Marcos Dantas: Qual é mesmo a diferença entre PT e PSDB?

Tempo de leitura: 5 min

8 de Julho de 2011 – 13h41

Dantas: como o PT enterrou o regime público nas Comunicações

Nos últimos 15 anos, o campo político-econômico das Comunicações passou por profundas mudanças em todo o mundo, como parte mesmo das transformações operadas no próprio sistema capitalista mundial. Não foram meras reformas “neoliberais”, respostas superestruturais às transformações em curso. Foram mudanças de natureza econômica e política, por um lado impulsionadas pelo, e, por um lado, impulsionadoras do reordenamento geral de todo o sistema.

Por Marcos Dantas, no Instituto Telecom, reproduzido no Vermelho

A esquerda nunca entendeu muito bem esse processo, resistiu por um bom tempo até mesmo a admiti-lo, jamais conseguiu formular-lhe um projeto político alternativo.

O resultado, como tem dito o filósofo István Meszáros, é termos hoje, ao menos nas democracias liberais ocidentais, dois partidos de direita, aquele que se diz Conservador (ou denominações similares) e faz políticas conforme; e aquele que se diz “Social-Democrata” ou “Socialista” e faz política conforme… a dos conservadores.

O PT, no Brasil, não escapou à sina dos partidos socialistas europeus, na última década. Na Europa, através dos “indignados” – que nada podem fazer além de manifestar indignação – estamos vendo onde chegou esse impasse. O Brasil que aguarde a sua vez.

Salvo no êxito de seus programas focados e compensatórios, programas estes teorizados e formulados pelos neoliberais aos quais faltava, porém, disposição política e substrato social para implementá-los, o PT, no governo Lula e, agora, neste início de governo Dilma, apenas deu continuidade, em alguns casos aprofundou, as políticas herdadas do governo FHC. Foi assim na macroeconomia, foi assim nas políticas industrial-tecnológicas, energéticas, educacionais, agrícolas… foi assim nas Comunicações.

Durante 60 ou 70 anos, até os anos 1980, ao longo do padrão capitalista então dominante, alcunhado “fordista”, as políticas de Comunicações, em todo o mundo, eram pautadas por um princípio básico: serviço público. Mesmo nos Estados Unidos, onde o setor era oligopolisticamente controlado por grandes corporações empresariais (AT&T, NBC, ABC, CBS), prevalecia a ideia de que esta era uma área que deveria estar submetida ao interesse público, existindo uma agência de governo encarregado de zelar por isso: a FCC (Federal Communications Comission). Nos demais países, em geral, o setor era, todo ele, diretamente estatizado. No Brasil, as telecomunicações eram estatais, e a radiodifusão dependia de concessões públicas.

Nos países capitalistas avançados, o regime público atingiu um dos seus principais objetivos: a universalização dos serviços. Estatísticas dos anos 1970 mostravam que em todos os países europeus ocidentais, nos Estados Unidos, no Japão, praticamente 100% das residências possuíam tanto receptores de televisão quanto linhas telefônicas, sem falar, claro, do atendimento às indústrias, estabelecimentos comerciais, bancos e, também, escolas e demais serviços públicos. Não era o caso do Brasil. Só então começávamos a expandir a nossa planta telefônica e o acesso à televisão. Na década 1990, menos de 20% das nossas residências tinham linhas telefônicas e menos de 80%, televisão (uma desigualdade que, vis-à-vis os países centrais, fala por si).

Então o capitalismo mudou, logo mudaram as Comunicações. Reestruturam-se as corporações multinacionais, nisto as redes de comunicação ganham novas e estratégicas funções nos circuitos de acumulação. Emergem, em menos de duas décadas, grandes conglomerados mediáticos globais, incorporando telecomunicações e produção/programação de conteúdos em um mesmo modelo de negócios que, logo, aspira também, para o seu interior, a nascente internet.

O antigo telefone de voz começa a ser substituído por novos meios tecnológicos e práticas sociais de intercâmbio e interação que essas corporações comandam. A antiga televisão aberta começa a desaparecer, substituída por centenas de canais pagos de acesso fixo ou móvel, e pela internet. Em alguns países, a exemplo da Holanda, ela já sumiu das estatísticas. Em outros está prestes, inclusive nos Estados Unidos. O Brasil também vai chegar lá.

Era uma época de hegemonia política neoliberal. Atendendo aos interesses emergentes e aos velhos interesses que se reinventavam, políticos de direita, diante da perplexidade paralisante da esquerda, introduziram reformas nas leis que regulavam as Comunicações que, em uma palavra, delas eliminavam o princípio do regime público. Caberia exclusivamente ao mercado, desde então, comandar a evolução futura desse setor, um setor essencial, tanto econômica, quanto política, quanto cultural, quanto ideologicamente. Sobretudo ideologicamente.

No Brasil, a reforma foi feita em 1997-1998, no governo FHC, através da Lei Geral de Telecomunicações e da privatização esquartejada da Telebrás. Reforma parcial: FHC não ousou mexer com os ainda poderosos interesses globais, quer dizer, da Rede Globo.

A LGT, seguindo aliás receituário mundial, dividiu os serviços de telecomunicações em dois modos: regime público e regime privado. E também seguindo o receituário mundial (vide leis dos EUA, da França e da Alemanha, todas de 1996), reconheceu que a velha telefonia fixa, ainda muito importante no Brasil, deveria seguir sendo prestada em regime público. Tudo o mais, isto é, tudo o que iria começar a se expandir a partir de 1997-1998, seria colocado em regime privado.

Considerando-se as enormes desigualdades sociais e regionais do Brasil e, não menos importante, a crença que ainda se podia alimentar de que um partido como o PT faria uma política realmente de esquerda em nosso País, era de se esperar que, uma vez no governo, ele trataria de reverter aquele projeto de entregar exclusivamente ao mercado o futuro das Comunicações brasileiras. Teve uma primeira oportunidade em 2003, quando foram renegociados os contratos de concessão assinados em 1998 com a Oi, Telefônica, Brasil Telecom e Embratel.

Ao invés de fortalecer o regime público, o governo Lula, com apoio da Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações (FITTEL-CUT), passou a advogar que a “competição” iria expandir as comunicações. Para isto, baixou o decreto 4.733 de 2/06/2003, onde incorporava todas as ilusões competitivas que então eram advogadas, entre nós, pela Embratel, apostando em soluções que nunca funcionaram em lugar nenhum do mundo. Mais tarde, a Embratel, sob nova direção, acabou resolvendo os seus problemas associando-se à NET, isto é, adquirindo a sua própria infra-estrutura capilarizada, enquanto o decreto, por inexeqüível, tornava-se letra morta.

O PT teve uma segunda oportunidade agora, neste limiar de governo Dilma. Não apenas porque, mais uma vez, os contratos seriam renegociados, de novo num momento em que um governo inicia mandato respaldado pelas urnas, mas sobretudo porque, desta vez, está absolutamente claro que o futuro das Comunicações, de todas as Comunicações, inclusive da televisão, encontra-se nisto que se convencionou chamar banda larga, ou seja, numa infra-estrutura que permita tráfego de dados em altas velocidades.

O problema não se limita à internet. O problema trata das corporações mediáticas que hoje produzem, programam, transportam e distribuem notícias, entretenimento, publicidade, espetáculos em todo o mundo. O problema não se limita à Oi ou Globo, grupos periféricos no contexto mundial. O problema se chama Time-Warner, Disney, Vivendi, News Corp., Google, Microsoft, Apple, AT&T e que tais.

Tratava-se de reconverter ao regime público essa infra-estrutura essencial para a democracia, justiça social, educação, cultura e até para a soberania nacional. O governo Dilma optou por curvar-se aos lobbies, tratou o assunto fragmentariamente, ignorando a chamada “convergência”, e reduziu-o a mais uma política compensatória, esta que dará às camadas sociais de renda baixa condições de obter algum acesso a uma banda algo alargada, vista como solução melhor do que acesso nenhum. Assim como sabemos, o telefone móvel pré-pago usado pela metade parece também melhor do que celular nenhum…

Antes que expirem, em 2025, os contratos de concessão agora renovados, a telefonia fixa já terá deixado de existir. Com ela, o regime público. A televisão aberta, também em regime público, igualmente estará moribunda, tão logo a maioria dos lares brasileiros tenham aderido à televisão paga (leia-se Fox, TNT, HBO, CNN, ESPN, Cartoon Network etc.) – o que deve igualmente acontecer nos próximos 20 anos, se não antes.

E a infra-estrutura de comunicações (voz, imagem, dados, televisão, internet etc., etc.), fixa ou móvel, com menos ou com mais de 1Mb, estará toda nas mãos de três ou quatro corporações estrangeiras, até porque, pelo andar da carruagem, mesmo a nacional Oi não demorará a mudar-se para Lisboa…

A não ser que até lá, no clamor da indignação, a esquerda ressuscite.

