida contra nós petistas há não muitos anos atras.

Mauro da Silva Noffs

…”O cabeça de chapa falará à esquerda”…Ele fará “mais e melhor” junto com Caiado,Bornhausen,reuniões com empresários,etc.Sua declaração no episódio do senador boliviano não deixa nenhuma margem para dúvidas.A única maneira que ele tem para se financiar é “encantando” a direita.Comparar o avo eleito pelo voto popular e destituído por um golpe militar com um senador boliviano fugitivo da justiça(2 dezenas de processos) de um pais que tem um presidente eleito democraticamente,uma constituição apoiada nas urnas ,é discurso de que campo? A Marina com seu discurso de “chavismo” do PT implora para a que a direita da grana os veja. Para mim, está claro: A Dupla (se conseguir se manter) sabe que a briga é para ver quem assume o status de oposição ao governo Dilma e ao PT. O que os obriga a disputar espaço com o PSDB. Nas pesquisas e nos financiadores de campanha. Por isso não tenho dúvidas: o mais e melhor do Campos é pela direita.
Quando a Marina saiu do PT, foi contra as práticas tradicionais da velha política. Em minha opinião arrastou uma parcela significativa do eleitorado ( 20 milhões de votos pela “pureza”,sustentabilidade e meio ambiente). Mas o estrago já foi feito em 2010. Agora ela pode ser vítima do próprio veneno. A pergunta que eu faço é para onde vão os puros?O PT suportou e suporta ainda o massacre do mensalão ( o povo não é tão ignorante assim).A Marina vai suportar a “sujeira” de ir para um partido que votou o código florestal como votou;que desfruta entre seus quadros personalidades como o “ambientalista” Bornhausen. Quais são as questões “programáticas” que justificam a aliança?Nenhuma, apenas o fato insólito que a mulher de 20 milhões de votos não foi capaz de reunir as assinaturas necessárias. Isso em um país que tem mais de trinta partidos. E é claro, derrotar a Dilma.
Por isso não concordo com o artigo do Maringoni. Marina é um problemaço para o PSDB. Aliás, é olhando para a situação do PSDB é que se entende melhor a Marina e o Campos. Se existe uma aposta forte hoje em dia é a de que o PSDB corre “risco de morte”. No ninho! São Paulo é o exemplo mais notório ( esfacelamento da base de apoio,escândalo dos trilhos, o Serra em posição subalterna (por enquanto)…Em Minas o Aécio quase que não tem problemas…Pimentel liderando as pesquisas! A votação que o PT teve nas eleições para prefeito/vereador em Minas…O que parece é que a dupla Marina/Campos pretende mesmo não é ser a terceira via,mas sim “a” via de oposição.
Outra coisa é que a experiência tem mostrado que as cisões no PT têm seu maior impacto no momento da explosão, depois que a poeira assenta vê-se que os que saíram é que se desgastam mais, quando não desaparecem. Uma coisa é ser um “poste” da continuidade do que se acha que vai bem.Outra coisa é romper com o governo e querer ser continuidade.Não dá.

Mário SF Alves

A ordem é massacrar o PT. Venha o massacre de onde vier. Inclusive do que há de pior na politicagem anti-Brasil que há séculos nos envergonha, maltrata e humilha. Os fanfarrões, os pseudo desenvolvimentistas, os fantasistas, os neoliberiais subdesenvolvimentistas, todos, devem estar mesmo desesperados ante tamanha força eleitoral conquistada pelo PT. Todos devem estar pela hora da morte, mesmo.

