Sakamoto: Chilenos, nos perdoem. Parte dos nossos não sabe o que faz

Tempo de leitura: 2 min

Vaia ao Hino do Chile: a torcida brasileira que nos envergonha para o mundo

por Leonardo Sakamoto, no seu blog

O que leva uma pessoa a vaiar o hino de outro país enquanto ele é executado em um jogo de Copa do Mundo? Entendo que, em bando, os seres humanos não raro ficam mais idiotas. Isso é facilmente comprovável, por exemplo, por algumas torcidas organizadas que compensam suas frustrações cotidianas e reafirmam identidades de forma tosca através da violência.

Contudo, não são as torcidas organizadas que preenchem as arquibancadas dos estádios de futebol nestes jogos da seleção (aliás, se fossem, ao menos empurrariam o time o tempo inteiro ao invés de ficarem em silêncio, com cara de susto e medo, diante de momentos tensos), mas grupos com maior poder aquisitivo, dado o preço de boa parte dos ingressos.

Renda pode até estar diretamente relacionada à obtenção de escolaridade de melhor qualidade. Mas escolaridade definitivamente não está relacionada com educação. Ou respeito. Ou bom senso. Ou caráter.

E considerando que, provavelmente, muitos dos que vaiaram o hino do Chile quando executado à capela foram os mesmos que, minutos depois, estavam cantando “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, posso concluir que o sujeito é guiado pela aversão do estrangeiro característica da xenofobia. Aversão potencializada e exposta pela covarde sensação de segurança por ser maioria e estar em casa.

Vaiar o hino do adversário não é uma brincadeira. Muito menos uma catarse coletiva, uma indignação contra a cantoria à capela do outro. Nem ajuda na partida. Pelo contrário, mostra para o mundo que está assistindo pela TV que nós, brasileiros, podemos ser tão preconceituosos quanto os preconceituosos que, não raro, nos destratam no exterior simplesmente por sermos brasileiros.

Aos vizinhos chilenos, portanto, peço que nos perdoem. Parte de nossos conterrâneos não sabe o que faz.

Leia também:

O jornalismo abutre dos irmãos Marinho quer carniça argentina


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marat

Prezados, é com imenso pesar que comunico que o PSDB hasteou suas bandeiras a meio-pau. Eles estão num luto fortíssimo… Seu time de coração (e sapatos) perdeu para a Bélgica. Seu segundo time, Inglaterra, caiu na primeira fase.
Agora só lhes resta torcer, para, pela ordem: 1)França; 2)Holanda; 3)Bélgica; 4) Alemanha; 5) Colômbia (apenas pelos presidentes lambe-botas do Império do IV Reich); 6) Costa Rica (com muitas restrições, pois são latinos), e, depois disso… será o Harakiri!!!
Podemos até perder a Copa, mas seus times do coração foram E-L-I-M-I-N-A-D-O-S!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Me

Me desculpe, não sou da elite, mas, porque dizer que a elite não faz parte do Brasil? Acredito que todas as classes sociais fazem parte do país, independente da posição social. Também sou contra vaiarem o hino, mas, também irei ao jogo da Copa e não sou da elite, me planejei para isso.

Paulo-RJ

Deixo aqui minha indignação com o contra senso desse portal de notícia, que tanto denuncia a parcialidade da grande mídia e quando acaba impõe a censura que escolhe e restringe postagens e comentário em colunas de comentários. O meu comentário (Paulo-RJ) aguarda 3 dias para ser publicado. Pra mim aqui é um suja falado do mal lavado quando esse portal (Vi o Mundo) direciona suas críticas aos meios de comunicação de grande circulação. Isso só significa que é impossível manter uma mídia democrática.

    Conceição Lemes

    Nenhum comentário seu chegou aqui até acima. sds

    Marat

    Prezados, não sei se é o caso, mas muitas vezes em meus computadores o Viomundo não é atualizado (“refresh”). É quase sempre necessário dar um F5…
    Abraços

Elias

Azenha
Quando ouvi as vaias dos brasileiros no hino (à capela) dos chilenos, chamei meus filhos que não estavam na sala e ficamos todos indignados, envergonhados diante de tamanho acinte. Esses que vaiaram, incitados pela elite branca, não tem consciência política nenhuma, assim como essa elite não passam de patetas. Não sabem nada de nada. Não conheceram nos livros de história, nem mesmo nos jornais e revistas que leem. Não conhecem ou fingem despresam chilenos como Gabriela Mistral (Nobel Literatura), Pablo Neruda (Nobel Literatura) e Salvador Allende, presidente do Chile que morreu assassinado pelo fascista Pinochet no Palácio de la Moneda.

