A tabelinha do Juscelino com o Batista

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Sabemos — eu, a Conceição Lemes e o Leandro Guedes — quando o site recebe novos comentaristas. Estamos acostumados a aprovar ou não centenas de comentários diariamente e, depois do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, até conhecemos pessoalmente muitos de nossos comentadores.

Damos as boas vindas, sempre, a quem chega, partindo do pressuposto de que as pessoas querem participar de um debate de alto nível, sem apelação.

Mas, como já cansei de informar, praticamente não existe mais anonimato na internet. Os seus passos na rede deixam várias impressões digitais no caminho. Mas não estamos no ramo da investigação, desde que os internautas joguem limpo conosco.

Não foi o caso, hoje, da dupla “Juscelino” e “Batista”.

Era um debate sobre os vídeos do caseiro Francenildo e do presidente Lula, na propaganda eleitoral.

O post continha apenas os dois vídeos (está aqui).

O Juscelino, argumentando contra a intervenção de Lula no horário eleitoral, rebateu outro internauta com o seguinte argumento: “Gersier, ou Dilmista, se você gosta e aprova o Lula, está dentro dos 70% ou 80% que ele conseguiu. Agora, explique pra mim, por favor, por que votará na Dilma? O que essa mulher fez na vida? Dizer que apanhou na ditadura não vale, já é discurso batido. Você, assim como a esmagadora maioria que votará nela, só o fará porque o Lula mandou. É um pecado fazer isso com o país”.

O debate seguiu, com outros internautas intercedendo, até que foi a vez do Batista:

“Desculpem-me amigos, mas concordo com o Juscelino aqui. Não gostei da posição do PT em deixar o Lula aparecendo. Parece-me que a Dilma não tem a capacidade de se manter. Voto nela, mas não estou gostando do comportamento”.

O problema é que tanto o Juscelino quanto o Batista enviaram seus comentários usando um mesmo IP e o Leandro Guedes armou um esquema em que nossos computadores só faltam apitar quando isso acontece com dois comentaristas que usam nomes diferentes e o mesmo computador.

Em tese o Juscelino e o Batista, embora claramente eleitores de partidos diferentes, poderiam ter se revezado no teclado. Não seria um grande exemplo de camaradagem?

De qualquer forma, é uma boa ocasião para informar a vocês que em breve o blog vai exigir o cadastramento dos comentaristas no Intense Debate. Quem não se cadastrar não poderá mais deixar seus comentários. Nos próximos dias o Leandro Guedes promete produzir um tutorial explicando direitinho como fazer o cadastramento.

Espero que vocês compreendam.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

@marisps

Conceição que saudades! Para continuar por aqui coloco até endereço, telefone, CPF e conta corrente (pobrinha, pobrinha)! Bj

    Conceição Lemes

    Calma, menina. Outro beijo

Urbano

Creio que seja como que matar uma mosca com um tiro de canhão, ou tratar o geral pelas exceções. Além do mais existe a identidade do IP e em caso mais grave se consegue a total identificação do internauta. No entanto, posso fazer perfeitamente esse cadastro, contanto que eu possa continuar a usar o meu codinome. Também, não sei nem conheço até aonde vai a garantia e segurança do sigilo dos nossos dados, pois existe até um mercado informal para a venda deles, para fins criminosos.

Scan

Passa a receita pra fazer o cadastro e vamos parar com esse trololó.
Isso aqui tá parecendo comitê de campanha do D. Chirico.
Hehehehehe!
Só acho que vai espantar todos os trolls que tem por aqui e aí fica a questão: Quem vai nos alegrar?
O Hende-não sei-que sumiu, o Dvorak desapareceu, agora o Juscelino/Batista não dá mais as caras.
Assim não pode, assim não dá! Quero minha alegria de volta!

FatimaBahia

Azenha,

Sobre a decisão,já estou cadastrada aqui (danado vai ser se precisar logar de novo pq esqueci minha senha,pra variar!) e não tenho nenhum problema com isso,mas creio que algumas pessoas ficarão inibidas e podem deixar de comentar,no entanto,duvido que os trolls profissionais deixem de fazê-lo!

Baixada Carioca

Justo. Justíssimo!

Isso no entanto não é vetar o contrário, estou entendendo assim. Mas que seja o contrário identificável, não o anônimo que pratica um monte de ofensas e some.

Eu apóio (inclusive para os íntimos, como já manifestado por aqui).

Gerson Carneiro

êta… lá vem o Smurf Ogênio.

    dukrai

    depois desse currículo vou me recolher à minha insignificância.
    agora fiquei curioso com o "esquema" por aqui, é namoro ou só amizade?

    GustavoEgito

    Êita, lasqueira!

    O Dukrai já quer fazer um "esquema alternativo" para o Gerson Carneiro e o @g_pamplona.

    Ô, Azenha: já que "antiguidade é posto" responda por favor aos meus e-mails! Eles já estão mofando na sua caixa de e-mails recebidos!

    E por favor: parem com essa briguinha de "Quem viu o mundo primeiro": isso sim é infantil!

