VIOMUNDO

Diário da Resistência


FIFA dá ao exoesqueleto menos tempo que o de um comercial da Budweiser
Denúncias

FIFA dá ao exoesqueleto menos tempo que o de um comercial da Budweiser


13/06/2014 - 11h01

Salvos pela rede norte-americana CNN, que dedicou ao assunto 2 minutos e 55 segundos (dica do Eduardo Prestes Diefenbach)

12/06/2014 22h28 – Atualizado em 12/06/2014 22h31

Cientista reclama de tempo curto para mostrar exoesqueleto em abertura

Paraplégico chutou bola com ajuda de robô comandado pelo cérebro. Transmissão da Fifa mostrou experimento por poucos segundos.

do G1, reprodução parcial

O neurocientista Miguel Nicolelis reclamou do pouco tempo reservado ao “chute simbólico” com o exoesqueleto na transmissão da abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (12). O chute em uma bola de futebol foi dado por um paraplégico que usava o equipamento, um robô comandado pelo cérebro.

Na transmissão oficial, exibida por emissoras em todo o mundo, a cena durou sete segundos. Integrantes do projeto “Andar de Novo” apareceram com o voluntário paraplégico, que estava em pé e já vestia o exoesqueleto. Ele deu um passo com a perna direita e movimentou a bola, recolhida por um menino caracterizado de árbitro de futebol. O momento vinha sendo preparado há anos por Nicolelis e sua equipe.

“A Fifa nos informou que nós teríamos 29 segundos para realizar um experimento dificílimo. Nunca ninguém fez uma demonstração em 29 segundos de robótica. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Foi um esforço dramático de todas essas pessoas que estão aqui. E nós realizamos em 16”, disse Nicolelis. “Pelo visto, a Fifa não estava preparada para filmar um experimento que vai ser histórico”, completou.

PS do Viomundo: Sete segundos. Bem menos que um comercial da Budweiser, empresa pela qual a FIFA lutou: mudou a lei para poder vender cerveja nos estádios. Isso dá a vocês a dimensão exata das prioridades da entidade…

PS2 do Viomundo: Da colunista Keila Jimenez, na Folha:

Leia também:

Colunista adere ao coro contra Dilma no camarote do Itaú



59 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Francisco de Assis

15 de junho de 2014 às 16h30

EDUCAÇÃO PADRÃO GLOBO O MUNDO VÊ POR AQUI – LINKS COM TRANSMISSÃO CONTÍNUA

1) http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/06/dilma-e-hostilizada-durante-abertura-da-copa-do-mundo-em-sao-paulo.html

2)http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/dilma-e-hostilizada-durante-abertura-da-copa-do-mundo-em-sao-paulo.html

Responder

Luís Carlos Gonçalves de Oliveira

15 de junho de 2014 às 15h36

Por que a equipe do Senhor Miguel Nicolelis não registrou o exoesqueleto operando ? Direitos de transmissão ?
Um filme de cinco minutos nas redes sociais em menos de dois dias divulgaria para todo o mundo o exoesqueleto. A Rede Globo e a FIFA são nossas velhas conhecidas e sabemos do que são capazes. Este neurocientista parece com aqueles empresários que se aproximam dos donos do poder para obter vantagens. O dinheiro da FINEP é público e nos EUA e Europa a pesquisa científica é financiada pelo setor privado que exige retorno para o capital disponibilizado. No Brasil o setor privado, autodenominado elite, financia golpes de estado para preservar privilégios e mandar o presidente da república democraticamente eleito tomar no cú.

Responder

El Cid

15 de junho de 2014 às 12h53

da série: quando uma “anta” vai socorrer uma outra dá nisso…

Responder

    El Cid

    15 de junho de 2014 às 13h02

    …e esse babaca responde para o Nicolelis dessa forma:

    ?w=800&h

eddie

15 de junho de 2014 às 09h43

O Ronaldo fenômeno sente vergonha do Brasil e nós sentimos vergonha da nossa imprensa brasileira bajuladora e mercenária e de uma elite mal educada e ainda dizem que o povão não tem educação.

