Chico Alencar: Leilão não ataca “fatores estruturais”

Tempo de leitura: 5 min

Governo DesequiLibra

24/10/2013

Via assessoria do deputado, no Facebook

O maior campo de petróleo já descoberto na história, na área do Pré-Sal brasileiro, foi leiloado anteontem para um consórcio de empresas formado pela Petrobras (que terá direito a apenas 40% do petróleo explorado), a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as estatais chinesas CNOOC e CNPC.

Não há como disfarçar: trata-se de injustificável privatização entreguista de patrimônio nacional trilionário que atenta contra os direitos e interesses do povo brasileiro.

Relaciono as nossas razões para seguir na luta contra esse crime de lesa-pátria. Foram recolhidas, em especial, do Manifesto do Comitê Nacional de Defesa do Petróleo, da Soberania e do fim dos leilões.

1. O Brasil já dispõe de reservas de petróleo conhecidas para mais de 60 anos. A Petrobras já descobriu mais de 60 bilhões de barris no Pré-Sal que nos proporcionarão autossuficiência para dois terços deste século, não carecendo atrair mais investimentos internacionais na área de prospecção. O desafio é investir para qualificar a produção do petróleo já descoberto, em ritmo compatível com nossa capacidade de investir para gerar mais desenvolvimento tecnológico, empregos e produção de bens com maior valor agregado, seja na produção de derivados, seja na produção de novas riquezas. Sempre com o imprescindível e negligenciado cuidado ambiental.

2. “O leilão foi um erro estratégico”, aponta o professor Ildo Sauer, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, “pois junta num mesmo consórcio interesses antagônicos. Os chineses, assim como os norte-americanos, representam os interesses dos consumidores. Trabalham pelo menor preço possível do petróleo. Ao Brasil não interessa uma produção acelerada que contribua para derrubar os preços, como está escrito na estratégia oficial de energia dos Estados Unidos” (Portal “Vi o mundo”, 22 de outubro de 2013). As transnacionais só têm interesse na exportação do óleo bruto, o que gera enormes prejuízos para o país, sem falar na perda de um recurso de imensa importância geopolítica. Exportar “petróleo in natura” é o pior negócio que o Brasil pode fazer. Reproduz-se o círculo vicioso de dependência econômica e tecnológica, e não se aproveita tamanho patrimônio natural como indutor de uma mudança no padrão de desenvolvimento.

3. Edital da Licitação para Campo de Libra eivado de impropriedades e ilegalidades, todas no sentido de favorecer os concorrentes, em detrimento do interesse nacional, como por exemplo:

a) O percentual mínimo anunciado de 41,65% do óleo-lucro para a União, de um campo já descoberto, testado, comprovado e da mais alta produtividade é muito baixo (os países exportadores ficam com a média de 80% do petróleo produzido);

b) Para piorar, segundo observa Paulo César Ribeiro Lima, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, o Edital do leilão estabelece que a parcela da União poderá cair para ínfimos 9,93%, a depender da produção média de cada poço do campo de Libra e do preço do petróleo no mercado internacional. Ou seja: o lucro é amplamente privatizado, e o risco fica com o poder público;

c) “Além do mais”, lembra o economista Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, “do valor arrecadado pela União com esta parcela do ‘excedente em óleo’, apenas 50% serão destinados para educação e saúde. A outra metade será destinada para aplicações financeiras, preferencialmente no exterior (por meio do chamado ‘Fundo Social’), e apenas o rendimento destas aplicações será aplicado nas áreas sociais. Se é que haverá rendimento, dadas as baixas taxas de juros no mercado internacional e a abundância de papéis que podem se mostrar ‘podres’ da noite para o dia, em um ambiente de Crise Global”.

4. “Importante ressaltar também”, aponta Rodrigo Ávila, “que a Petrobrás – que terá uma participação mínima de 30% no consórcio vencedor do leilão – já foi em grande parte privatizada, pois seu lucro é distribuído preponderantemente aos investidores privados, e a parcela pertencente à União deve ser utilizada obrigatoriamente para o pagamento da questionável dívida pública, conforme manda a Lei 9.530/1997”.