Aos que se dizem de esquerda, fica um recado: à pior elite do mundo não interessa a consolidação da democracia coisíssima nenhuma. Taí a mídia fora-da-lei, caixa de ressonância dos interesses publicamente inconfessáveis desta mesma elite, e que dia após dia faz profissão de fé e tenta boicotar os governos do PT. Ficou claro que para a direita a única democracia que se admite é essa que aí está. Aliás, era essa. Nos dias que correm já não admite mais nem essa. Por isso mesmo vive às voltas com manobras golpistas de todo gênero, e não à-toa pressionou tanto contra aprovação da PEC do MP. De mais a mais, vide a horrorosa manipulação posta em prática nas eleições de 1989, e , mais recente, nessa estória toda do dito julgamento do dito mensalão “tudo [só] contra o PT”.
_________________________________
Esse pessoal anda com a cabeça nas nuvens. Parece que desconhece a realidade e a complexidade política afeta à condição do Brasil.
___________________________________________
Àqueles que se auto intitulam de esquerda e, que, a exemplo do PT, optam pela via institucional e que, portanto, buscam a conquista da presidência da república pela via eleitoral, fica um recado:

1) Se em termos de objetivos políticos nem o PT, com toda a sua história e representatividade, chegou aonde já deveria ter chegado, que outro partido com menor expressão política e menos história poderia fazer melhor?

2) Jamais esqueçam o que disse o Plínio, quando da primeira vitória do Lula como candidato a presidente: “uma coisa é conquistar o governo, outra coisa, muito diferente é conquistar o poder”.
_________________________________________________

E por isso mesmo e por não ter interesse pessoal no resultado das eleições e por não ter vocação pra masoquista é que continuo com o PT. E que ele seja como o Lula, quanto mais batiam mais ele crescia.

__________________________________________________

A propósito, por que é que não se realiza eleição para presidente do Brasil? Talvez se pudesse fazer muito mais do que têm feito os tão somente presidentes da República (???) do Brasil.
_______________________________________________________

    André Dantas

    Eu gostava mais quando os petistas diziam que “a esperança venceu o medo”. Parece que agora o medo triunfa de goleada…

    paulo bueno

    militancia DIGITAL é um grupo de jovens que fica diponivel 8 horas por dia na internet fazendo comentarias enviando e-mails e redes sociais criticando os opositores do partido…….O PSDB tem cerca de 5 mil integrantes da MILITANCIA DIGITAL TUCANA que atua nas redes sociais e nos e-mails e nos comentarios dos principais jornais criticando a DILMA e o PT e em 2014 AECIO promete uma MILITANCIA DIGITAL com 20 mil jovens operando (criticando a DILMA na INTERNET e nas redes sociais ,se prepara PT 2014 vem chunbo grosso,monte uma militancia digital senão adeus REELEIçÂO.

    André Dantas

    Essa é outra coisa triste que se estabeleceu nos apoiadores do atual PT. Nenhuma crítica é ou pode ser feita, pois, se for, o crítico é militante do PSDB ou do DEM.
    Dissiminam a ideia de que o PT não pode ser criticado porque se estará fazendo o jogo da direita. O Governo se alinha com a direita mais reacionária desse país e quem é “agente” dessa direita é quem critica o PT pela esquerda, quem critica tais alianças… O PT toma as medidas neoliberais mais vergonhas e o crítico desse crime de lesa-pátria é acusado de ser “inocente útil” ou coisa pior em favor do neoliberalismo…
    Por fim, vendem o medo – “apóie o PT, não critique, pois se não virá algo pior, virá o caos”. Sequer podemos desejar algo melhor, sequer se aceita ser possível uma sociedade mais à esquerda do PT. Dizem que é utopia, que só o PT é possível.
    Não vêem que seus métodos no debate político cada dia se aproximam mais daqueles que, por muitos anos, condenaram. Não vêem que a cada dia estreitam mais seus horizontes, suas espectativas, suas esperanças. A cada dia a linha do inaceitável é jogada para mais perto do precipício. O medo do retorno da direita está autorizando este Governo e o PT a tomar mais e mais decisões que a direita gostaria de tomar. Em verdade, o medo da direita possibilita o PT conseguir fazer passar escolhas que a direita jamais teria condições de emplacar.
    Só para deixar claro para os que só conseguem enxergar em duas cores, entendo que aquilo que o PT (mesmo o de hoje) representa é muito melhor do que o PSDB, PMDB, DEM e cia representam, mas ser melhor que o PSDB é muito pouco comparado ao que o Brasil precisa.
    O PT teve a oportunidade, talvez única na História do Brasil, de conquistar o “espírito” do brasileiro, de conquistá-lo ideologicamente, mas se satisfez de conquistá-lo pelo bolso. A conquista pelo “espírito” gera uma fidelidade que pode suportar muitas privações (e estas nunca deixam de vir), já a conquista pelo bolso não sobrevive à primeira crise econômica – o bolso seguirá o próximo vendedor de ilusões.

