Vagner Freitas: Partido “yuppie sem causa”, PSDB age de forma irresponsável

Tempo de leitura: 7 min

Captura de Tela 2015-08-07 às 14.50.44

Quando a direita dá golpe, quem paga é o trabalhador

Presidente da CUT aponta que mais uma vez oposição sangra governo para se apropriar das conquistas e retomar agenda conservadora

por Luiz Carvalho e André Accarini • Publicado em: 06/08/2015, no site da CUT

O filme começa com agressões a três ex-ministros que ocuparam ou ocupam pastas nos governos dos ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. Todas em São Paulo.

Uma delas, num hospital frequentado pela classe média-alta paulistana.

A cena seguinte mostra uma bomba arremessada em direção à sede do Instituto Lula. Até agora o autor não foi identificado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Dá medo de pensar como termina essa película, com doses de terror e de drama.

Não dá para negar que a Dilma eleita está muito distante da Dilma que militantes e dirigentes da CUT e dos movimentos sociais defenderam durante a campanha eleitoral.

Falava-se em manutenção de direitos. As medidas provisórias 664 e 665 fizeram o contrário. Cobrava-se mais recursos para habitação e para a reforma agrária.

O que o Brasil viu foi um contingenciamento de políticas públicas como parte de um ajuste fiscal nos moldes dos defendidos pelo candidato derrotado. Aécio Neves (PSDB-MG), que passou a liderar uma oposição ao Brasil. Aliado ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), essa oposição coloca em risco uma democracia duramente conquistada.

A defesa da democracia e da retomada do projeto de governo com justiça, inclusão social, distribuição de renda e geração de trabalho decente é o que o une os movimentos sindical e sociais a ir às ruas, conforme aponta o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Em entrevista, ele destaca que é preciso enfrentar o clima de golpe alimentado por veículos de comunicação que perderam a vergonha de mentir e não são cobrados por isso, ainda que semanalmente as histórias que publicam sejam desmascaradas.

Veículos que servem para inflamar maus perdedores interessados em levar as eleições para o tapetão. Numa espécie de eterno 3º turno, afirma.

Vagner lembra, ainda, que nenhum golpe trouxe benefícios aos trabalhadores. Ao contrário, financiados por setores empresariais, ajudaram a impedir avanços ou desconstruir conquistas, como esses mesmos patrões buscam fazer no Congresso Nacional agora, em especial, na Câmara dos Deputados, sob regência do garçom dos patrões, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Por isso, lideranças da CUT e dos movimentos sociais farão uma vigília diante do Instituto Lula nos dias 7 e 16 de agosto. Além disso, uma grande mobilização em todo o país está marcada para o dia 20.

Confira abaixo entrevista.

Qual o significado dos três atos que a CUT e os movimentos promoverão em agosto?

Freitas – Nós estamos muito preocupados com a atual situação de intolerância e ousadia dessa direita brasileira, que desrespeita os valores básicos da convivência democrática, do direito do outro, não aceitando o resultado da eleição e impondo ao Brasil uma crise permanente criada por perdedores para desestabilizar o governo federal.

Isso tem prejudicado demais o país, paralisado a economia. Quem paga o pato são os trabalhadores, com demissões e a queda nas condições de vida devido à paralisação que o país vive por conta de um terceiro turno criado por uma mídia golpista e uma direita conservadora.

Claramente orquestrada por setores da sociedade que querem construir um golpe, causando impeachment da presidenta.

É possível, natural e salutar que o governo tenha apoiadores e questionadores, quem concorda ou não, como é na democracia, e que todos possam manifestar sua opinião, inclusive nas ruas. Agora, golpismo, não!

Mentiras construídas pela Veja, pelo O Globo, pela TV Globo, que depois não se sustentam e também não são cobradas como histórias mentirosas que caem por si só também não. Precisamos dar um basta nisso.

Vamos punir os CNPJs e não os milhares de trabalhadores que foram demitidos por conta da devassa que a operação Lava-Jato faz na cadeira produtiva brasileira.

Os setores produtivos sérios desse país, empresários e trabalhadores, devem promover uma unidade entre produção e emprego para que façamos todas as apurações, punamos os culpados, mas sem parar com a economia, acabar com os empregos e com a capacidade de crescimento das empresas brasileiras.

Esse cenário que você narra tem relação com ações como ao ataque a ex-ministros e com a bomba jogada no Instituto Lula?

Freitas – O atentado contra o instituto de um ex-presidente da República, que como qualquer ex-presidente, continua sendo autoridade nacional, representa o fim da linha da intolerância que está sendo construída por quem perdeu as eleições e promove uma caça ao PT e aos movimentos sociais.