5. O direcionamento dos royalties do petróleo para saúde e educação não garante os investimentos necessários para essas áreas. No caso dos poços de petróleo do Pré-Sal, os royalties correspondem a apenas 15% das riquezas auferidas pela extração do petróleo. De acordo com dados da Auditoria Cidadã da Dívida, em 2022 – ou seja, daqui 9 anos – tais recursos ainda representarão apenas 0,6% do PIB, ou seja, valor completamente insuficiente para atendermos a grande demanda social, de aumentar os investimentos anuais em educação dos atuais 5% para 10% do PIB. Para ampliar os benefícios sociais da exploração do Pré-Sal, não bastam royalties: é preciso que todo o petróleo seja nosso! Além disso, para garantir os investimentos necessários em educação e saúde pública, é fundamental que seja realizada a Auditoria da Dívida Pública, cujos pagamentos consomem, todos os anos, cerca de 40% do Orçamento da União.

6. O problema alegado da nossa balança de pagamento com a importação de derivados. A remessa de lucro das mais de 4 mil empresas desnacionalizadas e o pagamento dos mais altos juros do mundo para atrair capitais são importantes fatores que contribuem para o nosso desequilíbrio cambial. A importação de derivados de petróleo decorrente da não implantação de novas refinarias há mais de 30 anos e ao excepcional aumento de nossa frota é um importante agravante. Como resultado disso, a Petrobras está sendo obrigada a importá-los, pagando preços superiores ao que recebe na estrutura de preços nacional, cobrindo sozinha a diferença para não impactar na inflação. Assim está sacrificando sua capacidade de investimento. O leilão não promove a superação dos fatores estruturais que geraram essa situação; pelo contrário, aprofunda-os.

7. A grave questão das escutas e da espionagem. O ato violento de agressão à soberania brasileira, com violações sobre a Presidenta da República e, não menos grave, a espionagem sobre a Petrobras, põe sob suspeição total qualquer processo sério de licitação. Esta é a gota d´água para que os leilões sejam cancelados em caráter definitivo, por viciado em sua origem, inclusive os já realizados.

8. A sociedade, mediante ampla participação democrática, deve manter o controle sobre o ritmo da taxa de exploração do petróleo também devido à necessária preocupação ambiental. Não cabe às grandes empresas decidirem em que medida interessa ou não aos direitos socioambientais de todos os brasileiros aumentar ou não a extração e o uso de combustíveis fósseis. Avançar na mudança da matriz energética é um desafio para a humanidade, ante a mudança climática que nos ameaça.

A extração do petróleo deve ser feita nos limites definidos por um plano estratégico de redução das emissões de carbono, elaborado de forma participativa.

Colocar em leilão o maior campo de petróleo do mundo, descoberto, testado e com risco zero, é algo inédito na história, pois nem país militarmente ocupado entrega petróleo já descoberto.

O Pré-Sal é um recurso que a natureza legou a todo o povo brasileiro e somente preservando suas benesses sob controle democrático e participativo da nação garantiremos um processo virtuoso de desenvolvimento sustentado, com investimentos produtivos para uma melhor e mais justa qualidade de vida de todos os brasileiros.

O Pré-Sal tem que, DEFINITIVAMENTE, ser nosso!

Agradeço a atenção,

Sala das Sessões, 23 de outubro de 2013.

Chico Alencar
Deputado Federal, PSOL/RJ

Leia também:

Reviravolta nas ruas fortalece Dilma para 2014


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jayme Vasconcellos Soares

Brilhante e importante posicionamento do congressista Chico Alencar no que tange ao malfadado leilão do Campo de Libra do Pré-sal: os fundamentalistas do PT não podem negar que este foi dos mais graves atos de traição feitos aos interesses socioeconômicos Brasil! Aqui não pode se misturar tendências partidárias com soberania nacional!

Bonifa

Dizer que a Petrobras tem apenas 40% do petróleo, como se fosse o Brasil que tem apenas 40% do petróleo, é quase má fé. O Brasil vai ficar com 85% do rendimento do petróleo de Libra. Isso sim, é que não é possível negar.

lukas

Não tá de quatro pro PT ou é reacionário ou é “a esquerda que a direita gosta”. Se tá com o PT, a biografia recebe alvejantes e fica limpinha, né Collor?

    Marcilio Serrano

    Lukas,

    É realmente isto..”a esquerda que a direita gosta”. Não basta parecer virgem tem que ser virgem. Uma cambada de hipócritas, criticam por criticar. Quanto ao Collor pelo que me consta não é Petista apenas vota conforme seu interesse(isto também faz parte da democracia). Por favor peça ao PSDB e ao PSB apoiar a Dilma na reforma política, seria o começo da resolução dos problemas. Porque será que não apoiam??
    Agora não entendo porque esta fixação no Collor. Dentro da legislação vigente ele já pagou pelos seus crimes e se retornou foi graças ao voto(também dentro da Democracia). Pelo menos teve peito para encarar as urnas, tem mais com certeza pelo teor dos seus comentários você é um antigo eleitor dele, agora fica posando de ética na política???

