Mubarak: Morde e assopra lembra campanhas de Israel

Tempo de leitura: 3 min

por Luiz Carlos Azenha

Eu não ficaria surpreso se, em 15 ou 20 anos, quando a História contar os detalhes do que está acontecendo no Egito, descobrirmos que o governo de Israel colaborou, direta ou indiretamente, com as tentativas de Hosni Mubarak de se manter no poder.

Minha ficha caiu ontem à noite, quando eu assistia simultaneamente às redes Al Jazeera e CNN Internacional.

De repente, na emissora dos Estados Unidos, aparece a veterana jornalista Barbara Walters, a título de narrar as experiências que viveu em sua carreira. Durante a entrevista, Walters fez um alerta. Disse que os Estados Unidos perderiam completamente a credibilidade com os líderes árabes se abandonassem Mubarak agora.  Lembrou que o governo dos Estados Unidos “abandonou” o xá Reza Pahlavi, no Irã, em 1979, o que resultou na ascensão do regime dos aiatolás (com os americanos é sempre assim, o Sol nasce de manhã em função deles).

Antes de avançar, me parece absolutamente óbvio que o regime de Hosni Mubarak entrou no “modo” guerra civil sem assumir isso. É uma tática muito parecida com o comportamento “morde e assopra” da máquina de relações públicas de Israel, aquela que existe para justificar as ações violentas e muitas vezes criminosas de Israel contra os palestinos e aqueles que defendem os direitos dos palestinos.

O objetivo do regime de Mubarak, a essa altura, nem é mais preservar Mubarak, mas sim a capacidade de moldar e influenciar as futuras eleições. Para que o regime seja preservado com outra face. É isso, também, o que interessa agora aos Estados Unidos e a Israel: que o Egito preserve os acordos de paz com Israel e que mantenha o cerco militar ao regime do Hamás em Gaza. Regime, diga-se, que foi resultado de eleições livres e monitoradas por autoridades internacionais.

A tática  “morde e assopra” do regime de Mubarak, nas últimas horas, incluiu: 1. organizar as tentativas de intimidação dos que se manifestam na praça central do Cairo; 2. provocar violência para demonstrar à maioria silenciosa do Egito que Mubarak é a menos pior das opções; 3. intimidar os jornalistas internacionais para diminuir a capacidade deles de registrar e transmitir as imagens da repressão planejada contra as próximas manifestações; 4. fazer cara de paisagem e prometer investigação da violência; 5. fazer cara de paisagem e dizer que as demandas dos manifestantes já foram atendidas; 6. vender a ideia de que as negociações para transição com Mubarak estão avançando.

A suposta “imparcialidade” do exército egípcio é outra grande bobagem. É óbvio que o exército quer preservar sua própria imagem, mas seria muito cinismo acreditar que aqueles que serviram a Mubarak durante 30 anos de repente foram convertidos à democracia…

Finalmente, o que me convenceu de que o regime de Mubarak está usando o mesmo livro normalmente utilizado por Israel?

Hoje, via twitter, recebi o link de uma entrevista de Charles Krauthammer, o campeão dos neocons, na Fox News. Ele disse que a “perda” do Egito pelos Estados Unidos poderia custar tanto ao presidente Barack Obama quanto a “perda” do Irã custou ao ex-presidente Jimmy Carter (presidente, diga-se, de um mandato só).

Ou seja, ele disse praticamente o mesmo que Barbara Walters. Pode ser mera coincidência, mas conhecendo um pouquinho sobre a máquina de relações públicas de Israel, desconfio seriamente que não.

Desta vez, porém, acho que a tarefa dos neocons não é tão simples quanto foi na invasão do Iraque. Falta combinar com alguns milhões de egípcios.

PS do Viomundo: Acabo de saber, via Al Jazeera, que Hosni Mubarak deu uma entrevista à rede americana ABC dizendo que gostaria muito de deixar o poder, mas que teme… o caos. Acreditem, é parte da mesma campanha de relações públicas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fã da

Tanto é verdade o que dissestes que, há pouco, explodiram um gasoduto, dando a desculpa necessária para o exército intervir…

Pedro Luiz Paredes

Ta na hora de pressionar os setores econômicos mais fortes do Egito para saída do ditador, dando prejuízo.
Eles estão articulando e aplicando táticas que fortalecem o regime de exploração, vão oferecer meia duzia de bananas e a saída do ditador para dispersar mais ainda a oposição que vai manter tudo na mesma!

