Esse Barack Obama é tão bonzinho…

Tempo de leitura: 3 min

Notícias / Consumo – 21/12/2011
Brasileiros lideram gastos em Nova York e Flórida

Este ano, os brasileiros vão gastar 60% mais do que no ano passado

Por Época NEGÓCIOS Online, sugerido pelo Igor Felippe [para explicar a decisão de Barack Obama de facilitar a concessão de vistos a brasileiros]

Os turistas brasileiros ultrapassaram britânicos, alemães e franceses como os que mais gastam em viagem aos Estados Unidos. Na Flórida, os brasileiros jogaram os britânicos para segundo lugar, gastando mais do que o dobro em compras. E em Nova York, mesmo em número muito inferior a canadenses e italianos, por exemplo, os brasileiros se destacam pela voracidade de consumo, ficando acima de todos os outros em gastos de viagem. Com isso, as secretarias de turismo estão pedindo ao Congresso para diminuir a burocracia e até abolir a obrigatoriedade de vistos para o Brasil.

No ranking geral, os 1,2 milhão brasileiros que foram para os EUA em 2010 chegaram a terceira posição na lista de turistas que mais gastaram por lá, atrás de britânicos e japoneses, de acordo com o Departamento de Comércio americano. Porém, com o agravamento da crise na Europa e a catástrofe do terremoto e do tsunami no Japão, o ano pode fechar com os brasileiros em primeiro lugar. Considerando somente as compras feitas em Nova York e Flórida, já somos o número 1 da lista.

Segundo dados da secretaria de turismo de Nova York, 700 mil brasileiros devem visitar a cidade até o final deste ano. No ano passado, esses turistas gastaram um total de US$ 1,63 bilhão em Nova York, acima dos US$ 1,42 bilhão gastos por visitantes do Reino Unido ou US$ 1,27 bilhão dos canadenses e US$ 1,1 bilhão dos italianos.

Na Flórida, o movimento é similar. Os brasileiros deixaram US$ 1 bilhão no primeiro semestre do ano, um aumento de 61% sobre o mesmo período do ano passado e mais do que o dobro dos britânicos, que aparecem em segundo lugar no ranking. Entre 2003 e 2010, o brasileiro passou de 7º turista que mais gasta no país para 3º colocado, ultrapassando alemães, franceses, sul-coreanos e australianos. Foi um crescimento de 250%.

“Os turistas brasileiros agora estão no topo da lista dos varejistas. E se não estão, eles são o sonho de consumo deles”, disse Fred Dixon, vice-presidente do departamento de Turismo de Nova York, ao jornal “Wall Street Journal”. A organização está fazendo pressão junto ao Congresso para tornar mais simples e mais rápido o processo de visto para brasileiros, talvez até mesmo abolir os vistos, na expectativa que mais brasileiros decidam ir aos Estados Unidos – e deixar por lá muitos reais.

Mesmo com o aumento do câmbio, os brasileiros devem gastar 60% mais em compras no exterior do que no ano passado, estabelecendo um novo recorde. Cada brasileiro que vai aos Estados Unidos gasta, em média, US$ 5.918 – bem acima dos US$ 4.925 que eram gastos em 2010. Esse movimento se traduz também nas embaixadas que concedem visto para os Estados Unidos. O consulado de São Paulo é o que concentra o maior volume de pedidos em todo o mundo.

O Brasil não é o único país emergente que vem ajudando a movimentar a economia americana. O número de visitantes chineses quadruplicou desde 2003 para mais de 800 mil. E estudos já apontam que os chineses estão gastando mais do que muitos europeus. Resta saber quanto tempo vai demorar para que ultrapassem o entusiasmo dos brasileiros.

Leia também:

Gabriel Palma: Na superfície, situação econômica do Brasil é fantástica

Paulo Kliass: Brasil, importador de café moído


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria

E o PSDB em São Paulo continua com sua truculência associado a polícia que reprime.

jaime

O que achei impressionante foi a obediência com que a mídia toda perfilou-se à ordem de seu patrão e prontamente divulgou uma notícia dessas. Num mesmo dia, foi notícia de capa do Estadão, da Folha e do O Globo, além de ter permanecido durante três dias no Jornal Nacional. Brasinudenses.

Robert

Nosso país possui uma divida historica com seus cidadaos
desfavorecidos pela sorte
ocorre q nao estamos sabendo como pagá-la
O q podemos fazer?
Cito um excelente artigo na folha de sp de 20/01 sobre a perpetuação e glamourização das favelas
“Rio de Janeiro da desesperança”
autor: Barbara Gancia
No Vidigal, crianças brincam sentadas ao lado de fezes. O entorno cheira a podre, não há para onde fugir
disponivel aqui http://sergyovitro.blogspot.com/2012/01/barbara-g
e aqui p/assinantes: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/barbaraganci

Paulo P.

Enquanto isso…

APENAS OITO DAS 170 OBRAS DE PREVENÇÃO NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO FORAM INICIADAS

Segundo relatório do Crea-RJ, existem obras de reconstrução de pontes e obras de recuperação de taludes que ainda estão inacabadas http://terrorismoclimatico.blogspot.com/2012/01/a

Marat

Barack Obama não passa de um estadunidense médio, ou seja, dinheiro acima de tudo: se tiver de vender a mãe vende, se tiver de prostituir uma filha prostitui, se tiver de invadir um país, invade, tudo em nome do lucro… Por isso aquele país está a cada dia mais assemelhado a um enorme manicômio, porém, um manicômio recheado de armas de destruição em massa!

    luiz pinheiro

    Vender a mãe ou prostituir a filha eu não tenho base para saber, mas quanto a invadir países não há dúvida, Obama tem feito e ameaça mais.

    Marat

    Luiz, eles são perigosíssimos: Muitos venais, muitos loucos, muitos belicistas, muitos fundamentalistas, e, todos de mãos dadas, fanáticos por dinheiro!

fernando

Sei que o tema deste artigo não é este, mas gostaria que fosse publicado neste espaço que no facebook existe um espaço denominado: RESISTÊNCIA VIRACOPOS
Nele está inserido um documento: Carta Aberta a População http://www.facebook.com/profile.php?id=1609597900
Caso queiram entender o que está por trás deste processo, acessar.
Desde já agradeço a publicação.

monge scéptico

o barack bin laden, o dissimulado(fingido, não passa de um títere!. A macacada deslumbrada
vão "passear" lá na USA, por simples atavismo mental, adquirido ao longo da colonização
ianque. Isso é velho e não tem mais jeito. Em cima disso"as espertas gringas" vão tomando o
dinheiro dos incautos.
No sertão (caatinga) há belezas para serem admiradas e fotografadas antes que os coloni-
zadores as destruam. Podiam ir e não voltar! e, levem cerra o jênio, fhc etc junto.