Uma tentativa de criminalização dos movimentos sociais e do partido, um desserviço que se presta ao Brasil e ao mundo por meio de uma mídia conservadora que transforma o ato de fazer política em algo ruim.

É mentira que a direita brasileira esteja preocupada em acabar com a corrupção no Brasil.

O que se quer é satanizar o PT, o Lula, os movimentos sociais para que os conservadores de direita coloquem suas políticas em prática sem reação.

E esse cenário propicia que um deputado diga que as mulheres podem ser estupradas (em referência ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que os negros sejam demonizados (em referência ao também deputado Marco Feliciano (PSC-SP), para quem paira uma maldição divina sobre os africanos), que os gays sejam assassinados.

É um ambiente de que tudo pode, do retrocesso, esse ambiente em que você coloca criança na cadeia, ao invés de colocar na escola. Isso não é democracia ou liberdade de imprensa, isso é baderna. Por isso, os atos do dia 7, do dia 16 e do dia 20. É para deixar claro para a direita que vamos fazer o enfrentamento com ela nas ruas.

Não podemos aceitar mais que a Lava-Jato e a operação intempestiva do Moro (Sérgio Moro) fiquem obrigando os delatores a citarem o Lula de qualquer forma, ainda que não aja indício. Parece que todos chamados a depor têm como preço da liberdade falar do Lula.

Por que mesmo aqueles sem afinidade ou ligação com PT ou PSDB não devem embarcar numa onda golpista?

Vagner Freitas – Porque todas as vezes que tivemos golpe em qualquer lugar do mundo, o atentado à democracia é tão grande que o retrocesso na política demora décadas para ser revertido.

Nunca as ações intolerantes são para melhorar a vida do povo. Todos os golpes que tivemos, como contra o Jango (João Goulart, presidente que propôs reformas de base como a agrária e foi deposto pelo golpe de 1964) e contra o Getúlio (Getúlio Vargas, criador da CLT e de avanços como o limite de horas da jornada de trabalho semanal e as férias anuais, cometeu suicídio quando enfrentava resistência do Congresso, da imprensa e das Forças Armadas) ocorreram num momento em que a classe trabalhadora vinha num processo de ascensão e a sociedade tinha uma igualdade muito maior de direitos e conquistas.

É nesse momento que a direita vem e dá o golpe para abocanhar todos os resultados da economia, como está acontecendo agora.

Eles querem entregar a Petrobras a uma petrolífera estrangeira para encher o bolso de dinheiro. Não tenho dúvida nenhuma que isso tem uma orquestração internacional. O Brasil do pré-sal, da Petrobras, se torna autossuficiente em petróleo e gás, e mais do que isso, entra diretamente na disputa pelo mercado mais cobiçado do mundo.

É por isso a sanha contra a Petrobras, é para enfraquecê-la, para que possa ser vendida, os lobistas ganhem com isso e os entreguistas façam seu papel para ajudar o imperialismo. Olha o atentado ao povo brasileiro, já foi decidido que os recursos do pré-sal serão investidos em saúde e educação, política pública para quem precisa.

A grande motivação que se tem é pela inviabilização da Petrobras, são os mesmos que queriam mudar o nome para Petrobrax, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), para vendê-la.

Qual o interesse que o Serra (senador José Serra PSDB-SP) tem ao apresentar o projeto para permitir a venda? O Serra é um lobista e por trás dele há interesses internacionais, querem acabar com sistema de partilha, que o presidente Lula construiu contra a proposta de entrega da nossa riqueza defendida pelo FHC.  E que fique claro, a autonomia dos gestores da Petrobras quem construiu foi o Fernando Henrique, quando era presidente.

A Petrobras tem uma realidade diferente de todas as outras empresas públicas. No Banco do Brasil e na Caixa os diretores tem autonomia controlada, não chegariam ao estágio que dizem estar chegando de corrupção. Foi o FHC quem tirou a empresa de uma legislação geral e os problemas vem desde lá, mas a mídia encobre.

Sei que há problema na Petrobras, tem que resolver, sanear, a luta contra a corrupção é da CUT, mas não podem se utilizar disso para inviabilizar a empresa.

Qual a responsabilidade que o maior partido da oposição, o PSDB, com um ex-presidente da República em seu quadro, tem em relação ao atual cenário de desemprego, caos social e uma espécie de guerra civil que avistamos como você cita?

Freitas – Nunca achei que o PSDB tivesse qualquer compromisso com o Brasil. É um partido de yuppie sem causa, que não representa nem os princípios liberais e nem abarca os interesses da burguesia brasileira. Não tem projeto. É a cara do Aécio, um yuppie tresloucado. O PSDB tem direito de fazer oposição ao PT, como o PT fez ao PSDB, acho normal ter partido de oposição.

