Rui Falcão: Vazamento seletivo pode interferir no processo eleitoral

Tempo de leitura: 3 min

rui-falcao-2-pastich2

por Conceição Lemes

O vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o relator da CPI da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), pediram para esta segunda-feira 13 audiência com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

É para verificar que providências podem tomar em relação ao tratamento que está sendo dado ao inquérito em que foram ouvidos o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Yousseff, na  condição de colaboradores da Justiça.

“Há dois tratamentos para o caso”, observa ao Viomundo o deputado estadual Rui Falcão, presidente nacional do PT. “De um lado, fecha a investigação, que está sob segredo de Justiça, devido à delação premiada. De outro, abre vazamentos seletivos para a mídia. E isso pode interferir no processo eleitoral.”

“O juiz orientou os réus a não mencionar nomes de políticos, como senadores, deputados e governadores, porque eles têm foro privilegiado”, argumenta. “Mas deixou que falassem de partidos, de pessoas que não têm chance de se defender e fizessem acusações sem provas.”

O juiz é Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

Em artigo publicado nesse domingo,  o jornalista Paulo Moreira Leite denuncia a atuação de Moro na delação premiada no caso Petrobras.

Sobre o  juiz ter orientado os dois delatores a não dizerem nada sobre autoridades com direito a foro privilegiado, a explicação, segundo Paulo Moreira Leite, é “inacreditável”:

é que essas revelações iriam retirar o caso da guarda de Sérgio Moro, que ficaria obrigado a transferir o caso para o STF.

E daí?, pergunta-se. Nada. É o que determina lei. O problema é político. No STF, dificilmente haveria lugar para um carnaval pré-eleitoral. Encarregado de acompanhar a Lava Jato, o ministro Teori Zavaski tem demonstrado uma postura zelosa e discreta.

Paulo Moreira Leite joga luz sobre o juiz da conjuntura e a conjuntura do juiz, que postula vaga no STF logo depois do segundo turno da eleição presidencial:

Em 2012, durante o julgamento da AP 470, Sérgio Moro tornou-se assistente da ministra Rosa Weber, que fez carreira na justiça do trabalho do Rio Grande do Sul. Partidário de punições duríssimas, o juiz logo caiu nas graças de jornalistas que fazem a cobertura do Supremo. Eles passaram a tratar Sérgio Moro como a eminência parda por trás das sentenças que a ministra apresentava em plenário. Embora tivesse interesse em permanecer no STF, chegando a enfrentar uma guerra nos tribunais para combinar o trabalho em Brasília com a devida carga horária como professor da Universidade Federal do Paraná, Sérgio Moro acabou retornando ao Paraná.

Numa reportagem recente sobre o depoimento de Paulo Roberto Costa, VEJA dizia que ele fez diversas acusações ao PSB e ao ex-governador Eduardo Campos. Parecia muito razoável, já que a usina Abreu Lima, centro de operações de Paulo Roberto Costa, foi construída em Pernambuco, com a indispensável participação do governo de Estado.

No depoimento divulgado na semana passada, as referências ao PSB e a Eduardo Campos sumiram. Aécio Neves tinha acabado de receber apoio formal dos socialistas. Será coincidência?

Nesta segunda-feira, o PT deve tomar medidas jurídicas em relação às pesquisas realizadas pelo Instituto Paraná, divulgada pela revista Época, e pela Sensus/IstoÉ. “O nosso departamento jurídico está estudando as medidas em relação a eventuais manipulações que possam estar ocorrendo”, diz Falcão.

Leia também:

Eder Carvalho questiona ponderação da pesquisa IstoÉ/Sensus


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

leo

Quer seja golpe midiático, golpe do capital financeiro, enriquecimento do Lulinha, mensalão, petrolão, etc., a verdade é que nem Dilma nem Aécio deveriam governar este país. São despreparados, amadores, não pensam o país e estão permeados de ideologias fracas, ultrapassadas e que deveriam cair no esquecimento. De um lado temos o pseudocomunismo neoliberal do PT; de outro a classe dominante de empresários do sudeste que já empunharam armas junto com os pseudocomunistas. É! Estamos perdidos!