Fabio_Passos

Um dos efeitos do real hipervalorizado é que parecemos mais ricos do que realmente somos.
Fica mais barato comprar bugigangas nos eua, europa… por todo o planeta.

Em parte por este efeito boa parte da classe média enaltece e aprova a hipervalorização do real que está destruindo o sonho de um Brasil desenvolvido.

Só que gastar como se fosse rico quando se é pobre tem efeitos colaterais graves:
– na hipótese péssima o país quebra. Como aconteceu no desgoverno fhc
– na hipótese ruim vivemos um processo lento que nos condena ao subdesenvolvimento endêmico

    Ana Paula

    Bem se vê que você nunca leu O Capital.

a. barbosa filho

O nível cultural do povo americano pdoe ser medido, em parte, pelo nível dos pré-candidatos republicanos à Presidência. O Gingrich defende que as crianças comecem a trabalhar aos 11 ou 12 anos de idade! O Romney não consegue explicar porque, sendo o mais milionário de todos, paga menos impostos que qualquer cidadão de classe média. O Ron Paul apóia o corte de impostos para os ricos, ams pelo menos defende que as bases militares dos EUA pelo mundo sejam fechadas, e que parem de fazer guerras, reservando-se à defesa interna. O Santorum quer provar que está mais à direita do que os demais, e fala em Deus a cada parágrafo.
Eu achava que a direitona brasileira é burra (aquela que se expõe ao voto, porque a verdadeira age nos bastidores), mas vejo que a dos EUA é tão primitiva quanto. O mundo que se cuide!

    beattrice

    A direita brasileira se organiza para chegar lá não se preocupe, basta ver a ascenção do braço "religioso" dessa direita, a bancada evangélica hoje é a terceira do Congresso, o Brasil que se cuide!

    mariazinha

    Caro Barbosa Filho, no ponto! Entretanto nunca enganaram-me e pensei que nunca chegaria o dia em que o povo brasileiro iria descobrir tal coisa; necessário é ter muito cuidado com gente assim sem um pingo de altruísmo.
    Costumo dizer que, de tanto irem lá pelos 'steites', essa nossa turba direitona aprendeu incompetência e mediocridade.

Leo V

Nos EUA, uma luta dos portuários que passa batida até pela imprensa de esquerda. Importante a solidariedade e divulgar o que acontece por lá:

"Todos os olhos em Longview: atacar um é atacar todos"

O Conflito de Longview será a mais recente e dura prova da capacidade das forças que fecharam os portos da costa oeste nos dias 2 de Novembro e 12 de Dezembro para continuar mobilizando o apoio das massas. Por Insurgent Notes http://passapalavra.info/?p=51193

    mariazinha

    Obrigada, LEO, se não fosse VC eu não ficaria sabendo dessa notícia.

marcosomag

Olha, no popular: é muita falta de vergonha na cara passar humilhações naquele Consulado da Rua Estados Unidos, em SP, e ainda querer ir aos EUA. A facilitação no visto para os emergentes foi a reafirmação da força da economia brasileira sob o PT e ascensão de Índia e China no cenário mundial. Para o Burundi e Bangladesh não houve facilitação.

pperez

Se esses US$ 5.000,00 fossem gastos em cidades brasileiras que sofreram desastres ambientais nos ultimos anos como teresópolis,friburgo ou Floripa garanto que sairia bem mais em conta e todos se sentiriam bem mais felizes do que engordar a conta bancaria do Tio Sam.

Eudes H. Travassos

Se Barak Obama é bomnzinho eu não sei, sei que brasileiro é que é otáriio e ainda hoje se encanta com aquele p0osso de mediocridade.

Marcelo de Matos

Minha filha queria fazer um curso de 6 meses em Sevilha, na Espanha. O consulado criou tantas dificuldades (inclusive ela tinha de levar uma quantia de dinheiro na bolsa) para poder viajar. Tive de fazer uma escritura em cartório declarando que tinha condições financeiras de custear seu curso. Agora que a Espanha anda lambendo embira não sei se eles ainda estão sendo tão exigentes. Se forem espertos como o Obama, não.

Rafael

Os eua é um país atrativo, mas eu prefiro conhecer o Brasil, conhecer a américa do sul toda do que ir para os eua e os americanos me ohar com desdém. Aliás o Brasil tem tanto lugar bonito, tanta beleza natural, pode até mesmo ser mais caro, mas prefiro o Brasil.

Fátima

Infelizmente, uma grande maioria do brasileiro não sabe o que é viajar como turística, diz conhecer USA, mas só vão a NY, Miami e quando muito Las Vegas. Acham que conhecer um país é comprando coisas que nem precisam; quanto a bondade do governo americano é de rir, não custa lembrar que até pouco tempo éramos chamados de macaquitos.

    Luis Fernando

    E baratitas também…

    beattrice

    Los cucarachas

luiz pinheiro

Cena comum nos aeroportos internacionais, nos dias de hoje, é ver grupos de turistas brasileiros, com forte poder aquisitivo, cheios de malas e mais malas – mas sem perder o hábito de falar mal do Lula, do Brasil, do PT, dos pobres, dos impostos…

    Ricardo_Alves

    veja o que um anti lula falou para mim apos adquirir seu apartamento com subsidio da caixa, disse que com o subsidio os precos tinha disparado deixando o preco alto. ha se fosse na epoca do fhc nao iria reclamar afinal nao teria subsidio, nem apartamento, e ele jamais sonharia com tal proeza.

Rogério Floripa

Não temos como negar. Depois do GRANDE LULA o Brasil é outra história.

Gabriel Birkhann

http://buracosupernegro.blogspot.com/2012/01/yoan

Fernando

Tirando o Klaus e um ou outro reacionário, ninguém mais que comenta aqui vai conseguir o visto.

Imagina lá na hora da entrevista: ´O que você faz no seu tempo livre?` – ´Navego por blogs sujos!`

Nem sei como o Azenha volta e meia vai pra lá, deve ser na clandestinidade, rsrs.