Marat

Essa é a turma do
#vaiterfrescobolemMaiami

Marat

Essa é a turma do #nãovaitercopa?… Mas eu acredito que valeria mais para eles:
#nãovaitereducação
#nãovaiterética

Mas, ao fim e ao cabo:
#nãovaiterPSDB/PIG

Miro

Mais uma vez fica provado que EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO, o resto é balela. Infelizmente o mundo não pode ver o outro lado da população realmente BEM EDUCADA.

    Guilherme

    A escola instrui e a educação vem de casa.

elisa

Morri de vergonha e estava assistindo pela televisão, virei e perguntei para minhas irmãs: isso é vaia? Inacreditável.

João Paulo Ferreira de Assis

Vaiar foi um erro. Porém entendo que nós não devíamos pedir perdão aos chilenos pela vaia, pois eles lá estão tentando ganhar no tapetão o que eles perderam no campo.

    Nelson

    Me parece que você não entendeu o que o Sakamoto quis dizer, meu caro Assis.

    Não tem a ver com o resultado do jogo.

    Então, volte ao texto e o releia.

JAILMA

Fiquei muito envergonhada com tudo aquilo acho que eles não tem vergonha de mostra para o mundo que são um bando de mal educado a educação no brasil e ZERO

Carina

Faço coro ao pedido de desculpas pela atitude vergonhosa da vaia.

Mardones

As vaias ao Hino do Chile, assim como os xingamentos contra a Presidenta Dilma envergonham e dizem sobre os seus autores. O Povo Brasileiro é maior e melhor do que essas criaturas sem educação que estão com esse comportamento vexatório.

Quanto às desculpas são bem-vindas. Sempre.

henrique

Brasileiros,

Aconteceu comigo no dia 23 de junho na Arena da Baixada em Curitiba.
E estava assistindo o jogo Austrália e Espanha no setor de ingressos mais caros; Durante o intervalo um grupo de jovens começou aquele coro imoral para ofender a senhora presidente; nem pensei, e do alto das minhas seis décadas de idade, mandei que se calassem, várias vezes repeti o “cala a boca ” embora não parassem percebi que o ímpeto diminuía aí resolvi eu parar e em seguida eles pararam também.

Paulo Brasil

Hino nacional pra essa cambada é musica de clube.

tori

Para essas pessoas IDIOTAS, afora uma infinidade de preconceitos, o hino da hora é o americano. A maioria passa açúcar, pois americano adora doce. Aparentam o máximo do pedigree, quando no íntimo não passam de vira-latas.

Jair de Souza

Serve como uma espécie de alívio para nós saber que ali naquele ambiente não havia quase ninguém que não fosse parte das nossas “elites”, ou classe média alta. E, como todos já sabemos, boa parte dos membros dessas camadas sociais está totalmente impregnada com o espírito de vira-latas. Sendo assim, não é surpresa vê-los vaiando a execução do hino de um país do terceiro mundo como o nosso. Como já foi dito por outro colega, no caso da execução do hino dos EUA, da Alemanha, da França, da Inglaterra, ou de qualquer outro país imperialista ou neocolonialista, eles se poriam de pé e cantariam até mais alto e com mais vibração que os próprios cidadãos desses países. Essa “elite”, na verdade, é uma ESCÓRIA.

Sir

Pensem bem, poucos vaiaram a Dilma nossa Presidenta, pensavam que assim o mundo lá fora iriam julga-la como uma péssima presidenta,são tão burros que acusam a si próprios com tamanhas grosseiras , a raiva em querer destruir, , a raiva já não tem mais direção certa, na verdade está voltando ao seu próprio cabeção!!!!Mil perdões ao povo do CHiLE , nos a maioria não aceitamos baixaria essa vinda dos que se dizem da alta!!!! BABA MINHA GENTE CONTAGIA!!!Essa aí e a outra asno ao lado, certamente estão sofrendo com a doença que não tem cura a Raiva Humana!!!coitadas …estão sim necessitadas de uma lavagem cerebral !!!O futuro a DEUS pertence. Vai que numa dessas passem lá pelo CHILE….já pensaram? VIVA O CHILE!,,,VIVA O BRASIL! VIVA NOSSOS IRMÃOS DO MUNDO INTEIRO!!!!!!