PS do Viomundo: A banda larga da Telefónica foi a pedra final no regime público.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carlos saraiva

Caro Marcos Dantas, acho que precisamos discutir melhor a politica de comunicações, em especial o programa da banda larga. Precisamos, aprofundar, as contradições que a dinamica capitalista revela. Precisamos discutir a politica economica, hoje subordinada ao capitalismo financeiro, do não trabalho, do não produção e sim acumulação financeira. Eu como militante de esquerda, acho que precisamos discutir, para fazer avançar, o governo Dilma, nas conquistas obtidas no governo Lula. Assim , me permita discordar, com o respeito que mereces, que o governo petista, segue as politicas "compensatórias", iniciadas pelo governo tucano. O governo petista, seguiu a politica neoliberal de seu antecessor. Que os pequenos "sucessos", foram devidos à conjuntura internacional favorável. Primeiro, se o governo petista tivesse seguido a politica neoliberal, teria quebrado, sim. E não poderia ter introduzido politicas micoeconomicas, que mudaram a face do brasil, alem da politica externa soberana. Chamar as politicas sociais de "compensatórias", e iniciadas no governo anterior, eu consideraria, como fazendo parte de uma retórica pseudoesquerdista radical, superficial. Para isto gostaria de recomendar, se me permite, um artigo da prof. da UFRJ, LAvinas. Pois não se coaduna com a honestidade intelectual do articulista. Por ultimo igualar PT e PSDB, só serve para discursos raivosos, ressentidos de antipetistas e cínicos de direita. Pois não creio que um intelectual de sua notoriedade, cometa ou caia, em tamanho, despropósito, conceitual, tanto do ponto de vista sociológico, como ideológico. Estou de acordo que precisamos criticar, cobrar, pressionar o governo Dilma, evitando, desfazendo contradições e submissões, sobretudo quando se aproxima de visões da direita, mas façamos de maneira séria, responsável, mantendo o embate ideológico em alto nível.

Daniel Neto

O PT não foi e não é igual ao PSDB, mas pelas atitudes destes últimos meses parece que tá com uma vontade de ser… Eu procuro um partido à esquerda com base, representação e plano nacional.
Aquela idéia do outro POST de fundar um partido pela web parece cada vez mais próxima…

Cristiana Castro

Na verdade, fizemos uma " troca"; as grandes corporações " deixam " milhões saírem da miséria, DESDE QUE, o país compre o discurso ambiental. Ok; acordo feito, as grandes corporações passam a fazer o marketing ecológico de interesse de longo prazo, as always, e o governo aceita os louros da luta contra a fome. Cola para alguns mas uns outros tantos estão indignados. Quem fará a campanha em 2014? Qual será o mote? Salvem o planeta? Quem será o candidato? Vamos esperar, como o governo ( dando/ganhando) tempo para que as grandes corporações migrem para a TV a cabo onde tb já detém o monopólio? Creio que chegamos num impasse.

Cristiana Castro

O problema é que essa questão dos grandes grupos de comunicação frustrou muita gente. Oito anos de governo Lula e qtos mais de Dilma? A maioria de nós não esperava tanta condescendência e/ou subserviência pq, afinal, são concessões públicas. Milhões saíram da miséria e isso é ótimo mas não desvia o foco de outros milhões de brasileiros que apostaram numa atitude soberana com relação a esses grupos. De nada vai adiantar o Brasil crescer, educar, investir em saúde, habitação, transporte, etc…, enquanto o comando da Nação estiver nas mãos do mesmo grupo pq é disso que se trata. A diferença entre PT e PSDB é que em ambos os casos o país é controlado pelos grandes grupos de comunicação, só que no caso do PT, mihões foram tirados da miséria.

Eduardo Raio X

Azenha tenho um grande nó em minha mente quem é o saco e quem a farinha??? Porque um completa o outro! filhos do mesmos pais gerados nas imposturas e malgrados da mentira e embuste, falta de vergonha e tudo isso é responsabilidade nossa eu votei na Dilma e no Lula duas vezes, porém, ainda tenho esperança que aja uma virada forte dela em direção da consciência em respeito pelos seus eleitores. 2012 se aproxima e 2014 esta colado a escolha é deles! Os blogs mais sujo do que fim de jantar de ministro com tubarões do $$$ vai responder na mesma medida conscientizando o povo.

pperez

O PSDB, ao contrario do PT, não fez a inclusão social no país porque jamais admitiria as movimentações das camadas sociais, em especial a C e D.
O carinho e a humildade do governo Lula em permitir que o pobre pudesse comer ao menos tres vezes ao dia,ter direito a casa,acesso a universidades e até viajar a prazo jamais poderia serum ideario dos tucanos cujo proposito sempre foi a de exclusão e limitação de acesso a direitos sociais somente a quem pode pagar!
Taí o motivo da verdadeira neurose coletiva dos tucanos hoje, ao perceber que os numeros do país batem recordes atrás de recordes!
Eles jamais saberiam fazer isto, porque não imaginariam encontrar um Alagoano com familia no aeroporto Charles de Gaulle em viagem de ferias, ou, parar com seu Volvo C 30 num semaforo da avenida Rebouças junto com uma Uno cheia de suburbanos!

Rafael

Dizer que não há diferença e que PT foi igual ao psdb é sem sentido, na área energia na época do fhc não crescia e tinha apagão, apagão por falta de produção de energia para suprir o país, hoje crescemso e nem sequer é sondada essa hipótese. Dizer que os programas foram criados pelo psdb/fhc é ignorância, nem o bolsa escola foi o psdb que criou, quem criou foi Cristovão Buarque quando era governador do DF e era do PT e então foi copiado pelo fhc e era um programa muito tímido só para dizer que o governo sabia que existia pobres. Indústria naval psdb fhc DESTRUIU, Lula RECONSTRUIU e hoje a industria naval brasileira é a quarta em produção a nível mundial, PT 15 milhões de empregos gerados, fhc nem vale a pena falar. fhc privatização da Vale, criação do Daniel Dantas e quase entregou a Petrobras.
É muito calro que esse cara aí usou a questão de telecomunicações para tentar igualar o PT ao psdb, mas o texto é muito superficial, desconsidera um monte de fatos e pior inventa outros.

Danilo Morais

Os governos Erundina e Marta foram a mesma coisa que os governos Serra e Kassab, não é? Os governos do Presidente Lula foram a mesma coisa que o FHC, tudo continuidade. Obvio! Assim como não há diferença entre PT e PSDB. Tenham dó…

Marco

A diferença é 30 milhões de brasileiros que deixaram de ser miseráveis, é 40 milhões de brasileiros que subiram para a classe C. Quer mais? Eu tenho.

yacov

Ó, seus babacas defensores das zelites, o que eu tenho a dizerm para vocês é "DEIXA O PT ROUBA", pois como um dos seus grandes líderes, o ladrão de casaca sr. paulo maluf, o PT ROUBA MAS FAZ, e faz bem feito, não faz mer.. como vocês. Huahuahuhauhauhauhuahuahuahuhauhauhauhuah…

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

edv

Uma grande "similaridade" entre a direita ou conservadores dos países "líderes" e a nossa é que, lá, eles defendem agressivamente seus países e seus privilégios.
Aqui também!
Defendem os interesse deles…
Lá.
.

    Luana

    Nada a ver com a matéria.

    edv

    Já no título, diferenças entre PT, supostamente de esquerda e PSDB, supostamente de direita.
    Insinuações que são "la même chose"…
    Ambos de direita, ou seguindo a linha dos conservadores.
    Conservadores estes que pelo menos poderiam aqui defender interesses brasileiros e não (por ex:) da Chevron ou da Telefónica, pelo menos
    E meu comentário "nada tem a ver com a matéria".
    Talvez uma lista de múltipla escolha seja melhor pra vc.
    "Sim, concordo … ou … não, discordo".

    Carlos Mundim

    EDV você falou tudo, simples curto e grosso.

JOSE DANTAS

Talvez o tamanho das cuecas.

Valdeir

O P$DB pode roubar e tudo bem pra ele$ e o povo que se dane, o PT tem que ser investigado, isso não quer dizer que ambos podem roubar, mas a roubalheira esta divida um PODE outro não PODE.

elgroucho

Análise escrita com o fígado não é análise. Ponto.

operantelivre

Tô intendendo mais nadinha.

luiz pinheiro

Achar que os governos Lula/Dilma seriam neoliberais é de uma cegueira estonteante. O neoliberalismo nunca fez bem, só provoca o mal, leva países à bancarrota e os povos à miséria. Os exemplos são fartos, nem é preciso citar.
Já o governo Lula fez um bem extraordinário ao povo brasileiro. É emprego, é salário, é inclusão social, é mercado interno, é soberania financeira, é fim da inadimplencia externa e da mendicância junto ao FMI, é investimento em infra-estrutura e no bem-estar social, é economia voltando a funcionar bem após muitos anos, é capacidade de resistencia a choques externos, etc etc.
Acaso isso tudo pode ser fruto do neoliberalismo?
A Dilma é neoliberal só porque o governo não dispõe nem de recursos nem de estrutura para bancar ele mesmo o programa banda-larga? Por favor, é preciso pelo menos tentar ter uma visão mais ampla da nossa realidade…

    Carlos Mundim

    Luiz, em terra de cego quem tem um olho é rei.