Responder

Cláudio

15 de junho de 2014 às 02h13

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Responder

FrancoAtirador

15 de junho de 2014 às 01h37

.
.
A Presidente da República Federativa do BraSil Dilma Vana Rousseff poderia convocar

os Ministérios da Saúde, da Educação, da Cultura, do Esporte e da Ciência e Tecnologia,

bem como as Secretarias da Presidência da República e demais Setores afins,

para, em conjunto, promoverem a reapresentação do experimento com o exoesqueleto

elaborado no Projeto Andar de Novo, fruto do incansável Trabalho de Pesquisa

do Neurocientista e Professor BraSileiro e Patriota Miguel Nicolelis,

com transmissão em rede e ao vivo por todas as Emissoras de TV Públicas do País,

e com retransmissão obrigatória e sem intervalos pelas empresas privadas de comunicação,

que são concessionárias mediante outorga do Poder Estatal no Brasil,

e, além disso, com disponibilização em canais de vídeo on line pela Internet.
.
.

Responder

    lukas

    15 de junho de 2014 às 10h09

    Boa ideia. O que o Nicolelis acha?

    Regina Fe

    15 de junho de 2014 às 19h44

    E deveria também ter outra apresentação no jogo da final, e no meio do campo. É mais do que justo outra apresentação.

Francisco (o anônimo)

15 de junho de 2014 às 00h33

PS. A Globo argumenta que só mostrou sete segundos por culpa da FIFA. É esfarrapada, mas é uma desculpa válida…

O garoto que fez o chute do século está aguardando o a reportagem reparadora com 2 minutos e 55 segundos sobre o feito de um BRASILEIRO.

A CNN gosta mais do Brasil e dos deficientes motores…

Responder

Francisco (o anônimo)

15 de junho de 2014 às 00h26

Estou aguardando as caras “sinistras” dos atores da Globo e o Ronaldo murmurando indignado: “Que vergonha…”.

Responder

Marat

15 de junho de 2014 às 00h10

É por isso que considero o capitalismo algo muito estúpido!

Responder

Cibele

14 de junho de 2014 às 23h29

Nossa, que absurdo isso, me senti ultrajada. A única vergonha que passamos foi por conta da FIFA e da Globo, é claro. Além dos vips. Será que não teria como tentar o pontapé de novo no encerramento? Acho uma boa ideia.

Responder

Sagarana

14 de junho de 2014 às 22h22

O caminho para a cura dos que tiveram a medula lesionada é a clonagem terapeutica que, infelizmente, está proibida em nosso país. Quem tiver dinheiro vai se tratar em Israel, Coréia, Taiwan, Suiça e outros países que estão avançados nas técnicas de regeneração de tecidos e órgãos. Quem não tiver vai poder assistir pela TV.

Responder

Luís Carlos

14 de junho de 2014 às 20h51

Nicolelis tem que fazer exoesqueleto pro Aécio. Não anda na terra, só plana em pesquisas infladas.

Responder

Rocky

14 de junho de 2014 às 20h20

A turma da erva da casinha nobre ficou em silencio depois da demonstracao de trabalho serio de Nicolelis e sua equipe… talvez porque tentaram acabar com Nicolelis, seguindo a ideia mentirosa de ‘vamos ficar com toda a verba dele e com todos os equipamentos, e ai acabamos com o INN!, propagada pelo ex-aluno-puxa-saco mor, que lambia as botas do cara que lhe deu tudo o que tem. A trama furou, embusteiro. Agora continue com sua arrogancia e falta de trabalho, se encostando nos outros para poder publicar (especialmente nos que te detestam e falam mal enquanto nao tem coragem de mandar voce para onde merece ir) e assinando abaixo-assinado sobre maconha junto com os outros amigos e esposas de amigos que o mantem na posicao de testa de ferro da turminha. Reza pra reitora ganhar de novo, porque se for outro grupo a mamata pode acabar.