FrancoAtirador

.
.
Nada Impede que o Partido dos Trabalhadores Adote Medida Judicial

Para Quebrar o Sigilo da(s) Fonte(s) do(s) Vazamento(s) para a Mídia.

Nesse sentido, a Ação Ajuizada Poderá tramitar em Segredo de Justiça,

Assim como o Processo de Delação Premiada dos Bandidos corre em ‘Sigilo’.
.
.
Se o Corpo Jurídico do PT Não Buscar uma Resposta Urgente, via Liminar,

O Golpe Midiático Estará Consumado, e Adeus Reeleição de Dilma Vana (13).
.
.

Jorsom

O estrago que a bala de prata deferida através da mídia pelos conservadores na candidatura Dilma foi gigantesco, quase mortal. A dimensão das denuncias da corrupção na Petrobrás é sentida quando tentamos argumentar que só a Dilma é capaz de dar continuidade aos avanços socioeconômicos e educacionais que o Brasil experimentou nos últimos doze anos. A reação é quase a mesma até de pessoas que foram beneficiadas nos governos Lula e Dilma ou que apoiavam ou passaram a apoiar o Aécio no segundo turno. Semelhante a um filme de ficção em que as personagens agem como se fossem hipnotizadas, estas pessoas repetem sempre os mesmos chavões e diante da inflexibilidade delas ou você recua ou parte para o confronto, que na atual circunstancias só prejudicaria ainda mais a candidatura Dilma.

Nós, simpatizantes e apoiadores da Presidente Dilma, estamos nos sentido acuados sem saber como reagir, afinal não podemos desqualificar as acusações feitas aos partidos que apoiam o atual governo. A Presidente Dilma tem tentado se desvencilhar das acusações, mais até agora não conseguiu. Não adianta esperar que alguma ação da justiça, se vier, traga de volta a candidatura Dilma ao seu curso normal. Repetir somente as já conhecidas denuncias contra o Aécio e ao PSDB, que não tiveram eco na grande mídia, também não será suficiente para reverter os efeitos desta monumental avalanche de denuncias.

Usar as mesmas armas talvez seja o único e definitivo recurso que ainda possa salvar a reeleição. Se a candidatura da Dilma também tiver uma bala de prata contra a candidatura de Aécio ou o PSDB, mesmo sem provas como eles assim fizeram, é melhor dispara-la agora e tentar furar o bloqueio da mídia nos debates diretos entre Dilma e Aécio que acontecerão nas principais Redes de Televisão, a começar pelo debate que amanhã acontecerá na Bandeirantes. Temos que a qualquer custo afastar a possibilidade de um governo conservador do PSDB em que o mercado financeiro e os seus representantes serão os únicos beneficiados. Que num próximo governo Dilma, com a reforma política e a democratização da mídia, possamos disputar em pé de igualdade e de forma transparente e democrática a eleição de 2018.

    Carlos Elísio

    Prezado Jorsom, vc tocou no ponto: São acusações SEM provas. Bobagem se defender daquilo que é só especulação. O certo é dar o troco na mesma moeda: Concessões de Rádio para Aécio, Aeroporto do titio, a preguiça do mesmo (vive no Leblon e quem governará o pais numa impensável vitória dos reacionários? A 1a MANA, rs), Banestado, ligação do doleiro Youssef com PSDB, o metro de SP (Alston), Privataria tucanalha (venda criminosa das estatais como Telebras, Embratel, CSN), compra da reeleição, aparelhamento da imprensa, alguns juízes, médicos canalhas (alguns semi-formados com recursos do governo atual), manipulação recente dos “institutos de pesquisa”,Bafõmetro, etc. Enfim, tem é munição para a última semana e debates, é só se organizar. Nós PT temos que avaliar o campo de forças e sair a rua entendendo que o mais eficiente é convencer um neutro a passar para o PT e gerar a dúvida naqueles que estão ligeiramente “contra”, convencendo-os a se tornarem neutros.Os fortemente contra podem ficar onde estão, não vale discutir, eles não influenciarão no resultado.