    Eu adoro o Lula e o considero disparado o melhor presidente que o Brasil já teve no tocante a implementacão de politicas de inclusão social. O Brasileiro de tanto ter no poder politicos ruins e sangue-suga corruptos se acostumou a nada esperar do seus governantes e quando chega um que faz um pouco do que um governado pode esperar do seus governantes ele se torna rei.

    A implementacão de politicas que visam o crescimento do emprego, do salário real e a inclusão social é obrigacão do governante para com os seus governados, nada mais do que isto. Em relacão aos investimentos em infraestrutura e bem estar social gostaria de perguntar, porque você acha qua paga impostos, será somente para o pagamento dos salários e benesses da burocracia e dos policos e membros dos poderes da república?

    Luiz nós pagamos impostos por servicos que nunca recebemos e hoje pagamos duplamente pois eles foram quase que totalmente privatizados, e quando temos a chance de reveter esta perda da soberania, vem este assunto de que não temos dinheiro para bancar a banda larga ou qualquer outro investimento de cunho revolucionário e soberano.

    A inclusão social significa que mais pessoas irão se informar por fontes alternativas como estes blogs sujos e uma pessoa bem informada é mais perigosa para classe politica do que um sujeito com uma arma na mão, para estes eles tem a policia e a forca opressora do estado, mas um sujeito bem informado tem o voto e o poder de discernir os que defendem o interesse do eleitor dos que gracas ao eleitor mal informado defendem os seus interesses e os dos seus foreign masters e seus agentes nacionais.

    Com acesso a informacão as massas de eleitores não serão tão facilmente ludibriadas e controladas como hoje, será dificil termos um novo Sarney, Collor ou FHC e é aí que está o perigo. O PT tem e quer continuar no poder e a internet pode ser o veículo que poderá dar gestacão a um movimento popular contestatório capaz de revolucionar o jeito de ver, entender e fazer politica. Já estamos presenciando este comeco de revoluão na formulacao da nova constituicão da Islandia, feita quase que exclusivamente por meio da participacao popular usando Facebook e outras plataformas sociais da internet. Você já pensou no perigo que a participacão popular representa para a classe política brasileira?

    Caso voce não saiba existe no Brasil três fundos nomeadamente, FISTEL (Fundo de Fiscalizacão das Telecomunicacõe), FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicacões) e o FUST (Fundo de Universalizacão dos Servicos de Telecomunicacões), estes fundo recebem dinheiro de cada ligacão telefônica que você faz, de cada licensa de servicos de telecomunicacão e de cada multas expedidas pela Anatel ou MiniCom. Estes fundos possuem bilhões e bilhões de reais, tudinho nos cofres do Ministërio das Comunicacões e que poderiam se o governo quiser ser usados para a implementacão da banda larga popular e universal. Se o governo diz que não tem dinheiro, então porque continua a pagar os juros mais altos do mundo para o Mercado e os seus agentes nacionais?

    Prezado Luiz, sempre fui um simpatizante do partido e especialmente do Lula, mas estes fatos não podem me transformar em um cego na realidade do PT atual.

    Abracos e pense Luiz, pense…

    luiz pinheiro

    Não discordo de quase nada que voce diz, Carlos Mundim. Mas estes fundos tem sua destinação, não há a sobra de caixa que voce supõe. O Fust, em tese, pode ser usado, pois destina-se a uma universalização que inclui também a banda larga. Mas sobra de recursos não há, teria que tirar de uma rubrica para por em outra. Não há esse cofre milionário no MC, suficiente para cobrir o alto custo da implantação da banda larga num país continente como o Brasil.
    (continua)

    luiz pinheiro

    (continuação)
    Quanto às despesas da Nação com juros, é claro que é deplorável um custo dessa magnitude, ainda país num país com tanta demanda reprimida e tão carente de investimentos produtivos como o nosso. Mas pior seria deixar a inflação, a dívida pública e a incerteza economica crescerem. Eu vejo essa coisa ao inverso da sua visão. Para voce, o governo não tem moral para negar recursos à banda larga porque aceita fazer esse enorme superavit primário para pagar a dívida pública. Já para mim, justo ao contrário, o governo merece nosso apoio porque enfrenta o alto custo financeiro da dívida pública para assim viabilizar a estabilidade macroeconomica necessária ao nosso desenvolvimento nacional, e construir, a médio prazo, um Estado financeiramente sadio, capaz de dar os passos à frente que o povo brasileiro aguarda.
    Abraços para voce.
    Contra a cegueira, o único remédio é aprofundar nosso conhecimento da realidade. Isso vale para mim e para voce também.

Emengarda Junqueira

A diferença é que o PSDB rouba e o PT rouba e debocha.
Se achou ruim, relaxa e goza e depois contrata uns talentosos hackers estelionatários pra trabalhar para vc.

Etevaldo Martins

É a herança maldita do Lulla.
Dilma está refém dos judas que Lulla plantou em seu governo.
De Jobim a Lobão-Sarney. De Nascimento a Orlando Silva.
E do teatro o molusco: a tal nacionalização da indústria naval/plataformas…bla-bla-bla é só para pagar os bons préstimos de Eike, que vai faturar rios de grana, importando tecnologia e soldando chapa aqui.
Nem vou falar nessa palhaçada da Copa/Olimpíadas que aí será de vomitar.

ZePovinho

O PNBL(PNANO NACIONAL DE BONS LUCROS para empresas bandidas) vem aí.Uma porcaria,um lixo,com a obrigação de que subsidiemos empresas privadas ladronas:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6

Da lama ao caos: o Plano Nacional de Banda Larga

“Se depois de conseguirem do governo tudo que podiam pedir a Deus (tarifa extorsiva, descompromisso com a qualidade, velocidade que não se pode chamar de banda larga, e limite extremo de download), as teles ainda dizem que é ‘muito difícil’ levar a banda larga a 40 milhões de vítimas, vale perguntar: o que virá depois do caos?”

Bajonas Teixeira de Brito Junior*, em Congresso em Foco
O Brasil já tem a segunda tarifa de telefonia celular mais cara do mundo, só perdendo para a África do Sul. Com o pacto do governo com as teles para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), recém firmado, podemos nos perguntar se não teremos, em breve, ao mesmo tempo, a internet mais cara e mais restritiva do mundo. E, de quebra, diante da negativa das teles em aceitar a exigência de um padrão mínimo de qualidade, se a qualidade atual, que já é alarmante, não dará lugar ao caos. Ao que tudo indica, da lama passaremos direto ao caos.

Aliás, é uma coisa curiosa essa mania brasileira de “mínimo”. Gente séria vocifera que é preciso que os políticos “tenham um mínimo de responsabilidade com a coisa pública”; que se deve estabelecer “um mínimo de condições de trabalho na educação”; que é preciso garantir “padrões mínimos de qualidade na internet”. Mas por que tudo isso deve ser mínimo? Padrões mínimos de responsabilidade, de ética, de exigências de qualidade já temos de sobra. Só não chegamos a menos que o “mínimo” porque, até o presente, não foi possível………………………………………………………………………………..

QUE TITICA DE "BANDA LARGA",HEIN???????????????????????

    Carlos Mundim

    ZePovinho, uma correcão, eu morei por 20 anos e ainda mantenho os meus lacos com a Africa do Sul por minha familia ser de lá.

    O custo das telecomunicacões duplicaram por causa da copa do mundo, mas ainda são quase a metade das tarifas cobradas no Brasil e como profissional das telecomunicacões que fez estágio no antigo Dentel e percorreu meio mundo, posso dizer sem nenhum medo de erro que o Brasil tem a tarifa mais cara do mundo, O brasileiro paga-se mais caro dos que os europeu por servico de qualidade inferior aos ofertados nos países africanos pobres.

    O artigo do Marcio Dantas está corretissimo e somente os poucos dsinformados tentam combater a verdade explicitadas pelo Marcio. Hoje as politicas dos partidos são todas as mesmas, o rótulo de direita ou esquerda serve somente para dividir a sociedade, é como se estiver em um jogo de futebol, em que cada um apoia o seu time mas que no fim é apenas um jogo. Neste jogo neo-liberal todos nós perdemos e o unico ganhador é o grande capital extrangeiro e os seus agentes nacionais.

    João

    neste jogo "neo-liberal", tem como o Sr q é um profissional da área, dizer quanto é IMPOSTO da "tarifa mais cara do mundo" q pagamos?

    pó pará de dizer q pagamos caro por causa do "neo-libralismo" pq se assim fosse, os serviços de telecomunicações nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, etc, etc, etc seriam caros tb!

    pagamos caro por termos um ESTADO PESADO e q cobra IMPOSTO até do ar q respiramos!

carlos eduardo luz

Vomos pensar um pouco? Só um pouquinho…. Vcs. acreditam mesmo que o PT precisava comprar votos de seus proprios deputados? vamos pensar gente… senão eu sou obrigado a concordar com o velho revolucionario Geraldo Mourão que o brasil não tem povo tem público…

    João

    é… vc tem razão…

    não precisava mesmo!

    então o MENSALÃO nem foi pra comprar votos!

    foi corrupção pura mesmo… nem tem desculpa!

    o q não pode é ficar com esse papo furado de "só foi cx 2" ou "só fiz o q todo mundo faz" ou "fui traido e não sabia de nada" ou "não sou culpado pq não inventei o esquema"… concorda?

    cadeia pra todos os envolvidos, né?

