“Esse tempo, felizmente, já passou”, escreve juiz sobre ‘prisão para averiguação’ da PM de Alckmin; leia a íntegra da sentença

Tempo de leitura: 4 min

Vídeos: Marcela Casagrande / Midia NINJA

Da Redação, com informações e vídeos do Mídia Ninja

Em audiência de custódia no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, o Juízo do Departamento de Inquéritos Policiais decidiu no início da noite desta segunda-feira (05/09/2016) pela liberdade do grupo de manifestantes detido ontem, 4, no Centro Cultural São Paulo. Prisão foi considerada como “irregular” pelo juiz.

“Vivemos dias tristes para nossa democracia. Triste do país que seus cidadãos precisam aguentar tudo de boca fechada”, declarou o juiz segundo testemunha presente à audiência.

“Triste é viver em um país em que a gente não pode se manifestar”, afirmou.

“O Brasil como Estado Democrático de Direito não pode legitimar a atuação de praticar verdadeira prisão para averiguação sob o pretexto de que estudantes poderiam, eventualmente, praticar atos de violência e vandalismo em manifestação ideológica. Este tempo, felizmente, já passou. Destaco que a prisão dos indiciados decorreu de um fortuito encontro com policiais militares que realizavam patrulhamento ostensivo preventivo e não de uma séria e prévia apuração de modo que qualificar os averiguados como criminosos à míngua de qualquer elemento investigativo seria, minimamente, temerário”, escreveu o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo na sentença.

Os pais e familiares, que acompanharam incansavelmente tanto no DEIC quanto no Fórum, se emocionaram ao receber a notícia.

Após juiz decretar a liberdade dos 26 jovens presos arbitrariamente pela Polícia Militar de Geraldo Alckmin, em São Paulo, eles comemoram,  gritando em alto e bom som: Fora Temer! Fora Temer!

jovem libertada

Rosana Cunha abraça o filho Gabriel após ter sido liberado do Fórum Criminal da Barra Funda. Foto: Lina Marinelli/Jornalistas Livres

‘Alckmin, solte nossos filhos!’

Carta de pais dos 21 jovens presos em SP

Do Mídia Ninja

Carta destinada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pede a liberdade dos jovens presos em ação ainda sem justificativa da Polícia Militar

São Paulo, 05 de setembro de 2016.

Sr. Governador do Estado de São Paulo,

Tem esta o intuito de informar-lhe sobre os eventos ocorridos no último domingo, 4 de setembro, e estendido até a manhã desta segunda, por ocasião da detenção, para nós, mães e pais, descabida de 21 jovens, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, a qual os conduziu à Departamento Estadual de Investigações Criminal.

A referida detenção teve vez entre 15h e 15h30, nas imediações do Centro Cultural Vergueiro — portanto fora do contexto das manifestações ocasionadas uma hora mais tarde, com início previsto longe dali. Com emprego de força desmedida (dezenas de policiais militares portando armamento de grosso calibre em pronto uso) abordaram e detiveram, “para averiguação”, nossos filhos, prontos sim a ir, legal e legitimamente, a um ato público, imbuídos tão somente de suas convicções e espírito cívico.

Os que assinam esta carta espantam-se não só com a forma da detenção e sua alegação, mas, especialmente, com o destino que tiveram nossos filhos na ocasião.

Por que encaminhar jovens que, em muitos dos casos, sequer se conheciam ao DEIC? Sem fundada suspeita , sem antecedentes, sem provas.

Sem, como se verá, acesso ao delegado. Por que a torturante demora para os encaminhamentos? Por que a proibição à entrada de advogados, defensor e familiares, particularmente dos familiares dos adolescentes à delegacia?

Por que às 19h, todos os celulares em posse dos nossos filhos pararam de funcionar, impossibilitando qualquer informação sobre o que lhes ocorria no interior da delegacia?

Por que confiscaram-lhes os aparelhos? Que foi feito deles? Por que a orientação dada aos advogados, pelo delegado, de desligar seus próprios celulares? Por que somente após a chegada de três parlamentares por volta de uma da manhã tiveram acesso aos nossos filhos os advogados (presentes desde às 17h de domingo)?

Até o momento desta carta (6h30), tudo o que sabemos nos foi informado pelos parlamentares e advogados: entrevista e assinatura dos termos (revogados graças a presença dos parlamentares); suposição de organização criminosa e aliciamento de menores — o que enseja o encaminhamento para audiência de de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda, sem que ainda nos tenha sido informado o horário.

Até o momento desta carta permanecemos há mais de 13 horas (!) absolutamente desorientados, ignorantes dos próximos passos, sem sequer o consolo de terem sido ouvidos, na presença dos advogados, nossos filhos.

Nem mesmo sabemos ao certo quem se encontra detido; nem mesmo muitos pais detém a informação do paradeiro de seus filhos, saídos ontem para manifestar-se.