Paulo

É Azenha, tem um xará meu infestando o teu site com comentários anti-semitas, se você concorda com isto, tudo bem, a casa é sua………….

    Paulo

    ué meu caro.. Comentários Pró Judeu pode né.. e por que contra nao pode? aqui temos a libertadade expressão.

    ou vc é contra a liberdade de expressão e faça valer apenas um lado.. o lado que você acha que correto.

    Faça me o favor né meu caro " AMIGO ".

    Walter Santos

    E o que este comentario ou texto tem a ver com antisemitismo? Ou o que voce chama de antisemitismo? nao concordar com o Estado de Israel?, com os EUA? com a comunidade Europeia?

Armando Habib

Tudo isto que está acontecendo no Oriente Médio já era previsível. Vocês se llembramdo Vietan, pois é! Os Generais Americanos diziam que estava tudo dominado e no fim foram derrotados e humilhados. Tiveram até que pedir permissão para deixar o pais! Vejam se não foi isto! NoOriente Médio tudo caminha para isto.

Paulo

Se for para sair da atual ditadura para cair em uma outra, teocrática como a do Irã que apedreja mulheres, coitado do Egito….. Não compreendo o, por assim dizer, raciocínio, segundo o qual se é contra os EUA e Israel é bom, aplicado pelos cavalheiros comentaristas, com relação ao Irã.

Paulo

Hitler era louco isso todos nos sabemos..

Mas olha, to achando que a loucura nao era toda essa ai que as televisoes e filmes e reportagens falam.. até que ele tinha os pes no chao e um pouco de razão. Um pouco..

    Paulo

    O cavalheiro é um anti-semita enrustido (nem tão enrustido assim)
    o moto do site " o que você não vê na mídia" se aplica aqui, não é costume aparecer expressões de simpatia a Hitler e de anti-semitismo na mídia (ainda bem).

    Walter Santos

    Caro Paulo, tem gente que as vezez para vender o seu peixe necessitam que outros lhe paguem a gazolina, fornecam o peixe e nao ganhem nada com a venda do peixe…em outras palavras, eles necessitam o seu odio e a sua intolerancia para que tenham ainda a desculpa de se fazerem vitimas e que sao os perseguidos no mundo! quanto mais eles provocam e causam uma ma reacao, eles usam a mesma para beneficio proprio…e tudo um grande jogo e a gente tem que saber jogar! Ai que se combater mas com reciocinio e nao com emocoes!

Paulo

Esse cara é um fantoche implantado por Israel, sendo que no começo das manifestações ele colocou um VICE Ditador que antes nem tinha, e para conseguir fazer que israel quer.. é o seguinte..

Israel quer comandar a nova eleição por que sabe que não terá como sustentar este ditador por muito tempo, sendo assim eles ja implantaram o Vice ditador logo no começo dos protestos mas nao para acalmar a população e sim pensando lá na frente, que quando o Ditador(fantoche) sair israel consiga continuar no poder usando o segundo fantoche… para é claro comandar e fraudar as eleiçoes e colocar o proximo fantoche, pois se os radicais religiosos tomarem o poder.. Israel tá FRITA.. Israel vai perder o controle sobre a faixa de gaza.

Bonifa

A indignação inglesa foi engolida por uma posição dúbia e modorrenta da Europa, que apenas deseja que a tranquilidade volte e que não haja violência. Quanto a Mubarak, alguns acham que deve ficar e outros tantos que deveria sair. Berlusconi, por exemplo, não quer que ele saia e até declarou, segundo o Le Monde, que se trata de "um homem sábio". A Europa não tem mais jeito.

    Armando Habib

    Qualquer leigo e que conheça um pouquinho de Oriente Médio faria a seguinte observação: Iran, iraque, Afeganistão, Tunisia, Síria, Faixa de Gaza, Turquia, Paquistão e agora o Egito. Parece que o Armagedon dos Estados Unidos finalmente chegou!

Alex Fernandes

uma verdade, que depende da ótica de quem vê….

