VIOMUNDO

Diário da Resistência


Denúncias

Marcelo Zero: O ódio irracional a Lula chega aos jogos infantis


19/09/2012 - 14h38

O Exterminador do Passado

por Marcelo Zero

Lula terminou seus oito anos de mandato com um nível estratosférico de popularidade, 81%, uma verdadeira façanha política, inédita no Brasil.

Fez por merecer. Em seu governo, o país cresceu bem mais que nos períodos históricos recentes. Foram gerados cerca de 15 milhões de empregos formais, o salário mínimo aumentou 58,4% e houve substancial distribuição de renda. Cerca de 20 milhões de brasileiros saíram da miséria extrema, e outros 33 milhões passaram a consumir bens antes restritos a nossa pequena classe média tradicional.

Ampliaram-se significativamente as oportunidades ofertadas aos que antes eram excluídos. Em agudo contraste com o período anterior, deixamos de depender do FMI e nos tornamos credores dessa instituição. Acumulamos reservas que nos permitem pagar toda a nossa dívida externa e nos dão certa tranquilidade, na atual crise internacional. Lula entregou a sua sucessora um país mais justo e mais forte.

A imensa maioria da população reconheceu essas inegáveis e amplas melhorias e recompensou Lula com índices muito elevados de popularidade. Infelizmente, o mesmo não aconteceu com seu antecessor.

Após assumir o governo com níveis altos de aceitação, graças aos efeitos distributivos de curto prazo do Plano Real, FHC terminou seus oitos anos de mandato com minguados 37% de popularidade. Fez também por merecer, ou desmerecer. Entregou ao seu sucessor um país quase quebrado.

Entretanto, isso não o impediu de, recentemente, escrever um artigo acusando Lula de deixar uma “herança pesada para Dilma”. Qualquer semelhança com o mecanismo psicológico da transferência não é mera coincidência. A presidenta divulgou nota pondo as coisas em sua real perspectiva e, por sua vez, acusou FHC de tentar reescrever a história com ressentimento.

Reescrever a história, eis aí uma atividade em que os setores conservadores estão se esmerando. Com efeito, a julgar pelo que líamos ou ainda lemos sobre o governo Lula nos meios conservadores e dominantes do país, esse período foi o pior da história do Brasil. Nem mesmo a ditadura, perdão, a “ditabranda”, teria produzido, segundo essa ótica distorcida e alienada, resultados tão desastrosos. Os 81% seriam resultado de estupidez coletiva.

Mas não basta reescrever a história. Parece que há também tentativas de simplesmente apagá-la.

Descobri isso de modo surpreendente, brincando com um inocente joguinho para crianças, bastante popular na internet e com presença ubíqua em tablets, smartphones e computadores. Trata-se do Akinator. Nesse jogo, as crianças respondem às perguntas dirigidas de um “gênio da lâmpada”, que acaba, dessa forma, “adivinhando” os personagens famosos nos quais elas estão pensando.

Normalmente, as crianças pensam em personagens fictícios, como heróis de histórias em quadrinhos. Ao final de algumas perguntas, o “gênio”, por um processo de eliminação simples, acaba adivinhando o personagem, que aparece numa imagem. A gurizada acha o máximo.

No entanto, apurei que há personagens reais no banco de dados do jogo, inclusive políticos e personagens históricos. Por curiosidade, induzi o “gênio” a “adivinhar” o Lula. Porém, ao final das perguntas, em vez de aparecer o nome e a imagem do ex-presidente, fui brindado com a seguinte mensagem: “Sei o que (sic!) você está pensando, mas acho que as crianças não devem jogá-lo”.  Levei um susto. Mas como o jogo estava com a opção de proteção infantil ativada, pensei que tal proibição aplicava-se também a outros políticos e personagens reais.

Tentei, então, FHC. Para minha surpresa, o “gênio” mostrou o nome e a imagem sorridente do ex-presidente. Tentei Sarney. Tudo certo, nenhuma restrição. Fiz a experiência com Demóstenes Torres, recentemente cassado. Tudo bem, lá apareceu ele. Resolvi “pegar pesado”. Tentei Mussolini, Hitler e Stálin. Nenhum problema, surgiram todos.

Fiquei estupefato. Os beócios que fizeram a versão brasileira do jogo acham que as crianças do país podem saber quem foram FHC, Sarney, Demóstenes e até mesmo Hitler, Stálin e Mussolini, mas não podem ter conhecimento do Lula. Não devem “jogá-lo”, como dizem autoritariamente em seu péssimo português. Inacreditável.

