Professor Euclides Castilho: “Telemarketing da Três é caso de polícia”

Tempo de leitura: 3 min

por Conceição Lemes

Quem se lembra da história do professor Euclides Castilho, soteropolitano de nascimento, carioca de coração, paulistano no cotidiano, que o serviço de  telemarketing da Editora Três conseguiu a proeza de tirá-lo do sério? Pois temos novidades. Calma. Você vai saber já, já, quais.

Antes, com a ajuda do próprio professor, vamos recordar o caso. Primeiro, tem gente nova chegando ao site e não leu a denúncia feita pelo Viomundo em fevereiro de 2010. Segundo, o assunto interessa a todo consumidor.

Euclides Castilho tem 68 anos, é médico epidemiologista, professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, cientista de primeira linha, ético, de renome nacional e internacional.

“Quando meu filho se casou, fiz uma assinatura da IstoÉ para chegar na casa dele. Depois de uma certa época, começaram a me ligar para renovações de assinaturas tanto a minha como a do presenteado”, relembra o professor. “Além de ter sido feita à minha revelia, continuaram a me ligar. Numa das ocasiões, a atendente do serviço de assinantes disse que a assinatura estaria renovada até 2019!!!”

O pior estava por vir. O professor Euclides fez inúmeras reclamações ao serviço de atendimento ao assinante, para que não me ligassem mais. Também que, quando cessasse a assinatura vigente, nunca mais renovaria.  Em março de2009, ele ficou quase um mês internado devido a uma cirurgia. Telefonaram duas vezes para o celular dele no hospital.

“Em uma das ocasiões, eu mal tinha saído do centro cirúrgico. Na outra, eu estava na UTI”, indigna-se. “Eu implorei para que nunca mais ligassem.”

Ligaram. Outra. E mais incontáveis outras! Depois passaram a ligar, ligar, ligar, ligar, para o telefone fixo, da casa dele. De novo, contatou várias vezes o serviço do assinante.

“Não somos nós que ligamos; o serviço de telemarketing é feito por empresa terceirizada”, disse, em fevereiro, ao Viomundo Elaine Basílio, gerente de Atendimento. Depois, por e-mail, se desculpou pelo transtorno causado ao professor. “Já excluímos o cadastro deste assinante para possíveis contatos para aquisição ou renovação de assinatura.”

Depois de tudo isso, o professor Euclides esperava nunca mais ter de ouvir: “Senhor Euclides, aqui é da Editora Três… é sobre a sua assinatura da IstoÉ…”

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Esperava. Pois em 11 de fevereiro, um dia após a matéria do Viomundo ser publicada e encaminhada ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o telemarketing ligou.

Lamentável. Mas, devaneamos ele e esta repórter, talvez não tenha dado tempo de informar todas as empresas… Pois o serviço de telemarketing da Editora Três ligou para o professor Euclides mais seis ou sete vezes para oferecer assinatura da IstoÉ. Numa delas, ele chegava de um exame, feito sob anestesia.  A mais recente foi na sexta-feira passada, 23 deabril.

“São mais de 20 empresas terceirizadas, já passei comunicados a todas mais de uma vez para que não ligassem mais para doutor Euclides; o telefone dele nem consta mais do nosso cadastro”, diz Elaine Basile, a gerente de atendimento da Três.  “Não temos mais o que fazer. Peça para ele anotar o telefone da empresa que ligar e nos passar; faremos contato na hora.”

NEM O CADASTRAMENTO NO PROCON FUNCIONOU

No Estado de São Paulo, existe, desde o final de 2008, uma lei que visa a proteger os consumidores do telemarketing ativo. Quem não quer receber ligações de telemarketing, precisa cadastrar seus números de telefone, fixo e/ou celular, no site do Procon.  O cadastramento não é seletivo para esta ou aquela empresa. Implica bloqueio de todas.  O cadastro é gratuito.

“Só que essa lei de nada me valeu até agora”, protesta o professor Castilho. “Eu me cadastrei no Procon em abril de 2009.”

“Após 30 dias da inscrição, as empresas ficam proibidas de ligar para o telefone, salvo mediante autorização por escrito do próprio consumidor”, informou ao Viomundo a assessoria de imprensa do Procon-SP. “Caso o consumidor a receba depois de feito esse cadastro, ele deve denunciar a empresa ao Procon, que, com base nas denúncias feitas, aplicará uma multa à empresa. Oito já foram multadas”

A reclamação deve ser feita aqui, no próprio site do Procon. No mesmo local, há um botão para se cadastrar.