Miguel

Como explicar tantos comentários idiotas?
O brasileiro tem péssima educação, independente de classe social. E agora e estupidez de que quem vota em A é pobre e que só vota em B é elite. Nunca seremos uma nação justa e evoluída, não com essa dicotomia esdrúxula.

Evandro de Manaus-AM

O brasileiro acha que vaiar, por si só, é um gesto bonito; um gesto de superioridade. Assim como furar a fila. Se eu posso furar a fila, por que não fazê-lo. Ficar na fila esperando a sua vez equivaleria a ser o mané, o otário, o marido traído das piadas.

Bonifa

O orgulho de não ter o mínimo de educação tem hoje doutrinadores bem posicionados até nos principais jornais do país. Este é o resultado.

Dante

A maioria dos torcedores brasileiros, que tanto critica os políticos por “CORRUPÇÃO”, adora uma “CORRUPÇÃOZINHA”, no jogo contra a Croácia, “APLAUDIRAM” a malandragem do fred, naquele penalty que não houve, o jornal Atarde de Salvador/BA, estampou na sua pagina online, a foto do lance do jogo, e ao lado a encenação que o fred já vinha “TREINANDO” no treinos da seleção, a “ENCENAÇÃO” é igualzinha em ambas as fotos, portanto o fred apenas colocou em pratica, o 3º gol brasileiro também fora uma “FRAUDE”, pois nasceu de uma falta cometida por um jogador brasileiro em um jogador croata e não marcada pelo arbitro, o resultado do jogo poderia terminar em 1 X 1, no jogo do México contra Camarões, a arbitragem “INVALIDOU” 02 gols do México, quem seria o beneficiado com isso, preciso “DESENHAR”, no jogo Camarões e Croácia, há suspeita de a seleção de Camarões ter “ENTREGUE” o jogo, segundo uma revista, já se sabia do resultado do jogo dia antes, e que até um jogador camaronês seria expulso, o presidente de Camarões mandou seu ministro apurar, casos como esses são bastantes estranhos, “GANHAR, EMPATAR E PERDER”, é normal de uma partida de futebol, agora ganhar “ROUBADO”, ou “MANIPULAR RESULTADO”, eu não concordo, e nem concordo com a frase do goleiro felipe do flamengo “GANHAR ROUBADO É MAIS GOSTOSO”, isso é “CORRUPÇÃO”, porem a maioria dos torcedores brasileiros quer que a seleção seja a campeã de qualquer forma, mesmo que seja de forma “ROUBADA” a seu favor.

Alicio

Infelizmente não poderia ser diferente, a mídia corrupta, mentirosa, caluniosa, difamadora e também sonegadora, incitou a agressão, a depredação nas ruas desde o ano passado, e agora nos estádios, ela incitou a violência verbal contra a presidenta Dilma, contra o presidente da Fifa e contra os jogadores adversários, incluindo a agressão aos países deles, vaiar o hino de um país, é agredir a soberania desse país, porem essa “ELITE PODRE”, não sabe o que isso significa “PAÍS” (nação), eles pensam que estão falando dos seus pais, que eles não tem o mínimo respeito, a maioria deles agridem até fisicamente, quando não o matam, eu não estranho nada, são “bonitinhas”, porem “ORDINARIAS”, o que os cidadães conscientes e educados brasileiros podem fazer, é pedir “PERDÃO” aos nossos irmãos chilenos.

sergio

Vaiar o Hino do Chile, que papelão, uma elite idiota e mal-educada.
Se fosse o Hino dos EUA, baixariam as calças.

Helenita

Maria Helena está certíssima, essa gente já aprende no berço a ser soberba, pois seus pais também são soberbos, preconceituosos, reacionários. Não há escola que dê jeito nessa burguesia! Se tivessem o exemplo de civilidade, urbanidade, fraternidade em casa, seria indiferente se estudassem ou não. Começam na casa dos pais, pisando nos empregados, nos caseiros, nos motoristas, depois nos professores,depois vão reverenciar o Tio Sam, visitando Disney, até virarem esse tipo que aparece na foto, e que apareceram vaiando os médicos cubanos…
Aqui em Goiás um grande ídolo dessa gente é exatamente Ronaldo Caiado, Demóstenes Torres etc, truculentos e arrogantes… Estamos mal…

Gabriel Braga

Coxinhas de novo envergonhando o Brasil.