E muito interessante vários comentários, e declarações que vemos aqui, umas mentiras que se acredita, e outras verdades que ninguém vê…

Temos que deixar de ser coniventes com a situação, e sempre esta atentos com os acontecimentos, ao nosso redor, sempre existiu, esse tipo de repressão no Egito, mas como não incomodava tudo estava feliz.
E bom dizer que esse tipo de coisa acontece com freqüência no Brasil, mais como disse antes, e conveniente as pessoas, fingirem de conta que esta tudo bem, mas isso um dia acaba.
Vivemos hoje, num faz de conta, que tudo parece bom, e que só fica pior quando alguém pisa na bola…
Temos que abrir os olhos…. Aqui no Brasil não e diferente…..

sergio

Caos é Mubarak ficar, afinal, regimes de forças sustenatados pelos EUA tendem a cair, a História trabalha a favor da mudança seja ela onde for.

hcoelho

É emocionante como a grande imprensa trata os ditadores "dela". O Globo, por exemplo, ainda não sabe se o Mubarak é Ditador ou Presidente. Já usou as duas formas. Depende… Estão todos preocupados com o caos depois do ditador. Nunca se preocuparam com isto, o povo é que se dane. Não apontam nenhuma mazela do ditador de que gostam. Nem sua fortuna, a falta de lastro da vontade do povo, a violência da sua repressão, etc. Lembram-se do Sadam, todo dia, até hoje, falavam dos seus grandes defeitos de ditador, das barbaridades que fazia, etc, Do Mubarak nada.
A diretiva deles é clara; é a escandalização e denúncia seletiva. O crime de quem eu gosto eu esqueço, do inimigo eu até invento ou aceito qualquer denúncia. Alguem lembra de alguma coisa levantada sobre o Serra durante a eleição? E isto vale para a grande imprensa universal. eles deram o golpe há muito tempo. Sua ditadura vem de muito longe. Sua função ERA informar. Hoje é deformar opiniões.

ZePovinho

CLAMOR DAS RUAS SANCIONA POLÍTICA DO ITAMARATY NO ORENTE MÉDIO

Não há projeto alternativo claro às ditaduras e semi-ditaduras aliadas dos EUA no Oriente Médio. Mas a saturação popular após décadas de obscurantismo e miséria acumula vapor suficiente para arrebentar as tampas da blindagem repressiva que protegia regimes e seus cúmplices internacionais. A perplexidade das elites locais é a mesma de seus aliados urbi et orbi –não só os EUA ou a direita de Israel, mas também o conservadorismo político brasileiro, por exemplo. Nos últimos anos, a coalizão de interesses demotucanos criticou acidamente a política externa independente de Lula na região. Não seguir a cartilha da subserviência esférica às linhas do departamento de Estado norte-americano no Oriente Médio era apontado como sinal de complacência com o desrespeito aos direitos humanos –caso da tentativa brasileira de mediar o conflito iraniano/norte-americano em aliança com a Turquia. Nada se dizia, porém, sobre a podridão social e repressiva em regimes vistos como confiáveis –entre eles o do Egito, agora em chamas. Graças a ousadia do Itamaraty sob o comando de Celso Amorim e Samuel Pinheiro Guimarães, hoje o Brasil goza de prestígio e simpatia junto às forças políticas emergentes em diferentes países da região, onde o furor difuso das ruas já provoca debandadas e concessões. No Iêmen, Ali Abdullah Saleh, desistiu da reeleição em 2013 e tenta, ao menos, garantir-se até lá oferecendo prendas aos militares. Na Jordânia, caiu o primeiro-ministro. Na Síria, Bashar al Assad, promete mais mudanças econômicas e institucionais. Na Argélia, sob 'estado de exceção' há 20 anos, Bouteflika garante que vai restaurar o poder das urnas. No Egito, Mubarak insiste em comandar seu próprio funeral, mas nem os EUA tem mais paciência com o cadáver político do seu aliado. A intenção é sepultar o corpo rapidamente para evitar que a putrefação contamine até possíveis substitutos de confiança do Ocidente –entre eles a alta oficialidade do Exército. A mídia demotucana finge não ver o óbvio: graças à postura independente dos últimos oito anos, o Brasil emerge nesse cenário como um interlocutor respeitado e confiável, um parceiro equidistante que coloca a paz e o desenvolvimento social e econômico acima dos fundamentalismos, não apenas aqueles inspirados em Alá, mas também os que, ajoelhados no altar dos direitos humanos, abençoaram a tortura e a miséria como o 'preço' a ser pago pela estabilidade do suprimento de petróleo.
(Carta Maior, 6º feira, 0402/2011)

