Lassance: Enquete mostra que vem chumbo grosso em 2014

Tempo de leitura: 4 min

Merval Pereira no Instituto Millenium: preparando a artilharia

24/12/2013 – Copyleft

Velha mídia quer a Presidência de presente de Natal

Enquete feita entre colunistas do mais tradicional veículo da velha mídia mostra o que eles pretendem em 2014: mandar na política e ditar a opinião pública

por Antonio Lassance, na Carta Maior 

O jornalista Ancelmo Góis fez uma enquete junto a outros colunistas do jornal O Globo para saber o que eles esperam de 2014. Merval Pereira espera que as coisas continuem ruins no ano que vem, mas acha que vão piorar. Carlos Alberto Sardenberg, Míriam Leitão e Zuenir Ventura torcem por mais protestos – “protestos vigorosos”, quer Sardenberg. Ricardo Noblat pediu a Papai Noel que dê discernimento aos brasileiros para escolher o próximo presidente da República. Se é para dar, supõe-se que é porque ainda não temos.

A enquete deixa claro o que o mais tradicional veículo da velha mídia está preparado para fazer em 2014. É o mesmo que fez em 2013: pegar carona na insatisfação popular para tentar influir decisivamente no mundo da política. Desgastar aqueles de quem não gosta para dar uma força àqueles que são seus prediletos.

A mídia que foi escorraçada das ruas e teve que mascarar as logomarcas de seus microfones quer repetir o que sempre fez em eleições presidenciais: entrar em campo e desempenhar o papel de partido de oposição.

As corporações midiáticas se organizam para, mais uma vez, interferir no resultado das eleições porque disso depende o seu negócio. De novo, entram em campo para medir forças. Já estão acostumadas a partir para o tudo ou nada. Vão testar, pela enésima vez, a quantas anda seu poder sobre a política. Disso fazem notícia e assim agem para deixar os políticos e os partidos de joelhos, estigmatizados, envergonhados e obsequiosos.

Como nos ensinou Venício Lima, uma Presidência, um Congresso e partidos achincalhados são incapazes de propor uma regulação decente da mídia, nem mesmo para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de fontes de informação, a pluralidade de opiniões e um mercado da comunicação não cartelizado.

Em 2013, as corporações midiáticas, mais uma vez, anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar. E não é que o tal do mundo não se acabou? Quando os protestos de junho tomaram as ruas, o preço do tomate tinha ido às alturas. O PIB de 2012 se tornou conhecido e seu crescimento havia sido próximo de zero. Os reservatórios estavam bem abaixo do normal e “especialistas” recomendavam rezar para que não houvesse apagão. O caso Amarildo fez derreter a quase unanimidade que havia em defesa do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (as UPPs).

Parecia que o país ia mal das pernas e que um modelo de governança estava esgotado e ruindo. Tudo levava a crer que a presidência Dilma havia entrado em um beco sem saída. Mas saiu. Ela recuperou sua popularidade, enquanto seus adversários potenciais caíram em preferência de voto e aumentaram sua rejeição.

O ano terminou melhor do que começou, para o governo e para o País. A inflação vai fechar dentro da meta. Assim deve permanecer no ano que vem, por mais que alguns analistas queiram, usando razões que a própria razão desconhece, nos fazer crer que o limite da meta é algo fora da meta (quem sabe os dicionários, no ano que vem, tragam um novo sentido para a palavra “limite”). Não houve apagão e as térmicas foram desligadas mais cedo do que se imaginava.

O crescimento do PIB, em 2014, deve ser maior do que o deste ano. Educação e saúde terão mais recursos e têm saído melhor na percepção aferida em pesquisas. O Brasil, no ano que vem, continuará com um dos maiores superávits primários do mundo, ainda mais com a entrada de novos recursos vindos da exploração do pré-sal e das concessões de infraestrutura.

Mas os pepinos continuam sendo muitos. Alguns serão particularmente difíceis de se descascar no ano que vem. Um é a ameaça de as agências de avaliação de risco rebaixarem a nota do Brasil. Outro é o descrédito das políticas de segurança pública, em todos os estados, mas respingando no Governo Federal.

O terceiro e, possivelmente, o mais explosivo, seria o mesmo de 2013: uma nova onda de aumento das tarifas de ônibus, o que tradicionalmente acontece no primeiro semestre de cada ano. A derrota do aumento do IPTU em São Paulo, na Justiça, tirou do mapa a única situação que se imaginava sob controle. O eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte é o que mais preocupa o Planalto. Se algo der errado, no ano que vem, terá como epicentro provável essas três capitais, podendo alastrar-se para as demais.

Os protestos de 2013 foram uma tempestade perfeita. Várias questões mal resolvidas e acumuladas no estresse diário dos cidadãos se transformaram em revolta nas ruas, juntando alhos e bugalhos. Imprevisíveis, tempestades perfeitas, como foram as jornadas de junho, são também difíceis de se repetirem. Difíceis, mas não impossíveis.

Basta um pequeno risco para se ter uma grande preocupação. Os três problemas mais sensíveis do momento (a percepção internacional sobre a economia do país, a segurança pública e as tarifas de ônibus) conformam a agenda prioritária do primeiro trimestre de 2014 a ser toureada diretamente pelo Palácio do Planalto. Os meses de janeiro a março de 2014 serão mais agitados do que o normal, pelo menos, na Esplanada dos Ministérios.

O trimestre seguinte, de abril a junho, será o período mais crítico. Ali se concentram as datas-base da negociação trabalhista de várias categorias; a briga de foice de muitos interesses para entrarem na pauta do esforço concentrado do Congresso; o período final do acerto das candidaturas presidenciais e estaduais; finalmente, claro, a Copa do Mundo de Futebol.