    dimas

    “Sejamos razoáveis. Queiramos o impossível.” Foi assim que o PT se construiu e não com esse pensamento covarde. Para diferenciar-se do PSB e Marina é preciso fazer ginastica intelectual. “O fulano está no partido enquanto que ciclano é apena aliado”. Qualquer que seja o local onde estão, impedem o avanço.O PT acabou. Entendam. A própria Dilma é tão petista quanto o Brizola quando acusava Lula de sapo barbudo.

augusto2

alo, locatelli,alo francisco.
Ler por fvr o artigo de Israel Shamir de 08.10.13 no counterpunch.
Muuito intessante.

Alexis

Este autor tem um jeitão escorregadio, mais ou menos parecido com a falsa beata Marina e o ambicioso Eduardo Campos

Ted Tarantula

quando se diz que alguém é de “direita” todos sabem do que se está falando;
quando se fala em “esquerda” pode ser qualquer coisa…por isso a “esquerda” é esse fantasma que é e não vai a lugar algum..

    Mário SF Alves

    Com ligeiras e honrosas exceções, diria que no que tange à política eleitoral brasileira a esquerda é como a História Luminosa E Triste De *Cobra Norato.

    *Cabra Norato é aquele cuja verdade decorre de “ser não sendo e mesmo assim permanecer que existindo”. Quinteto Violado.

    André Dantas

    É porque quase todo mundo quer se dizer de esquerda e muita gente quer acreditar. Por exemplo, tem gente que quer acreditar que privatizar a maior reserva de petróleo do país é coisa de governo de esquerda, que privatizar portos e aeroportos é coisa de Governo de esquerda, que reclamar (“de boca”) de espionagem na ONU ao mesmo tempo em que usa os produtos da microsoft ao invés de softwares livres é coerente e de esquerda…

jonas silva

Marina é incoerente, colocou Eduardo Campos no mesmo “diapasão” dos outros. veja:

http://www.platodocerrado.blogspot.com.br

Elias

Muito paradoxal o título de Gilberto Maringoni. Para Marina concorrer à esquerda de Dilma ela teria de trocar o discurso anti-chavista por um discurso pró norte-coreano.

    Mário SF Alves

    E não é que é?
    ________________________
    Pois é, quem vê assim até pensa que o PT chegou a fazer um décimo do que fez o Hugo Chávez na Venezuela.
    ________________________________
    Mas, peraí, Venezuela é Venezuela, Brasil é Brasil. Não dá pra entrar nessa de ficar comparando e fazendo tábula rasa de realidades tão distintas, não. Essa coisa de comparar Brasil com EUA é papo que rola na mídia fora-da-lei.

Gil

PS do Viomundo: … o cabeça de chapa falará à esquerda.

Mas falará o que exatamente.

Depois de tanto esforço que Eduardo Campos está fazendo para agradar o capital, falando tudo que agrada a este, se encontrando apenas com empresários, e não construindo nem um vínculo com movimentos sociais.

A Dilma pelo menos tem canais abertos com os movimentos sindicais e sociais, deixa a desejar, mas vá lá.

O que estão mais a esquerda de Dilma não querem nem ouvir falar de privatização, leilão, concessão, ou seja, lá como queiram chamar, e será que eles vão querer saber do Eduardo Campos, que joga em outro time.

Seria a jornada de trabalho das 40 horas semanais a grande bandeira de EC, ou seria a tão sonhada Reforma Agrária

O máximo que pretensioso Eduardo Campos vai conseguir pela esquerda:

É SAIR PELA LINHA DE FUNDO COM BOLA E TUDO.

Guanabara

Sobre o “PS do Viomundo”: good cop, bad cop?

