A leitora que se encantou com a Al Jazeera

Tempo de leitura: 3 min

Prezado Azenha,

Sou fã do seu site que comecei a acompanhar desde as últimas eleições presidenciais. À partir do seu site cheguei no link da TV Al Jazeera que passei a assistir online. Achei excelente. Precisamos da Al Jazeera no Brasil para termos acesso á uma mídia independente. Será que o seu site não pode fazer uma campanha pró-Al Jazeera no Brasil?

Atenciosamente,

Ana Teles da Silva

*****

Cara Ana,

Conheci o impacto da Al Jazeera (clique aqui para ver ao vivo, em inglês) durante minhas viagens ao Oriente Médio e à África.  A emissora árabe tem duas versões, em árabe e em inglês. Ficou conhecida por mostrar imagens que outras emissoras não mostraram da invasão do Afeganistão, do Iraque e dos ataques de Israel aos palestinos. Diferentemente das emissoras ocidentais, que reproduzem o mind set de Washington, Londres e Paris, a Al Jazeera assume abertamente que fala em nome da “rua árabe”.

Os padrões de excelência jornalística da Al Jazeera resultam de alguns fatos: dinheiro quase à vontade, uma equipe herdada da BBC britânica e ênfase na reportagem. Trocando em miúdos, a  Al Jazeera expandiu sua cobertura internacional num momento em que outras grandes redes, especialmente dos Estados Unidos, reduziam sua presença global para se ajustar a cortes de gastos. É por isso que o telejornalismo da Al Jazeera se destaca tanto em comparação com o de outras emissoras. A emissora vai até onde outras emissoras não vão.

A emissora árabe não foge da notícia e não repete as emissoras ocidentais na crença de que basta não falar em um assunto para fazer com que ele desapareça. A Al Jazeera cobre o Hamás e o Hizbollah tanto quanto a Autoridade Palestina e o governo Obama. Os escritórios da Al Jazeera foram atacados pelo Pentágono no Afeganistão e no Iraque; o sinal da emissora acaba de ser bloqueado na Líbia; jornalistas da Al Jazeera foram presos no Egito e sedes da emissora em territórios palestinos foram atacados depois que a Al Jazeera divulgou os chamados “Palestinian Papers”, demonstrando que negociadores palestinos estavam dispostos a fazer importantes concessões a Israel para chegar a um acordo de paz.

Os governos temem a Al Jazeera, mas o povo nas ruas ama. No interior do Quênia, por exemplo, vi um restaurante batizado com o nome da emissora. No passado, nos países onde se fala inglês na África, a informação independente era obtida através das emissões radiofônicas da BBC. Hoje, na TV, a Al Jazeera ocupou este espaço. E com a transmissão do sinal da emissora via satélite e pela internet, nos momentos de crise as pessoas do norte da África e do Oriente Médio correm para a Al Jazeera.

Neste momento específico, por exemplo, a Al Jazeera expõe mais uma vez a hipocrisia dos governos ocidentais, que até agora não se manifestaram contra a repressão da polícia política do regime de Muammar Gaddafi, na Líbia. A Líbia tem as maiores reservas de petróleo da África e é um importante fornecedor para a União Europeia e os Estados Unidos (o governo brasileiro tem se mantido estranhamente calado para quem agora enfatiza, na política externa, a defesa dos Direitos Humanos).

De qualquer forma, cara Ana, se há algo que distingue a Al Jazeera de outras emissoras ocidentais é o fato de que ela incorpora plenamente a ideia de que o poder se desloca lentamente do Ocidente para a Ásia. Ou seja, de que o mundo também é das grandes massas árabes e asiáticas. Se você olhar no mapa, vai notar que Doha, no Qatar (sede da Al Jazeera) aos poucos vai se tornando um importante ponto de entroncamento entre o Ocidente e o Oriente. Já é um importante centro financeiro. Não é por acaso, portanto, que o emir do Qatar abriu o cofre para financiar a emissora.

PS do Viomundo: Na Venezuela, onde estive recentemente, a Telesur (clique aqui para ver ao vivo) vem fazendo um trabalho muito interessante na cobertura da América Latina. É difícil entender a timidez do Brasil em apresentar a versão dos fatos a partir do olhar brasileiro, o que não fazemos nem mesmo em português!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João Carlos Machadoi

Enquanto Kadafi adotou uma política de confronto com as potências européias e americana, conseguiu sustentar seu regime autoritário. Bastou aderir ao eixo Bush-Blair para que em pouco tempo viesse a enfrentar a fúria de seu povo. Apesar dos fortes investimentos e modernização da infraestrutura do País. Ou será uma mera coincidência?

josemujicamarins

Pra quem manjar inglês vale a pena conferir esta conversa entre Tariq Ramadan e Slavoj Zizek:
http://english.aljazeera.net/programmes/rizkhan/2

Pra quem leu o último artigo dele (Zizek) sobre o Egito, há um desenvolvimento da idéia da máxima de Mao sobre o caos, o abismo e Tom e Jerry (lá pelos 20 minutos).