Antonio

Faço duas colocações sobre este assunto. A primeira é sobre a diminuição das exigências para o visto de entrada nos EUA tem muito a ver com as quantias que mais brasileiros irão gastar nos EUA. Antes que voltem a tecer loas sobre o OBAMA, não nos esqueçamos que ele é presidente dos EUA e no cargo que ocupa cedeu à pressões de organizações que congregam empresas de varejo e serviços do seu país. Pensa sim em aumentar as vendas, não tem nada de bonzinho nisto.
A segunda, tem a ver com o consumo "desenfreado" pelos brasileiros que visitam os EUA. Lá compram por preços menores, bens de consumo que hoje podemos considerar, muitos deles, excenciais.
E só compram nos EUA, na Europa porque pagam menos do que pagariam aqui.
Precisamos discutir aqui no Brasil as margens de lucro praticadas pelas empresas brasileiras, fabricados aqui ou importados.
Não há justificativa para as diferenças de preço mesmo convertidos para dólares ou euros.
São absurdas as margens de lucro praticadas por empresas e empresários brasileiros, mesmo as multinacionais praticam as mesmas margens de empresas brasileiras.
Não precisamos ir longe, em Santiago de Chile, os bens de consumo que se compra em Miami ou NY podem ser encontrados por um terço do valor praticado no Brasil e Santiago não é tão longe e muito mais agradável do que Miami.
A poderosa FIESP e a Associação Comercial mostram o impostômetro e falam muito da carga tributária como justificativa para os preços altos no mercado brasileiro.
Pergunto:
1 – Quando apresentaram uma proposta séria para mudar este estado de coisas?
2 – Por que se recusam tanto a permitir que nas etiquetas de preços constem, separadamente, o valor do produto ou serviço e o valor dos impostos do produto ou serviço oferecido?
3 – Por que apesar das abusivas taxas das companhias de cartões, se recusam a permitir um desconto para pagamento em dinheiro ou em cheque?
4 – Falam muito mal da China e da "desendustrialização" do país, mas pergunto: das indústrias que se transferiram para a China alegando redução de custo na produção, quantas reduziram um único centavo no seu preço de venda?
Enquanto vivermos sobre a ótica do "preço de oportunidade" que é o valor máximo que ainda encontra compradores os brasileiros, quando possível continuaremos comprando no exterior.
Na prática todos os industriais e fornecedores de serviços formam cartéis e decidem os preços que irão cobrar. Acontece com as taxas bancárias, pouco importa o banco, no final do mês gastamos praticamente o mesmo com tarifas.
Produtos alimentícios, eletroeletrônicos, automóveis, medicamentos, móveis e eletrodomésticos são áreas que ou têm poucos produtores ou têm poucos revendedores.
Como justificar que um proprietário de agências de revenda de autos importados mantenha um iate avaliado em R$ 30 milhões?
Será porque vende em suas lojas, autos com preços quatro vezes maiores do que custam no país de origem!
Atentem para os autos chineses vendidos, na prática, pelo mesmo preço dos autos produzidos no Brasil.
Como eu gostaria de poder ler o valor constante na guia de importação!

Arthur Schieck

Visto preconceituoso.
O Brasil não é um país que abriga terroristas internacionais. Se havia uma justificativa econômica para que fosse mantida a exigência de visto de entrada nos EUA, ela não existe mais.
Então por que o visto continua sendo exigido? PRECONCEITO!
Lembro quando fui a Turquia e vi no desembarque uma lista enorme de países e os respectivos preços para tirar o visto. Não encontrei o preço do Brasil e então enfrentei a fila para perguntar.
Ao chegar a minha vez eu descobri o preço. Zero! Não paguei nada e ainda recebi um sorriso grátis. "it's free!"
Ah, a reciprocidade…!

    Vlad

    O Haiti não exige visto para os brasileiros que quiserem ir para lá.
    O Brasil, "preconceituosamente", exige visto , comprovante de renda,atestado de bons antecedentes, atestado de saúde e carta-convite quando o visto for para trabalho, estudos e participação em eventos.
    Falar é fácil.
    Fácil, fácil.

Juce

A questão é que a economia brasileira tem de mudar,
rever preços e impostos, senão vamos gerar desemprego no comércio e industria com o aumento das comprar

augusto

Olha, esses do norte ja fizeram isso no passado… mas agora é procedimento padrão: suas estripulias,intervençoes e crimes internacionais sao pensados e cometidos em FUNÇAO de seu calendario eleitoral interno.
Olho aberto com o calendário deles e as ''necessidades' internas de conseguir votos.

Guanabara

Há um fato a observar: o preço (não exatamente o custo) de muitos produtos no Brasil está muito elevado. Essa onda consumista é resultado do efeito renda e digamos que, grosso modo, lá, seu Real vale mais. Compra-se pelo mesmo custo mais produtos e de qualidade superior. Há quem coloque a culpa na carga tributária. Ela faz parte, mas a mais valia aqui no Brasil é absurda. Basta ver a qualidade de vida dos donos do capital e comparar com o que pagam a seus empregados.

O que vejo é que o brasileiro está ficando mais exigente na hora de gastar o seu dinheiro. Se lá a oportunidade é melhor, então, vai-se as compras lá.

    mariazinha

    Ianques tb. penaram mas, preferiram ficar firmes em suas pátrias, ter orgulho de sua bandeira de seu patriotismo. Sempre investiram no país deles e, ainda hoje, com toda carestia por lá não deixam a peteca cair. Para o BRASIL fica mais difícil pois brasileiro ainda não aprendeu a amar seu país. Houve uma lavagem cerebral com a mídia alienígenas por todo lado fazendo campanhas contra nossa PÁTRIA. Incentivam a ostentação e sempre debocham de nosso deslumbramento; só nós daremos valor ao nosso BRASIL; gringos só vão denegri-lo. Temos que parar de achar o máximo dizer:…….."perdoem-me mas meu computador não tem cedilha." Ou estaremos condenados para sempre a ser o quintal dos ianques http://www.revistaviverbrasil.com.br/62/materias/

    Valdeci Elias

    Já li um artigo que falava o contrario. As empresas americanas estavam abandonando o país. Pois era mais barato produzir fora dos EUA, e exporta para lá. Do que produzir dentro dos EUA.
    Era mais vantajoso empregar um indiano ou chines, do que um norte americano. O problema é que o desmpregado norte-americano não podia mais compra o produto barato.

marreta

Caros amigos, vou todo ano a Buenos Aires e é muito barato, fico no hotel carrara (bairro congresso), diária casal em torno de R$ 100,00 (café da manhã/quarto com ar/TV a cabo…), uma refeição fica em torno de R$ 20,00 na maioria dos restaurantes da rua corrientes, o táxi é barato embora tenha subido um pouco, passagem aérea de Porto Alegre até BA sempre tem promoção pela companhia uruguaia FLYPLUNA e procuro ir em baixa temporada. Além disso, tem outros países muito baratos para o atual poder aquisitivo dos brasileiros como Chile/Uruguai/Peru/Bolívia… e até o México (na américa central). Se quiserem dou dicas pra viajar a Paris gastando pouco… sou pobretão mas criativo.

    mariazinha

    VC é demais, caríssimo! É como eu, simples e criativo. Parabéns!