O gozado é que, quando o joguinho é jogado sem a proteção infantil, o nome de Lula aparece, mas em letras pequenas e sem nenhuma imagem, ao contrário dos outros políticos e personagens aqui mencionados. Qualquer semelhança com a técnica stalinista de apagar as fotografias de desafetos não é mera coincidência.

Parece bobagem, mas não é. Se o ódio irracional a Lula chegou até mesmo a inocentes jogos para crianças, é porque a coisa é muito séria.

Pode-se, é claro, gostar ou não de Lula. Mas querer negar as óbvias realizações de seu governo, ou ainda pior, impedir que seu nome e imagem sejam divulgados, é mais do que alienação. É mais do que revisionismo histórico. É demência política perigosa. Essa demência, nos mostra a História, geralmente conduz aos regimes autoritários e à violência política. Será que é essa a aposta dos que cultivam o ódio a Lula e ao PT?

Brigar com a realidade é muito ruim. Deixar-se levar por ódios e ressentimentos, também. E tentar exterminar o passado e a História, como parecem querer os programadores brasileiros do Akinator, a Veja e outros, é pior ainda. Com toda certeza, isso não dará um futuro melhor às crianças brasileiras. Afinal, quem apaga o passado extermina o futuro.

Me pergunto se o Akinator é popular no Supremo. Espero que não.

*Marcelo Zero, sociólogo, é assessor da bancada do PT no Senado Federal

Leia também:

Dalmo Dallari: A Constituição ignorada

Rui Martins: Governo Dilma financia a direita

Requião: Não me arrependo de ter extinto a publicidade oficial

Maria Rita Kehl: Retórica de Alckmin é a da ditadura

Safatle: O conservadorismo filho bastardo do lulismo





39 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marcus

20 de setembro de 2012 às 17h55

Pra mim foi pior: o programa perguntou se era presidente e eu disse sim. Perguntou se já matou alguém. Que eu saiba, não há ex-presidentes assassinos no Brasil. Então respondi sim e, depois de algumas outras perguntas, chegou ao nome de Lula, sem foto. Quem será que o Lula matou?

Responder

Fabio SP

20 de setembro de 2012 às 13h36

Vai ver que é por isso que o Haddad não sobe nas pesquisas!!!!

Responder

    Valdeci Elias

    20 de setembro de 2012 às 14h10

    Ele sobe, só não é divulgado.

francisco de paula leite

20 de setembro de 2012 às 13h26

O que acabei de ler não é uma surpresa e muito menos algo que possa me indignar. Tenho medo do que ainda não lí e do que ainda não sei e nem posso intuir com o estoque de conhecimento periférico que tenho.

Assitia a TV Justiça e via o ministro JB irado com o mundo. Fuzilando tudo e a todos e passei a passar mal. Deduzi daí que: O grande JB irá por meios transversais revogar a lei da anistia, aquela, “ampla, geral e irrestrita” e vai cassar Lula, Dilma, o dono deste Blog, o ilustre Marcelo Zero e tantos outros brasileiros que fazem parte do universo beneficiado pela política distributivista de Lula e Dilma.

Nossos inimigos mais cruéis se comprazem em financiar a globo e toda a mídia golpista que PHAmorim denomina de PIG. E estes inimigos estão no governo, elaborando plano de mídia para provar que globo e seus iguais é que multiplica a informação.” É o grande canal para chegar aqui na cidade de São Julião no Estado do Piauí.”

O que fazemos caros companheiros? Mostramos nossa indignação com a apatia de nosso governo que tem o poder de combater a folha, a globo e todos estes picaretas da direita golpista e ao invés de faze-lo, patrocinam-no!

Responder

gilberto silva

20 de setembro de 2012 às 13h15

Fui jogar esta porcaria e realmente deu isso ai que o Marcelo falou…tem que processar esta porcaria de criador de games.

Responder

Enio Rodrigo

20 de setembro de 2012 às 13h10

Mandei um email para a empresa ([email protected]) questionando sobre o assunto.
A resposta está abaixo:
“Hello,

I’m the Marketing Manager at Elokence, the company who has created and publishes Akinator.

We inform you that the children filter is an automatic process, which takes into consideration, among other things, if the character has a picture or not. And in your case, the character doesn’t have a picture.

