É incrível como, no Brasil, o preconceito fica sempre à flor da pele:
Quinta, 12 de maio de 2011, 16h56 Atualizada às 17h46
Críticas a Higienópolis provocam onda de ofensas a judeus
Dayanne Sousa, no Terra Magazine
Comentários de cunho ofensivo contra judeus se propagaram na internet depois de noticiado que o governo de São Paulo mudou o plano do metrô e não construiria mais uma estação no bairro de Higienópolis.
A região da Zona Oeste de São Paulo é conhecida por ter muitos moradores judeus. Já há dois dias, a polêmica do metrô virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Desde quarta-feira, dezenas de tweets ligando o fato de forma ofensiva a judeus ou ao holocausto já foram publicados.
Em meio a sátiras, os comentários preconceituosos. “O nome é Higienópolis, mas o correto seria forno de cremação, já que lá é lotado de Judeus”, escreveu o perfil @ateucristao, que se identifica como Milton Fernandes.
Em seguida, publicou: “Qual a diferença entre uma pizza e um judeu? A pizza não grita quando vai para o forno”. Depois que outros internautas o ameaçaram denunciar para a polícia, o homem insistiu que se tratava de uma brincadeira. A Polícia Federal recebe denúncias anônimas de crimes de ódio em seu site denuncia.pf.gov.br
A mudança nos planos de construir a estação no bairro de classe alta ocorreu depois de pressões da Associação Defenda Higienópolis Os moradores temiam o crescimento de “ocorrências indesejáveis” – ou seja, da violência.
O humorista Danilo Gentili foi um dos primeiros a provocar reações de seguidores ao escrever: “Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um metrô, foram parar em Auschwitz”.
Apoie o jornalismo independente
Outros perfis na rede também tem sido questionados por comentários. Em resposta ao @ateucristao, Carlos Santos escreveu: “Gosto dos judeus como gosto da minha água. Com gás”. “Uma coisa q os judeus inventaram foi o bronzeamento artificial, mas eles passavam um pouco da conta”, completou @leonardojancu.
Comentários
marcelo
É como a velha utopia da “paz mundial”. Nunca irá acontecer. Pessoas continuarão a odiar tudo que é estranho a elas. Viva o ser humano.
mila
Está aí, inclusive em boa parte dos comentários, o ovo da serpente.
Renata
Todo preconceito é intolerável…inclusive o dos moradores do bairro que não suportam a presença das pessoas diferenciadas; se houve algum judeu nesse meio que protestou contra a presença da gente diferenciada, infelizmente para eles, provaram do próprio veneno: PRECONCEITO! Tanto tempo depois do holocausto,e muitos ainda não aprenderam muita coisa; mas isso não é problema só de judeu… é característica da espécie humana!
Quanto a esse Gentili e companhia limitada do CQC…. não passa de meio de dominação de massa, dispensável, lixo…
Maria José Speglich
Não queira fazer dos judeus de Higienópolis vitimas.
Eles éque são preconceituosos.
Não muda o foco.
SILOÉ -RJ
E a classe diferenciada não entra nessa briga não???
Tão nos excluindo porque???
Fomos nós que começamos tudo isso e agora vocês vem nos discriminar!!!
Não é justo!!!
Liduina
"Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um metrô, foram parar em Auschwitz”.
Isso não é piada, é um desrespeito ao ser humano.
marcelo
É uma piada, e boa por sinal! Vocês são uns chatos de galocha.
FrancoAtirador
.
.
Selecionei alguns comentários, bem ponderados, que me agradaram.
.
.
waleria
Que absurdo!
Higienópolis não querer metro é uma burrice.
Mas o que os judeus tem a ver com isso?
Não sou a favor do sionismo, acho mesmo que o sionismo é a outra face da mesma moeda do nazismo.
Mas o que os judeus tem a ver com o metro de São Paulo?
Absolutamente nada.
Assim como sou contra o sionismo, o nazismo e outros ismos, sou contra o anti-semitismo!
.
.
Beto_W
Higienópolis é um bairro de classe alta na cidade de São Paulo, que abriga a "nata" (entendam como quiserem) da sociedade paulistana, e também é lar para boa parte da comunidade judaica da cidade. É até provável que existam judeus metidos nessa briga do metrô, já que existem judeus ricos que moram lá, mas a comunidade judaica como tal não tem nada a ver com o assunto.
O problema nada tinha a ver com judeus, apenas com a elite não querendo "gente diferenciada" no bairro (frase de uma tal psicóloga Guiomar Ferreira, moradora do bairro que, pelo nome, não me parece judia). No entanto, um "comediante" resolveu espalhar "alegria" e misturou o assunto do metrô com o fato do bairro ter uma tradicional presença de judeus, e ainda por cima cobriu tudo com uma referência de mau gosto a um episódio trágico da história da humanidade.
.
.
ZePovinho
Existe uma coisa perigosa.Esse episódio tirou de baixo do tapete do Brasil um sentimento que ninguém esperava.Era só um protesto bem humorado e,de repente,começaram a sair monstros de todos os lados como naquele filme Caçadores de Fantasmas.O Geléia,no caso,trabalharia no CQC.