“Nos estados onde não há uma lei específica, vale o direito constitucional à privacidade”, afirma Estela Guerrini, advogadado Idec.

A recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa que fez o telemarketing ativo e a operadora de telefonia e solicitea exclusão do seu nome do mailing ou que a operadora bloqueie o número da empresa.

“Faça isso por escrito por e-mail ou carta, com confirmação e recebimento”, orienta a advogada. “Avise a empresa ou a operadora que tomará outras medidas cabíveis – por exemplo, ir ao Procon ou à Justiça –, caso não solucionem o problema.”

“Os cidadãos de todo o território nacional possuem o mesmo direito constitucional a ter a sua privacidade garantida”, justifica a advogada Estela Guerrini. “Escolher se deseja ou não receber a oferta de produtos por telefone é um direito dec ada consumidor.”

“Eu farei a reclamação aoProcon”, diz, desanimado, já que o cadastramento no órgão não funciononou “O telemarketing da Editora Três já não é nem mais caso de Procon, é de polícia, mesmo.”

PS de Luiz Carlos Azenha: Isso tudo é uma farsa. Todo sábado de manhã, o robô de uma operadora de telefonia (32) liga para minha casa. E estou cadastrado contra o telemarketing. Eles contam com a impunidade. Vou gravar a próxima ligação e exibir aqui no site.

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Comentários

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Aline

Bom dia.

Pelo amor de Deus, essa editora três é um escândalo, uma ofensa explícta as leis do Códito de Defesa do Consumidor.
Aconteceu comigo exatamente o descrito pelo Glecio Tavares.
Como uma empresa dessas continua exercendo suas atividades de estelionato?
Vou ligar para os jornais e propor uma matéria sobre este absurdo. Basta digitar o nome da editora no google e uma enxurrada de reclamações aparecem do início ao fim da tela.

Professor Euclides Castilho: “O jeito é se queixar ao bispo, já que o Procon não resolveu” | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] dar as más notícias, vou relembrá-lo. Primeiro, tem muita gente nova chegando ao site e não leu a denúncia feita pelo Viomundo em fevereiro de 2010. Depois, reiterada em maio de 2010, já que o “telemarketing da Editora Três é caso de […]

Maria Clara

Galera, o único jeito de se livrar disso é cancelando o cartão de crédito. Não adianta ir no Procon, Juizado de Consumo, porque eles simplesmente não dão a mínima pra essas instituições. O único jeito que a minha mãe se livrou da Editora Abril foi cancelando o cartão. Amanhã vamos ao Procon por causa da Editora Três agora, mas já falei pra ela, cancela o cartão e nunca mais passa esse maldito número pra nenhuma empresa. Enfim, CANCELEM O CARTÃO DE CRÉDITO E NUNCA MAIS CAIAM NESSA ARMADILHA DE FORNECER O NÚMERO DO CARTÃO!

Rogerio Martins

Pois então eu vou reunir relatos, publicações e documentos e vou fazer uma queixa contra a Editora Três ao Ministério Publico. Se é esse o caminho, pois vou então trilha-lo. Outra coisa: estou encaminhando a todo quanto é agencias de produção de eventos, um alerta contra tais práticas que sem sombra de duvida, depõem contra o trabalho desenvolvido nesses eventos.

Chega desse tipo de pratica que se assemelha muito a estelionato. Tem que começar a preder os diretores dessa editora assim como em flagrante, os seus respectivos vendedores.

Rogerio Martins

Eu ainda continuo achando que um cabo de enxada vai ajudar, e muito, a resolver esse problema…

Jose Costa

Eu tambem ja sofri nas maos dos telemarketeiros da Isto E. Foi uma assinatura que tive, que nunca findava, e que so foi suspensa quando os ameacei com o Ministerio Publico (porque Procon nao adianta). Agora eles montaram uma arapuca no aeroporto. Te oferecem um brinde (geralmente revistas Isto E antigas) e fazem seu cadastro. Pronto, sua assinatura ta feita e ai comeca tudo de novo. E caso de policia mesmo!!!

    Raldo Costa

    Euclides,
    Pelo mesmo motivo eu tive que fechar minha conta antiga no Unibanco. Três gerentes desse me alegaram que não havia meio de cessar o débito automático de assinaturas da ISTO É que eu não fizera. Isto durou anos!!!!