P A U L O

FHC- PARA QUEM NÃO VIVEU OU ESQUECEU, É ISTO AÍ.
http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ&fe

dukrai

A atuação de Lula/Celso Amorim no caso do Irã, ao lado da Turquia, colocou o Brasil na vanguarda da defesa dos interesses autóctones persas, árabes e de quem quer que seja, digo, nossos, e foi uma porrada na política imperialista dos EUA na região, a mais sensível no mundo para os gringos.
A ditadura simbiótica virtual ectoplasmática MuBarak Obama é muito precisa na seleção dos seus alvos e a prisão e expulsão dos repórteres da EBC, empresa pública brasileira, é um recibo do regime, em fase seminal, do simbolismo da presença do Brasil no Oriente Médio.
A nota duríssima do Itamaraty de repúdio ao ato foi acompanhada de declarações do embaixador no Cairo, Cesário Melantônio, denunciando a barbárie no impedimento pelas forças policiais egípcias de assistência consular aos jornalistas brasileiros no hotel Hilton Cairo.
O espaço está se fechando para uma transição capitaneada pelo "general Omar Suleiman – chefe da inteligência egípcia há 18 anos e nomeado dias atrás como vice-presidente".

    Renato

    A posição da esquerda mundial e Brasileira é a mesma que está escrita na Bíblia. Isolar Israel.

Tomudjin

É que ele continua indeciso sobre qual "democracia" deveria optar: a nacional ou a corporativa.

Luis

Manda o Demétrio "Escherichia coli" e o alto staff do Instituto Millenium para o Egito.

Rogerio Pinho

Uma imagem vale mais do que mil palavras:

http://yfrog.com/h7ap5rdj

(Manifestantes cristãos fazem cordão de isolamento para proteger os manifestantes muçulmanos durante as orações)

Paulo

Eu não sei se você tem consciência disto, mas este material é propaganda anti-semita usada intensamente pelos nazistas.

    Paulo

    Os nazistas nao exitem mais.. sao pessoas com liberdade para olhar para o fato ocorrido e ter plena liberdade de raciocinio e liberdade de expressão para dizer o quem bem entende.. os nazistas ja se foram.. agora vieram as pessoas LIVRES……….. é melhor voce procurar um outro bode espiatorio para jogar a culpa esse ai ja era.

Jairo_Beraldo

Mubarak, o ditador que os EUA e aliados quiseram dar uma de esperto e se deram mal.A pedido dos EUA, convidou lideranças dos Irmãos Muçulmanos para discutir o governo de transição.Mas eles não aceitariam porque perceberam que tudo fazia parte de um projeto maquiavélico e nada original.Se aceitassem, a mídia ocidental imediatamente diria que o Egito caminhava para cair nas mãos dos “fanáticos e terroristas muçulmanos”.Para os EUA e aliados é importante que se negocie os anéis para não perder os dedos.Um milhão de pessoas protestando já não é mais manifestação, mas revolução.Uma revolução que não necessita utilizar armas para se fazer ouvir.Em meio a tudo isso, ocorreu um fato interessante e pouco divulgado.A manifestação do Partido Comunista de Israel a favor do povo egípcio e contra o governo Mubarak.

    Confuso da Silva

    Ainda há esperança em Israel. Mas os partidos de oposição de lá são praticamente inexpressivos, engolidos pelos interesses do Likud, Shas e seus comparsas…

    Jairo_Beraldo

    Mas pode ter certeza que momentaneamente estão como voce…CONFUSO!

    Luca K

    esperança em IsraHell??? Que piada… numa coisa vc está certo; não há real oposição aos likudiniks.

    Paulo

    E quando fazem alguma manifestação são calados a base de BORRACHA, exatamente como o governo de São Paulo fez com os estudates.

    E quando Sharon começou com o papo que queria devolver parte do território aos Palestinos, o que aconteceu com ele?? está em coma " induzido " até hoje, quer dizer foi induzido ao coma.

Dimitri

Aproveitando o momento, uma analise lucida de Pierre Bourdieu sobre os equivocos do ocidente sobre o mundo "oriental", da diversidade… uma nova racionalidade emergente, sao as "taticas para enfrentar a invasao neoliberal". Vale a pena ler:

Os Abusos do Poder que se Armam ou se Baseiam na Razao, por Pierre Bourdieu (em Contrafogos – taticas para enfrentar a invasao neoliberal)