O protesto bem humorado serviu como gancho para que grupos(que estavam recolhidos desde o episódio Mayara Petruso) fascistas destilassem o ódio pela rede como na campanha de 2010.Isso é que é preocupante.
Não podemos permitir que esses sentimentos aflorem.Eles são incontroláveis e a sociedade brasileira deve contê-los no nascedouro.
Estamos em um momento de bonança econômica,mas…já pensaram se estivéssemos numa crise econômica e a sociedade brasileira não contivesse esses miasmas???Veríamos judeus,negros,mulheres e nordestinos sendo deportados para suas regiões?????
Eu não sei se algum de vocês já foi discriminado.Eu já fui,por um catarinense que me chamou de "negrinho de merda"(eu sou mestiço) porque ficou com raiva pelo fato dele ser caminhoneiro e eu formado.Foi em 1988 e,vejam só,até hoje me lembro.Imaginem como se sentem as pessoas que ouviram ou leram a infâmia do Danilo Gentilli…
.
.
Sebastião Medeiros
Qualquer forma de racismo é deplorável e condenável,porém os comentários anti-Árabes,Anti-Palestinos e Anti-Islãmicos são muito mais numerosos em comparação aos comentários Anti-Judaicos nos portais do Terra,Folha,Estadão e da Veja.
.
.
TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO PRECONCEITUOSA É RECRIMINÁVEL.
.
.
beattrice
Toda forma de discriminação é criminosa, ou deveria ser.
Regina Braga
Mas quem mora em higienópolis é o Farol…Digo,lanterna…Será que ele tbém é judeu ? Ou o preconceito começou a ser generalizado para o PSDB-DEM.E agora,quem vai falar que racismo não existe? O ex-governador e atual blogueiro limpo,ou o atual governador da opus?Espero que não seja o casal 45.
Oliveira
Segundo declaração do rabino Sobel -aquele das gravatas-, FHC é um "quase judeu".
mucio
Bocage, Gregório de Matos Guerra, Marques de Sade todos escreverem grandes coisas, não vou discutir se para o bem ou para o mal. Liberdade de expressão. Abaixo a censura. Todos tem o direito de dizer o que quiser (vide o livro liberado pelo MEC, antes que algum mané que decorou algumas regras de português venha enxer o saco). Os caras acima valeram mais que todos os INQUISIDORES politicamente corretos dos tempos deles.
nelson
enXer o saco? hahahahahaha
su nível de domínio da lingua equivale a seu discernimento dos fatos, pelo visto.
Jorge
Klaus, não se deixe enganar. Quando Mahmoud Ahmadinejad diz "tomara que a política e o regime deles [sionista e capitalista] entre em colapso", a mídia ocidental (majoritariamente sionista) corre para traduzir que ele prega a "destruição de Israel" ou "morte aos judeus". Se não me engano, o próprio Azenha já publicou aqui neste espaço uma matéria sobre o professor Juan Cole, da Universidade de Michigan, especialista em assuntos do Oriente Médio e que domina a língua persa. Para Cole, a imprensa ocidental traduz de forma manipulada as falas de Mahmoud Ahmadinejad. Pesquise no Google por "juan cole persa revista forum" (sem aspas). Pesquise também no Youtube por "a notícia que o mundo não viu" e surpreenda-se…
mariazinha
É mesmo, Jorge!
Eu mesma já pesquisei e fiquei horrorizada pela deformação que a tradução sofre. O mesmo que fazem por aqui onde, numa vírgula, conseguem mudar o sentido de toda uma frase. Os árabes são gente boa e alegre, são inteligentes e acolhedores. Eu os amo desde pequenina. Suas histórias enchiam de sonhos minha cabecinha. Odiei os ianques qdo. destruíram BAGDÁ, das Mil e Uma Noites, do Tapete Voador, de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa. De lá para cá, maquiavélicos conseguiram fazer uma campanha difamatória contra os valentes e inteligentes árabes; um verdadeiro bombardeio de informações enganosas. Quem estaria por trás dessa campanha difamatória? Eu sei, mas não vou dizer, é fácil descobrir; basta seguir o fio da meada.
Um grande abraço.
JAde
Mariazinha, você já comprou sua burka?
Lucas
Carrã…Ahmadnejad não é árabe. Ele faz parte do povo iraniano (antigamente conhecido como persa). Fora isso, é verdade que a mídia exagera, e também é verdade que Ahmadnejad disse que o governo opressor isralense, e não Israel, seria varrido do mapa.
Mas o antissemitismo rola solto no Oriente Médio, sim. É tão comum como o nosso racismo contra negros no Brasil. Existe, e é um problema.
mariazinha
Eu sei, LUcas, que Mahmoud Ahmadinejad não é árabe. Misturei um pouco o assunto pois lembrei-me de Bagdá, ali, bem pertinho [ no fundo, mesmo, todos são um pouco árabes]. Gostaria que todos no OM se juntassem para lutarem por um ideal: liberdade e dias melhores. Não me conformo com o sofrimento e as humilhações que sofrem.
ana db
A midia não exagera, a midia mente, deturpa para servir a interesses escusos.
Como fizeram com as armas quimicas e biologicas inexistente no Iraque e agora com a Libia.. É o petróleo, estúpido!.