Que venha 2014. Que venha mais ousadia de todos os governos e partidos. Que venham mobilizações em favor dos mais pobres e com os mais pobres nas ruas, com suas organizações sociais, populares e seus partidos — até para que os partidos possam abrir menos a boca e mais os ouvidos. Que os brasileiros mostrem que a voz das ruas não é aquela fabricada pelas manchetes das corporações midiáticas. Que a opinião pública mostre, ao vivo e em cores, que a sua verdadeira opinião é normalmente o avesso da opinião publicada. Que venham surpresas, pois são delas que surgem as mudanças.

(*) Antonio Lassance é cientista político.

Leia também:

Advogado diz que morte de modelo tem relação com mensalão tucano


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

andré

Do esgoto a céu aberto que é a internet a pauta conservadora de extrema direita pulou para as eleições em 2010.2013 foi um ensaio, minha bola de cristal diz que em 2014, a extrema direita infiltrada (ou seria organizadora? depois dessa do
Sadenberg, colunista do Instituto Milleniun, no minimo é incentivadora) nas manifestações vai quebra o pau contando com o reforço das hostes nazi fascistas estrangeira organizadas em torcidas de futebol que vira para a copa. O que pulará do ‘fuherbook’ para a eleição? os astros me dizem que a extrema direita vai forçar a colocação da questão da ordem na pauta; querem qualquer coisa menos mais 4 anos de Dilma no governo.

Frederico

Acrescentaria ao comentário do Mineirim (sex, 27/12/2013 – 18:350):
… e um tanto abichornado.

Urbano

Tem que se ficar sempre atentos, tanto em relação à cabeça dos que fazem a oposição ao Brasil, quanto ao bumbum de bebê…

Guanabara

Azenha e equipe,

Tá rolando uma trollagem profissional por aqui. Fiquem atentos.

Abs.

    Conceição Lemes

    Obrigada, Guanabara. Feliz Ano Novo. abs

Hell Back

Também sinto que as próximas eleições serão as mais difíceis para o PT. A qualquer deslize, lá estará a oposição para avacalhar de vez com o sonho do PT ser eleito pela quarta vez consecutiva.

FrancoAtirador

.
.
Ex-Vice de Marina e, agora, um dos financiadores

da campanha eleitoral de Mariardo & Edurina,

é um dos homens mais ricos…

…do Reino Unido da Grã-Bretanha… [!?!]

29 de abril, 2012 – 11:10 (Brasília) 14:10 GMT
BBC Brasil

Lista de cem mais ricos da Grã-Bretanha tem 2 brasileiros

A lista anual das maiores fortunas da Grã-Bretanha, publicada neste domingo pelo jornal britânico The Sunday Times, traz dois brasileiros entre os cem moradores [!?!] mais ricos do país.

Antônio Luiz Seabra, de 69 anos, dono da empresa de cosméticos Natura, aparece na 35ª posição da lista, três abaixo da posição do ano passado.

O jornal estima a fortuna de Seabra em 1,8 bilhão de libras (cerca de R$ 5,7 bilhões).

O segundo nome brasileiro na lista dos cem mais ricos do país é o de Lily Safra, viúva do banqueiro Edmond Safra, morto em 1999.

Lily Safra, de 73 anos, caiu oito posições no ranking, da 90ª para a 98ª posição, apesar de um aumento de 14 milhões de libras em sua fortuna, avaliada em 764 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões)…

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120429_ricos_sunday_times_brasileiros_rw.shtml)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Leia-se:

    “Sócio de ex-Vice ‘Natural’ de Marina Silva

    é o 35º homem mais rico da Grã-Bretanha…”
    .
    .

Urbano

E todo mundo no Planalto de braços cruzados em frente ao panzer da oposição ao Brasil. Saiam da frente não, pensando que é o soldado chinês que se encontra dentro dele…

Mário SF Alves

“As corporações midiáticas se organizam para, mais uma vez, interferir no resultado das eleições porque disso depende o seu negócio. De novo, entram em campo para medir forças. Já estão acostumadas a partir para o tudo ou nada. Vão testar, pela enésima vez, a quantas anda seu poder sobre a política. Disso fazem notícia e assim agem para deixar os políticos e os partidos de joelhos, estigmatizados, envergonhados e obsequiosos.”

______________________________

Busquei um adjetivo que fosse o mais realista e o menos maniqueísta na intenção de definir apropriadamente o PiG. Tentei os seguintes:

Mídia fora da lei¹;
Oligopólio midiático;
Mídia pensamento único;
Mídia papagaio de pirata da pior elite do mundo.

Entretanto, dou-me por satisfeito com o usado no texto. “Corporações midiáticas”, tudo a ver.
_________________________________

¹Mídia fora da lei:

Fora da lei por assumir irregularmente o papel de oposição;
Fora da lei por tentar promover publicamente a histeria coletiva no decorrer e na conclusão de julgamentos de adversários ideológicos;
Fora da lei por agir ao arrepio da lei, ao não acatar o que determina a CF de 1988;
Fora da lei por sonegar imposto de renda e tributo municipal.

maria nadiê rodrigues

Quando o PIG incita o povo para novas manifestações, o faz pensando que o povo emburreceu de vez, e acha que os problemas estão apenas na área federal. De todas as manifestações, nenhuma fez críticas contundentes ao governo Federal. Foram manifestações contra tudo e todos, e da mais importantes que já se teve notícia, porque a turma sequer deu espaço às televisões; pelo contrário. São jovens que sabem o que estão fazendo, e estão querendo, de fato, e de direito, um Brasil mais justo e melhor. Portanto, se o povo for às ruas e no meio houver quem esteja pregando eleição de quem quer que seja, por certo será banido do grupo. Não vai adiantar, como não adiantou, essa gentalha, que não ama o Brasil, e que, pelo contrário, quer ver o circo pegar fogo, se meter onde não será chamado. Se acontecer uma falsa manifestação, digamos que comandada por um partido político, logo saberemos, e os reais manifestantes vão dar o troco. Portanto, eu gostei das manifestações, aprovo-as cem por cento, e sei que elas só tendem a ajudar.

