“Genoino não conseguirá atingir o nível ideal de anticoagulação na cadeia”
Tempo de leitura: 5 minpor Conceição Lemes
Está no Código de Ética Médica. O papel do médico é tratar, cuidar, curar. Também prever para prevenir.
Na época da ditadura, havia uns médicos que avaliavam o quanto os presos políticos poderiam aguentar mais o pau-de-arara, a cadeira do dragão, os afogamentos, os eletrochoques… Examinavam rapidamente as vítimas e davam seu “diagnóstico” para os torturadores: “podem continuar”.
O laudo da junta médica da Universidade de Brasília (UnB) sobre o estado de saúde do ex-deputado federal José Genoino Neto (PT-SP), divulgado na terça-feira 29, me fez lembrar os médicos dos porões.
Genoino foi condenado a 4 anos e 8 meses em regime semiaberto na ação penal 470, o chamado mensalão. Porém, devido a sua saúde frágil e ao seu alto risco cardiovascular, pediu ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para cumprir a pena em prisão domiciliar.
Barbosa, respaldado pelo laudo da junta da UnB (na íntegra, no final), revogou a prisão domiciliar provisória de Genoino e mandou-o de volta ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR) da Penitenciária da Papuda, em Brasília.
Genoino tem 67 anos – neste sábado, completa 68 – e um catálogo de doenças, atestado pela própria junta médica da UnB.
Hipocoagulabilidade, em “leiguês”, significa que o sangue coagula menos do que deveria.
Apoie o jornalismo independente
Após a cirurgia para correção da dissecção da aorta, em julho de 2013, Genoino teve um episódio de fibrilação atrial. É uma alteração no ritmo do coração que forma trombos nas cavidades do órgão. Os trombos são coágulos que vão crescendo. Acontece que os trombos se fragmentam, formando êmbolos. Esses êmbolos ganham a circulação do restante do organismo, podendo obstruir a passagem do sangue para áreas nobres.
“No caso do Genoino, os êmbolos foram para o cérebro e provocaram um pequeno derrame [acidente vascular hemorrágico, AVC]”, explica o cardiologista Geniberto Paiva Campos, que foi professor de Cardiologia na UnB e cuida de Genoino em Brasília. “Por isso, ele toma o anticoagulante varfarina, anticoagulante que atua para não deixar formar trombos.”
O anticoagulante “afina” o sangue, evitando o tromboembolismo.
Para ter esse benefício, é indispensável que o anticoagulante atinja o seu nível ideal no sangue do paciente. Do contrário, persiste o risco de formação de êmbolos e obstrução da circulação.
Por isso Genoino faz periodicamente a dosagem da coagulação sanguínea: TAP/RNI.
Traduzindo. TAP é Tempo de Ativação da Protombina. RNI, Regulação Normatizada Internacional. Esses dois parâmetros indicam se o paciente está ou não anticoagulado. O objetivo é o RNI ficar entre 2 e 3.
No último exame feito por Genoino, o RNI está um pouco abaixo de 2, que é nível desejado, ou o alvo terapêutico.
“Mesmo Genoino tomando todos os cuidados com a varfarina e a alimentação em casa, ele ainda não está anticoagulado em nível ideal”, salienta o médico Geniberto Campos. “E isso é grave, pois ele tem risco de novo tromboembolismo.”
A dieta tem de ser com pouco sal, pouca gordura e restrita em alimentos ricos em vitamina K, pois ela interage com o anticoagulante, diminuindo a ação desse remédio.
Isso significa consumir com parcimônia, por exemplo, brócolis, couve-flor, grão-de-bico, espinafre, nabo, beterraba, lentilha, fígado, aipo, feijão verde, abacate, azeite, mamão, agrião, mostarda e salsa.
“Se o Genoino não atingiu o nível ideal de anticoagulação em casa, com todos os cuidados, protegido, não será na cadeia que conseguirá”, adverte o cardiologista. “É uma temeridade. Uma irresponsabilidade. Genoino tem risco de novo tromboembolismo, que pode ser fatal.”
Vale ressaltar que, exceto a anticoagulação, as atuais condições clínicas de Genoino são satisfatórias.
Importante: elas decorrem dos cuidados rigorosos que o seu caso exige e que vem sendo adotados durante a prisão domiciliar.Entre eles, a prevenção de fatores estressantes.
Nas situações de tensão, a pressão arterial de Genoino sobe abruptamente e muito, mesmo ele tomando remédios anti-hipertensivos.
Durante o período em que esteve preso anteriormente na Papuda , isso aconteceu duas vezes. E poderá se repetir com o seu retorno nesta quinta-feira,1 de maio.
E a pressão arterial descontrolada pode causar outra dissecção da aorta, novo acidente vascular cerebral (AVC) ou um infarto do miocárdio devido aos fatores de risco associados. Acrescente-se aí o uso de anticoagulante que aumentaria o risco de problemas cardiovasculares.
Estranhamente, o laudo da junta médica da UnB não diz isso de forma clara. Ou seja, não assume que volta à Penitenciária da Papuda adiciona sérios riscos à sua atual condição clínica.
Ao contrário. Numa linguagem ambígua, o laudo — tem trecho que parece escrito por alguém do Judiciário e não por médicos — deu a chancela para o ministro Joaquim Barbosa revogar a prisão domiciliar.
O último parágrafo dá a senha para Barbosa decidir: “não se expressa no momento presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade …”
Guardadas as proporções, é como faziam os médicos dos porões. Pode voltar para o “pau-de-arara”.
Só que, em medicina, não existe risco zero.
E os médicos que avalizaram a ida de Genoino para a Papuda sabem disso. Assim como sabem que, se algo pior acontecer, terão esse fato registrado nos currículos pelo restante da vida.
Por isso, trataram de se precaver no penúltimo parágrafo:
Em termos objetivos, a junta médica da UnB disse que Genoino está bem, mas não pode dizer que não terá risco no futuro.
Futuro que pode ser nesta madrugada, amanhã, no sábado, quando Genonino completa 68 anos, semana que vem…
Em outras palavras: os médicos da junta se eximiram de qualquer responsabilidade com o que possa acontecer com Genoino na cadeia.