FrancoAtirador

.
.
Depois que a Máfia Midiática fez Gato e Sapato

Dos Depoimentos dos Bandidos no(s) Processo(s)

Para Incriminar o Partido dos Trabalhadores (PT)

Bem como Criminalizar a Campanha de Dilma Vana (13)

Em Jornais, Revistas, Emissoras de Rádio e Televisão,

Portais de Internet e nas Redes Sociais Virtuais,

O Excelentíssimo Juiz Moro ‘Autorizou’ a Petrobrás,

Que é, dentre todos, a Maior Interessada no Caso,

“a utilizar os depoimentos como prova emprestada”

E também à Controladoria Geral da União (CGU)

“o compartilhamento da prova … para utilização

em seus procedimentos de apuração de ilícitos

administrativos”, [no âmbito do Governo Federal,

Já que Órgão de Fiscalização e Correição Internas,

Que, por sinal, foi criado pelo Presidente Lula (PT)]

Proferindo, 2 dias após o(s) depoimento(s) de 8/10,

Um despacho (*), onde tenta justificar a seletividade

Na divulgação Parcial de Informações sobre a Ação Penal

Nº 5026212-82.2014.404.7000, que Tramita na JF/PR:

“os depoimentos prestados na última audiência
na ação penal pública (evento 1025)
não foram ‘vazados’ por esta Corte de Justiça
ou por quem quer que seja.
A sua divulgação, ainda que [!?!] pela imprensa,
é um consectário normal [SIC] do interesse público
e do princípio da publicidade dos atos processuais
em uma ação penal na qual não foi imposto segredo de justiça.”

Ora, a Transcrição dos Depoimentos Não Está Disponível

No Portal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

E Muito Menos Publicada em Qualquer dos Diários Oficiais.

Portanto, a Publicidade e a Transparência dos Atos,

Neste Processo em Especial, Parecem Ser Relativas.

A Não Ser Que um Áudio Editado pela TV Globo

e Divulgado no Jornal Nacional da Mesma Emissora

Seja Considerado de Caráter Oficial no Paraná.
.
.
(*) Acesse o despacho pelo link no ‘Evento 1031′:

(http://abre.ai/5026212-82_2014_404_7000)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Detalhe

    Ou a Veja/Abril/NASPERS/Fox MENTIU sobre ‘Vazamento’

    na Edição Nº 2390 – ano 47 – nº 37, de 10/09/2014,

    Ou Mentiu o Moro ao afirmar que não houve ‘Vazamento’.

    veja.abril.com.br/assets/images/2014/9/240811/capa-2390-620-original.jpg

    Revista Veja/Abril/NASPERS/FOX Vaza Falsa Delação Premiada:

    (http://abre.ai/veja_abril_naspers_fox_vaza_delacao_falsa)
    (http://abre.ai/veja-abril-naspers-fox_mente_criminosamente)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Neste PaíZ, onde 4 Organizações Midiáticas Mafiosas

    Formam um Oligopólio para Exercer um Poder Paralelo,

    Fraude Eleitoral e Financeira é o que Menos Falta.

    Semanalmente Veja/Abril/Naspers Mente Criminosamente:

    CONTADORA DE YOUSSEF DESMENTE REVISTA VEJA NA CPMI

    Meire Poza:
    “Eu não disse o que Veja colocou.
    Não disse que Youssef tinha ascendência
    sobre prefeituras do PT”.

    O tesoureiro do PT, João Vaccari,
    seria o “operador” do esquema ?

    A contadora disse não ter informação sobre isso.

    A Capa da Veja dizia: ‘Eram malas e malas de dinheiro’.
    veja.abril.com.br/blog/reinaldo/files/2014/08/capa-da-veja.png

    “Isto é a Veja, não é o que eu disse”, afirmou Meire.

