Pesquisa CNT/MDA diz que Dilma se elegeria no primeiro turno

Tempo de leitura: 2 min

Texto atualizado às 15h40

BRASÍLIA – A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, 11, mostrou que a presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Nos dois cenários, a presidente apareceu com mais de 50% das intenções de voto.

No primeiro deles, Dilma aparece com 52,8% das intenções de voto, seguida do senador Aécio Neves (PSDB), com 17%; da ex-ministra Marina Silva, com 12,5%; e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 3,7%.No segundo, com o socialista fora do páreo, Dilma tem 54,2% das intenções de voto; o Aécio, 18%; e Marina, com 13,3%.

A pesquisa também avaliou os índices de popularidade do governo e pessoal de Dilma. A presidente é aprovada por 73,7% da população, e seu governo, por 54,2%. Na última pesquisa divulgada em do ano passado, ela teve aprovação pessoal de 75,7% e aprovação de seu governo foi de 56,6%. A queda ocorreu está na margem de erro, de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Inflação. A queda nos índices de popularidade de Dilma é estimulada pelo retorno da inflação, o que, segundo a pesquisa, abre a chances de haver segundo turno na sucessão presidencial de 2014. De acordo com o levantamento, 73,1% dos entrevistados ainda não têm um candidato favorito para presidente e só 17,4% disseram já ter um nome escolhido. Brancos e nulos somaram 2% e 7,5% disseram não saber ou não responderam.

“Já começa a aproximar de um segundo turno. É um fato que a presidente Dilma deve avaliar no seu conjunto”, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNT), senador Clésio Andrade (PMDB-MG).”Inevitavelmente a inflação é o que mais pesa (para a queda de Dilma)”, avaliou.

Entre os outros fatores que contribuíram para a redução da aprovação do governo estão o processo de desinvestimento, a dificuldade do governo em fazer obras públicas, os problemas de infraestrutura (e por consequência a pressão sobre a balança comercial) e a subida do dólar que, num futuro próximo, vai atingir a classe média nas viagens ao exterior, previu Andrade. “Há uma piora significativa também nas áreas de saúde, educação e segurança”, acrescentou.

Leia também:

Fernando Brito: O jogo da direita em marcha. De novo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vera Silva

Ficando só em cima dos percentuais, quando Eduardo sai da lista, Dilma tem 37,8 partes do percentual de votos de Eduardo. Aécio tem 27 partes do percentual de votos do Eduardo. Marina tem 21,6 partes do percentual de votos de Eduardo.
Parece que a maior parte dos eleitores de Eduardo não entendem nada do que ele propõe. É um nome novo que alguns eleitores indecisos experimentaram.
No geral, os comentaristas da Agência Estado estão viajando na maionese. Onde está o segundo turno? Onde estão os dados de que o povo está preocupado com a inflação?
Ah, parece que os eleitores da oposição não apreciam muito o Aécio. E que os eleitores da Marina encolheram um pouquinho.

Julio Silveira

Sem entusiasmo de outros tempos, ainda leva meu voto. Mas apenas por que não tenho opções viáveis para o tipo de politica que gostaria de ver implantada no meu Brasil, e o resto é muiiiito pior.

Sagarana

Precisamos dar uma força para a Dilma. Ela precisa dessa candidatura.

Marat

Xiiiiiiiiiiii, o PIG vai ter muuuuuuito trabalho pela frente. Terão de fazer o esforço supremo de deixar o Whisky de lado, e arregaçar as mangas. Se não fizerem o Aécio ganhar, correm o risco de perder a mesada dos consulados e das embaixadas dos EEUU (Império do IV Reich).

Messias Franca de Macedo

“NUMDISSE” QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF É UMA JOIA RARÍSSIMA?! ENTENDA

Jornal: *Randolfe Rodrigues tem patrimônio de R$ 5 milhões

Levantamento de bens publicado pelo jornal Tribuna Amapaense revelaria que o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) tem patrimônio orçado em R$ 5 milhões, em nome de laranjas; nada disso teria sido declarado à Justiça Eleitoral ou à Receita Federal
(…)

*Sim, o tal radicalmente ético (sic) do [radicalmente ético (idem sic)] PSOL!… O mesmo “socialista” que não tem o menor prurido em, por exemplo, participar de reunião de parlamentares vassalos com o capitalista e ilibado (ibidem sic) Gilmar Mendes do *”supremoTF”!…
*”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! À exceção dos ínclitos e catedráticos juristas Ricardo Lewandovski, Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso

EM TEMPO: quando a Heloísa Helena e a BláBláBláMarina se pronunciarem, com veemência, sobre o escândalo, favor avisar ao matuto! Thank you!…

… ENQUANTO ISSO!…

… LÁ VEM O MATUTO TIRADO A CORDELISTA(!):

Oxente, ‘o poste’ “inté” parece o Sol, sô!…

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

… Se a personagem histórica Dilma Vana Rousseff não merece credibilidade… Bom, aí, o negócio é, inopinadamente, implantarmos o Anarquismo, no bom sentido, óbvio! Ou seja, a [“avançada e ‘muderna'”!] sociedade brasileira deve aniquilar todos os Poderes, em essência, opressores e nefastos… Para irromper a hierarquia horizontalizada: nem governantes nem governados! Resta saber se já estaríamos prontos para “encarar essa hora”!…

(… Lula não é mais confiável do que Dilma!…)

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

FrancoAtirador

.
.
O debate ideológico na escuridão, e PT e governo se calam

Por Bob Fernandes, no Terra Magazine e na TV Gazeta

Queda de 8 pontos na avaliação de bom e ótimo para o governo Dilma.
O ruim e péssimo de Haddad sobe de 14% para 21%.
Dilma ainda tem 57% de ótimo ou bom.
É muito, mas a queda é óbvia.

Pesquisadores atribuem à economia, mas é mais do que isso. Se o chamado”mensalão” foi caixa 2 ou maracutia, conta pouco para efeito de análise.
O fato é que o episódio, e o julgamento, tiraram do PT a primazia do discurso ético.

Como é fato também que esse discurso moral, ou moralista, não cabe na boca de nenhum dos grandes partidos.
Quem conhece as entranhas de campanhas e partidos sabe que esse discurso é hipócrita e mentiroso.

Mas o discurso ético não foi a única perda do PT.
Outras vêm sendo impostas sob silêncio cúmplice.
E pouco inteligente.

Direitos da mulher sobre seu corpo. Direitos dos homossexuais.
Direitos dos índios, à parte a ação de aproveitadores.
Meio ambiente, à parte a ação de oportunistas.
Estes, entre muitos outros, sempre foram temas caros ao PT.

Temas que mobilizaram, ao menos, grupos sociais e lideranças que criaram o Partido.
Em nome da manutenção do Poder, agora e já há tempos o que se têm é silêncio e submissão.

Uma ou outra ação isolada, uma ou outra opinião solteira. De resto, falta discurso incisivo, inexiste ação coordenada e objetiva.
Predomina o temor de se indispor.
De enfrentar conservadores ruidosos, gente com dinheiro e mídia fácil.

Da presidência ou do parlamento, das lideranças, não se ouve, não se tem reação à óbvia onda conservadora.
Como se tudo se resumisse à economia.
Como se esse silêncio cúmplice não levasse à progressiva desmobilização.

E o pior é que o silêncio sobre temas polêmicos é generalizado, inclui principais partidos e candidatos.
Aborto, cotas, direitos civis, maioridade penal, índios…

O que hoje teriam a dizer sobre tais temas a presidente Dilma, os pré-candidatos Eduardo Campos e Aécio Neves?
Marina Silva, a quem atribuem posições conservadoras, certamente também tem o que dizer a respeito.

Até aqui, todos seguem o roteiro da política à brasileira:
não entrar em bola dividida; ficar no muro até que se tenha clareza de para onde caminham os eleitores.
O que se tem, de candidatos e partidos, é slogans marqueteiros.

O prêmio que buscam é a manutenção, a tomada ou a retomada do Poder.

Partidos e candidatos esperam pela economia.
Uns torcendo a favor, outros secando.
O custo do silêncio e do muro é a ausência do debate de ideias.
Do debate ideológico.

Em ambientes como esse costuma se impor o que há de mais atrasado.

Quando o debate não acontece às claras, à esquerda e à direita, o que sobra, o que prevalece, é a escuridão.