Mas se trata de uma oposição sem projeto. Até os que odeiam o PT cobram os tucanos por não terem uma proposta alternativa e não ter compromisso com o Brasil. Eles não são da produção e nem do trabalho. É um partido desses de revoltadinhos sem causa e sem motivo. Não há um projeto que a direita apresente ao Brasil. Eu quero conhecer! Quem sabe não tem coisa boa…

Apresente um projeto, diga como quer a economia, o modelo de desenvolvimento, como vai gerar emprego. Só fala que quer tirar o PT porque é corrupto.

O principal líder deles é um acadêmico que entrou na vida pública, em determinada parte de sua trajetória até teve uma boa relação com os movimentos sindical e sociais, teve uma participação importante na greve de 1979 como um interlocutor da defesa da democracia, mas o presidente Fernando Henrique Cardoso, com todo o respeito que tenho, se perdeu.

Esqueceu sua trajetória, disse mesmo para esquecerem o que escreveu. E acho que seu ódio, sua sanha para derrotar o PT é porque sempre teve muita inveja das conquistas que o PT trouxe ao Brasil e aos brasileiros. E quando o Fernando Henrique tinha alguma parcela de esquerda talvez um dia quisesse fazer. Coisa que o Aécio não quer, esse é um irresponsável, estou falando de gente séria.

Fernando Henrique tem uma trajetória e o grande problema é uma dor de cotovelo com o Lula, isso é uma tragédia. Ele não consegue engolir que tenhamos um sujeito letrado como ex-presidente e quem passa para a história do Brasil é um metalúrgico de Garanhuns, com quarto ano primário e que tem muito mais reconhecimento internacional.

O Fernando Henrique diz que o Lula sabia de possíveis irregularidades que aconteceram tanto no mensalão, quanto no petrolão, então, quer dizer que ele também sabia da compra de votos que aconteceu para a reeleição dele? De todas as denúncias de corrupção em empresas públicas, escândalos atrás de escândalos que aconteceram durante a gestão dele? Ou a teoria do Domínio do Fato serve para o Lula e não para o Fernando Henrique?

Veja também:

Em solidariedade a Lula, manifestantes abraçam Instituto


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

‘PSDB age de forma irresponsável’… Pensem num eufemismo! A coisa é de tal maneira, que o primeiro lugar do pódio fica abarrotado, no maior empurra, empurra. E os decentes… Ó!

    Urbano

    Fiquei tão entusiasmado que troquei pleonasmo por eufemismo. Embora ambas as coisas sirvam aos judas nesse momento e sempre…

