Paulo Nogueira e a “estreia triunfal” de Lauro Jardim em O Globo; dois memes desnudam as artimanhas da mídia direitista

Tempo de leitura: 3 min

1 - IMG_2485-0011 - IMG_2487

Como interpretar a inédita correção do Globo na 1.a página

por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

Estreia desastrosa no Globo: Lauro Jardim no novo endereço

Um mês depois de entrar com fanfarra no Globo, Lauro Jardim levou a maior bofetada de sua carreira neste domingo.

Com atraso, é verdade.

Numa inédita correção de primeira página, como se fosse um jornal escandinavo, o Globo desmentiu que Lulinha foi citado na delação premiada de Fernando Baiano.

Foi a primeira nota de Lauro no Globo, e ele avisou que ela ia provocar estrondo.

Provocou, mas não exatamente da maneira que ele imaginava. No curto espaço em que a informação sobreviveu, o colunista do Globo Jorge Bastos Moreno, um jornalista de bom coração que crê nos bons propósitos das empresas de mídia, saudou a estreia de Lauro como “triunfal”.

Talvez agora Moreno pudesse voltar ao assunto.

É uma errata histórica sob vários aspectos, não apenas para a reputação de Lauro.

Demonstra o acerto de Lula ao decidir, subitamente, processar jornalistas que publicam barbaridades sem prova contra ele.

Provavelmente o Globo quis dar uma advertência a Lauro, e aos demais jornalistas: prestem mais atenção ou vão terminar na primeira página, sob esculhambação.

Mas é também provável que os Marinhos tenham reagido à intensa reação de Lula na Justiça.

O episódio joga luzes também na ida de Lauro Jardim para o Globo.

O Globo, como todas as empresas, tem demitido levas de jornalistas, sob a pressão do avanço da mídia digital.

Por que contratar Lauro neste momento?

Há sempre a hipótese do antigo complexo de inferioridade da Globo em relação à Abril, mas não parece uma explicação forte o suficiente.

Existe também uma coisa prática: Lauro tem boas fontes no Ibope, e em seus últimos tempo na Veja vinha dando, com frequência, as estrepitosas quedas de audiência da Globo em tudo, das novelas ao Jornal Nacional.

É uma tradição da Globo comprar gente que a exponha. Paulo Francis foi um caso clássico. Contratado ele, cessaram suas críticas ferozes a Roberto Marinho, as quais começaram no Pasquim e se transferiram para a Folha depois.

Lauro, no seu novo endereço, parou de falar no Ibope da Globo, naturalmente. Suas fontes no Ibope não devem ter ficado exatamente felizes.

E fez o básico, no universo jornalístico destes dias: pôs foco em Lula. Nada agrada mais aos donos das corporações jornalísticas que ataques a Lula.

Na Veja, os donos não se importam sequer em saber se as denúncias são verdadeiras.

Mas o Globo ainda não chegou a este estágio de antijornalismo, pelo que se viu na inédita correção de primeira página.

O gesto do Globo pode antecipar também o direito de resposta, aprovado pelo Senado e na dependência de aprovação de Dilma.

Toda sociedade avançada, no mundo, tem vigorosos sistemas de resposta para erros da mídia.

A imprensa não está acima da sociedade, por mais que no Brasil ela se comporte como se estivesse.

Os cidadãos têm que estar protegidos de abusos. E não estão.

A proteção – o direito de resposta é um dos pilares dela, mas não o único – tem efeitos positivos até para jornais e revistas. Força-os a ser melhores, mais responsáveis, mais cuidadosos na hora de fazer uma denúncia.

Em pequena escala, é o que certamente acontecerá com Lauro Jardim no Globo depois da correção na primeira página.

Ele vai ser mais cuidadoso daqui por diante, mesmo quando se tratar de ataques à vítima prioritária da mídia, Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

italo

A globo diz que foi um ‘erro’. Como um jornalista pode errar ao publicar algo que não foi dito? Errou ao usar o verbo errar. Tá ficando difícil manipular, os odientos estão caindo no STF, um a um.

Urbano

Há maior possibilidade de uma eterna paz na Palestina do que a convivência do pig com os princípios éticos de um jornalismo saudável.

Elias

Se as Organizações Globo fossem mesmo comprometidas coma a verdade, a “errata” deveria estar no mesmo espaço da “manchete”, com as mesmas letras garrafais.

Jose Fernandes

Que lixo, nunca vi nada parecido na minha vida. Uma grande parcela da população estão tão condicionado a ler e assistir isso, que se chama organização globo..que parece mais outro tipo de organização.,o que mais me chateia e a inercia do PT,.. vai ficar por isso mesmo?

italo

A globo não errou, mentiu para o seu leitor prometendo a Presidência para quem não sofre com erros da globo. Os “amigos”.

Leo

Viomundo, você está ficando sem ter o que falar, tudo porque decidiu apoiar esse des”governo” em detrimento da finalidade estampada em seu slogan.
.
Tá ficando difícil passar por aqui…

    italo

    Volta para o PIG então. Eles não tão publicando seus comentários? Comentário de coxinha é tudo igual, pegam a lista de cliches da corrupção no JN e sai papagaiando.

    Leo

    Ítalo, para seu conhecimento, nem todas as minhas postagens são expostas por aqui.
    .
    Só uma pergunta: de quem você copia os termos “PIG” e “coxinhas”? Seja criativo e use seus próprios termos, antes de ficar afirmando que outras pessoas replicam “cliches da corrupção” do JN.

Francisco

A Globo tomou a “iniciativa” para criar um “padrão de conduta” de Erratas e para esgrimir que “sempre” fez Erratas espontaneamente.

Acredito que os atingidos devem entrar na Justiça mesmo com essa “iniciativa”.