I hope my answer will suit you.
Best regards,

Jérôme Soreau | Sales and Marketing Manager”

Responder

    Enio Rodrigo

    20 de setembro de 2012 às 13h16

    Enviei a seguinte resposta também:
    Hello Mr. Soreau, thank you for your attention.
    If the problem is just lack of a picture, I could suggest the one is on Wikipedia (it’s Creative Common: ) or the photogallery from the Instituto Lula (http://www.institutolula.org/galerias/galerias1396/).
    Best regards

    Elias

    20 de setembro de 2012 às 14h00

    Admiro a sua perocupação, Enio, mas pela resposta que Jérôme lhe mandou não me parece que ele vá buscar a foto de Lula aonde você recomendou. Ou você acha mesmo que Jérôme conhece mais Demóstones Torres do que Lula?

Bruno

20 de setembro de 2012 às 12h50

Isso è curioso:
O seu personagem trabalha para a globo?
O seu personagem trabalha para um canal de televisáo?

E isso é mais curioso:
O seu personagem tem bigode?
Tem barbar?
Raspou a cabeça?

Estão batendo por todos os lados.

Responder

Jairo Fernando

20 de setembro de 2012 às 11h41

Joguei o jogo, com minha idade atual, mostra a resposta: Lula, ex-presidente do Brasil, mas NÃO MOSTRA FOTO DO MESMO.
Com FHC (cabelos prateados, rs) tem uma linda foto do ex-presidente, sorrindo.
ESSE AKINATOR:
http://pt.akinator.com/personnages/propose
É para PC, primeira resposta na pesquisa do Google. Eu mandei mensagem solicitando que a resposta para Lula também fosse acompanhada de foto. Tentar não faz mal, ainda mais se muitas pessoas fizerem o mesmo.

Responder

    Elias

    20 de setembro de 2012 às 13h39

    Jairo:

    O texto sobre Lula aparece no modo adulto, que você usou, mas tem um absurdo que você esqueceu. No modo infantil, Lula sequer é mencionado. Inclusive vem com um alerta: “Sei o que (sic!) você está pensando, mas acho que as crianças não devem jogá-lo”. Por isso, acho ingênua sua proposta de “solicitar” foto de Lula ao Akinator, sinto dizer que é uma proposta furada. Melhor é mandar esse Akinator à PQP, porque é bem possível que esse joguinho vai empoeirar nas prateleiras das lojas em que é vendido.

    Jairo Fernando

    21 de setembro de 2012 às 18h17

    Na verdade, vi este absurdo também, jogando com idade fictícia de 12 anos.
    Apontar este erro e boicotar o programa (eu respondo ao final que errou, todas as vezes)

Jose Mario HRP

20 de setembro de 2012 às 09h26

Estão querendo inviabilizar uma possivel volta de Lula a presidencia( só não volta se não quiser) com as mesmas táticas de 2005!
Se nós do povo, socialistas , democratas não nos mobilizarmos essa raça ruim direitista vai ganhar força na sua sanha e lavagem cerebral através da PIG e do boato falso!
Alerta máximo quando Veja e outras mer……lançarem suas safadezas !!!!

Responder

Antonio Marcos

20 de setembro de 2012 às 01h46

Entrei no jogo e confirmei que realmente eles fazem boicote ao Lula…
Eles perseguem o Lula do mesmo jeito que os nazistas fizeram com os Judeus, é um absurdo, até em jogos infantis estes nazistas estão apagando a imagem do Lula para as crianças.
A perseguição ao Lula chegue a ser doentio pelos reacionários brasileiros.
Isso tem que chegar ao conhecimento do Governo, é ridículo manipular até crianças para q elas não tenham conhecimento sobre o Lula.

Isso daria uma boa reportagem para a Record .

Responder

Marcos AC Lopes

20 de setembro de 2012 às 01h05

Parece que o PT está acordando. Jorge Viana já denunciou a tentativa de “apagar” o PT e o Lula.Espero que os deputados petistas também se mobilizem. A Dilma também não pode ignorar o golpe em curso.Caso contrário, o Paraguai e Honduras serão aqui, com a conivência e empenho do Judiciário e apoio explícito da mídia conservadora.