Alguns dos presentes, aliás, já se evadiram daqui, visto terem seus compromissos profissionais que honrar.

Até o momento desta carta , tudo o que sabemos é que , sem dúvida, nem o defensor, nem qualquer um dos parlamentares presenciaram, segundo seu próprio relato, de viva voz, tantas anomalias em um caso como este.

Tudo o que sabemos é que, mesmo no período mais terrível de nossa história recente, detidos sempre tiveram garantido o acesso, ao menos, de seus advogados.

Até o momento desta carta, e, certamente, para muito além dele, tudo o que sabemos é que nossos filhos não são criminosos, mas, tão somente, cidadãos paulistas criados para crer no convívio pela diferença mesma das visões de mundo e pontões; diferenças sobre as quais se baseiam as nações de democracia, liberdade de expressão, livre trânsito e Estado Democrático de Direito.

Tudo com o que contamos, tudo o que esperamos de Vossa Excelência é, naturalmente, a reiteração desses valores e, à luz deles a remissão dos erros.

Cordialmente,

Nós, mães e pais abaixo-assinados.

Alberto, Antonia, Carlos, Rosa, Vânia, Rosana, Miguel, Dalva.

Kenarik Boujikian, ferida por bomba da PM paulista: A polícia vandaliza o direito de protesto


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

clodoaldo

Quando houve, em 2013 e 2014, as manifestações dos coxinhas (trouxinhas agora), vários jovens de classe média quebraram muitos patrimônios públicos e privados, porém contaram com a bondade, inércia, bajulação, etc da polícia naquele momento. Esses policiais só vão cair em si e ver que estão sendo tratados como cães e sendo estumados para cima desses jovens quando sentirem nos seus bolsos e mesas as políticas desse governo.
Muitos tem a memória curta ou agem como idiotas porque o são mesmo.

FrancoAtirador

.
.
“Para o Capital, a Democracia Virou
uma Consulta Formal Não Vinculante”

Antonio Baylos Grau
Jurista Espanhol
.
https://t.co/G6bRnYUtVc
https://twitter.com/jornalSul21/status/773212757508456449
.
http://www.sul21.com.br/jornal/para-o-capital-democracia-virou-uma-consulta-formal-nao-vinculante-denuncia-jurista/
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/i/videos/773228618197700608
.
.

FrancoAtirador

.
.
!!! É Amanhã !!!

Quarta, 7 de Setembro

GRITO DOS EXCLUÍDOS

Brasília

8:30 da Manhã

https://pbs.twimg.com/media/CrsU1TYWEAAkJGJ.jpg
.
.

FrancoAtirador

.
.
Blog do Esmael, faz uma Pergunta Bem Curtinha

para os Filhos Sem-Nome do Roberto Marinho:

https://t.co/bzwIno5jY3
https://twitter.com/esmaelmorais/status/773234944692908032
.
.

Jair Fonseca

Arbítrio e intimidação: participantes de protesto contra o golpe em Florianópolis intimados a depor.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/participantes-de-atos-contra-o-governo-temer-sao-chamados-a-depor-em-florianopolis-7393101.html

FrancoAtirador

.
.
A Valorização do Processo Criminal no braZil

serve para Desvalorizar o Direito do Trabalho.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O IDEAL DO CAPITALISTA NO BRAzIL É O LUCRO A CUSTO ZERO
    .
    O que se Extrai de Todas Essas Farsas Jurídico-Midiáticas (do Mentirão I ao Mentirão III)

    não é a Pretensão da Burguesia da Penalização da Política ou de Políticos ou de Partidos,

    mas é sim a Criminalização d@s Trabalhadore(a)s e de seus Líderes e Representantes,

    permanecendo Intactos os Corruptos, Fantoches das Corporações, no Phodêr de Estado,

    para que o Orçamento da União – Dinheiro Público Arrecadado por Impostos, Pagos,

    na Maior Parte no Consumo, pela Classe Trabalhadora e pelos Profissionais Autônomos –

    financie, a Fundo Perdido, o Grande Capital Financeiro Especulativo, Local e Estrangeiro,

    que o Cartel de Mídia Empresarial Corrupta, Comprada e Vendida pela BM&F BOVESPA,

    chama pelo Nome – Bonitinho, Sugestivo, Genérico, Impessoal – de ‘Investidores do Mercado’.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Neste Ano de 2016, R$ 600 BILHÕES (45% do Orçamento da União)

    serão Destinados ao Pagamento de JUROS da Dívida pelo Governo.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
E Toda Essa Repressão Militar para dar Garantia

ao Maior Assalto à Classe Trabalhadora do Brasil.