    Leôncio

    Claro que precisava.
    Como vc acha que iam se sentir os parlamentares petistas vendo os outros ganharem mesada e eles não?
    Tinha que ter isonomia na mesada.

    João

    parece até q o "nobre deputado" João Paulo Cunha estaria sendo processado pelos outros corruptos por DUMPING…

    ele estaria se vendendo muito barato!

    rsrsrsrs

    Alexei_Alves

    Vou repostar o comentário da Fafa para a alegria dos Trollzinhos

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde 2000:

    1º) DEM (69);
    2º) PMDB (66);
    3º) PSDB (58);
    4º) PP (26)
    5º) PTB (24);
    6º) PDT (23);
    7º) PR (17);
    8º) PPS (14);
    9º) PT (10);
    10º) PV, PHS, PRONA, PRP (1).

    João

    geeeeeeeeeeente,

    o AlecNÃOsei acabou de descobrir q o PT é HONESTO!!!!!!!!!!!!!!!!

    acho q nem precisa mais ter o julgamento no STF…

    rsrsrsrsrsrsrs

    Petista Moderno

    Parabéns ao nosso departamento jurídico.

Bruno Moreno

O que temos a ver com a fusão Pão de Açúcar e Carrefour?
Tamanho da fonte [-] [+]
Enviar para amigo
Imprimir conteúdo

A marcha do sistema mundial está levando a uma concentração do capital. Aumenta a escala, pode baratear preços; mas diminui a concorrência, desbanca pequenas e médias empresas (que são as que mais empregam), revertendo depois em controle privado de preços, para chegar a um crescimento exponencial dos lucros de poucas corporações.

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Márcio Pochmann, ao comentar que quase 50% do PIB mundial é controlado por 500 megaempresas, tem dito que antes eram países que possuíam empresas, agora são empresas que tem países. Se elas quebrarem, quebram a economia de nações.

Nestes dias, assistimos por aqui a um duelo de grandes: o grupo Pão de Açúcar, de um lado, e seu sócio, o grupo francês Casino, de outro. Diz Abílio Diniz: “O Pão de Açúcar precisa crescer. Tivemos que fazer engenharia financeira extraordinária para viabilizar o crescimento dos últimos anos”. Hoje seu grupo controla gigantes do varejo: Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas, Ponto Frio, tem participação nas Casas Bahia, e quer se fundir com outro, o Carrefour (na França, Casino e Carrefour são rivais).

Há divergências estratégicas entre os sócios. Diniz, líder do Pão de Açúcar, acha que multiplicar hipermercados é bom. Naouri, presidente do grupo Casino, julga melhor investir em pontos de venda menores. Um quer abrir para si caminhos na Europa, que estaria barata para novas aquisições; outro, que vem de lá, quer investir nos emergentes, pois acha a Europa parada. Seguem-se divergências táticas e acumulam-se disputas pelo controle dos negócios, acusações de desrespeito ao contrato, de traição, de mentiras. Há uma crise na sociedade (deles).

O BNDES ensaiou ajudar a fusão com quase 4 bilhões de reais através do BNDESPar, sua gestora de participações no capital de empresas. João Carlos Ferraz, vice-presidente do BNDES, defendeu a participação do público no negócio.

Eis a questão: o que o dinheiro público tem a ver com isso?

A única explicação para uma posição favorável seria ajudar a internacionalização de um grande grupo brasileiro. Na verdade, trata-se de um grupo franco-brasileiro. Nada contra, de nossa parte, desde que não se coloque dinheiro público de nosso país, que precisa intensamente de investimentos aqui. O BGT Pactual, um dos maiores bancos privados de investimentos no Brasil, que participa do negócio com Abílio Diniz, pode levantar na finança privada, daqui e do exterior, estes 4 bilhões que Diniz pede ao BNDES. Se for como relatam os conselheiros do negócio, de que, com os resultados estruturais e comerciais da fusão, ao final o Pão de Açúcar ganharia 6 bilhões de reais e o Carrefour mais de 2 bilhões, não faltarão financiadores privados.

A outra possibilidade aventada, de levar para fora produtos nacionais, não convence. Ela, se for vantajosa no segmento, pode ser feita pelos atores franceses Casino e Carrefour, já instalados no Brasil.

Não se divisa acréscimo de investimento novo que movimente nossa economia atendendo ao objetivo de desenvolvimento econômico do BNDES. Não se vê nesta competição interesse do consumidor brasileiro. Para ele, a concorrência permite escolher preço menor e qualidade melhor. Não nos parece saudável que esta nova companhia resultado da fusão abocanhe um terço do mercado varejista de alimentos do Brasil. Não vemos avanços para nós em inovação, desenvolvimento tecnológico e científico, que permita ao Brasil concorrer melhor na disputa entre as economias mundiais, necessidade dramática no mundo atual.

A fusão pretendida, com certeza, não vai gerar emprego. O fechamento de lojas contíguas, a integração de sistemas de logística e tecnologia, não resultará em mais vagas. A intenção de investir capital na Europa, não vai trazer empregos aqui. Além de que, a progressiva inviabilização de pequenas e médias empresas do ramo com a violenta concentração no setor, vai deixar muito trabalhador na rua.

Deixemos que os altos dirigentes do capital privado, que souberam crescer e enriquecer tanto, resolvam esta parada. Podemos até ficar na torcida. Mas vamos deixar o BNDES fora dessa, lembrando que o seu S final significa desenvolvimento econômico e Social. Não significa Societário, pois a participação societária do BNDESPar subordina-se ao Social.

(Elói Pietá – secretário geral do PT)

Antonio Carlos

O PT e o PSDB sao iguais, tá bom! A política economica é a mesma, tá bom. Entao, cambio flutuante, superavit primario e transparencia foram inventados pelo PSDB – poupe-me. Até hoje, nao conseguem entender que o Plano Real foi uma coisa, e as imposicoes do FMI (banda flutuante, superavit primario, bandas de inflacao) sao outra coisa. E tem outra coisa, Plano Real nasceu no governo Itamar que era PMDB – o PSDB é mestre é querer ser pai de projetos de outros partidos.

    João

    xiiiiiiiiiiiii

    mais um q confunde as coisas!

    cambio flutuante, superavit primario e transparencia não foram inventados pelo PSDB… mas foram IMPLANTADOS PELO PSDB, com o PT, na oposição, CONTRA TUDO ISSO Q ESTÁ AÍ!!!

    depois q a "metamorfose ambulante" chegou ao "puder", GRAÇAS A DEUS, ele SEGUIU a mesma política macro-economica IMPLANTADA pelo PSDB (e q o PT tinha sido contra, quando estava na oposição!)

    e se essas coisas foram "impostas" pelo FMI, pq o PT as manteve?

    fraquinho vc, viu?

    Julio Silveira

    Meu caro, tendo esse entendimento só posso crer que o clone saiu muito melhor que o original.

    João

    hummmm

    então agora a coisa mudou de figura!

    não se trata mais de discutir se o PT deu ou não continuidade à pol. macro-economica de FHC… isso já foi entendido, né?

    em tempo:

    o clone só conseguiu clonar algo por causa do original! vc consegue imaginar Lula assumindo a presidencia sem q FHC tivesse governado antes? Deus é sábio e Lula não passa de um clone…

    Alexei_Alves

    O João parece um disco arranhado… fica falando sempre a mesma coisa
    Bem que podia ter uns Trolls mais criativos aqui.

    João

    AlecNÃOsei…

    falo sempre a mesma coisa, é?

    gostou não, foi?

    ahhhh q chato !

    rsrsrsrsrsrs

Bruno Moreno

O artigo é fraco. Ridiculamente fraco.

ZePovinho

O pessoal do PSDB costuma acusar o PT daquilo que o PSDB fez em proporções ESCALAFOBÉTICAS no governo FHC.Isso é hipocrisia porca,como sabemos.
O problema não são os partidos.È a perversão da democracia e do Estado pelas empresas privadas.Deve existir algum meio de impedir que a democracia seja vilipendiada pelos bandidos das empresas privadas.O financiamento púiblico de campanhas,talvez,já seja um começo.
Bem que o meu guru,Waldick Soriano,me avisava que ela era volúvel………..

[youtube BOXi-_fOcCg http://www.youtube.com/watch?v=BOXi-_fOcCg youtube]

    Carlos Mundim

    Prezado ZePovinho, hoje eu mandei uma contribuicão para o Azenha que toca exatamente neste ponto, na tomada do Estado pela grande capital e nas maneiras altenativas que temos para combater este processo de dominação que estamos vivendo, processo onde as empresas, mercado ou grande capital, como preferir, estão assumindo cada vez mais as responsabilidades de governo, e estão de fato definindo a esfera pública.

    O meu comentário foca como o Estado político tornou-se o estado corporativo e como poderemos combater esta a pasteurizacão e homogenidade das politicas dos partidos atuais frente ao Mercado. Espero que o Azenha publique pois seria uma complementacão importante dos postings de hoje.

João

mais uma vez, estranho e lamento o silêncio do BLOG sobre mais um escândalo de corrupção no Governo Dilma e a demissão de mais um ministro…

e também nenhuma linha sobre o relatório final da PGR sobre o MENSALÃO, onde José Dirceu é confirmado como chefe da "organização criminosa"!

se essas noticias não têm "relevância jornalistica", o q terá?

encontro dos "blogueiros petistas"?

eliana azevedo

Eu respeito muito o Azenha e a Conceição e percebo que eles fazem o melhor a ser feito aqui: Não censuram ninguém. Permitem que pessoas postem diferentes pontos de vista para enriquecer a discussão. A proposta tem que ser essa, senão aqui se tornará um local de mais censura.Parabéns Azenha e Conceição pela atitude democrática de postar diferentes posturas de diferentes pessoas. Viva a democracia e a liberdade de expressão!

    João

    em relação posição dos mediadores do Blog, concordo plenamente!

    eu mesmo sou um "do contra" q tenho meus comentários postados "quase sempre" (exceto uma critica q fiz ao jornalista Luis Nassif)…

    independentemente da "linha editorial" pró-governo, parabens ao Blog pela liberdade do contraditório (q infelizmente não é bem aceito por muitos comentaristas petistas)

    Alexei_Alves

    Os blogs da Veja censuram os comentários

    João

    PHA tb… Jose Dirceu tb… Luis Nassif tb…

    Azenha é exceção!

    bom pra mim…

Paulo Lomba

Roubalheira, roubalheira, roubalheira, roubalheira… teu nome é PT.

O PT é o partido do "robua mas não faz""…

E viva o Padim Lula… aquele que vai ficar na história como o presidente que não fez nada se se deu bem.

Teve a vida inteira para estudar e não o fez por pura preguiça.

Esse é o guia deles.

    Vlado

    Paulo, você leu e NÂO entendeu o texto, mas como percebeu que havia algum tipo de crítica ao pt e ao governo Lula, aproveitou par "cometer" um tipo de crítica de nível tão baixo, tão bisonha que não merece qualquer resposta. Só que quando li a penúltima linha não aguentei: vá roçar nas ostras seu fascista semi-analfabeto!!

    Leider_Lincoln

    E aí Richard Smith, abandonou o "Carmem Leporace"?
    Só nos diga quem passou os bens privatizados para as mãos do Dantas e do Jereissati. Foi o PT?
    E por falar nisso, o que o pessoal do Montfort está achando do julgamento do padre pedófilo na Paraíba e do outro padre que pegou 7 anos na Colômbia, pelo mesmo crime? Sua "santa" e "madre" Igreja não vai fazer nada não?
    Acho que foi Jesus que aconselhou a não reparar em ciscos em olhos alheios caso haja traves nos próprios olhos. Falou muito sobre hipocrisia também…
    Ah, e como vai a cosultoria? Como vão os negócios? Bem? E a festa de 50 anos? Animada?!?

    Panambi

    Caro Leider, quem é a figura? Tem como conseguir uma foto? Ou pelo menos uma imagem do animal na pastagem? Deve ser um "híbrido"….

    Felipe

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirma na denúncia entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o mensalão afrontou a democracia brasileira, reconquistada com o fim da ditadura (1964-1985). “No momento em que a consciência do representante eleito pelo povo é corrompida em razão do recebimento de dinheiro, a base do regime democrático é irremediavelmente ameaçada”, escreveu ele. Nas alegações finais encaminhadas quinta-feira ao Supremo, Gurgel também fez acusações sérias contra o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) que, segundo o procurador, comandou um esquema para “subornar” parlamentares em troca de apoio político e era o chefe da quadrilha.

    Paulo Roberto

    Felipe,
    Ainda está faltando julgarem o Eduardo Azeredo (do mensalão mineiro do PSDB) e o Dantas, o dono do dinheiro que enchia os dutos dos mensalões…

    João

    ué…

    mas o q uma coisa tem a ver com a outra?

    por mim, todos os envolvidos (dos 2 casos) deveriam pegar cadeia!

    lamento só q o Lula não tenha sido denunciado tb… ou alguem acredita SINCERAMENTE q ele foi "traido e não sabia de nada"?

    Felipe

    Que julguem e prendam TODOS, sem exceção. Que que eu tenho a ver com o Dantas e com o Azeredo.

    L. EDUARDO

    PAULO lOMBA, VÁ PENTEAR MACACOS!

Substantivo Plural » Blog Archive » Como o PT enterrou o regime público nas Comunicações

[…] aqui […]

ricardo silveira

Bom artigo. Acho que o governo Lula fez o que nenhum outro governo fez. Foi infinitamente superior ao PSDB. Não há dúvida. Mas, não fez o que é fundamental à sociedade democrática, e o governo Dilma parece que já abdicou de fazer, a democratização dos meios de comunicação, sem o que não há vida política autônoma, livre, não há espaço público democrático para a construção da opinião, apenas engodo e manipulação.

    Julio Silveira

    concordo contigo plenamente primo.

    Ronaldo Cananéia

    O governo Dilma já demonstrou ter sido enquadrado no aspecto das comunicações.

    Começou pela escolha do ministro, um contemporizador.

    O arrependimento tardio do Lula e do Franklin Martins também não ajudou.

    Infelizmente é o que temos de "menos pior" no cenário político brasileiro. Não dá nem para pensar em trocar isto que está aí pela turma da oposição.

    A diferença entre o PT e o PSDB? Ambos têm suas falhas, seus quadros têm corruptos, o povo não é a prioridade para a maioria dos seus políticos, o PSDB adora entregar o país, o PT entrega envergonhado.

    Panambi

    Com vocês o TROLL-lo-ló Richard Smith, também conhecido como ………………………………….(o Azenha deve ter alista gravado num CD de 9.999Ghz).

Calves

Eu sou contra a privatização dos aeroportos e contra o hilariante acordo com as teles para o PNBL.

Nem por isso chego à conclusão, como faz o artigo do Marcos Dantas, que o PT é simples continuação de FHC. Durante a campanha eleitoral muitos de nós participamos do desmonte dessa artimanha tática da tucanalha.

Eu não tenho dúvidas que o Brasil mudou muito. Vive uma situação nunca dantes registrada na sua história, frente a uma mudança favorável no cenário mundial. E o mais importante é que esse movimento nada tem a ver com as políticas do Consenso de Washington adotadas pelos tucanos. Muito pelo contrário, esse movimento surge exatamente do fracasso do neoliberalismo. Portanto, os argumentos brandidos no texto de Marcos Dantas e que contou com a concordância de muitos nesse espaço de debate, me parecem inconsistentes.

    Maria Libia

    Carlves, vive-se de sonho, este é o seu caso. Os petistas são mais cruéis do que o PSDB, porque nós confiamos neles, acreditamos que realmente eles não se vendiam. A dilma nunca me enganou. O pior dos mundos é vc ver uma ex-comunistas; são mais traidores dos que os trairas neoliberais. O PSDB e o DEM, caso vc vote neles, vc sabe o que está votando, mas o PT É O PARTIDO MAIS TUCANO QUE OS TUCANOS.

    abrantes

    Realmente a Dilma nunca te enganou,pois você nunca votou nela.Acho que você foi enganada pelos tucanos pois votou neles acreditando que eles são" bons administradores", tem os candidatos" mais preparados" ,são "mais cultos" ,são "mais inteligentes",são "melhores gestores",etc. Eles são é BONS DE BICO isso sim.

Luiz

Fico contente que tantos oposicionistas do governo venham ao Azenha se ilustrar!
Mas os acéfalos da direita não podem ouvir falar no Lula que ficam raivosos. Puro preconceito! E não têm medida do que comentam. Dizer que o homem que reinventou o Brasil tirando milhões da mediocridade, não só financeira, mas também moral, que é um copiador ou um boçal, é mesmo coisa de idiota.
Claro que o PT tem suas fraquezas, uma delas é não saber o seu real poder. Admite aceitar idéias de outros que possam ser melhores, ou não, para o país. Tem medo da rejeição. Tem medo dos brasileiros que amam o seu celular e a televisão.
Já os partidos concorrentes só olham para o lucro dos seus associados. A única exceção que eles abrem são o que chamam de políticas compensatórias, para o povo não explodir .
Então não tem nada a ver comparar o comportamento do PT com as atitudes entreguistas e deliberadas do PSDB.

aurica_sp

A massa cheirosa de lá e a gente diferenciada de cá…..

    Sergio F Castro

    Só isto já é diferença o suficiente!

assalariado.