Gil

Acho difícil o grande proletariado que passou a votar em massa no lula a partir de 2006, compensando as perdas do eleitorado de classe média que votou em Lula em 2002, e que votou em Dilma em 2010, faça um movimento em direção a Eduardo Campos.
Outra questão, uma coisa é votar em MARINA, outra é votar em alguém indicado pela mesma, pois a transferência de votos não é tão simples assim.
Lula que é Lula, muito mais que uma Marina aí da vida, não conseguiu transferir todo o seu eleitorado potencial para Dilma, que foi sua Ministra, e principal gestora, identificada com Lula, e o que Eduardo Campos, um político bem convencional, tem a ver com a imagem que Marina tenta vender, e qual a relação histórica entre ambos.

    João Vargas

    Até as pedras sabem que vice não apita nada. O Eduardo Campos é um ilustre desconhecido fora do nordeste. Acho que a Marina seria mais perigosa se tivesse emplacado seu partido. Agora o caminho está aberto para a reeleição no primeiro turno.

RONALD

Fatores que também devem ser considerados prá avaliação da eleição:
– Marina que diz ter 20 milhões de votos não conseguiu reunir 500 mil assinaturas prá montar sua rede. Deixou aparecer aí uma certa incompetência.
– tempo de TV da DILMA.
– apoio do LULA.

Vlad

À direita de Aécio estão o Bornhausen, a Kátia Abreu e o Neo Paulo Bernardo. A Marina nunca.
À esquerda de Dilma, certamente Marina está. Aliás, menos o Bornhausen, a musa da UDR e o PB lambuzado de melado, quem não está?

Ou esqueceram-se dos problemas que levaram Marina a sair da nau lulo-petralha?

Se for escrever, não beba.

    Lagrange

    E se já bebeu, evite escrever.

    Luís Carlos

    Boa. Ele bebeu muito.

    Tales-Cunha

    “Nau Lulo-Petralha”. Marina saiu porque é uma mal agradecida e invejosa. Não aceitou até hoje a indicação de Lula que foi a Dilma à presidência do país. A gestão de Marina no meio ambiente foi pífia. Todos os ministros do meio ambiente que vieram depois dela tiveram resultados melhores que os dela. Marina não aceita o fato de não ter cacife nem para concorrer ao senado ou ao governo do Acre, seu estado natal. Na eleição de 2010 perdeu para Dilma no seu estado natal. Dilma ao cotrário de Marina sempre foi uma gestora de mão cheia a décadas, qualidades que a mídia tenta esconder do eleitor. O progama luz para todos só se concretizou com a vontade da ainda ministra. Enquanto isso Marina ficou preocupada com os bagres do amazonas e não com os 40 milhões de brasileiros norte-nordestinos que ainda precisavam de garantias melhores de geração de energia com Belo Monte e demais novas hidroelétricas.

    AlvaroTadeu

    Pensava que a boçalidade havia se aposentado deste blog, mas os “jovens” de 40 anos a soldo dos tucanos e com 24 horas por dia para tecer “comentários” que são autênticos potes de veneno e páginas envelhecidas da ignorância política, pisando sobre a História recente do país, pensava mesmo que não os veria mais. Mas eis que surge mais um desses vampiros modernosos para regurgitar sandices na nossa cara.

Manoel Teixeira

O PSDB pode sair enfraquecido, o PSB pode inflar, mas o mais provável é que Dilma vença no primeiro turno.
O que é líquido e certo, é que ninguém consegue prever o futuro. Há vários cenários, alguns mais prováveis que outros, mas só se saberá a realidade no próximo ano.
Quem morre de véspera é peru do natal.

Abner

Concessão não é privatização. Privatizar é vender o bem público para o setor privado. Concessão é alugar em troca de remuneração para o governo em troca de realização de serviços. Como alguém que escreve neste blog pode confundir Venda de Bens Públicos, como fez FHC/Serra – Vale, Bancos, Geração de Energia Elétrica, CSN, RFFSA – com concessões de Serviços Públicos?