Mauro Assis

“Sabe do que mais… Vai te catar!!!!”

Isso, Ricardo, assim é que se fala! É assim que se expressa a nossa “esquerda democrática”!

Como não tem argumento para uma discussão civilizada, pau no mensageiro.

E viva Cuba! Viva Fidel! Se siente, Hugo Chaves está presente!

Vamos, gritaí

Marat

A CBN, a rádio que grunhe “notícia” é uma espécie de pocilga do PSDB. Os pigs ali só alimentam-se com rações transgênicas pagas pelo Tio Sam, atravessadas pelo PSDB. Talvez seja por isso que os reaças falem tanta bobagem!

Marat

A exceção do Zuenir, os outros são jornalistas 50 tons de marrom… Aliás, Azenha e amigos, que tal lançar o Troféu Thomas Cardoso Dutra, para laurear, anualmente, os jornalistas que mais foram promíscuos com o PSDB?

Marat

Quem pediu discernimento???? O Noblat????????? Ha ha hahahahahahahahahahhahahahahahhah… O cara deve estar bêbado. Só pode!

Marat

O problema da escumalha que baba um ódio incontrolável e sua porcaria de “Instituto” Millenium, é que os idiotas ali, caso percam a esmola do Tio Sam, não terão o que fazer: Mal sabem escrever; Mal conseguem articular pensamentos (de tão bêbados de uísque importado) e jamais conseguem criar algo sem atacar ou tentar desacreditar ou mesmo desqualificar seus adversários. O conceito de “imprensa” nos foi imposto pelos EEUU, quando aquilo ali ainda era um país razoavelmente sério. Hoje, o Império do IV Reich é uma espelunca comandada por neonazistas e doentes pelo dinheiro a todo custo. O resultado é esse: “jornalistas” pagos ao redor do mundo para vender suas podres e carcomidas ideias de falso liberalismo e um capitalismo cada vez mais excludente e reacionário!!!

Marat

Só me espanta o Zuenir engrossar o coro dos reacionários. O resto, a escumalha de sempre, vale menos que cocô de cachorro, e suas opiniões agradam apenas à classe média burra e imbecil de sempre, e alguns de seus empregados (os que não têm acesso aos estudos)… É o pessoal do PIG, quando não estiver embriagado ou contando a mesada do Tio Sam, terá que fazer algo que odeia: Arregaçar as mangas, pensar e trabalhar… Convenhamos, para esse bando de mandriões bêbados e drogados, é pedir demais!

paulo bueno

VENHO FALANDO AQUI E VOLTO A REPETIR
SE O PT NÃO MONTAR UMA “MILITANCIA DIGITAL” FORTE NA INTERNET E NAS REDES SOCIAIS,VAI PERDER AS ELEIÇÕES 2014.
2014 AS ELEIÇÕES SE DEFINIRAM NO “FACEBOOCK’
QUEM SOUBER USAR VENCE AS ELEIÇÕES.
ACORDA PT
DESPERTA PRA VIDA 2014 VEM CHUMBO GROSSO AI.

    Conceição Lemes

    Paulo Bueno, letras minúsculas, por favor. abs

Fernando

Esses carniceiros da globo e assemelhados sempre detonam politicos que usam os aviões da FAB, e hoje na cobertura dos desastres no Espirito Santo, dentro do helicóptero de resgate das vitimas tinha uma equipe da globo tomando o lugar de quem mais precisava naquela hora, são uns canalhas malditos.

marcosomag

Sobre a força da velha mídia: é como um velho pugilista que ainda tem certo “punch”, mas não é mais o mesmo dos velhos tempos. Basta um adversário mais forte, o povo, através do seu governo legitimamente eleito, dar o cruzado de esquerda que a sua carreira estará encerrada.

Mas, o “pugilista” não quer lutar. Parece um Anderson Silva a desdenhar de um adversário inferior. A “treinadora” Dilma dá de ombros enquanto seu “pupilo” HIBernardo faz gracinhas no ringue. Surpresas desagradáveis podem acontecer…

Quanto ao aumento da tarifa de ônibus, não creio ser um problema. A maioria esmagadora dos trabalhadores usa o vale-transporte e, portanto, o impacto nos seus bolsos seria mínimo pois o desconto é de no máximo, 6% dos salários.

Na verdade, os Executivos em todas as esferas reagiram muito mal às manifestações insufladas pelo MPL. Não sabiam com o que estavam lidando e acabaram recuando nos aumentos das tarifas que serviriam para a reposição da frota de ônibus e investimentos em corredores exclusivos (no caso da capital paulista).

O resultado foi a suspensão da renovação da frota e demissões no setor. Eis os frutos do utópico “passe-livre” do MPL.

Hoje, sabemos que tanto MPL quanto Black Bloc, #changebrazil e assemelhados são extensões de um movimento internacional de ONGs treinadas e financiadas por grupos externos, e que no final da linha têm a famigerada CIA com animadora.

A militância consequente ligou os pontos e achou padrões da agitação de grupelhos equivalentes a estes nas “revoluções coloridas” de ex-repúblicas soviéticas, contra o governo legitimamente eleito de Mursi no Egito, nos baderneiros da Union Cruceña da Bolívia, na radicalização da
oposição ao chavismo na Venezuela, e em muitos outros locais.

Em comum estes movimentos têm a oposição a governos que desagradam, de forma branda ou mais incisiva, interesses de corporações e do governo dos EUA.

Agora mesmo, elementos do MPL paulista foram presos na Cidade do México onde treinavam “lideranças”. Quem pagou a viagem e estadia desta gente? Quais as suas viagens anteriores ao exterior? O que fizeram durante tais viagens? A ABIN já deveria ter respostas para todas estas perguntas.