    A Veja relatou que ‘Meire Poza
    viu malas de dinheiro saindo
    da sede de grandes empreiteiras,
    sendo embarcadas em aviões
    e entregues às mãos de políticos’.

    “Não é o meu depoimento.
    Isso é a Veja”,
    contestou Meire Poza.

    (http://alhoeolho.blogspot.com.br)
    .
    .

O Mar da Silva

O PT tem o Falcão que merece. O sujeito não fez nada na época do mentirão. Agora, faltando apenas 13 dias para as eleições e o povo cheio de vazamento do Jornal Nacional contra o PT – só o PT! – ele se rasteja.

Imagina se isso fosse na Argentina! Na Venezuela!

A presidenta mandaria a polícia fechar a Globo. Isso é golpe. E golpe se combate com polícia!

Lembrem como Getúlio saiu do governo. Lembrem do Jango. Lembrem do Brizola que vcs do PT deixaram sozinho lutando contra o Roberto Marinho.

Francisco de Assis

TERIA O JUIZ-CANDIDATO-AO-STF, COMO NOVO FUX, MATADO NO PEITO PARA A OPOSIÇÃO?

O juiz-candidato-ao-STF Sérgio Moro permitiu ao delator-premiado dizer que um candidato ao governo do Rio de Janeiro tinha envolvimento com o esquema.

Os candidatos principais ao governo do Rio eram o governador (atual) Pezão, os dois senadores Lindberg e Crivella, e o deputado federal Garotinho, todos os quatro, como se vê, com direito a foro privilegiado no STF ou no STJ.

Uma pergunta para o ministro Teori nesta reunião podia ser feita:
“o ministro acredita que a citação do delator-premiado para o juiz-candidato dizia respeito ao professor Tarcisio do PSOL ou algum outro candidato nanico ao governo do Rio?”.

Se o ministro Teori acreditar nisso e quiser entrar na dança do juiz Moro, tudo bem, é um direito dele.

Se não acredita, deveria, por dever de ofício, mandar subir ao Supremo todas as ações na mão do juiz-candidato Sérgio Moro.

JorgeSP

Rui Falcão, por favor, fale menos e aja mais.
A direção do PT tem sido um desastre desde junho de 2013 pelo menos.

DARCY BRASIL RODRIGUES DA SILVA

A pergunta que eu faço é: que diabo de Justiça (eleitoral ou comum) é essa? Quando se fala de GOLPE , a atribuição tende a recair sobre a mídia e o comando da campanha de Aécio ( se é que se pode fazer alguma distinção entre ambas). Entretanto, uma justiça que a tudo assiste sem nada fazer para coibir é uma “justiça” leniente, que revela conivência com o golpe. Estariam os responsáveis por zelar pela Justiça motivados por preferências partidárias inconfessáveis? Como poderíamos considerar um sistema como esse digno de ser classificado como “democrático”? Tá bem! Sempre haverá alguém para nos falar de “aperfeiçoamento das instituições”, de necessidade de realizar uma reforma política, de uma Lei de Mídias , etc. Desse modo, devemos aceitar comportadamente, “civilizadamente” o golpe da direita, pois o mesmo serviria ( a quem consegue enxergar sempre um lado bom em cada coisa) para aperfeiçoar a nossa democracia, o estado de direito democrático. Entretanto, reparem!, tudo isso equivale a implodir dois pilares fundamentais do Estado que tem servido primordialmente aos interesses de uma classe em detrimento de outra, confirmando a concepção marxista-leninista de Estado como forma de dominação de uma classe sobre as demais. Honestamente, não acredito que isso seja possível, sem uma ampla mobilização das massas populares para a defesa dessas bandeiras. O governo do PT e sua base de esquerda teve 12 anos para trabalhar didaticamente, apoiando-se nos movimentos sociais, nos sindicatos, nas organizações juvenis, etc, e desenvolver essa consciência. Mas preferiu protelar, não digo as mudanças, porque jamais enxerguei esta possibilidade na correlação de forças do nosso Congresso Nacional, inteiramente distinta, por exemplo, da correlação de forças com que pode contar a presidenta argentina para implementar algumas reformas políticas de que reclamamos, mas digo o debate , o desenvolvimento da compreensão de algo que escapa ao discernimento do cidadão comum ( afinal, não é um tema presente em seu dia-a-dia, como o futebol ou o destino dos personagens de alguma novela). Eu estou cada vez mais decepcionado com a luta institucional. Esta , se permitiu que algumas políticas pudessem alcançar setores extremamente fragilizados de nossa população, assegurando o direito elementar à vida, que depende de comida no prato, permitiu também a crescente alienação política de nosso povo, porque confundiu politização com a intenção de voto seja em Lula , seja em Dilma. Se a direita tivesse que atacar ideias-força e não pessoas, sua tarefa seria extremamente difícil. Por hoje é só, infelizmente terei que me retirar da Internet mais uma vez. O meu computador está pifando e eu tentarei me preparar para o Enem. Não tenho mais como contribuir para a campanha ( se é que consegui alguma vez fazê-lo por aqui). Por último, recomendo a postagem do SAUL LEBLON NO PORTAL CARTA MAIOR

http://www.cartamaior.com.br/?/Editorial/Aula-de-rua/31982

Alemao

Não foi vazamento seletivo, foi publicação da própria Justiça.

    L@!r M@r+35

    Exatamente! Foi publicação seletiva da própria justiça! O que é pior!

Cleiton do Prado Pereira

Este Rui é um “Jênio”, a 13 dias da eleição no 2º turno, ele suspeita que o vazamento seletivo das denuncias vazias ( sem provas ) levadas a efeito desde o início da campanha eleitoral possam influir no resultado.
É por estas e outras que eu acredito que está tudo combinado e dominado. Com a perda desta eleição. Estes vazamentos seletivos, não tiveram outro propósito senão este, de INFLUIR NAS ELEIÇÕES. E por trás deles estão:
A mídia, o TSE, a PGR e o STF. O golpe que era possível de acontecer, tornou-se IRREVERSÍVEL. Restará ao povo Brasileiro se consolar com uma provável volta ao poder em 2022.

    Valmont

    O Mané via, pelo buraco da fechadura, sua mulher aos beijos e abraços com o Ricardão. No auge da cena, a mulher atira a roupa sobre a fechadura da porta, tampando a visão do Mané, que exclama aflito:
    — Oh, dúvida cruel!
    Lembrei dessa antiquíssima piada ao ver a atitude do Rui Falcão. Ele SUSPEITA que o vazamento ilegal “pode EVENTUALMENTE afetar o processo eleitoral”.
    Tá de brinkation with me!

Antônio

Esse cidadão é um Jênio, só agora ele descobriu que parte do judiciário está militando em defesa do Aécio. Típico de um esquerdista de gabinete que não conhece o que se passa nas ruas e nem nos grotões desse país.

Zé da Venda

32 capas pra não esquecer dos anos de FHC
http://plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82131

José Ademar

Dilma tem que ir sim dessa vez ao debate da Globo e denunciar isso ao vivo e acores para o Brasil inteiro tirar suas conclusões até 26/10/2014.

Eu digo para ela denunciar a GLOBO,setores do judiciário e terminar dizendo o seguinte:”Se fazem isso na oposição imaginem no governo”.

O juiz golpista Sérgio Moro,que passou pelas ordens da suprema corte da justiça brasileira,não pode ser um novo Mário Lúcio Avelar,José Roberto Santoro e cia,ou seja,os mesmos que destruíram o PFL e Roseana Sarney em 2002 e levaram Geraldo Alckmin ao segundo turno das eleições em 2006 no caso dos aloprados.

Deixe seu comentário

Leia também