Manifestantes do 12 de abril têm grande confiança em Sheherazade, acreditam que Lulinha é sócio da Friboi e que PT quer comunismo

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-04-14 às 16.47.13
Captura de Tela 2015-04-14 às 16.48.22

Captura de Tela 2015-04-14 às 17.42.15

Captura de Tela 2015-04-14 às 17.42.28

Captura de Tela 2015-04-14 às 17.47.31

Captura de Tela 2015-04-14 às 17.47.48

Da Redação

Uma pesquisa coordenada pelos professores Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo, e Esther Solano, da Unifesp, revelou alguns dados relevantes sobre os manifestantes que participaram do protesto pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff no 12 de abril na avenida Paulista.

A pesquisa ouviu 571 pessoas maiores de 16 anos de idade.

Os quadros acima mostram que a maioria acredita que o Partido dos Trabalhadores quer implantar um regime comunista no Brasil, que o filho de Lula é sócio do frigorífico Friboi, que o Foro de São Paulo quer implantar uma ditadura bolivariana no País, que o Bolsa Família financia preguiçosos e que as cotas nas universidades geram mais racismo.

Cruze isso com os comentaristas mais confiáveis pelos entrevistados e você vai entender o motivo de tamanho analfabetismo político: Raquel Sheherazade, do SBT e da rádio Jovem Pan, é aquela na qual os entrevistados mais confiam, seguida de Reinaldo Azevedo e, pasmem, Paulo Henrique Amorim!

William Bonner bate José Luiz Datena, que por sua vez derrota por um pescoço o guru da extrema-direita brasileira, Olavo de Carvalho.

As frases acima, todas falsas, são frequentemente disseminadas pela direita nas redes sociais.

Dentre os políticos, os tucanos Geraldo Alckmin e Aécio Neves lideram, seguidos por Jair Bolsonaro.

A revista Veja, obviamente, é a que merece mais confiança dos entrevistados.

Na modesta opinião do Viomundo, tal estado de coisas se deve ao fracasso do PT e dos governos Lula e Dilma na adoção de políticas públicas para democratizar a mídia e na falta de regulação da mídia eletrônica. Ou seja, a grande maioria dos brasileiros continua consumindo lixo reprocessado nas redes sociais.

Leia também:

Em Belo Horizonte, 56% dizem que nordestinos têm menos “consciência política” ao votar


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pascoal do Vale

“Na modesta opinião do Viomundo, tal estado de coisas se deve ao fracasso do PT e dos governos Lula e Dilma na adoção de políticas públicas para democratizar a mídia e na falta de regulação da mídia eletrônica. Ou seja, a grande maioria dos brasileiros continua consumindo lixo reprocessado nas redes sociais”.
Em outras palavras, a “democratização da mídia” e a “regulação a mídia eletrônica” faria com que a grande maioria dos brasileiros deixasse de consumir “lixo reprocessado nas redes sociais”, o que a livraria do “analfabetismo político” deixando de acreditar que o PT quer:
1-implantar um regime comunista no Brasil, e sim um regime de bem-estar social nos moldes de Cuba e Coreia do Norte;
2-que o filho de Lula é sócio do frigorífico Friboi, e sim um Ronaldinho dos negócios: obteve um lucro fabuloso com a venda da Gamecorp pouco tempo depois de tê-la criado. O fato de isso ter acontecido no primeiro ano do governo do seu pai é mero detalhe
3-que o Foro de São Paulo quer implantar uma ditadura bolivariana no País, Que absurdo. Apesar de reunir mais de uma centena de partidos legais e várias organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à indústria dos sequestros, como as Farc e o MIR chileno, todas empenhadas numa articulação estratégica comum e na busca de vantagens mútuas, que significa a hegemonia da esquerda na América Latina, e a paz e o bem-estar socialista para a região.
4-que o Bolsa Família financia preguiçosos. Coisa de direitista idiota, que não reconhece que 50 milhões de brasileiros passaram a classe média – aquela classe que a Marilena Chauí odeia. Ué, mas ¼ dos brasileiros ainda dependem deste benefício. E daí que os 2 números são contraditórios? Ora, não questione e deixe de ser chato.