Responder

Rafael

19 de setembro de 2012 às 23h35

Fiz dezenas de testes com vários personagens, inclusive ditadores e bandidos famosos, nas linguagens “inglês, francês, italiano, espanhol”. Me inscrevi como tendo 25 anos e também como tendo 13 anos. Em todos apareceram as fotos dos personagens pesquisados, inclusive Marcola, Fernandinho Beira-Mar, Bin Laden… Inclusive Lula, FHC, Serra… Entretanto quando se usa o português como linguagem me inscrevendo como jogador de 25 anos, apenas os personagens Lula e Marcola estavam com os links das respectivas fotos quebrados e as fotos foram sabotadas/boicotadas. Jogando como pessoa de 13 anos a coisa piorou pois, conforme mostrou o artigo acima, o gênio Akinator de um jeito professoral escreve num português sofrível: “ADIVINHEI CERTO MAIS UMA VEZ. EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO, MAS EU ACREDITO QUE AS CRIANÇAS NÃO DEVEM JOGÁ-LO”. Lembro bem que em todas as outras linguagens todos os personagens aparecem com as fotos, você jogando como adulto ou como criança. Mas em português Lula e Marcola foram totalmente sabotados, embora até o Fernandinho Beira-Mar apareça com foto para adulto e criança. Lembro ainda que LULA e MARCOLA SÃO OS DOIS MAIS ODIADOS PERSONAGENS NA VIDA REAL PELA DEMOTUCANALHA PAULISTA. Portanto aí se prova que o autor está certíssimo em sua análise e Lula está sofrendo um grande preconceito, chegando talvez ao nível de calúnia ou injúria pela frase dirigida às crianças brasileiras. Eu acho que os advogados do Lula, ou algum promotor público que defenda a lei contra o preconceito, deveriam investigar o assunto. Interessante que para as demais linguagens voltadas para os demais países do mundo, onde Lula é tratado como um grande estadista humanista, a demotucanalha não se atreve a tal crime contra a honra.

Responder

joselitus_maximus

19 de setembro de 2012 às 22h17

Acabei de testar a versão web.

Botei a idade como 7 anos.

Em Inglês adivinhou o Lula.

Em Português, a tal mensagem: “Sei o que você está pensando, mas acho que as crianças não devem jogá-lo”.

( Screenshot: )

Putzgrila!

Responder

Julio Silveira

19 de setembro de 2012 às 20h49

Não há como discordar, o Lula sofre preconceito de uma elite torpe que costuma usar critérios complexos onde geralmente os seus ficam imunes da vitimização. Mas propria cidadania tem nuances de preconceito, mas nesses casos são por que são doutrinadas para ser. Isso vem de cima para baixo como uma onda e contamina até os mais precavidos. Também não deixa de ser verdade um certo coitadismo vindo de muitos que deveriam impor o respeito, e nada fazem a não ser implorár por ele, as vezes de forma subserviente.
Não se mudam maus habitos centenarios em adultos, habitos adquiridos muitas vezes na infancia, com suplicas. Quem tem poder, quem conhece com o que lida e age dessa forma pede para ser desrespeitado, e ainda mais vitimado. Esse é um aspecto que eu admirava no mestre Brizza, que sabia impor respeito.

Responder

rodrigo

19 de setembro de 2012 às 20h21

Cultura nerd…
Nos grandes jogos on-line há tempos existem marqueteiros tentando influir na orientação política dos jogadores. A faixa etária nesses jogos vai da adolescência a mais de trinta anos.

Responder

Fabio Passos

19 de setembro de 2012 às 20h15

É fato: preconceito de classe e racismo são as razões do ódio ao Lula.

E o PiG é o principal responsável por incitar este ódio.

Responder

    Liz Almeida

    20 de setembro de 2012 às 00h15

    Preconceito de classe e de origem… não é racismo, pois o Lula é branco.

    Sempre digo, Lula só se elegeu porque é branco. Um nordestino, metalúrgico, sem um dedo, e ainda por cima negro, seria demais para a pior elite do mundo e os golpistas, eles travariam uma guerra civil no Brasil.

    Francisco

    20 de setembro de 2012 às 11h21

    Há um erro clássico em seu comentário. Lula não é branco.

Cícero

19 de setembro de 2012 às 19h00

Realmente acontece isso mesmo. Joguei aqui e não aparece a foto do LULA. De todos os outros que tentei apareceu a foto. Meu Deus! Onde vamos parar?…

Responder

Maria do Socorro

19 de setembro de 2012 às 16h34

Isto é mentira, o jogo é normal.Esta é mais uma tentativa para intrigar os brasileiros e faze-los acreditar que existe uma ação deliberada contra o PT. O PT se autoimplodiu e estas mentiras só reforçam o que já sabemos.Este partido não é democrático e se uniu com o que tinha de pior na política brasileira para impor aqui um regime chavista de força, medo e opressão. Ainda bem que o poder judiciário não se rendeu.