Ana Paula

Brasileiro gasta muito nos EUA porque compra pra si e pra lista do Facebook inteira… é só ouvir que um amigo seu vai pra lá que já começam os pedidos: eu quero um Kindle, um iPad2, um smartphone, um perfume francês X de 3.4 oz, um laptop top de linha, etc.
Então na verdade acaba "economizando" gastando mais: um tablet da HP por lá custam módicos 99 dólares, mesmo preço do Kindle Touch, e um perfume chega a custar 5x menos que aqui… o entusiasmo bate e gasta-se muito mesmo.
Eu tenho visto muitas manifestações de anti-americanismo por aqui, completamente compreensíveis, por sinal. Muitos estão corretos em sua desconfiança. Mas há que se convir que pra fazer compras de produtos eletrônicos e outras miudezas, por lá é realmente mais barato e a economia acaba até pagando a viagem.

    augusto

    Entao por falar nisso, ana paula, quando voce viajar me traz por favor os livros abaixo:

    -crossing the rubicon, de Michael Ruppert, professor e escritor
    -Extreme prejudice, de Susan Lindauer, funcionaria da CIA
    Ou david Chandler, qualquer livro dele.
    estou querendo saber mais sobre o onze de setembro, que seja diferente da versao Bush.
    eu pago cash,na entrega.

    Marcio H Silva

    Voce pode comprar pela internet, com entrega por sedex.
    Há vários sites de compras disponíveis.

Geysa Guimarães

Agradeço a "generosidade" de mr. Obama, mas não há interesse.
Em vez se comprar coisas, sempre preferi "comprar" alegria em Salvador.
Quem não foi à Bahia, vá.

Joao Aurelio

Os grandes meios de comunicação, principalmente uma certa rede de TV, em vez de divulgar o Brasil, só divulga os EUA e europa. Só é prestar atenção à programação…Angélica tava em Dallas, Luciano Huck tambem, Ana Maria Braga, idem, O Jornal Hoje, só fala em Nova Iorque…Qdo o governo baixou o imposto IPI, o JN foi mostrar como ficou bom pra comprar carro (das montadoras de onde? Ganha um doce de leite quem adivinhar!) Assim, é pão com doce pra Obama e os "zoropêu"!!! "Homi" vai divulgar as praias do nordeste, a amazônia, Foz do Iguaçu, o pantanal, etc.

Hiro

Poderia haver um programa federal para estimular os brasileiros para não viajar e não gastar nada em países imperialistas e violentos como os EUA e da Europa Central, mas sim no próprio Brasil ou em outros países da América Latina e África, p.ex.

    Renato

    Mesmo assim prefiriria os EUA e a Europa do que outros países, mesmo que for para pagar 200% em imposto.

Paulo P.

VEJAM ESTE VÍDEO

La gran MENTIRA Europea

Si no entiendes lo que está pasando, mira este video, y lo entenderás mejor, luego si quieres ríete, pues no nos queda más nada que hacer, a no ser que quieras remediarlo. Todo para pocos nada para el resto.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed

beattrice

A principal atividade turística dos brasileiros nos EEUU: compras e restaurantes (91%), seguida de visitas a parques temáticos ou locais históricos (52%) e visitas a museus (34%).
"A ABCNews afirma que a Casa Branca espera criar 1,2 milhão de novos empregos
com as novas medidas e acrescentar US$ 859 bilhões à economia dos EUA até 2020,
apenas com os incentivos dados pelos gastos de cerca de US$ 140 bilhões dos turistas estrangeiros por ano.
Turistas dos países que integram o grupo dos Brics –Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul– gastam uma média de US$ 6.000 por pessoa quando viajam aos EUA, segundo o site de notícias americano ABCNews." http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1036687-na-dis

Gerson Carneiro

Só porque tá precisando de dinheiro Obamis quer liberar geral pra nós entrar.

Só de pirraça eu vou é pro Canadá.

    beattrice

    A má notícia Gerson é tem que passar pelos EEUU e precisa de visto.
    Mas pelo menos em Nova Iorque há museus belíssimos se vc quiser ver.

    Gerson Carneiro

    beattrice,

    É só pegar um voo direto e quando tiver passando em cima bota a cabeça pra fora e dá uma cuspidinha.

    mariazinha

    Gerson, qdo. fui à Suiça, [turismo econômico, claro] fiz um roteiro: Portugal direto, parada; segue para Marrocos[opcional], parada; a Paris, parada; segue a Suiça e, de lá escolhe-se como quer chegar à Itália. Bom, né? VC pode variar nesse roteiro de avião, trem, etc….Ainda pode variar e inverter a ordem dos países. Sem embargos, sem caras feias, sem amolação, sem confusão. Mas não tive tempo de ver tudo que queria. Esse negócio de Museu, há em grande quantidade mas não gosto; viu um, viu todos e ainda há Internet; isto é mais para pessoas do ramo apesar que existem alguns, imperdíveis. Melhor andar para todo lado pois ali, o MUSEU é a céu aberto. Praga então, nem se fala! http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z/

    Juce

    Não, tem voo direto pra Toronto.

    Geysa Guimarães

    Vai não, companheiro. Periga encontrar o Serra por lá.
    Ele diz que não vai, mas o que fal, nem assinando em cartório ele cumpre.

    Gerson Carneiro

    Tô tentando convencer o Çerra ir pra Itália andar de navio. Altas emoções, ele e o Aócio tirando racha de navio entre as ilhotas italianas. Ele tá quase aceitando porque ele não quer perder pro Aócio em nada.

    mariazinha

    Poi é, caríssimo! Descobrimos melhores roteiros. A AS e Central tem roteiros maravilhosos; para chegar-se até Portugal, Suiça, Marrocos, Turquia, Praga[lindíssima] e muitas outros belos roteiros, não precisaremos pagar para entrar nem enfrentar esses vistos humilhantes. Boicote, já, a 'maiami e disnei' ]! Se os boicotarmos, conseguiremos abolir vistos aviltantes e descobriremos viagens muito mais belas onde seremos recebidos calorosamente. Desconfio que o mito de que brasileiro é mal recebido na UE e outros países desconhecidos quem criou foi o ianque para poder explorar-nos e manter-nos em cabrestos, como fizeram, durante muitos anos.

    Gerson Carneiro

    Bom é ir pra Itália. Dá pra visitar as ilhas italianas de navio. Passa bem pertinho. Dá até pra dar tiau.

    Miguel de Matos

    Hahahahahaha. Mas antes de ir, é bom treinar bastante a natação em águas geladas.

    Juce

    ah, Praga lindíiiiiiissima.

    Scan

    Pô, Gerson! Bem agora que a Luiza voltou?

Fernando

O Brasil é gigante e lindo demais, só viajo por aqui. Pé na estrada e mochilão nas costas!

PS: claro que gostaria de conhecer Cuba, mas tenho medo de avião.

    mariazinha

    Vai, anime-se, caro. Veja que coisa mais linda o jornalista Mário Augusto Jakobskind mandou para nós, direto de HAVANA:
    Cuba 2012 http://www.diretodaredacao.com/noticia/cuba-2012

    Marcio H Silva

    Cuba também tenho vontade de ir. Queria conhecer do jeito que está atualmente. Mas na américa latina tem bons roteiros. Chile, santiago, roteiro dos lagos, machupichu, Buenos aires, montevideo e punta del leste e seus churrascos, trem da morte nos andes. No Brasil quero conhecer Manaus, fernando de noronha, serras gauchas, porto alegre, pantanal e bonito. Quero fazer uma viagem de carro do RJ até Fortaleza e depois quero fazer do RJ até montevideo.

Carlos Nunes

Ninguém abre mão do poder de boa vontade. Não se trata de uma concessão estadunidense, mas sim um rearranjo do balanço de forças.
Só que uma vez que se perceba o poder como o voluntário exercício da capacidade de decidir, não há reversibilidade.
O visto é algo menor, motivado tão somente pelo aspecto econômico, mas é simbólico e representa em última instancia o exercício da capacidade de ir e vir.

Arlene

Americano somos todos nós; eles são estadunidenses. Temos que combater essa metonímia (assumiram o continente). "Não são nada arrogantes".

    beattrice

    E ainda assumiram usando em mão dupla:
    "América para os americanos", fingindo que era para todos, mas era para eles.
    Frasezinha horrorosa essa.

    luiz pinheiro

    É isso mesmo. Eles assumem a América como se fosse só a terra deles, nos tratam como quintal de terceira categoria, como povos inexpressivos demais para ter direito ao nome do próprio continente. É estelionato imperial.

Julio Silveira

Só digo uma coisa, quanta diferença. A bem pouco tempo atrás pediam até a embaixador para entrar retirar o sapato. Tá certo, que era gente que curvava facil facil. Mas como mudou.
Ainda assim será o ultimo país que eu em férias iria querer visitar.

    mariazinha

    O povo vai pelas propagandas enganosas. Ianques/sionistas são bons nisso: espalhar propaganda enganosa[ ver murdoch] é preciso reconhecer para se ficar de olhos bem abertos. Inventaram um monte de mentiras que é isso e aquilo e nos fizeram reféns de seus hábitos contraproducentes, esbanjadores e cúpidos.Foram os criadores da corrução, espionagem, o mau caráter no meio político e insufladores de discórdias por onde passaram, a colher regalias.

JULIO/Contagem-MG

Yes, nós temos banana, então vamos dar uma para o tio sam.

JMZem

Quer dizer que ir a Flórida (Miami, fazer compras, Disney, brincar com o Mickey, Pluto etc.),ou à Califórnia (fazer compras, ir a um estúdio de Hollywood quem sabe,..) ou NY (fazer compras, tomar um café {brasileiro ou colombiano}) é conhecer um país??? Hummm. É algo assim como dizer, que conhece o Paraguai só porque foi a Ciudad del Este e à Argentina, por que foi a Puerto Iguazu. Me poupem. Façam uma estatística e vejam para ond e vai a maioria. Vejam qual a porcentagem de brasileiros foi conhecer o Parque Yellostone, as Rochosas, os Grandes Lagos, os canyons do rio Colorado, a cidade do jazz (Saint Louis)…e daí constataremos o que esses "novos ricos" brazucas estão fazendo. Eles poderiam conhecer esse imenso país primeiro, que tem muito mais maravilhas para serem vistas, filmadas e fotografadas até se pasmar de encanto.

    Juce

    ai cara, vai da opção de cada um, posso conhecer muita coisa do Brasil, querer ir na Serra da Capivara e yellostone, ter ido nas Rochosas Canadenses, mas ir pro EUA por muitos motivos, um deles certamente é a relação pacotes, passagens baratas acessibilidade, possibilidade de unir passeio com compra. vai tentar fazer um roteiro barato e prático pra serra da capivara, olha o preço de passagem e hospedagem no nordeste, a coisa é bem mais complexa, falta investimento em estrutura no Brasil, além de tudo ser muito caro.

Benedito

Vamos boicotar os EUA? Então, não vamos tomar coca cola nem comer hamburguer nem cachorro quente. Não vamos ouvir John Coltrane nem Billy Holiday. Nem ver os filmes do Woody Allen e do Oliver Stone. Vamos jogar fora os discos do Elvis Presley e do Bob Dylan. Queimar os livros de Walt Whitman, Edgar Allan Poe e William Faulkner. Por no lixo a obra de Gershwin. Dar uma banana pro Malcom X e pro Martin Luther King. Vamos rasgar os livros que contam que lá foi criada a primeira democracia moderna do mundo. Vamos execrar Jimmy Hendrix. Calma, galera, muita calma nessa hora. Dividir o mundo em preto e branco só dá certo nas arquibancadas de jogo de futebol. Mesmo assim, nem mesmo pra todas as torcidas…

    beattrice

    Bem posto,
    muita cultura foi criada em terras americanas
    onde nem tudo se resume a BUSH Jr Cowboy e OBAMA KID.
    Mas prefiro Scorcese e Coppola, se é pra falar em cinema…rs
    No ítem música&poesia, totalmente de acordo.

    Joao de Souza

    Nao tomo mais coca-cola pq faz mal a saude. Hamburguer so tem lixo dentro, sou vegetariano. Nao sei quem e' esse Coltrane e Holiday so vi uma vez no Youtube e nao gostei. Woddy Allen e' muito problematico pro meu gosto, Oliver Stone nao queria filmar com a Marina nas nossas florestas? Elvis ja' ta' fora de moda, Dylan e' insuportavel. Esse Whitman nunca ouvi falar! Poe nao espanta mais nem gatinho da vovo'. Gershuin? Quem diabos e' esse doido? Malcolm X era um sonhador, acabou morrendo. Luther King nem era americano direito. Hendrix levaria um coro do Eddie Van Halen (holandes). Os EUA estao reconhecendo que somos um pais serio. Na epoca do teu FHC, embaixador brasilero tinha que tirar o sapato! Engole essa!

    mariazinha

    Muito bem, caríssimo! VC não foi enredado pelos demoníacos. Entretanto é preciso esclarecer que o boicote que devemos fazer não é por ódio a eles; senão, para mostrar-lhes como pode-se e deve-se viver harmoniosamente com outros povos, sem ódios nem rancores improdutivos e sem a exagerada ambição que faz cair no inferno, junto aos demônios, que os leva ao delírio de se acharem os maiorais e os únicos merecedores da MÃE TERRA. Grande abraço e parabéns.

    priscila presotto

    xiiiiiiiiiii,qto preconceito ,vc está caindo na vala comum.Não podemos exterminar os artistas ,tampouco a musicalidade,a dança,o blues ,jazz,rock.Estes artistas lutaram pelos direitos civis.Os sonhadores morreram por seus ideais.Muita gente séria ,é engajada contra a política do governo americano.Caça as bruxas rapaz????????Nunca mais .Vamos separar as coisas, só assim seremos um país avançado ,pois ele começa com a tolerância.Minha resposta é para o Jõao de Souza.