Rpepino

Vejam como são lunáticos os coxinhas:

1) Acreditam que o PT e as FARC são amigos, só porque as FARC participavam do foro de São Paulo, porque Lula acolheu Oliverio Medina e porque o comandante Manuel Marandula estava no conselho editorial da revista “America Libre”;

2) Vêem ligação entre o discurso de Lula para Stédile pôr o exército dele na rua, e a ata do foro de São Paulo de 2007 que diz que os movimentos sociais devem defender as conquistas da “revolução”;

3) Acham que a regulação da mídia vai levar a uma mídia submissa, como na Venezuela. Dizem que isto é agenda do foro de São Paulo;

4) Acham que “estrela vermelha” pertence à simbologia do comunismo, do mesmo modo que a foice e o martelo!

5) Acham que o MST é um movimento comunista, só porque Stédile dá cursos de marxismo-leninismo pela America Latina.

É muito analfabetismo político, não acham?????

Mauro

Estamos vivenciando a FALÊNCIA TOTAL E ACELERADA da informação e conscientização da classe média.
É deprimente saber disso. Lamentável. Nem Jesus salva uma pessoa que tem essa fascista como referência.

olivires

se eles confiam no paulo henrique amorim, porque não param um segundo para ler o que ele escreve no seu blog?

acho que só confiam nas amenidades que ele fala no programa dominical da record.

Rogério Maestri

As pessoas acreditam naquilo que lhes é conveniente, parem de filosofar, quanto mais personalista e narcisista é uma classe social, o ouvido é seletivo, só ouve o que quer!

Henrique Dasilva

Confiança em Sheirazado!… evidente que a pesquisa foi feita num ambiente totalmente anti-petistas!

Homero Mattos Jr.

“LULA não só é o verdadeiro dono da JBS, da Friboi e da vaquinha Mococa (através do laranja do seu filho) como também adquiriu todas as cabeças disponíveis na Índia, incluindo as vacas sagradas, pagando a vista (com cheque da laranja de sua mulher) e nesse momento providencia, junto à Lusitana, a transferência desse gado adquirido na Índia para sua fazenda Ponderosa, em Nevada (adquirida junto a viúva de Little Joe, com o que restou do ouro enviado por Havana através da revista Veja). Como se já não fosse suficiente o novo e voraz pecuarista está em tratativas com o presidente Obama para aquisição da estátua de Touro Sentado e a “Charging Bull” da Bowling Green, para enfeitarem sua fazenda em Nevada.
Esse Lula e seus lulinhas são uns touros na retaguarda dos bobos da corte que infestam as cercanias da Big House no Brasil.”

    Mário SF Alves

    Eheheh… esqueceu de uma coisa, aliás a mais importante: que o Lula tá comprando a Casa Branca, que pagou à vista, em ouro da privatização da CVRD, e que deve se mudar pra lá em poucos dias.
    Ah, dizem também que ele está em tratativas para comprar Nova York inteirinha. E que assim que este negócio for resolvido ele vai reabilitar o movimento OccupeWallStreet, que é contra o modelo capitalista norte-americano que concentra toda a riqueza do povo dos EE.UU. nas mãos de apenas 1% da população, constituída de trilionários, bilionários, milionários e riquíssimos muito ricos.

FrancoAtirador

.
.
Observe-se que os Muares Fascistas
.
só conhecem âncoras de Televisão
.
e as Çelebridades do Detrito Fétido.
.
.

    Mário SF Alves

    Tá. Mas que orientação ou quais perguntas deveriam ter sido feitas àquela mulher que assinou o requerimento da TFP?

Rpepino

E ainda acreditam que o PT é amigo das FARC!!!!! Só que porque as FARC participavam do foro de São Paulo, porque Lula protegeu Oliverio Medina e porque o Comandante Manuel Marulanda estava no conselho editorial da revista “America Libre”. Santa Ignorância!!!