Responder

    Ildefonso Murillo Seul Batista

    19 de setembro de 2012 às 19h09

    Cara Socorro.

    Primeiro eu lhe pergunto. Vc diz que o jogo “é normal”? Vc andou jogando esse jogo? Não tem o que fazer, não?

    Em segundo. Porque vc diz que “Isto é uma mentira, o jogo é normal.”?
    Vc não considera a possibilidade de um lote da produção do jogo ter saído de uma forma e outro ser o que vc jogou? Por que vc acha que o Marcelo inventaria uma mentira sobre esse jogo idiota que ele deve ter utilizado por acaso?

    Vc acha que é “normal” também o MPF (Ministério Publico Federal) colocar uma pagina no seu site dirigido ao publico infantil explicando o tal do mensalão?
    http://oglobo.globo.com/pais/mp-lanca-pagina-explicando-mensalao-para-criancas-5677419

    E isso virar noticia no portal da Globo é “normal”?

    Seria também “normal” a maior rede de televisão do país fazer uma campanha estrondosa para pressionar a Suprema Corte a realizar um esforço concentrado para julgar a AP 470 antes das eleições deixando de lado milhares de processos de interesse geral em segundo plano?
    Será que vc é apenas incauta e desinformada ou é apenas “normal”?

Júlio De Bem

19 de setembro de 2012 às 15h50

Bueno eu joguei o jogo online. Nao mostra foto de ninguém e aparece o nome do Lula. Obvio que foi o akinator original, pra pc. Não sei o do app pra android. Sei la se é o mesmo criador ou apenas copiou

Responder

    Marcelo

    19 de setembro de 2012 às 18h17

    O jogo tem de ser jogado com o modo de proteção infantil ativado. Isso está claro no artigo.

jandui

19 de setembro de 2012 às 15h30

Acabei de jogar.

A resposta foi:

Eu acho que
Lula
ex-presidente do Brasil

E ainda informa que o personagem já foi jogado 39191 vezes.

Algo errado aí.

Responder

    Marcelo Zero

    19 de setembro de 2012 às 15h50

    Você tem de jogar com o modo de proteção infantil ativado.

    Paulo

    19 de setembro de 2012 às 20h56

    Vai ver você colocou dicas para que o akinator achasse um Deus e ele não entendeu que era só o Lula! Tem que ligar para para os programadores e analistas e solicitar (exigir mesmo) que os próprios atualizem o perfil de Lula com a característica divina que até a Marta Suplicy já atribui a ele.

    luiz reis

    20 de setembro de 2012 às 12h22

    vai caçar o batman, filho!

Fábio

19 de setembro de 2012 às 15h03

A guerra de quarta geração foi idealizada na década de 60 e nela, os alvos deixam de ser os bunkers, como na guerra convencional; as mentes também sairam da mira, assim como estavam na guerra fria. O alvo agora é o sistema límbico, onde se constituem as nossas formas de sentir as coisas do mundo e o mundo. “Sentir” sobre o qual elaboramos nosso pensar. Não existem mais jogos, filmes, livros ou brinquedos inocentes. Todos estão no arsenal desses estrategistas. Escolher o que pensam a partir da construção do que sentem. E quem tenta sair do sistema, pode ficar como cachorro a correr atras do rabo.

Responder

cid elias

19 de setembro de 2012 às 15h02

O bagulho eh doido, valha-me Deus! Os cabras tão se superando…e a caravana passa.

Responder

Jorge Viana: “Tem eleição e tem uma ação deliberada da elite brasileira contra o PT” « Viomundo – O que você não vê na mídia

19 de setembro de 2012 às 14h55

[…] Marcelo Zero: O ódio irracional a Lula chega aos jogos infantis […]

Responder

Jairo Beraldo

19 de setembro de 2012 às 14h46

Eu sou o caso clássico de quem ama Lula, não despreza o PT, mas sim a grande maioria de seus quadros. E a Dilma, está me fazendo colocá-la na mesma gaveta,onde coloquei petistas que admirava(Mercadante, Genoíno, Greenhalgh, Suplicy, Pedro Wilson, Paulo Garcia, Rubens Otoni, etc.), que é a do desprezo.

Responder

    Wagner

    19 de setembro de 2012 às 20h05

    Somos dois.

    PS: do Greenhalg nem a mãe gosta.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding