Alipio Freire: Não basta demitir; é fundamental investigar e processar

Tempo de leitura: 6 min

por Alipio Freire, especial para o Viomundo

Temos novo ministro da Defesa: o ex-ministro de Relações Internacionais, o diplomata Celso Amorim.

Acertada (muito acertada) a decisão de demitir o doutor Nelson Jobim, assumida pela presidenta Dilma Rousseff.

Acertada (muito acertada, também) a escolha do embaixador e ex-ministro de Relações Internacionais do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim.

Desta vez o doutor Nelson Jobim, ministro da Defesa desde o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que o alçou a essa condição em 2007, e  garantiu sua permanência no atual Governo) pediu demissão do cargo que jamais deveria ter ocupado. Talvez (e é bem provável), esteja de olho na Prefeitura de alguma Capital nas próximas eleições. Se for isto (ou qualquer outro plano sinistro), para o bem dos trabalhadores e do povo brasileiro, meus votos de absoluto insucesso.

Aliás, meu voto de insucesso em qualquer plano  que tenha para sua carreira política e de homem de negócios (sempre escusos).

Explico: um elemento que fraudou o texto da nossa Constituição (um falsário), introduzindo adulterações (emendas não votadas) para beneficiar banqueiros credores da nossa dívida externa; que, na Presidência do STF, ficou famoso pelo engavetamento de processos, como aquele que definiria se os bancos deveriam ser julgados pelo Código de Defesa do Consumidor; e que, para se tornar ministro – juntamente com os seus parceiros, nas sombras – forjou um agravamento da crise nos aeroportos (o tal “caos aéreo”) até provocar a queda de uma aeronave, matando (na verdade um assassinato em massa) cerca de 200 pessoas em São Paulo, jamais deveria ocupar qualquer cargo numa República: esses episódios (entre tantos outros que poderíamos elencar) são suficientes para se perceber um caráter cínico, sem escrúpulos, sem limites.

Mais que isto, esses episódios são suficientes para que fosse processado, preso e cumprisse pena. Impensável uma pessoa com esse currículo acabar exatamente dirigindo as nossas Forças Armadas – responsáveis ela garantia da Constituição, da legalidade e das nossas fronteiras. Impensável um elemento com esse histórico ser candidato a qualquer cargo eletivo, sobretudo se a estratégia for acumular “cacife” para uma possível candidatura à Presidência em 2014.

Não é à toa que o PSDB já pretende que ele se filie às hostes tucanas. Não é à toa que o beletrista, ex-presidente e atualmente senador José Sarney saiu em sua defesa durante o ataque de misoginia que o doutor Jobim desferiu contra ministras do Governo da presidenta Dilma Rousseff que, ao tentar desqualificar a condição de mulheres, visava à própria presidenta. Desrespeitar e desafiar publicamente aqueles aos quais deve lealdade – trair – tem sido a regra na carreira desse senhor. Trair sempre a serviço da “oligarquia financeira transnacional” que pretende mandar de modo absoluto no mundo, mesmo agora que a grande crise nos EUA e países da Europa deixa mais que evidentes os resultados desse des/mando.

Provavelmente o poder de chantagem – hoje edulcorado sob o nome mais sofisticado e  palatável de “dossiês” – combinado  com o poder de compra de “almas” financiado pela banca internacional, explique os sucessos e impunidades que vêm sendo conquistados pelo doutor Nelson Jobim. Mas isto, somente um profundo inquérito e investigação poderão nos dizer exatamente.

Seria necessário um trabalho de pesquisa com a seriedade e envergadura daquele desenvolvido pelos professores Adriano Benayon e Pedro Dourado Rezende procederam com relação à fraude no texto da Constituição (http://paginas.terra.com.br/educacao/adrianobenayon/fraudeac.html).

Ainda a este respeito (num país que insiste em não ter memória, e de não julgar seus criminosos de alto coturno – como acontece na discussão da Comissão da Verdade que deveria apurar os crimes contra os Direitos Humanos, julgar seus executores e mandantes e puni-los nos termos da lei), vale a pena lembrar (e reler) a grande catilinária do ex-governador e então presidente Nacional do PDT Leonel Brizolla, publicada pelos jornais O Globo, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, Zero Hora e Extra, em suas edições de 9 de outubro de 2003.