    Ricardo

    "Ser argentino é uma fatalidade. Devemos pensar que nosso patrimônio é o universo". (Jorge Luis Borges)

    Pense nisso, João de Souza, antes de julgar as pessoas simplesmente pelo país onde nasceram. E procure saber quem foram Walt Whitman, Gershwin (George e Ira) e John Coltrante. Sério, você só tem a ganhar.

    A propósito, não só Martin Luther King nasceu nos EUA, como seus pais também. E, pô, sério que você não gostou de Billie Holiday?

    [youtube h4ZyuULy9zs http://www.youtube.com/watch?v=h4ZyuULy9zs youtube]

    Malcolm L

    Por certo, digitas este texto em um computador Itautec ou Positivo, com sistema Linux e tens um telefone Samsung ou Nokia. nada de Windows, Mac, iPhone, notebook Dell . . .

    priscila presotto

    Eu uso Mac ,meu telefone é Nokia,escuto músicas no Ipod.Te pergunto ?Qual é o problema?Este tipo de de argumento é simplesmente simplista.

    Lucas

    Concordo que tem muita coisa boa por lá, mas o problema é que esse povo todo vai aos EUA comprar eletrônicos e outros produtos de consumo, não pra ver Woody Allen. Enquanto isso, a indústria nacional continua estagnada.

    luiz pinheiro

    Boicotar tudo é claramente uma bobagem, tem muita coisa boa que vem de lá. Mas que há muito lixo que deveria ser boicotado, isso há. Por exemplo, Hollywood é uma espécie de setor de produção de entretenimentos ideológico-culturais do Departamento de Estado. Produz muito lixo do qual não sentiríamos a menor falta, que, no mínimo, deveria ser taxado ao entrar no Brasil.

Cancão de Fogo

Agora seria a nossa vez de boicotar e não ir para o Estados Unidos. Existem tantos outros locais bonitos para conhecer! Inclusive aqui no nosso imenso País. Vamos todos dizer; "Nossa vingança será maligna".

Rico Pimentel

Verdade. Não demorará mais 10 dias para a emissão do visto e nem seremos mais tratados como detentos na alfândega americana, agora serão só 9 dias, que bom.

marreta

Considero humilhante ter que fazer visto para ir a um país estrangeiro gastar meu dinheiro quando outros tantos belos países não fazem essa exigência e recebem muito bem brasileiros. Além do mais, visitar países sul-americanos é muito, mas muito barato e você se sente um verdadeiro milionário distribuindo gorjeta a todos que lhe servem bem.

Quando os EUA acabar com a exigência do visto visitá-lo-eis sem preconceito, só assim!

    leandro

    Bom….pelo menos na Argentina não é assim. No câmbio um real vale +- dois pesos…mas de que adianta se os preços em pesos estão nas alturas?? Um refri em lata em Buenos Aires tá 8 pesos e não é em bar de turistas, não em qualquer lugar. Na "la Boca" um refri tava por 12 pesos. Uma camisa barata, dessas de recordação feita de malha, ta por 70 pesos.

    Scan

    De acordo quanto à humilhação do visto, mas quanto a visitar paises latinoamericanos ser mais barato…não sei, não. Os preços na Argentina, em set/out, estavam pela hora da morte.

    Ana Giulia Zortea

    Não posso falar de outros países da America do sul porque não conheço, mas meu mano estava estudando na Argentina e tudo la é muito caro mesmo, o real vale mais que o peso, mas eles cobram tudo baseado no dolar,o que acaba deixando tudo muito caro.

Gerson Carneiro

Quando eu era menino pedi ao meu painho:

– Painho, me leva ao circo.
– Não fí. Se quiserem te ver que venham aqui em casa.

Hoje o diálogo seria assim:

– Painho, me leva aos EUA.
– Não fí. Se os americanos quiserem nos ver que venham ao Brasil.

    rosa

    Você é ótimo, Gerson Carneiro.

    André

    Que potencial! Deveria ser comediante.

    Gerson Carneiro

    Não é comédia não seu André, é acontecido mesmo.

    Quando criança, no reveillon, painho comprava uma caixa de sonrisal e distribuía um pra cada fio, mais um pra ele e um pra mãinha. Na hora da virada a gente brindava com sonrisal porque não tinha dinheiro pra comprar champagne. Hoje, taí seu Obamis arregaçando as portas pra nóis. Se oferecendo… quem diria.

    Marcio H Silva

    Tomou agua mineral com gás pingado de xarope de groselha? eu já.

    Guerreiro Véio

    Gerson, completando:

    E que tirem os sapatos!.

    Ricardo_Alves

    perfeito

José Eduardo Camargo

Dá-lhe novo-riquismo jeca! É isso que dá quando se junta pouca ou nenhuma educação e cultura com dinheiro no bolso. Deslumbramento consumista inconsequente. Mas em terra de BBB isso não causa nenhuma surpresa. E toda essa dinheirama gasta em turismo no estrangeiro tem provocado uma formidável sangria nas divisas do país. Algo que o governo terá que frear mais cedo ou mais tarde. Assim, cambada, aproveitem enquanto podem!
Nota: fiz esse comentário à moda preconceituosa dos tucanos…rs. Foi uma pegadinha! Mas o problema das divisas é sério!

    mariazinha

    Também penso assim. Precisamos voltar a orgulhar-nos de nosso PAÍS; conhece-lo de ponta a ponta. Por muito tempo a propaganda ianque funcionou chamando-nos de jecas e incultos; acabou! Nada de ir para eua, vamos conhecer outras plagas mais amenas, menos inóspitas.

    Juce

    Cara é só baixar imposta de produção e venda de produtos de maior demanda, computador, eletrônicos em geral,
    roupas, por que no brasil tudo tem de ser tão caro e muitas vezes de má qualidade?
    se tornar o sonho de consumo viável aqui, a grana fica aqui.

Francisco

Alguém faça um favor à industria nacional (brasileira) e grava dois estadunidenses brancos falando sobre os turistas brasileiros e ponham na net!

    beattrice

    A respeito disso há tantas histórias verídicas, essa idéia realmente é boa.

willforlife

reelamos nessa matéria, toda nossa ambição capitalista. é uma realização de um sonho que com o tempo enjôa e vira pesadelo… no comércio de manufaturados made in china, em miami não encontra o refugo da mercadorias chinesas, algo mais caprichado. mas se quiser algo 1ª linha, as novidades-qualidade-tecnologia tem que subir pra california. miami não serve pra mim. pretendo ir pra L.A.

Arno Siebert

É impressionante, quando vai acabar essa onda de ir ao EUA é status??

"Segundo dados da secretaria de turismo de Nova York, 700 mil brasileiros devem visitar a cidade até o final deste ano. No ano passado, esses turistas gastaram um total de US$ 1,63 bilhão em Nova York, acima dos US$ 1,42 bilhão gastos por visitantes do Reino Unido ou US$ 1,27 bilhão dos canadenses e US$ 1,1 bilhão dos italianos"

Se perguntar a esses viajantes, o Brasil é uma merda!
Vá entender!!!

Marcio H Silva

O Povo compra lá porque é muito barato mesmo. O dia que os preços baratearem por aqui, esta invasão de sacoleiros acaba e o turista vai visitar e curtir somente. Se automóvel desse dentro da sacola estávamos feito….

    mariazinha

    O povo que ainda compra lá é pq não sabe da missa a metade; precisam conhecer bem o país que adentram pois podem até ser contaminados por algo ruim, sem saberem. Não devemos nos esquecer que a última terrível praga veio daqueles lados.

Eduardo Di Lascio

O povo vai porque é bom de ir, só isso.

    Caracol

    Povo?

    Eduardo Di Lascio

    1.9 milhão de pessoas não é povo?

    Caracol

    Já que você puxou um quantitativo, pra mim, o que tem mais a ver com "povo" são os outros 198 milhões.

    luiz pinheiro

    É 1% dele. E os outros 99%?

    Eduardo Di Lascio

    São povo tb, oras. Ou vc é dequeles que acha que povo é sinônimo de pobre?

Marcelo

Pois eu fui ao Canadá ano passado e tive que passar por Miami na volta e fiz questão de não gastar nem um centavo lá.

    André

    Mentira.

    Marcelo

    Tem razão. Tomei um cafezinho no aeroporto.

Arlene

Para mim, eles podem cair de podres. Com visto ou sem ,espero nunca botar os pés naquela terra maldita. Temos um país belo, mas um complexo de vira-latas terrível. Não estamos tirando os sapatos e sim, a$ carteira$ Boa viagem e de preferência fiquem por lá (salvando o 'GRANDE IRMÃO').

    Eduardo Di Lascio

    Lá é bacana, não tenha preconceito. Eles tem muita coisa errada, mas muita coisa boa também.

    Edson Augusto

    Antes de ir pra qualquer outro país eu quero conhecer bem o Brasil. Depois disso vou a qualquer lugar, até para os EUA.

beattrice

O outro lado da moeda é a fábrica de $$$$ que representa cada consulado ameericano no BRASIL, pelo volume de vistos concedidos diariamente.
"Super Saturdays: estratégia para atender alta demanda por vistos
O sucesso da banda Queen “We are the Champions” ecoou no dia 23 de julho no setor de vistos do consulado americano em São Paulo, quando os funcionários souberam que quebraram o recorde de aprovação de vistos em um só dia.
As 2.475 entrevistas feitas durante as sete horas daquele dia, superaram o recorde anterior alcançado em novembro de 2010. De acordo com o escritório para assuntos consulares do governo americano, o consulado de São Paulo é o maior emissor de visto americano entre todas as representações diplomáticas dos EUA no mundo."

"Durante as duas últimas edições de “Super-Saturdays”, os consulados e a embaixada americana emitiram 8 mil vistos, gerando, aproximadamente, 40 milhões de dólares para a economia americana."
http://blog.panrotas.com.br/rotaeua/

igor felippe

Aquele gasto é porque esse crescimento do brasil gera esses milionários.
brasil é uma formação social fundada na desigualdade e super-exploração dos trabalhadores, que gera… milionários.
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasi

Brasil “produz” 19 milionários por dia, diz Forbes
Crescimento da economia do país e o bom momento de setores como varejo e construção civil ajudam a criar a fantástica fábrica de milionários
Salvar notícia
inShare13
(0) Views (10244)
Eduardo Tavares, de

A boa fase da economia, que "produz" 19 milionários por dia, deve durar no mínimo mais três anos, segundo a Forbes

São Paulo – O crescimento da economia brasileira continua em ritmo forte, principalmente se comparado a economias da Europa e à dos Estados Unidos. E a boa fase, segundo a revista Forbes, tem permitido no país o surgimento de 19 novos milionários por dia desde 2007.

De acordo com a reportagem, o fenômeno deve se prolongar até meados desta década. “É provável que esta estatística se repita pelos próximos três anos, se as superpotências da América Latina continuarem a apresentar crescimento estelar de seu PIB”, diz o texto.

Dentre as explicações possíveis, a Forbes cita o consumo no Brasil, que ainda cresce com força. Este cenário econômico favorável faz com que empresas do varejo e indústrias também experimentem crescimento. “À medida que os negócios aumentam, seus donos enriquecem”.

Outro motivo: a evolução dos indicadores sociais e a melhora na distribuição da renda. Estes dois fatos combinados contribuíram para engordar o faturamento não apenas de empresas do varejo, mas também das ligadas à saúde, ao mercado imobiliário e de construção, dentre outras. O resultado são mais milionários.

    beattrice

    Um país não deve "se orgulhar" de ser uma fábrica de milionários.
    Sobretudo porque muitos surgem da mera e reles especulação em vários segmentos.

    luiz pinheiro

    A explicação para o surgimento desses novos milionários brasileiros está na valorização do real frente ao dólar. Antes do Lula, quando o dólar custava 4 reais, para ser milionário (ou seja, possuir um milhão de díolares) o sujeito precisava ter R$ 4 milhões. Hoje, com o dólar a R$ 1,78, basta ter R$ 1 milhão e 780 mil. E é preciso considerar que a inflação brasileira nesse período de nove anos foi acima de 50%. Ou seja, ficou muito mais barato para o brasileiro ser milionário em dólar. Basta, por exemplo, ser proprietário de um bom apartamento, ter um carro semi-novo e alguma poupança.

Maria Thereza

Como todos os grandes impérios ruiram, ao longo da história, era de se supor que os EUA também passariam pelo processo. É bom, não vou negar, ver nossos antigos algozes "adorando" a gente. Não esperava viver para ver isso. Mas, acho que deveriámos (não sei como nem quem) começar um processo informativo/educativo para que nós, brasileiros, gastemos nosso dinheiro aqui mesmo, pressionando por melhorar a qualidade de nossos produtos e serviços e não sair gastando pra comprar bugingangas feitas em países asiáticos, por mão de obra quase escrava. Acho que nossa nova posição, de cabeça erguida, com dignidade e responsabilidade, deve servir para buscar um mundo menos desigual e mais solidário.

    leandro

    Tá bom. Gastar aqui pagando o dobro ou mais ou viajar e além de conhecer outras realidades comprar o que precisa bem mais barato?

    Luiz Reis

    Comprar… tentou tergiversar sobre conhecer outras realidades mas acabou se entregando no final… a questão é essa: comprar! Se o que preciso só tem nos EUA obviamente eu não preciso disso para viver…

    Juce

    Conheço gente que economiza o ano todo, não compra sapato nem roupa , pra fazer uma compra anual no EUA, não adianta negar a realidade, preço baixo e qualidade,

    leandro

    Bom pelo que sei, é o comércio e o ato de "comprar" que faz girar a economia e faz um pais crescer. Quando a crise de 2008 apareceu foi o conselho de Lula, "continuem comprando".