Paulo-RJ

Acho que o título melhor seria “Chilenos, nos perdoem. A parte dos nossos que não nos representa”. Assim como as vaias direcionada não torcedora Dilma mas ao cargo mandatário de maior expressão do poder público, já que estava como missão na tribuna de chefes de Estados, seus representantes e assessores, reclama-se da pouca empolgação da torcida brasileira nos estádios quando é jogos da seleção. Quando a partida é tensa como a do Brasil e Chile, por exemplo, diferente da torcida argentina que, independente do resultado do momento, está a todo momento incentivando o time, a brasileira só se ver na tevê pessoas bem alimentadas com as mãos cobrindo parte do rosto ou na nuca. Isso porque o público e a parte privilegiada da sociedade brasileira que tem os EUA ou a Europa como paradigma de civilização e com pouca afeição pelo futebol. O preço dos ingressos afastou parte da população que sabe festejar e tem o futebol como paixão, enfim, aqueles que, de fato, representam o povo brasileiro.

claudio

Estudaram nas “melhores escolas” e tem educação em casa. Por isso vaiaram a Presidente da República e o hino nacional do Chile. Individualistas ao extremo, hipócritas e babacas!

Gilson

Bando de escrotos.Nossas desculpas ao Povo do Chile.

El Bartho

Bonitinha mas ordinária!

    El Bartho

    A elite é claro!

Fabio Passos

É o preconceito da casa-grande mais uma vez envergonhando o Brasil na Copa.

Vaiaram porque era o Hino do Chile.
Fosse o Hino dos EUA… a “elite” branca e rica cantava!

<a href="” class=”comment-img”>

Urbano

A vaia é a coisa mais inteligente dessa elite de boston. Antes ela vaiando do que falando…

Aline

Fiquei indignada com a falta de respeito de forma geral dos brasileiros.Nas arquibancadas xinga-se presidente com a maior naturalidade e ainda junta-se o fato as vaias ao hino chileno.Tudo isso só demonstrou a falta de educação, que não se paga, por parte dos brasileiros.Se sabem vaiar, por que não sabem votar?

Maria Helena

Quanto mais dinheiro, mais arrogante e sem educação é a nossa elite, com raras exceções. A culpa não é da escola, eles já vêm de casa com essa soberba. Sou professora e sinto isso na pele.

lukas

Ah, o povo, este ente abstrato, perfeito e adorado pelos progressistas. A solução para melhorar o Brasil é o empobrecimento ou a execução sumária dos brancos.

    Gabriel Braga

    Que dificuldade de interpretar textos..

    Em momento nenhum o Sakamoto falou em povo.Ao contrário.Ele sequer afirmou que foi toda a torcida brasileira presente no Mineirão que vaiou o hino chileno.

    E a parte do seu comentário que fala em executar os brancos como solução para o Brasil nem merece resposta de tão ridícula.

lukas

Se fossem negros e pobres nao haveriam vaia? Então tá…

    Luís Carlos

    O fato que você quer negar é que não eram negros e pobres, mas sim brancos e com renda média/alta.

Vlad

“…escolaridade definitivamente não está relacionada com educação. Ou respeito. Ou bom senso. ”

No Brasil isso é verdade.
Na maioria dos lugares não é assim.
Sinal que nossa escola está toda errada.
Lá no começo, na educação infantil….essa abandonada.
…que faculdade não conserta educação, embora conserte o bolso de muito vigarista com mandato eletivo.

eson

LINDA E MAL EDUCADA, MUITO MAL EDUCADA.

    Sir

    Lindinha por fora , mas feinha por dentro, a verdadeira idiotinha!!!!

Carola

E dificil mesmo ter uma sola resposta correcta tudo tem que ver com muitos fatores que voces falam, mas as vezes a paixao deixa o cerebro reposando sem pensar com claridad, fazendo coisas erradas o deselegantes.., mesmo quando meus compratiotas ingresaron a estadio Maracana sem bilhetes dando como resposta que foi por que viram a oportunidade de apoiar a “Marea Roja” e nao pensaram as consecuencias.. Fico grata com seus comentarios como uma Chilena que também gosta muito de voces. Um abraço

Mário Perrota Júnior

Não acredito em grupo xenófobo…foram desreipeitosos,malcriados e desordeiros.Se estavam bêbados ou é um grupo de adolescentes rebeldes afim de tocar rebú a gente até entende,é uma festa.Não acho que tenha, também, tanta importância assim.Para mim é falta de uso da educação : faltou Ética.