    Raldo Costa

Rogerio Martins

Editora Três? Então vejam o meu caso…

No dia 22 de novembro de 2009 visitando a Festa das Flores em Joinville-SC, fui abordado por uma pessoa do stand dessa Editora Três. Perguntou-me se eu tinha cartão de crédito Visa ou Mastercard. Respondi que tinha Mastercard. Dai o representante da Editora Três me perguntou se o numero do meu cartão terminava em 3. Eu disse que não tinha idéia. Daí ele pediu para ver o meu cartão de crédito, pois havendo o final 3 eu estaria ganhando um premio da Editora Três. Bom, peguei o cartão e em seguida olhei. Respondi que não havia o final 3, mas ele imediatamente me disse que mesmo assim não ficaria sem o prêmio, uma vez que eles estavam naquela feira promovendo as publicações daquela Editora Três. Bom… Nisso o moço já estava com o meu cartão em mãos e me passou uma espécie de prancha com imagens de várias publicações da Editora Três para que eu escolhesse duas revistas a receber durante um ano inteiramente grátis! Dentre as que vi achei melhor optar então, já que era presente, pela revista Menu, já que gosto de cozinha, e por ter umas reportagens curiosas, optei pela tal de Planeta. Bom… Dai o moço veio com aquela conversa de cerca Lourenço… Bom você vai ter que pagar o envio das revistas por um ano e o valor será de R$ 29,70. Minha campainha de que havia algo errado ali gritou! Então muito gentilmente eu declinei o presente oferecido pela Editora Três. O representante da Editora Três ficou decepcionado comigo, mas eu insisti que não queria mais receber tal "gentileza". E solicitei imediatamente a devolução do meu cartão de crédito. Ele foi resistente, mas eu fui enfático e solicitei mais uma vez o meu cartão. Ele me devolveu o cartão e fui para minha casa.
Passados 15 dias, chega a minha fatura do mês de novembro e lá estavam duas assinaturas de revistas da Editora Três. Não acreditei que uma empresa daquele porte estaria fazendo uma safadeza dessas. E pior! Era mesmo a Editora Três o nome que constava na fatura. Uma semana depois comecei a receber revistas…! Nesse meio tempo fui a uma delegacia e lavrei um boletim de ocorrência, relatando o ocorrido. Novamente solicitei a tal Editora Três que retirasse a minha assinatura, e que me fosse devolvido o valor da parcela de 29.70, referente a primeira de mais 9 a seguir no mesmo valor e correspondente ao valor das "assinaturas gratuitas". Em vão. Daí, busquei a administradora do cartão e fiz minha queixa. Solicitei a interrupção do pagamento das parcelas, enviei uma cópia do boletim de ocorrência lavrado via fax e logo em seguida a Editora Três suspendeu o envio das revistas e a cobrança. A administradora do cartão fez a mesma coisa. Bom… Esse mês, tudo de novo! Lá estava eu pagando parcelas de assinaturas de duas revistas que eu não fiz.
Agora reclamei novamente com a operadora do Cartão, no caso a Caixa Econômica Federal que me pediu 5 dias uteis para me dar um parecer. Nesse meio tempo, meu cartão venceu a fatura e eu já paguei mais uma parcela da assinatura que não fiz das revistas da Editora Três. Hoje, 03 de maio, por volta das 19h00min alguém da operadora do cartão me ligou, mas me disse que não tinha acesso aos dados. Perguntei: ué? Se não tem acesso aos dados, ligou pra que? Ficou de ligar novamente. Pedi protocolo, mas ele não me deu. Daí resolvi fazer uma reclamação direto ao BACEN. Vamos ver se resolve. Se mesmo assim não resolver, estou pensando em resolver esse caso do jeito mais eficaz possível. Vou a Curitiba, onde fica a representante da Editora Três, mas antes passar no mercado municipal e comprar um cabo de enxada. Chegar lá, ligar para algum canal de TV e solicitar a presença deles no local. Assim que chegarem, descer o cacete em tudo que estiver na frente. Acho que assim, eles vão chamar a polícia que por sua vez, tomará as medidas cabíveis contra mim e finalmente eu vou poder me livrar desse incomodo que é a Editora Três.
Finalizando, acho que o Ministério Publica deveria debruçar sobre essas práticas. Não são raros os casos que envolvem pessoas lesadas pela Editora Três. É só buscar no Google: Editora Três assinaturas cartão de crédito devolução e…
http://www.reclameaqui.com.br/578955/editora-tres
http://www.reclameaqui.com.br/470551/editora-tres
http://br.vlex.com/vid/68459890
http://www.conjur.com.br/2005-jan-29/renovar_assi
http://www.conjur.com.br/2005-ago-24/editora_cond
http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/609169
http://doutoraresponde.blogspot.com/2008/02/pedi-
http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=114751
http://www.uj.com.br/online/forum/500/discussao/2