Escrevinhador

[…] A leitora que se encantou com a Al Jazeera por Luiz Carlos Azenha, no Viomundo […]

Pedro Soto

Caro Azenha

Sempre imaginei que a Líbia tivesse um governo progressista, originário da revolução líbia liderada pelo Kadafi em 1969.
Parece que me enganei, não?

Oliveira

Quero vê essa onda democrática e libertadora chegar como um tsunami na China e na engessada democracia dos EUA.

Beto_W

A Al Jazeera é uma excelente fonte de notícias do Oriente Médio. Quando se trata de algum acontecimento referente a Israel, eu sempre procuro notícias a respeito no site deles em contraponto aos jornais israelenses (mesmo o Haaretz, considerado de esquerda em Israel), para poder formar uma opinião mais embasada e equilibrada.

O blog da Al Jazeera e a revolução na Líbia | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] [Leia aqui meu comentário sobre o impacto da Al Jazeera na África e no Oriente Médio]   […]

Kadafi reprime protestos com sangue e fogo | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] [Leia aqui meu comentário (do Azenha) sobre o impacto da Al Jazeera no Oriente Médio]   […]

Bruno

Grupo do abicail que expulsar serys.

Andre

Azenha, como está a cobertura da Al Jazeera em relação aos protestos na Líbia (com mais de 200 mortos) e no Irã?

    Luiz Carlos Azenha

    Excelente. As melhores imagens da Líbia estão na Al Jazeera. A emissora tem correspondente em Teerã e também cobre as manifestações de lá. abs

Luís Carlos

Conheci a tv al jazeera há uns dois anos, e passei a assisti-la com frequência. Excelente programação. Bons telejornais, bons programas de debates e excelentes jornalistas. Coloca a BBC no bolso. Difícil citar um único programa da al jazeera. Todos são excelentes. 'Empire', People and Power, Talk To Aljazeera, Witness, Inside Story entre tantos outros.. Quando tenho tempo, também vejo a TeleSur, a BBC e a MSNBC. O canal FRANCE 24, o RT (Russia Today) e a DW-TV (deutshe Welle), todos em inglês, também são muito bons. Se a SKY Brasil não abrir os olhos, vai perder seus telespectadores para a internet. Na Europa, esses canais já estão disponíveis nos pacotes das operadores de tv a cabo.

TV BRASIL já perdi a esperança. É um FRACASSO! A ex-global Tereza Cruvinel tá conseguindo acabar com a nossa TV pública. É uma pena. Muita gente, incluindo o ex-ministro Franklin Martins, o ex-presidente Lula e o Gilberto Gil, se esforçaram para colocar no ar essa tv e, depois de 4 anos, a tv brasil continua com seus 0,3 pontos no ibope, continua com uma programação medíocre e "conservadora", continua exibindo o Roda Morta, da cultura, continua exibindo a Santa Missa, continua com a global Leda Nagle – que censura os convidados -, continua com o Roberto D'ávila, e com o também global e insuportável Anselmo Goes, em seu 'De lá pra cá'. Por isso, ninguém vê a TV BRASIL. Os telespectadores da tv acabo tem outras opções, como o Canal Brasil, que também exibe filmes e documentários brasileiros. Os telespectadores da tv aberta acham a TV Brasil chata, porque ela não tem programas de auditório e nem bons campeonatos de futebol, basquete, etc. – como ocorre na Europa e na Argentina. Além do mais, a imagem da TV BRASIL é muito ruim. Ás vezes, parece que estamos vendo uma tv comunitária. O som também é ruim, ás vezes aumenta, ás vezes diminui. O governo não investe na tv pública, os atuais "donos" não querem que a TV Brasil exiba comerciais – como faz a tv pública da Argentina e o Channel 4, da inglaterra -, e o governo ainda insiste em manter a sra. Tereza Cruvinel (aquela disse que admirava o jornalismo da globo) na presidência. Sem falar que a ABEPEC e a EBC, depois de 4 anos, ainda não se entenderam. A maioria das TV's estatais não transmitem a programação da TV Brasil na íntegra. Pra ver a TV pública, dependendo do seu estado, você tem que ser assinante da SKY. E nem adianta marcar presença em alguma audiência pública da EBC porque é perda de tempo. Teve uma audiência em que uma integrante do grupo 'INTERVOZES' estava falando e quando começou a fazer críticas à atual gestão, foi interrompida por um conselheiro da tv brasil. Em seguida, o conselheiro se levantou e se retirou do local, deixando a moça com cara de boba. A TV pública brasileira caminha a passos largos rumo ao fracasso, e os "donos" da TV Brasil tem a cara de pau de dizer que " a TV Brasil vai bem, obrigado"