“Darei uma razão propagandística para começar a guerra, não importa se é ela plausível ou não. Ao vencedor não se pergunta depois se ele disse ou não a verdade”. Discurso de Adolf Hitler, em 25 de outubro de 1939, poucos dias antes da invasão da Polônia.
Sou contra qualquer antissemitismo. Para quem não sabe os palestinos, assim como os judeus, são semitas.
waleria
Que absurdo!
Higienópolis não querer metro é uma burrice.
Mas o que os judeus tem a ver com isso?
Não sou a favor do sionismo, acho mesmo que o sionismo é a outra face da mesma moeda do nazismo.
Mas o que os judeus tem a ver com o metro de São Paulo?
Absolutamente nada.
Assim como sou contra o sionismo, o nazismo e outros ismos, sou contra o anti-semitismo!
FrancoAtirador
.
.
Concordo plenamente, waleria.
Assim como o preconceito contra etnias e religiões é condenável,
TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO PRECONCEITUOSA É RECRIMINÁVEL.
.
.
Bonifa
Injustiças e perseguições por toda a Europa. Descriminação, ódio e inveja foi o que sofreram por toda a parte. No novo mundo e especialmente no Brasil nada disso existe, nunca existiu, nem mesmo depois da expulsão decretada por Pombal. Mas, no sul do país e particularmente em São Paulo, a falta de perspectivas ideológicas e a alienação política e histórica tem levado ao surgimento de idéias estranhas, muito fáceis de adotar e enormemente perigosas para a paz social. Alguns pobres idiotas têm dado curso a barbaridades e estupidez, como se eles fossem a créme de la créme da humanidade. Ataques a negros, homossexuais e a nordestinos, têm sido registrados com frequência. E agora também contra judeus. Cabe às pessoas sensatas rechaçar estes ataques com vigor.
Klaus
Danilo Gentilli faz menos mal aos judeus que Mahmoud Ahmadinejad .
ZePovinho
Existe uma comunidade de 25 mil judeus no Irã,Klaus.
Beto_W
ZePovinho, você está certo. Apesar de algumas restrições (judeus iranianos não podem ter contato com israelenses sob pena de execução, famílias judias geralmente não recebem autorização para viajarem todos ao mesmo tempo, entre outras), os judeus do Irã são uma minoria protegida, com direito a eleger um membro no parlamento iraniano, e direito à auto-administração. Há inclusive uma fatwa em vigor desde 1979 decretada pelo Aiatolá Khomeini ordenando que a comunidade judaica do país, entre outras minorias religiosas, deve ser protegida de qualquer agressão.
Ahmadinejad, no entanto, já afirmou repetidas vezes que o holocausto é um mito e uma mentira, e acho que é a isso que eu acho que o Klaus se refere. Ele sempre alia esse discurso a argumentos de que os palestinos não devem pagar por isso, mas enquanto poderia se ater a esse questionamento – extremamente válido, por sinal – ele vai além e afirma que o holocausto foi uma invenção.
ZePovinho
O problema é o radicalismo,Beto.Eu tenho a impressão que muita gente lucra horrores com essa briga entre árabes e judeus.Lembra quando Lula falou com Ahmadinejad?Ele perguntou se ele tinha mesmo dito isso e ele negou.Depois Lula perguntou para Obama se ele já tinha falado com Ahmadinejad sobre alguma coisa e Obama disse que nunca tinha falado com o cara.
Judeus e árabes podem estar no meio de interesses muito grandes,servindo como bucha de canhão para poderosos que não têm religião nenhuma;apenas adoram Mammon.
Beto_W
http://www.youtube.com/watch?v=ykd-syzZ4ZY
Ele em momento algum contesta a afirmação do jornalista de que ele havia declarado que o holocausto era um mito.
Klaus
Beto W, vc acha normal que os judeus iranianos tenham todas estas restrições. A linguagem deixa transparecer nossos pensamentos. Vc foi condescendente com a discriminação ariana, opss, iraniana, aos judeus. Para que povo no Brasil seria aceitável estas limitações?
ZePovinho
Os palestinos têm muitas restrições em Israel,Klaus.Temos de sair dessa armadilha judeusXárabes.Isso,talvez,seja a estratégia de quem quer lucrar com o conflito.
Beto_W
Klaus, não acho normal, mas estou apenas mostrando que existem judeus no Irã e eles não se sentem discriminados. O fato é que os judeus que lá vivem não querem sair de lá, pois vivem bem. São religiosos ortodoxos que acreditam que apenas com a chegada do Messias é que os judeus podem retornar para a terra prometida, e portanto acham o estado de Israel uma aberração do ponto de vista religioso, já que o Messias ainda não chegou. Ter contato com Israel está longe de ser do interesse deles.
O simples fato de terem que pedir autorização para sair do país nos parece um conceito anti-democrático, mas é assim que funciona no Irã, e acho que não é o único país.
Você pode encarar o fato deles votarem em um candidato ao parlamento em separado dos demais cidadãos como segregação, eles encaram como um privilégio, já que são apenas 25 mil e têm direito a uma cadeira num parlamento de 290.
Algumas coisas no Irã são dignas de nota, e essas sim podem se comparar à discriminação sofrida pelos palestinos (guardadas as devidas proporções): muçulmanos têm mais ajuda financeira do governo em certos casos previstos na lei iraniana (falecimento, por exemplo); apenas um muçulmano pode concorrer à presidência e os cargos de primeiro escalão são reservados a muçulmanos; e outras coisas mais.