E muito mais casos… Eu fico me perguntando: QUANDO AS AUTORIDADES TOMARÃO PROVIDENCIAS POR TAIS PRÁTICAS? Afinal, não são casos isolados. São recorrentes e de ano a ano…

victor

O telemarketing do estadão me aborreceu vários domingos e feriados até que resolvi de uma vez por todas.O estadao estava enviando sem minha autorização aquele calhamaço de papel fétido todos os domingos gratuitamente usei-os na cama do meu gato e os devolvi para redação do mesmo veiculo nunca mais me importunaram ,pelo menos até o momento.

dukrai

a última foi a Farsa de S.P. me ligando pra me oferecer a dita cuja branda impressa. O pobre do telemarketingueiro me disse que o jornal tinha uma linha editorial maravilhosa, etc e tal e eu contradisse que a Folha era partidária, parcial e omissa, que eu já era assinante da UrinOL só pra saber o que o inimigo estava falando. Como eles falam tudo decorado, ele me pediu o endereço pra mandar o jornal, disse pra não me aborrecer mais e desliguei.

dukrai

Tem hora que dá vontade de bater até em mãe rs

Leonardo

Tenho uma pergunta, isso se aplica ao SPAM ?
Porque aqui em SC, os juízes acham que SPAM, que faz a mesma coisa, não é invasão de privacidade…

Mc_SimplesAssim

Telemarketing é uma estratégia comercial que se compara à publicidade comum, apenas um pouco mais irritante e invasiva.

Se as companhias telefônicas não tivessem sido doadas à privataria internacional ou, se ao menos, eleito um presidente supostamente comprometido com os interesses do povo, tivessem sido renacionalizadas como patrimônio público que são, nada disso estaria acontecendo.

É engraçado ler um bando de lulo-petistas-demo-tucanos reclamando de problemas causados por eles mesmos.

    Carlos

    Quem doou?
    Renacionalizar sem aval do Congresso?
    Por decreto ou decreto-lei ou MP ou, quiçá, um Aviso Imperial?
    STF de Gilmar Dantas permitiria?
    Simples assim?

    Sorvete com netos e bisnetos? Esqueça.
    Usar o elevador para chegar no 19o. onde fica o consultório do geriatra? Elevador? Nem pensar, vá pela escada…

amores

recebo mensagens da Vivo às 1h , 2h da madrugada … um absurdo.

    beattrice

    Azenha
    De fato
    As operadoras de telefonia vivem em outro fuso horário que não o brasileiro. Sempre soube que era proibido este tipo de contato depois das 20 horas, já recebi ligações em plena madrugada.

Gerson Carneiro

Alunos levam porrada e spray pimenta da Guarda Municiapl em Campinas-SP.

Guarda Municipal leva alunos para os banheiros, tiram a roupa dos alunos, e perguntam quem eram "os bostas da sala" e chamam alunos de mariquinhas.

É a educação de São Paulo cada vez melhor.
http://www.tvb.com.br/MANIFESTACAO+DE+ESTUDANTES+

Gerson Carneiro

Quanto à Telefonica não atualmente tenho nenhuma reclamação. Nada mesmo a dizer. Eis que não tenho nenhum produto dela. Mas não significa que não tive histórias de frustração com a mesma.

Em 2005 fui forçado a contratar por seis meses um tal de "seguro" apenas para que concectassem o fio do telefone, proveniente do apartamento, com o fio externo, na tal caixa que fica no térreo do prédio.

A moradora anterior do apartamento saiu e pediu para que desligasse, uma semana depois eu cheguei e pedi para que ligasse. Ela não ligava e dava a desculpa de que havia problema interno na fiação. Então refém, e precisando do telefone, tive que aceitar a proposta indecente do seguro.

Meses depois apareceu o Livre, da Embratel. Aí me senti livre e me despedi da Telefonica para sempre.