    Pior é um ex-presidente que você idolatra e que se esconde atrás da mídia, (encare as urnas) porque se fosse na Argentina e/ou Peru já estaria fazendo companhia a Menem e Fujimori e sem domínio de fato.

    Vamos ser sério nos comentários….

Carlos Dias

Já votei nesse senhor.. Esse senhor foi um dos primeiros a abandonar o barco quando vislumbrou, na época do escândalo fabricado que foi o mensalão, a possibilidade de formal o absurdo psol e usar aquela ridícula situação como plataforma pra se promover… Meu voto ele perdeu e se matriculou na urubologia.. Parece que vai indo bem e em breve vai ser convidado pra formar o time de articulistas e colonistas do PIG…. Triste fim!!
Tem pessoas que vivem demais, o suficiente pra destruírem o que construíram.. não é, Marina, Caê, Latuf??….. a lista é tão grande!

Marcilio Serrano

Este é mais um daqueles dito de esquerda que a direita adora. Se solta ele em Acari não sabe voltar para casa em Santa Tereza. É o famoso Hippie Chic.

Estão caladinho com a questão da Janira Rocha, um bando de hipócritas….isto sem falar no Randoldo (vivia de mãos dadas com Demóstenes inclusive convidando para dar palestras para falar de corrupção “seria trágico se não fosse cômico” em sua terra natal. Somente este inocente que não conhecia o passado do mesmo) e o seu mensalinho que até agora não explicou. O papelão do Marcelo Freixo que falou aos 4 cantos que estava saindo do Brasil por causa de ameaças e mais tarde todos nós ficamos sabendo que estava marcado uma série de compromissos fora do Brasil e já marcado o seu retorno.

Podemos levar estes caras à sério?????

Antonio Victor

Chico Alencar é aquele tipo de político que está sempre contra, por razões que escondem a falta de imaginação sob a capa do idealismo. Políticos assim costumam passar sem deixar quase nada construído. Já está na hora de Chico arregaçar as mangas e construir algo com as ferramentas e a matéria prima disponíveis, em vez de se limitar a marcar posição.

Claudius

1. Se você acha ouro, no quintal, o que você faz ?
Sai na rua e fica gritando para o bando de latrocidas da esquina, armados até os dentes, que tem ouro no quintal de sua casa ?
2. ESQUEÇAM O PRÉ-SAL, ele se foi. Nada agora pode ser feito.
3. Louvemos a genialidade de Getúlio Vargas que mui prudentemente mandou
Monteiro Lobato calar a boca.

mello

Disputa ferrenha entre chico alencar e miro teixeira pelo título de o mais querido do O globo…

Ligia

Sempre votei no Chico Alencar, mas para mim ele foi o maior traira do PT.Nem para sindico voto nele.

Zé Brasil

Chico como eu faço para você me devolver os quatro votos que já desperdicei votando em você indo atrás de seu discurso vazio?

José Neto

Os americanos estāo fora CHICO!!!!!! Você quer que fiqemos sentados em cima do ouro negro até ele perder o valor diante de uma nova fonte energética? Fala demais por nāo ter nada a dizer!!!! Aponte a melhor saída e com números para a gente entender direitinho.

valter moreira figueiredo

O cara em vez de evoluir regride anda pra traz.

Dimas A.M.Renó

Quem sabe quando e (somente quando) o “Big” PSOL conseguir comandar o País, com seus milhões de militantes, eles possam atacar os tais “fatores estruturais” . Quem sabe fazendo uma “aliança estratégica” com o PSDB,Rede,Demo,PFL, UDN…….? Dá licença!!!!!

    lukas

    Onde eu já vi alguém dizer as mesmíssimas coisas?

    Lembrei, os petistas diziam o mesmo, uns 15 anos atrás…

m.a.p

Prezado jornalista
Mais um “cassandrista militante” a caminho do anonimato.

Ricardo G. Ramos

A direita de Neandertal ganha mais um Urubólogo, como PHA do Conversa Afiada define o pitbull da Globo, Miriam Leitão.

    francisco pereira neto

    É por isso que ele está no Psol.
    Por onde anda Plínio de Arruda Gagá? Heloísa Helena, Marina Silva…
    Se eles chegarem um dia ao governo, eles vão fazer o quê? Vão fundar o Psol do B?

Deixe seu comentário

Leia também