Socrates Guzmán

Devo chamar a atenção para as reportagens que cobrem a eleição presidencial; tenho visto que a Dilma sempre aparece sozinha falando com os jornalistas, quase sempre no interior de algum local, cheio de microfones, como dizendo que ela não conta com aliados ou com o povo ao seu lado; já no caso do Serra quase todas as matérias que tenho visto nas duas últimas semanas na Globo, aparece rodeado de dezenas de seguidores, em local aberto, como querendo dar o recado de que ele conta com uma aliança maior do que a Dilma, em termos partidarios. Isso não seria tema importante, não fosse pelo que sabemos do episódio da nomeação do vice do Serra que deixou a impressão para a população que o Serra não tinha nem dentro do mesmo PSDB (lembremos o Aecio Neves) alguém para acompanha-lo. São mensagens subliminares ou implícitas mas que em termos de imagens conseguem passar mais uma defesa da candidatura Serra.

    Jair de Souza

    Estimado Sócrates, não se preocupe com isso. Se Dilma aparecesse sempre seguida de correligionários, a máfia midiática trataria de passar para o público a falta de confiança em si que caracteriza Dilma. Eles procurariam transmitir a idéia de que ela não é capaz de existir politicamente por sua própria conta. Ou seja, qualquer que seja o comportamento de Dilma, a máfia midiática tentará sempre manipular para que seja visto de acordo com seus interesses (os interesses mafiosos, claro). É bom tomar cuidado, logicamente, mas se dependesse do que e como a máfia midiática transmite esta eleição já estaria definida em favor de José Serra há muito tempo.

Torquemada

Se tiver que fazer um cadastro é bem provável que eu faça, pois já me acostumei a entrar no site todos os dias. De qualquer forma, e embora o dono do site não tenha pedido a opinião de ninguém sobre o tal cadastramento, francamente não encaro isso numa boa.
Não só cheira a censura como a discriminação, coisas que todos aqui juram detestar, mas que na prática não parece não ser bem assim. Diversidade de idéias é fundamental quando se colocam questões, ainda mais as de natureza política em discussão, de modo que tolher ou dificultar a possibilidade de se ouvir idéias diferentes ( pouco importa se reacionárias, estapafúrdias, etc,), no meu entender isso não está absolutamente com nada.
Não por acaso vim parar aqui porque encontrei familiaridades, identidade de pensamento e oportunidade de aprender. Mas ouvir só o que se quer ouvir, fechar-se em torno de um grupo para ruminar uma mesma idéia, um mesmo ponto de vista, definitivamente me parece pequeno demais. Samba de uma nota só é bacaninha em termos de MPB, mas a idéia não pega bem em termos democráticos.
Na verdade, o que me desagrada mesmo e até certo ponto irrita, é ver o número de incautos e de bobocas pegarem a da corda jogada por um ou por outro provocador que aqui aparece, fazendo infantilmente o jogo do provocador. Isso sim, é de lascar!
Só para exemplificar, tem um tal de Henderson ou Handerson ( sei lá), que vez ou outra aparece e dispara uma asneira qualquer, e o pior é que deve se divertir um bocado ao ver o número de babacas que acorrem feito enxame para contestá-lo ou para chamá-lo de troll, trolzinho e coisas do gênero! Pra que?!? Será que é tão difícil perceber que o que o traste quer é exatamente isso? Atrair as atenções para o seu infeliz comentário, ainda que, talvez quem sabe, só mesmo o Marques de Sade consiga explicar o seu problema psico-neuro-vegetativo, ou o seu gosto passivo por açoites, xingamentos e achincalhes?!?
Releva notar, ainda, que a adoção da medida – equivalente à censura prévia – é totalmente desnecessária. Primeiro, porque o dono do site, como dito e bem demonstrado no episódio em questão, possui pleno controle dos IPs dos comentaristas. Em segundo, porque é infinitamente mais fácil deixar de publicar (não liberar o comentário) as besteiras, ofensas, provocações e quaisquer manifestações que entenda desagregadoras e/ou inoportunas.
Mas, como não sou o dono da verdade, nem tampouco o dono do site, onde é que eu assino???

    Gerson Carneiro

    Gostei. E apoio.
    Queria ter essa clareza e essa calma.

    Torquemada

    Poxa! Obrigado… Minha avó costumava dizer: "Calma na luta é sinal de força!"
    Vai ver demorou, demorou, mas acabei aprendendo. Um abraço.

Binah Ire

Eu me cadastro pois não perderei o Azenha de vista!

Julio Caro

Azenha, há inúmeras situaçõe concretas com diversos computadores atrás do mesmo IP. É o caso das redes comunitárias. Ou também os dois podem frequentar a mesma Lan House, ou serem colegas na mesma escola. Vocês têm certeza que são o mesmo sujeito?

@real_deal_rj

CHUPA JUSCELINO/BATISTA!

sue saphira

Não só compreendo como aplaudo a iniciativa.