Os padrões de conduta, numa democracia, não são definidos por empresas privadas, mas pela Lei.

roberto

Os ridículos jornais brasileiros,que ainda circulam de bengalas e muletas, com ínfimas exceções , podem desmentir no dia seguinte tudo que foi publicado no anterior,pois é tudo pura mentira e fofoca mesmo.
Seus colunistas,repórteres e editores têm pouca cultura e escrevem na base do chute e do “vai assim mesmo”.
E os pobres coitados que ainda lêm esses panfletos devastadores de árvores, estão fazendo mal a eles próprios e à natureza.

Edgar Rocha

Pelo jeito, é comum a Rede Globo comprar opositores para calá-los. Pelo jeito, é comum também ter opositores de plantão esperando pra serem comprados. Quando li a parte do texto que fala isto, me veio à mente o “coletivo” dos humoristas. Casseta e Planeta, Porta dos Fundos, Kibe Loco… Como esta gente engraçadinha vem do mesmo extrato que os Rafinhas Bastos, os Danilos Gentillis e os CQC’s da vida (embora estes já se mostrem devidamente curvados, mesmo fora da Globo), parece ser uma estratégia coxinha de ascensão social pra pessoas de pouco talento. Não há nada mais fácil do que esculhambar, principalmente quando o assunto é a Globo. Não precisa muito talento pra fazer piadinhas de fundo de sala. É o que dá ser classe média: a educação por recompensa, tão utilizada por quem “é contra umas palmadas” cria monstrinhos e monstrões, que acham que fazendo birra, conseguem tudo o que querem. Bastou o Lula mexer no bolso dos “pápis” da Globo, pro queridinho levar um safanão em público e parar de fazer birra. Isto sim, é pátria educadora! Quero ver a Globo incentivar a delinquência jornalística-juvenil daqui pra frente.

Messias Franca de Macedo

… O canalhão *e inescrupuloso Lauro Jardim sabe muito bem o escroque: os estragos já foram feitos!
*Perdão pelo pleonasmo!
As mentiras criminosas veiculadas por ‘elle’ já forma sobejamente reverberadas pelos congêneres ‘calunistas’ &$ ‘penas amestradas’a $oldo IMUNDO do tipo alexandre garcia, Merdal Pereira, Eliane TACANHêde, ‘Renata Não Presta’, Gerson ‘Cama(ar)rotti’… E difundidas pelos rincões do país através também dos ‘sopradores de latinha’ das emissoras de rádio deste ‘Brasilzão do Meu Deus’!
A delinquente ‘estreia anunciada’ do egresso dos Civitas foi combinada no momento da assinatura do contrato de vínculo de lacaio junto aos correspondentes nazifasciterroristas &$ golpistas Marín(hos)!…
A máfia italiana deve estar pasmada!
E, quiçá, com uma pontinha de inveja!…

MIRANDA

A reação demorou, mas felizmente veio. Esse deveria ser também um exercício constante do PT. Agora seria bom sabermos o que aconteceu com o palhaço, candidato a deputado por Brasilia, que não conseguiu se eleger, aquele tal que disse que cortaria a cabeça da Dilma se ela não renunciasse.

Hildermes José Medeiros

E bota inédito nisso. Está mais do que claro que é uma vitória sem precedentes contra esta máquina de aniquilar pessoas e instituições impunemente através da mídia, com base em mentiras, suposições e ilações. Este caso do Lulinha, na questão é o melhor exemplo. Agora, uma coisa é assumir que mentiu que deturpou informações, que agiu de forma torpe e irresponsável envolvendo pessoas, empresas e órgãos governamentais. Esse o caminho da retratação, que o competente Senador da República, Roberto Requião, através da Lei que patrocinou, sancionada pela Presidente Dilma, indicou para ser seguido pelos malfeitores da mídia. Outra, é o dano causado, que o simples desmentido não repara. É tão somente uma parte de uma retratação devida. Não somente porque feita em menor destaque, não seguindo o caminho e a prática costumeira para repercutir em toda mídia, como costuma ser o caso das falsas notícias de acusação de que a mídia até aqui tem se utilizado.. Há que se reparar também a imagem e a honra do agredido, que certamente irá à Justiça tentar obter nos tribunais essa reparação devida pelo ataque sofrido e os danos causados. Não dá nem para acreditar que essa Lei irá vingar limitando o uso dessa arma política (e de achaque das empresas de mídia), que a oposição e a mídia usam para atingir seus oponentes e inimigos no país desde sempre, chantageá-los não só para fins políticos, mas também para obter apoio e favores, inclusive financeiros. Tratando-se de Brasil, é melhor esperar para ver como se comportarão a mídia e meios políticos e econômicos, que têm se utilizado dessa forma torpe para tingir inimigos, desafetos ou apenas adversários, ou simplesmente para obter vantagens. É uma prática tão arraigada, quase um direito consuetudinário (assim pensavam) quem até aqui se utilizava dessa excrescência, prática que vem de priscas eras. O jornalista Assis Chateaubriand era um mestre nessa prática, tendo deixado seguidores em toda nossa mídia. Esse desmentido nos deixa otimista, esperar que algo possa estar mudando. Juridicamente, não dá para saber qual o alcance do desmentido, se é suficiente para, digamos, limpar totalmente a barra do criminoso. Pela lógica, não deve ser. Tudo de bom.

FrancoAtirador

.
.
Certamente os Veículos da Rede Jabá de Comunicação do PSDB,
.
que repercutiram, por 1 mês, a Infâmia do C@lunista da Globo
.
também irão publicar uma Errata por Escrito e em Áudio-Visual.
.
(http://abre.ai/calunia-da-rede-jaba-do-psdb)
.
.

Cláudio

:
.:.
: * * * * 13:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
.:.
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Deixe seu comentário

Leia também