Nunca é demais repetir: a social democracia desde o seu surgimento (século 19), sempre agiu como camaleão perante a classe trabalhadora, é uma cor para cada situação, desde que, favoreça do capital.

Como disse em outras vezes, a história desta pelegada social democrata, planeta afora, é a seguinte:

— Num primeiro momento, defende os interesses da classe trabalhadora, sempre batendo de frente com os interesses/ exploração da burguesia capitalista, em defesa das massas assalariadas…

— Segundo momento, caminha lado a lado com os trabalhadores assalariados, defendendo, nossos interesses mas,… nem tanto,…

— Terceiro momento, caminha as costas da classe trabalhadora em conluio com os interesses do capital e seu Estado burguês, ou seja, aja pragmatismo (no dicionário é: doutrina segundo a qual as idéias são instrumentos de ação que só valem se produzem efeitos praticos…), é traição com certeza, e não é de hoje… é o partido que os reacionários da burguesia e seus clones pequenos burgueses sempre sonharam.

carlos eduardo luz

A diferença está na Industria naval…na retomada da construção das ferrovias…. na transposição do S. francisco..que mais mané… o pobrema é que isto a grobo não mostra…

pperez

Não é somente o PT que atucanou-se. Os demais partidos de esquerda também!
Uma porova disso é o abandono quase total em que está a classe trabalhadora desse país, que tirou do chão de fabrica o primeiro presidente operario do país e agora amarga o retorno do arrocho salarial com o pais em pleno desenvolvimento.
Enquanto varias categorias se sucedem,sem sucesso, nas mobilizações para melhoria salarial nas suas datas base, o governo alega que ganho real nos salarios gera inflação.
Ha 11 anos atrás isto não seria novidade, mas agora?
Mas, de quem era esse ideario a pouco tempo atrás mesmo hein?

Fabio_Passos

E não dá prá jogar a culpa na "correlação de forças".

O PT apodreceu mesmo.

Optou… pelo neoliberalismo.

A privataria dos aeroportos não é imposição dos partidos conservadores da base.
É privataria do PT. É opção política do PT fazer negociatas ao invés de colocar o Estado para cumprir suas atribuições.

As comunicações não estão entregues a políticos conservadores da base. O ministro que se acovarda diante dos interesses da rede globo e que entregou o PNBL para as cias privadas é do PT.

O PT começou a chafurdar na mesma lama do psdb… e o pior é que está gostando.

carlos eduardo luz

Vou dar só um exemplo da diferença entre os dois governos…A industria naval…tá bom pra vc? Mané…

    EUNAOSABIA

    Navio casca??? aquilo era só o casco rapaz, nem o motor tinha, todo o resto vem da Ásia.

    Ainda chama os ""outros"" de mané….

    É um pobre homem mesmo.

    Daniel

    Carmem Leporace e seus mil codinomes está atívissima, como troll que é. Não perde um só comentário. Sonda todos, o tempo todo, pra ir colocando suas asneiras…

    Alexei_Alves

    mané…. vestiu a carapuça

Helio Aguiar Filho

Quem esta na esquerda quer distribuir riqueza, entre paises e dentro do seu pais.
Raros esquerdistas ainda pensam assim, mas eles existem.
Quem esta na direita, quer que fique tudo como esta, conservando seus privilegios e, na periferia do
capitalismo onde vivemos, bajulando os que vivem no centro como bons provincianos.
Desconfio de quem passa da esquerda para a direita. A social-democracia europeia demorou algumas
decadas, ao PT bastaram alguns anos.
Mas dizer que tudo e a mesma coisa e absurdo – pelo menos como gestores do capitalismo os petistas
se sairam bem melhor – os dados sao incotestaveis – e ate distribuiram um pouquinho melhor a riqueza,
alem de frear o entreguismo desenfreado dos provincianos.
Mas dizer que tudo e a mesma coisa e absurdo – pelo menos como gestores do capitalismo os petistas
se sairam bem melhor – os dados sao incotestaveis – e ate distribuiram um pouquinho melhor a riqueza,
alem de frear o entreguismo desenfreado dos provincianos.

Helio Aguiar Filho

Gostei do artigo. Amargo e verdadeiro, Mas continuo do mesmo lado, irritado com os que se deslubraram
e enriqueceram com o poder.
O artigo nao diz que tudo e a mesma coisa. Isso so aparece nos comentarios dos habituais heteronimos,
trolls que repetem o que leram na Veja, sempre a mesma coisa.
Pelo menos o discurso da esquerda e mais interessante, tem angulos diferentes,admite controversias. Posso criticar Lula, Dilma,e Paulo Bernardo por varios motivos e continuar do mesmo lado.
O discurso da direita atual soa mediocre, monolitico e repetitivo. Os nossos trolls usam chavoes como antes faziam os stalinistas. Chatos e previsiveis.

    João

    petista reclamando de "chavões" ???????

    essa é boa!

    rsrsrsrs

    Helio Aguiar Filho

    Previsiveis, como sempre!

bentoxvi – o santo

Azenha.

Todo politico , quando esta na oposição,grita que o outro é ladrão,que rouba.Quando chega ao poder grita…agora é minha vez…agora é minha vez….

yacov

Quem é esse MARCOS DANTAS, parente do daniel dantas??? Que paspalho… Obviamente que, por ser a esquerda nacional igual à esquerda européia, o Brasil está passando pela maior crise desde 1929 como se fosse uma marolilnha e eles, juntamente com o glorioso TIO SAM, estão afundando no tsunami, não é mesmo???? Dà um tapão na oreia deste sujeitinho falastrão, meu!!! Assim quem sabe o seu cérebro pega no tranco, ou ele cria vergonha na cara e p[ara de quere denegrir o PT e as esquerdas brasileiras, que estão fazendo um excelente trabalho, que aliás, está só começando, e colocar tudo no mesmo saco de lixo em que se enfiaram os PIG-DEM-PSDB

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

    José Ruiz

    Sempre que eu vejo alguém tentando desqualificar a pessoa que escreveu um artigo, me ocorre a possibilidade do "chute ter pegado na veia".

    Pedroco

    A crise sempre foi de alavancagem, ô seu gênio. Quer crise de alavancagem com nossos juros reais?

    Tolinho…

bentoxvi – o santo

Azenha.

Já observaram que , o novo partido que chega ao poder, nunca faz auditoria das contas anteriores, apesar de chamar o anterior de ladrão?por que?agora é minha vez…agora é minha vez…

Lucas

"Salvo no êxito de seus programas focados e compensatórios, programas estes teorizados e formulados pelos neoliberais aos quais faltava, porém, disposição política e substrato social para implementá-los, o PT, no governo Lula e, agora, neste início de governo Dilma, apenas deu continuidade, em alguns casos aprofundou, as políticas herdadas do governo FHC. Foi assim na macroeconomia, foi assim nas políticas industrial-tecnológicas, energéticas, educacionais, agrícolas… foi assim nas Comunicações."

Não é verdade. Existem diferenças entre os governos FHC e os do Lula/Dilma. O problema é que as diferenças foram poucas. O Lula não usou sua imensa popularidade para fazer as reformas profundas que o país precisa, e a Dilma, apesar de ter uma maioria governista no legislativo, até agora nada fez que preste (banda larga é das teles, código florestal foi derrubado, e Brasil sem miséria continua só no papel).

yacov

O Problema do Brasil não é o governo, mas a iniciativa privada. As "zelites" empreendedoras do Brasil que querem ganhar fábulas na moleza, sem trabalhar, apenas comprando títulos da dívida pública ou vendendo suas empresas para o capital internacional e depois chantageando o BNDES para não entregar um setor inteiro da economia para as multis. Parece que vamos ter que esperar os programas de micro-crédito darem seus frutos e com empresários genuinamente brasileiros a coisa mudará de figura.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    José Ruiz

    As elites são as elites, não sendo proibido, não fazem nada de errado… cabe ao governo equilibrar esse jogo em benefício da maioria, e isso parece não estar acontecendo…

yacov

Eu não sabia que este blog tinha virado reduto de "Trolls"…. Será que o VIOMUNDO foi cooptado pelo Reinaldo Azevedo???? Ah, meu Deus do Céu!!! Ah, minha Virgem Maria!!! Tem um patso aí que falou que " se o LULA não fizer uma grande obra, será lembrado apenas como o presidente mais popular da galáxia…" Me poupem!!! PURO TROLL-LO-LÒ pseudo intelectual… 'Tô fora!!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!!! VIVA O BRASIL!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

    Daniel

    Virou, Yacov. Tá infestado de trolls. Tem um mesmo que usa vários codinomes, só escreve lorota e os administradores do Viomundo nunca o barram. Já foi bom esse site. Mas acho que Azenha tá perdendo a mão…

    Fabio SP

    Falou o PTroll…

ANDRE

GOVERNADOR ALCKMIN PREPARA SEUS DEPUTADOS PARA BOICOTAR A PEC 300. http://transparenciasaopaulo.blogspot.com/2011/07

    Daniel

    Nem espanta saber disso. Tucano quer mais é o quanto pior, melhor…

Jorge

nossa, ainda nessa de dizer que PT e Psdb se equivalem?
Bem, cada um acredita no que quiser, mas há bastante material na internet para dissolver tamanha tolice, basta procurar no google…

fernandoeudonatelo

O artigo é preciso em muitos pontos, especialmente na falsa dicotomia político-partidária que se observa em muitos países ocidentais, na hora das eleições.