Leonidas de Souza

Que bonito, dois caras que pensam de maneira completamente diferente, compartilhando o mesmo computador.
Não dizem que os opostos se atraem? Esse é um exemplo clássico, não sei porque o espanto. Ninguém assistiu o "Dormindo com o inimigo?". Me engana que eu gosto.

    Baixada Carioca

    Eu acho que isso é possível. Com minha mulher, tenho sérias divergências quanto a TV. Ela não abre mão de ver as novelas da Globo e eu insisto para que ela desligue esta m#R%@. Se o assunto fosse esse, mesmo que as contas no ID fossem diferentes, a fonte seria a mesma e, muito provavelmente, haveria divergências. Mas deixaríamos isso claro, eu penso.

Hans Bintje

Azenha:

Eu reconheço que o clima no Viomundo anda pesado e que assuntos que antigamente teriam maior destaque – como as boas propostas para os pequenos produtores rurais – estão ficando soterradas pelas denúncias das armações do PIG.

Vamos aos fatos:

1) Você tem meu número IP;
2) Você tem o meu e-mail para contato;
3) A Conceição Lemes tem o número de telefone da minha esposa;
4) Vocês nos conhecem pessoalmente.

Por que eu teria que me cadastrar no Intense Debate para ficar ganhando mais ou menos pontos de acordo com meus comentários?

Sistema de cadastro por sistema de cadastro, prefiro aquele do site do Luis Nassif, tanto que você pode me encontrar por lá. As opiniões ainda recebem umas estrelinhas tolas, que a gente ignora.

Se houver algum tema em que eu possa prestar alguma colaboração, vocês sabem como me contatar.

    Conceição Lemes

    Hans, o sistema de cadastro será o mesmo usado pelo Nassif, o do WordPress. Abração, mande um beijo pra Carolyn.

    Hans Bintje

    Conceição Lemes:

    Se o sistema é o mesmo, vale a pena unificar as bases de dados dos usuários para dar um basta nessa trollagem.

    Atacou covardemente o Luis Nassif, atacou covardemente o Azenha, atacou todos nós. Fora do jogo!

    Desculpe-me o discurso radical, mas a gente precisa se livrar logo desse lixo e pensar, para valer, no Brasil pós-eleições. Iniciativas como os "Territórios da Cidadania" no discurso do professor polonês Ignacy Sachs ( http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos… ):

    "Sachs chegou ao Rio de Janeiro no início de 1942, trazido 'pelo último navio português que aportou com refugiados de guerra' Formou-se em economia na Cândido Mendes e aqui permaneceu até 1954 quando a troca de correspondência com outro economista polonês famoso, Oskar Lange, reitor da Escola de Planejamento levou-o à efervescente experiência política e teórica em Varsóvia. Depois disso viveria na Índia , na Europa, na África e, novamente, no Brasil reunindo vasta e singular experiência que lhe permite apresentar-se atualmente como ecossocioeconomista. Algo como um desenvolvimentista sintonizado com a questão social – em especial, com o futuro da agricultura familiar; ao mesmo tempo ousado a ponto de ter sido um dos pioneiros a erguer a ponte entre a agenda do desenvolvimento e a do meio ambiente – em especial, a bioenergia. (…)

    'Faço uma constatação, não se trata de otimismo nem de pessimismo', argumenta sobre o momento único desfrutado pelo país. 'A crise é uma enorme avenida e o Brasil pode pavimentar nela seu futuro no século XXI. Qualquer crise é um tranco, mas é também um hiato de reflexão e escolhas obrigatórias. Este país tem o que escolher, não está tangido por imposições. Ao contrário. Possui um bônus demográfico valioso, com população economicamente ativa superior à soma de idosos e crianças; tem um parque industrial preservado – o que não ocorreu na maioria das economias submetidas ao regime neoliberal nas décadas anteriores; tem um vasto território e desenvolveu tecnologia para explorá-lo de forma sustentável, através da Embrapa; lidera as frentes da bioenergia e da produção de alimentos; tem estoque de capital suficiente e um poderoso mercado interno'.

    Ele argumenta que o PAC vai dinamizar uma boa parte disso ao reestruturar grandes áreas do território, com forte impacto especialmente em concentrações metropolitanas, através de ações de logística social e urbana. É um imenso canteiro de obras que vem a calhar num momento em que o ativismo do investimento público é a principal arma contra a recessão. 'Vejo porém o Territórios da Cidadania', argumenta Sachs , 'como um irmão-gêmeo do PAC; gêmeos no sentido de que são iniciativas indissociáveis num projeto de reordenação econômica e social que aproveite as demandas da crise para legitimar novos motores de crescimento'.

    O economista não menospreza os desafios embutidos num programa inédito e ambicioso como o Territórios da Cidadania. Seu arcabouço reúne recursos (e conflitos) de 15 pastas diferentes; pretende implantar 120 núcleos de intervenção no país; abrange quase mil pequenos municípios e uma população de quase dois milhões de famílias rurais. Tudo isso gravitando em torno dos pólos que concentram os maiores índices de pobreza e os menores IDHs, Índice de Desenvolvimento Humano, de toda a sociedade. De onde então Ignacy Sachs tira o entusiasmo para enxergar esperança em tamanho nevoeiro de impossibilidades? Sem dúvida da história. Sachs viveu e estudou mutações poderosas. Sabe que estamos diante de uma delas. O longo périplo geográfio, teórico e político de sua vida aguçou sua percepção intelectual diante do novo. E é isso que vê no Brasil nesta hora da crise: uma espaço para a história avançar."