FrancoAtirador

.
.
CôCô-RíCó Tucano* na TV Cultura Norte-Americana de São Paulo
.
PSDB* TORROU, EM APENAS 1 ANO, R$ 26,7 MILHÕES DO ESTADO
.
SÓ PARA FAZER PUBLICIDADE DOS PROGRAMAS DA TV CULTURA
.
EM “JORNAIS COMO FOLHA DE S. PAULO, ESTADÃO E O GLOBO”.
.
Fundação* do Governo Estadual Paulista, sob Administração Tucana*,
.
chegou ao cúmulo destinar Dinheiro Público ao GRUPO FOLHA**, dos Frias,
.
para fazer Propaganda no Jornal FOLHA DE S.PAULO** de um Programa
.
da própria TV FOLHA** veiculado, até 2014, pela TV Estatal de São Paulo.
.
Diário Oficial do Estado de São Paulo
Página 118 • Suplementos • 12/06/2013 • DOSP
.
[…]
5. Comunicação e Relacionamento
.
5.1. Assessoria de Imprensa
.
A Fundação Padre Anchieta [*], suas emissoras, novos programas e projetos
tiveram ampla visibilidade junto aos principais veículos de comunicação do Paí. [SIC]
.
Em 2012 prestou atendimento a cerca de 1200 jornalistas (contato direto e por telefone)
e enviou à imprensa mais de 800 releases, que resultaram 9361 inserções na mídia impressa…
.
Os programas e assuntos institucionais ocuparam
158.136,0 cm/colunas dos jornais e revistas no período.
.
O público atingido foi de 2.736.895.015 pessoas.
.
Entre as publicações, destacam-se amplas matérias,
especialmente, sobre as estreias de novas atrações,
como TV Cocoricó ao vivo, Pedro & Bianca, Guia do Trânsito,
Legião Estrangeira, TV Folha [**] e Cartãozinho Verde,
.
que estamparam os principais jornais e revistas do País,
.
como Folha de S. Paulo [**], Estadão e O Globo.
.
Além disso, diariamente, os programas da TV Cultura
foram divulgados na internet, em sites e portais,
.
entre eles, UOL, Terra e IG.
.
ESTIMA-SE EM R$ 26.698.672,81 O VALOR DESPENDIDO EM PUBLICIDADE.
.
O setor também foi responsável por convidar jornalistas [SIC]
para acompanharem gravações de programas;
pela elaboração do clipping diário, pela comunicação interna
e pelo agendamento, organização e acompanhamento das visitas monitoradas.
.
Cerca de 1100 pessoas estiveram na instituição, em 56 visitas, incluindo grupos de crianças, estudantes de escolas públicas e universidades brasileiras e estrangeiras, telespectadores e ONGs.
.
5.2. House
Agência interna da FPA, a House é responsável pela publicidade e propaganda da instituição.
.
Promoveu Eventos, realizou Ações de Marketing, produziu diversos materiais impressos
de comunicação interna e externa (folders, flyers, cartazes, brindes e mídia kit).
.
O trabalho foi feito de forma integrada com outros departamentos da FPA,
como Captação de Recursos, Recursos Humanos, Cultura Marcas, Assessoria de Imprensa e Multimídia.
.
[*] (http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2013/05/13/Sayad-avalia-seu-mandato-na-TV-Cultura.html)
(http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2013/06/18/Comite-supervisionara-TV-Cultura.html)
.
[**] (http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/2014/04/1439997-tv-folha-traz-melhores-momentos-em-ultimo-programa.shtml)
(http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/11/14/Fundacao-Padre-Anchieta-cria-canal-de-educacao.html)
(http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=26915)
.
(http://www.jusbrasil.com.br/diarios/55428271/dosp-suplementos-12-06-2013-pg-118)
.
.
10/08/2015
RBA, via Carta Maior
.
EX-ARTISTAS DA TV CULTURA SP FAZEM APELO CONTRA O FIM DA EMISSORA
.
Governo Estadual de São Paulo (PSDB) reduziu em 20%
o Orçamento da Fundação Padre Anchieta.
.
TV Pública do Estado de São Paulo sofre
com Demissões e Sucateamento da Produção.
.
São Paulo – Uma petição foi lançada hoje (10) contra demissões e cortes na TV Cultura
(https://secure.avaaz.org/po/petition/Governador_Geraldo_Alckmin_Marcos_Mendonca_e_Conselho_Curador_da_Cultura_EU_QUERO_A_RTV_CULTURA_VIVA_1/?nVORFjb).
.
A campanha “EU QUERO A TV CULTURA VIVA!” conta com ex-artistas da emissora,
que se solidarizaram e publicaram um vídeo (https://youtu.be/26rqJoCgkBs) em apoio ao movimento.
.
O abaixo-assinado virtual busca 50 mil adesões e mira o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, e o Conselho Curador da Cultura.
.
“A TV e as Rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e terceirização da programação, com a degradação de seu caráter público e de sua qualidade.
.
Vários programas de referência da emissora foram extintos,
como Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil.
Outros tantos sofrem risco de extinção”, diz o texto da petição.
.
No vídeo, ex-atores e apresentadores da TV Cultura fazem o apelo,
como Luciano Amaral, Gabi França e Sabrina Parlatore.
.
“A melhor emissora pública do Brasil, minha, sua, nossa, de todos os brasileiros,
ela está acabando e precisa de ajuda”, afirma Amaral.
.
Segundo o blog Intervozes, a TV Cultura enfrenta uma crise financeira e tem sido alvo de demissões, encerramento de programas e sucateamento da infraestrutura, motivados por um desmonte gradual efetuado pelo governo Alckmin, que reduziu em 20% o orçamento da Fundação Padre Anchieta, e “pretende fazer cortes ainda maiores”.
.
O movimento Cultura Viva, com o apoio dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, também realizou um ato na tarde de hoje (10) em frente aos estúdios da emissora.
.
O manifesto da campanha afirma que a luta para manter o canal vivo continuará.
.
“Acompanhamos esse processo estarrecidos, mas não passivamente. Vamos lutar para impedir o desmanche da Cultura.
Queremos a Cultura viva, refletindo a diversidade e a pluralidade do povo paulista e brasileiro.
Queremos a Cultura viva, mas queremos que ela seja ainda mais pública, que ouça a sociedade, que espelhe de forma criativa a complexidade e a efervescência cultural do nosso estado e do Brasil.”
.
(http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FMidia%2FEx-artistas-da-TV-Cultura-fazem-apelo-contra-o-fim-da-emissora%2F12%2F34212)
.
.