"[…] Vem do fundo dos paises islamicos uma questao muito profunda em relacao ao falso universalismo ocidental, ao que eu chamo de imperialismo do universal. A Fanca foi a encarnacao por excelencia desse imperialismo, que provocou aqui, neste pais mesmo, um nacional-populismo, a meu ver associado ao nome de Herder. Se e' verdade que certo universalismo e' apenas um nacionalismo que invoca o universal (os direitos humanos, etc) para se impor, torna-se menos facil tachar de reacionaria toda reacao fundamentalista contra ele. O racionalismo cientifico, o dos modelos matematicos que inspiram a politica do FMI ou do Banco Mundial, o das Law Firms, grandes multinacionais juridicas que impoem as tradicoes do direito americano ao planeta inteiro, o das teorias da escolha da acao racional, etc., esse racionalismo e' ao mesmo tempo a exprecao e a caucao de uma arrogancia ocidental, que leva a agir como se alguns homens tivessem o monopolio da razao e pudessem instituir-se, como se diz habitualmente, como policia do mundo, isto e', detentores autoproclamados do monopolio da violencia legitima, capazes de por a forca das armas a servico da justica universal. A violencia terrorista, atraves do irracionalismo do desespero no qual se enraiza quase sempre, remete a violencia inerte dos poderes que invocam a razao. A coercao economica se disfarca muitas vezes de razoes juridicas. O imperialismo se vale da legitimidade de instancias internacionais. E, pela propria hipocrisia das racionalizacoes destinadas a mascarar os seus duplos criterios, ele tende a suscitar ou a justificar no seio dos povos arabes, sul-americanos, africanos, uma revolta muito profunda contra a razao, que nao pode ser separada dos abusos de poder que se armam ou se baseiam na razao (economica, cientifica ou outra). Esses "irracionalismos" sao em parte o produto do nosso racionalismo imperialista, invasor, conquistador ou mediocre, limitado, defensivo, regressivo e repressor, segundo os lugares e momentos. Tambem faz parte da defesa da razao o combate aqueles que mascaram sob as aparencias da razao os seus abusos de poder, ou que se servem das armas da razao para fundamentar ou justificar um imperio arbitrario."

Dimitri

Azenha, o que mais me incomoda e' a frequente leitura tosca e "ocidentalizada" que os nossos analistas fazem dos eventos que ocorrem no Oriente Medio. Nao devem ter lido Edward Said, e chega a ser mesmo grotesca essa atitude "imperialista da racionalidade ocidental" (como diria Pierre Bourdieu) que impoe os desejos e valores ocidentais nas cabecas e comportamentos dos arabes. Agora, deram pra falar que o que esta' acontecendo e' resultado simplesmente da falta de democracia (a maneira ocidental, claro), e que tudo se resolvera' se o modelo ocidental (racional, claro), for adaptado a estas sociedades – alguem disse que nao se pode mais impedir que os jovens arabes tenham acesso aos padroes de consumo globalizado… como se fosse a mesma coisa. Como se os chineses desejassem as mesmas coisas que estadunidenses, jovens iranianos tuitassem da mesma forma que brasileiros e assim por diante…

    Rogerio Pinho

    É mesmo? Engraçado… Na América Latina da década de 70 também não existia democracia. Acho que deve ser porque "os latino-americanos tem uma cultura própria, diferente da cultura européia, e não possuem os mesmos valores que os europeus, a democracia no sentido europeu não é um valor da cultura deles"

    Né?

    Paulo

    Ué meu caro, o problema no EGITO é exatamente este..

    O DEDO DOS JUDEUS NA CULTURA DO EGITO.

    Se o povo que é de lá.. que tem a sua cultura e ELES e nao NOS.. querem a democracia.. entao eles tem que serem ouvidos.. E PRONTO.. e pelo contrario o OCIDENTE (EUA) que estava mantendo o sistema DITADORIAL a mais de 30 anos por interesse EXCLUSIVO DOS JUDEUS.

    Paulo

    olha o anti-semitismo aí, gente!

    Paulo

    É anti semitismo SIM, tanto é que este ANTI SEMITISMO só surgiu por causa dos ISRAELENSES.. por foram eles que fizeram que este sentimento anti israel surgisse por suas atitudes e atrocidades contra os palestinos. Ex. Campo de concentração " FAIXA DE GAZA ". agora me fala se tem algum sentimento contra os Jamaicanos ou entao contra os noruegueses??? Aqui faz.. aqui PAGA.

    Bonifa

    Dimitri, trata-se de um problema de legitimidade que o povo confere ao governo. Na "ditadura" de Singapura, nem se fala em mudar de regime porque o governo provê tudo o que é necessário ao bem comum e tem moral elevada por isso. Além de haver lá um judiciário digno. Se o povo tem empregos bons, estuda e se ilustra e mesmo assim concorda com o regime, ele tem legitimidade. O Egito está longe disso.

Marinho

Ué, na Arábia Saudita também há uma teocracia senhor Paulo.