    Baixada Carioca

    É aqui que se reconhece os amigos. Se estamos vendo que eles estão tendo problemas com outros visitantes, por que não nos submeter ao incomodo de um cadastro apenas para preserva-lo de tais confusões? Desculpe por isso Bintje.

Leider_Lincoln

Me lembro que o carinha acusou o Viomundo de cercear a democracia e isso seria um sinal do governo Dilma. Pois bem, o trollismo _e o próprio Juscelino fez-nos supor isso_ é a marca do serrismo. O interessante é que o desmascarado nem apareceu, depois que foi desmascarado. Explicar _ democraticamente, como ele diz gostar_ a estranha coincidência…
Mas nos diga, Azenha: qual é o condomínio? O residencial "Ninho Tucano"?

MirabeauBLeal

.
A respeito dos "trolls".
Para manter o caráter democrático e portanto plural, que é da natureza deste blog, é até compreensível que os moderadores publiquem alguns comentários que são notadamente contrários à posição da maioria dos comentaristas.
Mas entendo que, quando verificada pelo moderador alguma irregularidade que foge à legalidade, os comentários não devem ser publicados. No entanto, deve ser esclarecido pelo administrador, como agora está fazendo o autêntico jornalista Luiz Carlos Azenha.
Tenho também observado que há comentaristas, não só aqui neste blog, como também em diversos outros, que quando se deparam com algum comentário que é evidentemente provocativo, para não dizer mal-intencionado, o que é característico do "troll", começam a respondê-los no mesmo tom ofensivo, prolongando um assunto que não tem o menor sentido.
Eu acredito que, neste caso, uma vez publicado o comentário desagradável a todos, a melhor atitude a ser tomada é o desprezo.
O DESPREZO É MELHOR ARMA PARA SE COMBATER UM AGRESSOR VERBAL.
Espero haver colaborado com o debate,
Um abraço a todos.
.

    GustavoEgito

    Pois é! Tens razão.
    Eu fico imaginando quantas vezes você teve que desprezar quem fez comentários jocosos sobre o seu nome, Mirabeau!

Gerson Carneiro

O cadastro no "intensedebate" é mais rápido e fácil do que tomar vacina do Zé Gotinha.

Yacov

Que debate idiota esse entre Juscelino X Batista. Tá na cara que são dois trolls. Dizer que a DILMA é um poste, é bem a cara desses trolls dementes. Ademais, depois do que o LULA fez nesses últimos 8 anos, se ele me pedir para votar num "cachorro-morto", é nele que eu vou votar, com toda a certeza, entenderam bem, seus cabra?!?

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

    Binah Ire

    adoro o Yacov kkkkkkkkkk

    Klaus

    Antigamente isto se chamava voto de cabresto. Hoje em dia eu não sei mais.

simonebh

Azenha, sou uma nulidade em questões de informática, mas às vezes consigo entrar na conversa aqui no seu blog. Quando o Nassif adotou o cadastramento, eu tentei seguir as instruções para me cadastrar e acabei me perdendo. Agora só consigo comentar lá quando adoto outro nome, embora usando o mesmo endereço. Por isso, seria bom que vocês dessem as instruções beeemmm detalhadas para o entendimento de pessoas um tanto ou quanto ignorantes como eu…
Obrigada e um abraço,
Simone

    FatimaBahia

    Simone,
    aconteceu o mesmo comigo no Nassif e eu acho que não cometi nenhum erro.De qualquer forma,bastou eu suprimir um – no meu nome e pude comentar normalmente.
    abs

Ronaldo

O assunto é polêmico, mas o responsável pelo blog tem todo o direito de estabelecer as suas regras.

Eu não sou contra nem a favor, apenas não gosto de burocracia. Muitas vezes deixo de opinar em blogs pela necessidade de cadastramento. Tambem acho que se cadastrar deixa de ser blog, vira forum.

Um blog (ainda terei um) tem condições de controle através da moderação (poder absoluto) e dos recursos tecnológicos de identificação. Se o cadastramento é para se livrar do trabalhão da moderação talvez faça sentido, mas considero que mesmo assim a moderação é necessária.

Não deixarei de acessar, mas ainda não decidi se me cadastro. Aqui em casa outros utilizam o mesmo micro, vamos ver como decidem.

O futuro dirá se a decisão do Azenha & Cia foi boa ou não. De qualquer maneira desejo sucesso e que seja um case e um aprendizado para os demais blogs progressistas. Lamento muito não ter podido ir ao Encontro.