    Mauro Assis

    Ah, bom…

    André Dantas

    Abner, telefonia e eletricidade são concessões, o que o PT, naquela já saudosa época, chamava de privatização. O livro a Privataria Tucana, por exemplo, trata essencialmente de processos de concessão.
    Agora o PT resolveu diferenciar os dois conceitos… Providencial.
    Se fosse um governo demotucano a fazer os leilões do Pré-Sal o PT estaria lutando por todos os meios para evitar e os que aqui defendem as medidas do Governo estariam engrossando o coro e participando da luta pelo nosso petróleo. Mas o alinhamento cego com o Governo faz muita gente boa defender medidas evidentemente neoliberais e entreguistas. Fazer o que…

    Mário SF Alves

    “Mas o alinhamento cego com o Governo faz muita gente boa defender medidas evidentemente neoliberais e entreguistas. Fazer o que…”
    _______________________________
    Pois é, ainda que eu não me considere “gente boa”, mas confesso que tenho muito medo de entrar nessa, de aderir ao alinhamento cego.
    _______________________________________
    Entretanto, fica a dúvida: o que seria pior, o tal alinhamento cego ou o pular do barco e deixar tudo à deriva? Marineriva/Aecioeriva/Serreriva/FHCeriva?
    __________________________________________
    Ou alguém acha mesmo que seria possível algum outro partido ter ido socialmente além do que o PT tem ido?
    __________________________________________________
    Possivelmente o Che Guevara diria que sim. Sim, naquela época e naquelas circunstâncias, talvez. O PC do B acreditou e deu no que deu.

    Ulisses

    Companheiro, a TELEBRAS foi destruída por FHC, não foi concessão! Até o nosso satélite agora é do mexicano! Acorda!

    Luís Carlos

    André
    As empresas públicas de telefonia, como a CRT aqui no RS e os bancos públicos como a Caixa Estadual no RS e o Banespa em SP, só para citar alguns foram vendidos, não foram concedidos, mas vendidos, por “preços de banana”, não sem antes terem sido “saneados” como determinava o Banco Mundial, com recursos públicos para assarem por venda, e não por concessão como afirmas, para mãos absolutamente privadas e desreguladas.
    O ex-governador do RS, Antônio Brito, o global, o mesmo que foi porta voz do falecido Tancredo, vendeu a CRT para grupo espanhol e parte para a RBS, retransmissora da Globo no RS e SC.
    O mesmo ocorreu com empresas públicas de energia elétrica. A CEE gaúcha foi vendida, não houve concessão como afirmas. Foi patrimônio público vendido por vinténs como determinava o Banco Mundial na época, no Brasil e toda América Latina. Compramos o lixo ideológico neoliberal como se fosse “ouro” imposto por aparelhos ideológicos e econômicos como o Banco Mundial, mas na verdade não passava de “título podres” da ideologia consumista forjada em Chicago e Viena. Hayek, Von Misses e M. Friedman, além de Soros riem até hoje ( alguns do além) da pantomima, regurgitada por Bresser-Pereira. Vários autores descrevem isso, repito, inclusive Bresser-Pereira.

    André Dantas

    Luís e Ulisses, leiam o que diz a Constituição em seu art. 21, XI e verão que o que chamamos de “privatização” das telecomunicações se dá mediante processo de concessão (o mesmo vale para energia elétrica – art. 21, XII, “b”). As telefônicas lesam esse país mediante concessão. Esse processo realizado na década de 90 pelos tucanos foi corretamente desmascarado pelo PT quando este era oposição, todavia, quando passou ao Governo, o PT começou aos poucos e hoje faz desbragadamente a mesma coisa, só que tenta separar suas ações dos entreguistas anteriores chamando, o que antes chamava de “privatização”, de “concessões”, “leilões”, “ppp”. Tenta, pela semântica, manter um discurso de esquerda com uma prática neoliberal.