Tudo depende do ponto de vista, e há uma enorme diferença de culturas aqui. Mas acho que seu trocadilho foi um tanto exagerado.
ana db
"São religiosos ortodoxos que acreditam que apenas com a chegada do Messias é que os judeus podem retornar para a terra prometida, e portanto acham o estado de Israel uma aberração do ponto de vista religioso, já que o Messias ainda não chegou."
Confesso que fiquei surpresa ao ver manifestações de judeus ortodoxos na internet contra a existencia de Israel e a favor do povo palestino.
Pensava que todo judeu, principalmente o ortodoxo, fosse defensor incondicional do Estado de Israel. Vivendo e aprendendo.
Beto_W
Ana, eu tampouco defendo incondicionalmente Israel, e conheço um punhado de judeus (poucos, confesso tristemente) que conseguem pensar por conta própria e enxergar o outro lado do conflito, olhando além da propaganda que o governo israelense dissemina para as comunidades judaicas no mundo todo.
Marcelo Fraga
E para se esquivarem das acusações de racismo e homofobia dizem que é babaquice essa patrulha do politicamente correto. É sempre assim.
Bertold
Curioso que essa matéria venha do site do "terra magazine", já que o Terra deixar correr solto os comentários racistas e preconceituosos de todos os quadrantes e matizes. Mas só um detalhe: no Terra os comentários vale-tudo só vale mesmo quando é direcionado contra a esquerda ou tratar de questões vinculadas ao ideal progressista. Tentem comentar sobre o governo dos tucanos e demos, principalmente se o comentário contiver nomes de personalidades demo-tucano, fatalmente você vai ler "seu comentário está sujeito a aprovação". Esqueça, ele sumirá e nunca ninguém conseguirá lê-lo.
Klaus
Bertold, muitos lugares deixam correr solto comentários preconceituosos. Meu nick é alemão, correto? o que mais acontece aqui é me chamarem de Klaus Barbie e nazista. E aí, o que eu faço?
Francisco Silva
Enquanto o ódio é destilado contra nordestino, negro, prostitua, bichas, etc, há uma certa indiganação mas depois tudo é esquecido. Contra judeu o lobby é forte. Haja vista que até hoje velhos nazistas que participaram dos crimes da segunda guerra contra os judeus são presos. Precisamos aprender com os judeus nesta questão. Não deixar barato. Vamos contratar a assessoria deles para implantar a comissão da verdade dos crimes da ditadura que ocorreu há tão pouco tempo.
ana db
Se os africanos começarem a cobrar a fatura a Europa estará literalmente lascada.
Atire a primeira pedra aquele que não tem preconceito.
Devemos todos lutar contra os nossos monstros.
Jorge
O comentarista Leider Lincoln está certo. Os sionistas, de forma consciente, tentam confundir o movimento político deles com "semitismo". Judeus de verdade são espiritualistas. Mas Israel é Estado criminoso dominado por sionistas que traíram o judaísmo. E manipulam; usam o holocausto de forma torpe para justificar suas barbáries. Quem diz isto é Noam Chomsky (que aliás é judeu-americano). Pesquisem no Google para conferir. Os sionistas dominaram o grande capital, os meios de comunicação e o grande mercado editorial. Têm poder absoluto no Brasil e no mundo.
Celso
Mais um antissemita travestido de antissionista. Basta ler as barbaridades asolutamente inverídicas que escreve.
Leider_Lincoln
O que é "invéridico"? As boas qualidades dos judeus ou as más dos sionistas? As boas qualidades dos judeus em geral, de Jesus a Maimônides e Spinoza, passando pelos Marx (o comunista e os humoristas) eu posso confirmar que eles as têm, quando querem. Já em relação aos sionistas israelenses, a Nakba, o ataque a flotilha, Sabra e Shatilla, as leis discriminatórias/racistas, as perseguições a dissidentes, o ataque a Gaza e os muros mostram bem qual de nós está mentindo…
ZePovinho
Existe uma coisa perigosa.Esse episódio tirou de baixo do tapete do Brasil um sentimento que ninguém esperava.Era só um protesto bem humorado e,de repente,começaram a sair monstros de todos os lados como naquele filme Caçadores de Fantasmas.O Geléia,no caso,trabalharia no CQC.
O protesto bem humorado serviu como gancho para que grupos(que estavam recolhidos desde o episódio Mayara Petruso) fascistas destilassem o ódio pela rede como na campanha de 2010.Isso é que é preocupante.
Não podemos permitir que esses sentimentos aflorem.Eles são incontroláveis e a sociedade brasileira deve contê-los no nascedouro.
Estamos em um momento de bonança econômica,mas…já pensaram se estivéssemos numa crise econômica e a sociedade brasileira não contivesse esses miasmas???Veríamos judeus,negros,mulheres e nordestinos sendo deportados para suas regiões?????
Eu não sei se algum de vocês já foi discriminado.Eu já fui,por um catarinense que me chamou de "negrinho de merda"(eu sou mestiço) porque ficou com raiva pelo fato dele ser caminhoneiro e eu formado.Foi em 1988 e,vejam só,até hoje me lembro.Imaginem como se sentem as pessoas que ouviram ou leram a infâmia do Danilo Gentilli….