Bonifa

Caro Azenha, sua análise é preciosa para o bom entendimento dos fatos. E nos permite a extensão de algumas considerações sobre os acontecimentos egípcios e seus atores.
1-Você já observou esta figura com nome de rei, Suleiman, expressando-se na televisão? Trata-se de um homem frio, de fala pausada, ar civilizado e inteligente, o contrário da figura de Mubarak, que é o protótipo do ditador árabe, grosso e previsível. Em vez de um egocentrismo vazio, Suleiman tem uma autoconfiança profunda, que só pode vir da segurança de quem está respaldado por forças muito poderosas. É ele, evidentemente, que agora está no poder. E não nos admiraríamos se ficasse claro que ele há muito está no poder, pelo menos quanto às linhas gerais de governo, principalmente em relação às políticas externas do Egito. Não foi ele que negociou diretamente com Israel o reconhecimento e a paz, e também o isolamento da faixa de Gaza? Podemos deduzir, então, que ele está com Israel e com os Neocons americanos.
2-Acreditamos, sinceramente, que Mubarak, se pudesse, pularia fora. Devem estar tendo até dificuldades para segurá-lo. Mas tanto Neocons como Israel e Suleiman sabem que isto não pode acontecer, porque Mubarak é a face visível do regime. O regime só dispõe dessa única face: Mubarak. Se Mubarak cair, o governo está decapitado. Que legitimidade tem Suleiman para assumir seu lugar? A menos, talvez que Mubarak morra, mas isto seria muito arriscado. O povo poderia talvez dançar pelas ruas comemorando, em lugar de tomá-lo como mártir.
3-Então, os dados estão lançados: A repressão à imprensa é preparação para um massacre que se anuncia e que pretende ser levado a termo sem testemunhas. “A Repressão Não Será Televisionada.” A preparação de uma nova face para o regime, a ser colocada no lugar de Mubarak, exige tempo, que talvez será conseguido com uma provisória paz de cemitério.
4-Mas como tudo isso ainda está por acontecer, talvez tiros decisivos saiam pela culatra.
5- Os Neocons são muito tolos. Eles são capazes de rastrear por satélite uma pulga socialista no pelo do cachorro do Obama, mas não sabem em que parada se encontra o trem da História. Consideram que podem, na força bruta, deter a marcha do tempo e da própria Humanidade.

    Rogerio Pinho

    Infelizmente, a Irmandade Muçulmana junto com ElBaradei irão legitimar Suleiman como chefe do "governo provisório". Essa é que é a verdade. Essas "lideranças" irão legitimar o "diálogo" com Suleiman, caso Mubarak vá embora para curtir seus milhões de dólares roubados em Dubai. Vão permitir que Suleiman fique no poder até supostas eleições em setembro. Vão tentar desmobilizar o povo. E aí ninguém sabe o que pode acontecer. Pode dar tempo para o regime se reorganizar e perpretar uma enorme fraude eleitoral em setembro, e, aproveitando que a opinião pública mundial já não estará mais tão atenta ao Egito, preparar um verdadeiro banho de sangue contra aqueles que ousarem protestar nas ruas contra a fraude descarada nas eleições de setembro.

    Caso Mubarak vá embora, e Suleiman fique no comando, o povo egípcio precisa continuar mobilizado, do contrário será totalmente enganado e fraudado. Espero que, caso Mubarak se vá, a imprensa mundial continue dando cobertura à situação no Egito, inclusive os blogs progressistas. Que não aconteça como na Tunísia, da qual ninguém mais fala, e onde ninguém sabe mais o que é que está havendo.

    Walter Santos

    Suleiman e o homem bomba da historia mundial!!!!!

augustinho

de paisagem e vitimagem foi cristalinamente a cara de Barack obama ontem falando que ' reza pela transiçao ordeira e pacifica no Cairo'. como se nao tivesse nada a ver com isso. E naturalmente nos doi pelos egipcios. Turquia, onde está voce?

Marat

Azenha, obviamente Israel apóia financeira e militarmente, certos governos ditatoriais árabes, que vendem sua honra por uns míseros dinheiros sujos!

urbano

É bem capaz de justificarem uma nova Ditadura sob o pretexto de que o Museu do Cairo corre perigo pelo ataque de "vândalos" xiitas.
ps- É incrivem como ainda tem gente que opina sobre o Oriente Medio e ainda não sabe o que é um Xiita e um Sunita. E gente que se acha expert em politica internacional.