Responder

lulipe

14 de junho de 2014 às 15h48

Essa dependência e fixação pela Globo, até de seus maiores críticos, é que faz com que ela tenha uma audiência maior do que todas as outras concorrentes juntas…

Responder

Marília

14 de junho de 2014 às 14h04

Abaixo assinado: FIFA – Rede Globo deem destaque na cerimônia de encerramento da copa à demonstração com o exoesqueleto de Miguel Nicolelis.
https://www.change.org/pt-BR/petições/fifa-rede-globo-deêm-destaque-na-cerimônia-de-encerramento-da-copa-à-demonstração-com-o-exoesqueleto-de-miguel-nicolelis#

Responder

Urbano

14 de junho de 2014 às 13h02

Está mais para rifa dos espeerrtos…

Responder

    Urbano

    15 de junho de 2014 às 15h37

    Doutor Nicolelis… quem dono de haras não já conversou com algum dos seus animais, pelo menos de forma monossilábica? Mas quantos já foram vistos, nos carrascais desse mundo de Deus, a fazer o mesmo com algum cavalo xucro? Desculpe-me doutor, mas não perca tempo com estes, não…

nigro

14 de junho de 2014 às 10h26

Não gosta da FIFA? Não assista. O evento é privado, não é patrimônio de ninguém.
A Budweiser pagou. E pior- mudaram até a lei para deixar vender cerveja no estádio.
Quanto ao exoesqueleto, há controvérsias.

Responder

    Luís Carlos

    14 de junho de 2014 às 11h05

    A Globo a FIFA detestam ciência que possa mudar a vida de milhões de pessoas, especialmente se for liderada por cientista brasileiro, o que pode deixar insatisfeitos outros países e empresas que pagam caro para ter projetos não é mesmo Nigro? A FIFA E Globo já mostraram muitas vezes o desprezo por conquistas sociais, vide o futebol feminino que não tem apoio de nenhuma das duas, pelo contrário, eles escondem e impedem avanço.

    El Cid

    14 de junho de 2014 às 12h46

    Wilsonleaks, como você deixou que ele saísse da casinha pra vir parar aqui? pode vir buscar agora !!

Carlos Alberto

14 de junho de 2014 às 08h53

a idéia era levantar da cadeira, andar e chutar. No entanto a apresentação só mostrou um movimento pífio do pé que ajuda a rolar uma bola que foi empurrada ao pé do paciente. Qualquer busca rápida no google mostra exoesqueletos bem mais eficientes, e ainda controlados pela mente.

Responder

El Cid

13 de junho de 2014 às 22h41

toma “chapeleiro louco” !! twita o o que quer, e leva um “retwita” que não quer… merecido !!

?w=800&h

Responder

    Luís Carlos

    14 de junho de 2014 às 11h07

    Reinaldo Azevedo é a “elite” que os EUA adoram. Desqualificado e obediente.

    Marcio H Silva

    14 de junho de 2014 às 15h02

    Stanley Burburinho
    Reinaldo Azevedo resolveu criticar o cientista Miguel Nicolelis (veja na foto), então, resolvi mandar o tweet abaixo para o cara da Veja:
    RT @stanleyburburin: @reinaldoazevedo Se o @MiguelNicolelis colocasse em você o exoesqueleto, não funcionaria porque precisa ter um cérebro para comandar.

DeathDoor

13 de junho de 2014 às 22h08

Não queria padrão Fifa?
Ai está, padrão Fifa de respeito, a ciência, ao brasileiro.

Responder

FrancoAtirador

13 de junho de 2014 às 21h37

.
.
Qualquer exaltação da Globo estará no mesmo nível

que o grito da Torcida Organizada VTNC PETROBRAX,

no CAMAROTE DO ITAÚQUERÃO, de agiotas e mercenários.

O patrimônio das 15 famílias mais ricas do Brasil,
segundo lista divulgada pela revista Forbes,
é dez vezes maior que a renda
de 14 milhões de grupos familiares
atendidos pelo programa Bolsa Família.
De acordo com a publicação americana,
os 15 clãs mais abastados do Brasil
concentram uma fortuna de R$ 270 BILHÕES,
cerca de 5% do PIB do País.

O Bolsa Família, por sua vez,
atendeu 14 milhões de famílias em 2013
com um orçamento de 24 bilhões de reais,
equivalentes a 0,5% do PIB.