    ValmontRS

    Ronaldo,

    Se você acha que não vale a pena perder um minuto para se cadastrar no IntenseDebate, então você está dando muito pouco valor a este blog. Faltou consideração aí.
    No tempo que você gastou para redigir essa mensagem já dava para se cadastrar três vezes.
    Creio que o Viomundo vale muito mais que isso. E ainda é de graça! Informação de qualidade, interatividade, debate, idéias novas, comunidade, são coisas que eu valorizo muito e agradeço de coração ao Luiz Azenha e à equipe do VioMundo pela grande dedicação e boa vontade com que mantêm tudo isto.

assalariado.

É verdade que nossos ouvidos não são penicos mas,dai censurar(cadastrar) são outros quinhentos…
Tudo bem que rastrear qualquer IP na internet,é só querer mas,isto faz lembrar as ditaduras,mapear para perseguir e calar inimigos ideológicos.Isto,em qualquer tempo,principalmente para aqueles que demonstram opiniões mais politizadas, "revolucionárias" ou reacionárias –(guardados os limites/interesses de cada comentarista)– à esquerda e/ou à direita,dos valores estabelecidos.É claro,estes comentários/respostas,sem sombras de duvidas devem ser restringidos sempre nas direções das idéias emitidas,sejam elas de direita/esquerda,e não pessoais.A liberdade de expressão na internet é antes de mais nada,diferente da liberdade de imprensa das elites,esta classe,em ultima analise,expressa a visão de sociedade da classe burguesa(pensamento único) ,isto é,esconde as mazelas,interesses e conflitos contidos dentro de uma sociedade dividida em luta de classes.A internet vai muito alem disso,seu papel é ser a luz do conhecimento para as massas e coveira do pensamento único burgues e do senso comum.

Saudações Socialistas.

Flavio Lima

Ah sim, completando: devo ter uns tres ou quatro IPs, mas o nome/sobrenome e email é sempre o mesmo.

Flavio Lima

Grande Azenha
Entendo a historia do cadastro. Tenho mó pregui de faze, mas vou faze-lo nos blogs que costumo comentar.
E os trolls divertem a gente. Esse novo formato do blog permite que a gente marque em cima do comentario dos trolls (que negam que sejam trolls hahaha). Tem post que eu só comento em ciam deles.
Se puder não colocar o cadastro, melhor. Se colocar, fa-lo-ei (como diria certo politico direitista bebum).

Mônica

Se vocês acham que essa é a solução, tudo bem. Só acho que seria mais fácil bloquear (já que é fácil identificar) comentaristas diferentes com mesmo IP. No meu caso, por exemplo, que sou comentarista "esporádica", pode ser que me baixe aquela preguiça na hora de cadastrar. Mas certamente continuarei leitora assídua!

    Claudio Costa

    Não há como bloquear comentaristas só porque usam o mesmo IP.
    Onde eu estou, existem mais de 500 outras pessoas em maquinas diferentes, internamente com IPs diferentes, mas na Internet, temos o mesmo IP.

Gil Teixeira

Não vejo problema com o cadastramento, já que uso meu nome e não tenho o que esconder, espero que não seja como no Noblat, que só faltam perguntar as cor da minha cueca (seria isso quebra de sigilo?) Que seja benvindo o cadastramento. Outra, espero que nesse cadastramento os usuários que usam pseudônimos possam continuar a usa-los, tendo seus dados protegidos pelos donos e moderadores do blog!

joe

Sou contra o cadastramento. Não vejo ajuda nesses casos, e ainda cria dificuldade para novos leitores se transformarem em comentaristas.
O caso em questão é uma típica armação, o policial bom e mal. O mal bate, depois o bonzinho, "que está do seu lado", vem te ajudar.
Só o fato de vocês terem identificado e informado isso, na minha opinião, já é o suficiente.
Talvez uma sinalização com cor ou coisa do gênero no post, já seja o suficiente.
abçs

    Laudir

    Bela sugestão! Seria até uma forma de politizar essa questão no sentido de sabermos quem é quem. Não é a isso que este blog se dedica, quase sempre? PiG tem que se tratado como PiG, assim como troll deverá ser tratado como troll. Nada de censura. Todos sabemos que as trevas devem ser enfrentadas com luz. Por outro lado, ninguém nasceu troll. Eles estão aí porque o sistema permite. Quem sabe alguns deixem de trollear e passem a comentar como gente a partir da medida proposta pelo amigo aí de cima. Haja vista que os comentários do Jucelino e do Batista não foram desrespeitosos nem nada disso. 'Apenas', supõe-se, foram desonestos.

    Não concordo de jeito nenhum com a exigência de cadastro, e pelo que vi aqui nos comentários eu não sou o único a pensar assim.

    Laudir

    Faltou eu dizer mais uma coisa, importantíssima, ao meu ver. Faltou-lhe senso democrático ao "informar" que vai-se exigir cadastro e está decidido, uma vez que os principais atingidos por essa medida serão justamente os comentadores do blog. Quem tipo de inclusão participativa é essa? Para que estão aqui esses comentadores que fazem 50 comentários por dia, se não podem ajudar o blog com denúncias sobre abusos nos comentários?

    rsrsrs Oooo Serra, sai aí da frente do computador que queremos o Azenha de volta!