    Luís Carlos

    André
    É tema para um bom debate. Consessões também são, por exemplo, as de rádio e televisão, mas nesse caso, para “explorar”( o termo é esse mesmo, como “tirar proveito”) da área, serviço de radiodifusão. Não há, salvo melhor juízo, nesse caso, passagem de patrimônio físico, trabalhadores, valores pecuniários, envolvidos ( pelo menos não deveria, mas se for o caso, por favor, me corrijam). Por sua vez, nos casos dos quais falamos antes, telefonia, eletricidade, bancos, entre outros, além do “direito de explorar”, houve explícitamente a venda de bens móveis, imóveis, títulos, serviços, contratos, carteiras de clientes, trabalhadores concursados, etc.
    Entendo seu argumento sobre a consessão ( creio), porém nos casos citados por mim, não apenas houve consessão, mas sim venda de patrimônio sucateado intencionalmente a fim de venda da propriedade e bens para terceiros (privados) por preços ínfimos, após volumosa ingeção de recursos públicos para “saneamento” institucional. Exemplifico com os pedágios ( consessões) feitas pelos governos Lula e Dilma. Em SC, por exemplo, entre Joinvile e Curitiba/PR há estrada em ótimo estado de conservação, marcação, etc, na qual se paga pedágio inferior a R$ 2,00 (creio que ainda seja isso pois passei lá há mais de ano). Comparemos com pedágios de SP. Os valores são imensamente superiores e estado das estradas inferiores. Conceitualmente privatização, no caso citado? Sim, mas com resultados imensamente diferentes e ganho social muito superior. Que catarinenses que usam a estrada se manifestem, por favor.
    De qualquer forma, como disse antes, o tema rende bom debate.

    Luís Carlos

    A discussão se estende para além do aspecto normativo. É de aspecto conceitual e ideológico, principalmente. Por isso referi autores, ideólogos do neoliberalismo em mensagem acima. Por isso também citei Bresser-Pereira. Citam os ex-petistas como Marina, como representação de erros do PT. Talvez possam representar isso. Talvez representem mais seus ressentimento, suas ambições, desejos e anseios pessoais apenas. Também temos “desistentes” ou “desiludidos”, “decepcionados” do PSDB, e nesse caso Bresser-Pereira é um dos principais exemplos. Em suas manifestações nos últimos anos, em artigos e livros, Bresser tem explicitado sua críticas ao neoliberalismo e sua sanha desreguladora. A importância de Bresser para o governo FHC seria, talvez, a de Dilma para Lula. Bresser-Pereira foi o Ministro pensador da “Reforma do Estado” tucana. O “maestro” tucano na redefinição do Estado brasileiro. Segundo Bresser manifesta ( pode ser lido e pesquisado fartamente) o que teria sido planejado não é o que fora realizado, imputando responsáveis por isso. Não se trata de concordar ou discordar, mas de relato de quem viveu, e fez parte do processo “privatizante” e não apenas ” consessório” dos anos 90 no Brasil, conhecedor das imposições de organismos internacionais ao país. Talvez por sua cepa social-democrata Bresser tenha se sentido “decepcionado”, “desiludido” com o PSDB, se desfiliando do partido, mesmo tendo exercido papel fundamental no governo tucano, coisa que Marina não tinha no governo Lula.

Ozzy Gasosa

E a Erundina sempre tão ética.
Ficará agora no PSB?
Azenha, bem que você poderia entrevistá-la, não acha?

    lukas

    Uai, os petistas se aliam ao diabo e ainda se acham éticos o suficiente para cobrarem ética dos outros.

    Deve ser piada…

Jorge Moraes

Gilberto é um analista respeitável. Trai-lhe, não obstante, o “psolismo” ligeiramente militante. O que, a rigor, não tira a validade de algumas de suas observações, mas exige o cuidado do filtro, precaução mais imediatamente utilizada para quem sabe de sua vinculação partidária.

Eduardo

Marina é a candidata que o Mundo inteiro e a maioria esmagadora dos brasileiros gostaria que ganhasse as eleições, mas os eleitores cidadãos conscientes e pragmaticos sabem que ela não pode ser Presidente.Lamento.

    Malvina Cruela

    Cuma????

    Lagrange

    Talvez a MINORIA esmagadora de brasileiros gostaria que isso acontecesse. Quanto a extrapolar ao mundo, entendo que tem ser um cidadão do mundo e profundo conhecedor das vontades mundiais pra afirmar tamanha bobagem.

    Scan

    Eita! Esse negócio que tu ta fumando aí é dos bão, hein?