Mas, discordo de que todas, absolutamente todas as medidas, políticas públicas e formas de gestão implementadas durante o Governo Lula ou mesmo agora com Dilma, tenham sido iguais às de FHC. A começar pela retomada (mesmo que limitada, é importante) da capacidade de planejamento e formulação de projetos pelo Estado, como um fio indutor da economia.

Não só em termos de concursos públicos e licitações para grandes obras, mas em realizações de encontros e convenções nacionais, regionais, seguidas de grandes blocos de investimentos público (limitados, em termos de países em desenvolvimento), em infra-estrutura energética e logística, elevação do fomento via crédito público de longo-prazo, incentivos à cadeia produtiva na crise financeira, valorização real do salário mínimo e da remuneração média do trabalhador. Criação de postos qualificados em setores extintos desde a década de 80 (o Naval).

ANDRE

GOVERNADOR ALCKMIN PREPARA SEUS DEPUTADOS PARA BOICOTAR A PEC 300. PSDB PIOR SALÁRIO DO BRASIL. http://transparenciasaopaulo.blogspot.com/2011/07

Julio Silveira

Metaforizando, são filhotes da mesma cadela no cio que pensam ter pais diferentes, que recusam olhar-se por achar ser o outro o bastardo. Mas a medida que o tempo passa e conseguem se encarar reconhecem-se como irmãos e ficando mais e mais evidente a semelhança e a igualdade no DNA.

Nelson

É triste constatar, mas o Marcos Dantas tem razão. Lamento também decepcionar o Rato, mas não é mera questão de "erro pontual".

EUNAOSABIA

Como nada mudou, foi tudo mais do mesmo, sem uma grande obra significativa, Lula vai passar para a história apenas como """o mais popular de toda a galáxia""… mas e daí??? cadê uma obra em que se possa olhar e dizer… ""isso aqui foi idéia original do Lula""?? não tem nada.

Lula foi um medíocre mais do mesmo piorado.

Um Ctrl C e Ctrl V de FHC, sem inovação ou criação alguma.

O cara pode até ser popular, mas um popular que vai passar para a história como o presidente cujo o maior mérito foi ter feito o NADA.

Em tempo: desculpe o grande número de postagens, ocorre que os espaço informa que é sempre insuficiente, dai a fragmentação do cometário.

    Daniel

    Né fragmentação não. É trollagem da grossa mesmo… É só um dos muitos codinomes usados pela mesma pessoa aqui no Viomundo… Uma hora é Carmem Leporace, noutra é Conservador, noutra é Josaphat…. Mas a pessoa atrás do teclado é a mesma. Uma pena o moderador desses comentários não barrar essas mensagens massivas…

    Leider_Lincoln

    É o Richard Smith, um cinquentão papa hóstia que tem um "escritório" na Vila Nova Conceição. Só mais um mané!

EUNAOSABIA

Lula nada mais é que a continuação do que já vinha sendo feito no governo Fernando Henrique, esse papo furado de "nunca antes" ou coisa que o valha não para em pé, esses pelegos sabem disso, mas seu fanatismo e o pagamento de soldo os impede de admitirem essa realidade.

A única coisa que Lula superou FHC foi na corrupção desbragada e sua leniência para com seus companheiros pilhados em mal feitorias.

Lula é uma ser inteligente, um líder respeitado por sua história, se tivesse feito as reformas necessárias e não tivesse compactuado com tudo o que não presta no país, (adotou o axioma de Paulo Beti), mas pois bem, se Lula tivesse feito as reformas, se tivesse admitido (como Dilma faz, e não me venham dizer que é por cálculo eleitoral que não é), que seu governo é uma mera continução dos anteriores, aí sim poderia entrar para história com um dos grandes.

    Daniel

    "Alter-ego da Carmem Leporace – Conservador – Josaphat – outro codinome qualquer" detectado. Vai, repete aquele monte de baboseira que vc sempre escreve. As teclas Ctrl, C e V do seu teclado já devem estar mais do que gastas…

    Sergio F Castro

    Concordo, Azenha e Conceição, sei que o espaço é aberto e democrático, mas o idiota começa a ficar cansativo…

George

PT é um grande engodo, talvez o maior engodo do país de todos os tempos. Falsos trabalhadores, um presidente apedeuta, propaganda enganosa, gastos excessivos com cartões corporativos, escândalos, mensalão, mais uma vez o apedeuta "que não sabia de nada e que não viu nada", dinheiro nas cuecas, enriquecimentos escabrosos em curtíssimo espaço de tempo, uma presidente guerrilheira que não consegue concatenar frases e pensamentos, a companheirada toda se fartando nos inúmeros ministérios e cargos comissionados, impostos mil, saúde pública de mal a pior, segurança pública zero, etc etc etc

Odeio o PT, não faço amizades com petistas e agradeço a revista Veja por nos mostrar o quando esses caras são hipócritas e sensacionalistas. O petista é um indivíduo que jamais vai assumir os erros e desmandos do seu "partidão", pois acredita, infelizmente, no seu líder Mor, o senhor todo poderoso apedeuta Lulla da Silva. Petistas são propositalmente cabeças duras, críticos de tudo e de todos mas não são autocríticos. Esse tipo de comportamento deriva do pensamento comunista, enraizado nas mentes dos petistas de baixo escalão = povão petista, que adotam pseudo líderes e cultuam o partido como algo endeusado, intocável. Trata-se de um desequilíbrio emocional, fonte de estudos para a psicanálise.

    Francelino

    Mais um dos muitos alteregos. Vamos somando a lista aí, pessoal.

    EUNAOSABIA

    George, você disse tudo amigo… mas não adianta, esses tocadores de tuba são fanáticos, são demagogos, mentem de forma descarada e deslavada, esses caras praticam a trolagem da forma mais vil e descarada possível, são trolls pesados mesmo, mentem acima de tudo para si mesmo, seja por seu fanatismo cego e ilimitado, seja por serem pelegos que vivem a soldo e mantidos com dinheiro o público.

    Joga um cara desses na iniciativa privada ou numa prova de concurso públicos eles estão na roça amigo.

    Uyrá

    Caro George.
    Logo vê-se o por que o país está assim ( como você diz). Provavelmete você tem um diploma de bacharel, lê a Veja e, por isso, conhece tudo sobre a politica nacional e internacional. Chama o Ex-presidente de apedeuta ( provavelmente seu espelho seja Reinaldo Azevedo, o exemplo de bom jornalista e pessoa honesta( só não procure saber sobre o caso revista Primeira Leitura)), mas não seria capaz de trocar meio palma de informações e conhecimento com o próprio(aí, o apedeuta seria você). Você não passa de mais uma vítima da alevosía da revista, mas, como você tem diploma, não irá acreditar. Quanto ao PT: é um partido como qualquer outro. Melhor que PSDB, mas distante, mas bem distante de uma proposta de esquerda consistente e metamórfica. Apagou sua estrela, jogou no lixo sua ideologia em troca da americanização da sociedade brasileira. Agora, "odeio o PT, não faço amizades com petistas " é demais, não? Mas, como você tem diploma……

    EUNAOSABIA

    Uyrá

    Um comentário civilizado e realista, mesmo não concordando, merece os votos de aplauso…

    Daniel

    Uryá, olha só:
    George, Eunãosabia, Josaphat, Carmem Leporace e Conservador, são a mesma pessoa. É só um troll que notou que aqui no Viomundo os comentários não são barrados vindos de trolls e aproveita pra deitar e rolar desvirtuando os tópicos, fazendo ataques, destilando lorotas e todo tipo de atividade que troll gosta de fazer. Nem perca seu tempo tentando articular argumentos verdadeiros, porque troll não tem nada disso. Nem argumentos, nem usa da verdade para escrever.

    Leider_Lincoln

    Esse troll, cujo nome é Richard Smith, é bem conhecido do Brizolla Neto. Lá também ele se dizia "civilizado" e "realista". só entra para pentelhar, trollar mesmo. O Brizolla o pôs para correr do Tijolaço, mas a paciência do Azenha parece ser infinita, então…

    Paulo Roberto

    A principal diferença entre a ignorância e a sabedoria é que a primeira não tem limites. Esse tal de George, que acredita ser bem informado só porque lê a Veja, é prova disso.

augusto

ainda não. senhores.
Mas segue é verdade, um caminho que desembocará nesse não-lugar.
E quando deixar de cumprir sua missão -que a historia de certo modo lhe destinou- a gente vota noutro Sem hesitaçoes mas do meu ponto de vista, sem PSOLismo.