Tromba de Elefante

Diacho, é pra essas coisas que serve o Bina!!!

    beattrice

    O BINA nessas horas não resolve nada.
    Muitos dos números de que onde são feitas essas chamadas de telemarketing são inclusive restritamente ativos, ou seja, só chamam, não são chamados, portanto se você liga de volta para pedir, exigir, gritar, implorar para que seja esquecido e não te liguem nunca mais, não consegue falar.

beattrice

Azenha
estou atravessando um caso semelhante com a TV DIGITAL da Telefonica, com um detalhe, um dos meus números foi dado por um desconhecido em seu nome para a empresa, que liga diariamente para marketing, há cerca de 2 meses, mesmo após ter sido informada que não consta ninguém com este nome neste número.

jura

Pra mim o pior é o assédio das próprias empresas das quais JÁ sou cliente, como a Claro. Já estou cadastrado no Procon, ja avisei várias vezes que não quero receber chamadas nem torpedos, mas não aidanta. O telefone toca quanto estou dirigindo, penso que é algo urgente e, quando vou ver, é mensagem da Claro, a quem eu pago para me comunicar, não para ser comunicado.

Bancos, telefonicas, TVs a cabo, enfim, todas as empresas que têm ou tiveram um cadastro nosso são as piores de todas.

Glecio_Tavares

Vou contar um caso que ja virou piada aqui em casa.
Tive um problema com a AES eletropaulo.
Pois bem liguei le e expliquei o caso. Me disseram que bloqueariam a conta e que eu aguardassem a avaliação. Liguei 5 dias depois e disseram que era aquilo mesmo. Não concordei conversei com a supervisora que concordou comigo e mandou o caso novamente para o setor de faturamento. Liguei em 5 dias de novo, pois eles não ligam para te falar qual foi a decisão. De novo foi indeferido e me avisaram que a conta estava vencida, fiquei incrédulo, pois se bloquearam a conta como eu pagaria. Liguei para a ouvidoria da eletropaulo e novamente falei com um monte de gente. me mandaram aguardar e que a conta novamente estava bloqueada. Em 5 dias liguei e não tinham posição ainda, Liguei em mais dois dias e não conseguia falar com a ouvidoria, A nova conta ja estava chegando e pensei quer saber vou pagar esta porcaria pois ja estou de saco cheio. Tirei na internet a nova conta e paguei a vencida e a atual. na sexta dia 23. Na segunda dia 26 pensei vou ligar de novo, consegui falar com a ouvidoria e a moça me disse que o parecer era negativo de novo. E que o vencimento havia sido prorrogado para 16 de abril, eu disse a ela, e o aviso para que eu pagasse foi enviado quando? Ela disse no dia 21. Pois bem como poderia ter pago no dia 16 se o aviso enviado em 21 de abril, feriado, não havia chegado ainda no dia 26? Alguem ai assistiu o filme: Brazil o filme? Vivemos aquela realidade.

Em tempo. Eu estava sem relogio e me informaram que o consumo seria feito pela media dos ultimos tres meses porem veio maior que o maior valor entre os tres. Uma verdadeira piada, não é?
os consumos 591, 524 e 631. a média 632 kws. Nem média eles sabem fazer.

Gerson Carneiro

Quando ligam para mim oferecendo cartão de crédito, eu aguardo uma daquelas brechas para falar (normalmente é quando param para respirar) e digo:

Podem mandar sim. Só que estou desempregado há mais de um ano, meu nome no sistema financeiro está mais sujo do que pau de galinheiro, e estou devendo mais que o Brasil para o FMI, antes da era Lula. Eu quero um cartão com um limite bem grandão.

Aí a ligação cai, automaticamente. Não sei o que é. Não consigo concluir o diálogo.

Urbano

Quem nunca teve problemas com assinatura das lixarias do pig, certamente é um afortunado. Acabe com esses problemas cancelando sua assinatura ou os evite sem nunca fazer uma.

Júlio Machado

Tive um problema semelhante com a GVT. O incômodo amenizou (não acabou…) depois de dois processos abertos na Anatel, o último, exigindo que me dissessem como conseguiram meu telefone, uma vez que meu número não consta de nenhuma lista pública.