Já é sexta-feira 13.Brrrrrrrrrrrrrr……………………………tem um fascista em baixo da minha cama!!!
[youtube o7AlrCR5QeY http://www.youtube.com/watch?v=o7AlrCR5QeY youtube]
ZePovinho
"descriminado" e "embaixo"
Johnny
Embaixo está errado? Acho que não…
ZePovinho
Eu escrevi separado,"em baixo".
FrancoAtirador
.
.
"…já pensaram se estivéssemos numa crise econômica e a sociedade brasileira não contivesse esses miasmas???Veríamos judeus,negros,mulheres e nordestinos sendo deportados para suas regiões?????"
E os árabes e seus descendentes, o que seria deles, então?
O Apartheid's Tea Party higienista que o diga.
.
.
Luci
Danilo Gentilli vai ver o que é fazer piada com quem tem poder global.
Exclusivo!
Não suporto preconceitos. Mas a comunidade judaica pode dar um bom exemplo ao mundo e se manifestar quando as discriminações e o racismo ocorre com outras comunidades, sendo eles ricos e poderosos com poder e influência política, autoridades políticas influentes, devem dar exemplo de que o mundo não aceita mais racismo contra nenhum grupo social. O que todos nós devemos compreender é que o racismo que se cultiva no Brasil é destrutivo. Hoje são "Aqueles" e amanhã, estas piadas sinalizam uma intolerância que todos negavam, mas é viva e vigorosa.Bairro exclusivo, hospital exclusivo, escola exclusiva, estação exclusiva, clube exclusivo, boutiques exclusivas, shoping exclusivo, livraria exclusiva, mercado exclusivo, programa de TV exclusivo, segurança exclusiva, e o dinheiro é exclusivo? Esta gente tem amigos?Tanta exclusividade e aparteamento, só entre eles como vai ser daqui 50 anos?
mariazinha
VC se esqueceu de falar em matéria exclusiva sobre judeus que agora, as crianças do Rio serão OBRIGADAS a estudar. Isto é o maior absurdo e anda acontecendo, bem debaixo de nossas barbas. Eles ainda vão importar seus ódios crônicos para essa TERRA abençoada por DEUS e aí, salve-se quem puder. Não podemos deixar acontecer; o BRASIL não pode transformar seu território em pequenos guetos privilegiados e racistas! Se quiserem viver em terras brasileiras, terão que viver misturados aos brasileiros.
Beto_W
Mariazinha, que matéria é essa a que você se refere? Pode me dar alguma referência para leitura? Eu agradeço.
Já quanto ao final de seu post, não entendi nada. Os judeus que vivem em terras brasileiras não são brasileiros? De que guetos você está falando?
ana db
Tudo começou com o que? Com o preconceito.
Preconceito contra gente diferenciada, ou seja, pobres, nordestinos, pretos, bolivianos, etc.
mila
Essa gente????????????/
Gerson
Esses caras não sabem o que é um humor negro com crítica.
Vou dar um exemplo pra esses babacas do CQC – é velha mas eles não conhecem e é capaz de nem entender de tão tapados que são:
"papai noel sobrevoando com suas renas em algum lugar da África exclama: " hou hou hou…criancinha que não come não ganha presente"
Rafinha Bastos e suas piadas de apologia ao estupro denunciados no MPF | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] judaica. A ‘gracinha’ anti-semita de Danilo Gentili também gerou reação em cadeia de seus seguidores preconceituosos. É a geração CQC mostrando seu aprendizado ao […]
@azeitona
Uma vergonha ver pessoas rindo de coisa séria, mas racismo no Brasil nunca foi novidade, humor aqui sempre é em detrimento de alguém que não seja aquele que ri.
Mas percebo algo interessante e deixo uma alfinetada para você, Azenha. Nem vou ler fora daqui, atenho-me apenas ao seu texto. Estou lendo mesmo que elitistas não querem um metrô para que continuem isolados?
Não conheço Higienópolis nem sei qual cidade é, sou do interior de Minas e não sou nem negro, nem judeu, nem branco, apenas um café com leite de certa forma protegido do racismo, só faltou não ser pobre(rs). E daqui parece que o texto mostra "pobres judeus ricos" não querendo que o metrô leve violência a seu, de certa forma, protegido bairro.
Sempre desperto quando leio sobre racismo… e perdoe caso eu esteja "viajando" demais, mas porque a matéria parece ter deixado aquele tom de os judeus, mais uma vez, terem conseguido o motivo perfeito para continuarem sendo os pobres coitados da História? É como se o fato de muitos judeus viverem em um bairro nobre e terem poder o suficiente para impedir uma obra pública, portanto serem elite, ter sido ofuscado completamente. Pobrezinhos?
Beto_W
Azeitona, Higienópolis é um bairro de classe alta na cidade de São Paulo, que abriga a "nata" (entendam como quiserem) da sociedade paulistana, e também é lar para boa parte da comunidade judaica da cidade. É até provável que existam judeus metidos nessa briga do metrô, já que existem judeus ricos que moram lá, mas a comunidade judaica como tal não tem nada a ver com o assunto.