IV Avatar

O Mu Barak Obama não abandonou também o seu amiguinho Micheletti/Honduras
Já vi este filme antes

Gerson Carneiro

Mubarak agora diz que "teme o caos se renunciar".

Mubarak é o caos.

"Estou cheio. Depois de 62 anos no serviço público, eu tive o suficiente. Quero sair", afirmou Mubarak à jornalista Christiane Amanpour, da rede norte-americana ABC.

"Se eu renunciar hoje, haverá o caos", ele disse.

Estou dizendo que Mubarak usa a mesma tática do José Serra: aprontar e colocar-se como vítima, sempre. O homem do bem.

Pedro Soto

É uma pena que a revolução do grande Gamal Abdel Nasser tenha desaguado nisso aí.

FrancoAtirador

QUE TAL ENVIAR AS FAMÍLIAS FRIAS, MESQUITA, MARINHO E CIVITA

PARA FAZEREM COBERTURA JORNALÍSTICA NO EGITO ?
.
.
O INSTITUTO MILLENIUM PODERIA, INCLUSIVE, PATROCINÁ-LOS.
.
.
COM SEUS VEEMENTES PROTESTOS CONTRA O CERCEAMENTO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO,

ESTARIAM PRESTANDO UM ENORME SERVIÇO À DEMOCRACIA NO PLANETA.
.
.

carlos antonio lopes

Tudo isso será regado generosamente a sauce abhas, especiarias dos jardins de netanyahu,under the cook supervision dos republicanos. Quando Barbara Walters ou algum outro desses trunfos falam, na verdade é a voz da white house em off…

Jade

Paulo, voce está encaminhando para um link que é aversão 2 dos protocolos.
Lamentável!!

rita

Daqui Não Saio
Marchinhas De Carnaval

Daqui não saio
Daqui ninguém me tira

Onde é que eu vou morar
O senhor tem paciência de esperar
Inda mais com quatro filhos
Onde é que vou morar

Sei que o Senhor tem razão pra querer
A casa pra morar, mas onde eu vou ficar
No mundo ninguém perde por esperar
Ainda dizem por aí que a vida vai melhorar
http://www.vagalume.com.br/marchinhas-de-carnaval

ZePovinho

Sinto um cheiro de 1968 no ar.O Cirstóvão Feil acha que é uma nova Joan Baez(Aí Suplicy!!!!!!!!!):

[youtube VSHWY91a7Ig http://www.youtube.com/watch?v=VSHWY91a7Ig youtube]

Avelino

Caro Azenha
De acordo com os numeros oficiais dos policiais de plantão, havia ali, pelo menos umas 5.000 pessoas.Assim eles faziam nas greves do professores.Repetidos ou diminuidos exaustivamente pela midia limpa.
Saudaçoes

Lucas

O IMPÉRIO ESTÁ NU
Excelente análise, concordo com cada linha digitada.
A conferir no link: http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2011/0

Jair Almansur

São trinta anos de governo. Pode o Muba requerer aposentadoria em Israel a quem prestou serviços por todo esse periodo.

Digger

Cresce diuturnamente a antipatia e revolta, das Comunidades Internacionais em relação aos EUA e Israel.
Toda esta intromissão e imposição norte americana e israelense no Oriente Médio, está com os seus dias contados. O povo árabe cansou de ser escravo desses oportunistas exploradores.

edv

O patriótico Mubarak está preocupado em deixar o caos se sair do governo!
Eu confesso que cheguei às lágrimas!….

Gerson Carneiro

Mubarak tá usando a mesma tática do Serra, ou seja: o couro tá comendo e ele tá quietinho fingindo que tá tudo bem. Esperando o vendaval passar.

DJALMA

O POVO ENTENDE POUCO – QUANDO TEREMOS CONCIÊNCIA LIVRE?

DJALMA

VIEARAM DESCOBRIR HOJE? É ASSIM QUE CAMINHA A HUMANIDADE – NEGAR ISTO PODERÁ ESTÁ INCORRENDO EM CRIME… ESPEREM APROVEITEM E LEIAM O DESAFIO MUNDIAL DO JORNALISTA FRANCES JEAN-JACQUES SERVAN SCHREIBER NO QUAL SE PODERÁ ENTENDER QUEM REALMENTE FOMENTA AS GUERRAS. O POVO PRECISA ACORDAR, EM ESPECIAL AQUI NO BRASIL.

