Por unanimidade, Federação Nacional dos Jornalistas rejeita acusações do coronel Telhada contra Lúcia Rodrigues

Tempo de leitura: 2 min

Fenaj

Da esquerda para direita: Ângela Marinho, Mário Messagi Júnior, Lúcia Rodrigues, Bia Barbosa e, de azul, Sérgio Murillo de Andrade; o homem de terno estava ali para audiência de outra jornalista

Paulo Adriano Telhada, conhecido como Coronel Telhada,  é deputado estadual pelo PSDB e ex-comandante da Rota, o grupamento da Polícia Militar (PM) que mais mata no Estado de São Paulo.  Do seu currículo constam 36 mortes durante 32 anos de carreira militar.

Telhada é conhecido também por intimidar e processar jornalistas.

Um dos casos é o de Lúcia Rodrigues. Ela está sendo processada  no cível e no criminal devido à reportagem Coronel Telhada contrata parente e financiadores de campanha para assessorá-lo na Câmara de São Paulo, veiculada na Rádio Brasil Atual.

Por causa da mesma matéria, Telhada entrou também com ação na Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Ele faz várias acusações a Lucia:

Telhada

Além de colocar em xeque a conduta ética e profissional da jornalista, Telhada pediu a exclusão dela do quadro de associados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Paulo.

A Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas Brasileiros realizou nessa sexta-feira 11, em Brasília, audiência sobre o caso. Lúcia compareceu e foi ouvida, Telhada, não foi.

Por unanimidade, a Comissão de Ética da Fenaj rejeitou a ação. Veja abaixo.

Resolução1 (1)

“Estou muito feliz com o resultado porque a justiça foi feita”, afirma Lúcia Rodrigues. “Se ele não gostou da matéria, não tenho  culpa.”

“Ela foi baseada em fatos e dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e da Câmara Municipal. Os dados estavam todos ali. Eu apenas juntei as informações e publiquei”, prossegue Lúcia. “Aliás, ele diz que eu obtive vantagens com a matéria. Foi justamente o contrário. Eu fui demitida da Rede Brasil Atual por causa dela.”

Eu, Conceição Lemes, fiz para o Viomundo uma reportagem sobre a entrevista de Lúcia com Telhada e a demissão da jornalista.

Devido à nossa matéria, Telhada está processando também o Viomundo. O mesmo ocorre como Brasil de Fato, que a reproduziu.

Por exigência de Telhada os processos correm em segredo de Justiça.

 Leia também:

A entrevista com Telhada e a demissão da jornalista


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

roberto

Quem tem Telhada de vidro vai para o PSDB.

Frederico Evandro

Seguramente a galera da Rede Brasil Atual foi bem pressionada, ou ameaçada, pela matéria publicada e por cima forçada a mandar embora a repórter. Vivemos em um país democrático do faz de conta e ainda escuto fala em democracia representativa. Esse sujeito e outros por ai seja na câmara ou em outra pocilga não me representa e não fala por mim.

Marcos Pinto Basto

Uma hora vão destelhar o vereador Paulo Adriano e vai chover na cabeça dele para ficar esperto!

Ederson

Pó, vcs esperam o que de uma polícia que sempre ” sentou o dedo ” na periferia. E lógico que ele iria primeiro atirar e depois perguntar. Militar 99% e tudo truculento e violento. ‘ eu mando e o resto obedece ‘.
Imagine se o comandante da rota chega a prefeito ou governador de SP.

Julio Silveira

Quem são os covardes que gerem essa Rede Brasil Atual que não apoiam seus profissionais quando esses enfrentam esse tipo de gente do estado? Deve ser um grupo que existe para prestar serviço a continuidade da cultura nefasta do autoritarismo que assola o país por alguns tipos alucinados que chagam a altos postos pela capacidade de enganarem que tem sanidade.

Isabela

Eis o retrado do Brasil: arrogância, sede de poder e podridão. Esse Brasil eu não suporto mais! Li o Rota 66 do Caco Barcelos no colegial. Preciso falar mais alguma coisa? Aliás, a polícia pulista tem mostrado a cara nos últimos dias.

FrancoAtirador

.
.
A Jornalista Lúcia Rodrigues é uma Lutadora, Batalhadora, Guerreira,
.
verdadeiramente uma Trabalhadora da Comunicação Social no Brasil.
.
.

Angela Simões

Parabéns FENAj, pela decisão tomada, ainda mais hoje em dia que estamos sendo massacrados diariamente com “reporcagens” ao invés de reportagens, Os parabéns a jornalista em questão.

Deixe seu comentário

Leia também