Raimundo Costa

Concordo plenamente. Façamos a cadastro e evitemos estas similaridades!
Fico me perguntando o porque de pessoas se prestarem a isto!

Druida

No Nassif somos todos cadastrados, até com direito a página própria. Lembremos de algumas coisas elementares da convivência em comunidade: este espaço foi criado por alguém que o oferece a todos e todas nõs para participarmos. No mínimo, é desse alguém o direito de moderar. No mínimo, é nossa obrigação tratar-nos e a quem o criou com as regras da boa convivência. Portanto, que venha o cadastro.

Quanto ao argumento dos trolls que Lula não deveria responder, parece que há uma falha na memória de curto prazo desses trolleiros: os ataques demotucanos dos últimos 15 dias, com todo o arsenal da "grande" midia (incluindo seu exército de penas de aluguel) apontaram seus canhões especificamente para Dilma E LULA, além do PT, explicitamente. Por que o Lula teria que ficar quieto?

Acho também curioso que o candidato demotucano tenha desistido de uma passeata para gravar a resposta ao Lula. Uai, depois dessa saraivada de ataques maciços, eles esperavam que logo o Lula ficasse calado??? Meio infantil isso, em vários sentidos, não é mesmo?

zhungarian

As baixarias do Serra já ultrapassaram, em muito, os limites da civilidade. Curioso é ver que ministros de TSE condenaram a presença na televisão de Lula defendendo Dilma contra os ataques de Serra. Isso, segundo os sapientes ministros, é condenável.

E quanto à baixaria de Serra? isso é aceitável por quem deveria zelar pela ordem e pela lisura do pleito?

Quando eu era adolescente, durante a ditadura militar, costumava ouvir que a democracia exigia muita responsabilidade. Que a democracia era complicada, difícil.

Hoje percebo que a democracia não é complicada. Complicado é conviver com golpistas que tentam, de dentro das próprias instituições ditas democráticas, golpeá-la em nome de seus interesses espúrios.

Espero que Dilma tenha pulso para colocar o Quarto Poder (a Imprensa Cartorial) no seu devido lugar.

ufa

As respostas podem ter sido enviadas de um mesmo proxy não? Alguma empresa grande, por exemplo.
Acho que obrigar a fazer cadastro vai piorar demais o debate (acho que vai virar "panelinha") e vai acabar com a oportunidade de fazer comentários ocasionais, como eu faço.

Marcio

Sou totalmente a favor. A gente do lado de cá pode até fazer um ou outro comentário ácido, gozador, debochado, conforme a ocasião, porque também ninguém de ferro, e a oposição às vezes pede um bom deboche, até implora por isso, mas usar o blog para a "molecagem do pau mandado", aí não! E dar espaço para os reacionários, os arcaicos de sempre, que se vangloriam de defender a velha elite que vem desde o século XIX é querer demais!. Concordo, Azenha, com a restrição. Antes de tudo o espaço é seu, e juridicamente é você que responde por ele, portanto, todod cuidado é pouco e a oposição está sempre à espreita de erros, necessários para o que melhor ela sabe fazer: o massacre moral.

GeorgeLuckas

Azenha, vc tem todo o direito de exigir o cadastro, eu apóio e considero uma medida necessária para evitar…incidentes. Mas lembre-se, por favor : "posso não concordar com as palavras que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las" Voltaire. NUNCA limite a liberdade de expressão.

Daniel Xavier

Azenha, eu acho muito curiosa essa gritaria quando o presidente faz campanha pela sua candidata. Eu estou morando nos EUA e aqui, especialmente agora nas vésperas das "mid-term elections", é super normal ver o Obama pedindo votos para os candidatos democratas. E eu não vejo nenhum comentarista, nem mesmo os xiitas da Fox News, reclamarem disso.

abs!
:D

    Druida

    Democracy is a learning process… :) Ainda vamos chegar lá (mas, é claro, já avançamos muito).

Gerson Carneiro

Fiquei furioso porque o mané fez uso do anonimato pra sacanear os outros. Teve uma comentarista aí que postou um comentário bacana, dizendo que ficou emocionada com a campanha da Dilma e o mané foi lá sacanear.

Então eu acho que não tem que ter espaço aqui pra esse tipo de coisa. Quer preservar sua privacidade, se proteger, sei lá o quê, tudo bem. Crie um apelido, não ponha foto, mas cadastre-se pelo menos. Estamos aqui discutindo, brigando, aprendendo, fazendo história. Aqui não é lugar pra gente sacana. Se quer um país melhor, então faça a coisa melhor. Seja responsável. Assuma aquilo que faz e aquilo que diz, para o bem ou para o mal. Nada desse negócio de apontar safadeza nos outros e vir justamente aqui aprontar. É isso aí, Azenhão. Quem não gostar que procure outro lugar.

dukrai

sou totalmente contra, troll é a maior diversão rs

    Gerson Carneiro

    Também não quero que os capitães-do-mato sejam banidos. Eu me divirto bastante. Eles, em parte, dão subsídios para meu humor. Não se trata de banimento.