Segue a lista das famílias mais ricas do Brasil:

1) Marinho, Organizações Globo, US$ 28,9 bilhões

2) Safra, Banco Safra, US$ 20,1 bilhões

3) Ermírio de Moraes, Grupo Votorantim, US$ 15,4 bilhões

4) Moreira Salles, Itaú/Unibanco, US$ 12,4 bilhões

5) Camargo, Grupo Camargo Corrêa, US$ 8 bilhões

6) Villela, holding Itaúsa, US$ 5 bilhões

7) Maggi, Soja, US$ 4,9 bilhões

8) Aguiar, Bradesco, US$ 4,5 bilhões

9) Batista, JBS, US$ 4,3 bilhões

10) Odebrecht, Organização Odebrecht US$ 3,9 bilhões

11) Civita, Grupo Abril, US$ 3,3 bilhões

12) Setubal, Itaú, US$ 3,3 bilhões

13) Igel, Grupo Ultra, US$ 3,2 bilhões

14) Marcondes Penido, CCR, US$ 2,8 bilhões

15) Feffer, Grupo Suzano, US$ 2,3 bilhões
.
.
CAMAROTE DO ITAÚQUERÃO

TORCIDA ORGANIZADA VTNC PETROBRAX

13.junho.2014 | 1:05

Palpitaria

Por Sonia Racy, em seu blog no Estadão

Empresários e banqueiros revelaram suas apostas
sobre o placar de Brasil e Croácia, ontem,
já na saída dos convidados do Itaú para o Itaquerão.

Os palpites – todos a favor do BraZil, claro – foram os seguintes:

Abilio Diniz: 2×0;
Alfredo Setubal:2×0;
Anderson Birman: 2×1;
Azuri Safra: 2×0;
Candido Bracher:2×1;
Carlos Jereissati: 1×0;
Daniel Feffer: 2×1;
Jean-Marc Etlin: 2×0;
Luis Terepins: 3 x 1;
Maurilio Biagi: 1×0;
Paulo Kakinoff 2×0;
Philippe Reichstul: 2×1;
Ronaldo Cezar Coelho: 2×0
e Tufi Duek: 2×0.

Já Luis Stuhlberger, aplaudido por ter
a melhor visão de futuro do mercado financeiro,
simplesmente… se recusou a fazer uma previsão.
Terepins foi o único que conseguiu acertar na mosca.

(http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/palpitaria)
.
.
Leia também:

Colunista do COMET G.A.F.E.* adere ao coro de braZileiros VTNC
no camarote do Banco Itaú e Copa vira palco da campanha eleitoral

(https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/finlandia-vaia-dilma-colunista-adere-ao-coro-no-camarote-do-itau-e-copa-e-palco-central-da-campanha-antecipada.html)
.
.
Reichstul: um homem, várias ruínas

Por Renato Kress, no Consciência.Net

Sempre fico triste quando as minhas figurinhas carimbadas e bodes expiatórios desaparecem.

Mesmo quando o PC foi dessa pra uma pior, eu fiquei meio cabisbaixo por uns tempos. Sabe como é, como toda queima de arquivo, ele podia dizer coisas interessantes e divertidas sobre figuras igualmente interessantes e “divertidas” da nossa política tupiniquim.

Um dos que tinha fugido completamente às minhas vistas, me valendo quatro dias de profunda depressão entre Skol Beats no cais do porto no Rio, foi o ex-presidente da Petrobrás Henri Philippe Reichstul e qual não foi minha surpresa quando, abrindo uma Carta Capital eu encontro elezinho assim, casmurro, meditabundo, ensimesmado, fiquei até com pena e resolvi ler a matéria.

Na Petrobrás nós sabemos, ele foi contratado para gerar acidentes em série e sucatear a empresa, desacreditando publicamente sua capacidade de gerir o petróleo nacional ou mesmo de deter o monopólio sobre esse bem mineral nacional.

E, vejam, ele conseguiu!
O monopólio do petróleo foi quebrado, seus vínculos com o Greenpeace foram desfeitos – os ativistas ecológicos se tornaram inimigos públicos da empresa – e ele pulou para onde?

Antes de responder a essa curiosidade de todos nós sobre nosso querido Reich (notaram o problema do nome?) vamos verificar os passos dele.
O financista, sim, nosso “caro amigo” é portador de uma dessas profissões com nomes bonitos que não explicam patavina sobre do que se tratam, passou na presidência da Petrobrás usando as empresas Globo como chamariz para a sua grande competência na arte da destruição.