O problema nada tinha a ver com judeus, apenas com a elite não querendo "gente diferenciada" no bairro (frase de uma tal psicóloga Guiomar Ferreira, moradora do bairro que, pelo nome, não me parece judia). No entanto, um "comediante" resolveu espalhar "alegria" e misturou o assunto do metrô com o fato do bairro ter uma tradicional presença de judeus, e ainda por cima cobriu tudo com uma referência de mau gosto a um episódio trágico da história da humanidade.
Sebastião Medeiros
Qualquer forma de racismo é deplorável e condenável,porém os comentários anti-Árabes,Anti-Palestinos e Anti-Islãmicos são muito mais numerosos em comparação aos comentários Anti-Judaicos nos portais do Terra,Folha,Estadão e da Veja.
FrancoAtirador
.
.
Caro Sebastião Medeiros, você tirou as palavras da minha boca.
Por influência dos EUA, na tal Guerra (deles) contra o Terror,
a discriminação preconceituosa contra os árabes e seus descendentes,
e contra todos os que praticam a religião islâmica,
é muito maior e mais sarcástica, no entanto menos notada,
porque menos destacada na mídia oligárquica ocidental.
.
.
Saliente-se, inclusive, que o povo árabe também tem origem semítica,
assim como o hebreu, mas o antissemitismo só é referido na mídia,
quando se trata de preconceito aos hebreus e aos seus descendentes
ou mesmo aos não-hebreus praticantes da religião judaica.
.
.
Eduardo Guimarães
Tão vergonhoso quanto é a Band e o resto do PIG só se indignarem quando os CQCs praticam antissemitismo e não quando praticam racismo
Gerson
Mas o Rei do Esgoto tá distorcendo:
diz que isso é coisa dos esquedopatas (vc lê na caixa alta uma coisa e o conteudo é outro)
Vá lá e confira Edu.
Tome fôlego e tape o nariz antes de entrar pq fede como nunca.
ana db
Lobby poderoso. Quem manda se meter com gente poderosa.
O estilista inglês John Galiano se lascou literalmente. Se tivesse falado dos negros não teria sido tão execrado e perdido o emprego.
flavio jose
Foi uma observação sabia Sr. Eduardo Guimarães. Devemos considerar apenas um tipo de crime que podemos chamar de preconceito. Quanto a Band é apenas um canal de Tv sem credibilidade. Joelmir quando fala dá nojo na ausencia de siceridade nas suas palavras. Lembra até o Boris.
Tolerante Radical
A piada foi de grande mau gosto. Mas foi uma piada. Como toda piada, provavelmente assenta-se sobre alguma crítica. E cabe crítica, eu penso, quando um bairro predominantemente de judeus ricos mostra toda a sua face preconceituosa contra os não judeus pobres. Danilo Gentili não é meu heroi, nem vejo mais o programa deles, de tão previsível e enlatado que ficou. Mas não concordo em vedar-lhe o direito de fazer uma simples piada. Se a piada é boa, eu dou risada. Se não é boa, eu não dou risada e não fico contando também pros outros. Só isso. Ele não conclamou ninguém a agredir ou a matar judeus. Só manifestou sua visão sobre judeus que se comportam como racistas, o que é um absurdo completo. E isso pode ser uma crítica válida, embora feita da mais impopular e infeliz forma.
ana db
É o velho preconceito gerando preconceito. O odio é o combustivel do odio.
FrancoAtirador
.
.
Após polêmica, Danilo Gentili apaga mensagem sobre judeus no Twitter
Depois de provocar polêmica no Twitter sobre judeus e a estação de metrô em Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo, Danili Gentili resolveu apagar a mensagem do microblog.
R7
O_Brasileiro
Brasileiro é racista e preconceituoso mesmo…
Preconceito contra judeus, homossexuais, negros, mulheres (não se enganem, o povão vai criticar bem mais a Dilma do que o Lula!)
E tem o preconceito até contra os "anti-gays", como o Bolsonaro, que estão se fazendo de vítimas, como se os "gays" tivessem ocupado Brasília com tanques. Como se ele não tivesse direito de dizer besteiras… Tem, desde que não incite a violência, é claro!
Ninguém é obrigado a gostar de judeus, de negros, de homossexuais e de mulheres (deixa elas pra gente, que a gente gosta!), mas chega de apologia à violência nesse país! Já temos violência o bastante!
@EdilwBeto
Penso que o finado Bin Laden, já está fazendo falta………………
ZePovinho
Eu acho que seria o caso de alguma associação israelita se pronunciar.O sujeito não pode dizer uma coisa dessas e sair por aí,achando que o Brasil é tolerante com fascistas.
Jonas de Abreu Sales
Dessa jeito não ganhamos a prefeitura nunca.
A foto de Serra na churrasqueira é montagem, e o pior, com esses ataques aos judeus a coisa ficou pior.
Pedro1
No artigo o nosso tá feio. Quase todos os comentários ou são antisemitas no nível III Reich ou glorificam o Estado Terrorista de Israel. E enquanto isso o foco da questão é desviado…
Jonas de Abreu Sales
Gente, esse nosso tiro saiu pela culatra, foi muita boataria (eu pensei que aquela foto do Serra na churrasqueira fosse original, na verdade era montagem), agora essa onda de ataques ao povo judeu do bairro, o tiro saiu pela culatra mesmo.