Augusto

Há um tempo atrás eu conheci uma moça que trabalhava no telemarketing da Editora Três. Durante a conversa, aproveitei para saber se as revistas vendiam muito e como ela fazia para vender as assinaturas. Ela foi direta: "a ordem é vender, não importa como e, além disso, se não vender, eu não ganho". E como você faz? "A gente fala para as pessoas que a revista é de graça e aí elas acabam aceitando e quando elas começam a receber as revistas recebem também as cobranças. " E elas não reclamam? "Aí eu não sei porque eu só faço a parte de vendas".

jose carlos lima

PS de Luiz Carlos Azenha: Isso tudo é uma farsa. Todo sábado de manhã, o robô de uma operadora de telefonia (32) liga para minha casa. E estou cadastrado contra o telemarketing. Eles contam com a impunidade. Vou gravar a próxima ligação e exibir aqui no site.

Dá pra fazer até uma obra de arte em cima deste abuso…transformar isso em imagem

João

Perdi toda a paciência com os atendentes de telemarketing (sei que são trabalhadores que precisam trabalhar, mas paciência tem limite).
Eu sou seco, direto, vou "ao fígado" dizendo algo como: "Não perca seu tempo, eu não perderei o meu. Eu não quero nada. Quando quiser, se quiser, eu entro em contato".
Certo dia me ligou alguém da Oi aqui do Paraná (sou assinante da Vivendi, já fui da BrasilTelecom): "Sr. João, a Oi está com uma promoção, e", na hora eu cortei e disse: "não quero, estou contente com minha operadora, e não me ligue mais". Até hoje não me ligaram.
MInha esposa até acha que eu sou "grosseiro", mas não tem outro jeito. Seja direto, não perca o seu tempo com argumentações (até porque os atendentes de telemarketing são treinados para isto). Acho que eles devem ter algum campo no sistema de informática deles que informa aos operadores algo como "sangue ruim, não compensa perder tempo".
Faço isto com todo telemarketing que me liga.

Baader

Eis o problema de se viver numa sociedade de classes: O crime de um pobre é punido com prisão, os de corporações são "perdoados" com pagamentos de multas que nem sempre, como se sabe, são aplicadas!

Degas

Será que não é o pessoal da Veja, tentando esgotar a sua paciência com a Isto É (lembrei-me da moda "O mineiro e o Italiano" do Liu e Léu [youtube sbE61aVISO8http://www.youtube.com/watch?v=sbE61aVISO8 youtube], só para acalmar os ânimos)
A solução que tenho adotado nesse casos de insistência é dividir a cena com o operador de tmkt, dizendo:
– Qual é o seu nome mesmo? Veja bem, fulano, eu também trabalho com telemarketing. Vamos fazer um negócio; estou vendendo atualmente umas covas do Cemitério da Saudade, alí em Cabreúva. Você me compra um jazigo, ou o seu chefe compra, e eu renovo a assinatura da revista.
O cara desliga na hora.

    beattrice

    Sinceramente, ótima estratégia, vou adotar.

Abdelnur

…realmente é uma barbaridade. A "competentíssima" Telefônica, me liga todo mês para avisar que minha conta vai vencer. DETALHE, simples detalhe, :- a conta está em débito automático. Bento XVI já ouviu minha reclamação….. Só falta o ET de Varginha….

    Marta

    A Telefônica é o orgulho do PSDB, não se esqueçam.

luiz

Eu fiz uma assinatura da istoé ano passado, recebi 5 revistas no máximo. Depois de tanto reclamar desisti.A revista nunca chegava. O boleto para renovação chegou!

V

O problema é que as empresas (ou quadrilhas) de telefonia passam (ou vendem) a base de dados para essas quadrilhas de telemarketing (não vou chamar de emrpesa). Fiz uma assinatura ADSL pela Brt e em menos de cinco minutos, DUAS provedoras de acesso me ligaram com base nessa base de dados.
O fato é que o direito do consumidor foi corroido nesses últimos anos por brechas na lei e ir a um procon é desanimador.
Uma solução é informar a população desses bandidos e torcer para não cair: Editora Três, Editora Abril, Oi, BrT, vivo, claro, tim, oi, samsung, nokia, motorola, … eu sempre vou no sitehttp://www.reclameaqui.com.br, por exemplo.

José Vilson

Outra dica: Alô Sr. José, aqui é … o senhor foi…
_ Sei…
Ai dixa a(o) infeliz falando tudo o que tem direito e calmamente coloc o telefone fora do gancho por uns 5 a 10 minutos…
Nunca mais!!!
Vilson

Remindo Sauim

Pessoal, assinem a Caros Amigos e a Piauí que tudo melhora na vida.

    francisco.latorre

    piauí nem de graça.

    ..

