Kátia Gerab Baggio: Na esteira da Lava Jato, Halliburton vem aí

Tempo de leitura: 3 min

halliburton-poster

A Lava Jato e os interesses da Halliburton

por Kátia Gerab Baggio*

Afinal, o que pretendem os procuradores da Lava Jato e o juiz Moro? Quebrar a economia do país, em nome do combate à corrupção? Que absurdo é esse?

Uma comitiva de procuradores da República (o coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol, e os procuradores Athayde Costa e Paulo Roberto Galvão) levou ao Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido para impedir a Controladoria-Geral da União (CGU) de fechar acordos de leniência com empreiteiras envolvidas na Lava Jato.

O que está acontecendo com o país?

Setores do MPF e do Judiciário, em nome do combate à corrupção, não se importam com o risco de falência de empresas fundamentais para o desenvolvimento do país? Com a paralisação de gigantescas obras de infraestrutura e a demissão de dezenas de milhares de trabalhadores? Ora, os prejuízos ao país em razão disso são imensamente maiores do que o montante denunciado até agora na Lava Jato (e ainda sem provas conclusivas).

A indústria naval, reconstruída a partir do governo Lula, que emprega milhares de trabalhadores, está sendo paralisada.

Que as grandes empresas construtoras do país têm envolvimento com corrupção, sabemos há décadas. Coibir isso é fundamental. Mas quebrar as empresas é um ato contra o país, sua economia e seus trabalhadores.

Quem vai ocupar o lugar dessas empresas? As companhias norte-americanas de construção? As mesmas que lucraram bilhões com a “reconstrução” do Iraque, destruído na guerra movida pelo governo e pela indústria bélica dos Estados Unidos?

Empresas como a Halliburton? Por acaso a Halliburton, envolvida na “reconstrução” do Iraque, é exemplo de honestidade? Só se for para a “grande” mídia brasileira, que apoiou as privatizações feitas no governo FHC, e para os peessedebistas que afirmam que empresas estrangeiras poderiam “substituir as empreiteiras que falirem” (como recentemente afirmou, sem qualquer pudor, o deputado Marcus Pestana, do PSDB-MG, um dos principais aliados de Aécio).

Matéria da revista Exame (da Editora Abril, a mesma que publica Veja), de junho de 2013, afirma que a Halliburton pretendia chegar “à liderança no mercado de apoio à indústria de petróleo e gás no Brasil, na virada de 2014 para 2015”!

Ou seja, hoje! A mesma matéria informa que a empresa, em seu balanço mundial no 1º. trimestre de 2013 havia tido prejuízo de 18 milhões de dólares!

Essa matéria que saiu na Exame, no mesmo mês das grandes manifestações de 2013, é altamente reveladora de tudo o que estava em jogo nas eleições de 2014 e que continua em jogo hoje. Cito apenas um trecho da matéria:

“De vez em quando, gosto de pensar numa mudança no centro de gravidade para o Brasil, quando pensamos no investimento em pesquisa e desenvolvimento em águas profundas”, disse o vice-presidente executivo e chefe de operações da Halliburton, Jeffrey Miller.

“Elementos-chave para isso estão aqui: unidades de pesquisa, cientistas brilhantes e um mercado de exploração em águas profundas.”

Vale a pena ler, também, esse artigo de Paulo Metri, que saiu em Viomundo, no dia 22 de outubro de 2014, ou seja, apenas quatro dias antes do 2º. turno das eleições presidenciais.

Alguém ainda duvida do que está efetivamente em jogo? A quem estão servindo, conscientemente ou não, certos setores do MPF e do Judiciário brasileiro?

Empresários e executivos são mantidos há meses na prisão, sem nenhuma condenação, “preventivamente”, como forma de pressão para que se transformem em “delatores” e sejam “premiados” com a diminuição de penas e multas.

Esse não é um método utilizado em regimes democráticos, mas em ditaduras.

*Kátia Gerab Baggio, professora 
de História das Américas na UFMG

Leia também:

Fernando Martins: Ninguém fala dos patrocinadores das festas regadas a álcool


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gerson

Esses procuradores são todos tucanos e eles querem é isso mesmo: paralisar o país, demitir milhares de trabalhadores e que o governo não consiga fazer nenhuma obra. Com isso, eles apostam numa virada de mesa.

Lafaiete de Souza Spínola

Lafaiete De Souza Spínola · Top Commenter · Engenharia eletrônica- semicondutores

Durante a Segunda Guerra Mundial, a França foi invadida pelas tropas nazistas amparadas por colaboradores de todas as nuances.

Dizem: “O pior cego é o que não quer ver!”

O fanatismo está sendo insuflado! Este gera o ódio! O ódio cega! Quem são os interessados?

Os acontecimentos demonstram que estão mais desejosos em esfacelar as empresas que punir todos os corruptos!

São milhares de empregados que estão sendo penalizados. O Brasil não pode parar por culpa de empresários, funcionários e políticos corruptos!

Só na Petrobrás são quase 100 mil funcionários, engenheiros e técnicos do maior nível.

Quem deseja esquartejar a Petrobrás e levar à falência grandes empresas brasileiras está abrindo o caminho para o Brasil ser ocupado, destruídas suas indústrias e tornar esse grande país, definitivamente, num exportador de matérias primas. Você concorda com isso?

Os interessados estão à espreita!

Prisão severa para todos corruptos e ladrões! Todos! A justiça deve alcançar a todos, não pode ser seletiva!