Em situações adversas, a “culpa” pela fatalidade costuma ser do paciente, que “fez”, como os médicos gostam de dizer, uma dissecção da aorta, um AVC, um infarto do miocárdio ou seja o que for.
No caso de Genoino, isso não vai colar.
A junta médica da UnB sabe que a volta ao encarceramento acrescenta um risco temerário à vida de Genoino.
Ao fechar os olhos para o que pode eventualmente acontecer — isso faz parte, sim, da boa e ética medicina! –, a junta abriu mão também de prevenir. De tabela, deixar de salvar. Politizar a saúde, colocando em risco a vida alheia, não é missão dos médicos.
[A produção de conteúdo exclusivo do Viomundo é bancada por nossos assinantes. Torne-se um deles!]
Novo laudo da junta médica da UnB sobre a saúde de José Genoino by Conceição Lemes
Leia também:
Comentários
Marcos AC Lopes
Seria interessante procurar saber como está sendo o tratamento dado a Roberto Jefferson. Não se fala mais nele. É estranho. Será que ainda está mesmo preso? Seria importante descobrir isso para mostrar a grande injustiça que é manter o Genoíno na prisão, com os problemas graves que tem. Tenho quase certeza que o Jefferson deve estar tendo um tratamento diferenciado. Com esse psicopata torturador na presidência do STF, tudo é possível.
Leandro Gomes
Tantos pessoas com problemas de saúde na cadeia e você preocupados com o Genoino. Fala sério!
Oliveira Mendes
Genoino,José Dirceu,João Paulo Cunha e Delubio Soares, irão ser noticias até outubro.Em outubro com manchetes.O jb
só sairá depois das eleições, e tudo isso se PT ganhar, vai continuar.Não precisa ser profeta para se ter essa certeza.
Bem
Acho que se enganaram, deram uma toga pro barbosão ao invés de camisa de força. SOCORRO……SOCORRO!!!
Elias
Barbosa e o mendigo na calçada (ficção centrífuga)
-Ô, seu Barbosa. Faz isso com Genoino, não.
-Não fiz nada, são os trâmites da justiça.
-Justiça? Sabe-se lá o que é isso neste país.
-Eu sei, estudei muito para me tornar o que sou.
-Desculpa, seu Barbosa. O senhor sabe de lei, não de justiça.
-Ah! Sai pra lá pária, velho caquético, inútil.
-Certo, seu Barbosa, sou tudo isso, mas Genoino, não. Genoino é um grande homem. O senhor está sendo injusto com ele.
Seu Barbosa seguiu em frente e o mendigo largou-se na calçada, sôfrego e cheio de tudo: “-Injusto, chamei o homem de injusto.” E sorriu discreto.
Bruno Passos
Se o companheiro de lutas José Genoíno vier a dar sua vida em nome da liberdade do povo, injustamente preso na cadeia, vamos todos juntos ao Planalto exigir: Volta Lula!
Rogerio
Não sei como médico, mas como professor titular de uma importante universidade brasileira, o curriculum do medico que assina o laudo deixa a desejar, pelo menos na área de pesquisa. 52 artigos publicados em 41 anos de carreira dá pouco mais de 1 artigo por ano. E a maior parte em revistas com baixo impacto. Em uma area concorrida como é a medicina, é uma produção ridícula para um professor titular.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721546P9
ANDRE
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pesquisadores-desenvolvem-formula-para-popularidade-de-fotos-na-web/
Médico que assinou laudo de Genoino escreveu no Facebook que ‘Dilma faz mal à saúde’
Postado em 3 de maio de 2014 às 2:16 pm
Email
inShare
Captura de Tela 2014-05-03 às 14.05.40
De volta à Penitenciária da Papuda, em Brasília, desde a última quinta-feira, o ex-presidente do PT e ex-deputado federal José Genoino completa 68 anos neste sábado.
No dia do aniversário, Genoino recebeu a solidariedade da filha, Miruna, e do PT (Partido dos Trabalhadores), que destacou a “cardiopatia grave” dele e o classificou como “um dos políticos mais éticos e combativos do País”.
A homenagem do PT foi feita no perfil do partido no Facebook. No texto, intitulado “Massacre”, o PT afirma que os médicos da UnB (Universidade de Brasília) que atestaram que Genoino — antes em prisão domiciliar — poderia voltar à cadeia são “antipetistas”.
“O laudo foi produzido por um time de antipetistas indicados pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa.”
O post ainda destaca que o cardiologista Cantídio Lima Vieira, um dos médicos que assinaram o laudo de Genoino, em sua conta no Facebook, “postou: ‘Os médicos do Brasil advertem: Dilma faz mal à saúde’”.
O texto diz ainda que outros dois médicos fazem campanha contra o partido na internet e cita um terceiro que, segundo o post do PT, foi homenageado pelo deputado distrital Júnior Brunelli (DEM), “aquele da oração da propina”.
Vlad
Aí está uma boa oportunidade de disseminar o problema dos presos doentes para discussão da sociedade.
http://www.ibvivavida.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=595:not0685&catid=34:noticias&Itemid=54
http://www.cidadeverde.com/com-doentes-e-baleados-central-tem-70-presos-onde-cabem-12-161104
Principalmente os que sofrem de doenças graves e comprovadas.
E não de unha encravada e alergia a crustáceos, só porque são da panelinha.
Jaime Iglesias Serral
Joaquim Barbosa assassino, é o que podemos dizer sem medo de errar.
Fabio Passos
A militância do PiG, idiotizada pela revista veja e jn da globo, acha que joaquim barbosa usa a capa do batman… mas quem tem inteligência e um mínimo de sensibilidade sabe que a “capa do batman” é o capacho em que a “elite” branca e rica limpa as botas!
A casa-grande usa o psicopata-carrasco que preside o stf como instrumento de vingança contra aqueles que ousaram enfrentar a injustiça social.