    Tales-Cunha

    Maioria quem? Cara-Pálida?

Jorge Santos

Não entendi bem: “Acusou-o de ser privatista e de planejar vender o pré-sal. Eleita, ela rendeu-se à fúria privatizante – estradas, portos e aeroportos – e quer passar nos cobres parte do pré-sal.” Diz o professor.
Pergunto: Quando a Vale do Rio DOCE (Doce de metais subterrâneos), entre outras, voltam ao poder estatal???????????

Jorge Santos
Recife-PE

    sandra

    dá pra parar de desculpar o PT com algo pior feito pelo PSDB? isso não dá mais, no fim fica PT=PSDB, só isso. ai, vem uma “3ª via” (que é uma mentira, mas que cola, cola) e ai? O PT tem que ser o PT. se vai fazer algo, que assuma o risco e justifique por si mesmo e não, Ah, porque os tucanos fizeram e fizeram pior. Os juros vão subir de novo? que tal ao invés de no tempo de FHC era 200%, sair as ruas e gritar bem alto,: NÃO, Dilma,não foi pra isso que te elegemos. Foi pra ser diferente, foi pra não ser neoliberal, apoiamos seu governo, mas, kar@%@, pqp, ser um tucano menos piorado,…….8@@??…………..faça melhor, vc pode, queremos sentir orgulho de seu governo

    Mário SF Alves

    Sandra, parabéns! É isso. Mas, convenhamos, não há termo de comparação, há?
    ______________________________
    Até porque o neolibelê enfiou o pé na jaca desde o primeiro instante na presidência. Já, de cara, botou tanques na rua pra reprimir greve dos petroleiros, lembra?
    _______________________________________
    Se com o PT mansinho do jeito que costuma ser a mídia fora-da-lei apronta horrores, imagine se a bandinha tocasse num ritmo diferente.

Elias

Gilberto Maringoni, em seu artigo, mostra o espectro político que vai se definindo para 2014. Esqueceu-se, porém, de citar a memória e o reconhecimento das camadas mais populares da sociedade brasileira. Esse estofo político que o PT detém, fruto de um grande passivo econômico deixado por Lula e de certo modo sustentado por Dilma e que não será esquecido tão já. O enorme contingente de cidadãs e cidadãos que subiram um degrau na escala social quer “mais e melhor” sim, e foi Dilma quem apontou essa ambição popular nos dias subsequentes às manifestações de junho. Foi a presidenta que propôs o plebiscito para Constituinte Exclusiva que leva à reforma política, e foi ela também a primeira a sugerir lei para corrupção ser crime hediondo. Salto alto em política é repulsivo. Mas, sinceramente, por mais análises que eu possa ler nos próximos doze meses, creio que Dilma vence as eleições no primeiro ou no segundo turno. Ainda não há oposição suficiente que desconfigure o desenho de crescimento social que Lula deixou no imaginário do povo brasileiro.

mello

Um novo modo de fazer política; misturar Heáclito Fortes, Caiado, Bornahausen, Vladimir, Marina, Eduardo……Novo ?

Narr

Em termos lógicos, a hipótese de Marina à direita de Aécio mas à esquerda de Dilma nos leva a concluir pela possibilidade de Aécio ser o candidato da esquerda (assim, Se A – M, e M – D, logo: A – M – D). Bravo! Os companheiros do PSOL já sabem que o menos pior vem de Minas Gerais!

emerson57

os problemas para a reeleição de Dilma e do PT (o pt participou das decisões?)começam pela privatização do pré sal.
o povo entende que isso é uma ação lesa pátria.
i-n-j-u-s-t-i–f-i-c-á-v-e-l !!!!!!
com isso dilma e o pt abrem mão da principal diferença entre PT e os
P-r-i-v-a-t-a-s do passado.
os políticos do Brasil são incríveis: tem o complexo de “cucaracha”.
investem descobrem aonde está o petróleo, deixam prontinha a perfuração (é só ligar o tubo) e depois…entregam para gringo lucrar!
– ei pt, depois não diga que o “Vi o Mundo” não avisou.