    Scan

    E o Lula falou alguma coisa como "continuem comprando nos EUA"?

    leandro

    Não falou de comprar nos EUA. To criticando os que acham o ato de consumir um pecado. Esquerdopatas. Falando em gastar nos EUA o filho do lula tá investindo em futebol "made in USA".

    Scan

    "comprar o que precisa" geralmente se resume em: "comprar tubaína eletrônica".
    Utilíssimo…

    Josué Teixeira

    Tubaína eletrônica? Eu sou jornalista e fotógrafo, fotografia é meu ganha pão. Se quiser um equipamento de qualidade aqui vou gastar mais de R$ 10.000,00. Por exemplo, a câmera que uso é a Nikon D700, na qual paguei, em NY, US$ 2.000,00. Caro? Aqui não se encontra por menos de R$ 10.000,00. É muito dinheiro! Se colocar na conta tripé, lentes, flashes… tenho um amigo que trabalha com edição de vídeos e trouxe pra ele um notebook com processamento para maior eficiência em seu trabalho por 1/4 do preço que ele teria gasto aqui. Os preços abusivos praticados no Brasil inibem muitos negócios de sequer começarem, como estúdios de fotografia, estúdios de criação de vídeo-games. Precisamos sim recorrer aos EUA, infelizmente.

    Marcelo

    Esse preço é com as taxas? Porque tem muita gente que fala o preço sem falar os impostos que pagou. Temos que converter o dólar pra real e ainda colocar Iof. No fim quanto ficou em reais? Mais barato sim, mas não vamos exagerar. Outro dia estavam falando pra investir em imóvel em Miami aí fiquei sabendo que o iptu de lá é 2% do valor do imóvel (todo ano) e o imposto de herança lá pode chegar a 50% do valor do imóvel.

    Scan

    Josué, prestaste atenção ao "geralmente"?
    Para cada um que compra equipamento para seu trabalho, existe um monte de idiotas que enchem as malas com I-pod, I-phone, I-meusaco, WII, tablets e tantas coisa úteis. É a isso que me refiro.
    Quando não, voltam com um boné com as orelhas do Mickey (vi um grupo de trocentos brasileiros em Paris usando tal artefato: tinham ido visitar a Euro Disney…Vão pra Paris pra visitar a Euro Disney!)
    Depois saem mostrando as tubaínas pros vizinhos. Provavelmente alguns acham o "must", para usar termo apropriado.
    Se isso não é indigência intelectual, não sei o que seria.

    ROdrigo

    "É bom, não vou negar, ver nossos antigos algozes "adorando" a gente. Não esperava viver para ver isso."

    Por favor né? Eles adoram os brasileiros RICOS, sendo RICO, vc vai ser adorado, nos dias de hoje, em qualquer lugar do mundo.

    Maria Thereza

    Rodrigo, se vc reparou, coloquei o adorando entre aspas.

    Luis Fernando

    Concordo com você Maria Thereza. Há dez anos, entrar naquele país, só irregularmente. Apenas aqueles que tinham grande poder aquisitivo é que não ligavam em esperar meses pra conseguir visto para entrar lá. Agora que a nossa classe média tem dinheiro pra gastar, querem facilitar nossa entrada para deixarmos lá nossos 6 mil dólares/média que cada turista deixa em sua visita. Antes, o olhar deles era de preconceito. Hoje é de interesse puro e simples. Continuaremos a ser um simples povinho para eles. Só que agora o preconceito será mais discreto. Querem conhecer a Disney, Nova Iorque, Los Ângeles, Miami, podem ir. Isso é legal. Mas conheçam também a nossa geografia que é uma das mais lindas desse planeta.

_Rorschach_

Outro dia ouvi uma matéria interessante sobre esse fenômeno.

Os comerciantes da famosa Rua São Caetano, a "Rua das Noivas" da capital paulistana estão enfrentando queda na venda dos vestidos de noiva.

Segundo os lojistas, boa parte da classe média que comprava seus vestidos lá, está indo comprá-los em Paris (!!!).

A reportagem entrevistou algumas dessas noivas e não há mágica : elas acumulam milhas no cartão de crédito. Conseguem a viagem à Europa "na faixa".

Ficam em algum hotel modesto em Paris.

Na cidade há várias lojas de noivas que, atentas a esse novo nicho consumidor, estão contratando brasileiras que moram na capital francesa como vendedoras de vestidos. Essas lojas já estão preparadas para aprontar o vestido escolhido em no máximo 2 dias.

Enquanto esperam as noivas aproveitam e dão um pulo no Louvre, etc.

Enfim, segundo a matéria, hoje não fica muito mais caro comprar um vestido na Champs-Élysées do que na Rua São Caetano.

Com a diferença de que a noiva aproveita uma viagem para a Europa e entra na igreja com um vestido francês.

O problema, segundo os lojistas, é que as novas classes consumidoras (C, D) ainda não têm condições de comprar um vestido na Rua São Caetano.

Enfim, os comerciantes estão perdendo clientes de certa faixa econômica, mas não estão absorvendo os de outra.

    Marat

    Prezado _Rorschach_, o pior é que são investimentos de curtíssimo prazo… compram vestidos caríssimos para uma cerimônia cada dia menos realizada… além do mais, os casamentos estão curtíssimos. O investimento é alto demais para algo tão fugaz

    Marcelo de Matos

    Minha esposa tem uma grande família no interior. No ano passado foram duas sobrinhas que vieram buscá-la para ciceronear suas idas à Rua São Caetano e 25 de março para compra de lembrancinhas, etc. Pelo menos na família dela ninguém foi a Paris e algumas até poderiam ir com facilidade. Não acredito em queda acentuada de vendas na Rua São Caetano, nem na 25 de março. Esses casamentos formais ainda são o sonho de muita moçoila.

Gabriel Palma: Na superfície, situação do Brasil é fantástica | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Brasileiros torram bilhões no Exterior   […]

Bonifa

A verdade é que gostamos dos Estados Unidos. Temos um grande amor por tudo o que é autenticamente americano, sejam as velhas ruas de Manhathan ou os ranchos do Texas. Mas não suportamos a idéia dos Estados Unidos interferindo nem no nosso país, não têm esse direito, nem em qualquer outra nação do mundo, prejudicando a noção de que cada um deve encontrar o seu caminho sem a interferência de "inteligências superiores" . A não ser em casos que necesssitem realmente de intervenção, como por exemplo uma epidemia desconhecida de virus nos elefantes do Quenia.

Ceiça Araújo

Brasileiros salvando a economia da terra do Tio Sam…Quem diria, hein?

    Juce

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe seu comentário

Leia também