    Mário SF Alves

    Esse PT…humm… ainda bem que dizem que “o coração possui razões que a própria razão desconhece”. Deve ser isso.
    Nada de geopolítica, nada de política defensiva, nada de nada que possa caracterizar ou inserir-se numa política de grandes causas… deve ser isso.
    Enquanto isso… provas, fatos que são bons mesmo, nada. É… esse vale tudo [só] contra o PT acabou se transformando nessa aberração: domínio do fato contra o PT… ainda que… inexista a p()rr@ do fato.

Lukas

PHA melhor avaliado que o Bonner. Alguém precisa urgentemente divulgar o Conversa Afiada na Globo…rs

Almir

Eu quero ver a cara desses coxinhas, quando estiverem trabalhando 5 horas a mais, pra ganhar 40% a menos, sem poder tirar férias, com medo de perder o lugar pra outro terceirizado. Aí eles vão saber quem são os desinformados.

    Objete

    Matou a pau Almir

jose ignacio

se perguntarem pra um petista se confiam na Dilma e/ou no Lula, com certeza ele vai falar que confia… se perguntarem se o mensalão realmente existiu, ele vai dizer que não existiu, que a operação lava-jato é mentirosa, ele vai concordar e por ai afora… a ignorância não perdoa partidos nem partidários… isso é povo, e quem souber manipulá-lo vai levar a melhor…

José

Pelo jeito os zumbis saíram da tumba, mas Bolsonaro continua no armário. Eu tenho nojo de viver no mesmo país de gente tão ignorante… temo pela segurança da sociedade com gente tão doida assim a solta.

marcio ramos

Concordo. E a Roussef continua pagando pra apanhar. Discorda?

abolicionista

Esse medo que a elite tem do comunismo tem uma explicação: grande parte dessa gente podre e hipócrita no fundo sabe que mereceria ter a cabeça cortada. Feliz do país que teve sua Revolução Francesa.

Armando

muito bom
e ainda saber q a idade média das pessoas q foram a Paulista era de 41 anos!!!!!!!!!!!!!!!
uau
classe média mesmo e ainda por cima, envelhecida e muito
espero as próximas manifestações
e a parada gay tb
vai se uma boa comparaçāo entre o festival de coxinhas a paulista e os gays do Brasil

abolicionista

O Brasil está se tornando um país de imbecis. Há os imbecis de direita e os de esquerda. A diferença é que os de direita realmente podem cumprir suas ameaças.

    Mário SF Alves

    Sem querer te comprometer, prezado abo, mas… qual o perfil político dos integrantes dessa tribo aí dos imbecis de esquerda?

    Tenho aversão a fofoca, mas vou abrir uma exceção: pode ao menos dizer as iniciais…?

    abolicionista

    Caro Mário, eles estão agrupados sob várias siglas. Aliás, essas siglas não cansam de nos enganar…

Heloísa Coellho

ATENÇÃO!!!!!!!!!! Caiu a possibilidade de o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás terceirizarem a área-fim. Foi bom. Mas pensem bem agora: essas empresas públicas vão competir com o Itaú, Bradesco, Satander, HSBC (o do Swissleaks), Chevron, Esso etc., que pelo famigerado PL 4.300-A/2004 poderão terceirizar sua área-fim, economizando uma fortuna e ocasionando uma concorrência desproporcional com as estatais. Calcula-se que os terceirizados ganharão 60% dos empregados efetivos e diretos. A terceirização na área-fim tem que cair então também para as empresas privadas. Vamos divulgar isso com urgência, para acompanhar o comportamento dos deputados e partidos políticos, na Câmara dos Deputados. Na minha opinião, quem votar a favor da terceirização na área-fim é INIMIGO dos trabalhadores e do povo brasileiro, deve ser denunciado nas redes sociais e ser boicotado nas próximas eleições.