E tem mais uma, faz sentido não querer mesmo uma estação perto da outra.
Acho que precisamos rever certas posições nossas.
Samuel Velasco
Não vejo isto como manifestação de antissemitismo. Humor inconsequente, talvez. Apenas não vejo como tal por não ver no brasileiro nenhuma manifestação anti-semita no seu dia-a-dia, não é uma prática corrente, principalmente porque o brasileiro não costuma se deparar com muitos judeus, ou mesmo quando os encontra, não os reconhece. Sou filho de mãe judia e cresci, dos 6 aos 17 anos, numa escola (pública) majoriatariamente católica (naturalmente), onde via muito mais as crianças praticando bullying em evangélicos, Testemunhas de Jeová ou em crianças cujos pais eram praticantes do candomblé ou da umbanda. Nunca ninguém (zero, zero) tentou me denegrir devido às minhas origens judaicas. Desculpem a sinceridade (precisa?), mas foi a minha experiência crescendo no Brasil, em meio as mais diversas etnias e credos.
Observador
é que brasileiro é esperto, sabe que geralmente os judeus tem muito dinheiro, então deixam eles quietos
mariazinha
Samuel, parabéns! Reconheço em VC a alma de um verdadeiro brasileiro. É assim que deve ser. Realmente a maioria dos brasileiros aceita bem todos os credos e raças; se há alguma manifestação racista, geralmente vem de fora. Só não podemos aceitar aquele que vem de fora e se torna um alienígena; passa a confabular contra o BRASIL e se junta aos traidores para usufruir direitos e prazeres ilegais e imorais.
Um abraço.
Francisco
E mais uma vez um integrante do CQC faz piada sem graça com tragédias humanas. Depois da brincadeira com as mulheres estupradas, agora a brincadeira com o genocídio cometido contra judeus.
Quem acha graça nesses fascistinhas?
Aline C Pavia
O único dia que assisti CQC foi quando a Palmirinha foi lá, pq adoro ela de paixão.
Oliveira
Devido ao posicionamento do Brasil nas questões do Irã e da Palestina, distribuidores judeus não exibiram o filme brasileiro Lula, o Filho do Brasil nos Estados Unidos, alegaram que, como os judeus formam a grande maioria do público que frequenta a salas nova-iorquinas, o filme "Lula, o Filho do Brasil" não poderia ser exibido sob o risco de boicote. E então? – Qual o judeu brasileiro protestou contra isso?
Como se sabe, o bairro de Higienópolis é reduto de judeus e do “quase judeu FHC”(conforme declaração do rabino Sobel), não acredito que os mesmos estejam fora da recusa ao metrô e da "gente diferenciada". FHC já deixou clara a sua aversão ao povo.
Marcelo Silber
Caro Oliveira
Como brasileiro e judeu, posso te esclarecer sobre alguns aspectos que talvez você não saiba.
-Lula é o Presidente do Brasil que mais visitou Israel (quatro vezes) e o único na qualidade de Presidente da Republica em 2010.
-Falou na Knesset (parlamento) honra dada a pouquissimos chefes de Estado e foi aplaudido de pé. Inclusive por Nataniahu e Tzipi Livni (a lider da oposição)
Foi ao Yad Vashem , Muro das Lamentações e visitou o Presidente Shimon Peres, seu amigo particular, e ex colega de executiva da Internacional Socialista.
Quando Peres visitou o Brasil em 1999, ficou hospedado na casa de Leonel Brizola no Rio e Lula foi se encontrar com ambos lá.
Lula é considerado amigo da comunidade judaica brasileira e tive a oportunidade de encontrá-lo em eventos tais como os 50 anos do Hospital Albert Einstein, etc…
Um forte abraço a voce e tenho certeza que você não apoia manifestações racistas e anti-semitas
Mario Furley Schmidt
Contribuição à mensagem do sr. Marcelo Silber.
Seria bom também lembrar que vários ministros de Lula são judeus: Minc, Mantega, Tarson Genro e o porta-voz André Singer. O governador da Bahia, o petista Jacques Wagner, foi um dos principais aliados de Lula. Foi ele quem esclareceu a posição do governo brasileiro em relação ao Irã: tentar resolver os problemas com diálogos e respeitando os direitos do país. O que não significa de modo algum concordar com as bobagens que o governo iraniano profere sobre a Shoah.
Pode-se ser amigo dos judeus e dos árabes sem que isso represente qualquer esquizofrenia.
ZePovinho
Valeu,Mario!!!
mariazinha
Entretanto, foi lá em Israel que LULA perdeu, fragorosamente, nas urnas e, ao mesmo tempo, ganhava na totalidade, na Palestina. Creio caríssimo, que, se LULA dependesse dos judeus não ganharia uma única eleição.
Eu também não quero manifestações racistas mas quero meu direito preservado ao falar sobre meus temores qto. à Israel e sua política, mesmo a um judeu, sem ser molestada pela pecha de antissemita.
Espero que entenda meu ponto de vista. Um abraço.