Uma campanha de esclarecimento PROFISSIONAL em relação ao absurdo das pautas de tais “movimentos” e o desmascaramento de suas verdadeiras intenções e “lideranças” dissiparia quaisquer preocupação sobre a normalidade do país em 2014.

Portanto, o “bicho” é feio pois tem animação profissional vinda do exterior. Mas, pode ser vencido com relativa facilidade se a Dilma acordar e exigir um trabalho PROFISSIONAL de quem tiver que resolver o problema.

Francisco

Eu também desejo muuuuitos protestos!

O escândalo do metrô de São Paulo merece protestos veementes!!

Protesto contra o monopólio da mídia e protesto contra o lobby empresarial no Judiciário (não é mais preciso lobby no Congresso – ele é uma instituição morta).

Quanto ao PT… bem, o que tinha de ser denunciado já foi, já foi julgado e (bem ou mal) condenado.

Protestar contra o PT, porque?

Gilberto Santel

Nossa, quanto fanatismo de um lado e de outro!Parece até que estamos em um país em guerra.Preconiza-se 2014 como sendo um ano de terror!As manifestações de junho já passaram a a própria Presidenta(ou Presidente, cmo queiram) achou que foi saudável essa mobilização popular para a política brasileira que, diga-se, alguns querem totalmente estagnada,paralisada, imóvel e achano-se tudo bem numa boa.O que é isso, democracia?A imprensa só prestava quando era para esculhambar o sarney, FHC e Collor(que agora é a mais nova “estrela” do PT…)/Ou ACM e maluf(outra da “constelação petista)?O PT já dominou as redações de todo o país.E hoje a maioria dos petistas militantes no jornalismo mostra-se também decepcionada com o partido que eles clamavam como ético, sobretudo ético, transparente, probo, enfim “O PARTIDO” do Brasil.Ninguém tá tramando a derrubada de ninguém.O povo sabe distinguir o que é o correto do que é empulhação mascarada de ‘benefício social”.Quem quer o retorno de ditadura?Nem a do proletariado, como dizia a turma do Pasquim.hoje a Marina que já foi um ícone petista é tida como “reacionária’, “direitista”, “entreguista” “do mal”, só porque não é mais do PT…Que maniqueismo mais babaca.Sendo a favor do PT é “coisa boa”.Contra, não presta…Mesmo com a Dilma disparada na corrida eleitoral, já se prepara o espírito dos petistas para o “golpe” que o “PiG” está “preparando”.esse mesmo “PIG” que não tem mais força na opinião pública mas faz o PT tremer de medo que os jornalistas “do mal” possam fazer o povo acordar e votar na oposição.Isso não é permitido quando um partido que se diz “de esqurda” está no poder.Que democracia é essa?A mesma dos generais, que não admitiam derrota de seu partido?Há avanços sociais significativos no país sob o governo do PT.Como igualmente há decepções imensas com o comportamento ético do partido e com defriciencias na administração pública como também aconteceu com outros governos.Só agora quando se critica fala-se em temor de “golpe”,do “fascismo’ encubado na mídia?Ora me comprem um bode.O Brasil não retroage.Nem á direita e nem à esquerda. O povo prefere a democracia como hoje já acontece na China e em Cuba.Se, que o governo desses dois paises vissem nisso tentativa de desestabilização do regime.Não durmam em berço esplêndido achando que tudo está bem.Quando é chegada a hora do povo demonstrar sua insatisfação ninguém serve de bússola para a massa.E nem a massa se deixa manobrar por demagogos e oportunistas que existem hoje como existiram ontem.O Brasil é e continuará sendo um país LIVRE.E eleição se ganha no VOTO.O resto é baboseira de blogueiros apavorados pra querer espalhar boatos infundados.

    Ricardo JC

    Tem sempre alguém que não gosta enxergar a realidade como ela é. É o direito de cada um.
    Felizmente muitos pensam diferente de você…e se mobilizam para evitar que tudo que foi conquistado nós últimos 11 anos não seja jogado no lixo. É o meu futuro e de meus filhos que está em jogo. E não vou, nunca, simplesmente fechar os meus olhos e fingir que não existem interesses contrários, organizados na mídia, agindo contra o povo. Esse pessoal já demonstrou muitas vezes o que quer e se você acha que o PIG não existe, só lamento. Ele existe e, felizmente, graças a pessoas que pensam completamente diferente de você, vai perdendo sua força, que ainda é muito grande. Mas nós vamos transformar este país.

    Gilmar Antunes

    Vc já percebeu que somos sistematicamente enganados pela imprensa golpista, contando-nos histórias mentirosas, como a dos atentados de 11 de setembro/2001, crime praticado pelo stablischment econômico americano, e não, por Bin Ladem? Não? Então, acorda, pq a mídia muito mais corrupta do que os “mensaleiros” que ela acusa, vem nos enganando (talvez desde o golpe de 1964), com sua lavagem cerebral. Enganadora do povo, alienadora covarde, sempre dando a impressão que seus jornalistas paus-mandados são os únicos honestos e “salvadores da pátria” neste mar de delinquência que ela denuncia. Tenha vergonha na cara e vá entender um pouco de história para entender quem de fato sempre esculhambou nosso país.

Cláudio


“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” * Joseph Pulitzer.


“Se você não for cuidadoso(a), os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” * Malcolm X.



Ley de Medios Já ! ! ! . . .



Kelvin

Os Reacionários estão preparando mesmo uma sopa fedorenta de confusão e desinformação, mas, nós, pessoas comprometidas com a democracia, já sabemos e conhecemos as artimanhas e o jogo sujo dessa gente; a maioria da sociedade brasileira mora na periferia e sente na pele a opressão dessa gente privilegiada e descomprometida com o Brasil, a população sabe exigir seus direitos e a retomada da agenda progressista e democrática, começando pela democratização da velha mídia conservadora, venal e golpista é um bom começo.