Almir

Eu quero ver a cara dos coxinhas trabalhando 5 horas a mais, pra ganhar 40% a menos, sem poder tirar férias, com medo de perder o lugar pra outro terceirizado. É nisso que dá votar em neoliberal. Falta de aviso não foi.

Elder

“Com o tempo; uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma.”
Joseph Pulitzer (1847-1911)
Pois é, o cara sabia das coisas.

Arthemísia

Deve ser por isso que um dos líderes deles é o Kim Kadarshian dos trópicos.

Euler

Análise corretíssima do Viomundo: estamos diante de lobotomizados por uma mídia cretina, de péssima qualidade. E tudo isso graça à omissão e covardia do PT e do governo federal, que não quiseram enfrentar essa mídia golpista. Mesmo nos momentos em que Lula e Dilma surfavam nas ondas da popularidade e a economia caminhava bem, com pleno emprego. E os movimentos sociais e todos nós também erramos em acreditar que o PT e o governo federal tomariam a iniciativa de liderar uma campanha pela democratização da mídia. Era mais cômodo e ilusório para o governo federal continuar enchendo os bolsos dos Marinhos, Civittas e Frias com altas verbas publicitárias que nós, brasileiros, bancamos. Em troca, apanharam dia e noite sem direito de resposta. Pena que os blogueiros mais conhecidos e respeitados, quando entrevistam Dilma e Lula, não têm coragem de esfregar isso na cara deles de forma direta, sem tergiversar.

Marat

Essa é a versão moderna do samba do crioulo doido?

Manoel

A culpa é do PT mesmo Viomundo?
Jornadas de junho foram democráticas mesmo?
Em casa que falta pão……..
Como lembro de meu pai dizendo isto.

Jair de Souza

Concordo com que os governos de Lula e Dilma, assim como o PT, têm responsabilidade pelo estado de desinformação e manipulação que impera no país, já que nada, ou pouco, fizeram para levar adiante um processo de democratização dos meios de comunicação. Ainda me lembro de Dilma dizendo que a única regulamentação admissível era aquela do controle remoto. Agora ela (e lamentavelmente todo o povo trabalhador) está sofrendo as consequências de tamanha falta de visão política.

Outra coisa que também me fica clara é a falácia de que os manifestantes de direita e as máfias midiáticas são antinordestinos. Nada a ver, o que eles são, na verdade, é antipobres. A tal Sheherazade é nordestina, mas é amada por eles porque é inimiga feroz do povo humilde. Toda essa escória também ama nordestinos do tipo de Agripino Maia, Tasso Jereissati e outros de seus conterrâneos odiadores dos pobres. Até o verme Bob Freire, que havia sido escorraçado de sua terra natal (Pernambuco) só veio a encontrar guarida e proteção no seio do núcleo da reação antipovo em São Paulo.

A responsabilidade dos governos do PT não está em não ter conseguido ganhar a simpatia das camadas médias, visto que essas são tradicionalmente as mais propensas a aderir a tudo o que seja antipovo. Não por suas necessidades reais (as quais estão muito mais alinhadas com as do povo trabalhador do que com as das oligarquias), e sim em face de sua situação de indefinição, do individualismo e dos preconceitos antipovo que permeiam suas mentes. Por isso, não adianta dizer-lhes e mostrar-lhes que tudo o que se diz sobre Lulinha e Friboi é falso, eles não estão dispostos a entender a verdade. Eles querem e desejam absorver as mentiras que vão de encontro a seus preconceitos.

O erro principal dos governos do PT tem sido não democratizar a divulgação das informações de modo a garantir que aqueles que não estão impregnados pelos preconceitos já mencionados também sofressem o peso e as consequências dos bombardeios das máfias midiáticas. Dilma deveria prestar muita atenção a como sua colega da Argentina, Cristina Kirchner, enfrenta com valentia as máfias midiáticas de lá e como, com essa postura, consegue manter coesas as forças populares que mais se identificam com o processo em curso.