Regina Braga

Chilenos,desculpem…mas como educação vem de berço e não pode ser comprada,fica difícil, para alguns, entenderem o significado do hino…aberrações cognitivas estão em todos os lugares.

Rogério Bezerra

O que falar de uma sociedade que cada vez mais valoriza a conta bancária… Aos exemplos de respeito, humildade ou simplicidade sobrevêm a ridicularização. O gozo, o prazer são a única “razão” dos nossos dias. Vivesse muito mais atualmente 70, 80, 90 anos, mas parece que um meteorito cairá em nossas cabeças a qualquer instante. Há desespero nas pessoas. Uma materialidade oco e infinita. Ser importante, é ser poderoso, enricado. Betinho seria muito infeliz hoje. Ninguém é merecedor de respeito e muito menos compaixão. Filhos esquecem o que pais e professores fizeram por eles. E esses Ristófezinhos rondam as portas dos quartos dos pais remediados ou até não… Querem suas heranças agora. Nos tornamos uma sociedade de sociopatas!

Fernando

Pátria ou morte!

Venceremos (a Copa)!!

Ivonete

Quem envergonha o Brasil e os brasileiros é a sua elite. Essa mesma elite que tem preconceito contra a imensa maioria dos cidadãos brasileiros. Essa mesma elite que acha legítimo prender pelo pescoço, em postes, adolescentes infratores. Essa elite que desdenha o maior programa mundial de distribuição de renda e que é um dos grandes motivos da redução drástica da mortalidade infantil. Não me surpreenda que essa elite tenha preconceito contra latino-americanos e africanos, pois essa elite odeia igualmente o povo brasileiro. Essa elite que pela segunda vez aparece ao mundo palitando os dentes. Se mudem para Miami elite! Não precisamos de vocês!

    Antonio

    Mude você e os seus para Cuba. Lá está tudo pronto do jeito que vocês gostam. Parados no tempo desde os anos 50. Vai pra lá vai!

    Fabio Passos

    Só que este país é nosso… e não desta “elite” mau-caráter.
    Entendeu, PiG-boy?

    Nelson

    Ele acusou o golpe. Rá!Rá!Rá!

    Fabio Passos

    Falou e disse!
    Esta “elite” que zurra envergonha todo o Brasil.

    Fosse o Hino estadunidense eles não vaiavam… eles cantavam!

Julio Silveira

Só quem entende o que é respeitar os proprios simbolos pátrios entenderia o que respeitar os simbolos da patria alheia.
A questão aí é mais de festa de muitos sem noção que acham que tudo pode virar bacanal.

Assis

Fui no Mineirão sou Dilma, estava lá com 5 familiares (3 votam na Dilma). Não vaiamos nada, o estádio não vaiou o Hino, mas depois da imprensa espalhar que o Brasil foi humilhado pelas torcidas adversárias (principalmente a Mexicana). Quando a torcida Chilena abria a boca até pra respirar ouvia uma vaia ensurdecedora. Foi feio e criticamos os que vaiaram, mas, sem exageros, de resto a torcida deu Show e a organização tb, os que criticam a Dilma e As organização estão cada vez mais sem argumentos.

Guillermo.

De fato e uma falta de respeito a qualquer hostilidade aos nossos visitantes, seja ele da onde for, isto e falta de berço !!!!!!!

Marat

De tanto assistir a filmes tipicamente estadunidenses, ou seja, com forte caráter maniqueísta, nossa burguesada, e até uma parcela do povo pobre que tem acesso às TVs a cabo, estamos aos poucos nos transformando em (mais uma) sucursal dos Estados Unidos: Burros, arrogantes, donos da verdade e selvagens.
A primeira medida de bom senso de nosso governo poderia ser a de limitar filmes estrangeiros, assim como faz a próspera e inteligente China.
Logo em seguida, o Ministério da Cultura teria por obrigação ampliar medidas que divulguem nossos personagens, como o Saci e Companhia, e as festas tipicamente brasileiras, em detrimento de boçalidades do tipo dia das Bruxas ou Festão de São Valentino.
Como diria a propaganda cachaça, precisamos “Brasilizar”.