Até aí se pode pensar:
“É, realmente o Henri é um cara habilidoso, conseguiu mesmo pôr abaixo uma instituição séria e sólida, responsável direta pela soberania nacional”.
Mas que nada! Reich (adoro chamar ele assim) conseguiu enganar até mesmo Deus (nós sabemos, Roberto Marinho) que acreditou que ele era mesmo um caso raro de pura competência e o contratou para criar o holding Globo S.A.

Mal sabia Ele (Roberto Marinho, Deus) que na verdade o grande talento de Reichstul era a sua constante e tremenda urucubaca:
A capacidade que ele (Reich) tem de fazer dar errado tudo em que ele (Reich) põe a mão.

No caso da Petrobrás, um viva, era exatamente o que a Exxon e outras empresas do petróleo que financiaram ele queriam.

Mas no caso da Globo, bem, não creio que Roberto Marinho tenha tendências masoquistas. Era para o negócio dar certo.
Nas agourentas mãos de Reichstul, foi tudo por água abaixo.

“…a demora em encontrar investidores que garantissem o sucesso da abertura de capital fez Reichstul perder crédito junto a Roberto Irineu”.

Também o crédito da empresa Globopar, empresa das organizações Globo da qual Reichstul foi afastado da presidência, já havia caído junto aos mercados internacionais pela avaliação de uma empresa especializada em analisar o risco das ações de outras empresas, a Moody’s, que colocou as ações da Globopar de b1 para b3 “por causa do desempenho ruim da TV Globo em 2001″.

Mas nem tudo está perdido, lembrem-se “Deus é brasileiro”, e não ia largar a gente na mão assim sem mais nem menos, Reichstul não foi demitido, foi apenas “relocado” para outro posto das organizações Globo, de onde, na surdina, ainda poderá continuar a nos dar enormes alegrias pela nossa vida afora.

Obrigado Reichstul, continue fazendo merda (e trabalhando para a Globo).

(http://www.consciencia.net/opiniao/ed/kress04.html)

LÍDER DA TORCIDA ORGANIZADA VTNC PETROBRAX

HENRY PHILIPPE REICHSTUL (PSDB)
NO CAMAROTE DO ITAÚQUERÃO
.
.

Responder

pedropereira

13 de junho de 2014 às 21h24

É o velho complexo de vira-latas falando alto: “Se farinha fosse americana, mandioca importada, banquete de bacana era farinhada”

Responder

FrancoAtirador

13 de junho de 2014 às 21h03

.
.
Bem, amigos da Rede Globo, a Copa é da FIFA.

Aos braSileiros mesmo coube ouvir pelo rádio

ou assistir à transmissão horrorosa pela TV.

O treinador da Croácia se enganou ao afirmar:

“Se continuar assim, vai virar um circo…”.

O Circo da FIFA já está armado há muito tempo,

e não dentro, mas fora das quatro linhas…

Só a Torcida Organizada VTNC PETROBRAX aplaude.
.
.

Responder

Rodrigo Leme

13 de junho de 2014 às 20h11

Após a cerimônia de abertura, a Globo mostrou o momento, com direito ao Galvão exaltar o trabalho do Nicolelis. O Viomundo podia pesquisar antes dos PS…

Responder

    El Cid

    13 de junho de 2014 às 23h33

    “rostinho iluminado do olhar enviesado”, é isso mesmo… gostei!! balance com orgulho a sua bandeira abaixo:

    Rodrigo Leme

    14 de junho de 2014 às 08h51

    Falei em mentira, apareceu o fake. Duro é agora vai ficar latindo até levarem pra passear…

Renato Silva

13 de junho de 2014 às 19h59

Imagino como os paraplégicos se sentiram com relação a essa “cobertura” pigal.
Mas, sem querer rogar praga em ninguém, o mundo é redondo para dar voltas e não há como um dia após o outro com uma noite no meio como dizia meu pai.

Responder

Mário SF Alves

13 de junho de 2014 às 18h51

Li, ontem, tatuado no pescoço do Neymar:

“Tudo passa”

——————-

É, aparentementemte, sim.

Mas, se aparência fosse essência, quem precisaria de ciência?

O regime casa-grande-BraSil-eterna-senzala, isso, por exemplo, não passa. O parasitismo social, também não. Esse, último, ao que tudo indica, tende a se agravar enormemente com o pensamento único, tábua de salvação do aloprado neoliberalismo.

