VIOMUNDO

Diário da Resistência


Internet terá mais influência que a Globo em 2018
Política

Internet terá mais influência que a Globo em 2018


12/06/2017 - 13h58

Ibope, internet e voto

Jose Roberto de Toledo, no Estadão

12 Junho 2017 | 00h10

Pela primeira vez, uma pesquisa extraiu da boca do eleitor o que urnas e ruas sugeriam mas faltavam elementos para provar: a internet virou o maior influenciador para eleger um presidente.

Sondagem inédita do Ibope revela que 56% dos brasileiros aptos a votar confirmam que as mídias sociais terão algum grau de influência na escolha de seu candidato presidencial na próxima eleição.

Para 36%, as redes terão muita influência.

Nenhum dos outros influenciadores testados pelo Ibope obteve taxas maiores que essas.

Nem a mídia tradicional, nem a família, ou os amigos – o trio que sempre aparecia primeiro em pesquisas semelhantes. Muito menos movimentos sociais, partidos, políticos e igrejas.

Artistas e celebridades ficaram por último.

TV, rádio, revistas e jornais atingiram 35% de “muita influência” e 21% de “pouca influência”, somando os mesmos 56% de peso da internet.

A diferença é que seus concorrentes virtuais estão em ascensão – especialmente junto aos jovens: no eleitorado de 16 a 24 anos, as mídias sociais têm 48% de “muita influência” eleitoral, contra 41% da mídia tradicional.

No total, conversa com amigos chega a 29% de “muita influência” para escolha do candidato a presidente, contra 27% das conversas com parentes.

Movimentos sociais alcançaram 28%.

A seguir aparecem partidos (24%), políticos influentes (23%), líderes religiosos (21%) e artistas e celebridades somados (16%).

Por que a internet tem um peso tão grande na eleição?

A constatação do Ibope é importante por levantar essa questão, mas, sozinha, não é suficiente para respondê-la.

Outras pesquisas baseadas em resultados eleitorais e estudos empíricos ajudam a entender o fenômeno, mesmo que indiretamente.

Lançado em 2016 nos EUA, o livro “Democracy for Realists” vem provocando polêmica por contestar o conceito popular de que, na democracia, o eleitor tem preferências claras sobre o que o governo deve fazer e elege governantes que vão transformá-las em políticas públicas.

Para os autores, e dezenas de fontes que eles compilam, não é bem assim.

O “do povo, pelo povo, para o povo” funciona na boca dos políticos, mas não na prática.

No mundo real, pessoas elegem representantes mesmo cujas ideias e propostas estão em desacordo com o que elas pensam.

Não fosse assim, os congressistas brasileiros deveriam sepultar em vez de aprovar as reformas da Previdência e trabalhista, rejeitadas pela maioria dos que os enviaram para Brasília.

Segundo Achens e Bartel, o eleitor não vota em ideias, mas em identidades.

Elege quem ele imagina que representa o seu lado contra o outro – sejam quais forem os lados. É aquela piada irlandesa. “Você é católico ou protestante? Ateu. Mas você é ateu católico ou ateu protestante?”.

Ou seja: de que lado está?

Nos EUA, essa linha é mais fácil de traçar porque as identidades se resumem, eleitoralmente, a duas legendas.

Mesmo na disruptiva eleição de Trump, 95% tanto de republicanos quanto de democratas votaram nos candidatos de seus partidos.

E no Brasil, onde dois em cada três eleitores dizem não ter preferência partidária?

Nas eleições de 2004 a 2014, a geografia separou petistas de antipetistas.

Bairros, cidades e Estados mais pobres ficaram majoritariamente de um lado; enquanto moradores dos locais mais ricos, em geral, ficaram do outro.

Em 2016, não mais. A internet misturou e segue confundindo essas fronteiras.

A construção de identidades virtuais via Facebook e Twitter aproxima forasteiros e afasta vizinhos.

Proximidade física importa, mas menos.

Quanto mais tempo ele passar online, mais a internet influenciará o eleitor.

O celular bateu a TV também na urna.

Leia também:

Aécio vai continuar recebendo salário de R$ 33 mil mensais





4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Lukas

16 de junho de 2017 às 08h18

Contudo, muito do que vai no Twitter e no Facebook é oriundo da mídia tradicional. O eleitor toma conhecimento pelas redes sociais mas origem é a mesma de sempre.

Responder

Eu

14 de junho de 2017 às 01h42

Lamento, mas não posso concordar. Os vieses de interpretação dos resultados, apesar de não explicitados pelo jornalista, são visíveis a olho nu.

Não se diz como foi constituída a amostra estudada (idade, escolaridade, local aonde vive, momento da pesquisa, etc), algo bem diverso e muito mais importante para definições de perfis de intenção que a mera resposta a uma questão isolada. Que, como lemos, não se sabe como foi apresentada ao pesquisado; é fato sabido que a proximidade a outras questões ou abordagens podem influenciar sobremaneira a forma de responder a um determinado item de um questionário.

O rótulo “mídias” é bastante genérico e pouco esclarecedor, podendo causar confusão, do mero desconhecimento do termo (não sabemos, repito, como era o perfil dos entrevistados; tente falar de mídia em uma comunidade e veja o que cada um responderá) ao fator de confusão causado pela mistura de diferentes plataformas de comunicação. Separe jornais escritos, televisão e rádio e teremos respostas bem distintas, dependendo novamente de que circunstância cerca o pesquisado. Inclusive, a generalização da expressão “mídias sociais” pode levar a uma confusão ainda maior, podendo até invalidar a separação dos termos “mídias” e “redes sociais”, dependendo de como foi esclarecido ao avaliado. Mas o principal ainda é o mesmo: a conclusão pela importância da internet oblitera a diferença imensa entre uma plataforma de acesso (web) que ainda atinge menos da metade da população brasileira, frente a um veículo presente em 98% dos lares do País. Quem é mais eficaz em atingir corações e mentes?

O “wishfull thinking” de ver a internet assumir o peso ponderado da TV de sinal aberto ainda é apenas desejo não realizado, a não ser que o jornalista considere que só interessam respostas de pessoas que disponham de acesso a todos os veículos citados. Mas aí não estaríamos mais falando de Brasil, ou estaríamos restringindo a intenção de voto ao modelo censitário, considerando apenas habitantes urbanos e excluindo os rincões e interiores mais afastados do País.

Vindo do Estadão, nem me surpreenderia se fosse este o caso.

Responder

Mont del Excrement

14 de junho de 2017 às 01h22

essa é discussão tola. A quem interessa é trazer suas fontes de recursos públicos para internet e a internet ter mais capacidade de produzir imbecil do que tem as outras mídias

Responder

CLÁUDIO PEREIRA PINHEIRO

12 de junho de 2017 às 21h39

“AINDA HÁ TEMPO!” “DESESPERADAMENTE!”

“ABAIXO O GOLPE JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

“O GOLPISMO É CÍNICO BANDITISMO!

“O POVO NO PODER JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

“FAÇAMOS FÉ!”

“BOA NOITE MEU BRASIL VARONIL!”

“BOA NOITE MEUS BROTHERS E SISTERS!”

“URGENTÍSSIMO!” “URGENTÍSSIMO!”

“O GOLPE SE AGIGANTA DIA A DIA!”

“NÃO SOBRARÁ PEDRA SOBRE PEDRA!”

“AINDA HÁ TEMPO!” “DESESPERADAMENTE!”

“LEVANTA BRASIL VARONIL, A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”

“OU SEREMOS TACHADOS COMO GERAÇÃO VERGONHA!”

“MINISTRA CÁRMEN LÚCIA, COLOCA O PROCESSO QUE ANULA O GOLPE EM PAUTA!” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

“O STF DEU UMA “FRAQUEJADA” E APOIA O GOLPE?!!!”

“STF, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, É HORA DE CORRESPONDER À SATISFATÓRIA REMUNERAÇÃO PAGA PELO POVO TRABALHADOR DO BRASIL VARONIL!”

“VAMOS LÁ SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”

“CORAAAAAAAGEM…!!!”

“STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”

“STF, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, COLOQUE EM PAUTA PARA JULGAMENTO, O PROCESSO QUE, JULGADO CORRETAMENTE, LEVARÁ A NOSSA PRESIDENTA DILMA DO BRASIL AO CARGO DE QUE É, LEGITIMAMENTE, TITULAR: PRESIDENTA DO BRASIL.”

“É HORA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CUMPRIR O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO!” O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DA DEMOCRACIA!”

“TEM-SE QUE BANIR ESSES SALAFRÁRIOS GOLPISTAS, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!”

“O PLANETA EXIGE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

“O MONSTRO É HORROROSO, DESUMANO E PROFUNDAMENTE CRUEL!”

“TEREMOS MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!”

“A DITADURA QUE ESTÁ SE INSTALANDO MAIS E MAIS, VAI MATAR MUITA GENTE DE FOME E DOENÇAS!”

“ISTO, SEM FALAR NA BRUTAL E CRIMINOSA VIOLÊNCIA POLICIAL,CONTRA AQUELES QUE BUSCAM, HEROICAMENTE, RESGATAR A NOSSA DEMOCRACIA, COVARDEMENTE, ARREBATADA!”

“TODA PROTEÇÃO PARA O NOSSO LULA DO BRASIL!”

“ORDEM JUDICIAL ILEGAL, NÃO DEVE SER CUMPRIDA,

JAMAIS!” “MUITO MENOS, SER ACATADA!”

“A EXTENSÃO DO GOLPE É AINDA IMPREVISÍVEL! É UM SOMBRIO MISTÉRIO!”

“HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!”

JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

“BOA NOITE MEU BRASIL VARONIL!”

“BOA NOITE TRABALHADORES DO NOSSO AMADO BRASIL!”

“ESQUERDAS DO BRASIL E DO MUNDO, MAIS UM DIA DE LUTAS!”

“ESQUERDAS UNIDAS, JAMAIS SERÃO VENCIDAS!”

“FORA TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

“FORA BANDIDOS GOLPISTAS CORRUPTOS!”

“FORA GOLPISTAS VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”

“O PRÉ-SAL É NOSSO!”

“O PETRÓLEO É NOSSO!”

“O FAMIGERADO E SANGUINÁRIO “TIO SAN”, PARTIU PRA CIMA DAS NOSSAS RIQUEZAS COM TODA FÚRIA!”

“FORA OS GOLPISTAS VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”

“SOBERANIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

“O BRASIL É NOSSO!”

“OH! PÁTRIA AMADA MÃE GENTIL!”

“VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!”

“DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”

“ABAIXO O GOLPE JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

“AS ESQUERDAS DEMOCRÁTICAS REVOLUCIONÁRIAS, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, SÃO A NOSSA REAL GUARIDA!”

“ESQUERDAS, AMPARO DO POVO EM GERAL!”

A “DIREITONA EMPEDERNIDA” É, NA MAIS PURA VERDADE, um “puta pau no orifício anal de quem exita, vacila, de quem bobeia.

GENTE BOA,

MEUS BROTHERS E SISTERS,

“LULA DO BRASIL E DILMA DO BRASIL, ENTENDEM MUITO BEM DE FOME E SOBRE FOME! TIRARAM MILHÕES E MILHÕES DE BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS DA MISÉRIA ABSOLUTA!”

“SIM, HEROICAMENTE, TIRARAM O NOSSO BRASIL VARONIL DO VERGONHOSO E CRUEL, DO IGNOMINIOSO, DO DESONROSO MAPA DA FOME NO MUNDO! OH! GLÓRIA! VIDA QUE SEGUE! AMÉM!”

“FORA TEMER/CUNHA!” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

“DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”

Responder