Oliveira
Por ocasião do discurso do Ministro Celso Amorim na Abertura da 65ª Assembleia Geral da ONU, os judeus israelenses se retiraram, deram as costas ao Brasil, alegaram não concordar com a postura do Governo Brasileiro em defesa dos Palestinos, massacrados pelo estado judeu.
Gustavo Pamplona
Mas peraí???!!!
Não são muitos de vocês que odeiam os judeus por causa do que eles fazem com os palestinos? (jhahahaa)
Pedro1
Não se odeia os judeus. Se odeia as práticas terrorista cometidas atualmente pelo Estado de Israel.
Jonas de Abreu Sales
Pior é que é sim, por isso eu digo, foi bola fora dos blogueiros progressistas.
Lucas
Não sei quanto aos outros, mas eu sou contra Israel, não contra os judeus. Israel é um estado criminoso e racista. Os judeus, até onde eu sei, são como os outros povos, para o bem ou para o mal.
Helio Aguiar Filho
Voces, quem??!!!
Leider_Lincoln
Os ISRAELENSES, meu caro, os ISRAELENSES! Confundir israelenses com judeus é estratégia deles!
Gustavo Pamplona
Beleza! ;-!
Marcelo Fraga
Já ouviu falar de sionismo? Já te disseram que nem todo judeu apóia aquilo que fazem em Israel?
Depois te chamam de Smurf Ogênio…
Gustavo Pamplona
hahahahahahahhaha
buddy
os canalhas da direita brasileira lançam a isca contra pretos,pobres,gays, nordestinos,etc…e os alienados que dizem amém para a falha,veja,e globo sem o menor constrangimento, começam a destilar seu ódio na rede.isto é o suficiente(infelizmente)para que as pessoas que estão indignadas com o radicalismo desta cambuda de filhos da pata se sintam no direito de pagar com a mesma moeda.
FrancoAtirador
.
.
Autor do “Churrascão” propõe cancelar evento
Por Eduardo Guimarães no Blog da Cidadania
O perfil de Danilo Saraiva no Facebook anuncia: “CHURRASCÃO CANCELADO”. Como motivo, diz temer “violência”, produção de “lixo”, “falta de espaço diante do shopping Higienópolis” e afirma que “não sabe” se a PM e a CET “autorizariam” o ato.
Na quarta-feira no fim da tarde, ele também havia retirado a foto de José Serra do convite para o evento alegando “pressão” do PSDB.
Abaixo, o texto que o jovem Danilo postou no perfil do Facebook que atraiu quase duzentas mil pessoas. Em seguida, faço um último comentário.
http://www.blogcidadania.com.br/2011/05/autor-do-…
ZePovinho
Melhor:com comentários.Estão usando os judeus como bode expiatório,de novo.A discussão era outra.Atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos.
ZePovinho
Sem comentários……
edu marcondes
As mentes poluidas de um pessoal elitista, autoritário, fundamentalista e racista têm, cada vez mais se revelado nas comunidades virtuais. De um lado é bom, pois a rede se firma como um espaço democrático. De outro lado, no entanto, ao não assumirem a responsabilidade por suas idéias (pelo anonimato) ficam impunes quando cometem ilicitos, como a exaltação do preconceito ou a ofensa a pessoas e grupos.
Lazlo Kovacs
As exposições de preconceito, embora execráveis, expõem uma chaga viva, a saber, que mesmo aqueles que sofrem preconceito podem ser algozes, igualmente.
Desculpem a sinceridade, mas a minha experiência não nega: conheço homossexuais racistas, mulheres racistas, brancos que sofrem discriminação em função da probreza, afrodescendentes que são homofóbicos, pessoas pobres que discriminam afrodescendentes. Do mesmo modo, conheço pessoas que não tem e não sofrem discriminação.
É uma discussão cujo discurso não é linear e as contradições são evitadas a qualquer custo.
aurélio
Moro no sumaré, próximo a Higienópolis, e se judeus fossem contra ao Metro, o Centro de Cultura Judaica não ficaria em cima da estação Sumaré, aliás é tão imbecil está associação que não merece nem uma resposta, merece apenas processo judicial.
Um lembrete aos inconformados religiosos: se não tivesse existido Moisés e o velho testamento, ou a Torah, o cristianismo não existiria, nem Maomé ou Lutero ou Calvino, sequer o Novo Testamento. Não vamos jogar o Brasil na vala comum da intolerancia religiosa, estariamos sendo ridiculos. Jesus o Cristo, morreu e foi sepultado como judeu, para quem acredita nesta história revolucionaris contra o império romano, pelo menos respeite.
Hector Binker
Concordo. Sou morador de Higienopolis, judeu (ateu) e sonhava com essa estação, Mas é meio fora de realidade dizer que o bairro está cheio de judeus. Tem concentração grande, sinagogas etc, mas tem mais gente rica não judia que o contrário. Ah, e está cheio de estudantes e republicas de gente que claramente não é rica e que se benificiaria com o metro.
Gerson Carneiro
Imaginem essas pessoas em posição social que lhes confere algum poder de decisão ou influência na sociedade. Imaginem. E não é difícil isso acontecer.
Diante desses casos será que o Ali Kamel reafirmaria que "Não somos racistas"?
Beto_W
O pior são os comentários estúpidos se proliferando abaixo do artigo…
Deixe seu comentário