Para manter essa coesão e combater as mentiras das máfias midiáticas, além de não tentar ignorar a questão, o governo de Cristina faz uso do canal do Estado (TV Pública, canal 7) que, embora tenha alcance infinitamente menor que os das máfias midiáticas, dá o combate e traça as linhas da luta contra as forças antipopulares.

Leo

Verdade. O brasileiro é desinformado. Mesmo assim, considerando o “bom” uso das urnas, Dilma foi reeleita. Ou seja, a classe média, média-alta e alta são menos politizadas que a classe baixa e miserável.

J Ferreira

O que é mais degradante, além da estupidez desta gente, é saber que são os mais abastados da sociedade, portanto, com muito mais recursos financeiros e tecnológicos para se informarem.
Eu chego no alto Sertão de Pernambuco e encontro pessoas que você não esperar que tenham tantas informações e elas são absolutamente muito bem informadas. Não caem nestas baboseiras da veja e da globo. Viva a Internet bem usada.

wandeley ferraz

se social democracia faz mal a essa gente, porque eles não mudam para eua……, para serem capachos das vagas de serviços secundários….

Marat

Eu sou um dos 50 mil haitianos e ganhei uma grana preta para votar na bolivariana comunista, mas devo ressaltar que aqui há um erro bárbaro: não foram 50 mil, mas sim dois milhões de haitianos!

Marat

Outro bom sinal: não confiar no Datena;
Um dado que revela doença mental: confiam no Reinaldo Azevedo – Isso é caso de psiquiatria!
Não conhecer Jânio de Freitas é outro péssimo sinal.
Assistirem ao SBT é um sintoma de ignorância grau 3… Talvez já tenham muitos danos no cerebelo!

Marat

Os dados são muito ricos… A começar por confiar na moçoila reacionária, já nos dão um cartão de visitas de sua ignorância… Conhecem pouco Nassif e Safatle… mais um sintoma de ignorância que precisa ser curada!
Mas, embora as coisas esteja, confusas nas cabecinhas deles, parece que poucos confiam na imprensa, e isso é um alentador sinal.

Cláudio

:
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
.
Mais uns outros poemas (acrósticos) para a depenadora de tucanus:
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.
.
* * * * ************* Ley de Medios Já ! ! ! !

Heloísa Coellho

Na minha opinião, os políticos e partidos que votarem A FAVOR da terceirização na área-fim são INIMIGOS dos trabalhadores. E devem ser denunciados nas REDES SOCIAIS, e vão ser descartados nas próximas eleições.

Ed

Tenho um amigo, perito criminal da PF, que volta e meia faz postagens de assuntos políticos no grupo de whatsapp que integramos. Pensamento político à parte, o cara é boa gente. Mas suas postagens são sempre links para a galera da Veja (Mainardis pai e filho com seu blog “Antagonista”, Rodrigo Constantino, Felipe Moura Brasil etc.) ou o intragável Olavo de Carvalho. Do grupo, todos de classe média, no qual 12 ou 13 se manifestam de alguma forma sobre questões políticas, só eu e mais um temos postura favorável ao governo petista (sendo que o meu colega “petista” é geralmente bem menos incisivo em suas colocações), há um ou dois mais ou menos, e uns seis têm ódio ao PT. De vez em quando fico “brigando” sozinho contra 3 ou 4 para desmentir boatos ou derrubar falsos argumentos difundidos pela galera da Veja. Mas o que se nota é que a estratégia semiótica da mídia para colar no PT a marca da corrupção foi eficaz, e por mais que se mostre os podres dos outros partidos e das outras esferas de governo e os pontos positivos dos governos petistas, boa parte da classe média (que se julga “bem informada”) acha que o fim da corrupção se daria com a retirada do PT do governo federal. Qual seria a solução para resgatar a imagem do PT junto a esse eleitorado?

    Carlos

    Para mim só existe uma maneira…
    Democratização das mídias.