    carlos

    Luís, a BBC tem convênio com o PIG. É lamentável que a BBC chegou a esse ponto. Uma aliada dela é a CBN. Lucas Mendes escreve também para o site da BBC. Fico por aqui.

Bonifa

Começam a ser revelados os crimes da polícia de Mubarak durante a revolução: http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-16269

Silvana Maranhão

Quando é que a Al Jazeera vai mostrar as masmorras cubanas cheia de inocentes que só querem ter o direito de se expressar????

    Paulo Silva

    Quantas vezes vc terá que repetir isso para que possa considerar que fabricou uma verdade?
    Isso não é fato. Todos os presos cubanos foram julgados e condenados segundo as leis do país.
    Aqui no Brasil, proporcionalmente, há muito mais presos do que em Cuba, país que tem uma das mais baixas taxas de homicídios ou suicídios do mundo.

    ZePovinho

    Eu tô louco para ver as centenas de inocentes,presos sem acusação e sem condenação,em Guantânamo!!!

    Carmem Leporace

    Lá é tão maravilhoso que eles preferem correr o risco de cair na boca de um tubarão do que viver no paraíso democrático dos amiguinhos desses tipos por aqui.

    Julgados pelas leis impostas por um ditador que está 60 anos no poder, um ditador que assassina do seu própiro povo.

    betinho2

    Se torne um "dissidente" cubano e vai pra Miami. Serás recebido com "honras" e com o Green Card, sem contar com ajuda de custo e outras benesses. Só não arrisque dizer que és mexicano, ai leva chumbo.

    Oscar

    Silvana, ou você quer polemizar, ou você não sabe o que diz. Sobre os cubanos e as vítimas da ditadura daquele país a globo já fala, ela já denunciou várias vezes. Não precisamos correr atrás de notícias sobre as mazelas de Cuba, seus inimigos já o fazem, e isto é o correto. O que realmente precisamos é de veículos que mostram as atrocidades que o ocidente causa no Oriente Médio. Isto niguém relata, muito menos a globo. Vamos lá para equação: Globo amiga dos EUA não relata os podres dos EUA. Cuba inimiga dos EUA = Globo vai mostrar os podres de Cuba. Al Jazeera amiga do Oriente Médio e povos árabes. EUA inimigo de Al Jazeera. EUA invadem Oriente Médio e mata um monte de gente inocente = Al Jazeera mostra os podres dos EUA. Concluindo: se a globo e cnn são coleguinhas dos EUA, elas não vão falar mal do coleguinha assassino, só daqueles que ela está de mal, no caso CUBA. Então restam aos povos massacrados pelas guerras estadunidenses e israelenses a Al Jazeera. Silvana Maranhão, deu para entender ou vou ter que desenhar? Seu caso é sério…muito sério.

    El Cid

    mimimimimimimimi… foi isso que você quis dizer? ah bom…

    Mariana

    cuco! cuco! cuco!

Suzana

Além da Al Jazeera tenho acompanhado os acontecimentos no mundo árabe pela TELESUR. Nem sabia que tinha sede na Venezuela.

marco meyer

Aqui Jazumaera. Com o advento da Internet,os telejornais globonianos estão com com os dias contados.
Chega da dose cavalar de alienação nas Tvs brasileiras: BBB, pastores caça-niquéis,filmes violentos.Está
na hora de voltar nossa olhar e mente para uma sociedade mais holistica e humana.
Bom domingo.

ZePovinho

Sugestão de um leitor da Conceição Oliveira(Maria Frô):

[youtube jzSmGf0vJgw http://www.youtube.com/watch?v=jzSmGf0vJgw youtube]

Sebastião Medeiros

Diante desta situação REVOLUCIONÁRIA em que o Mundo Árabe vive só posso fazer uma constatação:Que falta faz um LENIN ou um MAO TSE TUNG para despertar a grande Civilização Árabe!

Leider_Lincoln

O blogue está invadido por uma horda de trols, basicamente os mesmos da época da campanha, só que alguns mudam de "nome" assim que são desmascarados… Repararam que bastou o Paulo Amaral/Suzana Alves sumir para aparecerem outros? Saudades do John Bastos, aquilo sim, era troll de verdade… Do Ubaldo em diante, só apareceu porcaria. :/

    El Cid

    endosso, Leider… como diria o provérbio: " os mosquitos mudam, mas as m….. continuam as mesmas! "

Omar Palestino

Azenha
Descobri o vi o mundo na época da ofensiva de gaza(2008/2009), desde então a primeira coisa que faço quando chego ao meu trabalho é abrir a sua página. Te confesso que fiquei surpreso quando comecei a ler o ví o mundo pelo teor realmente informativo do seu site.
Enquanto a mídia tradicionalmente corrompida age mais no sentido de confundir do que esclarecer, o ví o mundo apresenta analises completas de situações as quais estavamos acostumados a ver como quem le release um do exercito israelense ou do pentagono.
Por ser filho de um imigrante palestino, que aportou por estas terras nos anos 50, sempre tive acesso a informação vinda diretamente de veiculos de imprensa menos comprometidos com os interesses de eua/israel.
Assim como você e seus leitores, assisto com um pouco de frustração este silêncio do nosso novo itamaraty. Esperava muito mais do ministro Patriota e da nossa presidenta.
Acredito que por sua biografia a presidenta Dilma não poderia se manter tão silenciosa em meio a todas estas mudanças que sem dúvida trarão mudanças em toda a política global. Me entristece ver o nosso Brasil abrindo mão do seu merecido papel de protagonista conquistado pela dupla Lula/Amorin.
Azenha, concordo com sua visão de que a queda de Mubarak é comparavel a queda do muro de Berlim. Os efeitos já vemos pelos desdobramentos do maghreb ao golfo, e sem dúvidas terá reflexos em todo o mundo.
Cumprimento você e outros blogueiros “sujos” pela reinauguração da imprensa no Brasil.
Agora temos realmente fontes de informação.

    Paulo Silva

    Omar
    A política externa do país não vai mudar de rumo.
    As declarações do ex-Presidente Lula e do ex-Ministro CElso Amorim eram do mesmo teor que as que estÃo sendo feitas atualmente.
    O Brasil tem uma tradição de não intervenção e de respeito à soberania dos povos.
    As manifestações dos nossos governos pelo menos nos últimos 8 anos e dois meses são sempre a favor da verdadeira democracia e contra a opressão e o massacre dos povos.
    Parece que estão havendo fantasias sobre a nossa política exterior passada e presente, com o intuito de desmerecer o atual governo.Temos que ficar atentos, porque sabemos muito bem quais são os interessados nisso.

Fernando

Qualquer tevê que não passe novela, reality show e programa de culinária tem minha simpatia.

Celso

A Al-jazira reporta sobre o movimento nas ruas do Irã?

Vera Pereira

Concordo com a leitora Ana Teles. Tenho visto muito a Al Jazeera no último mês, e ela não cobre somente o "mundo árabe", tb mostra os acontecimentos na Itália (crise do Berlusconi), no México, na África, nos EUA; tem excelentes mesas-redondas de política e economia, esportes, debates e entrevistas com estudiosos dos temas e dos países. O melhor mesmo é a cobertura in loco, entrevistas com gente do povo nos lugares dos protestos, quase sempre por telefone celular, mostra assuntos e mensagens de Twitter, fora os repórteres que não ficam nas redações, mas no centro dos acontecimentos. Acho ótima, direta, objetiva, variada e inteligente. Claro que vejo a Al Jazeera em inglês. E tv vejo a TeleSur, não preciso mais da Globonews e seus "pundits".

    Maximiliano

    Eu tambem Vera…ja nao posso mais viver sem a AL JAZEERA… a PRESS TV do Iran tambem eh outra boa opcao. O meu trabalho envolve varias viagens para fora do Pais e, a AL JAZEERA, TeleSur, Press TV e nao tao frequente a MSNBC que eh pancadaria 100% na Direita Gringa ( agora ja nao eh mais tao divertida depois da demissao de KEITH OLBERMAN)….resumindo: Quem precisa de PIGNEWS? a internet realmente vai da cabo desse lixo toxico. Se a Al Jazeera no futuro decidir transmitir para a America Latina EN ESPANOL/ EM PORTUGUES….Hasta la vista PIG d'aqui e d'alhures.

Sergio

Al Jazeera Brasil já.

    Conceição Lemes

    Sérgio, parece que tem um projeto para a América Latina, incluindo o Brasil. Li outro dia, não sei é veridico. abs

betinho2

Resumindo, a Al Jazeera é uma TV "suja", a exemplo dos nossos "sujos" blogs progressistas.
Será que não conseguimos juntar 10 milhões de brasileiros que doem 10,00 reais por mes para alavancar uma "Al Jazeera" brasileira e acabar com a farra do PIG?
Vamo nessa pessoal?
Comecemos com um projeto, atravé de abaixo assinado, no congresso em que os doadores possam deduzir do IR, depois o Centro Barão de Itararé monta a TV e canalizamos as doações.
Eita que seria bom "dilmais"
E vamo que vamo.

    Janes Rodriguez

    Eu topo! É pra quando??????

Heloisa Villela

E não é só no mundo Árabe. As coberturas que a Al Jazeera fez do golpe em Honduras e do terremoto no Haiti foram excelentes! Foram fundo no contexto político e econômico dos dois países. Eles têm um programa muito bom chamado Fault Lines. Vale conferir!

ZePovinho

O Chanceler Antônio Patriota tem mais um exemplo de como era a diplomaCIA de Fernando Henrique Cardoso:

RELAÇÕES CARNAIS

"Tudo o que você quiser em terra, mar ou ar nós faremos".

(palavras do Rei Hamad bin Isa al-Khalifa, do Bahrein, ao então chefe do comando militar dos EUA, general David Petraeus , o mesmo que chefiou as tropas de ocupação no Iraque entre 2007 e 2008. O diálogo entre o general e o servo teria ocorrido em maio de 2009, segundo relatos do Wikileaks. O rei do Barhein viveu nos EUA, onde recebeu treinamento no Colégio de Comando do Exército Americano em Fort Leavenworth)
(Carta Maior, Domingo, 20/02/2011)

mariazinha

É verdade! qdo. iremos acordar! D. DILMA! vOTAMOS EM vc COM TODA NOSSA ESPERANÇA! Queremos Al Jazeera em português e que nossa TV BRASIL a retransmita.
PQ nã tiram a Cruvinel da TV Brasil? http://www.brasildefato.com.br/node/967
Existem coisas difíceis de se engolir; parece brincadeira de cão e gato.

Paulo

Manchete hoje no aljazeera: "Do Golfo ao Oceano o Oriente Médio está mudando"

Paulo Silva

Fica muito difícil a gente entender porque o Brasil não tem ainda nada comparável ao que se faz na Venezuela em termos de televisão. Além da Telesurtv, eles têm a Venezolana de Tv e a VIve. Essa última tem uma programação cultural intensa, belíssima. As outras duas dispensam adjetivos em termos de telejornais e programações políticas, culturais, educativas, esportivas etc
Mesmo quem não domina o espanhol, depois de uma semana assistindo-as e fazendo um mínimo esforço para aprender o básico do espanhol, já consegue compreender tudo.
E como vale a pena! É só informação veraz e de primeira qualidade.
Fico imaginando que a televisão pública no Brasil não decola por pressão das emissoras de televisão privadas. Só pode! Porque talento e criatividade na área não nos falta. Precisamos lutar para reverter esse quadro trágico que tanto dano causa ao povo brasileiro, mantido na desinformação e no emburrecimento contínuo, pela quase totalidade das programações televisivas.

Paulo

Quem quiser ficar por dentro do que acontece no Oriente Médio, tem que ler o site aljazeera.com. No Brasil o Viomundo é quem nos informa melhor sobre a região.

Marco Santo

A leitora Ana tem toda razão. O que acontece comigo é depois da Al Jazeera assistir a Tv brasileira, me dá ansia de vomito.

JOSE CARLOS CAMARGO

LCAzenha: com todo respeito, que essa leitora vá ter gôsto ruim assim lá na PQP! Gostar de Al Jazeera? Vai
ver ela também gosta de jiló, quiabo, torce pro SPaulo ou Palmeiras ou Santos! Quero distância!!!

    Luiz Carlos Azenha

    Êpa, deixa o Peixe fora dessa!

    Marcos C. Campos

    e ocê zeca camargo, gosta de qual canal ?

    Marco Santo

    Canal da Mancha…………kkkkkkk

    P A U L O

    MAIS UM AMERICANALHADO……

    OS TROLLS ESTÃO ERIÇADÍSSIMOS…

    HUA..HUA…HUA…HUA…HUA…HUA…HUA…HUA…HUA….HUA…HUA…HUA….

FrancoAtirador

.
E A TV BRASIL RETRANSMITINDO O "RODA MORTA" E REPERCUTINDO A AGÊNCIA ESTADO (DE SÃO PAULO).
.

Roberto Locatelli

A Revolução está sendo televisionada. Pela Al Jazeera!!

    Silvana Maranhão

    Certo.

Alfredo

Acorda Brasil!

Deixe seu comentário

Leia também