Mineirim

Sinceramente, acho a cara deste “Merdal” a de um típico nazista empedernido.

Valmont

Os barões da mídia já cansaram de influir nas eleições presidenciais e perdê-las seguidamente. Agora, exasperados, eles estão partindo é para o GOLPE mesmo, assim como fizeram em 1964.

As manifestações deste ano foram apenas ensaio para o que vem em 2014.

Preparem os corações. É preciso estar atento e forte.

Matheus

O Luiz Carlos Azenha não fica de saco cheio desses textos conspiratórios governistas?

Se a burguesia quisesse prejudicar o petê, bastaria cortar o financiamento da campanha eleitoral, retirar o apoio legislativo e coligações eleitorais (ou vão me dizer que os financiadores são das classes populares? ou que Renan, Sarney, Maluf, Crivella, Kátia Abreu, etc são lideranças populares?).

Roberto

Vamos todos para a rua em 2014, continuando a dizer ABAIXO A GLOBO,O POVO NÃO É BOBO.
No dia em que as manifestações tiverem exito e globo for extinta,haverá festa nas ruas do país inteiro. Será como o fim do Apartheid na África do Sul.
2014 é o ano….

Paulo

Petistas. Acordem. 2014, o Brasil vai gritar: Fora PT!! Já está ecrito nas estrelas.. só não ver quem não quer…

    sagarana

    Fora não, Xô!

Aluísio Pessoa/MANAUS

Vou confeccionar 100 cartazes com as frases “GLOBO, MOSTRA O DARF”, “FORA GLOBO”, “REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA, JÁ!” e aguardar as manifestações. Terei o prazer de distribuí-los aos participantes. Na minha opinião, se tomarmos atitudes corretas e levarmos às ruas temas de interesse real da sociedade, os movimentos futuros poderão ser muito bem-vindos e os tiros do PIG sairão pela culatra.

    Mauro Assis

    Aluísio, querido, vc acha que o DARF da Globo é mais importante que o mensalão, que homens fortes do governo com empresas em paraísos fiscais, que um setor de saúde calamitoso, que uma educação que anda a produzir analfabetos aos montes, que uma segurança que nos põe trancafiados e os bandidos na rua?

    Então tá…

João Vargas

Um episódio emblemático em 2013 foi a decisão do governo Dilma de trazer médicos estrangeiros para o Brasil. A mídia, como sempre, bateu pesado,distorcendo os fatos e contando com a intransigência e corporativismo dos médicos brasileiros. O governo enfrentou tudo isto e se manteve irredutível no seu objetivo. Ao final eles tiveram que se calar ante a total aprovação da medida pela população. Que isto sirva de exemplo para 2014, o governo tem que ser mais ousado e determinado nas suas ações, e, com certeza terá o apoio do povo. Ficou demonstrado que a velha mídia já não tem mais o poder de outrora,e que , o governo, quando não se acovarda e toma decisões que vão ao encontro dos anseios da população só tende a crescer e se fortalecer.

De Paula

O QG da desconstrução está no Instituto Millenium e será por lá que se desenvolverá a ação das trombetas midiáticas, a exemplo do que já ocorrera antes, com pleno êxito. Quem não se lembra dos famigerados IPES e IBAQDE? Só mudou o endereço. O que ocorreu em junho e julho deste ano foi um ensaio para o que pretendem realizar em 2014 pela reconquista do poder. Trata-se de um trabalho articulado com forças do exterior, como, aliás, ocorreu naquele ensaio de junho/julho, em seus momentos mais críticos. Só não contavam com a resposta rápida no gatilho de nossa Presidenta. Sem dúvida, 2014 se prenuncia pleno de desafios; mas com certeza teremos respostas eficientes com o que já superamos na aprendizagem deste ano.

Palmeira

Na Folha do dia 24/12 página 3

O presidente da Fecomércio diz “… o Brasil deveria ter impostos regressivos para acabar com a desigualdade” e etc. Mas foi exatamente essa entidade que assinou o Contra IPTU de Hadad.

Na mesma página, o presidente do PSDB assina carta de leitor em que diz ” o PSDB estadual (e não só lutou dentro da prefeitura) teve a primazia de assinar a petição contra o IPTU de Hadad.

Estão unidos para manter o poder da grana e da política. Estão se lixando para o valor do IPTU. Se as esquerdas e movimentos sociais não se unirem…

Mais: São Paulo tem 400.000 pessoas – uma cidade ex. de Limeira abaixo da linha de pobreza.
São tem 10.000 pessoas – uma cidade de ??? Morungaba, deitada no chão.

Ninguém sabe como acabar com isso. Mas alguns ouviram Dilma dizer na Voz do Brasil que precisamos entender essa mazela por isso haverá uma pesquisa etc. E já saíram correndo a escrever que estão cuidando. Espero mesmo. Mas pelo visto no caso do IPTU, não parece.

    Palmeira

    São Paulo tem 10.000 pessoas deitadas no chão.

    Palmeira

    Pra dize a verdade acho que deve ser chute essa pesquisa feita só em S. Paulo. Ninguém sabe. 10.000 é número redondo que chutaram.

henrique de oliveira

Pelo amor de Deus , o povão nem sabe quem são esses caras , a verdade é que ja viram em suas bolas de cristais , uma derrota vergonhosa , para DILMA e para o povo , é o tipo de gente que prega no deserto para as areias , e quem conhece essa láia não compra , alias não leva nem de graça.
O que lhes resta é uma derrota pouco vergonhosa para lhes dar algum suspiro , mas vão morrer de qualquer jeito com stf ou outra porcaria juridica qualquer.