FrancoAtirador

.
.
“Há um peso para Cunha
e outro para Dilma”
.
Chico Alencar
Deputado Federal
Líder do PSoL
.
.
Para o líder do PSOL, é um contrassenso defender a permanência de um
.
e pedir o impeachment da outra: Cunha é quem está sob suspeita!
.
Por Najla Passos, na Carta Maior
.
(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/-Ha-um-peso-para-Cunha-e-outro-para-Dilma-/4/34190)
.
.

FrancoAtirador

.
.
1) Essa estória de Renúncia de Dilma (PT), caso em que assumiria Michel Temer (PMDB),
é mera Especulação Midiática, um Factóide criado para intrigar os Partidos no Governo
e, ao mesmo tempo, manter a Presidente sob Humilhação Constante da Corja NaziFascista,
acentuando a Depreciação da Imagem da Mandatária Máxima, Eleita pelo Voto Popular,
já debilitada perante a população, em reforço às Pesquisas das Empresas de Opinião Publicada.
Além disso, o Vice-Presidente é uma Liderança do PMDB que não é muito simpática
à grande parte dos políticos da Oposição ao BraSil, desde o PSDB aos Nazistas do DEM.
.
(http://goo.gl/IIXKrZ) (http://pic.twitter.com/Zz4cq4Uv1Y)
.
2) A Mídia UltraLiberal e Fascista Associada às Cúpulas do PSDB e do DEM sabem perfeitamente
que, embora juridicamente possível, o Impeachment de uma Presidente da República,
pelo Congresso Nacional, via TCU, é politicamente improvável e matematicamente incerta,
além de o processo se alongar, por tempo indeterminado, diante da interposição de recursos.
.
3) A Possibilidade de Afastamento da Presidente é também viável na Justiça Eleitoral,
no caso concreto, pela Cassação do Diploma da Chapa PT/PMDB Impugnada pelo PSDB no TSE.
.
Mas essa ‘solução’ extremada traria por certo uma série de consequências indesejáveis,
não obviamente ao Governo Federal, que se desfaria completamente de uma hora para outra,
mas tanto aos Partidos de Oposição, incluída aqui a Mídia-Empresa UltraLiberal Fascista,
quanto aos Três Poderes da República, dada as incertezas econômicas, políticas e jurídicas
que serão geradas e que causarão sobretudo Instabilidades nas Instituições Públicas e Privadas,
não sendo descartada a Ruptura do Estado Constitucional Republicano Democrático de Direito,
um Sonho de Consumo Restrito dos Muares UltraLiberais, Seguidores do Olavo de Carvalho,
e dos Bolsonaro’s Baby Boys, NaziFascistas e Fundamentalistas da ‘Cristandade Diabólica’,
que no próximo dia dezesseis exibirão na Rede Globo de Televisão, desde o amanhecer,
suas Faces de Ódio Ideológico Agressivo, Cego, Surdo, Irracional e Fisicamente Violento.
.
Sem falar do Premiê da Câmara dos Deputados que terá seus 90 dias de Fama Interina,
depois, claro, que seja confirmado o Trânsito em Julgado da Decisão do Poder Judiciário
eventualmente Desfavorável à Presidente Eleita Dilma Rousseff e ao Vice Michel Temer.
.
Além do mais, a própria Lisura do Tribunal Superior Eleitoral será posta em Questão de Imediato,
e, em seqüência, pairarão Dúvidas sobre a Imparcialidade do Supremo Tribunal Federal,
que será a Última Instância a apreciar a Matéria, em caso de Recurso da Decisão do TSE.
.
Assim é que poucos são os Juristas, Empresários e Líderes Políticos que efetivamente querem
ou que verdadeiramente pretendem a Anulação do Resultado da Eleição Presidencial de 2014.
.
Neste momento, porém, é de Suma Importância, para o País, que a Militância Politizada
esclareça a População Brasileira, expressando esta Realidade Fática, retirando a venda colocada
pela Mídia-Empresa UltraLiberal Fascista sobre os Olhos dos Incautos, livrando-os da Ignorância.
.
.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
TÍTULO IV – Da Organização dos Poderes
CAPÍTULO II – DO PODER EXECUTIVO
Seção I – DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
.
Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República,
far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
.
§ 1º – Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial,
a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga,
pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
.
§ 2º – Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.
.
(http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBd.asp?item=913)
(https://www.tre-sc.jus.br/site/resenha-eleitoral/edicoes-impressas/integra/2012/06/acao-de-impugnacao-de-mandato-eletivo-efeitos-da-decisao-de-procedencia/index3f12.html)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também