Penalizar nosso país, nunca!

Se você entende assim, não acredita em nosso sistema e quer dar sua parcela de ajuda:

https://www.facebook.com/lafaiete.spinola.3/posts/376383689185712

clodoaldo

O objetivo de tudo isso que vemos é só esse, gerar desemprego, quebrar nossa maior empresa pública de de quebra arrebentar com a economia do país. Tudo isso daria espaço para a chegada de empresas estrangeiras e acabaria de uma vez por todas com o Partido dos Trabalhadores, que está no centro dos objetivos principais, restabelecer aqui a conhecida República das Bananas, pois esse é o sentimento de quase todos da nossa “saudosa” elite financeira, esses endinheirados se incomodam com o desenvolvimento do país de forma independente, possuem auto-estima baixa, se sentem inferiores aos seus pares dos EUA, e tratam aquele país como se fosse seu e o melhor lugar do universo (não somente do mundo). Todos sabemos que esse esquema de corrupção vem se arrastando a décadas, porém somente querem passar a limpo o período de 2003 em diante, é lógico que é fruto da auto-estima baixa do PIG, da oposição medíocre e de nossa elite (financeira) vergonhosa.

FrancoAtirador

.
.
Produção de Petróleo e Gás no Brasil Cresce 20% em 12 meses
.
PaíS extraiu 3,077 Milhões de Barris de Óleo Equivalente Por Dia
.
92,2 % Proveniente de Campos Operados pela Petrobras
.
.
Segundo boletim da produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira, a produção média de petróleo no Brasil somou 2,469 milhões de barris por dia (bpd) em janeiro, 20,3 por cento superior ao mesmo mês de 2014.
.
A produção média de gás natural em janeiro foi a maior já registrada,
de 96,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d),
crescimento de 20,2 por cento frente um ano antes
e alta de 1,5 por cento se comparada ao mês anterior.
.
Quando somadas as produções de petróleo e de gás,
o país extraiu 3,077 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed),
alta de 20 por cento em relação a janeiro de 2014.
.
No pré-sal, o Brasil produziu 670,1 mil bpd de petróleo e 24,5 milhões m³/d de gás natural,
totalizando 824,2 mil boed, um aumento de 1 por cento em relação ao mês anterior.
.
Cerca de 92,2 por cento da produção de petróleo e gás natural
foi proveniente de campos operados pela Petrobras, destacou a agência reguladora.
.
(Por Marta Nogueira, Reuters-RJ)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Mídia-EmpreZa “Beach”, Sabuja de Estrangeiros,
.
Comemora a Destruição da Economia do Brasil:
.
Bloqueios das Estradas geram Prejuízo de R$ 700 milhões para Indústrias de Carnes
.
ABPA estima que 70% da Capacidade de Abate do Sul do País foi Afetada
.
.
(http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/noticia/2015/03/abpa-calcula-prejuizos-de-r-700-mi-com-bloqueios-de-caminhoneiros.html)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Mentira ÔnLáini: Minuto a Minuto
.
PETROBRAS DIZ QUE CALUNISTA DO DETRITO FÉTIDO MENTE
.
03.Mar.2015
Fatos&Dados = Petrobras
.
As Paredes Derrubadas de Lauro Jardim
.
É totalmente improcedente a ‘informação’ divulgada pelo colunista Lauro Jardim,
da revista Veja, na nota ‘Paredes derrubadas’ publicada na segunda-feira (2/3).
.
Não houve ‘derrubada de paredes’ nas salas dos diretores.
.
Foi criada uma Sala de Gestão onde o presidente e os diretores
vão passar a maior parte do tempo discutindo projetos,
visando integrar ainda mais as nossas atividades e fortalecendo a governança.
.
(http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/as-paredes-derrubadas-de-lauro-jardim.htm)
.
.

Julio Silveira

O tea party brasileiro, pelo visto, já arrumou os seus representantes procuradores.

FrancoAtirador

.
.
O Judiciário e o MP querem “Moralizar o Capitalismo”.
.
É Brincadêra!
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    ” Un Paradis Habité
    par des Meurtriers Sans Méchanceté
    et des Victimes Sans Haine”
    .
    (Günther Anders)
    .
    .

Alexandre Bueno

Esta empresa não é a que um dos fundadores é e ex diretor foi o vice presidente da Republica dos EUA o Sr. Dick Cheney????

sergio m pinto

Lamentável, mas é o que se vê, nesse esforço para destruir a Petrobrás e quem estiver por perto

Lauri Guerra

Por falar em Halliburton, esta companhia tem atrás de si um rastro interminável de corrupção (que os golpistas da força-tarefa da CIA, no Paraná, alardeiam combater), de terrorismo contra populações civis, de aparatos para-militares mercenários, disfarçados de serviços de segurança.
Halliburton para quem tenha esquecido é o novo nome da Black Rock, comandada pelo sinistro Dick Chenney – trocou de nome para maquiar a imagem, devido aos escândalos de corrupção nos contratos com o pentágono na ocupação do Iraque. Corrupção que envolvia sobre-faturamento generalizado, desvio de combustível em escala industrial, evasão de impostos e a lista seria longa demais para colocar num simples comentário.
A força tarefa da CIA e os golpistas que gravitam em torno dela tem como objetivo entregar o país aos interesses estrangeiros, a quem de fato respondem. Para os sabujos locais que lhes fazem a corte se lhes garante a manutenção dos privilégios da casa-grande.

Deixe seu comentário

Leia também