Fátima Oliveira: Churrasco de vitelo à moda de Santa Maria

Tempo de leitura: 3 min

por Fátima Oliveira, no Tá Lubrinando

– Maria Helena, mande anunciar na “voz” que vamos comer um vitelo assado na brasa logo mais à noite aqui na porta de casa…

– Pucardiquê, hein Dona Lô?

– Ora veja, porque estou alegre! Ande, siá! Leve o papel lá pra Zeca da Voz. Já escrevi, escute aí e veja se ficou bom… “Às amigas e amigos de Dona Lô: todo mundo convidado para logo mais na boquinha da noite comer um pedacinho de vitelo assado na brasa. No terreiro da casa dela. Só pra comemorar mais uma vitória da presidenta Dilma Rousseff contra o machismo: ela mandou o ministro Nelson Jobim arrumar as trouxas”.

– Mas Dona Lô, disse no rádio indagorinha de tarde que ela vai mandar… O home ainda não caiu.

–  Quêquisso Maria Helena? Tá duvidando e mim, oxê! De hoje ele não passa… Tanto que pedi a Zé Vaqueiro, desde mais cedo, que deixasse o vitelo no jeito. Chega jazim com ele aqui. Já deve ter saído lá da Matinha. Vai chegar ao ponto de ir pras brasas.  Deixe de contar preguiça. Está tudo no jeito. Vai ter só de lavar as louças. Mais nada.

– …

– E cuide de acender o fogo também. O braseiro tem de estar pronto logo. Depois que mandei matar meu vitelo, Dilma não vai dar pra trás mesmo. De jeito maneira! Só mandei preparar porque tenho certeza! Avie logo, menina! Ligue aí do meu celular pra Zeca da Venda mandar quatro grades de cerveja bem geladinha, véu de noiva mesmo!  Hoje todo mundo vai comer e beber por minha conta, à folote.

–…

–  Entendeu Maria Helena? Pois cuide logo…

–…

–  Quem é?

–  Seu Pedro de Dona Estela. Dizque tá querendo falar com a senhora… Vai atender?

–  Está bem! E zune daqui, menina! Daqui a pouco o povo começa a chegar…
Maria Helena saiu resmungando entredentes: “Num guento essa mulher maluca que tudo faz festa e a trabalheira sobra pra mim. ‘Quem tem com que me pague não me deve, nada!’ Outra festa assim ligeirinha nas coxas, eu caio nas abas do mundo”…

–  Eu não disse Pedro que o Jobim estava no “pendura saia”? Um minutinho…

– Ô Maria Helena, minha filha, diga ao motorista que vá buscar o sanfoneiro… Sim, Seu Misael tocador! Ele vem dar uma tocadinha aqui pra animar o povo.

– …
– Não Pedro! Não é propriamente uma festa. É uma comemoração! Celebrar em grande estilo a saída do eleitor do Serra do governo.

Só isso. Nada mais. Ele era um estranho no ninho e fazia questão de dizer. O cabra estava abusado demais! Estou tão alegre que até vou dançar forró. E vou dançar até cansar… Ah e também saiu indagorinha nos jornais que Dilma está com 71% de aprovação popular. A mulher né mole, não! E fica Jobim querendo cantar de galo?

– Oxê e eu pensei que a senhora estava meia política com Dilma por causa dessas coisas de saúde da mulher…

– Estava não, Pedro! Ainda estou. Eu e um monte de mulheres que pensam. Homens também. Mas cada coisa em seu quadrado. A peleja é pro governo avançar. Nada mais. Nunca esqueça que ideologicamente o Governo Dilma é um governo em disputa. Estamos disputando e combatendo o bom combate. Nada a ver com fogo amigo. É outro departamento! E vamos continuar pelejando pra tirar a presidenta da tutelagem do Vaticano… É um ajuste que precisa acontecer…

– “Devagar se vai ao longe”, ou não é? Esse governo que tá aí é muito meu também. Lutei por ele. E muito! Diferente de Jobim,que nem votou em Dilma e ainda era mi-nis-tro. Não sei onde Lula estava com a cabeça, minha Santa Maria Madalena!