Zilda

Concordo com Sakamoto. Fiquei envergonhada com aquela gente toda vaiando o Hino dos nossos adversários. Estava tudo muito bom até agora. Daí para começar ondas de selvageria não demora. É o que me preocupa. Que vergonha Minas! Baixo nível mineiros!

denis dias ferreira

Sim, aquelas pessoas que lá estavam com os focinhos pintados de verde-amarelo e fantasiadas de brasileiros eram as mesmas que até um pouco antes da Copa esculhambaram impiedosamente o Brasil e a realização da Copa aqui em nosso país. A classe média brasileira (a maioria) é cafona, preconceituosa, racista e extremamente mal-educada. Concordo. Mas os pobres também são mal-educados e muitos são racistas e xenófobos. Hoje, nos estádios brasileiros, até minuto de silêncio é vaiado. O Sakamoto afirma que as torcidas organizadas brasileiras sabem torcer pelo seu time, mesmo quando este está em desvantagem no placar. Não é verdade. Já frequentei muito os estádios de futebol, aqui, em São Paulo e o que sempre observei foi o contrário. Basta o adversário ficar em vantagem no placar para a torcida imediatamente emudecer e vaiar o time. E não é somente nos estádios, ou quando estão em bando, que as pessoas se comportam de modo deselegante e descortês. No nosso dia a dia observamos o quanto nós, brasileiros, nos tornamos grosseiros e violentos. Nos ônibus, nos trens e no metrô, por exemplo, é “normal’ os jovens viajarem sentados e os velhos em pé, pois são poucos os que respeitam os assentos reservados aos idosos. Na família brasileira são comuns as agressões às crianças, às mulheres e aos mais velhos. Nas nossas empresas persistem as relações autoritárias, e cenas de assédio moral e de desrespeito às leis trabalhistas são corriqueiras. Até nas nossas escolas o relacionamento entre alunos e professores é permeado pela deseducação e pela violência. Na internet, então, a coisa piora e se extrema. A web foi transformada numa espécie de caldeirão do diabo. Como não sou sociólogo, cientista social, psicólogo, psiquiatra nem antropólogo para explicar (ou pelo menos tentar) esse tipo de comportamento, posso apenas situar-me no território da constatação. Mas isso não basta. Tampouco, explicar esse fenômeno a partir de suposições falsas e preconceituosas.

    Isa Maria Hetzel

    Denis, concordo com sua análise,devemos evitar as simplificações e reducionismos. Que a maioria das pessoas da chamada elite brasileira é arrogante, cafona, agressiva além de preconceituosa é uma constatação, mas temos na sociedade brasileira contemporânea uma progressiva perda dos valores de referência do que é ético, do que é respeito às diferenças e aos direitos dos outros e sobretudo do que seja a gentileza entre em todas as classes sociais, da mesma forma que temos pessoas fantásticas, solidárias, capaz de gestos de extrema generosidade. Apenas estamos visualizando pela mídia o que tem de pior. A violência, o consumismo extremo, o narcisismo, o preconceitos e os egoísmos.

FrancoAtirador

.
.
28/6/2014
Blog do Tarso

Área VIP do Mineirão vaia o Hino do Chile

Os privilegiados brasileiros, com dinheiro para comprar ingressos para a Copa do Mundo, acabaram de vaiar o hino à capela dos jogadores e torcedores chilenos.

Já é famoso o hino cantado com muita emoção pelos chilenos, mas dessa vez foi abafado pelos coxinhas no Mineirão.

Mais um exemplo de má-edução dessa elite financeira privilegiada. Como diz Juca Kfouri, é a “elite branca”.

Dessa vez foi a elite mineira, que em sua maioria votará em Aécio Neves (PSDB) para presidente do Brasil.

É o mesmo tipo de gente (http://migre.me/kax2t) que ofendeu a presidenta Dilma na abertura da Copa e que apoia essa abominação.

É a cultura do “que é diferente é inimigo”.

Um absurdo.

Uma baixaria!

Ainda bem que a maioria dos mineiros e brasileiros não são assim.

(http://blogdotarso.com/2014/06/28/area-vip-do-mineirao-vaia-o-hino-do-chile)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Jornal pró-Aécio omite vaia ao hino do Chile.

    A Copa está mostrando quem são os eleitores de Aécio Neves (PSDB)?

    Por Ricardo, no Yahoo

    O jornal mineiro Estado de Minas, pró-Aécio, deixou de comentar a vergonhosa vaia da elite brasileira ao hino chileno.