Em breve, não haverá mais Notícias como esta:

http://coletiva.net/panorama/2016/04/kepler-weber-e-multada-por-descumprir-normas-de-jornada-de-trabalho/

http://trt-4.jusbrasil.com.br/noticias/380731630/acordos-celebrados-pela-justica-do-trabalho-em-panambi-revertem-cerca-de-r-2-milhoes-para-a-comunidade
.
.

Bacellar

Fundamental que os juízes democratas e conscientes de suas responsabilidades combatam firmemente a onda anti-democrática que varre parte do judiciário. Parabéns pela decisão e força para essa garotada e suas famílias.

roberto

Para o Alckimin capeta da Opus Dei, não se manda carta ,mas sim um sonóro “FORA NAZISTA CUCARACHA”

João Bovino

Alckmin é apenas mais um dos incompetentes do tucanato. Ao lado dele estão cerra, aecim, fhc e outros tantos que desconhecem completamente administração e democracia. São brucutus da política nacional, com uma penca de seguidores pendurados nos respectivos sacos.

Messias Franca de Macedo

Impeachment faz antropólogo italiano devolver honraria brasileira citando golpe

TER, 06/09/2016

Jornal GGN – O antropólogo, escritor e etnógrafo italiano Massimo Canevacci, professor aposentado da Universidade de Roma La Sapienza, devolveu ao governo brasileiro a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, com a qual foi condecorado em 1994. Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, desta terça (6), Canevacci disse em carta ao presidente Michel Temer que ele vê impossibilidade de manter o título após o impeachment de Dilma Rousseff.
Ao devolver a mais alta condecoração brasileira atribuída a estrangeiros, Canevacci disse ainda que “que sente grande tristeza, mas prefere ‘não manter este tipo de vínculo com um Estado e com um Parlamento que, após o golpe militar de 1964, continua produzindo valores contrários aos meus princípios republicanos’.”

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/impeachment-faz-antropologo-italiano-devolver-honraria-brasileira-citando-golpe

ALEX MEIRA

Democracia urgente. Não podemos perder mais isso:

http://novoexilio.blogspot.com.br/2016/09/o-golpe-na-amendoeira-por-alexandre.html

COMPARTILHE.

Garoto

Está acontecendo agora

Não identifiquei a fonte, mas neste momento entra pela janela do meu apartamento o som de uma marchinha militar cujo refrão diz “ou deixar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. É a quarta vez que repetem a marchinha. Não sei onde está o carro de som que a reproduz. Ou será que vem de uma residência?

“ou deixar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”, escuto pela vigésima vez.

Certo, mas primeiro vamos entregar o pré-sal, não é isso? Aí, a pátria ficará livre do petróleo.

FrancoAtirador

.
.
Ainda há Juízes na Berlim de 1936, digo, 2016
.
“Qualificar os averiguados como criminosos,
à míngua de qualquer elemento investigativo
seria, minimamente, temerário”

“O Brasil, como Estado Democrático de Direito,
não pode legitimar a atuação de praticar
verdadeira prisão para averiguação”

Paulo Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo
Juiz de Direito no Tribunal de São Paulo
.
.

FrancoAtirador

.
.
Deveria haver um Desagravo Público aos 26 Jovens da Resistência ao Arbítrio,

Ilegalmente Acusados por Militares de Hediondos Crimes que Não Cometeram.
.
.

FrancoAtirador

.
.
E quem vai Pagar a Indenização às Famílias Desses Bravos Jovens,

por essa Violência Desmedida da Polícia Militar do GenerAlckmin,

é toda a População Contribuinte do Fisco do Estado de São Paulo.
.
.

Daniel

Eu nunca vi um “Governador” tão “fascista” como esse Sr. Geraldo Alckmin!

Estamos numa nova Ditadura!

Nada se pode na nossa “Democracia” atual! Não se pode manisfestar, não se pode ir até a Av. Paulista, sem “tomar borrachada” da PM…

Mas o Governador até hoje, não explica as suas “Pedaladas” que em 2014 não pagaram os precatórios, os RPVs, as “manobras” da Nota Fisal Paulistas… E várias “barbáries” fiscais (sem mencionar a Máfia da Merenda), que esse “Governo” simplesmente “Finge” que não existem…

Acorda, ALCKMIN!

Abreu

O Brasil está doente. E São Paulo está em estado terminal!

C.Poivre

OS PODEROSOS INTERESSES GEOPOLÍTICOS DO IMPÉRIO NO GOLPE DE ESTADO NO BRASIL:

https://dinamicaglobal.wordpress.com/2016/09/05/estados-unidos-contra-a-america-latina-a-unica-coisa-que-esperamos-e-sermos-donos-do-mundo/

Carlos

Eu nunca vi um politico com um discurso tão democratico que chega até ser libertário como é o discurso do Geraldo, mas na prática que importa mesmo, é totalemnte o contrário, extremamente autoritário, anti-democratico, tem o perfil de ditador.

Deixe seu comentário

Leia também