–…

– Vitelo à moda de Santa Maria? Como é? Sei lá Pedro, eu inventei agora! Jobim é gaúcho de Santa Maria, né não? Depois escreverei a receita, oxê! Se acalme que no dia em que você vier aqui vou fazer um… Que não vou perder de apreciar você se fartar de comer o prato que fiz para comemorar a jornada de Jobim pra longe das estrelas… E não me interessa quem vai pro lugar dele, desde que ele não fique. Pensarei depois. Merece passar uns dias meditando em Santa Maria para ver se por esses meios aprende a ser menos machista. Isso que Dilma fez, culturalmente, tá valendo por mais de cem Marchas das Vadias: demitir um ministro por declarações machistas (“… a Ideli é muito fraquinha e Gleisi nem sequer conhece Brasília”…)! Não há o que pague… Aí, Freud me abana!

Charles Carmo: Acordando sem o inimigo.

Leia aqui o trecho de entrevista que derrubou Nelson Jobim

Humor: A mistura do Bozó com o Rolando Lero


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

nomes de bebes

gostei do texto, parabens

Tetê

Essa Dona Lô, essa Dona Lô. Critica, critica, mas na hora H não falha. É Dilma até debaixo d'água

francisco.latorre

esse governo é muito nosso.

não tem pra ninguém. brasil na cabeça.

..

Dani

Lula foi na mosca, até que enfim viu quem realmente era Jobim!
"Lula: Jobim foi muito deselegante com Dilma e ministros"
E Dona Lô acertou em se deleitar com comes e bebes

Miaria de Fátima

Bem que poderia ser currasco de porco do mato, à moda mesmo de Sta. Maria.(Deve ter receita na internet. Viva a internet, livre, desimpedidia)

    LUCIO FLAVIO

    Oi Maria de Fátima. Olha, aqui na minha terra, não comemos churrasco de porco do mato não. E tbém não inventem de mandar o "homi" prá cá de volta. Faz muito tempo que ele nos esqueceu(graças a Deus). Ele, não é de hoje, é um grande R E A C I O N Ä R I O. Mas vai morrer na praia que nem a DEMOTUCANALHA.
    LUCIO FLAVIO LAUTENSCHLAGER
    Santa Maria – Cidade Universitária – RS

George Cardoso

Barbaridade! Dona Lô é uma personagem política que dá gosto ler. E sabe bem o que diz. E comemorou bonito. Jobim deve esfriar a cabeça fazendo esportes radicais na Garganta do Diabo rsrsrsrsr

Maria S. Magnoni

Delícia de texto, Fátima!! Ontem, quando ouvi aquela musiquinha do plantão do JN, por acaso liguei a TV ao chegar em casa, e fui ver o que era e vi que era a saída do Jobim, dei um grito, de alegria!! Foi tarde, pra o diabo que o carregue!!
Abs.

Caetana

muito gostoso de ler. Um humor refinado. Já conheço Dona Lô e acho-a muito massa. Jobim deve ir para Santa Maria mesmo meditar

ana

adorei!!!!!
eu comemorei com uma cervejinha mesmo.

Bonifa

Um texto que acende o bom humor, escorre pela alma com o sabor que é tão caro ao povo brasileiro… Parabéns, Fátima Oliveira.

Morvan

Bom dia.
Estivera aí, participaria desta festança, sem dúvida.

Mesmo sendo vegetariano, afinal, falou em festa falou em alegria e também em "tejubrina", "marvada", "pinga", "jararaca", e por aí vai. E também uma cervejinha, que ninguém é de aço.
Um grande abraço a todos.

Morvan, Usuário Linux #433640.

Charles Carmo: Acordando sem o inimigo | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Fátima Oliveira: Churrasco de vitelo à moda de Santa Maria.   […]

Deixe seu comentário

Leia também