Zanchetta
Como assim “cardiologista diz…”!!! Põe o nome do sujeito aí… assim teremos um dossiê como fizeram com o pessoal da junta…
Conceição Lemes
Precisa voltar pra escola e reaprender a ler ou é apenas “má vontade”. sds
Luís Carlos
Geniberto Paiva Campos, ex-professor de cardiologia na UNB. Acho que você não leu o texto ou simplesmente se enganou. Será?
neopartisan
“Nunca mais vocês, dois Zés, serão capazes de ter de novo um simples sentimento humano” sinaliza a sacrossanta tríplice aliança da toga, oposição conservadora e mídia corporativa. ” Tudo estará morto dentro de vocês. Nunca mais serão capazes de amar, cultivar o companheirismo, curtir a alegria de viver, de rir, de ter curiosidade, coragem ou integridade. Vocês, dois Zés serão um vácuo. Vamos esvaziar vocês e em seguida preenchê-los com o nosso barro. A corda está apertando.”
“Vocês vão virar vegetais. Vamos quebrar sua alma assim como seus corpos — isto é mais efetivo. As “medidas administrativas especiais” que prescreveremos serão a tônica. O buraco negro vai prevalecer sobre a expansão do universo. A Papuda será a temida sala 101 que George Orwell descreveu e nós o seu temido e adorado Big Brother!
abolicionista
Genoino preso e Daniel Dantas solto, precisa dizer alguma coisa?
Infelizmente, é mais um sinal de que o Brasil vai sofrer um grande abalo. As estruturas tradicionais do privilégio e do desmando estão entrando em choque com a pressão do impulso modernizador. Junho foi um sinal.
Cabe à esquerda organizar a classe trabalhadora para que esse abalo não venha sob a forma do fascismo.
O pacto governista tem de ser gradualmente abandonado, ou a conta da derrota histórica imposta pela casa grande cairá nos ombros da esquerda.
Daniel Policarpo
O difícil de engoliar é: No governo do PT inicia-se uma CPI. No governo do PT com maior base aliada, investiga-se uma CPI. No governo do PT descobre-se um mensalão. (nem é mesada ou mensalinho) No governo do PT sua cúpula é condenada. No governo do PT a mídia troglodita faz o que bem entende. No governo do PT a cúpula é condenada e vai para a cadeia.
No governo do PT a cúpula do PT tem julgamento injusto. A culpa é do Barbosa? É isso mesmo um só homem!
No governo do PT um membro da sua cúpula é obrigado a correr o risco de morte na prisão. A culpa é de um só homem, JB?
Vamos nos olhar no espelho senhores, para ver se temos coragem de aprendermos com os nossos próprios erros, ou invés de apontar os dos outros. Estamos falando de 12 anos de história, de muitas conquistas. Mas foram só conquistas? Menos volume nessa histeria.
Cadê Lula, Dilma, o presidente do PT e tantos outros que tem influência? Cadê os companheiros de verdade? Porque declaração na mídia até eu dou, mas efetivamente colaborar para que o quadro muda, se vejo, vejo muito pouco.
Um partido que quer mudar o Brasil não pode ficar a mercê de meia dúzia de pessoas. Tem que ser mais forte que isso. Tem que fazer as reformas necessárias. Tem que enfrentar os problemas e vencê-los.
Oliveira Mendes
Daniel concordo com voce, o que se passa com o partido é muito estranho.Será que os parlamentares pensam eleitos em
outubro ?
anac
O conceituado jurista Celso Antonio Bandeira de Mello definiu com uma palavra joaquim: MAU.
marcosomag
Alguém ainda sabe o por quê do PT ou advogados progressistas como Konder Comparato ou Bandeira de Mello não deram queixa à Polícia em relação ao psicopata que comanda o STF por periclitação de vida?
lukas
Porque a decisão de Joaquim Barbosa se baseia em laudos médicos como determina a lei.
Luís Carlos
Todo esse ódio e perseguição contra Genoíno e o mensalão tucano prescrevendo.
Barbosa é uma aberração jurídica e humana.
Francisco
Me perdoem, mas a questão é muito simples: a pena para homicídio é trinta anos em regime fechado.
Se Barbosa assassinar Genuino ele deve ter CERTEZA ABSOLUTA de que a Lei será cumprida: em regime fechado, sem poder trabalhar e sem tela plana.
Barbosa tem se pautado pela máxima “para os amigos tudo, para os inimigos a Lei”. Que assim seja.Para ele, Barbosa, a Lei dura, teza e sem manteiga.
Quem pode impor a Lei é o Estado. No momento, gerido pelo PT, de Genuino.
Qual a dificuldade?
A dificuldade é o PT fazer cumprir as Leis: iguais e para todos. Matou, se arromba. Então, deixa esse desequilibrado matar…
Barbosa é Deus? Foi eleito? Barbosa é um barnabé com total desequilibro emocional que se brigar com Alckmin, Serra, FHC, os Marinho ou Aécio, sai da vaguinha em que está em uma semana: direto para o manicômio.
O problema não é a força de Barbosa ou dos Marinho, o problema é a fraqueza patológica do PT.
PT: ou fale feito homem ou entregue o cargo. Ponto final.
Fabio Passos
médicos servindo como instrumento de perseguição política e tortura.
A “elite” branca e rica está com saudades da ditadura.
E tem capachos do nível de joaquim barbosa a lamber suas botas. Publicamente.
Libertem os presos políticos!
Toda a solidariedade as vítimas da farsa do mentirão.
Renato Vasconcelos
Pela sua raiva, dá pra perceber q vc não é rico, nem branco e nem de elite alguma!
Tadinho…
Fabio Passos
“tadinho”… por não ser branco????
Racista ignorante!
Lixo branco que lê veja!
Luís Carlos
Renato Vasconcelos. Grande exemplo do desprezo humano pela racionalidade. Com argumentos como esse fica difícil duvidar de valores fascistas.
Luís Carlos
Aliás, de que elite seria Renato Vasconcelos? Da elite endinheirada mas analfabeta política? Da elite repleta de dólares mas incapaz de gestos de solidariedade? Da elite fascinada por capas de Caras e com ojeriza a gente. Ou da elite do capital vadio especulativo que não gera empregos mas que odeia a seguridade social? Talvez Renato Vasconcelos seja daquela elite que lê e acredita na Veja e assiste a Globo e também sonega impostos?