Bacellar

Os dados apontam mais pra ignorância do que conservadorismo…

    Fernando Garcia

    Caro Bacellar, quando vi aqui Viomundo o artigo “Tea Party à Brasileira”, achei que o texto ia, exatamente, fazer esta identificação que você pescou. De fato, é difícil identificar na massa, não em alguns pequenos grupos, algo como uma ideologia conservadora. É mais para uma crise de representação…

    Se olharmos para o Tea Party original, o dos EUA, o mesmo não era, em sua essência, um movimento conservador. Era apenas uma massa de pessoas descontentes, alguns que até tinham atitudes e pensamentos muito próximas da social democracia (queriam direitos sociais, sentiam que seu dinheiro era roubado para financiar guerras, etc).
    No entanto a esquerda acadêmica norte-americana não se engajou com esta população e os sindicatos estavam/estão em frangalhos. Daí o movimento foi sequestrado por grupos conservadores que, ao mesmo tempo, sequestraram o partido republicano. Foi nessa etapa que o Tea Party se tornou o que se conhece.

    É neste sentido que observadores como o Chomsky dizem claramente que a esquerda deve ser responsabilizada pelo surgimento do Tea Party. Perceba o paralelo com o que ocorre hoje no Brasil…

    Alguns classificam o MBL, Vem pra Rua, Revoltado online, como “grupelhos” de mimados… talvez, na verdade, estes grupos podem estar fazendo uma leitura da situação muito melhor que a maioria da esquerda.

    Bacellar

    Nesse sentido, nos EUA, uma parcela da responsabilidade pelo atual ideário do RP pode se atribuir à esquerda, de fato. Embora eu pense que a esquerda americana é sui generis, totalmente diferente das latino americanas ou mesmo europeias.

    Agora quanto a qualidade da análise conjuntural dos grupelhos reaças discordo totalmente, na minha opinião são análises autistas ou grosseiras. Autistas entre os que se levam à serio e grosseiras (no sentido de toscas) entre os cínicos e oportunistas.

    Qual é a estratégia em geral desses grupos? Pressão, pressão, pressão. Mais perdem essa massa acrítica de tendências social-democratas do que ganham. E em caso de eventual sucesso sequer se garantem na nova estrutura de poder.

ronaldo

Puxa vida: PHA traíra??? Kkkkkkkk………..
A “crase media” mais cheirosa realmente não é capaz de interpretrar suas ironias e senso refinado de humor!!!!
Triste.

    Véio Zuza

    Esse pessoal se orienta muito pela “telona” e PHA é figurinha carimbada há uns 40 (eu disse quarenta…) anos. Por isso impõe respeito.
    Mas que é uma boa oportunidade de “tirar uma onda” com o velhinho é!!!! Tipo: PHA, o que você acha de ser o “medalha de bronze” entre os coxinhas?
    ehehehehe

Francisco

As frases acima são todas falsas, mas o PT não nega.

Ou melhor nega, quando está faltando 30, 40 dias para a eleição.

Quando criança, minha mãe me ensinou a rezar o “Pai nosso” errado, no ensino médio um padre, professor de religião, me ensinou certo.

Quando rezo o Pai nosso, eu rezo (mesmo sabendo que é errado…) como minha mãe me ensinou.

O tempo de exposição a uma informação pesa… E MUITO…

Lukas

É evidente que o PT quer implantar o comunismo no Brasil e seus pontas-de-lança são Kátia Abreu e Joaquim Levy, só não vê quem não quer.

    Edi Passos

    Verdade, ainda correm por fora os ultra-comunistas-vermelhos-bolivarianos Alexandre Tombini, Gilberto Kassab, Armando Monteiro, José Elito Carvalho Siqueira, Helder Barbalho, Nelson Barbosa, Eliseu Padilha e, pasmem, o comunista fanático Ghilherme Afif Domingos…

    Mário SF Alves

    O curioso é que mesmo sabendo disso você, caro Lukas, ainda não conseguiu se decidir pelo único partido que se pela via institucional tem poder para romper com este singular subdesenvolvimentismo capitalista que há mais de século assola este belo, imenso e rico país.
    Vá entender.

Deixe seu comentário

Leia também