O “caos aéreo”: um cálculo frio

Quanto ao “caos aéreo” (2006-2007) que o ungiu  ministro da Defesa, embora houvesse naquele momento problemas de mesma origem em todo o mundo – sempre resultantes do modo de operar das empresas privadas de aviação – no  Brasil, ele foi elevado aos píncaros, numa campanha onde se misturavam orquestradamente a grita “democrática” e “moralizante” da grande mídia comercial e sabotagens (denunciadas, mas não investigadas naquele momento) no setor de  operação e controle de vôos. Uma clara conspiração entre empresários do setor, políticos da aliança Dem-Tucanos, todos os interessados na privatização dos nossos aeroportos/Embraer, acobertada pela sensação de pânico potencializada por recursos midiáticos, capaz de ‘naturalizar’ qualquer medida de força que se tomasse sobre o assunto: algo na mesma linha dos noticiários atuais sobre crimes e catástrofes que têm como perspectiva final a militarização do Estado e de mega repressão contra os mais pobres que vivem nas periferias das grandes cidades.

O que aquelas forças pretendiam de fato – como programa mínimo imediato – era a deposição do ministro Waldir Pires e nomeação de um outro, capaz de defender e levar a cabo (sem qualquer escrúpulo) seus objetivos: doutor Nelson Jobim.

O jogo perverso encontrará seu momento mais dramático quando, no dia 17 de julho de 2007, o AirBus da TAM, vôo 3054, que decolara de Porto Alegre rumo a São Paulo, ao aterrisar, deslizou na pista molhada do aeroporto de Congonhas e, sem controle, atravessou a Avenida Washington Luís, chocando-se em seguida com um prédio, incendiando-se. Das 199 pessoas a bordo, todas tiveram morte imediata.

Nove dias depois, em 26 de julho de 2009, toma posse no Ministério da Defesa, doutor Nelson Jobim, “O Probo” – como pretendem seus colegas de ramo, com a mídia pacificada, e um “caos aéreo” já arrefecido. Empossado, já na sua primeira manhã na condição de ministro (27 de julho), às 8h30, desembarca em São Paulo em trajes típicos de bombeiro, visita o Aeroporto de Congonhas, inspeciona a pista e os destroços do Airbus da TAM. Passo seguinte, visita (não protocolar) ao governador José Serra no Palácio dos Bandeirantes…

No Ministério da Defesa

Ao longo do Governo do presidente Luiz Inácio, seu perfil de provocador se manifestou permanentemente, e sempre que ele quis. Como já descrevemos acima, já começou seu mandato e assim prosseguiu, afrontando a nossa Constituição, travestindo-se com uniformes militares – um ministro da Defesa civil foi uma importante conquista da nossa Constituição. No momento em que o ocupante desse cargo assume e se adorna com os símbolos da velha ordem (no caso, da ditadura), está mais que dito a que veio: já aí o presidente Luiz Inácio, que jamais deveria tê-lo nomeado, teve a chance e deveria tê-lo demitido. Não o fez.

Prosseguindo cinicamente em suas provocações e desrespeito àqueles a quem devia lealdade, chegou ao ápice do desrespeito a todo o Governo do presidente Luiz Inácio, ao tentar – às vésperas do 31 de dezembro de 2009, quando as instâncias do poder e as organizações da sociedade civil brasileira estavam desmobilizadas – um golpe contra o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). O ministro Vannuchi lançara, poucos dias antes do Natal daquele ano, o Terceiro Programa Nacional dos Direitos Humanos (3ºPNDH), aprovado e assinado pela maioria esmagadora dos ministros. O ministro Vannuchi não caiu, mas o presidente Luiz Inácio concedeu que o 3ºPNDH – elaborado e aprovado a partir da participação de representantes da sociedade civil de todo o país – fosse mutilado ao belprazer do doutor Nelson Jobim que, na ocasião, ameaçou se demitir, com uma carta supostamente assinada pelos comandantes das três armas. Quando afirmo supostamente, refiro-me sobretudo ao comandante da Marinha, cuja assinatura – à época – foi desmentida publicamente, questão que jamais foi esclarecida a contento. Ainda que, com menos ênfase, e sem qualquer declaração oficial, comentários do mesmo tipo tenham rondado a veracidade da assinatura do comandante da nossa Força Aérea. Além de ter como alvo o próprio 3ºPNDH, o golpe do impune doutor Jobim visava a disputa eleitoral de 2010 na qual, não por acaso, a campanha do candidato derrotado à Presidência, acabou elegendo como um dos seus eixos, a questão do aborto.

Amigo pessoal e correligionário político-pessoal do candidato derrotado, nitidamente apoiador da sua campanha, sequer foi afastado do cargo durante aquele ano eleitoral (2010). Apenas, por orientação do presidente Luiz Inácio, retirou-se para um exílio dourado em Miami, onde certamente não se dedicou a esportes de verão, de primavera ou de inverno. Não perdeu tempo: além de muito provavelmente ter prosseguido em conspirações com aqueles contra os quais deveria defender nossas fronteiras, às vésperas do segundo turno, declarou publicamente que, não importava o candidato que fosse eleito, ele poderia ser o ministro da Defesa. Aliás, precisaríamos saber ao certo quais e como foram pagas suas despesas no balneário de luxo dos EUA, e da constiutucionalidade dessas despesas e pagamentos.

Mestre nesse tipo provocações, falcatruas e outros crimes (como a cumplicidade na morte dos passageiros do AirBus da TAM resultante do pânico que construiu e promoveu com seus comparsas a partir do “caos aéreo”), recentemente, em suas entrevistas, passou a fazer sucessivas investidas e provocações contra a presidenta Dilma Rousseff.

Caiu.

Talvez tenha querido exatamente isto.

Muito provavelmente tratará de sua candidatura para o próximo ano.

Ainda assim, sugiro que continuemos atentos para outros possíveis movimentos: o doutor Jobim é um provocador e é capaz de tudo.

De todo modo, e de imediato, Porto Alegre que se cuide.

Mas, exatamente por tudo isto, temos muito a comemorar.

Parabéns, presidenta Dilma Rousseff.

Bem-vindo, ministro Celso Amorim.

Alipio Freire  é jornalista, escritor e artista plástico. Integra o Conselho Curador do Memorial da Anistia (em Belo Horizonte) e a diretoria do Núcleo de Preservação da Memória Política.

Charles Carmo: Dilma se livrou de um inimigo dentro de casa

Fátima Oliveira: Churrasco de vitelo à moda de Santa Maria

Aqui, uma homenagem musical ao Nelson Jobim

Estadão derruba Amorim e coloca os tanques na rua: saudade das quarteladas

Mauro Santayana: Brasil se consolida como República

Uma janela no pensamento estratégico de Dilma Rousseff


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio_Passos

O jobim é a cara da nossa direita entreguista.
Com este histórico de fraudador e a tara de se vestir de rambo… deveria virar colunista da revista veja.
É bem o nível dele.

AntonioMA

O bufão já vai tarde, mas a história do avião da TAM foi nuito diferente da que se contou nesse artigo.

FrancoAtirador

.
.
O Alípio chamou a atenção para uma possibilidade
que poderá se concretizar como fato
nas eleições municipais de 2012:
"PORTO ALEGRE QUE SE CUIDE!"
.
.

Josè M. Medeiros

O pig agora esta indicando a fonte, deu num jornal da Agentina, fonte anonima deixarà de ser citada

Talavares

Uma besta maçônica a menos nesse governo. Vai tarde.

Regina Braga

Maravilhoso o texto…Tudo o que estava me preocupando…O Ministro sair atirando,como? Prá ser o bom,no meio de idiotas e fraquinhos? Nãooooooooooo.Chega de Complexo de Pinochet…Good-bye,caótico demotucano.

walter melo

concordo TOTALMENTE com as suas palavras. só não entendo porque tantas velas para um defunto tão podre (no PIOR sentido, é claro).
pô o "cxara" ( no pior sentido, é claro) é fraudador confesso da constituição. que moral tem?????????????