Responder

ZePovinho

13 de junho de 2014 às 18h50

Pior é ver gente que se beneficiou da estrutura de Nicolelis em Natal agora fazer campanha contra, inclusive os que se dizem ‘de esquerda’, que agora ficam divulgando blog de Estadao no facebook. Especialmente uma turminha de MG que é ligada a Sidarta Ribeiro. Nicolelis jamais vai se livrar dessa perseguição, ainda mais orquestrada por esses oportunistas.

Responder

Zé Francisco

13 de junho de 2014 às 15h58

O cientista Nicolelis apoiou abertamente a Dilma em 2010. Será?

Responder

    Conceição Lemes

    13 de junho de 2014 às 16h08

    Zé Francisco, será o quê? abs

    Cibele

    14 de junho de 2014 às 23h25

    Será que foi por isso? Acho que ele quis dizer algo assim.

    Elza

    15 de junho de 2014 às 02h56

    E aonde vai diz q o Lula foi um grande presidente.

Leandro_O

13 de junho de 2014 às 14h05

Acho que a manchete mais adequada foi uma que li “Globo e FIFA dão rasteira em paraplégico” (por Carlos Cardoso, MeioBit 12 de junho de 2014) – bem no nível deles.

Responder

Leandro_O

13 de junho de 2014 às 13h54

Desculpem-me pessoal do Viomundo, mas não foram 7 segundos: onde eu estava assistindo foi só um flash, e, de tão rápido, mas tão rápido, um colega petista que estava ao meu lado, que ficava falando desse experimento há dias, nem percebeu e eu tive de tentar explicar que aquilo foi o chute, quando nem o chute apareceu!!! A Fifa só quer retorno para ela mesma e para seus patrocinadores, que não é o caso do exoesqueleto. Daí junta isso com a qualidade Globo de manipulação, não dava para esperar muito mesmo!!

Responder

    Patricio

    13 de junho de 2014 às 15h08

    É isso, mas também é boicote. É a campanha do Aécio em campo, articulada pelos patrocinadores – os mesmos que se beneficiam monetariamente da Copa.

Mário SF Alves

13 de junho de 2014 às 13h23

É esse o BraSil que essa elite, submissa ao próprio egoísmo e aos ditames de interesses alienígenas sonha pra nós. É esse o BraSil que o conservadorismo mais tacanho do mundo sonha trazer de volta pra nós:

Responder

Mário SF Alves

13 de junho de 2014 às 13h00

Sabotaram. Mas, não da forma mais corriqueira. Dessa vez aplicaram sabotagem pós-moderna, a midiática.

É lamentável que o que poderia ser o evento mais significativo da abertura da Copa do Mundo de Futebol no Brasil tenha sido assim tão ignorado e tão maltratado.

Ante a reação e os reacionários adeptos do regime Casa-Grande-Brasil-Eterna-Senzala, penso que Castro Alves e Caetano Veloso teriam algo a dizer. Sempre.

Os piguentos e seu dono, o capital financeiro estão se coçando. Querem mais. E o que eles e seus associados [grande parte dos quais constituída por parasitas sociais rentistas, corruptos e corruptores] querem agora é que a primavera árabe que jogou o Egito no inferno de uma nova ditadura de direita, ainda mais cruel que a anterior, se reproduza também aqui! E coxinhas é o que não lhes falta.
____________________________________________
E viva a Venezuela de Hugo Chávez! Talvez, a única saída possível ante a intransigência, a intolerância e o egoísmo atávico do conservadorismo mais tacanho do mundo.
______________________________________________________
Superamos o Haiti socioeconômico. É verdade. Ficou-nos, porém, um outro, tão triste quanto aquele. Ficou-nos a raiz e o motor que produziu e reproduz guetos e campos de concentração. Ficou-nos o Haiti cultural. Ficou-nos o Haiti daqueles que querem que o Haiti jamais deixe de ser aqui. Ficou-nos o Haiti imposto pela minoria de privilegiados que sempre se achou dona ou sócia exclusiva de um negócio multibilionário chamado BraZil.
_______________________________________________________________

Haiti
Caetano Veloso
“Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados
E hoje um batuque um batuque
Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária
Em dia de parada
E a grandeza épica de um povo em formação
Nos atrai, nos deslumbra e estimula
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui
E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
Plano de educação que pareça fácil
Que pareça fácil e rápido
E vá representar uma ameaça de democratização
Do ensino do primeiro grau
E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto
E nenhum no marginal
E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual
Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco
Brilhante de lixo do Leblon
E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo
Diante da chacina
111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
E quando você for dar uma volta no Caribe
E quando for trepar sem camisinha
E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui”

Responder

Fernando

13 de junho de 2014 às 12h05

Era um acontecimento para ter sido transmitido em cadeia nacional pelo governo federal, sem essa de Copa

Preferiram dar prestígio à Fifa, e deu no que deu.

