Estrela diz que não é responsável por Neguinha do Espanador

Tempo de leitura: 2 min

Neguinha do espanador

Comunicado da Estrela a respeito da boneca Neguinha do Espanador, via e-mail da Assessoria de Comunicação

A Brinquedos Estrela esclarece que a exposição “Mail Art Cupcake Surpresa” faz parte de uma ação do MubE (Museu Brasileiro de Esculturas) e tem como curador responsável o designer Nelson Schiesari.

A participação da fabricante consistiu em atender à solicitação do museu e ceder 500 versões iguais em branco da boneca Cupcake Surpresa para serem customizadas por vários artistas ou aspirantes ao redor do mundo com total liberdade criativa.

A Brinquedos Estrela comunica que não tem intenção de fabricar nenhuma das versões da mostra e reafirma seu compromisso com o respeito à diversidade cultural, social e étnica.

Brinquedos Estrela

PS do Viomundo:  Como é o correto e ético nessas situações, nós reproduzimos a íntegra da nota enviada pela Estrela em relação à nossa reportagem. 

Ficam, porém, algumas perguntas, já que a exposição existe desde 2013:

Por que só agora, depois da denúncia do Viomundo, a Estrela se deu conta do racismo da boneca?

Por que a Estrela deixou esse tempo todo o seu nome associado à boneca “Neguinha do espanador”, como consta no estande da exposição?

Por que não vetou de imediato?  

Nessa segunda-feira 26, o  Shopping Market Place, onde está sendo realizada a exposição, também se eximiu de qualquer responsabilidade. Por que só agora depois da nossa denúncia?

O Mube continua na muda. Por quê?

Precisou o caso ser levantado por Luana Tolentino, para que os parceiros envolvidos na confecção e exposição da boneca se dessem conta do racismo e tirassem o corpo fora.

Se não houvesse a nossa denúncia, nada teria acontecido. Mais uma vez prevaleceu o velho ditado: Filho feio não tem pai. Lamentável. Conceição Lemes

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

raquel

Resposta à Estrela, que tenta se eximir de sua responsabilidade.

Não aceito a explicação simplista da fabricante de Brinquedos Estrela de que apenas distribuiu os brinquedos e que por isso não tem responsabilidade alguma. Gostaria de lembrar que a exposição não apenas leva o nome do brinquedo (Cupcake Surpresa, referindo-se à boneca Cucpcake) como também se refere ao modo de envio do brinquedo-arte, remetidos pelo correio, daí o nome da exposição: Mail Art Cupcake Surpresa.

A Estrela também participa e chancela as bonecas expostas ao permitir que o logotipo de sua marca acompanhe o nome da boneca exposta. E como bem lembrado pela Conceição Lemes, há mais de um ano que esta exposição está circulando, divulgando a marca Estrela e a boneca Cupcake.

Gostaria ainda de reiterar a importância de a denúncia não ter como foco principal a autora da boneca “Neguinha do Espanador”, mas sim as instituições e empresas que patrocinam e selecionaram referida boneca.
Nao basta apurar apenas a responsabilidade individual, é preciso mudar as estruturas que produzem e alimentem o racismo.
Espero que depois deste caso a Estrela, MuBe, o shopping e demais envolvidos sejam mais atentos para não financiarem e apoiarem ações, atos, objetos que reforcem o preconceito.

E deixo aqui um Salve ao Lula que criou a Seppir, e um salve à Seppir!

r.

No dia em que li o post da Luana Tolentino aqui no Viomundo mandei, imediatamente, uma denúncia para a Seppir. Hoje a Seppir enviou um email informando que encaminho a denuncia às entidades responsáveis.

Manufatura de Brinquedos Estrela S.A,
. Museu Brasileiro da Escultura,
· Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo,e;
· Ministério Público do estado de São Paulo.

A resposta da SEPPIR foi enviada não só para mim, mas para as mais de 70 pessoas que fizeram a denúncia. É um número pequeno, mas relevante, de pessoas realmente indignadas. Fiquei feliz de estar entre esse grupo de pessoas que, assim como Luana e Viomundo, não se cala diante da opressão.

FrancoAtirador

.
.
Como são Éticas essas Empresas Cidadãs…
.
.

Felipe CAze

Caso alguma boneca virasse a “magrela bulímica” a Estrela não levaria 10 segundos para vetá-la.

Yacov

Como se diz: “Filho feio não tem pai…’

“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Julio Silveira

Se não fez, foi cumplice, afinal permitiu seu ” logo ” bem grande na frente da aberração.

Edgar Rocha

Em resumo, se dá marketing gratuito, tá valendo, né? Falem mal, mas falem deles. No final a culpa não vai ser da fabricante mesmo.
A desgraça é que ninguém se posiciona no sentido de assumir a responsabilidade. Duvido até que a artista o faça. No final das contas, o argumento de sempre: liberdade de expressão, choque, fomentar a discussão sobre… Além, claro da saída pela esquerda: a artista é um gênio incompreendido! O futuro há de dar-lhe razão.

É por estas e outras que o que define arte atualmente, é o espaço onde a porcaria feita com catota de nariz vai ser pendurada: o museu, a exposição, a pinacoteca…
Fora do contexto (entenda-se, do espaço escolhido pra enganar otários metidos a descolados) a coisa não passa de lixo de péssimo gosto e sem significado. Isto é a arte contemporânea. Melhor dizendo, “pós-supra-ultra-mega-hard-andy-warrior-psicodélica-com-forte-influência-fucaultiana-contestatória-neo-cristã-agnóstica-caipira-pira-pora-nossa-senhora-aparecida-das-testemunhas-de-jeová-infra-satanistas-pós-neo-pagãs”.
Ou qualquer diabo de rótulo que conseguirem inventar.

O resto é kitsch.

    Dário ferreira

    Edgar seu comentário foi excelente, engraçadissimo e acima de tudo muito pertinente. parabéns.

Deixe seu comentário

Leia também