EUNAOSABIA

É o que eu digo e o que todo mundo sabe, até mesmo esses tocadores de tuba a soldo por aqui…

O governo Lula nada mais é que a continuação do governo de Fernando Henrique, Lula passou oito anos sem fazer NADA… os resultados diferentes no governo Lula foram devido a uma realidade econômica mundial muito mais favorável a Lula, a polítca econômica é a mesma, os mesmo pilares, Plano Real, LRF, câmbio, monetarismo ortodoxo, metas de inflação e por aí vai, não houve reforma alguma, não houve mudanças, até mesmo os programas sociais são os mesmos, já que a MP que institui o Bolsa Família nada mais é que a junção dos programas que já existiam no governo passado.

Esse comentário de Marcos Dantas é a prova mais cabal disso.

Volto a carga sobre esses planfetários… eles têm que admitir a verdade… a história que vocês contam é bem diferente do que realmente acontceu.

    Francelino

    "Alter-ego da Carmem Leporace – Conservador – Josaphat – outro codinome qualquer" detectado. Vai, repete aquele monte de baboseira que vc sempre escreve. As teclas Ctrl, C e V do seu teclado já devem estar mais do que gastas…

    Trolls miseráveis. Azenha/Conceição, eles são mesmo necessários?

    Alexei_Alves

    Pois é… ta ficando chato esses Trolls falando sempre as mesmas coisas….

    Daniel

    E o mais chato é que os moderadores não moderam… Devem ser tipo o Efe-GAGÁ-Cê — o louco, que assinou o sigilo eterno sem ler..

    yacov

    Tu é mais burro que uma porta, memão… Até porque porta não fala nem escreve. Se tu defende tanto os tucanos e diz que o PT não faz nada diferente, qual o motivo das críticas ao PT??? Os fundamentos da macroeconomia são os mesmos para PT, PSDB, e quem quer que seja, estúpido. Se assim é, porque é que os juros caíram e a inflação só foi verdadeiramente controlada quando LULA assumiu???? Porque é que, mesmo sem privatizar NADA, o PIB cresceu tanto e pagamos a dívida com o FMI, com LULA, e mesmo com todas as privatizações a nossa dívida aumentou exponencialmente com FDP, digo,fhc???? E dizer que o LULA pegou uma realidade econômica mundial favorável é algo sem cabimento… O que foi a Crise de 2008???

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    yacov

    Quem pegou economia mundial favorável foi o FDP, pois o mundo vivia um momento deflacionário quando o plano real foi feito e caiu no colo do osciólogo, mesmo assim, com o famigerado plano, suprimiu-se direitos aos trabalhadores e nivelaram-se os preços por cima e os salários por baixo. Portanto, vá estudar e deixa de ser fanfarrão, cara-pálida. Só há duas possibilidades para se defender o des-governo FDP, digo, fhc e recriminar o governo LULA, ou você é ingênuo ou é mal-intencionado. No seu caso tenho certeza que se aplica a segunda alternativa. E passar muito mal, cabeça de vermes….

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Marcelo de Matos

Concordo em parte: PT e PSDB são muitos parecidos. Poderiam até ser aliados porque são partidos de linha social democrata. As semelhanças, porém, param por aí. Sou simpatizante do PT e, por circunstâncias da vida, bacharel em Direito. Tenho um vizinho de apartamento que é advogado e tucano. Corto volta para não encontrar com ele porque não tolero suas pregações moralistas contra Palocci, Dirceu. O tucano é um camarada que assina a Veja e assimila tudo o vem garatujado ali, com muito pouco ou nenhum espírito crítico. Essa é a diferença. Tenho um amigo (entre pouquíssimos) tucano e sou obrigado a ouvir suas opiniões com paciência, mas, tenho certeza que nunca pensarei como ele. O mesmo penso da ultra-esquerda: partido nanico nunca terá resultado prático. O partido tem de ser de massas, como o PT, do contrário teremos novos Collors ou Jânios, que chegaram ao poder estribados em partidos nanicos e, por isso, caíram do cavalo. Bem fez a Marina que deixou o PV para tentar fundar um partido maior.

    Francelino

    Marina foi só um braço de apoio do Serra. Não nos iludamos. PV é verde por fora e azul-tucano por dentro. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o PV apoiou o PMDB, que aqui é a mesma coisa que PSDB, pois é só um ramal do mesmo partido.

    Lucas

    E o PT não apoia o PMDB? Todo mundo quer apoiar o PMDB, porque eles são os coronéis de nossa política dos governadores contemporânea. Essa ideia de que as únicas opções são o PT ou o PSDB é que está nos levando a um bipartidarismo de fato, com dois partidos de direita, igualzinho aos EUA.

    Daniel

    Na verdade, o PMDB, legendão de aluguel, a exemplo do PV, é que apóia que estiver na situação em troca de cargos e benesses. Ou quanto tempo já faz que o PMDB não lança candidato a presidente?

    Pois é…

    Brasil – País Rico é país sem PSDemB

    Lucas

    Sim, é recíproco. O presidente apoia o partido, e em troca o partido apoia o presidente. O Lula apoia o Sarney, o Sarney apoia o Lula, a Dilma apoia o Sérgio Cabral, e o Cabral apoia a Dilma (e antes que digam que sou anti-PT, lembro que o PSDB fez a mesma coisa quando no poder). Ou seja, como disse antes, uma versão moderna da política dos governadores.

    Bruno

    Engraçado que sua crítica ao Collor foi à insignificância de seu partido, e não a seu tino natural à corrupção.

    Sergio F Castro

    Concordo inteiramente Marcelo, com o PSDB a empresa estatal onde trabalhava (e era feliz) a Embratel, foi privatizada e eu demitido, passei em outro concurso, com o PT as privatizações praticamente cessaram e eu mantive meu trabalho, isto, para mim, torna a diferença entre os dois INFINITAS!!!!!!!!!

fafa

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – o ranking da corrupção no Brasil foi o seguinte, medido pela quantidade de políticos cassados por corrupção desde 2000:

1º) DEM (69);
2º) PMDB (66);
3º) PSDB (58);
4º) PP (26)
5º) PTB (24);
6º) PDT (23);
7º) PR (17);
8º) PPS (14);
9º) PT (10);
10º) PV, PHS, PRONA, PRP (1).

Dos 623 que foram cassados, quatro eram governadores e vices: Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba, mantido no cargo por força de liminar do TSE. Os demais são senadores e suplentes (seis), deputados federais (oito), deputados distritais (13), prefeitos e vices (508) e vereadores (84).

De acordo com a pesquisa, o DEM é o partido que lidera o ranking (69), reunindo 20,4% dos políticos cassados. O PMDB (66) aparece logo depois, seguido por PSDB (58), PP (26), PTB (24), PDT (23), PR (17), PPS (14) e PT (10). Na última posição está o PV (1), empatado com PHS, Prona e PRP.

    Marcelo de Matos

    Gostei Fafa. Você mostrou, de fato, a diferença entre os partidos.

    Francelino

    Logo, vê-se que tem mesmo diferença.

    Rubem Milet

    Precisa falar mais alguma coisa….

    yacov

    Fafa, tem muita gente aqui que vai dizer: Nossa!!! EUNÂOSABIA!!!! PT e PSDB são tão iguais quanto água e cachaça, meus amigos. Parem de falar asnerias e voltem para o Blog do TIO reynaldo, trollzada inútil da peste.

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Jr.

    Olha só… Cadê o ser metamórfico que vem trollar aqui pra comentar isso?

    Daniel

    Jr., o metamórfico troll já se manifestou. Vai no comentário aí de cima… Agora o novo codinome da Leporace-Eunãosabia-George-Conservador-Josaphat é PetistaModerno… O decrépito só não muda o ctrl+c ctrl+v das asneiras, nem o jeito manjado de escrever….

    Leider_Lincoln

    Eu tenho o e-mail dele. Quer?

    Petista Moderno

    Mas nós vamos chegar lá!!!

    Daniel

    Jr. o metamórfico apareceu. tá nesse coment aí em cima.

    Edfg.

    hahaha… perfeito o comentário.

    edv

    Se levar em conta que o PT é o segundo ou terceiro maior partido, a proporção fica menor ainda…
    Notando que o PMDB é bem maior do que o PSDB, DEM, PP, PTB, etc., a coisa fica mais feia para estes últimos.

Rato

O grande problema do texto é considerar uma exceção como regra. Uma falácia ridícula para tentar denegrir o PT como um todo por um erro pontual.

jaime

A diferença entre PT e PSDB ainda é o grau de entreguismo do patrimônio público; mas essa diferença está se diluindo, na medida em que a dívida pública "obriga" as Parcerias Público Privadas. Mais ou menos como "comer o mingau quente pelas bordas".

    Evandro

    Exato. A diferença é cada vez menos qualitativa e cada vez mais quantitativa.

    Francelino

    PPPs que, pelo que vejo, vão ser engavetadas, vide o fato de que o setor privado não quer investir mais que 5% do total de cada uma dessas Parcerias. Se é pra "investir" com dinheiro de bala, melhor que seja 100% estatal. Pelo menos os preços serão justos, não visando única e exclusivamente o lucro.

Deixe seu comentário

Leia também