
Foto Comitê Olímpico dos Estados Unidos
Odiadores precisam calar a boca sobre o cabelo de Gabby Douglas
Dodai Stewart, no Jezebel, sugerido pela Conceição Oliveira
Ontem, Gabby Douglas, de 16 anos de idade, se tornou oficialmente medalhista de ouro nas Olimpíadas. Mas algumas pessoas que a viam competir não estavam focadas nos exercícios de solo — estavam distraídas com o cabelo dela.
Monisha Randolph, que tem um blog chamado Sporty Afros, ficou desanimada pelo que viu:
Qual é o grande problema do cabelo de Gabby? Pelo que leio no Facebook e no Twitter, muitas mulheres afroamericanas que estão SENTADAS e ASSISTINDO Gabby competir acreditam que o cabelo dela não é “cuidado”. Ela precisa de gel e de uma escova… Alguém precisa fazer nela uma intervenção capilar… Ela precisa “representar”…
E, na verdade, se você der uma busca em “Gabby Douglas hair” no Twitter, conseguirá muitos resultados. Uma quantidade trágica, para ser honesta.
Como Randolph escreveu:
Nós esquecemos que Gabby está competindo nas Olimpíadas? Não é a escolha da melhor modelo norte-americana que estamos vendo. Estas mulheres estão participando de uma competição atlética global. Na última vez que chequei, quando você pratica esporte, sua. Eu sei que eu suo. E quando uma mulher negra que alisou o cabelo começa a suar, seu cabelo começa a reverter para seu estado natural, crespo e cacheado. A Gabby precisa parar a cada cinco minutos para checar o cabelo? Não. Quando uma pessoa se submete a intenso trabalho físico, aprende o que funciona melhor para seu cabelo.
Randolph também diz:
“Um grande número de mulheres negras não faz exercício por causa do cabelo alisado. É triste e é por isso que criamos o Sporty Afros. Estamos aqui para ajudar as mulheres com soluções e para esmagar as desculpas de que ‘não faço exercício por causa de meu cabelo'”.
Recentemente, um autor da revista New York disse que investir num site tipo Naturalmente Crespo seria uma ideia tola. Causou reação; e como a blogueira que toca o Menina Negra de Cabelos Longos escreveu, “acho que tem gente, tanto dentro quanto fora da comunidade negra, que ainda ignora a crescente influência do movimento dos cabelos naturais na mídia, nos negócios e na cultura”. Também surgiram controvérsias sobre os estilos usados pela primeira dama Michelle Obama e pelas filhas dela. (Até uma foto retocada de Michelle Obama, com cabelos ‘naturais’, causou debate de jogar m…. no ventilador).
Apoie o VIOMUNDO
A questão é que o cabelo — especialmente o cabelo dos negros — é uma questão quente. Uma questão política, cheio de subtextos e significados. Cabelo encaracolado — do tipo que os negros tem — é muitas vezes chamado de ‘selvagem’. Cabelo liso — do tipo que os brancos tem — é considerado ‘educado’ e ‘profissional’. Vivemos em uma cultura na qual os brancos acham que é bacana tocar nos cabelos dos negros (para sua informação, não é). Mas, para um atleta, o melhor estilo é o que permite que ele conquiste seus objetivos. Mesmo que Gabby não tivesse vencido, a vida dela é sobre força, flexibilidade e capacidade de fazer exercícios — sem mencionar dedicação e foco. Vale o que está dentro, não fora da cabeça dela. Como o cabelo de Gabby Douglas não atrapalhou a conquista do ouro, nem deveria existir debate.
Por sorte, os que criticaram o cabelo dela fizeram se levantar vozes da razão. Houve resposta, com muitos no Twitter defendendo a ginasta e atacando os detratores:
Uma mulher negra atacou Gabby Douglas dizendo que ela deveria ‘ter feito permanente primeiro’. Uma menina de 16 anos, representando o país, deveria focar no cabelo?
Sobre o cabelo de Gabby Douglas? Pelo menos é dela. O seu é de um daqueles representantes equestres britânicos.
Gabby Douglas sempre pode dar um jeito no cabelo. Mas alguns de vocês deveriam é dar jeito em sua falta de aspirações e conquistas.
Gabby Douglas está competindo numa equipe medalha de ouro, não num concurso de penteados. #KnockItOff
O cabelo e a Olimpíada de Gabby Douglas são reais. Real, de vocês, só a inveja.
PS do Viomundo: Rapaz, que falta do que fazer. Enquanto os gringos reclamam da ginasta medalhista de ouro, os brasileiros festejam a nossa grande campeã Sarah Menezes. O “penteado” dela demonstra garra, espírito de luta e determinação:






Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!