João Batista

Para um bom combate, o Combatente tem que saber tudo sobre seus adversários. Já ensinava o General em Arte da Guerra. Acredito que sabendo as intenções dos adversários, poderemos argumentar contra e desmacarå-los. Para não me fanatizar costumo ler sempre os dois lados. Embora me cause náuseas certos artigos do pig, acho útil ler para não ser surpreendido.

aparecido

Mas, para eles não é impossivel, sugira em côro, os blogues de esquerda QUE ELES SE SUBMETAM ÁS ELEIÇÕES. Jornalistas sem votos e nada é a mesma coisa.

oscar rissieri paniz

Aqui no Rio Grande do Sul, a RBS, “afilhada” da Globo, já preparou o Cenário para eleger a Senadora Ana Amélia Lemos, sua ex-recente funcionária, por duas ou três décadas, e o Jornalista Lasier Martins, também ex-funcionário, por duas décadas. Ela concorrerá para governadora e ele para o Senado, sendo que outros ex-funcionários da empresa também irão concorrer para Deputado, federal e estadual. Hoje, com o monopólio da RBS, através de suas diversas “mídias”, e a submissão das outras “Redes”, vivemos no RS um verdadeiro apagão cultural, para ficar apenas em aspecto. Mas ainda temos esperança.

    João Vargas

    Verdade. Aqui nos pampas vivemos décadas sendo subjugados pela hegemonia da RBS.E agora, eles investiram pesado para eleger uma governadora e um senador. Eles não se contentam mais em comandar a mídia gaúcha, querem agora comandar também a poítica. Quem poderá nos ajudar?

Vieira/Recife

Enquanto isso a debiloide frustrada, Marina, pede novos protestos de rua em 2014, ela deveria ser presa pela declaração de incitamento da população a baderna.

    De Paula

    Aliás, foi um partidário da finada rede, de sua propriedade, que foi filmado quebrando os vidros do ITAMARATY. Acho que ela quer isso de novo. A propósito o que aconteceu com o fervoroso jovem?

J Souza

O que virá, todos já sabem. Resta saber é se a resposta será suficiente, como foi em eleições passadas… Se o judiciário deixar, é claro!

Julio Cesar Montenegro

eis o grande segredo da midia gorda
ESTABELECER a pauta
pros filhos da p a u t a…

Mauro Assis

“O ano terminou melhor para o Governo e para o País…” Será?

– Inflação dentro da meta: bom, a meta é 4,5%. 5 e tal é acima da meta, portanto. Dentro da banda, mas acima da meta. O Sr. Laissance, espertamente, começa falando em meta, mas fala no fim que talvez se deva requalificar a palavra “limite”… acho que a novilíngua do governo é que confunde “limite” com “meta”. Essa, a meta, o governo já abandonou faz tempo…

– O crescimento, algo em torno de 2%, é o MENOR entre os países emergentes, e também entre os países de alguma relevância na América Latina.

– Fora o (demonizadíssimo) agronegócio, as exportações decepcionaram. Ok, “é a crise internacional”, dirão os econotecas do governo, mas não é essa a realidade de outras economias latino-americanas. Já as importações…

– “Não houve apagão…” Nossa! Que conquista! E houve pelo menos um, no Nordeste todo, salvo engano.

– “O crescimento deverá ser maior, a educação terá mais recursos…” Desejos, desejos. E quem disse que o problema da educação brasileira é falta de recursos? Esses só tem aumentado ao longo dos anos, mas a nossa educação só faz é piorar. Um número: a quantidade de ANALFABETOS aumentou nos últimos anos! E o crescimento vai continuar sendo pífio, comparado com os nossos semelhantes.

Isso tudo fora os “pepinos” que o autor do textículo acima admite que ainda existem (e abacaxis, e nabos e outros vegetais de duplo sentido, acrescento eu).

Mas toda a cantilena é prá criticar a mídia, pedir “lei de médios” (será uma requalificação da palavra “meta”?) etc etc etc.

A mesma caça ao mensageiro para se livrar da mensagem, enfim “más de lo mismo”.

    emerson57

    e o senhor recomenda o que, mesmo?

    Mauro Assis

    Várias coisas, mas vou resumir em três:

    – Que o governo diminua a gastança e melhore a eficiência no gasto público.

    – Que ele intensifique o programa de privatização daquilo que é melhor feito pela iniciativa privada. Lembra da telefonia pública? Pois é… hoje temos portos públicos, grandes estradas públicas, cia. de petróleo pública… imagina isso tudo, só que funcionando e sem acesso à mão grande da turma nova (PTzada) mais da turma antiga (Malufs, Jáderes, Collors, Jucás e quetais) que agora atuam de associados no assalto aos cofres públicos.

    – Que ele deixe de botar a culpa na imprensa pela própria incompetência. Num país em que a oposição tirou férias há 10 anos, se não é a imprensa para denunciar a incompetência e a corrupção, o que será de nós?

    RicardãoCarioca

    Os tucanos são os maiores ladrões de dinheiro público, porque roubam na casa dos bilhões e suas privatizações são caríssimas para a população, com qualidade de serviço duvidoso, vide as teles. Mas, como você demonstra ser um leitor do PiG vindo provocar em site sério, vou esquecer da sua existência.

    Ricardo JC

    Recomendo ao Sr. Mauro Assis que leia o livro do Palmério Dória…o Principe da Privataria. Talvez lhe abra a mente e o esclareça quanto aos benefícios das privatiAções desenfreadas. Quanto ãquilo que ele chama de gastança de dinheiro publico, leia-se: diminuir os gastos na área social. É a mesma ladainha que de o maior sucesso na Espanha, Portugal, Grécia, Irlanda. Aliás todos eles com economias muito sólidas e a população vivendo muito bem. Você esqueceu de im ponto na sua lista: o governo tem que aumentar os juros!!! Mas ele está escondido na sua reclamação sobre as taxas de inflação. Inclusive está é uma ótima maneira do governo gastar o dinheiro que você pede para ele economizar.
    Sabe do que mais… Vai te catar!!!!

    Mauro Assis

    É, Ricardão, bom mesmo era a telefonia estatal.