    Na edição on-line de hoje, mostra apenas torcedores chilenos chorando pela derrota de ontem.

    (http://migre.me/kaQMP)
    .
    .

João Paulo

Simplesmente lastimável. Essa gente não sabem o que fazem, perdoem-nos chilenos!!!

Silvio – Sampa

Esta corja não tem limites. É comum ouvir de professores que dão aula em escolas frequentada por filhos desta “elite”. Os alunos dizem que podem fazer o que querem, desrespeitando-os, pois são seus pais que lhes pagam o salário. E coitado daquele professor que ouse reclamar à direção: são sumariamente demitidos.

Fernando

Sinto muito comentar isso mas exatamente por morar em Belo Horizonte MG posso afirmar que só aqui aconteceria uma vaia dessas ao hino do Chile. Se formos falar de classe média imbecil e elite porca nada supera a elite de MG, que criou e apoia o Aécio. Vale também lembrar que todas as vezes que MG se revoltou foi para aumentar a ditadura e apoiar os setores elitistas conservadores como fez em 1964 no golpe!!
É isso aí se você quer classe média burra e elite babaca visite Belo Horizonte!!

Fernando

E não foi só isso a vergonha dos brasileiros em Belo Horizonte ontem, teve até soco na cara dado por um funcionário no jogador chileno! Garanto a você que tal funcionário de nível médio não é pobre.

http://jornalggn.com.br/noticia/imprensa-chilena-relata-agressoes-no-intervalo-da-partida-entre-brasil-e-chile

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

Será que vaiariam o hino dos United States?
.
.

    Lu Witovisk

    aposto que acompanhariam com a mão no peito e lágrimas nos olhos…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Como diria o Joel:

    Ái Êmi BraZilian

    Uíti Mâtch Práidi

    Uíti Mâtch Lôvi.

    http://imgur.com/W3JWcQK
    <a href="” class=”comment-img”>

    Carlos Ribeiro

    Duvido!

    Mário SF Alves

    Quer saber, mesmo?

    Primeiro, não vaiaram o Hino. Vaiaram os chilenos.

    E, sim, em igual circunstância, não vaiariam os estadunidenses, os dos EEUU, atual SPYstates. Aliás, independentemente de circunstâncias, muito provavelmente, jamais vaiariam os norte-americanos em plena reverência a um de seus símbolos nacionais. Medo? Admiração velada? Submissão ideológica? Ou tudo isso?

    Porém, interessante, VAIARIAM os chilenos até mesmo se o Chile estivesse sob as botas de um outro ditador fascista, de tipo Pinochet.

    Luís Carlos

    Creio Franco, que alguns saberiam a letra do hino ianque e cantariam prestando continência, como seus ídolos estadunidenses fazem, mesmo sem estar de cobertura.

Álvares de Souza

Eles sabem que os estádios cuja construção eles tanto criticaram, no fundo, no fundo, foram feitos para eles, e não para curtirem a festa da copa, para a qual eles não estão nem aí, mas tão somente para se exibirem entre seus iguais, fruindo de mais um espaço que a segregação que sempre almejam, lhes reservou.

Vander

Discordo do Sakamoto. Elas sabem o que fazem, sim! E o fazem, pela razão de serem xenófobas, mal educadas, grosseiras e sem qualquer noção do que seja respeito a um país amigo ou a seus símbolos! Vaiar o presidente do seu próprio país ou o hino de outro, apenas demonstra o quanto estas pessoas estúpidas representam o atraso, a ignorância e deformação ética e política!

João Ghidetti

Vaiar hino de país amigo que vem prestigiar evento nosso, é prova cabal de subdesenvolvimento moral, que nossos irmãos chilenos nos perdoem por essa prova de ignorância de nossa “ELITE CHEIROSA”.

Fabio Passos

Uma pouca vergonha vaiar o Hino do Chile.
Atitude desprezível.

A “elite” branca e rica e a alta classe média foi educada em estrebarias.

    Lu Witovisk

    Não Fabio, desculpe, mas se fosse em estrebarias saberiam ter respeito.
    Foi bem pior, foi no ambiente limpinho dos shoppings.

tiao

Do japones.

João Ghidetti

É a nossa “elite cheirosa” mostrando o seu alto grau de civilização…

    Fabio Passos

    Merecem o título… de pior “elite” do mundo.

Deixe seu comentário

Leia também