Renato Vasconcelos, seja qual for a elite que crês pertencer, ela é inútil ao mundo e somente suga esse planeta.
Elias
Enviei comentário para esta pauta às 14:43 e não foi nem para análise. Será que foi para caixa de span? Vou tentar novamente.
Conceição Lemes
Daria pra vc mandá-lo, de novo, por favor? abs
Elias
Há pouco apareceu em tela, obrigado, Conceição. abs.
Elias
Um banqueiro condenado a 10 anos de prisão está livre graças a dois habeas-corpus dados pelo STF em dois dias seguidos. Um médico especialista em reprodução humana que abusou sexualmente de suas clientes, obteve habeas-copus do STF e fugiu do país. José Genoíno, que lutou pela volta da democracia que hoje vivemos, está preso apesar de ser vítima de doença grave subestimada pelo STF.
Maria
O Quim quim da pena torta odeia petista. O objetivo é humilhar? Se vingar? Matar? Extravasar complexos? E os outros “supremos” pares, não podem fazer algo para coibir os abusos? Lembro de Lalau q ficou anos em prisão domiciliar. O judiciário do meu país cada dia q passa fica mais desmoralizado. A tal criatura sofre da sindrome de N V.
Messias Franca de Macedo
Revista IstoÉ!:
Marajás de jaleco branco . Istoé mostra que médicos contratados pelo Senado, com salários de até R$ 40 mil, ainda recebem verba do Congresso para atender pacientes em clínicas particulares Marajás de jaleco.
(…)
Por jornalista Mario Coelho | 24/11/2012 10:04
FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/nas-revistas-marajas-de-jaleco/
Luís Carlos
Por isso são contra o Mais Médicos.
Messias Franca de Macedo
EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS, HORA DO RECREIO!
blogueiro de esquerda denuncia CORRUPÇÃO do Alexandre Padilha do PT!
VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=3Ifq0AhVtI8
Messias Franca de Macedo
De [ARTHUR] SCHOPENHAUER para o joaquim barbosa: “Eu não odeio os homens maus! Apenas, os desprezo!”
Fecha o caixão!
Messias Franca de Macedo
“O José Genoino tem um aparente ótimo estado geral” O laudo da “junta médica do barbosinha”! Dos mesmos do time que joga contra o ‘Mais Médicos’ para o povo brasileiro!… Falar mais o quê?!…
‘Capiche’?!…
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1448274-genoino-se-entrega-e-volta-a-cumprir-pena-na-papuda.shtml
Messias Franca de Macedo
LUIS NASSIF AVALIA LAUDO MÉDICO SOBRE GENOINO
Documento “é melífluo, com uma linguagem propositadamente ambígua”, analisa um médico consultado pelo jornal GGN; doutores não deixam claro se o ex-deputado sofrerá riscos se voltar ao cárcere, segundo o especialista, que chama a atenção ainda para o “linguajar jurídico de parte do laudo, que não se coaduna com a linguagem médica”
Jornal GGN – Presidente da junta médica que analisou a situação do ex-deputado José Genoíno, Luiz Fernando Junqueira Jr assumiu a titularidade da cadeira de Cardiologia da UnB substituindo um professor que foi aposentado justamente por apresentar a mesma cardiopatia do deputado.
Na UnB é considerado um professor de ideias políticas radicais, ao contrário dos outros membros da junta médica.
Um especialista consultado pelo jornal GGN apresentou as seguintes considerações sobre o laudo médico;
1. O conteúdo não é bom, mas não tão ruim ou negativo, como esperado;
2. Entendo que suas conclusões permitem tomar qualquer decisão, pró ou contra o retorno às condições carcerárias;
3. O laudo é melífluo, com uma linguagem propositadamente ambígua, sem querer ou poder dizer claramente que o paciente pode deixar a prisão domiciliar e retornar ao encarceramento, sem que isso adicione sérios riscos à sua atual condição clínica;
4. Alguns itens e trechos do laudo devem ser melhor analisados pelos advogados, pois a meu ver – lembro, avaliando como médico – abrem brechas para um intenso contraditório jurídico. Exemplo , transcrevo, verbis: a)”não se podendo julgar risco mórbido futuro presuntivo, o qual depende de fatores os mais diversos(…) “; b) “não se expressa no momento a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade(…)”;
5. Do ponto de vista médico, ao contrário dos colegas da Junta, entendo que as atuais condições clínicas satisfatórios do paciente, decorrem da sua permanência em “prisão domiciliar”, na qual vem obtendo os cuidados que o seu caso clínico exige. A sua volta a condição carcerária adicionaria um risco temerário do ponto de vista médico e desnecessários até injustificado do ponto de vista jurídico.
Este o meu ponto de vista inicial, após uma primeira leitura do parecer da Junta.
6. Uma lembrança totalmente fora dos autos: no período autoritário havia uns médicos que avaliavam o quanto os prisioneiros submetidos à tortura poderiam aguentar mais pancadarias e maus tratos. Examinavam rapidamente as vítimas e diziam para os bravos agentes da tortura: – “podem continuar. Neste aqui não detectamos a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade …pode voltar ao pau-de-arara.
7. Chama atenção o linguajar jurídico de parte do laudo, que não se coaduna com a linguagem médica.
FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/uma-avaliacao-do-laudo-medico-que-mandou-genoino-de-volta-a-papuda#comment-301331
Messias Franca de Macedo
Médicos que entregaram cabeça de Genoíno à Barbosa são os mesmos de antes
por Miguel do Rosário
27/11/2013 – 5:04 am
See more at: http://www.ocafezinho.com/2013/11/27/barbosa-contratou-medicos-antipaticos-ao-pt-para-tratar-do-caso-genoino/#sthash.qLK2eeaI.dpuf
Fabio Passos
Revoltante.
Esta junta médica estava preocupada em preservar a saúde de José Genoíno?
Ou apenas procurou agradar o psicopata joaquim barbosa e suas ridículas ambições eleitorais?
Libertem os presos políticos!
O Brasil não pode assistir passivamente cidadãos inocentes atirados na cadeia por uma dúzia de ratazanas do PiG e do stf.
Messias Franca de Macedo
Harry Shibata é um ex-médico legista brasileiro
Shibata é considerado conivente com a repressão pelo regime militar no Brasil (1964-1985), por causa dos laudos médicos que elaborou a respeito de vítimas desse regime. Foi também acusado de outras formas de colaboração com as forças de segurança do então regime, como instruir os torturadores sobre como não deixar marcas de suas ações nos corpos dos torturados. Ele foi considerado culpado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e perdeu as credenciais e o direito de exercer a medicina.
Atestou que a causa mortis do operário Manuel Fiel Filho fora suicídio e, em 1975, assinou o laudo sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog, declarando-o suicida sem ter visto o corpo remetido ao IML pelo Exército, em cujas dependências (especificamente no DOI-CODI) ele morrera.
(…)
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Shibata
Messias Franca de Macedo
… Se o ínclito brasileiro José Genoino morrer no próximo feriado (sic), o assassino de toga IMUNDA irá festejar na Ilha de Trancoso, litoral paradisíaco da Bahia, juntamente com a namorada BRANCA de 24 aninhos, formada pela gloriosa (RISOS) *Faculdade de Direito do Balneário Camboriú, portanto, futura “suprema” do STF! Pausa para rir! Ou para chorar?!… Participarão também dos convescotes os integrantes da **”junta médica” do referido “supremo”!…
[Portanto] Nós temos que denunciar estas patifarias pré-medievais às Instâncias Internacionais! Aqui, no ‘braZil’ quem continua mandando e desmandando são os mesmos CRIMINOSOS IMPIEDOSOS da [fétida] Casa Grande de sempre!…
*A jovem namorada de Joaquim Barbosa
A felicidade do casal – Foto: Migalhas
O assunto nos sites jurídicos é a nova namorada do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que, aos 58 anos, está divorciado.
Trata-se da advogada rondoniense Handra Meira Amorim, 24 aninhos, graduada pela Faculdade de Direito do Balneário Camboriú.
Conheceram-se num banca de revistas no Leblon, Rio de Janeiro. Ela se apresentou com uma da legião de fãs do ministro.
O casal curtiu férias na badalada praia de chiques e famosos da Bahia: Trancoso, Circularam de “mãos dadas durante a apresentação do Festival de Música na cidade (ao som de orquestra, bossa nova, jazz e música de câmara); também foram vistos jantando no restaurante Maritaca”, segundo o portal Migalhas.
Mais notícias no Twitter da Abelhinha
FONTE: http://blog.tribunadonorte.com.br/abelhinha/a-jovem-namorada-de-joaquim-barbosa/92183
**Médicos que entregaram cabeça de Genoíno à Barbosa são os mesmos de antes
Por jornalista Miguel do Rosário
See more at: http://www.ocafezinho.com/2013/11/27/barbosa-contratou-medicos-antipaticos-ao-pt-para-tratar-do-caso-genoino/#sthash.IexA3unb.dpuf
Messias Franca de Macedo
O REI DAS LICENÇAS
Como os médicos agiram com JB nas dores nas costas e como agem com Genoino no coração danificado
Deu no Estadão em agosto de 2010, antes que Joaquim Barbosa se tornasse herói do jornal por conta de sua conduta no Mensalão.
Aspas e dois pontos.
“O ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que está de licença por recomendação médica, alegando que tem um “problema crônico na coluna” e, por isso, enfrenta dificuldade para despachar e estar presente aos julgamentos no plenário do STF, não tem problemas para marcar presença em festas de amigos ou se encontrar com eles em um conhecido restaurante-bar de Brasília.”
“Na tarde de sábado (ontem), a reportagem do Estado encontrou o ministro e uns amigos no bar do Mercado Municipal, um point da Asa Sul. Na noite de sexta-feira, ele esteve numa festa de aniversário, no Lago Sul, na presença de advogados e magistrados que vivem em Brasília.”
“Joaquim Barbosa está em licença médica desde 26 abril. Se cumprir todos os dias da mais nova licença, ele vai ficar 127 dias fora do STF, só neste ano. Em 2008, ficou outros 66 dias licenciado. Ano passado pegou mais um mês de licença. Advogados e colegas de tribunal reclamam que os processos estão parados no gabinete do ministro.”
Na mesma ocasião, Reinaldo Azevedo, na Veja, publicou o seguinte.
“Seria o mínimo de consideração com a sociedade, com o erário, com os seus pares, com o Supremo, que o ministro Barbosa viesse a público dar uma explicação”, disse o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior. “Não há coerência entre a postura de não trabalhar por um problema de saúde, que é natural, qualquer pessoa pode ter, e de ter uma vida social onde isso não é demonstrado.”
Tudo isso para mostrar o seguinte: a extraordinária liberalidade que Joaquim Barbosa sempre demonstrou em relação a si mesmo nas questões médicas se tornou o oposto quando em questão está a saúde de Genoino.
E convenhamos: dores crônicas nas costas – devidas a excesso de peso e falta de alongamento, em geral — são infinitamente menos graves que cardiopatias.
Quais foram os médicos que foram tão generosos com Barbosa? Algum deles foi incumbido de avaliar Genoino?
Se eu fosse advogado de Genoino, averiguaria isso.
Seja como for, existem duas realidades para JB. Uma, a dele próprio, plena de regalias, e não só médicas, aliás.
JB não hesitou, por exemplo, em apanhar um avião da FAB e enchê-lo de jornalistas que iriam aplaudir uma palestra insignificante que ele daria na Costa Rica. (O Globo estava presente, naturalmente. As Organizações Globo não tinham dinheiro para pagar a viagem de sua jornalista. Pausa para rir, ou chorar.)
Ninguém se indignou com o voo de Joaquim Barbosa, embora o de Renan tenha despertado centenas de artigos moralistas sobre o emprego do dinheiro público.
A segunda realidade, para JB, é a dos outros. Imagine se a cardiopatia fosse dele, e não de Genoino.
Se dores nas costas o levaram a faltar meses e meses, o que ele faria se seu coração estivesse danificado seriamente como o de Genoino?
Este é o presidente da corte suprema. Esta é justiça segundo Joaquim Barbosa.
Paulo Nogueira
02 mai 2014
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.
FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-os-medicos-agiram-com-jb-nas-dores-nas-costas-e-como-agem-com-genoino-no-coracao-danificado/
Antonio leite
Eu quero e processar estes médicos irresponsáveis . Aonde esta o sindicato de médicos . Eu preciso muito saber de sua posição .
Urbano
E se a artoridade de boston, bastante conhecedor de merdencima, disser que é para isso mesmo?
Euler
Excelente análise técnica e política, Conceição. Esses médicos estão agindo de reforma irresponsável, pois na prática estão quase que mandando o Genoino para a forca. Com claro viés político, para atender ao desejo do carrasco-mor presidente do STF – outro que a história não perdoará, independentemente do ex-dirigente petista sobreviver ou não na prisão. O ato em si, de mandar para a cadeia um idoso doente, com pena de prisão em regime semi-aberto, que não coloca ninguém da sociedade em risco, constitui um crime lesa-humanidade. Barbosa e seus médicos dos porões em algum momento terão que responder por isto. Seus descendentes saberão que em pleno Brasil do século XXI um cidadão foi praticamente mandado para a execução por mero capricho político partidário. Com o aval de uma mídia omissa, golpista e canalha, e de tantos outros que se calaram, quando deveriam falar.
Francisco de Assis
TORTURADORES, ASSASSINOS E COVARDES
Os torturadores da ditadura colocavam para os seus médicos auxiliares a seguinte questão: “Posso continuar a torturar o prisioneiro ?”. Tinham um pacto de torturadores e assumiram isto.
Diferentemente, Barbosa e seus médicos auxiliares não assumem o que fazem e fizeram um pacto de covardia, um pacto de assassinos em potencial.
Não fosse o ser abjeto e repugnante que é, e agisse como um juiz de verdade, Barbosa teria colocado simplesmente o seguinte quesito para os seus médicos responderem: “A saúde de José Genoíno me permite encarcerá-lo ?”.
Não o fez e, covardemente, apenas pergunta se a saúde de Genoíno está boa, assemelhando-se a outro presidente fascista do STF, antes de enviar Olga Benário, grávida e “boa de saúde”, para a morte numa câmara de gás nazista.
Uma vez morto José Genoíno o assassino em potencial Joaquim Barbosa, covardemente, dirá que tinha um laudo médico. Assassinado José Genoíno, os médicos de Joaquim Barbosa dirão, covardemente, que não lhes foi perguntado se a sua saúde permitia encarcerá-lo.
Este é o jogo que jogam, o jogo dos covardes, o jogo dos capitães-do-mato.
Quanto ao objetivo daqueles que estão no comando, e não mostram a cara, é este mesmo: assassinar José Genoíno ou José Dirceu para, a partir da reação da esquerda, puncionar o cancro da extrema direita, despertando o ódio e a violência campal na nossa sociedade.
Pois só assim, pela força e pela covardia, e certamente com o apoio de estrangeiros, como já fizeram antes, poderão tentar, mais uma vez, subjugar o povo brasileiro.
Desta vez, poderão se dar mal.
Flavio Lima
Como médico, infelizmente não me surpreendo com esse tipo de atitude de colegas.
Ainda consigo acreditar que os médicos que mereçam assim ser chamados são maioria, mas esta na base da metade mais um…
Mário SF Alves
Fazer o Mal mostrar a horrenda cara: é essa a difícil sina e a lenda pessoal de quem nasceu pra desentocar o Mal.
E o Mal aí está, como sempre foi. A diferença é que no Brasil de hoje, com o PT, o Mal deu com os burros n’água e foi obrigado a mostrar a cara.
O presente de grego, o Cavalo de Troia, o único “presente” que o Brasil ganhou dos EUA com a ditadura militar, foi a impressionante e cativante tecnologia televisiva. E este presente, mais uma vez, mostrou a que veio e a quem serve através da escandalização de um julgamento confessadamente premeditado, destituído de provas, desmascarado, eivado de falácias, eivado de desmentidos.
Tudo [só] contra o PT. É esse o lema. E por isso que Genoino ainda padece.
____________________________________
Ah, diriam alguns, mas o Genoino é comunista, e é esse o problema.
Será?
Será que Genoino é mesmo co-mu-nis-ta?
Ah, Genoino é corrupto, é esse o problema, diriam outros.
Será?
________________________________________________
Já de início de conversa uma coisa não casa com a outra. Ou bem se é comunista ou bem se é ladrão.
Mas, afinal, quem é o ladrão?
Aquele que através do jogo de poder ou pela força bruta rouba a mais-valia e o bem comum do povo ou aquele que restitui o valor do trabalho e o bem comum do povo?
E o que é o bem comum do povo?
Quem é o ladrão?
Aquele que injustificavelmente reduz e condiciona o povo a não ter nada além de sua própria força de trabalho e que, não satisfeito, o condenaa oferecê-la por preço irrisório, preço este que mal e porcamente dá pra o empregado se reproduzir no dia seguinte, ou aquele que restitui ao povo condições dignas de existência?
Quem é o ladrão?
Aquele que inflaciona o preço do tomate, do pão e da banana ou aquele que oferece condições dignas para que se produza e ofereça ao consumo a preço justo o tomate, o pão ou a banana?
Quem é o ladrão?
Aquele que, ainda que sob a influência perniciosa dos cartéis e da corrupção daqueles que sorrateiramente superfaturam contratos, põe em prática políticas públicas econômicas que inibem a concentração de renda e poder, e que por sua vez dinamizam a economia, geram empregos e riqueza ou aqueles que preconizam o Estado Mínimo e suas consequências expressas no completo afastamento do governo de tais políticas públicas, no desemprego massivo, na supressão de direitos sociais, na submissão do País às regras impostas pelo mercado, a interesses eminentemente privados e na mais absoluta e definitiva renúncia à soberania do Brasil?
________________________________________________
A História mostra que a história de Genoino é a história de quem sempre enfrentou o Mal. É a história de quem sofreu no cárcere terríveis torturas no enfrentamento de uma das mais perversas formas de governo da História da Civilização: a ditadura militar de direita, de mesma gênese da ditadura nazista.
Quereria ele uma outra ditadura, ainda que de esquerda?
Svibra
È verdade! A alternativa que havia, seria a nomeação de médicos independentes para fazer a avaliação. Com estes aí, o caminho de Genoíno já estava marcado, muito antes do parecer médico.
Parte-se portanto para uma constatação de que não há alternatiga, em cima de fatos viciados.
jotajota
Se a Papuda tiver ambulatorio com equipe de coleta de sangue, o RNI (controle da coagulação) pode ser feito perfeitamente.
Isso não é problema. As outras questoes são outra história…
Conceição Lemes
Nos últimos dias, inclusive ontem, não havia sequer médico. abs
Mauro Assis
Conceição,
Agora vcs da esquerda acham um absurdo cadeia no Brasil não ter médico???
Conceição Lemes
Mauro, o quê?! De onde vc tirou isso? Vc não entendeu o está escrito. Respondo por mim. É um absurdo não ter médico em penitenciária. sds
Renato Vasconcelos
Isso é muito grave!!
O governador petista, do DF, deveria ser cobrado por isso…
Mário SF Alves
Não estivesse em situação de tamanho risco de vida, tenho certeza, Genoino estaria rindo de tudo isso.
_____________________
“Eles passarão.
Eu passarinho!”
Mário SF Alves
A palavra da vez é VERDADE. A eternamente proibida VERDADE.
Verdade escamoteada e proibida desde o vergonhoso e trágico 1964. Verdade, a única força capaz de se contrapor à mentira. Verdade, o único poder do qual estão TERMINANTEMENTE excluídos os lacaios e subservientes vende-pátrias que querem a todo custo a plena, radical, criminosa, inconsequente e nefasta neoliberalização da economia no mundo. Sua única meta, sua única ideologia, seu único compromisso é com a plena oligarquização do poder; fato este que, a menos que se assumam como nazistas, jamais poderão declarar publicamente.
Talvez por isso mesmo ainda surpreenda-me tanto a brutal atualidade do
pensamento da Hannah Arendt: mais do que identificar e julgar criminosos de guerra, no mais das vezes reles e banais burocratas a serviço da Mal, o que é preciso é identificar as raízes¹ do próprio Mal; aquele que os criou, cria, usou, usa ou empregou e emprega.
________________________________
¹”Trata-se, tema central do pensamento de Hannah Arendt, de
refletir sobre a natureza do mal. O pano de fundo é o nazismo, e o julgamento de um dos grandes mal-feitores da época, Adolf Eichmann. Hannah acompanhou o julgamento para o jornal New Yorker, esperando ver o monstro, a besta assassina. O que viu, e só ela viu, foi a banalidade do mal. Viu um burocrata preocupado em cumprir as ordens, para quem as ordens substituíam a reflexão, qualquer pensamento que não fosse o de bem cumprir as ordens. Pensamento técnico, descasado da ética, banalidade que tanto facilita a vida, a facilidade de cumprir ordens. A análise do julgamento, publicada pelo New Yorker, causou escândalo, em particular entre a comunidade judaica, como se ela estivesse absolvendo o réu, desculpando a monstruosidade.”
Fonte: http://outraspalavras.net/posts/a-atualidade-brutal-de-hannah-arendt/
__________________________________
A seguir um pouco “males” que Genoino ajudou a construir e por isso está sendo tão cruel, perigosa e injustamente preso:
http://www.youtube.com/watch?v=ixWZ4x0a3XE
http://www.youtube.com/watch?v=liIZsDZdeAk
Lukas
Joaquim Barbosa não é médico. Para tomar sua decisão tem que se basear em laudos médicos oficiais. É o que diz a lei e a lei é para todos. Tanto o laudo da UnB quanto o da Câmara dos Deputados que negou a aposentadoria a Genoíno dizem que sua situação não é grave.
Por que JB teria que ir contra os laudos desta vez? Por que o privilégio para Genoíno? O que seria feito com outros condenados? Abriria-se esta excepcionalidade?
Por que os médicos que trataram de Genoíno no Sírio Libanês não são procurados pela defesa para emitirem um laudo? Bem, porque também estes, que conhecem o histórico do paciente, também atestarão que ele está bem.
A questão é médica, não política.
João-PR
Lukas, sugiro que leia com atenção a matéria e os laudos(você leu os mesmos???).
Depois de ler, e entender o que está lá, podemos discutir aqui.
Fica uma pergunta: por que os médicos da junta médica foram tão cautelosos na conclusão do laudo.
Heitor
O juiz não está obrigado a seguir nenhum laudo judicial. Logo, Barbosa é diretamente responsável por qualquer mal que aconteça.
José Carlos
… pelo que se lê das formações dos médicos (falta De.=deus)seus pacientes terão vida eterna, inclusive eles…
… esses caras junto com o jb me fazem lembrar da musica “o enfarto lhe paga (deus) e termina essa banca”, mas eles são imunes são Deus do Olimpo …
Aline C. Pavia
Infelizmente para a massa lobotomizada pela imprensa merdorrágica, Genoino é um fingidor, um mau ator, que está com “frescura” e “medinho” de ficar na Papuda, onde, para essa mesma massa – e para a própria imprensa medíocre – Genoino tem mesmo é que morrer logo de uma vez, afinal, “somos nós” que “pagamos” para “sustentar esse vagabundo” na cadeia. Como Miruna, tenho pena de quem se regozija ao ver um doente de quase 70 anos ir para a cadeia após ter sido condenado sem provas, por um dinheiro que não era público e por uma quadrilha que não existiu.
“Chupa carniça, mastiga sem pena
Teu dia está prestes, hiena”
Mas não vou atender ao pedido de Miruna. Essa imprensa lixo, e aquele desqualificado torpe que preside o Supremo Teatro de Fantoches, não merecem que eu reze por eles.
O remorso não consegue entrar em corações secos e mentes deturpadas. Mengele, Abdelmassih, Barbosa, Shibata, e essa turminha do laudo médico que não é médico e sim jurídico, como pedir a eles consciência, ética ou remorso? Podridão é seu métier.
Teresa Andrade
Antes meu sentimento era de indignação, agora sinto medo.
Marduk
O tal cardiologista foi regiamente recompensado para emitir esse laudo.
Alex
Quem deve processar JB por tentativa de homicídio? Ou não se trata de uma tentativa de homicídio?
lulipe
Não, não se trata.O Ministro, como não é médico, sugeriu um laudo, não de um médico, mas de uma junta médica.Todos afirmaram que não existe qualquer justificativa de excepcionalidade para o condenado não ser recolhido à prisão.Portanto….
Luís Carlos
A decisão é do juiz, não do médico. Barbosa decidiu livremente assumir esse risco, portanto deve responder por ele.
Trata-se de uma farsa (mais uma) montada pelo Ministro presidente e seus laudadores.
Messias Franca de Macedo
Para os MÉDICOS MONSTROS da “junta médica” do Joaquim Babrosa: morre o ex-dono da Escola Base.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/05/1448429-ex-dono-da-escola-base-morre-apos-sofrer-infarto-em-sao-paulo.shtml
##############
Relembre o caso:
VÍDEO: ‘Jornal da Record News recorda o caso da Escola Base após 18 anos’ – http://www.youtube.com/watch?v=VH53OB3a2Bw
FrancoAtirador
.
.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Blog ‘Eu Sou da Família Genoíno’
POR FAVOR AMIGOS, ME AJUDEM A DIVULGAR A VERDADE SOBRE A SAÚDE DE MEU PAI!
Por Miruna Genoino
É VERDADE QUE ELE NÃO ESTÁ EM ESTADO GRAVE?
É verdade, mas ele está assim, estável, porque está cumprindo sua injusta pena em um DOMICÍLIO, sob os cuidados de sua família, o que é FUNDAMENTAL já que, lembremos do artigo que saiu no Jornal GGN (http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-cardiopatia-de-genoino-e-as-doencas-especificadas-em-lei),
“Um dos fatores de risco predominantes, tanto na gênese inicial como na recidiva da dissecção de aorta é a hipertensão arterial. Todos sabemos, até os leigos, que situações de ansiedade e estresse podem levar a crises hipertensivas. Onde o periciado tem mais chances de ser submetido a situações estressantes: Em seu domicílio, rodeado de seus entes queridos, que velam por ele, com alimentação adequada e sossego ou em um ambiente prisional brasileiro?”
É VERDADE QUE ELE TEVE “APENAS” UM PROBLEMA NA AORTA
E QUE O MESMO JÁ FOI CORRIGIDO COM A CIRURGIA
E POR ISSO ELE NÃO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR COM ISSO?
NÃO. Não foi “apenas” um problema na aorta, foi um problema muito, muito grave, que poucos sobrevivem para contar.
Lembremos que
“Em respeito ao Deputado, não vamos ficar expondo estatísticas do mau prognóstico da doença. Basta replicar aqui a parte conclusiva de um trabalho da equipe de cirurgiões torácicos do Hospital Universitário da Universidade de Coimbra-Portugal. Eles atenderam 78 casos de dissecção em dez anos e concluem assim (Atenção! Na primeira frase temos sintaxe Camoniana!):
“A cirurgia é raramente, se é que alguma vez, curativa; por isso, o controlo a longo prazo (provavelmente para toda a vida) é essencial e inclui o controlo apertado da hipertensão arterial e a vigilância dos segmentos aórticos não excisados e, em especial, do falso lúmen patente distal, numa tentativa de evitar a rotura e minimizar as consequências da formação de falsos aneurismas”
“Como factores de risco predominantes observaram-se a hipertensão arterial, a doença do tecido conjuntivo, o tabagismo e a insuficiência renal crónica”
Dissecção Aguda da Aorta – DAVID PRIETO, MANUEL J. ANTUNES
SE A CIRURGIA FOI BEM SUCEDIDA,
ENTÃO NÃO HÁ NADA MAIS A CUIDAR?
NÃO [NÃO É ISSO]!!!!
Meu pai teve um episódio de isquemia cerebral que o levou a começar um tratamento com anticoagulantes que ainda NÃO CONSEGUIRAM SE AJUSTAR CORRETAMENTE!
Atualmente seu índice de coagulação ainda não está entre o nível 2 e 3 que é o que ele precisa ter, vide relatório de seu médico Dr. Geniberto Campos:
“A medicação anticoagulante oral (warfarina), mesmo com ajustes frequentes, ainda não conseguiu atingir níveis terapêuticos satisfatórios, com RNI abaixo de 2 (valor terapêutico ideal entre 2 e 3).” Brasília, 8 de abril de 2014 – Dr. Geniberto Paiva Campos
QUANDO MEU PAI FOI PRESO NA PAPUDA
ELES O DEVOLVERAM COM O ÍNDICE ACIMA DE 5,
UM ÍNDICE QUE INDICA UM RISCO ENORME DE HEMORRAGIA!!!!!
Por favor, amigos, me ajudem, Divulguem a Verdade, gritem se for preciso.
Não deixem que a Folha, a Globo e a grande mídia continuem propagando mentiras
que estão colocando em risco a vida de meu pai!
ESTES GRANDES MEIOS ESTÃO MANIPULANDO INFORMAÇÕES
SOBRE A SAÚDE DE UM SER HUMANO!
E que todos saibam algo, não me importa nada, nem ano de eleição, nem partido, nem moderação, se mandarem meu pai para a Papuda eu juro que vou lutar até o fim para responsabilizar quem quer que seja pela vida de José Genoino, sejam esses que diretamente estão decidindo por isso como se fosse um mero jogo de cartas, sejam aqueles que viram a cara e preferem fingir que não têm nada com o assunto, sejam uns e outros que deixam de honrar sua promessa feita quando se formaram médicos, de sempre colocarem o cuidado com a vida humana acima de qualquer coisa.
NOS AJUDEM POR FAVOR!
É PELA VIDA DE JOSÉ GENOINO QUE ESTAMOS AQUI PEDINDO O SEU APOIO.
(http://familiagenoino.blogspot.com.br)
.
.
Deixe seu comentário