    Se o governo FHC tivesse DADO as teles prá quem quisesse administrar teria feito um bem enorme pro Brasil. Como ainda se apurou algum… nós nos livramos de um antro de incompetência e roubalheira e ganhamos serviços decentes de telefonia. Antes tinha que pagar $2000 e 10 ANOS DEPOIS receber uma linha telefônica. Hoje eu entro na loja pago 10,00 e saio com uma linha.

    Se não fosse a privatização, a gente ainda estava mais atrasado do que já anda.

    E quanto às denúncias de roubalheira no processo: eu olho na Papuda e só vejo petista…

    Antonio

    Meus queridos filhinhos, 4,5% não é a meta, é o centro da meta.
    Se variar em 2% para mais ou para menos, esta dentro da meta.
    Entenderam filhinhos ou querem que desenhe?

    Mauro Assis

    Antonio, precisa não, deixe que eu desenho:

    |—————|
    | |—–| |
    | | . | |
    | |—–| |
    |—————|

    O pontinho preto chama-se meta, ou alvo. Quanto mais vc se afasta dele, mais longe da meta (ou alvo) vc está.

    Agora prestenção, aí vem a parte difícil da coisa:

    Se a meta (alvo) é 4,5% e vc atinge 5,6%, vc acertou a meta (alvo)? E se vc não acerta essa meta de jeito nenhum (governo Dilma) inclusive assumindo que os próximos tiros também serão prá cima, está tudo certim?

Murdok

Bom o artigo. Vai a minha sugestão. Essa relação do governo federal e os movimentos sociais deveria ser mais visível. Dos movimentos sociais o mais importante é continuar com os debates com as mobilizações de junho/julho. Na verdade não vejo clima, não vejo um motivo aparente para que estoure mobilizações como as de 2013. Mobilizações pontuais vão acontecer possivelmente na copa. Agora, mobilizações tipo aquela que o sr. Elio Gaspari da Folha, ta chamando para 2014, com quebra quebra, policia militar com tiro e gas…não acredito.

niveo campos e souza

Em 2014, o chumbo vai ser “grossíssimo”.
Do nosso lado, vai ser preciso todo time em campo, 30 horas por dia.

mario lucio de o oliveira

A Globo e seus globais comentaristas economicos são um filé para destruir consciencias, tentando o impossível que é convencer à maioria da população que não é da elite que eles vão mal porque comem mais, consomem mais, possuem mais carros, compram casas proprias com prestações decrescentes, andam de avião,viajam mais em turismos interno e externo. Petulantes, sabem disso e tentam o golpe a todo custo, estão querendo atrapalhar a Copa. Antes falavam que os estádios não ficariam prontos a tempo da Copa,, ERRARAM, depois falavam que o custo era grande demais e que o governo jogava dinheiro fora, como a verdade veio a tona que os investimentos na construção dos estádios era em maior parte privado, silenciaram porque mais uma vez ERRARAM. Queriam derrubaro programa MAIS MEDICOS mas se omitiram de noticiar em bloco para o Brasil inteiro nos desmandos e ilicitos dos médicos brasileiros em hospitais publicos no país inteiro, mais uma vez silenciaram porque ERRARAM, Quase foram pegos pelo seu proprio veneno por ocasião dos protestos criminosos em grande parte (o que dava maior midia) se virou contra eles mesmos com alguns de seus jornalistas escurraçados e veiculos queimados, mais uma vez ERRARAM, Agora o objetivo é melar a Copa só que se esquecem que existe uma grana muito grande no negócio e os investidores mesmo da direita não vão permitir isso, mais uma vez VÃO ERRAR, Estão tentando de novo se omitir colocando trouxas como Marina Silva e outros sem escrúpulos para bagunçar o ano da eleição que é o da Copa, mais uma vez com certeza vão ERRAR, DE NOVO.
mario

José Emílio

É malhar em ferro frio!
A mídia está desacreditada faz um bom tempo.O jornal nacional despenca e seus índices de audiencia tornam-se míseros e a grande massa que vota e proporciona ao governo e a presidenta Dilma seus bons e ótimos índices de aprovacao popular, Pouco importa o que esses Boechatos,Mervais,Sanrdemberg,Jabores,Caetanos e seus baianos,Mirians e Kramers… da vida vomitam diariamente.
Quem dá ouvido a esse pessoal é aquela classe média de botecos que nao consegue propagar suas opinioes além das quatro paredes do bar.
Gracas á Deus quem precisa de governo está sendo atendido, essa massa de boteco nao precisa e nunca precisou pois moram bem,comem bem e ainda sobra uma grana pra destilar e repassar as bobagens que ouvem,leem e assistem nesta mídia perversa.
Nao adianta, o povao nao se deixa enganar ao contrário de parte dessa classe média idiota influenciada pelos locutores do caos mais idiotas ainda.

José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

Preto Velho

Olha, eu tenho uma pesquisa aqui que fiz num diretório estadual do PSDBosta, diz que 95% das pessoas pediriam ao Papai Noel que o Lula fosse culpado do mensalão e que o FHC se tornasse o novo Papa.

FrancoAtirador

.
.
LTI – A Linguagem do Terceiro Reich (excertos)

Por William Mendes, no Refeitório Cultural

(http://blog-do-william-mendes.blogspot.com.br/search/label/Victor%20Klemperer)

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Não, o efeito mais forte não foi provocado por discursos isolados, nem por artigos ou panfletos, cartazes ou bandeiras.
    O efeito não foi obtido por meio de nada que se tenha sido forçado a registrar com o pensamento ou a percepção conscientes.

    O nazismo se embrenhou na carne e no sangue das massas por meio de palavras, expressões e frases impostas pela repetição, milhares de vezes, e aceitas inconsciente e mecanicamente.”

