VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Responsável pela captação de água: “Jogaram a tabela periódica” no rio Doce

13 de novembro de 2015 às 13h15

Situação do rio do Carmo, afluente do Doce, 50 km abaixo de onde as barragens romperam

Diretor do SAAE: o Rio Doce está completamente morto

12 de Novembro de 2015 às 19:04

por Caio Miranda ([email protected]), sugerido por George Junquilho

Um Rio Doce completamente contaminado e morto. É o que aponta resultado de análises laboratoriais de amostras da água do rio encomendadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu.

Foi detectada, na onda de rejeitos das barragens rompidas em Mariana, a presença de partículas de metais pesados como chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e até mesmo mercúrio.

Luciano Magalhães, diretor do SAAE, define a situação como aterradora. “A situação pode ser resumida em duas palavras: rio morto. Na última terça-feira (10), recolhemos amostras de três pontos do Rio Doce em Minas Gerais. O primeiro no Centro de Governador Valadares, uma água muita densa de rejeitos, a outra a 10km abaixo de Valadares e em Galileia. Somente a do Centro estava inviável de captação, impossível de tratar”, afirmou.

E completou: “Não serve mais para nada, nem para irrigação e nem para os animais, muito menos para consumo humano. O cenário é o pior possível. O Rio Doce acabou. Parece que jogaram a tabela periódica inteira. Nossa medida agora é buscar alternativas para captação de água. Já estamos fazendo um canal de desvio do Rio Guandu até a estação elevatória do SAAE”.

Os municípios de Baixo Guandu e Colatina, que dependem da água do Rio Doce para captação, ganharam um pouco mais de tempo até a chegada da lama contaminada.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou boletim atualizado no final da tarde desta quinta-feira (12) e a nova previsão é que chegue a Baixo Guandu após segunda-feira (16), em Colatina, depois de terça (17).

Linhares, onde está localizada a foz do Rio Doce, também será atingida, com previsão para o dia 19. A cidade sofrerá danos, sobretudo no setor pesqueiro, mas não deve ter problemas no abastecimento de água. O município utiliza o Rio Pequeno para fazer a captação para consumo humano.

Em Baixo Guandu a alternativa analisada é fechar a represa do Rio Guandu. “Estamos nos reunindo com a prefeitura e as secretarias para arrumas formas de minimizar os impactos. Estamos tentando fazer uma solução paliativa pelo Rio Guandu, que a vazão já é bem menor do que o Doce, e está mais baixo ainda devido à essa seca prolongada. A Secretaria de Obras vai tentar fechar a represa do Rio Guandu, para que ele aumentar o volume de água reservada e depois vamos desviar, para que poder fazer a captação para o consumo”, explicou o diretor do SAAE.

O Governo Estadual divulgou nota nesta quinta (12), solicitando ao Governo Federal o apoio do Ministério da Integração Nacional e do Exército Brasileiro para enfrentar os problemas que serão causados pela passagem da lama de rejeitos pelo território capixaba. A principal preocupação é com o atendimento à população e fornecimento de água potável.

Leia também:

Caos em Governador Valadares: O Estado faliu

 

9 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

luis

13/11/2015 - 20h24

Bário, em quantidade bem pequenas já é capaz de causar óbitos, chumbo e mercúrio com efeito acumulativo, doenças do sistema nervosos central. Parabéns empresas privadas, vocês acabaram de mostrar que são bem melhores que as empresas públicas, obrigado FHC e Serra, por toda essa privataria, as comunidades que terão que engolir essa água lhes agradecem. Aliás, bem que eles poderiam engarrafar elas e dar para V.Sas. beberem, será que conseguem beber? Sabendo que tem Bário, Mercúrio e Chumbo? O que vocês acham? Alguém ai ouviu falar de algum grande acidente causado pela Petrobrás? Não vale dizer do acidente da plataforma na gestão FHC que ninguém foi culpado, com certeza deve ter sido os terceirizados ou o pessoal da Petrobrás, mas também…. Até quando vamos ter que conviver com gente tipo FHC, Serra, Aécio, Gereissati, Alckimim (se tiver erro de grafia não há problema algum, pois eles não deveriam representar nada para os verdadeiros brasileiros).

Responder

Urbano

13/11/2015 - 19h14

E não nos enganemos, pois os bandidos fascistas da oposição ao Brasil possuem um know-how elevadíssimo e diversificado, quando se trata de negociata; e isso tanto na fase de projeto, quanto na fase de execução. Esse desastre certamente não teria havido, caso não fosse a abnegação deles em elaborar projetos e mais projetos desse naipe para o Brasil.

Responder

FrancoAtirador

13/11/2015 - 17h39

.
.
Genocídio
.
A HISTÓRIA VAI COBRAR MUITO CARO DESSA ELITE MUNDIAL
.
QUE COMANDA ESSE SISTEMA CORRUPTO E ANTI-HUMANO.
.
GENOCIDAS DAS CORPORAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS
.
E GOVERNOS CÚMPLICES DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
.
.

Responder

Diva Tudo

13/11/2015 - 15h59

Incompetente, ex governador, hj senador que só prejudica a ambiência do governo, transporta no seu helicóptero, aproveitando do aeroporto particular que construiu com dinheiro público… bonitão hein seu Aécio! Isso que é gestão! tsc tsc

Responder

Marcelo Gaúcho

13/11/2015 - 15h48

É a LAMBANÇA que o Çerra é o FHC fizeram.

Responder

FrancoAtirador

13/11/2015 - 14h37

.
.
LAMA TÓXICA
.
“O Rio Doce acabou.
Parece que jogaram
a tabela periódica inteira”
.
Diretor do SAAE de Baixo Guandu – ES
.
.
“Foi detectada, na Onda de Rejeitos das Barragens
.
Rompidas em Mariana, a Presença de Partículas
.
de Metais Pesados como Chumbo, Alumínio,
.
Ferro, Bário, Cobre, Boro e até mesmo Mercúrio.
.
.

Responder

Deixe uma resposta