Que saco esse negócio de tudo ser Copa do Mundo!!

Responder

Potiguar

13 de junho de 2014 às 11h55

Deu certo! Nicolelis é a prova que se pode fazer coisas no Brasil além de bundas rebolantes e ‘tomadas de chimarrão nas madrugadas em casas de bairro nobre’.

#ChupaSidarta!

Responder

Lucas Morais

13 de junho de 2014 às 11h51

tanto neurocientista que não recebe atenção nenhuma… e só porque esse fala bem do Lula merecia destaque especial? alguém realmente acredita que essa tecnologia vai ajudar alguém que seja pobre?
pior, se ela se revelar útil os primeiros a investir em peso nela serão as empresas da indústria de armamentos.

Responder

    Gilson Raslan

    13 de junho de 2014 às 12h46

    Lucas Morais, pelo seu comentário nota-se que você está precisando dos serviços do cientista Miguel Nicolelis para aumentat o tamanho de seu cérebro e o número de seus neurônios.

    Patricio

    13 de junho de 2014 às 15h40

    Se o troll se refere à energia criativa dos trabalhadores… Infelizmente está certo.

    Conjuga-se assim: nós criamos, os capitalistas nos roubam e um dia isso muda.

Flavio Wittlin

13 de junho de 2014 às 11h32

Comentário em desagravo a Miguel Nicolelis:
Tive a oportunidade de conhecer pontualmente o neurocientista Miguel Nicolelis no ano passado. Foi em palestra que ele proferiu em Seminário da PUC-Rio. Então, presenciei mais do que genialidade e vaidade zero.
Apesar de médico, não seria capaz de reproduzir detalhes do complexo modelo cérebro-máquina por ele apresentado. Todavia, deu para captar o profundo sentido humanitário, inovador e inclusivo que Miguel trouxe ao conhecimento dos presentes. E, por tabela, admirar o prestígio legitimamente alcançado por esta figura, que comanda cerca de 140 cientistas ao redor do mundo. Frise-se que a maior parte deles dos países dominantes do planeta.
A corporação FIFA e seus associados midiáticos e não-midiáticos não foi, com esta não-transmissão do pontapé inicial da Copa, incompetente. Ela foi muito, mas muito competente em esconder que um brasileiro estava como maestro da orquestra de alta tecnologia. Afinal, no modo de dominação da dúzia de países dominantes o monopólio do desenvolvimento tecnológico é hoje em dia vital, não bastando apenas as finanças e o poderio militar, como todos bem sabemos.
Meus pêsames, dona FIFA, por sua competência. Você que é parte e se alinha com a turma do buraco negro da maldade e da mesquinharia humanas. Quanto ao cientista Nicolelis, só resta dizer que seu legado entrou para a História da expansão do universo, que ilumina o futuro da humanidade. Parabéns!

Responder

Lukas

13 de junho de 2014 às 11h23

Da mesma Keila Jimenez, no mesmo texto e na mesma Folha:

“O mea-culpa veio minutos depois, pouco antes de o jogo da seleção começar. A Globo tentou se redimir com um replay da imagem em câmera lenta, três vezes, com direito a Galvão de voz embargada narrando tardiamente o momento “histórico”.”

Responder

Fernando

13 de junho de 2014 às 11h20

O mundo fica bem mais agradável quando você diminui suas expectativas.

Responder

Fernando

13 de junho de 2014 às 11h16

hehe, foi até um pouco engraçado. o gordinho que pega a bola teve mais destaque que o rapaz da máquina

Responder

    Luiz Lopes

    13 de junho de 2014 às 12h20

    Foi triste,uma falta de respeito para com todos os deficientes que se veriam representados na cena.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!