    “O domínio absoluto que esse pequeno grupo… exerceu na normatização da linguagem se estendia por todo o âmbito da língua alemã, levando-se em conta que a LTI não fazia distinção entre linguagem oral e escrita.
    Para ela, tudo era discurso, arenga, alocução, invocação, incitamento.”

    “A LTI pretende privar cada pessoa da sua individualidade, anestesiando as personalidades, fazendo do indivíduo peça de um rebanho conduzido em determinada direção, sem vontade e sem ideias próprias, tornando-o um átomo de uma enorme pedra rolante.
    A LTI é a linguagem do fanatismo de massas.
    Dirige-se ao indivíduo – não somente à sua vontade, mas também ao seu pensamento -, é doutrina, ensina os meios de fanatizar e as técnicas de sugestionar as massas.”

FrancoAtirador

Edgar Rocha

Cacetada! Como pode um grupo de jornalistas sustentar uma postura de oposição ao próprio país em que vive? Não sei como é a realidade lá fora, mas será que há setores da imprensa torcendo tanto pro próprio país piorar? É ridícula esta situação. O bom disto tudo é que a contradição e o surrealismo são tantos que as chances de que a rede Globo consiga um grande sucesso em suas aspirações são por demais remotas. O jeito, pra quem não é do contra como estes jornalistas, é trabalhar com os fatos, conter a ansiedade e não sofrer por antecipação. Que se faça de acordo com os cânones da sábia baianidade: fique tranquilo que vai dar tudo errado… assim, o que der certo será sempre lucro.

Sagarana

Ouvi dizer que desse ano não passa: finalmente o PT vai promover a auditoria da dívida pública.

Hermano G. Pimentel

Nunca vi um artiguinho tão tendencioso. O articulista diz que a inflação está dentro da meta. Peraí cara-pálida. A meta era 4,5% e pelo que sei nossa inflação deve estar beirando os 6% oficial. Se for não oficial, chegamos aos 10%.
Outra coisa, o PIB em 2%. O menor dos Brics. Inflação alta, crescimento baixíssimo, e está tudo bem? Tá tudo bem porque estamos vivos.
Nunca vi um país tão atrasado e sub-desenvolvido como o Brasil, principalmente na administração do PT. Nós somos o cu do mundo.

    eduardo

    Você mente e engana a si mesmo. Dizer que o país sob o governo do PT é um desastre é síndrome do “villanismo” (corrente que criei agora, na qual o principal expoente é Marco Antonio Villa rsrs).

    Vinicius Garcia

    Gostei de algumas declarações suas, mas não me inclua na sua bacia.

    Paulo ETV

    você ,imagino ,viajou o mundo inteiro ,claro!

    com essa linguagem que revela um grau de ignorância significativa ,deduzo,você é um leitor das (men)tiras diárias ,apenas as manchetes pois, o resto ,daria muito trabalho,entende!

    Mauro Assis

    Pois é, G., os caras querem agora por a imprensa “que imprensa” no cabresto prá tudo ficar bom de vez…

    Clarivlado Freire

    Inflação dentro da meta sim, ou “cretino”, para de mentir. 4,5% como todos sabemos, é o centro da meta. Preciso desenhar. Ou mania de repetir mentiras… Bem, parei com você, não tenho mais tempo para você. Você mente deliberadamente paranos fazer perde tempo.

José X.

Ancelmo Góis ? Merval Pereira ? Carlos Alberto Sardenberg ? Míriam Leitão ? Zuenir Ventura ? Ricardo Noblat ?

Façam uma pesquisa nas ruas pra ver quanta gente conhece esse pessoal aí (e outros do mesmo naipe).

Eu mesmo nunca vi, ouvi ou li nenhum deles. Mas isso não é preciso: os blogs sujos fazem o serviço de divulgação para eles. O PIG agradece.

Lobão, Caetano Veloso, (Marcelo?) Tas, Jabor, esses eu sei quem são, de outros carnavais. Agora, os “jornalistas economistas” do PIG, francamente, nunca vi alguém comentar sobre eles nas ruas, nos ônibus, nem mesmo no serviço (“white collar”, classe média universitária).

Acho que estava na hora da mídia alternativa se desligar um pouco do PIG, criar seus próprios caminhos.

    Fabio Passos

    Na verdade já passou da hora da esquerda parar de tratar o PiG como se fosse “imprensa livre”… afinal, o PiG, como demonstram os blogs sujos, só quer ser livre é de pobre.
    O PiG é a direita. É o sustentáculo do Apartheid Social.
    É inimigo do povo… e assim deve ser tratado.

    J Fernando

    Você pode até não dar ouvidos para eles.
    No entanto, eles têm muita influência na classe média alta e na elite. E muito do poder está nas mãos destas pessoas. Que ao acreditarem no que dizem, como acreditaram no risco de apagão no início do ano, eles demitem, não investem financeiramente ou até mesmo fecham empresas acreditando na Míriam Leitão ou no Noblat.
    Isto é um mal que o país ainda não enfrenta, porque se os ditos blogs sujos fornecem o contraponto, a classe média alta e a elite não dão valor e não leem estes blogs.

    José X.

    —-
    Que ao acreditarem no que dizem, como acreditaram no risco de apagão no início do ano, eles demitem, não investem financeiramente ou até mesmo fecham empresas acreditando na Míriam Leitão ou no Noblat.
    —-

    Magina…pessoal se baseia é em fluxo de caixa e carteira de pedidos…até parece que alguém leva Míriam Leitão a sério…como saiu estes dias aqui no Viomundo, as previsões dela são sempre as mesmas, entra ano sai ano, desde que Lula assumiu a presidência: tá tudo errado, o país vai quebrar, a inflação vai disparar, bla bla bla.

    Antonio

    Meus queridos filhinhos, 4,5% não é a meta, é o centro da meta.
    Se variar em 2% para mais ou para menos, esta dentro da meta.
    Entenderam filhinhos ou querem que desenhe?

Deixe seu comentário

Leia também