Eduardo

Olá Azenha, aos domingos também recebo a ligação da operadora 32. Sempre às 1 horas da manhã.

O Brasileiro

É nisso que dá a impunidade!

Habib

Quando chega nesse estágio, eu sou mal educado mesmo … desligo na cara, ou xingo e desligo …
Na época que morava com meus pais, era todo dia ligações de operadoras de cartão de crédito… uma tortura.

josé carlos ferreira

Caro colega, Remindo Sauim

assinar a Caros Amigos tudo bem, mais a PIAUÍ NÃO, essa revista tem outros interesses que não é do povo brasileiro.
se vc ler ou é assinante, comece a observar melhor a sua linha editorial que vc vai ver.
grande abraço
José Carlos

Antõnio Carlos

A Foia de Sum Paulo tem mania de oferecer assinaturas com tr~es meses grátis. Alias, você começa a receber a dita cuja foia por alguns exemlares gratis e depois vem a tortura (rs rs rs rs). TEm os tais spans ofercendo essas assinaturas. Só que costumo usar emils público e emails privados. Não resolve totalmente o problema mais reduz em noventa por cento o recebimento de tais emails.

sionebh

Azenha, depois de muita luta, só tive uma saída: "Fulana morreu!" Pronto.

Armando P. Silva Jr.

Azenha, é possível descobrir quem são os atuais donos da Editora Três?
Dizem que o argentino Domingos Alzugaray, não é mais o dono.

    Celso

    O Daniel Dantas tem ações da empresa, não tem ?

borges

Será que não é alguem "curtindo" (no mal sentido) com a cara do Sr. Euclides? Pode ser.

Geraldo Lins

Quem peleja aki é a Veja. Todas as semanas eu viajo a trabalho. Certo dia, qndo retornei, vi meu pai, q tem o mesmo nome q eu, irritado. E olhe q ele é MUUITO calmo. Eu pergunto o q foi e ele disse q a Abril já ligara mais de 10 vezes só naquele dia. Poucos minutos depois o telefone toca. Quem era???
-Senhor Geraldo, aqui é da Editora Abril e o sen…
-É da Veja, né? Pra economizar nosso tempo, já te digo que não quero. E, por favor, parem de ligar.
-(voz aborrecida)Pois amanhã vamos ligar de novo!! [Desligou na minha cara]
Cara, foi assim, do nada. O atendente já tava estressado e descarregou em mim.
Realmente a função dele é desgastante, ter q vender logo a Veja. Ninguém merece. Mas e Quico?
Na mesma noite ligaram mais uma vez e na manhã seguinte, sábado, ligaram 2 vezes. Sempre pedi pra pararem de ligar.
A 3ª e 4ª tentativas foram assim:
-Senhor Geraldo, aqui é da Editora Abril…
Simplesmente deixei de ouvir a moça. Com uns 5 minutos voltei a pegar o fone e ela já tinha desligado. Dá pena do trabalhador, mas eles fazem por onde.
A pior parte: Percebo q já fazia um tempo q não perturbavam mais, aí caiu a ficha qndo chegou um exemplar da Veja. EM MEU NOME!! Eles ligaram pra cá, minha mãe atendeu e aceitou a oferta. Pense numa decepção. Em outra situação, eu teria assumido por minha mãe a dívida, já q tá no meu nome, mas eu me recuso a pagar qlqr centavo pra Abril, principalmente pela Veja.

Beto magalhães

Azenha,
minha mãe de 74 anos, não consegue desfazer sua assiantura da Istoé. Ela liga pedindo o cancelamento, eles efetuam, mas continuam enviando a revista e cobrando no cartão de crédito. Sabe o quê ela faz: ela queima as revistas, numa pespectiva de vingança, porém continua sendo assaltada todo o mes, e não tem como sair dessa arapuca.
Isto é uma quadrilha, eles nos cercam nos aeroportos prometendo mundos e fundos e quando voce cai na tal arapuca, fica condenado a pagar uma assinatiura contra sua vontade. Precisamos chamar a guarda nacional para prender esta quadrilha, isto mesmo, istoé uma quadrilha…

    V

    Ela é quem manda no seu cartão de crédito. A operadora de cc tem que cancelar o pagamento ao pedido dela, é obrigação, caso contrário, para não se incomodar, cancele o cartão de crédito. Já passei por isso e foi a forma menos traumática, porque ir à justiça é certeza de mais incômodo e mais dissabores.

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