Regina Braga

Criador e criatura…Mu Barak Obama idealiza e o outro executa.Querem mudar a roupa do rei,mas naõ dar o tesouro do rei.Vai ser a mesma coisa da frotilha,invasaõ,morte,caos…e absolviçaõ.Retirem a imprensa séria,nada de registros,pois o pig pode montar a história que quiser.No caso da frotilha foram os ativistas turcos. No Egito vai ser a irmandade. Cansativo filme repetido.

Marcelo Fraga

Lá se vai Mubarak e levando o "camarada" Obama junto.

O ciclo se repete.

andré frej

A título do comentário postado por Paulo, cabe uma ressalva: EUA e Israel conspiram sempre para o mal.

    Jorge Nunes

    O problema é que democracia no Oriente Médio é uma ameaça para a existência de Israel. Se Israel fosse cercado de democracias suas barbaridades seriam muito mais visíveis.

    Paulo

    CONCORDO PLENAMENTE com o seu comentario.

    tanto que ja até cercaram o Irã pois é uma força que resiste aos ideais de Israel, só que agora o jogo está virando perigosamente contra Israel, eles estavam numa boa e todas atenções estavam voltadas ao Irã.

    Ja fazia uns anos que eu compreendia a atitude do Egito em fazer tudo o que Israel mandava.. pois Israel bombardeou o Egito matando inúmeros civis e militares Gregos, e isso não entrava na minha cabeça como israel tinha o controle sobre o Egito.

    Agora as coisas estão bem claras e como estão.

    Paulo

    que visão sofisticada e aprofundada do mundo! Bem contra o Mal! tirou da Biblia?

    Paulo

    Não.. nao.. dos fatos ocorridos mesmo. biblia é para quem quer usar oculos escuro ou se fingir de cego.

jeronimo

Parabéns, Azenha!!
como sempre suas análises são imprescindíveis para entendermos o que vem acontecendo no mundo.
Continue assim
de seu fã,
jeronimo

Pedro Luiz Paredes

Numa guerra quem não ataca…

Tolentino

Li esta frase outro dia:

Os ditadores não ditam.

E é a pura verdade.

Os ditadores obedecem o presidente dos EUA. ( exceto os ditadores de esquerda, que hoje são um ou dois ).

    Marat

    Bem lembrado. Quando algum babaca vem falar de "ditaduras" de esquerda, eu os lembro que há muitos, mas muitos mais ditadores de direita, e que as ditaduras de direita são plutocráticas, ao passo que as de esquerda, ao menos provêm seu povo do essencial: Saúde e alimentação!

    Renato

    Então, eu posso roubar o povo, se eu der pão(alimentação) e saúde(circo)? Não é um ponto maquiavélico?

Paulo

O QUE PENSA O ‘POVO ESCOLHIDO’…
http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2011/02/

BEM INTERESSANTE.

Sergio Rivero

Aqui na Al Jazeera, o pessoal pensa do mesmo jeito.
http://english.aljazeera.net/indepth/opinion/2011

Paulo

Tudo bem. Mas seria fundamental que o atual regime não seja substituído por uma teocracia como a do Irã, que apedreja mulheres. Se os EUA e Israel estão "conspirando" para isto, viva os EUA e Israel.

    edv

    Mubarak é tão bonzinho!…

    Bonifa

    Pirou?

    Paulo

    Paulo só uma pergunta!!

    Você é judeu?

    Paulo

    Chará,
    só uma pergunta

    Você é nazista?

    Paulo

    Não sou nazista mas não concordo nenhum momento com as atitudes de Israel.

    Não preciso ser nazista para não concordar com os judeus, quando você chama uma pessoa que não concorda com as atitudes de Israel é uma maneira bem clara querer tapar o sol com uma peneira.

Edmilson

Uai!

Parece que voce assistiu ao William Waak no Jornal da Globo!

Mas acho que o Waak afirmou que Obama perderia mais que Carter, pois os EUA são, hoje, uma potência em relativa queda.

Ruím com ele, pior sem ele.

É o que afirma o Waak sobre Mubarak no poder egipcio.

Jorge

Enquanto os EUA não encontrar uma saída, Mubarak permanece no poder e as redes americanas ficarão apenas fazendo comentários em cima de velhas imagens.

Quando encontrarem, enviam tudo quanto é reporter e equipes de TV, armam a cena, rolam a "grande solução" e, se for necessário, nem Mubarak escapa.

Bom para ele(Mubarak) se ao menos ele aparecer barbudo e sujo nas imagens, melhor do que embalado já para entrega.

    carlos lopes

    Árabe não come presunto!!!!

Deixe seu comentário

Leia também