    Cadastre-se e exponha suas opiniões livremente. Não precisa concordar com a opinião de ninguém. Basta que tenha coragem de se assumir. O que aconteceu com a dupla de um aí foi que tava só a fim de sacanear.

    Jairo_Beraldo

    Mas aí eles não vão vir…vão temer mostrar sua identidade.

    Gerson Carneiro

    Vêm. Ôh se vêm.
    Capitão-do-mato é igual a muié de malandro (só não deixa a dona do blog das muié ler isso senão eu tô ferrado).

    Jairo_Beraldo

    Mas mesmo se ela ler, há verdades que tem que ser ditas.

    Gerson Carneiro

    Cumpadi… eu não te conheço, hein.

    dukrai

    vamos fazer uma campanha pros trolls se cadastrarem também, com um vídeo e música, tipo "sem você não sou ninguém" rs

    Gerson Carneiro

    Deixa pra depois de 03 de outubro que a música pode ser a do Menudo:

    "Eu te vi… caminhando sem destino por aí… te vi chorar… escondendo o rosto pra ninguém notar, sua desolação"

Marat

Azenha, sou a favor de que se guilhotinem os mercenários, os bandidos e os mantenedores do status-quo da nossa tigrada!

Carlos.

Juscelino & Batista, a famosa dupla "Malandro é Malandro e Mané é Mané", interpreta "O Trololó do Indiano".

gilberto

Em tese o Juscelino e o Batista, embora claramente eleitores de partidos diferentes, poderiam ter se revezado no teclado. Não seria um grande exemplo de camaradagem?
Azenha.

Com certeza os caras são é a mesma pessoa. Ele está cruzando a bola na area e indo lá cabecear.
To recebendo todo dia email dos serristas , eles estão desesperados.
Abcs

    Jairo_Beraldo

    E eu quero saber quem deu meus endereços de e-mails para o grupo serrista encher minha caixa com seus trólólós. Dois endereços que NUNCA cadastrei em sites deles vivem recebendo tais eresias. E uso um só endereço de e-mail para postar comentários em todos os blogs peogressistas. Nele nunca veio nada. Nem a favor de Dilma. Só para confirmação de comentarios do Azenha ou da Conceição, vez ou outra aparece.

zanuja

É só dizer onde me cadastro e faço no ato.

ZePovinho

Vou continuar usando a alcunha de Zé Povinho,Azenha??????????Preciso colocar a foto?Eu jamais deixarei a Conceição Oliveira!!!!

FrancoAtirador

.
Acabei de me cadastrar com meu codinome.
Só revelo minha identidade aos comentaristas o dia em que o Stanley Burburinho e o Professor Hariovaldo Almeida Prado revelarem as suas.
Porém aos administradores do Viomundo não estendo esta restrição.
QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME!
Um abraço
.

Wagner

Caro Azenha,
Um mesmo IP para o Juscelino e o Batista não significa necessáriamente uma mesma pessoa num mesmo computador se fazendo passar por dois indivíduos.
Num condomínio que ofereça o serviço banda larga aos moradores TODOS aparecerão para o mundo exterior (o mundo além do roteador do condomínio) com o mesmo número IP.
O mesmo vale para todos os computadores de uma empresa, uma escola, uma repartição etc.
A rede desses locais é vista pelo mundo depois do modem/roteador como um único IP.
O roteador é que sabe para qual computador (2, 3, 1000, 2000….) da rede que se utiliza dele para se conectar à Internet deve encaminhar cada pacote de dados (parte de uma imagem, página, vídeo, etc.) que cada micro requisitou na Internet..
Se na sua casa voce acessar ao mesmo tempo de dois computadores diferentes a página do http://www.abusar.org.br, verá em vermelho a informação em cada computador que o número IP deles é o MESMO.
Qualquer dúvida é só consulatar bons turoriais de redes na parte referente aos IP.
Eu gosto dos nacionais http://www.guiadohardware.net (sem o .br) e http://www.clubedohardware.com.br
Saudçãoes.

    Luiz Carlos Azenha

    Sim, são dois novos comentaristas, que nunca apareceram antes no site e que moram no mesmo condomínio, coincidentemente opinando sobre o mesmo post do Viomundo. abs

    Gerson Carneiro

    E o segundo, o Batista, apareceu justamente para dar apoio ao primeiro, o Juscelino.
    Pô quero ir morar nesse condomínio aí, heim. Aqui no meu tô vendo a hora de um vizinho jogar água quente na cara do outro.

    Julio Caro

    Dois alunos de um professor que esteja incentivando um debate. Que tal?

    Wagner

    Azenha,

    No endereço
    http://www.guiadohardware.net/guias/hardware-rede

    encontramos:

    ————————————————–

    1) Na parte do texto entitulada "Default gateway" o seguinte:

    Quando você compartilha a conexão entre vários micros, apenas o servidor que está
    compartilhando a conexão possui um endereço IP válido,

    só ele "existe" na Internet.

    Todos os demais acessam através dele, encaminhando para ele os
    pacotes destinados à Internet.