Fabio_Passos

Excelente análise sobre quem é e o que significa este jobim.
já vai tarde o trampa.

paulo chacon

Se o "marechal"jobim está pensando em sair candidato a alguma prefeitura, certamente não será em Porto Alegre. Até por ser gaucho e conhecido por lá, jamais seria eleito . Já , aqui em São Paulo, tem todas as chances. O paulita/paulistano adora votar em canalhas. Veja a lista: Ademar, Janio, Maluf, Pitta, Serra, Alckmim, Kassab .

mquadros1

Trair não combina com militarismo, mas foi o que ele fez com sua presidenta. Ainda bem que "pediu" demissão.

Maria Luisa Franchi

Vem vindo Ministro Amorim. O resto é página virada!

francisco.latorre

esplêndido.

caosaéreo. golpe aeronáutico.

bom esclarecer. pra não acontecer de novo.

..

Juliano

não sei pq Lula manteve esse sujeito no ministério, talvez rb preso? Dilma fez muito bem em demitir esse senhor. se a grande massa tivesse a malicia de perceber o que acontece nos bastidores do poder, como esse senhor que publicou o post, nosso país estaria salvo!!!! Viva a Dilma, só de ter se livrado desse canalha, já valeu meu voto!!!

Leonardo

Eu estive imaginando umas coisas…

Um passarinho verde me diz que o Jobim poderá vir a ser candidato na eleição de 14. Tudo que aconteceu envolvendo esse ex-ministro nos últimos meses é estranho até demais, eu diria.

Podem rir de mim agora à vontade, mas quem sabe eu nao estou certo?

    Leider_Lincoln

    Troll, troll, troll… Pegou a mania do Estadão, de citar "fontes" anônimas que ninguém sabe quais são só para alavancar teses?

    Leonardo

    Não tem fonte, pois o que falei nao é notícia, ô lerdinho. Foi apenas uma ilação.

    Aprende a entender o que está lendo!

    Que coisa complicada conversar com esses tipos…

    El Cid

    agora desconversa… mais um da escolinha da Tia Carmem !!!

    larga de ser fingido, pois você bebeu dessa latrina aqui ó:
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,milit

    ilação… conta outra, vai !!!

    El Cid

    "Podem rir de mim agora à vontade, mas quem sabe eu nao estou certo?"

    se for por essa idiotice dita no último parágrafo, não vou rir…. é que sinto pena de você…

Luiz

Ainda bem que eles não são loucos o suficiente para derrubar um avião cheio de passageiros para montar suas estratégias políticas e de poder. Ainda bem! Os americanos parece que até fazem isso, mas são os americanos.

Klaus

Quais as fontes do autor do texto para as acusações do 6º § ??? Até onde eu sei, Nelson Jobim admitiu que fraudou a Constituição, mas não disse que artigos. Como o autor sabe? Como pode imputar a ele a morte de 200 pessoas no acidente da TAM? Pronto pra provar num tribunal suas afirmações? Texto apenas rancoroso e que mostra o baixo nível do autor. A repercussão do texto vai ser mínima, muito provavelmente Nelson Jobim nem vai tomar conhecimento, mas caberia uma LEY DOS MEDIOS nestas afirmações, não? Ops, desculpem, esqueci, LEY DOS MEDIOS e só pro PIG, os amigos da blogosFERA estão liberados pra mentir a vontade, não? Foi mal!

    ZePovinho

    Ele fraudou a parte de direitos individuais e o artigo 166(atual) que trata de juros da dívida pública.

    anna db

    Réu confesso de fraude: http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/fraudeac.html
    Jobim e Militares: Identidade na impunidade.

    ZePovinho

    O marido da minha sobrinha foi aluno de direito de Jobim,na UnB.Ele disse para mim que o Jobim,dentro de sala de aula, admitiu que mexeu no artigo 5° da CF88 depois que a Assembléia Nacional Consituinte de 1987 o tinha votado.
    Alguém aí pode confirmar a história,para saber se é verdade??

    Leider_Lincoln

    Nossa, Klaus, que lindo suas preocupações com a verdade… E o Anastasia? Governando?!?

    Klaus

    Não, foi ao show do Itamar Assunção no Palácio das Artes.

    El Cid

    Herr Troll das Gerais, depois dessa tentativa de ser comediante , você merece um fundo musical:

    [youtube MCDJZC0_Co0 http://www.youtube.com/watch?v=MCDJZC0_Co0 youtube]

    francisco.latorre

    magdo. patético.

    ..

    Leonardo

    Falou bem.

    Baixo nível e rancor definem esse texto.

Sagarana

Concordo, e a lista é grande, muito grande, enorme…

zata2ltb

BRASÍLIA – A indicação do ex-chanceler Celso Amorim para o Ministério da Defesa já está provocando reações contrárias em Brasília. Militares dos altos comandos das Forças Armadas consultados pela reportagem consideraram esta "a pior escolha possível" que a presidente poderia ter feito.

Segundo esses interlocutores, Amorim contrariou "princípios e valores" dos militares nos últimos anos quando esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores e até ex-ministro Nelson Jobim contornava as polêmicas causadas por decisões "completamente ideologizadas" de Amorim. Essas fontes questionam por que o governo decidiu colocar de novo um diplomata sobre os militares. Eles lembram que isso não deu certo com José Viegas e "não vai dar de novo". Para esses militares, a decisão da presidente foi precipitada, mas vão ter que engolir.

    Panambi

    O PiG disse que alguém disse que disseram que ouviram falar que alguém falou que falaram…e virou verdade. Dá um tempo…

    zata2ltb

    Isso só foi uma citação de uma reportagem que possui um assunto com o mesmo tema.
    Não venha querendo causar confusão, estamos aqui apenas para discutir o assunto.

ZePovinho

Nelson Jobim é homem dos Estados Unidos.Trabalha para eles e,por isso,o embaixador dos EUA disse que ele era "….de confiança".
Resta saber se os EUA colocam dinheiro em contas secretas de Jobim na Suiça.

Morvan

Boa tarde.
Esclarecedor texto. Brilhante (não, não é aquele brilhante, segundo o FHC).
Não nos esqueçamos também das "conversas íntimas" entre este X09 e os estadunidenses, onde ele – certamente – entregava a rapadura para eles. Os nossos "hermanos" estadunidenses devem saber de muita coisa sobre as nossas defesas e sobre planos estratégicos do Brasil…

Tem de execrar esta persona non-grata, mostrar quem é este antipatriota e fazer campanha pesada de esclarecimento à população, caso este crápula se candidate a qualquer coisa.
O Brasil, desde ontem, dia quatro de agosto do ano de dois mil e onze, tem um Ministro da Defesa – do Brasil; para o Brasil.

habent minister defensionis.

Parabéns, de novo, ao autor do texto.

Morvan, Usuário Linux #433640.

Otacilio

Na opinião de Lula, que em entrevista em Bogotá, comparou Jobim a Pelé: "Jobim é o homem que tem conduzido o Ministério da Defesa com muita grandeza. Um trabalho excepcional. Mas se até o Pelé não estiver jogando bem, o técnico tira", anotou. Lula reconheceu, entretanto, haver motivação suficiente para a queda, pois suas declarações "criam uma situação constrangedora". Antes, Lula julgou as declarações incompreensíveis: "Tem coisas que a gente não compreende. Por que falar de outros ministros? É tão mais fácil falar bem das pessoas".

    Vlad

    Pois é.
    Mas isso os bloguiados abstraem.

Rodrigo Leme

Quando um petista defende investigar alguém eu tenho que pegar o lenço, pois certamente vou chorar de tanto rir.

    Alexei_Alves

    trollzinho trollzinho, quem você pensa que engana???
    Vá comprar um bandaid pra colocar no seu cotovelozinho.

    Leider_Lincoln

    Fala assim com ele não! Senão ele chama a Soninha…

    Panambi

    Todo mundo já conhece o trollzinho "dois´pé no saco" do Rodrigo…

    Julio Silveira

    Francamente Rodrigo, admito que voce possa até debochar, mas que tudo o está escrito é verdade isso voce sabe que é, inclusive a parte de ter escrito trechos na constituição foi também inconfidencia do próprio Boquirroto. Ou voce defende a canhestrice desde que sejam dos seus? Tente melhorar o nivel do debate meu caro, se voce me permite o meu caro.

    Rodrigo Leme

    Sabe quando o nível do debate melhora? Quando todo mundo defende investigação de tudo. Crime de petista nunca existiu, de petista é sempre fato consumado. Enquanto for assim, não vou ser eu quem vai elevar o nível do debate.

Deixe seu comentário

Leia também