(http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2013/06/11/o-debate-ideologico-na-escuridao-e-pt-e-governo-se-calam)
(http://www.youtube.com/watch?v=NKJLnhfFUnY)

Jayme Vasconcellos Soares

Infelizmente, Dilma minimiza forças importantes, uma falange que influirá na sua derrota em 2014: a maioria do povo brasileiro, que está vivendo momentos muito difíceis de sobrevivência; a classe média que ela vem acachapando e levando à linha da miséria; os aposentados da Previdência urbana, cujos salários vêm, a cada ano, sendo nivelados com o salário mínimo, um salário que não permite uma existência digna, cidadã. Todos estes segmentos de eleitores em potencial estão politicamente muito mais preparados que nas eleições anteriores, e eles sabem que a Dilma bandeou para uma direita neoliberal interna e externa,a pior elite do mundo, e portanto não tem nenhum compromisso com projeto sério de Nação, que reduza as desigualdades sociais, e traga uma vida mais confortável , cidadã, para o povo brasileiro. Para as eleições em 2014, só resta a volta de Lula!

    Saulo

    Q isso rapaz !!! Deixe de tanto pessimismo !! A Dilma ganha no primeiro turno !!!!

geraldo PT

Esta queda dentro da margem de erro , nem é queda. Os tucanos tentam colocar um discurso de inflação, o que não corresponde à realidade . Clésio falando em inflação . Que é isso companheiro!

Alexandro Rodrigues

Ja to imaginando os debates do primeiro turno sem a Magnifica e a camera focando o espaco vazio com o nome: Dilma Rousseff!

Dilma esta trilhando o mesmo caminho que Marta Suplicy. Marta era bem avaliada em 2004, mas seu personalismo arrogante destruiu sua biografia e ela se transformou no Maluf do PT.

Quero ver a Dilma, quando o bixo pegar, pedir ajuda para a Katia Abreu. Porque o povo que ela hostiliza, diante da sua empafia de velhota burguesa, vai dar a resposta nas urnas. O meu voto e o voto de toda a minha familia ela ja perdeu. Por enquanto voto nulo, por enquanto…

Desce a rampa Magnifica!

    Abel

    Espera sentado, tucaninho. E depois… chooooooora :)

    Alexandro Rodrigues

    Cri cri cri…

    Saulo

    KKK !!!! Tucaninho doente !!!! Chora… chora… mais uma vez !!!!

aluisio dalmarsio

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/06/11/pesquisa-cnt-dilma.htm

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/06/11/pesquisa-cnt-dilma.htm
como que vcs afirmam que esta noticia não da na midia? deu no estadão e em quase todos os jornais e no uol-terra. vcs acham que fizeram algum furo de reportagem. Sejam mais humildes.

    Abel

    Deu que a popularidade da Dilma caiu. Pois é…

lulipe

Vencer eleições no 1º turno e candidato do PT, são incompatíveis…

    Abel

    É triste viver do passado. Só mesmo sendo museu ;)

    Saulo

    Esse alienado vive até hj dessa história !!! KKKK !!!!

nilo walter

Esse senador Clésio não é o que está operando nos bastidores para o Aébrio?

Parece que na Europa/EUA a situação está ótima . Sugiro que se mudem para lá .

Messias Franca de Macedo

… Mais uma do ‘DataFalha’, hein!… Irrecuperável, hein?!…

EM TEMPO: “Que venham 238 ou 239 candidatos e candidatas oponentes [ao Brasil!]! A presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica, será reeleita em primeiro turno! A voz do povo é a voz de Deus!”

LÁ VEM O MATUTO!:

Oxente, ‘o poste’ “inté” parece o Sol, sô!…

BRASIL (QUASE-)NAçÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

kalifa

A grande vantagem da Presidenta é que os seus adversários são muito pior do que ela…o aécinho nãoseiondevo nemondetô….a marina sem nome nem beira!

Santana

E como fica o Data Folha nisso tudo? O Uol/Folha online de hoje tenta explicar estes dados tão discrepantes. E mete os pés pelas mãos. Quem tiver saco para ler mais uma manipulação grosseira do grupo Folha é só acessar

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/06/11/pesquisa-cnt-dilma.htm

Treinando

E óbvio que gente do Psol, do PV, da Marina, vai votar e aumentar esse número para 60% de votos.

Rasec

Ainda bem que os blogueiros que se dizem progressistas não fizeram as análises catastróficas que costumam fazer massacrando a presidenta.
E a pesquisa revelou, ponha aí, que o partido que o povo quer ver no poder é o PT, com ampla vantagem sobre o PSDB, o PMDB e o PSB, nessa ordem! Isso é MUITO importante em época do infindável mensalão!

Deixe seu comentário

Leia também