    Se o endereço de rede local do servidor que está compartilhando a conexão
    é "192.168.1.1", então este é o endereço que todos os demais usarão
    como gateway padrão

    —————————————————-

    2) Dois paráfragos, um antes e o outro
    depois da ilustração de uma rede exemplo de dois micros:

    (ANTES DA FIGURA DA REDE DE DOIS MICROS E UM MODEM ADSL)

    Temos aqui um exemplo de como ficaria a configuração dos endereços em uma
    pequena rede, com 2 micros. Note que, neste caso, os micros da rede local
    utilizam uma faixa de endereços privada (192.168.0.x no exemplo), uma faixa
    de endereços que não existe na Internet. O único que possui um endereço IP
    válido na Internet é o servidor, que por isso é o único que pode ser
    acessado diretamente de fora. Ele fica responsável por interligar as duas
    redes, permitindo que o outro PC acesse a Internet:

    (DEPOIS DA FIGURA DA REDE DE DOIS MICROS E UM MODEM ADSL)

    Hoje em dia, o compartilhamento via NAT é oferecido por diversos dispositivos,
    entre eles modems ADSL e roteadores wireless, o que permite que você
    compartilhe a conexão entre os diversos micros da rede usando apenas o
    modem e o switch da rede

    ———————————————————

    Destaco ainda que não afirmei que Juscelino e Batista não possam ser a mesma
    pessoa.
    Quis apenas colaborar e esclarecer que "UM MESMO IP NÃO SIGNIFICA NECES-
    SÁRIAMENTE UM E APENAS UM COMPUTADOR COMO ORIGEM DO QUE SE RECEBE".

    Portanto pode ser que Juscelino e Batista sejam a mesma pessoa em um
    mesmo micro e TAMBÈM pode ser que sejam duas pessoas diferentes cada
    um no seu próprio micro.

    O exemplo de codomínio foi apenas usado primeiro.
    Citei também empresas, escolas como exemplos.

    Apenas tentei contribuir contra a lógica falsa "1 IP, 1 MICRO".

    Pelas respostas irônicas me parece ser nula credibilidade da minha
    contribuição.

    Tentei. Fiz minha parte.

    Garanto que não mais os farei perder seu tempo com minha participação.

    Saudações.

    Wagner.
    Engenharia Elétrica desde os anos 1986,
    Microcomputadores desde 1988,
    Linux desde 1996,
    Redes de computadores desde 2003,
    Mais de 650 livros da biblioteca pessoal relativos apenas à computação.

    Arquivo:viomundo-participação-final-20100909-2217.txt

    Vizinho

    Errata para o texto do Wagner sobre IP.

    O link correto para a questão do IP é:
    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/resumo-co

    abs.

GustavoEgito

Perfeito, Azenha! Corretíssimo!

Agora, já que estamos falando de leitura/aprovação de posts, gostaria de pedir-lhe para você me responder àqueles e-mails que te enviei sobre a "luciana gimenez".

Já faz um tempão e, até agora nada.

E lembrar ao pessoal daqui de Pernambuco pra votar na chapa Di-Du (Dilma e Eduardo) e nos Senadores Humberto Costa e Armando Monteiro.

Gersier

Creio eu-(desculpem mas as vezes adoro uma redundância)- que só será contra o cadastramento quem frequenta o blog pra soltar os famososo tro-ló-lós do ídolo serra.Agora,Azenha,acho a maior perda de tempo discutir com quem é cego,alienado,tem preguiça mental, ou "anarfa" político ou funcional segundo os mais educados.Esses últimos sempre tem como fonte "confiável" das suas babaquices, o PIG.

Gerson Carneiro

Aí Azenhão, só mais uma e eu já paro.

"Aí uns e outros! Você que está me ouvindo:
Se tu não gostar é porque a carapuça é contigo mermo, Mané.
E por falar em safado aonde anda você, você?
Para quem não é safado não tem nada a ver. Meu irmão, podes crer!
Quem dá cobertura a safado é porque é safado também".
Safado é safado mesmo – Bezerra da Silva.

[youtube xkQjALXdHrU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=xkQjALXdHrU&feature=related youtube]

Geraldo

Deixe eu aproveitar enquanto não precisa de cadastro:
Azenha, no 6º parágrafo, onde há "O post continha apenas os dois vídeos (está aqui)", deveria ter um link, não?

    Geraldo

    vi agora que tá com o link, talvez tenha sido um erro no carregamento aki.

maria regina

Azenha
Nada mais justo.

Gerson Carneiro

Total apoio. E au ainda exijo que investigem aquele Gerson e aquele Carneiro que utilizaram até a minha foto.

"Eu já disse a você que malandro demais vira bixo, e também já lhe pedi pra você parar com isso" – Bezerra da Silva

[youtube Ld3Ag3bzkn0&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=Ld3Ag3bzkn0&feature=related youtube]

Carmen Silvia

Eu estou firme e forte no cadastro. Não sou nenhum Gerson Carneiro,mas as vezes apareço.Brincadeirinha Gerson,já te considero um amigo.

Deixe seu comentário

Leia também