    Malvina Cruela

    mas qual a novidade??? basta ver o caso dos pedágios; o governo (povo) faz estrada, depois conserta, deixa novinha, entrega pra privataria que coloca uma arapuca (praça de pedágio) em vários pontos da estrada e enfia a mão no bolso de todos que passam…isso antes, agora, a novidade é que o governo ainda vai fornecer o dinheiro para a reformas fajutas que eles teriam de fazer com os milhões arrecadados..é difícil acreditar no que se lê mas basta vc fazer as conexões que entende: é essa turma – mais os bancos, a telefonia de tarifas mais altas do mundo, seguradoras e outros bandidos que abastecem os mensalões que não existem) enfim…de hora em hora a coisa piora.

    Manoel Teixeira

    Emerson, o maior fruto do pré-sal é a indústria gerada por ela. Isso já começou a dar frutos. Petróleo embaixo da terra ou do mar não geram riquezas. Só os estaleiros criados a partir da diretiva do Presidente Lula, já irão rivalizar com a indústria automobilística. A cadeia produtiva criada a partir daí, não tem fim.
    O leilão é correto, gera recursos imediatos para o Governo e eleva a capacidade de investimento hoje, não daqui a 50 anos, quando o petróleo pode já não fazer parte da cadeia energética. Se ficarmos olhando o tempo passar, pode-se já estar utilizando energia de fusão nuclear, de reações fotônicas ou qualquer outra tecnologia que venha a ser desoberta.

    Mário SF Alves

    E tudo isso sem dizer que a projeção do petróleo como matriz energética hegemônica é outra imensa dúvida. Afinal, quem, em sã consciência, ousa afirmar que o capitalismo, neoliberalizado ou não, sai dessa mais forte?
    _____________________
    Resumo do resumo do resumo: a era do hidrogênio tá bem aí na nossa cara; além do que, são inegáveis os avanços no conhecimentos sobre energia livre.
    Só não se viabilizaram ainda porque quebraria e jogariam por terra a espinha dorsal sistema econômico capitalista, e com ele, óbvio, todo empoderamento que deriva da indústria montada sobre energia derivada de petróleo. E Tesla é prova disso.

    rui

    Eu voto no PT, sou totalmente a favor do que a Dilma está fazendo com o pré-sal, talvez falte informação para você, mas dia 21 está próximo. O seu discurso é que é dos privatas do passado.

    roberto almeida

    Qual privatização do pre-sal, oh 57? Ou é 51? Regime de partilha não privatiza, cara, apenas consegue sócios. A exploração, comercialização, refino, será gerido pela Petrobras e esta ficará com a maioria das ações. Te orienta.

LEANDRO

O que mais vai pesar aí é a Copa e os possíveis protestos. Se a economia e os serviços públicos não tiverem melhora….

    José BSB

    Começando pela telefonia privatizada pelos petralhas… só que não.

    Lagrange

    A volta do samba do crioulo doido. De vez em quando, ao escrever, seria bom se houvesse algum compromisso com a lógica e com os fatos políticos.

    Mário SF Alves

    BSB… bsb não é a sigla em inglês do mal da vaca-louca? Não. Desculpe-me, aquilo era BSE – bovine spongiform encefalopathy. De todo modo, cá entre nós, José, essa de “telefonia/petralhas” foi de endoidar, hein?
    ___________________________________

Raí

O Gilberto Maringoni, foi enfático e claro, porem neste tabuleiro eleitoral ora desenhado, as candidaturas do Aécio, ou do Serra, poderão mudar o rumo que ele desenha, e num hipotético 2º turno( o que não acredito, pela nítida intenção do “novo” eleitor, de votar em programas, e não em nomes consagrados)a escolha do eleitorado, será pela manutenção do atual status quo, que mudou a qualidade de suas vidas, desde o início das administrações petistas.

maria de sobral

Marina e o plano D, de direita. Pra quem dizia nao ter nem o plano B, aprendeu muito, da noite pro dia, na alfabetizaçao politica e vai agora ter que rezar no BEABÁ da velha politica. Danou-se, como vai ser o discurso neste casamento com tantas incompatibilidades? Ou nao?

Deixe seu comentário

Leia também